sábado, 21 de novembro de 2020

Com janela de inscrições fechada, Ceará e Fortaleza seguem com elencos até fim da Série A


O período de inscrições na Série A do Brasileiro chegou ao fim. Os esforços de Ceará e Fortaleza no mercado foram encerrados ontem, no último dia para novas contratações. Assim, os elencos atuais seguem até o fim da competição, em fevereiro de 2021, apenas com possibilidade de novas perdas para as comissões técnicas: há atletas com vínculos encerrados em dezembro. 

O desafio é administrar os atletas e seguir com padrão técnico e tático mesmo em cenário adverso: crescimento de casos de Covid-19 no futebol nacional e maratona de jogos. As carências dos elencos até foram diagnosticadas, mas o cenário de contratações era repleto de dificuldades.

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Medicina UNINTA é excelência no ENADE


O Curso de Medicina do Centro Universitário Inta (UNINTA), conquistou conceito de excelência, referente à edição 2019, no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), a nota 04, a segunda maior que pode ser alcançada na avaliação. A divulgação do resultado dos indicadores de curso foi feito pelo Ministério da Educação (MEC). 

O ENADE avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. 

A nota foi muito comemorada pelo corpo docente, e em sua fala, o Coordenador do Curso, Dr. Klauber Roger, “ estamos verdadeiramente felizes com essa nota 4. É a nossa primeira avaliação do ENADE. Essa nota avalia o produto final, o produto que entregamos, que é a qualidade do profissional que estamos formando. A avaliação positiva é um resultado de um trabalho que envolve múltiplos atores, que envolve a instituição. O Centro Universitário Inta (UNINTA) ao longo desses anos, tem feito todo esforço de oferecer aos estudantes a maior qualidade possível, temos colocado a excelência como o nosso maior propósito. Além, de termos a colaboração de um corpo docente qualificado, comprometido e muito envolvido em alinhar essa qualidade”, destaca. 

O que é o Enade?

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004. O objetivo do Enade é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação. 

Medicina UNINTA – Melhor nota de reconhecimento do Brasil 

O curso de Medicina do UNINTA é o primeiro curso privado desta área na região norte do estado. Desde sua implantação, a qualidade da graduação vem sendo atestada não só pelo meio acadêmico, mas pelo Ministério da Educação (MEC), que reconheceu o curso com a nota máxima em sua avaliação. Desde o quadro de professores até a estrutura, os estudantes podem contar com um ensino de excelência para conquistar seus objetivos profissionais na área. 

PROCESSO SELETIVO DE MEDICINA 2021.1 

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo para ingresso no curso de Medicina. A seleção para o semestre 2021.1 é online e consiste no aproveitamento da nota do ENEM. As inscrições já estão disponíveis no site. 

Os candidatos poderão concorrer utilizando sua melhor nota do ENEM a partir da edição 2017, sem a necessidade de realizar uma nova prova ou mesmo se deslocar para Sobral na fase de inscrição. 

Todas as informações referentes ao processo seletivo podem ser consultadas no edital. 

Inscreva-se em: uninta.edu.br/site/medicina/

As curtas do BLOG WILSON GOMES

1-  Após o pleito municipal, em Sobral, começa uma nova disputa, a presidência da Câmara de Vereadores. Paulão, Rogério Arruda e Camilo Motos, estão na lista dos querem a vaga, que é ocupada por Carlos do Calisto. 

2- Com 97% de execução, as obras de reforma e ampliação da Escola de Saúde Visconde de Sabóia estão em fase de finalização. Ao todo são 1.515,40 m² de área construída. A previsão é que o equipamento seja inaugurado em dezembro.            

3- O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará faz, nesta sexta-feira (20), a geração das mídias de Fortaleza e Caucaia para o segundo turno. Na operação, são copiados para os cartões de memória usados nas urnas eletrônicas os sistemas e os dados necessários para o pleito.


Mais um óbito e novos casos de covid-19 registrados no Crato


A Secretaria de Saúde do Crato, região do Cariri, confirmou na quarta-feira, 18, um caso de óbito por covid-19. Segundo a nota, a vítima, um homem de 73 anos, que estava internado no Hospital São Francisco.

Até a noite de quinta-feira, no Crato, foi notificado 23.198 pacientes, sendo 14.861 casos descartados. 7.826 pessoas diagnosticadas com a infecção.

A Secretaria de Saúde informou que, 7.591 já estão recuperados e três internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Outros 139 casos em tratamento domiciliar e 103 óbitos por covid-19 foram registrados em Crato.

