sábado, 22 de março de 2014

PMDB minimiza ida de Ciro para comando da campanha de Dilma

A ida do secretário estadual da Saúde Ciro Gomes (Pros) para a coordenação da campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) pode render mais lenha na fogueira entre PT e PMDB, cuja relação anda em crise. Ciro é um dos principais críticos da aliança entre as duas siglas, e já chegou a chamar o PMDB de “ajuntamento de assaltantes”. 

O chamado do PT a Ciro foi divulgado na última quarta-feira por dirigentes do Pros. A assessoria do secretário, no entanto, não confirmou o convite. Questionado, o presidente nacional do Pros, Eurípedes Júnior, sustentou que o próprio Ciro havia dito aos colegas, durante reunião em Brasília, que havia sido chamado pelo ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, a integrar o núcleo da campanha de Dilma. “Ele só não falou se iria. Como a reunião da gente era sobre outra coisa, nem aprofundamos o assunto”, relatou Eurípedes.


Homem encontrado morto na margem direita do rio Acaraú

A Polícia Militar de Sobral, registrou na manhã deste sábado, um crime de homicídio com requintes de crueldade. Um homem identidade desconhecida foi assassinado na margem direita do rio Acaraú, bairro Dom Expedito, com pelo menos três tiros de revólver e ainda teve o rosto esmagado por pedras. O crime segundo registros da PM foi por volta de meia-noite e meia. 

Com gol duvidoso o Guarany perde para o Ceará no PV

Mais uma vez, os dirigentes dos times de futebol do Interior cearense, culpam as arbitragens pelos resultados adversos. A "vítima", desta vez foi o Guarany de Sobral, que saiu de campo derrotado, na noite de sexta-feira. O adversário foi o Ceará, que precisa sair com a vitória e ela veio num gol bastante duvidoso, assinalado pelo atacante Tadeu, no segundo tempo, que gerou polêmica e revolta não só para os jogadores mas também para toda a diretoria que assistia ao jogo nesta noite no estádio Presidente Vargas. Apesar de reconhecer que o Guarany não jogou para vencer, a diretoria também foi unânime em afirmar que o Ceará ganhou com um impedido, em que o bandeirinha anulou e e que o árbitro Glauco Feitosa acabou por validar a contenda.

sexta-feira, 21 de março de 2014

Sobralense é nomeado pela Presidente Dilmar para o TRT/CE

A presidente Dilma Rousseff nomeou, na quarta-feira (19), dois desembargadores para o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará. Após analisar listas tríplices enviadas ao Palácio do Planalto pelo TRT/CE, a presidente escolheu a procuradora regional do trabalho Fernanda Uchoa Albuquerque e o advogado sobralense Francisco José Gomes da Silva. A data da posse será definida nos próximos dias.

Os dois novos desembargadores irão ocupar cargos do Quinto Constitucional, dispositivo da Constituição Federal que prevê que 20% dos membros dos tribunais sejam compostos por advogados e membros do Ministério Público. Os 80% restantes são juízes de carreira.

Além da procuradora Fernanda Uchoa Albuquerque, compunham a lista tríplice de membros do Ministério Público os procuradores Ileana Neiva Mousinho e Ramon Bezerra dos Santos. Pela Ordem dos Advogados do Estado do Ceará foram indicados, além de Francisco José Gomes da Silva, os advogados Gladson Mota e Raimundo Feitosa. 
(Via Blog Sobral em Revista)

Assessor da Presidência da República visitou Sindicato Municipal para colher documento


Com a vinda da Presidente Dilma Rousseff para Sobral, os assessores da Secretaria Geral da Presidência da República Ubirajara José Augusto e José Claudenor Vermohlen (Zeca), esteve na cidade visitando entidades e empresas mobilizando para participar da solenidade e colhendo demandas da sociedade para repassar para o gabinete da presidente.

A direção do Sindicato dos Servidores Municipais de Sobral (Sindsems) em Parceria com as Associações dos trabalhadores da Saúde prepararam na manhã de terça-feira dia (18), às 10h, um ato na sede da entidade, para a entrega de um “Manifesto” em Defesa do piso salarial dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combates a endemias que foi protocolado aos assessores.

Segundo o presidente do Sindsems, Célio Brito, “O ato faz parte da agenda de Mobilização Nacional dos trabalhadores para pressionar o Governo Federal pela aprovação da Lei que reconhece a atividade profissional e estabelece parâmetros salariais. Além de fazer justiça para esses profissionais, que são essenciais para a saúde preventiva do país”, Defendeu o sindicalista.

A Chegada da Presidente em Sobral, foi quarta-feira, 19 às 16h30, em plena as comemorações do padroeiro São José, onde participou de uma agenda oficial relacionada a ações do governo com o Projeto São José III, e liberação de mais de R$ 200 milhões para aquisição de cisternas, sistemas de abastecimento d’água, módulos sanitários, kits de irrigação entre outras ações.

A solenidade ocorreu no Parque de Exposições João Passos Dias e contou com a presença do Governador Cid Gomes, Prefeito Veveu Arruda, senadores, deputados e diversas autoridades da Região Norte.

Com informações da assessoria de comunicação do Sindsems.

Cadê a Tac Motors de Sobral? Para onde foi?


A portas da Tac Motors, montadora automotiva, instalada em Sobral, na administração do prefeito Veveu Arruda, parece que está fechando as portas por definitiva. Desde de novembro quando o Blog Wilson Gomes, publicou a situação dos 130 trabalhadores , que viviam apreensivos com uma férias coletiva, de lá para cá pouca coisa mudou e agora nos chega a notícia que a empresa não ficará em Sobral. A população faz uma pergunta: E os R$ 15 milhões investidos pelo governo do Ceará, Cid Gomes na montagem da empresa, para onde vai?

