sexta-feira, 23 de junho de 2023

CAOS NA SAÚDE PÚBLICA DE SOBRAL: Médicos cardiologistas suspendem serviços no Hospital do Coração

 


Nesta quarta-feira (21), veio a público um ofício encaminhado à direção do Hospital do Coração de Sobral pelos médicos cardiologistas Vicente Carvalho Júnior e José Maria Bezerra Filho, informando a paralisação dos serviços na área de cardiologia intervencionista e hemodinâmica.

Conforme o ofício enviado, os médicos alegam que estão sem receber seus vencimentos relacionados a honorários e plantões desde novembro de 2022 e estão cansados das múltiplas promessas de pagamentos que não foram cumpridas. A situação chegou a um ponto insustentável, levando os profissionais a tomarem a decisão de paralisar os serviços até que os pagamentos sejam regularizados.

No ofício, os médicos ressaltam que, mesmo com a paralisação dos serviços, a escala já lançada para o mês de junho será prontamente cumprida em respeito aos pacientes, como vem sendo feito até o momento. A direção do HC ainda não se manifestou oficialmente sobre a paralisação dos serviços de cardiologia intervencionista e hemodinâmica. (CN7).

JORNALISTA CEARENSE QUE TENTOU EXPLODIR BOMBA EM AEROPORTO TAMBÉM TENTOU INVADIR A SEDE DA PF


Em depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os atos de 8 de janeiro, o diretor do Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado da Polícia Civil do DF, Leonardo de Castro, apontou que dois dos envolvidos na tentativa de invasão da sede da Polícia Federal, em Brasília, em 12 de dezembro, também foram identificados como participantes da tentativa de explosão de um caminhão de combustível perto do Aeroporto JK, em Brasília, 12 dias depois.

Os dois eventos são investigados pela CPMI como antecedentes da invasão dos prédios dos três poderes em 8 de janeiro. Segundo o delegado, Alan Diego dos Santos, que está preso e Welington Macedo, que continua foragido, estão envolvidos nos dois episódios.

A CPMI também ouviu nesta quinta-feira (22), os peritos Renato Carrijo e Valdir Pires Filho, da Polícia Civil do DF, que fizeram exames nas proximidades do aeroporto, no caminhão tanque e no carro encontrado na garagem de um prédio residencial em Brasília, pertencente a George Washington Sousa, que confessou ter participado da colocação do explosivo perto do aeroporto da capital e está preso. George será ouvido em seguida pela comissão.

Carrijo detalhou aos integrantes da comissão detalhes dos exames periciais. Segundo ele, foram encontradas substâncias que compõem explosivos normalmente utilizados em pedreiras e na construção civil. No carro de George Washington, os policiais acharam uma sacola com cinco explosivos. Durante a reunião da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, foram exibidos vídeos com detalhes técnicos, além da explicação de que a bomba só não explodiu por erros de montagem.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

quinta-feira, 22 de junho de 2023

Justiça Eleitoral rejeita pedido do Ministério Público contra deputado estadual Sérgio Aguiar

 


Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) rejeitou, nesta terça-feira (20), representação do Ministério Público Eleitoral que pedia a aplicação de multa  no valor de R$ 20 mil contra o deputado estadual Sérgio Aguiar (PDT) por suspeita de conduta vedada a agente público. A decisão foi unânime na Corte. 

O pedido feito pela promotoria eleitoral fazia referência à inauguração de rodovia no município de Palhano com "distribuição de bens e serviços custeados pela Prefeitura" que teria como objetivo fazer "uso promocional em favor de Sérgio Aguiar" no período da campanha eleitoral de 2022, quando ele era candidato à reeleição para a Assembleia Legislativa.

Em maio, a Justiça Eleitoral já havia votado pela manutenção do mandato de Sérgio Aguiar após outra ação, dessa vez por suspeita de abuso de poder político e econômico durante a disputa eleitoral do ano passado. 

Na época, a denúncia pedia a cassação e inelegibilidade dele e de três prefeitos cearenses - das cidades de Camocim, Barroquinha e Martinópole - que também teria participado da conduta ilícita. Contudo, a representação também foi rejeitada por unanimidade pelo Pleno do TRE-CE. (Diário do Nordeste).