 

Estude com FIES: estudantes têm até a próxima semana para financiar a graduação no UNINTA ou na FAL


Encerram na próxima sexta-feira (27) as inscrições para adesões ao Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) através das vagas remanescentes, para começar a estudar em 2021 em uma das instituições da mantenedora AIAMIS: Centro Universitário Inta (UNINTA), Faculdade Alencarina de Sobral (FAL) ou Faculdade Uninta Sobral. Há vagas para todos os cursos, exceto Medicina.

Poderão se candidatar os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) entre 2010 e 2019, e obtiveram média igual ou superior a 450 pontos nas provas objetivas, além de uma nota diferente de zero na Redação. As inscrições ocorrerão, exclusivamente, por meio do site oficial do FIES.

Estude com FIES

Com o FIES, o estudante poderá financiar até 96% da graduação. Os alunos com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos terão taxa real zero de juros. O valor financiado deverá ser pago somente após a conclusão do curso, de forma parcelada, levando em conta a renda do contratante.

Ceará tem agora foco único na Série A, objetivo maior do ano


O Ceará tem 100% de dedicação à Série A do Brasileirão a partir de agora, após a eliminação nas quartas de final da Copa do Brasil, na quarta-feira (18), contra o Palmeiras. A maratona de jogos continua até fevereiro, porém com intervalos maiores entre os duelos de dezembro e de janeiro. A oportunidade que o técnico Guto Ferreira almejava para treinar a equipe sem a pressão de confronto no meio da semana.

Desde a retomada do futebol no Ceará, no dia 13 de julho, o maior período sem jogos do grupo foi entre 12 e 16 de outubro, devido ao embate adiado contra o São Paulo, pela 16ª rodada. Depois do confronto contra o líder Atlético/MG neste domingo (22), às 16h, o compromisso na quarta-feira (25) é justamente contra o Tricolor paulista pela rodada atrasada, às 19h15.


Com informações, Diário do Nordeste.

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Cidade Pacujá, Norte do Estado, elege o prefeito mais jovem do Ceará


Raimundo Filho (PDT), foi eleito, nas eleições municipais deste ano, prefeito de Pacujá, Região Norte do Ceará, para os próximos quatro anos. Formado em Engenharia Civil, Raimundo Filho tem apenas 23 anos, sendo o prefeito eleito mais jovem que irá assumir no primeiro dia de janeiro de 2021. 

Ele obteve 52,80% dos votos válidos e fazia parte da coligação “O Novo Com a Força do Povo”, formado pelo PDT e PSL. O vice, Zé Antônio, tem 41 anos. Raimundo é filho de dois ex-prefeitos de Pacujá, Raimundinho Caburé e Lucivane, e conta com um irmão na Câmara dos Vereadores, Luciray Jefferson.

 

Oito prefeitos eleitos no Ceará correm risco de não assumir mandato


Pelo menos oito candidaturas eleitas, no pleito do último domingo (15), para comandar prefeituras do Ceará ainda terão de resolver pendências na Justiça Eleitoral até a data da diplomação em dezembro. 

Em Viçosa do Ceará, foi reeleito Zé Firmino (MDB) com 51% dos votos. A Justiça, porém, ainda vai julgar o caso do prefeito que está respondendo por abuso de poder político. 

No município de Missão Velha, Dr. Washington (MDB) foi eleito para voltar ao comando municipal depois de receber 51,36% dos votos. Lá, a indefinição é em relação à reprovação das contas do gestor quando ocupava o mandato de prefeito. 

Já em Pedra Branca, Antônio Gois (PSD) foi eleito com 29,71% dos votos na disputa pela Prefeitura. De acordo com o processo, o pedido de registro de candidatura foi alvo de impugnações do Ministério Público Eleitoral e da coligação opositora ao pontuar que o ex-gestor, quando governava a cidade, apresentou pedido de renúncia do mandato, em 2019, “para evitar cassação em procedimento instaurado no Legislativo Municipal”. O recuo está previsto em trecho da legislação sobre inelegibilidade. 

James Bel (PP) foi eleito para administrar o Município de Martinópole com 50,08% dos votos. O prefeito eleito ainda espera julgamento final do caso dele. O Ministério Público Eleitoral recorreu da decisão do TRE-CE que havia deferido a candidatura. 

Já em Frecheirinha, Helton Luis (PDT) foi eleito com 52,64% dos votos. A candidatura, apesar de deferida no site do TSE, foi revisada devido às contas reprovadas do então candidato que já governou a cidade em outras três oportunidades. 

Em Senador Sá, o cenário de impedimento não é ligado diretamente ao cabeça de chapa, Bel Junior (PP), que foi eleito com 58,15% dos votos. O candidato a vice na chapa, José Vilane (MDB), é quem precisa resolver a pendência. Quando presidente da Câmara, ele autorizou aumento salarial para os colegas vereadores. O TRE-CE entendeu que o episódio se enquadra em improbidade administrativa. 