A fábrica montada às margens da BR 222, no Conjunto Industrial - chegou a realizar a produção de um lote de veículos 4x4, que foi apresentado a população no passado por ocasião da visita do governador Cid Gomes.

As tirinhas do Blog Wilson Gomes

1- Vai começar um novo duelo em Sobral. Fredim e Ismerino começaram a trocar farpas nos microfones da cidade. Fredim na Câmara e Ismerino nas emissoras, cada um defendo o seu.

2- Vereador Rogério Arruda não perde tempo. Teve encontro com "Ferreira Gomes" e voltou a gritar por segurança no distrito do Jordão. Quer resultado para agora, dizia o vereador.

3- Por anda o secretário de Educação de Sobral, Júlio Cesar que antes era entrevistado em todos os eventos e atualmente anda sumido. Educação aqui é nota 10.






Passagem é destruída pela chuva e comunidade fica isolada


Moradores da localidade de Morro Branco, região de Aracatiaçu, estão denunciando que a passagem que a construtora Tecnocon construiu naquela região em 2011, foi levada pela primeira chuva deste ano. A obra paga pela Prefeitura de Sobral, não aguentou a primeira cheia. Agora os moradores estão novamente ilhados. Para a moradora Clenilda o serviço foi mal feita.


Guarany vai com desfalque para o jogo desta sexta-feira

Sem o lateral esquerdo Zeca, negociado para o Santa Cruz do Pernambuco, Rodrigo Vitor que voltou a sentir dores e Tiago Furlan que está entregue ao departamento médico, o Guarany de Sobral enfrenta o Ceará em jogo válido pelo Hexagonal do Cearense - 2014. A partida acontece no estádio Presidente Vargas, na noite desta sexta-feira. 

O Ceará também segue indefinido, depois da derrota para o America/RN, na noite de quarta-feira, pela Copa do Nordeste. O time alvinegro que desembarcou na tarde de quinta-feira, só será definido momento antes da partida se vai com o time B ou um time misto. O jogo acontece às 20h20, com transmissão pelas emissoras de rádio locais.

Pagaram a imprensa e os professores de Sobral não

Os professores que faziam parte do Programa Projovem Urbano reclamam de atrasos salarias, desde de dezembro. segundo informações a promessa do prefeito Veveu Arruda era para a primeira semana de março. Até agora nada.


O diretor da Rádio Tupinambá de Sobral, Zeca Aquino, assegura que os trabalhadores da imprensa que tem vinculo com a Prefeitura de Sobral, estão de "barrica cheia". Não existe mais atraso salarial. "Todos estão rigorosamente em dia", informou Zeca Aquino.
 

As camisas que eram distribuídas em Sobral


O Blog Wilson Gomes, teve acesso a uma das imagens que mostra o modelo das camisas que foram distribuídas por ocasião da visita da Presidente da República Dilma Roussef, na cor vermelha em forma de desenho a foto da Presidente. Na cor azul ao fundo o desenho do Arco do Triunfo, Cartão Postal da cidade e frase: Dilma em Sobral - Não faz nenhuma referência a Presidente da República, e sim a uma pessoa pública.

Na segunda imagem a Prefeitura de Sobral, usou para compartilhar na sua página da relacionamento #DILMA EM SOBRAL, acompanhada de um frase e do símbolo da Prefeitura: "Obrigada pelo Mais Médicos e por nossa educação. estou inscrita no Minha Casa, Minha Vida e tenho fé que vou ser beneficiada"

quinta-feira, 20 de março de 2014

"Não temos medo de ninguém", diz Ciro sobre candidatura de Eunício

O secretário estadual da Saúde e ex-ministro, Ciro Gomes, considerado o principal articulador político do seu irmão, o governador Cid Gomes, afirmou ontem que o Pros “não tem medo de ninguém” em se tratando de disputa pelo Governo do Estado. Ele reagiu assim, ao ser indagado sobre a movimentação política que o presidente regional do PMDB, senador Eunício Oliveira, faz, há vários meses, com o objetivo de se cacifar como postulante à sucessão estadual com ou sem apoio da base aliada.
Ciro Gomes chegou até a se queixar de Eunício Oliveira, que vem reforçando seu nome no Interior por meio de encontros regionais: “Ele nunca nos disse que era candidato. Nenhuma vez sequer.” Instigado a falar sobre essa articulação do peemedebista, disse: “Nós não fazemos política pela imprensa”. Ciro informou que Eunício, em nenhum momento, procurou o Pros ou o seu irmão, Cid Gomes, para conversar sobre o tema. “Nunca, nenhuma vez sequer”, aproveitando ainda para um adendo:: “Não é comigo, é com o Cid”.
Questionado se Eunício podia ser o candidato a governador com apoio da base aliadas, reagiu: “Ele é maior de idade e vacinado...”. Ciro deixou claro que Cid está disposto a falar com o peemedebista, observando que Eunício é tido como “companheiro da aliança”. Mesmo evitando falar muito sobre sucessão e uma possível candidatura de Eunício Oliveira, o ex-ministro acabou mudando o discurso que adotara até bem pouco tempo: de que o Pros teria o direito de indicar o candidato.
“O Pros não tem que ter candidato à sucessão do Cid. Nós temos uma aliança com 14 partidos liderada pelo governador Cid Gomes”, disse, fazendo questão de deixar claro que essa eleição não deve ser projeto pessoal “do Chico, Manel ou da Tia Rosa”, mas um projeto do interesse do Estado. “O que defendo é que todos os partidos que pertençam à aliança tenham direito de sentar à mesa defendendo seus próprios interesses, desde que esteja em jogo o interesse estratégico do Estado. Nesse sentido, o Pros gostaria, respeitando o direito dos outros, de apresentar candidato, de apresentar os seus também”.