Na OAB, Ciro Gomes critica estrutura administrativa de Elmano e política econômica de Lula


O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) criticou as mudanças promovidas pelo governador Elmano de Freitas (PT) na estrutura administrativa do Governo do Ceará. Essa é uma das primeiras falas do pedetistas sobre a gestão estadual. Candidato derrotado nas últimas eleições para a Presidência da República, Ciro também reclamou das políticas econômicas do Governo Lula (PT).

As críticas do pedetista tiveram como alvo a criação de novos ministérios e secretarias, por Lula e Elmano, respectivamente. O ex-ministro reclamou que governos brasileiros criam “políticas sociais compensatórias” para disfarçar ações “neoliberais”. Ciro comandou uma palestra sobre segurança pública nesta quarta-feira (21), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Ceará (OAB-CE). “No Brasil, se vendeu o Bolsa Família como progressismo. Serve para duas coisas: mitigar a fome, o que é verdadeiro, portanto, tem mérito, mas serve para anestesiar a reação das massas à injustiça e iniquidade”, disse.

Ciro ainda disse que uma parte da estratégia neoliberal é “simplificar” agendas.

“Vou para uma agenda identitária que é extremamente simpática. Lula tem 34 ministérios: dos Direitos Humanos, dos Índios, dos Negros, o Elmano copiou aqui, mandou para a Assembleia a criação de 15 secretárias, no Ceará. Pelo amor de Deus! Eu fui governador, 15 secretarias novas no Ceará. Tem a de Direitos Humanos, dos Quilombolas, dos Indígenas. Quer dizer que isso aqui não é importante? Não, quer dizer que é muito importante, mas caramba”, criticou. (Diário do Nordeste). 

Vereador de Sobral defende Dom Vasconcelos e condena comportamento de Ivo Gomes


A novela de embates que envolve políticos e religiosos na Região Norte do estado ganhou mais um capítulo nesta terça-feira (21), quando o vereador de Sobral, Mário Victor, discursou na Câmara Municipal repudiando o comportamento do prefeito da cidade, Ivo Gomes. Que havia criticado o Bispo da Diocese, Dom Vasconcelos. O parlamentar saiu em defesa do líder religioso e voltou críticas ao gestor municipal.

Confira também nota oficial compartilhada por Mário:

"Prefeito de Sobral, Ivo Gomes, postou um vídeo em suas redes sociais em que aparece o nosso Bispo de Sobral, Dom Vasconcelos, em um jantar promovido por uma fiel católica. No referido vídeo, há um texto que diz “o hospital do coração pode se acabar mas a lagosta e o camarão, jamais”. As insinuações do prefeito de Sobral com relação ao Bispo Diocesano é mais um ataque a Igreja Católica e aos cristãos. Não é a primeira vez que o Prefeito ataca a honra do nosso Pastor. Em recente vídeo chegou a afirmar que “a Igreja para mim é um dos grandes males da humanidade”. Como cristão, não poderia ficar omisso e, por isso, gostaria de me solidarizar e externar meu apoio ao Bispo Diocesano de Sobral, Dom Vasconcelos, e repudiar, veementemente, as insinuações e ataques orquestrados pelo prefeito Ivo Gomes".

quarta-feira, 21 de junho de 2023

Oficial da PM ex-comandante de Barroquinha é investigado por peculato, assédio sexual e outros crimes

Um oficial da Polícia Militar é investigado pelos crimes de peculato, formação de quadrilha improbidade administrativa e assédio sexual, contra uma soldado, no interior da sala de subcomando de Camocim, no Ceará. A portaria da Controladoria Geral de Disciplina (CGD) foi publicada na sexta-feira, 16, no Diário Oficial do Estado.

Conforme o documento do DOE, juízo da Vara única da Comarca de Chaval declarou extinto o processo no qual o tenente era mencionado em relação aos delitos de formação de quadrilha e prevaricação, ambos do código Penal Brasileiro.

De acordo com o documento, consta que o oficial, ex-comandante da unidade da PM de Barroquinha, utilizou do cargo para comunicar ao suposto chefe de uma quadrilha sobre ações policiais que estariam sendo planejadas e prestes a ocorrerem.

"Quando constatou-se que em apenas um dia (03/11/2011) teria efetuado, de inciativa própria, duas ligações para o referido chefe e por esse motivo foi indiciado por incurso nas penas do 319 (peculato)", informa.

sse crime do Código Penal Brasileiro é relacionado a deixar de praticar ou retardar, indevidamente, atos de ofício inerentes ao seu cargo de policial militar, segundo a Denúncia do Ministério Público Estadual (MPCE).

