sábado, 25 de agosto de 2018

TRE divulga tempo de partidos e coligações do Horário Eleitoral no rádio e na TV

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará realizou na manhã desta sexta-feira (24), audiência pública com os representantes dos partidos/coligações e das emissoras de rádio e televisão que definiu a distribuição do tempo no Horário Eleitoral Gratuito, a ser exibido de 31 de agosto a  4 de outubro, de acordo com o Calendário Eleitoral do TSE.

No primeiro dia do Horário Eleitoral Gratuito, na próxima sexta-feira (31/8), serão exibidos os programas aos cargos de senador, governador e deputado estadual. No dia seguinte, sábado (1º/9) serão exibidos os primeiros programas aos cargos de dep. Federal e presidente da república, na rádio das 7h às 7h25 e 12h às 12h25, e na TV, das 13h às 13h25 e 20h30 às 20h55.


Ordem e tempo das coligações
A ordem da exibição dos partidos/coligações no primeiro dia do Horário Eleitoral, no rádio e na TV, foi definida através de sorteio para os cargos de governador, senador, deputado federal e deputado estadual nas propagandas em bloco e de inserções. A partir do segundo dia, a ordem dos programas vai sendo alterada, avançando uma escala, conforme distribuição feita pelo sistema informatizado do TSE.
Para o cargo de governador (formato PDF), seguem a ordem do primeiro dia de programa e os tempos:
1º - Francisco das Chagas Gonzaga (PSTU): 9";
2º - José Mikaelton Carantino Costa (PCO) 9";
3º - Hélio Góis Ferreira Neto (PSL) 10",67;
4ª - FRENTE DE ESQUERDA SOCIALISTA (PSOL/PCB) - Ailton Lopes (PSOL): 17",35;
5ª - POR UM CEARÁ CADA VEZ MAIS FORTE (PT / PDT / PP / PSB / PR / PTB / DEM / PC do B / PPS / PRP / PV / PMN / PPL / PATRI / PRTB / PMB) - Camilo Sobreira Santana (PT): 6'18",09;
6ª - TÁ NA HORA DE MUDAR (PSDB / PROS) - Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira (PSDB): 1'55",89.
Para o cargo de senador, consulte a relação (formato PDF) com tempos e sequência.
Veja também os tempos para as propagandas em bloco dos cargos a deputado federal e deputado estadual (formato PDF).
Em relação às inserções e os planos de mídia, os relatórios serão disponibilizados em breve no site do TRE-CE.

FOTO LEGENDA - Por que parou, parou porquê?

A reforma da avenida Dr. Guarany mal começou e já se encontra "abandonada"! Quem sofre com o abandono das obras são os estudantes do IFCE, UVA, comerciantes locais, funcionários da Justiça Federal e da Receita Federal, pois no local se acumula poeira e muita sujeira, trazendo também transtornos aos transeuntes e aos moradores que residem no entorno da obra.

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Bairro Vila União, em Sobral, completa 26 anos

O Bairro Vila União completa 26 anos em agosto e a Prefeitura de Sobral realiza, nesta sexta-feira (24/08), um evento de comemoração na Praça da Juventude. Na programação, atividades culturais, formativas, esportivas e infantis. Ao todo, serão mais de 8 horas de atividades ininterruptas.
HISTÓRIA
Em 1992, a partir da ideia dos moradores conhecidos como Maneco e Osvaldo Aguiar, na intenção de ajudar um grupo de pessoas recém desabrigadas por conta da invasão das águas da Lagoa da Fazenda, surgiu o primeiro esboço do que viria a ser o Bairro Vila União. Logo, o local passou a ser dividido e ocupado não apenas pelas famílias desabrigadas, mas também por pessoas vindas de diversas localidades próximas.“O nome é Vila União porque a maior característica da nossa gente era a união em torno de um bairro”, destaca Sr. Maneco.
Programação completa AQUI

(TSE) apresenta o tempo que caberá a cada candidato à Presidência da República na campanha de TV e rádio


