sábado, 3 de dezembro de 2016

Domingos Filho interpelará judicialmente Ivo Gomes por acusações contra magistrados do TCM

O conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) Domingos Filho, eleito presidente do órgão para o biênio 2017/2018 na última quinta-feira (1º), afirmou que irá interpelar judicialmente o prefeito eleito de Sobral, Ivo Gomes (PDT).

 Ivo usou as redes sociais para acusar magistrados do TCM de interferirem na eleição presidencial da Assembleia Legislativa e serem parciais em julgamentos de contas de prefeitos do Ceará.

Número de assinantes de TV paga continua caindo por causa da crise econômica

A crise econômica tem levado muitas famílias brasileiras a cancelarem o serviço de TV paga. O número de clientes de TV por assinatura no país caiu 2,4% entre outubro de 2015 e o mesmo mês deste ano. O setor registrou uma perda de 471 mil assinantes no período e chegou a 18,9 milhões de clientes em outubro de 2016, segundo dados divulgados nessa sexta-feira (2) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
O número de assinantes começou a cair já no início do ano passado. Em 2015, o setor perdeu 3,1% de sua base de clientes. “O fator principal é a crise econômica, que levou principalmente as famílias de mais baixa renda a cancelar seus pacotes”, disse o presidente da consultoria Teleco, Eduardo Tude. Entre outubro de 2015 e outubro de 2016, a entrada dos serviços de TV por assinatura nos domicílios brasileiros caiu de 29,22% para 27,83%.
A queda do número de assinantes nos últimos meses contrasta com o crescimento do setor nos anos anteriores. Entre 2010 e 2014, o número de assinantes dobrou e, em 2014 o setor cresceu 8,7%.
Para a Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA), no entanto, os números não são tão assustadores, já que o setor teve uma redução menor do que a queda registrada na economia do país como um todo. “Não é o que a gente gostaria, obviamente, gostaríamos de estar crescendo, mas nós estamos inseridos em um contexto econômico difícil, com desemprego altíssimo”, destacou o presidente da ABTA, Oscar Simões. De janeiro a outubro deste ano, a queda no número de assinantes foi de 0,59%.
 

O PMDB de Sobral quer trocar duas vagas por uma

Apesar de todos os esforços em tornar uma Mesa Diretora eclética, onde segundo o vereador Zezão, Cid Gomes já demonstrou estar aberto para oferecer ao PMDB duas vagas na nova Mesa Diretora para o ano de 2017, que seria os cargos de primeiros secretários e primeiro vice-presidente, há dentro da sigla do deputado federal Moses quem recuse a tal oferta. Para alguns, dois não é maior que quatro, ou seja enquanto dois vereadores poderão se dar bem, os demais ficarão na rejeição. Mas se oferecer o cargo de presidente ao PMDB, tem como matar o desejo de tornar uma Mesa eclética com a participação do PMDB.

Osmar Baquit vai mesmo para Agricultura e Pesca



O deputado Osmar Baquit ameaçava deixar a base do governo por conta da eleição na Assembleia.Votou em Zezinho, vai deixar o PSD e reassumir a Secretaria de Agricultura e Pesca. Seus prefeitos serão recebidos pelo governador Camilo Santana.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

A radiofonia cearense em festa neste dia 2 de dezembro

O jornalista e radialista Donizete Arruda(foto) - da Rede Plus FM está aniversariando nesta sexta-feira, 2 de dezembro. Conhecido em todo o Ceará, Donizete Arruda nasceu em Sobral, berço da família política dos Ferreira Gomes, que se tornou alvo crítico do comunicador que apresenta o quadro "conexão Brasília-Ceará, direto de Brasília, com foco nos bastidores da política nacional. Outros três grandes comunicadores da radiofonia; Natan Tavares e Allison Gomes (Região do Cariri), Irismar França (Região de Crateús), completam a festa.

54 do PT votaram contra o que defendiam juízes e procuradores

A oposição também contribuiu para aprovar as mudanças que são rejeitadas pelos Juízes e procuradores do Ministério Público. Votaram contra o Judiciário 75 dos 78 presentes. No PT, que teve muitos de seus quadros degolados no mensalão (2012) e no petrolão (2016), foram 54 votos contra. Um voto solitário contrário a posição petista, a do ex-presidente do Corinthians Andres Sanchez. 