Com informações, do Jornal O Povo

Dilmar Roussef e suas gafes em Sobral

1- A presidente Dilma Roussef chama o governador do Ceará de Senador Cid Gomes.

2- Dilma disse que iria fazer referência à três pessoas que colaboram com o seu governado. Citou dois; Veveu e Cid Gomes.

3- Chamou de padre o patrono do Ceará, São José, que é reverenciado no dia 19 de março.

4- Disse que o Governo Federal investe no projeto do VLT de Sobral. Até onde se tem conhecimento o dinheiro é do Estado.

5- Usou o mesmo vestido da solenidade de Fortaleza. Deveria ter trocado a vestimenta.



Apresentador chama programa do Veveu de "foda"

O radialista Veríssimo Barroso, apresentador do programa "Rádio Almanaque", veiculado pela Rádio Tupinambá de Sobral, chamou de "foda", a exibição do programa "Quinta com o Prefeito Veveu", que a emissora tem que levar ao ar todas as quinta-feiras às 11h55. O apresentador disse que sente prejudicado em ter que cortar o programa que apresenta todos os dias para tocar o programa produzido pela assessoria do prefeito Veveu. "Não culpo a emissora por isso. Mas é 'foda', corta o raciocínio da gente", disse nos microfones da emissora o professor Veríssimo. no início desta quinta-feira, antes de veicular o programa. O programa Rádio Almanaque é apresentado de segunda-feira à sexta-feira de 11h às 12h30, pelos radialista Professor Veríssimo e Wellington Marques. 

FIEC realiza evento nesta quinta-feira no Centro de Convenções de Sobral

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará(FIEC), tendo à frente o Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará(INDI), realiza a segunda série de painéis com especialistas do Projeto Setores Portadores de Futuro para o Ceará, no interior cearense e também na Região Metropolitana de Fortaleza,  entre os dias 18 e 28 de março. O painel da mesorregião Noroeste será realizado em Sobral, nesta quinta-feira, 20, no Centro de Convenções.

Neste encontro são esperado aproximadamente 40 representantes dos setores produtivos, governo, academia e do 3° setor já convidados. Depois das mesorregiões Noroeste e Sertões, serão realizados painéis na mesorregião Norte (São Gonçalo do Amarante), dia 26, encerrando na mesorregião RMF, em Fortaleza, dia 28. 

A primeira etapa dos painéis foi realizada em fevereiro último. Em maio, será divulgada a publicação com os setores e áreas estratégicas escolhidas em todas as sete mesorregiões.

O projeto é uma iniciativa do  Sistema FIEC, com realização do SENAI e do INDI, e apoio do SESI-CE, IEL-CE, e Fireso.

As tirinhas do Blog Wilson Gomes

1- Muita gente boa ficou de fora da solenidade. Padre Zé Linhares chegou e foi barrado mas conseguiu entrar. A mesma sorte não teve o deputado João Ananias. Ex-prefeitos da região também foram barrados.

2- O ex-ministro Leônidas Cristino, foi uma das autoridades mais citadas e elogiadas na visita da Presidente Dilma. Orgulho para o povo de Coreaú, que levou uma grande caravana.

3- Vereador Gilmar Bastos, quer montar CPI contra o SAAE de Sobral por conta das inúmeras denúncias de má administração. Tem quatro assinaturas, vai precisar de sete.

4- Se Ismerino Mendes diz que distribuir calendário com a imagem de políticos é proibido, o que dizer das camisas com imagem da Dilma entrega no evento em Sobral.

"Aliança no estado do Ceará foi o PMDB que montou e vai continuar"


O Senador Eunício Oliveira esteve em Sobral na companhia da Presidente Dilma Roussef e do governador Cid Gomes. Sentado na segunda fila, atrás da Dilma Roussef, observa a presença das prinicipais lideranças da região Norte. A entrada dele (Eunício) no palanque foi ensaiado uma vaia, mas que ficou abafado com as palmas de um grupo que sabe receber bem os visitantes. Na saída de forma estratégicas o senador do PMDB, veio em direção a imprensa e acabou sendo indagado sobre sucessão estadual e seu entendimento com o governador. "Não há nada de errado entre nós dois. Tivemos juntos no almoço, nesta quarta-feira. Viajamos no mesmo helicóptero. A imprensa foi quem criou este fato que estamos separado. Cid é meu amigo, Cid é meu aliado. A aliança montada pelo PMDB vai continuar para as próximas eleições, não há essa história de rompimento", destacou Eunício Oliveira. 