Em audiência pública com a participação de representantes de partidos e órgãos envolvidos no processo eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou hoje (23) o tempo que caberá a cada candidato à Presidência da República na campanha de TV e rádio, que se inicia em 1º de setembro e segue até 4 de outubro – três dias antes do primeiro turno de votação. 
Foi sorteada também a ordem de aparição de cada candidato nos dois blocos previstos para serem veiculados pelas emissoras diariamente. A ordem será rotativa. De acordo com resolução que regulamenta a propaganda eleitoral, aquele que abre o bloco no primeiro dia será o último no segundo, assim por diante.
No rádio, serão veiculados dois blocos de 12 minutos e meio às 7h e ao meio-dia, sempre aos sábados, às terças e às quintas-feiras. Na TV, os horários serão às 13h e às 20h30, nos mesmos dias da semana e com a mesma duração.
A divisão do tempo de TV e rádio é feita de acordo com o tamanho das bancadas na Câmara dos partidos que compõem a coligação de cada candidato. O candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, por exemplo, ficou com cerca de metade do horário eleitoral (Cinco minutos e 32 segundos em cada bloco diário), por integrar uma união de nove partidos.
Pelos mesmos motivos, oito das 13 candidaturas têm menos de 30 segundos no horário eleitoral, como é o caso de Guilherme Boulos, candidato da coligação PSOL e PCB. Ele tem apenas sete segundos em cada bloco diário. A candidata Vera Lúcia, candidata do PSTU, tem apenas cinco segundos.
Inserções
O TSE também apresentou o número de inserções diárias de 30 segundos autorizadas a cada candidato. São peças de propaganda a serem veiculadas ao longo da programação por todas as emissoras de rádio e TV do país. A quantidade de inserções para cada candidato obedece ao mesmo critério de divisão do horário eleitoral.
Ao final da audiência, foram sorteadas seis inserções diárias que sobraram após a divisão do tempo entre as coligações.  Outros nove segundos em cada bloco do horário eleitoral, que também sobraram após a divisão, serão usufruídos sempre pelo último candidato a veicular sua propaganda.
A divisão do tempo de TV e das inserções ainda pode ser alvo de questionamentos pelos candidatos, partidos e coligações, e só passa a vigorar em definitivo quando for aprovado o Plano de Mídia da Eleições 2018 pelo plenário do TSE. A votação está marcada para a próxima terça-feira (28).
Veja a ordem de aparição dos candidatos no primeiro dia de veiculação do horário eleitoral, o tempo em cada bloco e o total de inserções ao longo dos 35 dias de campanha em rádio e TV:
1- Marina Silva, coligação Unidos para Transformar o Brasil (Rede e PV): 21 segundos no horário eleitoral e 29 inserções;
2- Cabo Daciolo (Patriota): oito segundos no horário eleitoral e 11 inserções;
3- Eymael (Democracia Cristã): oito segundos no horário eleitoral e 12 inserções;
4- Henrique Meirelles, coligação Essa é a Solução (MDB e PHS): um minuto e 55 segundos no horário eleitoral e 151 inserções;
5- Ciro Gomes, coligação Brasil Soberano (PDT e Avante): 38 segundos no horário eleitoral e 51 inserções;
6- Guilherme Boulos, coligação Vamos sem Medo de Mudar o Brasil (PSOL e PCB): 13 segundos e 17 inserções;
7- Geraldo Alckmin, coligação Para Unir o Brasil (PRB, PP, PTB, PR, PPS, DEM, PSDB, PSD e Solidariedade): cinco minutos e 32 segundos no horário eleitoral e 434 inserções;
8- Vera Lúcia (PSTU): Cinco segundos no horário eleitoral e sete inserções;
9- Lula, coligação O Povo Feliz De Novo (PT, PCdoB e Pros): dois minutos e 23 segundos no horário eleitoral e 189 inserções;
10- João Amoêdo (Partido Novo): Cinco segundos e oito inserções diárias;
11- Álvaro Dias, coligação Mudança de Verdade (Pode, PSC, PTC e PRP): 40 segundos no horário eleitoral e 53 inserções;
12- Jair Bolsonaro, coligação Brasil Acima de Tudo, Deus Acima de Todos (PSL e PRTB): oito segundos no horário eleitoral e 11 inserções e
13- João Goulart Filho (PPL): cinco segundos no horário eleitoral e sete inserções.  

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Três policiais militares foram executados em Fortaleza quando almoçava

Três policiais militares foram executados, nesta quarta-feira (23), em um bar, localizado na rua São Manuel, 1893, a um quarteirão da rua Cônego de Castro, no bairro Manuel Sátiro. Segundo as primeiras informações, um carro preto teria passado pelo local e disparado contra os policiais, que estavam de folga e à paisana.
Unidades do Raio, Ciopaer e Cotam já estão realizando diligências pela área em busca dos criminosos. Dois carros que teriam sido usados na ação foram abandonados pelos bandidos e encontrados pela polícia.