O caso que ganhou maior repercussão nesta semana é o de Juazeiro do Norte, com a eleição de Glêdson Bezerra (Podemos). Eleito com 38,18% dos votos, o prefeito eleito vai explicar na Justiça sobre os questionamentos da desincompatibilização dele do cargo de Policial Civil. A legislação eleitoral estabelece prazo para que o servidor se desincompatibilize do cargo para concorrer. 


Com informações, Diário do Nordeste.

FALHA NOSSA! Prefeitura de Sobral asfalta buraco?

 


A cena de que a Prefeitura de Sobral asfaltou um buraco pode ser vista no início da avenida Cleto Ponte, no bairro do Junco. Equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE), esteve no local para fazer ligação de água. Como buraco foi fechado sem a compactação do terreno, a equipe de reparo da prefeitura foi lá colocou asfalto. Como o terreno cedeu ficou um buraco asfaltado. O motorista desatento pode sofrer acidente.

UNINTA começa a ofertar Serviço de Psicologia Aplicada para a comunidade


O Centro Universitário Inta (UNINTA) passa a ofertar de forma gratuita o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA). A iniciativa que teve início nessa quarta-feira, 18 de novembro, busca promover a saúde mental através de atendimentos psicológicos para crianças a partir de 5 anos, adolescentes, adultos e idosos. 

O SPA contará com estagiários do curso de Psicologia, supervisionados por professores experientes na teoria e prática, além do acompanhamento direto de dois psicólogos, sendo um responsável acadêmico e outro responsável técnico. O funcionamento será de segunda a quinta-feira, nos turnos manhã e noite, e na sexta-feira, nos turnos manhã e tarde. 

Para agendamentos de consultas, os interessados podem entrar em contato por meio do telefone (88) 99209-2178. O serviço está localizado na Rua Dr. Arimatéia Monte e Silva, 317, atrás do Centro de Convenções, em Sobral.

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

A SAGA DE OSCAR RODRIGUES: Por Silveira Rocha


Que Oscar é esse, que saiu de seu gabinete de reitor e foi para as ruas, enfrentando riscos de contaminação, enfrentando o sol e a poeira do vento, simplesmente pela vontade de servir ao povo oprimido, a essa parcela de cidadãos, que lhe deu mais de 45 mil votos, numa campanha de dois meses, enfrentando uma oligarquia de mais de 24 anos. Sobral provou que quer mudar e que vai continua com esse desejo inflamado, gritando por igualdade e coragem de ser feliz.

Quem é esse Oscar que encantou as crianças, jovens, famílias inteiras e comunidades, que foi de casa em casa, até ser impedido pela justiça. Não fosse a paralisação súbita, ele teria avançado mais e conquistado mais. Oscar, o grande guerreiro, volta à lida normal, vai continuar cuidando dos seus muitos empreendimentos em Sobral, Itapipoca, Umirim e Tianguá. O seu povo, o povo que confiou nele e a ele deu seu voto, toda gratidão será pouca. A vitória não veio por completo, mas valeram os momentos inesquecíveis de uma campanha linda, dos encontros diários com as pessoas, dos sorrisos e abraços...Vai bater saudade.

O Dr. Oscar entrou na política, gostou do que fez e se diz feliz em ter oferecido seu nome para a disputa. Sobral é soberano, o povo é soberano. A vida continua, o tempo não para e Deus permanece protegendo a todos.

PARABÉNS DR. OSCAR.

Ceará precisa reverter grande vantagem do Palmeiras para avançar

 


O Ceará precisa de uma reação histórica nesta quarta-feira, para se classificar à semifinal da Copa do Brasil, diante do Palmeiras, na Arena Castelão. A partir das 19 horas, começa a árdua missão alvinegra de buscar os três gols de desvantagem levados no jogo de ida e forçar pelo menos a disputa de pênaltis. A tarefa é uma das mais difíceis, mas, se acontecer, já será a maior virada alvinegra na Copa do Brasil, se tornando um feito histórico não só do clube, como da competição nacional.

A missão, antes quase impossível, se torna mais acessível para o Ceará com os vários desfalques do adversário: 15 infecções de atletas por Covid-19 confirmadas nos últimos dias (Matías Viña, Gabriel Veron e Gabriel Menino, Gustavo Scarpa), entre outros, além de desfalques por lesão ou por convocação para suas seleções durante as Eliminatórias.