Os flagrantes do Blog Wilson Gomes

Carlos Torres entrevista Nelson Martins

Equipe de profissionais montado pela Rádio Tupinambá

Zé Antonio se destaca com o povo de Forquilha

Tenda para receber o povo 

Dois grandes: Marcos Mesquita e Ivan Frota

Camarote da imprensa

Italo Costa entrevista Hermenegildo

Chegada das autoridades

O povo presente no evento

entrega de benefícios


Secretária de Cultura no meio do povo

Público distante da Presidente Dilma

Raimundo Malaquias - a cara de Forquilha

Delegado dos Radialistas - Araújo Pachelle

Beto da Cagece - em ritmo de Copa do Mundo

Senador Eunício no meio da multidão

Armando Costa entrevista Hilário Marques

Sobreira - A cara da limpeza e da organização

Prefeitura distribui camisetas com imagem de Dilma

Quem chegava ganhava uma camisa

Em clima de campanha eleitoral, a Prefeitura de Sobral - cidade comandada pelo petista Veveu Arruda - alugou pelo menos 15 ônibus e ajudou na distribuição de camisetas com a imagem da presidente Dilma Rousseff antes do início da cerimônia prevista para ocorrer na tarde desta quarta-feira. A presidente anuncia em Sobral ações do governo federal no âmbito do programa Água para Todos.

A reportagem flagrou um carro da prefeitura de Sobral com dois funcionários distribuindo camisetas a populares, antes do início da cerimônia. A camiseta, branca, traz a imagem da presidente com a mensagem "Dilma em Sobral". A prefeitura também alugou ônibus para levar funcionários e alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para a solenidade. São esperadas cinco mil pessoas para o evento.

"Já votei na Dilma e vou votar novamente. Ela é uma boa presidente, que tem ajudado muito a população pobre. É uma mulher forte e decidida", disse a merendeira Olidia Faria de Souza, que ganhou uma das camisas após chegar ao local do evento transportada pelo ônibus alugado pela prefeitura. "(A camisa) É (tamanho) G, vai ficar folgada, mas não tem problema, vou usar."

Segundo o secretário-executivo do gabinete do prefeito, Paulo Flor (PT), a prefeitura não pagou pela confecção das camisas. "Ali (o carro da prefeitura flagrado pela reportagem) foi exatamente um apoio que a prefeitura deu, de deslocamento das camisas, mas não teve custo da prefeitura, não", comentou Flor à reportagem. Questionado sobre quem teria pago pelas camisas, respondeu: "Não foi a prefeitura, acho que foi uma instituição a nível de Estado que bancou."

Procurado pela reportagem, o secretário estadual de desenvolvimento agrário, Nelson Martins, também não soube responder quem mandou confeccionar as camisas. "Eu nem vi as camisas ainda. É aquele pessoal ali?", questionou, apontando para o público. Um funcionário da prefeitura que pediu para não ser identificado disse que recolheu a camisa na casa de pessoa próxima ao prefeito.

O chefe de gabinete e irmão do prefeito, Luciano Arruda, negou a participação da prefeitura tanto na confecção quanto na distribuição das camisas. "Sobral é uma cidade pequena, qualquer atitude isolada de uma pessoa foi tomada sem nenhuma instrução da prefeitura", comentou. Segundo ele, a confecção das camisas ficou a cargo de movimentos sociais presentes à cerimônia, como a Central Única das Favelas (Cufa) e o Movimento Eclesiástico de Base. Sobre o automóvel da prefeitura flagrado pela reportagem distribuindo as camisas, respondeu: "Desconheço esse episódio."

Com informações A Folha Vitória

quarta-feira, 19 de março de 2014

População pronta para receber Dilma Roussef


O município de Sobral está a poucos minutos de receber a Presidente Dilma Roussef. Na frente do parque uma grande fila se forma para adentrar ao parque. Numa area privilegiada, está a imprensa e as autoridades.

Blog Wilson Gomes está credenciado para cobertura da Presidente Dilma



O Blog Wilson Gomes fará nesta quarta-feira a cobertura da visita da Presidente da República e sua comitiva à cidade de Sobral. O evento está marcado para o final dia no Parque de Exposição João Passos Dias. De acordo com os organizadores são esperados cerca de 100 prefeitos do Ceará e outros estado vizinhos, além de deputados estadual e federal, vereadores, lideranças políticas e povo de um modo em geral. 

Antes da chegada ao Parque a presidente deverá sobrevoar a cidade e conhecer de perto um complexo habitacional que está sendo construído em Sobral do projeto "Minha Casa, Minha Vida". A expectativa é que presidente desembarque no conjunto. A iluminação artifical foi ampliada ruas entorno do conjunto foram limpas e um dos apartamentos foi mobiliado para que a Dilma possa conhecer como será a moradia do povo carente de Sobral

A nossa experiência em cobertura nesse tipo de evento já ultrapassa décadas. Primeiro foi em Juazeiro do Norte quando da visita do ex-presidente Fernando Collor de Melo. Em seguida acompanhamos Fernando Henrique Cardoso à cidade do Crato. Em setembro de 2009 acompanhamos para o Diário do Nordeste, a visita do ex-presidente Luiz Inácio da Silva á cidade de Sobral.

Bancos em Sobral estão funcionando normalmente

Para quem precisa de algum atendimento bancário, o Blog Wilson Gomes, comunica que todas as agências bancárias de Sobral estão funcionando normalmente, no horário habitual. Algumas lojas também mantém atendimento normal nesta quarta-feira, Dia de São José.

Junta Comercial em Sobral funciona numa pousada

Na sessão de terça-feira, o vereador do PRB, Paulo Vasconcelos levou ao conhecimento da população sobralense, que a Junta Comercial, responsável pelo registro de empresas comerciais, não atende mais em Sobral. Quem precisa se cadastar para abrir um ponto comercial tem que se dirigir até Fortaleza. Paulo Vasconcelos considera a situação com um absurdo. "Está difícil as coisas por aqui. É denuncia de viaturas quebradas, o IML não funciona, e agora a Junta Comercial que funciona numa pousada não atende a população, inclusive tomei conhecimento que o aluguel está em atraso", disse Paulo Vasconcelos.