Prefeitura de Sobral já investiu mais de R$ 820 mil em academias ao ar livre


A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel), está implantando diversas academias ao ar livre no município. Ao todo, 14 academias foram instaladas, sendo dez na sede e as demais nas localidades e distritos, representando um investimento, do Tesouro Municipal, superior a R$ 820 mil. A ação tem como objetivo proporcionar qualidade de vida e lazer à população.
Cada academia conta com extensor de pernas e braços, balança, remo, surf, patins, elevador, abdominais, dentre outros. Elas não possuem equipamentos com pesos, sendo necessário o uso da força do próprio corpo para execução de exercícios de musculação e alongamento, criando resistência física e gerando benefício para os usuários.
Além da implantação desses espaços, a Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer desenvolve o projeto Ativa Sobral, oferecendo atividades físicas e de lazer, com aulas de dança, treino funcional, corrida e ginástica em diversos bairros da cidade, tudo de forma gratuita, de segunda a sexta-feira, pela manhã, de 6h às 8h e pela tarde, de 17h às 19h.
Outras informações: (88) 3614-7288

Mantida indisponibilidade dos bens de ex-prefeito de Paracuru


A 3ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) manteve a indisponibilidade dos bens de José Ribamar Barroso Batista, ex-prefeito do Município de Paracuru. A decisão foi proferida durante a sessão do colegiado, realizada nessa segunda-feira (20/08). O relator do caso, desembargador Inacio Alencar Cortez Neto, destacou que a medida tem o objetivo de “garantir o integral ressarcimento de eventual prejuízo ao erário”.
Segundo os autos, o Ministério Púbico do Ceará (MPCE) ajuizou ação civil pública denunciando o ex-gestor e outras 22 pessoas pela prática de improbidade administrativa. O grupo seria responsável por diversas fraudes em licitações em vários municípios do Ceará. Os supostos crimes foram investigados durante a Operação Província, realizada pela Polícia Federal.
Na ocasião, o Juízo da Vara Única de Paracuru atendeu pedido formulado pelo MPCE e decretou a indisponibilidade dos bens dos réus, até o limite de R$ 1.337.460,40, quantia total do prejuízo praticado pelo grupo ao erário.
Requerendo o efeito suspensivo da decisão, a defesa de José Ribamar ingressou com agravo de instrumento (nº 0622589-02.2017.8.06.0000) no TJCE. Alegou a inexistência de atos de improbidade administrativa e a ausência de requisitos para a decretação da medida. Também argumentou que a medida recaiu exclusivamente sobre todos os bens do ex-prefeito, desconsiderando os demais réus.
Ao julgar o caso, a 3ª Câmara de Direito Publico negou, por unanimidade, o pedido. O desembargador Inacio Cortez explicou que a individualização da responsabilidade de cada réu deverá ser discutida por ocasião da liquidação da sentença, conforme precedentes do Superior Tribunal de Justiça, estando assim a medida de acordo “com a doutrina e a jurisprudência nacional”.

(Site do TJCE)

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Santa Casa de Misericórdia de Sobral recebe novo tomógrafo adquirido de emenda parlamentar do deputado Moses

Chegou à Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) o novo tomógrafo a ser utilizado pela instituição de saúde. O equipamento de última geração, que chegou na terça-feira, 21, foi adquirido após o deputado federal de Sobral, Moses Rodrigues (MDB), enviar por meio de emenda parlamentar o valor de R$ 800 mil para esta importante aquisição
De acordo com Moses Rodrigues, a notícia chega em boa hora. ”Estou feliz em saber que concretizamos mais uma realização para a nossa cidade e estamos ajudando a Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Este tomógrafo irá reduzir o tempo de espera dos pacientes por exames e agilizará os processos de recuperação e cura. Esperamos que o equipamento possa ser colocado em funcionamento o mais rápido possível e seguimos com nosso compromisso de trabalhar pelo Ceará e pelos sobralenses”, declarou. 
A relação de proximidade do deputado Moses Rodrigues com a Santa Casa de Sobral acontece desde o início do seu mandato. Além da verba para a compra do tomógrafo, o parlamentar destinou R$ 300 mil para a aquisição de um arco cirúrgico, um arco cirúrgico com intensificador, além de um aparelho de raio-X móvel, e assegurou R$ 1 milhão para a aquisição de um novo aparelho de hemodiálise. 
O deputado Moses Rodrigues ainda assumiu o compromisso de garantir verba para aquisição de aparelhos respiradores para as unidades de terapia intensiva do hospital. No total serão R$ 2 milhões de reais, sendo R$ 1 milhão oriundos de emenda parlamentar de autoria do deputado e mais R$ 1 milhão garantido pelo Presidente do Congresso Nacional, Senador Eunício Oliveira (MDB).


Tem sido assim: Vereador discursa na tribuna, para um plenário vazio em Sobral

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) -  Tem sido bastante comum, e porque não dizer com muita frequência, na Câmara de Vereador...