Apesar da equipe paulista ainda ter à disposição peças de qualidade, o Alvinegro conta com o retorno do meia Vina, recuperado da Covid-19.


Com informações, Diário do Nordeste.

 

 

Processo Seletivo 2021.1: Conheça a Campanha de Indicação Premiada da FAL


 Faculdade Alencarina de Sobral (FAL) lança mais uma edição da campanha “Indicação Premiada’’. A ação tem a finalidade de incentivar indicações para as vagas do Processo Seletivo 2021.1. A cada  candidato regularmente matriculado, o indicante ganha um prêmio de R$100,00 em dinheiro. 

Nesta edição, além dos estudantes e funcionários, qualquer pessoa pode participar da campanha. No ato da indicação, o participante da campanha deverá comparecer à secretaria da FAL com o amigo indicado ou encaminhar para e-mail secretaria.academica@faculdadealencarina.com.br e informar os dados do aprovado para efetuar a matrícula no semestre 2021.1.

Consulte o Edital (https://bit.ly/Indicacao_Premiada_FAL/) para mais detalhes sobre a ação. As inscrições podem ser feitas online, através do endereço eletrônico www.vemprafal.com.br/site/processos-seletivos/. As dúvidas também podem ser direcionadas para a Secretaria Acadêmica da FAL, no telefone (88) 99218.5784.

terça-feira, 17 de novembro de 2020

NOTA DE AGRADECIMENTO DO CANDIDATO IVAN FROTA

O candidato a vereador para Câmara de Sobral, radialista Ivan Frota, aproveitado o ensejo pós-eleição está agradecendo a todos que fizeram parte dessa caminhada rumo a uma Câmara Municipal com mais dignidade e com ações verdadeiramente voltadas para a população. 

“Como candidato a vereador quero agradecer aos sobralesenses que abriu a porta de sua casa, o vidro de seu carro, que tirou um tempinho no cruzamento das ruas para me escutar e ouvir minhas propostas. Nessa caminhada rever amigos como você, me deixou satisfeito, com uma esperança renovada e um espírito de vencedor. Outras batalhas virão! - Obrigado meu Sobral.” Destacou Ivan Frota, acrescentando que; A luta não para!

Prefeito Ivo Gomes chama dona da Fábrica Coelho de "Bandida"


 Quem achava que o prefeito Ivo Gomes, iria mudar o rumo da prosa após declarado reeleito se enganou. Em sua primeira,  entrevista 
na manhã de segunda-feira, 16, pós eleição, e ser declarado reeleito como prefeito de Sobral, Ivo Gomes comentou e sobre a saída da Fábrica Coelho da cidade de Sobral. “Essa mulher dona da Fábrica Coelho é uma bandida. A dona Marieta Ramos é uma bandida...” Disse durante a entrevista ao radialista Betto Guerra - Coqueiros FM e fez questão de repetir a palavra 'bandida' por diversas vezes, que ao final disse que "quer ela vá embora que não faz falta..."

Primeira relação dos vereadores não eleitos em Sobral

 Socorrinha Brasileiro  PDT 2.105 

Igor Bezerra PDT 2.040

Dr Junior Balreira MDB 1.570 

Hermenegildo  MDB 1.504 

Alessandra Ponte PDT 1.472

Pastora Izelda PDT 1.433

Sargento Ailton  MDB 1.420 

Herginaldo Prado  MDB 1.400 

Jalis Gomes  PSB 1.398

Francion Alcantara MDB 1.285 

Roberio Cavalcante MDB 1.257

Dr Estevão  PSB 1.255

Sávio Baia PDT 1.213

Mael PSB 1.119

Cabo Berg PSL 1.101

Ediene Portela  PSL 1.026

Gege Romão  MDB 979

Wostin Rodrigues  PSB 957

Jocier Cruz  PSL 932 

Pastor Erivan Felix MDB 925

Wellington Macedo  MDB 865

Kaka Linhares PDT 852

Gilmar Bastos PSB 791

Dr Wellington Vasconcelos MDB 779

Ulysses Magalhaes  MDB 769

Paulo Flor  PT 754

Conceição Cavalcante PDT 716 

Marciano Guerreiro  PSB 676 

Ivna  PC do B 654

Junim do Povo PT 652

Galdêncio PDT 638 

Silvio Avila MDB 625 

Chiquinho PT 617

Guarda Edinaldo PSL 570


segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Árvore cai e impede a passagem na Serra do Jordão, em Sobral


 Uma árvore que caiu nesta manhã de segunda-feira, 16, está impedido o tráfego de pessoas e veículos na serra do Jordão, município de Sobral. Os motoristas que foram surpreendidos com à cena aguardam providências.

