quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Profissionais de enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Sobral participam de treinamento sobre reações transfusionais

 


Visando melhorar a compreensão sobre reações transfusionais, profissionais de enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) e do Hospital Dom Walfrido participaram na quinta-feira (22/10) de um treinamento que ressaltava sinais, sintomas e condução diante das reações. Momento foi conduzido pelo enfermeiro do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce - Sobral), João Henrique Vasconcelos. Também participou do treinamento a chefe do centro técnico do Hemoce, Dra. Maria Soraia da Cunha Araújo.

O treinamento aconteceu no auditório do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da Santa Casa, e de acordo com João Henrique abre um diálogo entre os profissionais do hospital e o Hemoce: “Os profissionais puderam perceber principalmente como podemos fazer as notificações referentes à reações transfusionais para que possam ser acompanhados internamente pelo serviço de hemovigilância do hospital”, destaca.

Agência Transfusional da Santa Casa

Os pacientes atendidos pelos diversos serviços oferecidos pela Santa Casa contam com a agilidade e rapidez de uma Agência Transfusional - de sangue e seus componentes - abastecida diretamente pelo Hemoce (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará).  A SCMS realiza cerca de 500 transfusões de sangue por mês. Sendo essencial para um atendimento e recuperação de qualidade, o processo de transfusão, que é realizado por uma equipe treinada, acontece com mais frequência em pacientes hematológicos e renais crônicos, tendo também forte demanda na Emergência, nas enfermarias, Centro Cirúrgico e UTIs (Unidades de Terapia Intensiva).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Izolda é a candidata natural à sucessão em Sobral

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) -  O prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PSB), afirmou nesta terça-feira (30), durante entrevis...