O Blog Wilson Gomes, foi em busca de mais informações. A Juncec de Sobral atende aos municípios de Sobral, Alcântaras, Santana do Acaraú, Groaíras, Forquilha, Massapê, Meruoca, Mucambo, Graça, Pacijá, Cariré, Coreaú. O Agente que atende ao Núcleo de Sobral: Francisco Rocha Freire. Funcionários: Sebastião Martins da Frota Neto, Jessé Vitorino da Silva Junior, Francisca Dayse Araújo Sabóia . Funciona na Rua Anahid de Andrade, Nº 628, Sala 4 e 5 - Centro Fone: (88) 3677-4700.


O Blog Wilson Gomes e as curtas da Câmara de Vereadores

A Câmara de Vereadores aprovou na sessão de terça-feira, indicação do vereador Júnior Balreira, que pede a realização de saneamento básico com pedras toscas (calçamento), para Rua Mont'Alverne, no Parque Jatobá. 

Carlos do Calisto, pediu e a Câmara aprovou que a Prefeitura construa uma calçada na Escola Antonio Mendes Carneiro, bairro Expectativa; A colocação de containeres de lixo nas ruas: Santa Terezinha, Do Açude, Miguel Farias no distrito do Jaibaras.

Adaldécio Linhares, vereador do Pros, solicitou na Câmara Municipal que a Prefeitura execute obra de construção de passagem molhada na localidade de Sítio tanques, no distrito do Jordão.

Fredim confirma na tribuna que seu gabinete foi violado

O vereador Fredim confirmou na sessão de terça-feira, 18, que seu gabinete foi violado e que de lá levaram documentos e alguns CDs com arquivos do TCM. Ao denunciar a violação os vereador Gilmar Bastos e Júnior Balreira pediram uma investigação para tentar identificar que possivelmente teria arrombado a porta do gabinete que fica no segundo piso do anexo. 

Uma decisão tomada pela Mesa Diretora, é que o acesso aos gabinetes será mais restrito e mais exigente, com identificação das pessoas que entram e sai da Casa do Povo. "As pessoas serão obrigadas e deixar o nome completo e com qual vereador pretende falar", disse Itamar Ribeiro. A nova regra deverá entrar em vigor já a partir desta semana.

Durante seu pronunciamento o vereador Fredim denunciou que a Prefeitura está racionando água mineral. Segundo o vereador a compra de água que é fornecida para o consumo dos funcionários foi reduzido pela metade. Outra denuncia feita pelo vereador foi relacionado ao transporte de água potável pelos carros pipas. Segundo ele (Fredim), esse trabalho é feito de forma irregular e boa parte da água transportada fica pelo meio do caminho. "A prefeitura está muito caro por esse serviço que deveria ser fiscalizado", alertou o vereador Fredim.

terça-feira, 18 de março de 2014

Senador Eunício Oliveira vai acompanhar Dilma Roussef

O senador Eunício Oliveira acompanha, nesta quarta-feira (19), dia de São José, a presidente Dilma Rousseff em visita ao Ceará. O peemedebista foi convidado pessoalmente pela presidente, em uma ligação na tarde desta segunda-feira.
Dilma afirmou fazer questão da presença de Eunício na caravana que sairá de Brasília no início da manhã de quarta. Na agenda da Chefe de Estado, além da entrega de tratores e implementos agrícolas no Parque de Exposições Governador Cesar Cals, também liberação de recursos do projeto São José, no município de Sobral.


Com informações, Roberto Moreira

Prefeito Veveu vai receber a presidente Dilma Roussef

O Prefeito Veveu receberá a Presidente Dilma e o Governador Cid em Sobral, a partir das 16h desta quarta-feira (19), no Parque de Exposições João Passos Dias. Na ocasião, também serão liberados 363 projetos de abastecimento d'água para o Ceará. Serão beneficiadas 19.075 famílias com investimento de R$ 85,5 milhões.

 Pelo Projeto São José III serão autorizados também R$ 20 milhões para início das obras de 30 projetos de abastecimento d'água com esgotamento sanitário e para 13 projetos de reuso de água, que vai beneficiar mais de 3 mil famílias cearenses.

Domingos Filho assume Ministério da Integração

O governador do Ceará, Cid Gomes, desembarcou em Brasília nesta terça-feira (18), por volta das 12h, para uma reunião com o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante. A pauta central do encontro é a definição da vaga no Ministério da Integração. A presidente Dilma Rousseff tem pressa na definição da Reforma Ministerial.
O interino Francisco Teixeira está entre os mais cotados para ficar com o cargo, mas o vice-governador Domingos Filho surgiu como concorrente. Cid e Mercadante têm encontro marcado para bater o martelo sobre o futuro da pasta.

Domingos Filho teve seu nome lembrado pelo jornal Correio Braziliense hoje, como alternativa ao jogo de xadrez do governador Cid Gomes. A medida daria mais espaço para Cid apoiar o nome de Zezinho Albuquerque, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, ao Palácio da Abolição.

Com informação cearanews7.

Mais uma pessoa morre por demora no atendimento hospitalar em Sobral

O vereador do PMDB de Sobral Júnior Balreira esteve na tribuna da Câmara de Sobral, na sessão de segunda-feira, e começou falando que luta que vem travando para levar água de boa qualidade para diversas localidades da cidade. Na sequencia reclamou da situação do IML, reforçando o que o vereador Gegê Romão já havia denunciado e disse que a situação na parte externa do IML já demonstra que o prédio está em abandono.