Entre os que votaram sim estão os ex-presidentes da Câmara Arlindo Chinaglia e Marco Maia. O líder Afonso Florence (foto), ex-líderes (como José Guimarães e Henrique Fontana) e ex-ministros do governo Dilma (Patrus Ananias e Pepe Vargas). Vale citar ainda, o filho do ex-ministro do governo Lula e condenado no Mensalão, Zeca Dirceu. 

O PCdoB votou sim. Foram sete votos, entre eles o do líder Daniel Almeida. No PDT, foram 14 votos com o autor da emenda, o líder Weverton Rocha. Um deles, ligadíssimo a Ciro Gomes, Leônidas Cristino. 

Os demais 35 votos vieram de deputados de pequenos partidos: PSC (do candidato à presidência, Jair Bolsonaro), PHS (do prefeito eleito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil), PV (do ministro Sarney Filho), PEN, PTN e PTdoB.

A força de Domingos e Sérgio Aguiar assustou o governo

Nasceu um novo grupo político no Ceará: a união de Domingos Filho e Sérgio Aguiar. Os dois juntos fizeram um estrago na base do governo e nas oposições.
Se fosse fiel ao seu papel, as oposições poderiam ter empurrado ainda mais o governo nas cordas.
Como o projeto inicial de Sérgio Aguiar e Domingos Filho não era derrotar o governo e sim vencer a eleição na assembleia, não poderia adotar o discurso oposicionista, apesar da tensão e do rompimento com Domingos filho nos últimos dias.
A leitura política do episódio serve de lição: é sempre bom ouvir, sempre surgem os insatisfeitos.
Não se pode negar a boa vontade do governador e de Zezinho Albuquerque em dialogar, mas o atendimento aos deputados precisa ser efetivado, eles trazem demandas das suas bases.

Com informações, Roberto Moreira.

Audic Mota cede às pressões de Cid e Ciro Gomes, trai PMDB e deve ser expulso do partido

O deputado estadual Audic Mota (PMDB) cedeu às pressões de Cid e Ciro Gomes (PDT) e, nesta quinta-feira (1º), foi eleito à primeira secretaria na Assembleia Legislativa em troca do apoio à reeleição de Zezinho Albuquerque na presidência da Casa.
A traição ao próprio partido, o PMDB, e a aliança com os Ferreira Gomes devem resultar na expulsão do parlamentar da legenda, presidida pelo senador Eunício Oliveira (PMDB).
Audic, ainda no fim desta tarde, justificou a traição ao PMDB acusando Eunício de ter se aliado ao conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios, Domingos Filho, para "destrui-lo politicamente".
Contudo, a desculpa de Audic para a traição e aliança com os FGs foi desmoralizada pelos deputados Daniel Oliveira (PMDB) e Leonardo Araujo (PMDB): "a história dele é pautada sempre pelo oportunismo e pelo verbo trair".

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Imprensa de Sobral vai fazer cobertura da AL

Vários radialista de Sobral estarão seguindo para Fortaleza na manhã desta quinta-feira para acompanhar de perto a sessão na Assembleia Legislativa que vai eleger o novo presidente. Estão em viagem; Carlos Ritchelly, Oliveira Domingos, Zeca Aquino, Ítalo Costa, Marques Araújo, Wilson Gomes, José Ricardo (Maninho), Dr. Silva, entre outros. Armando Costa, Calado e Luis Carlos já se encontram em Fortaleza.

Izaias Nicolau deixa a Coqueiros FM e está sem prefixo

Um dos melhores comunicadores da radiofonia sobralense, Izaias Nicolau, amanhece o primeiro dia de dezembro sem prefixo. A direção da Rádio Coqueiros FM foi pego de surpresa com sua saída prematura, sem aviso prévio, na tarde desta quarta-feira. Sem explicação, mas possivelmente pela falta de um acordo, o comunicador que também é advogado, deixou a emissora aonde buscava o primeiro lugar na audiência. 
O seu próximo pouso deverá ser na segunda-feira, na Rádio Tupinambá de Sobral e deverá assumir horário que era do falecido professor Teodoro Soares e parte do horário do campeão de audiência Oliveira Domingos (programa Tribuna e Plenário).
Caso se confirme, Izaias Nicolau e sua "Parada Policial" vai começar às 11h e deverá seguir até às 13h. Para acomodar o novo comunicador, Oliveira Domingos será deslocado para o horário de 13h às 14h30 e o programa Bastidores da Política, começará com meia hora de atraso.