Foi instaurado o conselho de justificação para apurar as condutas e a incapacidade para permanecer nos quadros da corporação militar, além do afastamento do agente de segurança. A portaria que instaura o procedimento administrativo foi publicada na sexta-feira, 16. 

terça-feira, 20 de junho de 2023

O presidente da quadrilha Luar do Sertão de Sobral, Jardel Monção, cobra mais valorização de Prefeituras

 O presidente da quadrilha Luar do Sertão de Sobral, Jardel Monção, fez um questionamento bastante interessante e importante para o meio junino nos dias atuais. Jardel cobrou mais valorização de Prefeituras em relação a quem verdadeiramente deveriam ser o centro das atenções no São João, no caso são as quadrilhas, segundo o mesmo muitos grupos juninos vêm enfrentando dificuldades para se apresentar a cada ano que passa, os gastos com indumentária, cenário, figurino, ônibus para viajar, vai muito além do valor das premiações nos festivais. 

Em Sobral tem quadrilha que está lançando campanha para arrecadar pix solidário, solicitando ajuda da população para conseguirem arcar com custos e despesas das viagens, e isso é a parte onde o questionamento do Jardel entra, de que quem realmente deveria está sendo valorizado não estão sendo. (Sobral.com).


Elmano é 'continuidade exata' de Cid e Camilo na segurança, diz Reginauro


O deputado estadual Sargento Reginauro (União Brasil) criticou a política de segurança pública do governo Elmano de Freitas (PT). O parlamentar a classificou como a "continuidade exata" das gestões de Cid Gomes (PDT) e de Camilo Santana (PT) na área.

Em entrevista ao podcast Jogo Político, do O POVO, Reginauro, bombeiro militar avaliou os seis meses de gestão estadual. "O governo Elmano não tem uma cara", disse sobre o semestre transcorrido. Na esteira da declaração, o parlamentar afirmou que a gestão da segurança pública no atual governo apenas replica os modelos de Cid Gomes (2007-2014) e de Camilo Santana (2015-2022), que seriam pautados exclusivamente na abordagem ostensiva. 

"Não há como você mudar esses resultados do que virou a criminalidade do Ceará se não mudar as regras, se você não mudar a lógica, a estratégia. Vai fazer a mesma coisa? O resultado vai ser o mesmo. Então, nós estamos vivendo a era do narcotráfico. Não se combate o narcotráfico só com troca de tiros. Isso é uma coisa absurda, isso é desumano", criticou Reginauro. (O Povo). 

 

Vereador Tiago Ramos entra com pedido de CPI para apurar irregularidades no SAAE


O vereador de Sobral Tiago Ramos (MDB), ingressou no último dia 13 de junho com pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), na Câmara Municipal de Vereadores de Sobral para apurar prováveis irregularidades no Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE),

O Vereador, denunciante, que visitou as ETAs, no último dia 14 de junho, para constatar a veracidade de uma série de reportagem feita pela equipe da Paraíso FM e também denunciado pelo deputado estadual Dr. Oscar Rodrigues, disse que - “é um descaso com o dinheiro público, onde os sobralenses pagam o esgoto sem ter. Por isso, nosso pedido de uma CPI se faz necessário e urgente para apurar as irregularidades visíveis.”

De acordo com o edil, em 2018 foi aprovado um empréstimo no valor atualizado de R$ 250 milhões para fazer o saneamento de Sobral. “O dinheiro do povo de Sobral está sendo jogado fora”, diz Tiago Ramos.

Para ser aprovado o pedido terá que ter pelo menos 1/3 do número de vereadores da casa, ou seja, sete votos. A presidente da Câmara, Maria do Socorro Brasileiro, tem cinco dias úteis, que terminam nesta terça-feira (20), para enviar para a Comissão de Finanças Justiça e Redação da Câmara de Sobral. Por sua vez a comissão terá 15 dias para analisar o pedido de investigação.


Com informações, Edwalcyr Santos

Faculdade F5 lança campanha de Vestibular trazendo estudantes como protagonistas e ofertando descontos e condições especiais!

 (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - A Faculdade 05 de Julho (F5) está com inscrições abertas para o Vestibular do 2º semestre...