CONFIRA OS VEREADORES ELEITOS EM SOBRAL

Zé Vitor MDB 4.226

Marlon Sobreira PSB 3.461

Itamar Ribeiro PDT 3.428

Roque Hudson PDT 3.283

Carlos do Calisto PDT 2.975

Mario Vicktor MDB 2.911

Aleandro Linhares PDT

 2.831

Cumpady Bony PS2.793

Chico Joia MDB 2.677

Fransquinha do Povo  MDB 2.637

Rogério Arruda PDT  2.556

Micheline Ibiapina MDB 2.345

Camilo Motos PDT 2.280

Paulão  PDT 2.230

Sandra Arcanjo PDT 2.107

Tiago Ramos MDB 1.966 

Ajax Cardozo PSB 1.942 

Johnson MDB 1.861

Apóstolo Jander PSB 1.439

Professor Cleiton Prado  PSL 1.148

Raimundo Carneiro  PT 783

 

NOTA DE AGRADECIMENTO DE OSCAR RODRIGUES


"Obrigado a todos que fizeram parte da nossa caminhada rumo a uma cidade com mais dignidade, emprego, segurança e saúde para a nossa população.

Como candidato a prefeito, tive José Vital não só como vice, mas como um verdadeiro prefeito-adjunto em cada visita e caminhada, ao meu lado e ao lado dos vereadores de nossa coligação.

A luta não para! 

Acredito que Sobral precisa de um governo do povo para o povo. E essa é uma das minhas missões de vida.

Vou continuar contribuindo com as famílias sobralenses, com a sociedade como um todo: gerando empregos, e consequentemente melhores condições de vida para o nosso povo. 

Força, fé e coragem!"

domingo, 15 de novembro de 2020

Candidato do PDT Ivo Gomes vota no Farias Brito

 

O prefeito e candidato a reeleição pelo PDT Ivo Gomes já compareceu no início da tarde deste domingo, no Colégio Farias Brito para votar. Acompanhado da candidata a vice Christianne Coelho, e de apoiadores Ivo Gomes seguiu direto para o local de votação e sempre para evitar aglomerações. 

Candidato do MDB Oscar Rodrigues já votou no Sesi


 O candidato do MDB de Sobral, Oscar Rodrigues, votou por volta das 10h no Sesi. Momento em que o candidato, acompanhado do seu vice, Zé Vital e do deputado federal Moses Rodrigues, descia a rampa do Sesi, próximo Centro de Convenções. Foi muito rápido a votação. (Foto: Jorge Alves).

Árvore cai na Praça do Teatro São João em Sobral


 O radialista e humorista Tupinambá Marques flagrou está cena. "Está árvore caiu no sábado, 14, na Praça São, e caiu milimetricamente, sem atingir o busto de Dom José Tupinambá da Frota, os globos com as lâmpadas, nenhum banco da praça e nenhuma pessoa, graças a Deus."

Esquema de segurança para o dia de votação já em prática em Sobral

 


Os esquema de segurança para o Dia da Eleição em Sobral já colocado em prática. Homens do Exército Brasileiro foram distribuídos em pontos estratégicos e a aeronave da Ciopaer, da Polícia Militar já sobrevoa os bairros de Sobral.  

Sobral a disputa será entre Oscar Rodrigues e Ivo Gomes


Sobral, principal colégio eleitoral da Região Norte, onde são esperados 114.091 eleitores distribuídos em duas Zonas Eleitorais a disputa também será polarizada entre famílias tradicionais: Ferreira Gomes e Rodrigues. O prefeito Ivo Gomes (PDT) vai buscar a reeleição. O adversário será Oscar Rodrigues (MDB), pai do deputado federal Moses Rodrigues. Para a Câmara Municipal 175 candidatos disputam as 21 vagas para Casa Legislativa, uma média 8 nomes para uma cadeira.

Operação do MPCE apreende dinheiro que seria distribuído por candidatos a vereador em Ipu


Busca nas residências de quatro candidatos ao cargo de vereador de Ipu, resultou na apreensão de aproximadamente R$ 25 mil em cédulas, celulares, computadores e outros materiais. Três já são parlamentares e tentam se reeleger. Um deles foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.

Operação foi deflagrada pelo Ministério Público Eleitoral da 21ª Zona na manhã deste sábado, 14, com autorização do juiz Denys Martins. Mandados foram cumpridos com o apoio das Polícias Federal e Civil. Identidade dos envolvidos ainda não foi revelada.

 

Discursos na tribuna da Câmara de Vereadores de Sobral, estão saindo "insosso"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Em ano de campanha eleitoral, e com a vontade de chamar a atenção dos eleitores e da pop...