Eunício apóia fim do foro privilegiado

A Comissão de Constituição e Justiça está discutindo o fim do foro privilegiado por prerrogativa de função.
O Senador Eunício Oliveira, líder do PMDB, defendeu o fim dos privilégios e anunciou que votará favoravelmente à Proposta de Emenda Constitucional( PEC).

Sessão para a votação da Mesa Diretora da AL começa às 11h.

Já está tudo pronto para a solenidade que marcará a eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará. O pleito ocorre nesta quinta-feira, no Plenário 13 de Maio, a partir das 11h. Em razão do processo eleitoral, não haverá sessão ordinária. 
 

De acordo com o presidente da AL, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), a votação será secreta e em cédula, na qual constarão as chapas inscritas. Durante a sessão preparatória da eleição serão concedidos 15 minutos para os candidatos a presidente exporem suas ideias e mais 10 minutos para um parlamentar de cada chapa. As chapas deve ser apresentada até o início da sessão. Cada uma deve ter 10 integrantes, distribuídos nos cargos de presidente; primeiro e segundo vice-presidente; primeiro, segundo, terceiro e quarto secretários, além de três suplentes. 
De acordo com o presidente, havendo disputa, será considerada vencedora a chapa que obtiver o mínimo de 24 votos em primeira votação. Caso o número não seja alcançado, haverá segunda votação. Em caso de empate, a chapa que tiver o candidato a presidente mais velho será eleita. A posse dos eleitos será dia 1º de fevereiro de 2017.

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Uma foto sem legenda e sem texto


Deputado Ivo Gomes critica comportamento do TCM




O deputado estadual e prefeito eleito de Sobral Ivo Gomes fez uma denúncia contra o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), em sua página na Internet. No texto escrito pelo deputado, lembra quantos anos está na Assembleia Legislativa e diz está triste com a situação: “Prefeitos honestos ameaçados, prefeitos picaretas sendo perdoados. Desde que a decisão agrade aos deputados que apoiam candidaturas de interesse dos magistrados. Tal qual Brasília, tudo acontecendo na cara da freguesia”.

"Estou me preparando para deixar a Assembleia Legislativa, depois de 14 anos. Saiu triste porque saio no pior momento dela. Saiu no momento em que magistrados pertencentes ao TCM, que tem obrigação mínima de imparcialidade e a distância política - interferem acintosamente na sucessão da Presidência da casa a qual ainda faço parte. (...)"
A declaração que soa como um “circo de horrores” à imparcialidade, à honestidade e ao sentimento de justiça é do deputado Ivo Gomes, na noite desta terça-feira (29), em sua página no Facebook, contra a interferência política que estaria ocorrendo no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), por parte de conselheiros, inclusive na própria sucessão da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, na eleição que ocorrerá na quinta-feira (1º).
Pela declaração do parlamentar do PDT, conselheiros estariam barganhando com deputados estaduais o julgamento das contas em municípios, em troca de manobras políticas.

Senado rejeita emendas e aprova PEC do Teto de Gastos em primeiro turno

Os senadores rejeitaram todas as emendas ao texto da Proposta de Emenda à Constituição do Teto de Gastos, na noite dessa terça-feira (29). Com isso, foi mantido o texto aprovado na Câmara no primeiro turno de votação no Senado.
Foram apresentados três destaques para votação em separado. Um deles propunha retirar a saúde e a educação do teto de gastos. Assim, o limite de gastos para os próximos 20 anos valeria para todas as outras áreas, exceto para essas duas.
O segundo destaque previa que, após aprovada, a PEC deveria passar por referendo. Os senadores de oposição queriam que a população pudesse opinar se concorda com a proposta de impor o limite de gastos públicos equivalente ao valor do ano anterior corrigido pela inflação.
O último destaque propunha que os juros da dívida pública também estivessem incluídos no teto, de modo que o gasto do governo com isso também tivesse que obedecer ao limite. Os três destaques foram rejeitados.
Com isso, os senadores concluíram a votação da PEC em primeiro turno. Ela passará agora por três sessões de discussão em segundo turno e tem a próxima votação marcada para o dia 13 de dezembro. Se for aprovada sem alterações, a PEC será promulgada no dia 15 de dezembro.