Outro tema debatido pelo vereador do PMDB, foi o atendimento oferecido pela saúde de Sobral. Contou um fato em que envolve uma senhora, que foi lavada para um hospital particular e que por dificuldade financeira e pelo fato da paciente necessitar de uma internação em uma Unidade de Tratamento Intenso (UTI). A família buscou no período do Carnaval internação em um dos hospitais público; Regional, Santa Casa e Hospital do Coração. A vaga disponibilizada a paciente foi no hospital do coração, que para permanecer internada a família teria que disponibilizar um valor de R$ 15 mil, valor considerado um absurdo para quem buscava atendimento em um hospital público. De volta ao hospital particular a paciente só poderia ficar internada se a família pagasse R$ 7.500,00 e mais o traslado feito na ambulância. A família conseguiu uma internação do setor de alta complexidade da Santa Casa de Misericórdia, e de lá quando saiu já estava morta. 

Prefeito Veveu promete acabar com os vendedores de espetinhos

Foto: Via - Vaumirtes Poeta
Na política de erradicar a pobreza, o prefeito de Sobral Veveu Arruda, promete investir pesado, e acabar com os vendedores de espetinhos, que ocupam os logradouros da cidade. Segundo o vereador Gegê Romão que levou o assunto à Câmara de Vereadores, essa profissão é considerada de alto risco e a secretária Gisela Gomes, promete retirar das ruas de Sobral este tipo de vendedor ambulante, bem como outros que insistirem em vender produtos que usam fogo ou gás de cozinha, e que estão expostos nas calçadas e praças da cidade. A prefeitura, já tentou, mas até agora não conseguiu, impedir que os donos de bares coloquem mesas nas calçadas impedido a passagem de pedestres.

A prefeitura também tentou, mas não conseguiu impedir a venda de vísceras de animais em bancas nas calçadas e canteiros centrais das principais avenidas. A prefeitura tentou, mas não conseguiu impedir que o leite in natura fosse vendido em garrafas pets em pontos de venda da cidade. A prefeitura tentou, mas não conseguiu concluir as obras de internalização do Centro Histórico. A prefeitura tentou mas não conseguiu concluir a obra da Vila Olímpica. A prefeitura tentou, mas não conseguiu implantar na cidade a montadora de ônibus e carrocerias. A prefeitura tentou, mas não conseguiu trazer um novo aeroporto para a cidade. A prefeitura tentou, mas não conseguiu construir o Porto Seco. A prefeitura tentou, mas não conseguiu construir o Jardim Botânico, na área do IBAMA. A prefeitura tentou, mas não conseguiu implantar o saneamento básico do distrito do Jaibaras. A prefeitura tentou, mas até agora não conseguiu construir a adutora do distrito do Jordão. A prefeitura...

Três vereadores vão a tribuna da Câmara de Sobral

Os vereadores de Sobral voltaram mais uma vez a criticar os equipamentos de prestação de serviço à população. Depois de ser criticado, que não havia ouvido a outra parte na hora de denunciar descaso do IML, pelo ex-vereador Ismerino Mendes, Gegê Romão voltou a tribuna do Plenário 5 de Julho e mostrou que tudo que havia denunciado era real e não teria sido “criado”, pelo parlamentar do PRB de Sobral. 

O vereador Gilmar Bastos, também demonstrou indignação nas críticas feitas por uma pessoa ligada ao Gabinete do Prefeito Veveu Arruda que mandou os vereadores sobralense trabalharem mais pelo município, em vez de estar apenas apresentando requerimentos. “O nosso papel é fiscalizar. Se estão mandando a gente trabalhar mais, vamos fazer o nosso papel e denunciar o que está acontecendo de errado”, desabafou, Gilmar Bastos. 

Júnior Balreira (PMDB), também foi a tribuna e denunciou descaso na área da saúde, com foco voltado para o Hospital Regional Norte e Santa Casa de Misericórdia. “Se for paciente do SUS, a Santa Casa não atende, mas se tiver dinheiro o atendimento é agilizado”, disse Júnior Balreira. Júnior disse ainda que gente morrendo nas filas de atendimento do Hospital Regional Norte.

"Vamos de camisa verde neste final de semana"

Os dois mais famosos políticos do estado do Ceará, Cid Gomes (Governador) e Eunício Oliveira (Senador), apareceram em seus eventos políticos, usando uma camisa verde. Eunício Oliveira comandou o encontro do PMDB, na cidade de Croatá, distante 130 Km de Sobral. Cid Gomes, comandou uma cavalgada na localidade de Torto, região de sua cidade natal. Alguém explica isso! 



segunda-feira, 17 de março de 2014

Delegado é assassinado no Ceará numa tentativa de assalto

Uma tentativa de assalto terminou em morte na madrugada desta segunda-feira (17). O delegado cearense Lucas Craveiro Alves, 32, foi assassinado no bairro Guararapes. O crime aconteceu por volta das 3h30, e de acordo com a Polícia Militar, a vítima retornava para o veículo após sair de um restaurante, quando foi abordado pelos assaltantes. 
O delegado reagiu e foi atingido com seis tiros. A vítima ainda chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. Lucas Craveiro trabalhava como delegado na Polícia Civil de Piauí e sempre vinha à capital cearense nos finais de semana

Presidente Dilma estará em Sobral dia 19, quarta-feira

A Presidente da República Dilma Roussef vem a Sobral, na quarta-feira,19, dia de São José, Padroeiro do Ceará. O evento em Sobral está marcado para às 16h, no Parque de Exposição, onde vai anunciar a liberação de mais de R$ 200 milhões para cisternas, sistemas de abastecimento, módulos sanitários, kits de irrigação entre outras ações.
 
