terça-feira, 17 de março de 2020

Prefeito Ivo Gomes decreta estado de emergência em Sobral e estabelece medidas de enfrentamento à doença




Após confirmação dos três primeiros casos de pessoas infectadas pelo novo Coronavírus (Covid-19) no Ceará, o prefeito Ivo Gomes decretou, nesta segunda-feira (16/03), estado de emergência em Sobral e estabeleceu medidas para o enfrentamento à doença.

O prefeito suspendeu as aulas de todas as escolas públicas e privadas no município, desde a creche até o Ensino Superior, até o dia ‪31 de março. Os alunos cujos pais considerarem que correm risco de desnutrição por não terem acesso à merenda escolar serão recebidos nas escolas, das 11h ‪às 14h, com direito a alimentação.

Também foram suspensas, de 18 a ‪31 de março, as atividades em academias, salas de cinema, museus, equipamentos culturais, Planetário, teatro, estádios, igrejas e equipamentos religiosos, Biblioteca Municipal, Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras, Escola de Saúde Pública Visconde de Sabóia e Centro de Especialidades Odontológicas. As atividades esportivas oficiais poderão ser realizadas sem a participação de público.

A fim de evitar a paralisação da prestação de serviços de saúde aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no município, a Prefeitura de Sobral passou a gerenciar, a partir desta segunda-feira, o atendimento do Hospital Doutor Estevam Ponte.

Ainda de acordo com o decreto, fica suspenso o atendimento ao público na Prefeitura Municipal de Sobral, não sendo afetado o funcionamento dos serviços essenciais, como abastecimento de água, atendimentos de urgência (SAMU e UPA), bem como demais unidades de assistência à saúde, limpeza pública, fiscalização e orientação de trânsito. O expediente será interno nos órgãos da Prefeitura.

O prefeito estabeleceu que empresas de transporte de passageiros interurbanos ou interestaduais, que tem como ponto de desembarque a cidade de Sobral, devem adotar as medidas de prevenção da COVID-19, indicadas pela Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde, no que se refere à higienização e aglomeração de pessoas. As pessoas que desembarcarem no município de Sobral provenientes de áreas com incidência comprovada da COVID-19 devem manter-se em isolamento domiciliar por sete dias, mesmo que não apresentem sintomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo estudo, nova variante do vírus HIV está presente em três estados do Brasil

 Uma nova variante do HIV, vírus da Aids, está circulando em, pelo menos, três estados do Brasil, segundo um estudo realizado pela Universid...