Com informações, Agência Brasil.

terça-feira, 29 de novembro de 2016

IFCE inaugura restaurante acadêmico no campus de Sobral

O campus de Sobral do Instituto Federal do Ceará (IFCE) irá inaugurar, no dia 1º de dezembro, o Restaurante Acadêmico. O local, aberto ao público externo, conta com um cardápio diferenciado, com opções mais saudáveis e acompanhamento de nutricionista. Além do restaurante, mais quatro obras serão inauguradas: Bloco das Licenciaturas; Setor de Transportes e Alojamento; Almoxarifado de Reagentes Químicos; e fase 1 das obras de pavimentação e urbanização. O evento começa a partir das 17 horas, no IFCE. O valor total das obras é de cerca de R$ 5 milhões.
         O restaurante tem funcionado em fase de teste desde o dia 15 de agosto. O acesso de alunos do campus de Sobral do IFCE ao estabelecimento está sendo por meio de um cartão provisório, por meio do qual o aluno compra a refeição (uma por dia no valor de R$ 2,50). Esse procedimento será adotado até que fiquem prontas as identidades estudantis, que estão sendo confeccionadas.
         Para quem não é aluno do IFCE Sobral, a compra de refeições é por meio de fichas, vendidas diariamente. O preço é de R$ 8,50 (os estudantes pagam R$ 2,50 porque o restante do valor é subsidiado pelo Instituto Federal do Ceará).

Quarta da Geração de Valor



Nesta Quarta, 30/11, a Mundi Coworking trará a palestra PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: COMO ALAVANCAR A EMPRESA EM CENÁRIO PESSIMISTA, com o Palestrante Cleverson Carlos, do SEBRAE! Evento totalmente gratuito! Inscreva-se já, através do link, vagas super limitadas! 

https://www.eventick.com.br/mundi-como-alavancar

Venha se qualificar com Alessandro Torres


Ivo Gomes rejeita aproximação de Zezão e Tiago Ramos

Nas rodas de conversas entre vereadores, imprensa e aliados de Ivo Gomes, o assunto mais debatidos é de quem o Ivo Gomes quer aproximação ou não. Os nomes, segundo vereadores e assessores, de Zezão e Tiago são os mais rejeitados. Ivo Gomes, não quer segundo comentários, aproximação dos dois candidatos eleitos pelo PMDB. Mesmo com a abertura de convite para o PMDB fazer parte da Mesa Diretora, caso seja indicado poderá haver rejeição.


Avião com equipe da Chapecoense sofre acidente na Colômbia

O avião que transportava a delegação da Chapecoense para Medellín, na Colômbia, sofreu um acidente na madrugada desta terça-feira (29), informam autoridades colombianas. Não há informações sobre mortos, mas há feridos. O avião da Lamia, matrícula CP2933, decolou de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com 81 pessoas a bordo: 72 passageiros e 9 tripulantes.
Segundo a imprensa local, a aeronave com o time catarinense perdeu contato com a torre de controle às 22h15 (local, 1h15 de Brasília) e caiu ao se aproximar do Aeroporto José Maria Córdova, em Rionegro, perto de Medellín.
As primeiras informações são que de seis pessoas foram resgatadas e levadas a hospitais na região. Dentre esses sobreviventes estariam o lateral Alan Ruschel, que chegou a unidade de saúde consciente, e os goleiros Danilo e Follmann. O Corpo de Bombeiros local falou em 10 pessoas resgatadas.

Tem sido assim: Vereador discursa na tribuna, para um plenário vazio em Sobral

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) -  Tem sido bastante comum, e porque não dizer com muita frequência, na Câmara de Vereador...