Antes da visita a Sobral, a Presidente estará em Fortaleza, às 10h, na companhia do governador do estado Cid Gomes e do Senador Eunício Oliviera. Em Fortaleza, serão entregues 172 máquinas agrícolas para 142 municípios. 

Lateral esquerdo Zeca continua no Guarany

Apesar de alguns blog anunciar que o jogador, lateral esquerdo Zeca, já pertencer a um clube pernambucano, na CBF o atleta ainda está inscrito como jogador do Guarany de Sobral. David da Silva Lima, 23 anos, é destaque no time sobralense e já foi pretendido por dois clubes um pernambucano é um cearense, que seria o Icasa, que este disputará mais uma vez, o Brasileirão - Série B. Segundo informações extra-oficiais o salário do atleta com o "Cacique do Vale" é de R$ 7 mil, o clube pernambucano oferece três vezes mais.

Eunício diz que votará na Dilma para Presidenta da República


O Senador Eunício Oliveira, chegou a cidade de Croatá na manhã do último sábado, 15, bastante animado para participar de mais um encontro do PMDB. Cercado por um batalhão de repórteres, Eunício respondeu que aquela reunião não se tratava de um lançamento de campanha e sim de uma reunião partidária, mas deixou transparecer que pretende fazer um grande encontro quando for para definir a chapa do seu partido, que irá concorrer as eleições deste ano. Disse que pretende manter-se na aliança liderada pelo governador Cid Gomes. “Aqui não se trata de um lançamento de campanha. Acho que quando for para realizar a convenção vai ter que ser no estádio onde irão acontecer os jogos da Copa do Mundo”, disse Eunício Oliveira se referindo ao estádio Arena Castelão.

Ao ser perguntado se vai manter a aliança com o Partido dos Trabalhadores, Eunício Oliveira assegurou que sim. “Claro que a aliança será mantida. O PMDB do Ceará vota na Presidenta Dilma. O projeto para as próximas eleições será encabeçado pela presidenta Dilma e pelo ex-presidente Lula”, disse Eunício no meio da entrevista. Que contou com representantes de 11 partidos entre deputados estadual e federal, vereadores e prefeitos da região.

Ao ser indagado pelo Blog Wilson Gomes, qual nome o PMDB, escolheria para o Senado Federal, entre Luiziane Lins, Inácio Arruda e Tasso Jereissati, Eunício respondeu que essa decisão quem vai tomar é o povo do Ceará, e não o PMDB. Teceu um comentário sobre a ex-prefeita de Fortaleza, a petista Luiziane. “Pode quem quiser dizer que a Luiziane não foi uma boa gestora,isso pode, mas ninguém poderá dizer que ela não cuidou dos pobres, que não é honesta depois de passar oito anos como prefeita de Fortaleza. Então não somente ela, mas também o José Pimentel e outras lideranças já se manifestaram qual o interesse que eles têm pelo estado do Ceará”, destacou Eunício Oliveira, revelando que o interesse que eles têm é que tudo de bom que aconteça seja dividido com o povo do Ceará.




Guarany vence e encosta no líder Fortaleza

O Guarany de Sobral assume isoladamente a segunda colocação no Hexagonal do Cearense 2014, após a vitória de virada em cima do "Leão do Mercado". O gols do Cacique do Vale foram marcados por Gugu e Thiago Furlan. O jogo foi realizado debaixo de chuva no segundo tempo, que banhou o estádio do Junco. Agora o Guarany de Sobral se prepara para jogar duas partidas fora de seu domínio, contra o Ceará na Sexta-feira, 21, no estádio Arena Castelão e no domingo contra o Fortaleza, no estádio do PV. Depois o Guarany volta para Sobral onde irá enfrentar o Icasa e depois retorna para Horizonte onde vai enfrentar o time local, na última rodada. O Fortaleza venceu o Icasa, por 3 a 0 e o Ceará aplicou uma goleada no Horizonte por 5 a 1. Após a rodada do domingo, Fortaleza - 14 pontos ganhos; Guarany - 12 PG; Ceará - 9 PG; Horizonte 7 PG; Icasa - 4 PG e Guarani - 4 PG. No Campeonato Cearense Sub-20, o Guarany sob o comando do Teco-teco, perdeu para o Estação por 2x1, no campo do Antony Costa.

domingo, 16 de março de 2014

Estado de saúde de Renato Aragão é estável, diz cunhado, no Rio

O humorista Renato Aragão, de 79 anos, passou a noite bem e seu estado de saúde é estável, informou o cunhado Reivaldo Taranto às 12h deste domingo (16). O artista deu entrada no hospital Barra D'Or, na Zona Oeste do Rio, depois de se sentir mal na manhã deste sábado (15). Ele teria passado mal após a festa da filha [Livian Aragão], na noite de sexta (14), com uma crise. 

Intérprete do personagem Didi, que completou 50 anos em 2010, o ator foi nomeado embaixador da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Além do trabalho na televisão, Renato Aragão já fez mais de 40 filmes. Parte deles com os amigos do grupo "Os Trapalhões", que deixou de ser produzido em 1995 após 18 anos de existência.

Guarany de Sobral poderá assumir a liderança do Hexagonal



O Guarany de Sobral poderá assumir a liderança do Hexagonal do Campeonato Cearense de 2014, na tarde deste domingo quando jogará dentro do Junco, contra o Guarani de Juazeiro. Para conquistar a cobiçada posição o time de Sobral, precisa apenas vencer o jogo e torcer para que o Fortaleza não vença o Horizonte. O jogo no estádio do Junco começa às 16h. Avelar Rodrigo apita, com assistências de Carolina Romanholi e Franco Weber.

Depois de enfrentar o Guara(Ju) o Bugre sobralense vai a capital e na sexta-feira, 21, joga no Castelão contra o Ceará e no domingo, 23, enfrentará o Fortaleza, do Presidente Vargas.


Encontro do PCdoB em Fortaleza reforça postura pela reeleição de Inácio Arruda

Encontro do PCdoB em Fortaleza realizado no sábado, 15, reforçou postura do partido pela reeleição de Inácio Arruda (PCdoB) ao Senado Federal. Presente no encontro, o presidente nacional da legenda, Renato Rabelo, destacou apoio dos comunistas também à reeleição de Dilma Rousseff (PT) e cobrou diálogo entre partidos da base aliada sobre chapas majoritárias no Estado.

“Vamos dialogar até o último momento, procurar o governador e demais partidos para mostrar que nosso apoio pela reeleição do Inácio é prioridade, que a base da Dilma deve se unir em torno disso”, disse. Na tarde de hoje, o líder deve ter reunião com o governador Cid Gomes (Pros) sobre o processo eleitoral no Estado.

Atualmente, candidatura de Inácio esbarra na falta de apoio do PT, que planeja lançar o deputado José Guimarães (PT) ao cargo. Em evento realizado também no sábado em Crateús, lideranças petistas classificaram como “crucial” candidatura do partido ao Senado. “É impossível o PT não ter uma posição de destaque na chapa majoritária aqui no Ceará”, diz Guimarães.

O interesse petista acaba por isolar Inácio, uma vez que o partido é aliado prioritário de Cid no Estado. Pesa contra Inácio ainda fragilidade de sua votação em candidatura à Prefeitura de Fortaleza em 2012. Na ocasião, ele teve 22,8 mil votos, acumulando 1,82% dos votos.

Quixadá abre segunda etapa de painéis do Projeto Setores Portadores de Futuro

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), tendo à frente o Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (INDI), realiza a segunda série de painéis com especialistas do Projeto Setores Portadores de Futuro para o Ceará, no interior cearense e também na região metropolitana de Fortaleza (RMF),  entre os dias 18 e 28 de março. O painel da mesorregião dos Sertões abrirá a segunda fase do projeto e será realizado em Quixadá no próximo dia 18 de março, no Vale das Pedras Hotel. 

Participarão, aproximadamente, 40 representantes dos setores produtivos, governo, academia e terceiro setor. Depois dos Sertões, serão realizados painéis na mesorregião Noroeste (Sobral), no próximo dia 20 de março, Mesorregião Norte (São Gonçalo do Amarante), dia 26 de março, encerrando na Mesorregião RMF (Fortaleza), dia 28 de março. Em maio, será divulgada a publicação com os setores e áreas estratégicas escolhidas em todas as sete mesorregiões.

O Projeto Portadores do Futuro quer construir uma visão de futuro para a indústria cearense, em um horizonte temporal de dez anos, mapeando as atividades produtivas alinhadas às tendências tecnológicas mundiais, de modo a contribuir com o desenvolvimento econômico do estado.  O Ceará é primeiro do Nordeste, terceiro do país, a aplicar a metodologia do Projeto Setores Portadores de Futuro, desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).

Estação da Juventude foi um pedido da vereadora Cristianne Coelho

O Prefeito de Sobral Veveu Arruda inaugurou na semana que passou a Estação da Juventude. Este equipamento, vem atender um requerimento da vereadora do PT, Cristianne Coelho. A Estação de Juventude funciona no bairro Novo Recanto 2, e oferece ao jovens daquela região, oportunidade por meio de serviços de inclusão social, através de oficinas da capacitação profissional e inserção produtiva, formação cultural, espaço de convivência de esporte, lazer, ale´m de reforçar a identidade cultural e a história da comunidade. A Estação da Juventude será administrado pelo coordenador Especial de Políticas Públicas de Juventude Igor Bezerra.


"Medo é um sentimento que o rio Salgado levou da minha vida"

O PMDB do Ceará realizou na cidade de Croatá, região da Ibiapaba, o X encontro regional da sigla. Foi considerado pelos organizadores como um dos maiores encontros regionais pelo grande número de deputados, prefeitos, vereadores (Capital e Interior) e militantes partidários. Em seu discurso, o Senador Eunício Oliveira, reforçou o desejo ser candidato a governo do estado, quando relatou um fato de sua infância em um dos momentos em que esteve na companhia de seu pai. “Certa ocasião, em que havia chovido forte na região de Lavras da Mangabeira, o rio Salgado estava coberto de um balseiro e meu pai tirou minha roupa colocou dentro de uma cumbuca de disse: bata as mãos e os pés, e faça a travessia se não as piranhas vai comer aquele bichinho. E aí eu consegui fazer a travessia. E agora estou tentando fazer uma outra travessia, a do meu partido, de ser governador do estado do Ceará”. Disse.
“Meu Deus do céu, quem teve a coragem de sair de casa aos 12 anos de idade, calçar sapato aos 10, vai ter medo de fazer esta travessia, se for esse o desejo do povo cearense?, disse o Senador Eunício, acrescentando que; “medo é um sentimento que o rio Salgado levou juntamente com um balseiro daqueles para o meio do mar e nunca mais voltou para a minha vida”. Completou.



Tem sido assim: Vereador discursa na tribuna, para um plenário vazio em Sobral

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) -  Tem sido bastante comum, e porque não dizer com muita frequência, na Câmara de Vereador...