sábado, 4 de janeiro de 2020

POLÍTICA: Eleição difícil para prefeitura de Reriutaba

Reriutaba, cidade da Zona Norte, não terá a fácil eleição de 2016, com candidatura praticamente única, quando o prefeito da época, dr. Galeno (PROS) desistiu de concorrer um segundo mandato, e o candidato do PDT, Osvaldo Neto venceu o petista, Clerton Furtado (PT) que conseguiu registro de candidatura dias antes do pleito.

Osvaldo Neto (PDT) se perdeu na gestão e já não conta mais com apoiadores e colaboradores que viabilizaram sua chegada ao Paço Municipal.
O jovem político com fama de "promotor de grandes festas", já não “baila” nos tradicionais festejos da política reriutabense.
Além de ter uma administração com sinais claros de desorganização, Osvaldinho (PDT) vai ter um concorrente forte e político hábil, com liderança em toda a Região, que é Pedro Humberto, chamado por seus correligionários de PH. (Armando Costa).

POLÍTICA: Prefeito de Groaíras negocia mudança de partido de olho na sua reeleição em 2020

As negociações para a mudança de partido estão a todo vapor para o Prefeito de Groaíras, Uelinton Vasconcelos (atualmente no Cidadania), ele deve desembarcar neste mês de janeiro no PDT, de olho na sua reeleição.
Mesmo faltando quatro meses para a “janela partidária” de transferência de partido político, ele promete levar na sua companhia cinco vereadores da sua base de sustentação.
A mudança de partido se deu numa articulação do senador licenciado Cid Gomes (PDT), que preside interinamente o PDT no Ceará, e trabalha para ajudar o partido na organização e nas estratégias para as eleições do próximo ano. (Célio Brito).

sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

CIDADE: Sexta-feira será de tempo nublado e com pancadas de chuva

No Nordeste, a previsão para esta sexta-feira (3) é de tempo nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva em áreas isoladas por toda a região.
A mínima prevista é de 15°C e a máxima 36ºC. A umidade relativa do ar varia entre 30% e 95%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia, o INMET.

POLÍTICA: Partidos começam a planejar ações e estratégias para campanhas

Os partidos no Ceará já se mobilizam para dar início à corrida eleitoral de 2020. Os dirigentes partidários focam em diferentes estratégias, que vão de formação política para os pré-candidatos a articulações com potenciais aliados, na Capital e no interior. Tudo para ter bom desempenho nas urnas e garantir, pelo menos, o número de prefeituras e vereadores que têm hoje.
Um dos desafios deste ano será a disputa para vereador, uma vez que se tornarão as primeiras sem coligação. Ou seja, os partidos estarão proibidos de formar aliança na eleição proporcional e terão que concorrer com chapas solitárias. A nova regra vai exigir alto potencial de voto dos candidatos a vereador, principalmente nas siglas maiores. (Diário do Nordeste).

EDUCAÇÃO: Prefeitura de Sobral investe no transporte escolar

   
A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Educação, realizou a compra de quatro novos ônibus para compor a frota do transporte escolar do município. O investimento superior a R$ 900 mil, do Tesouro Municipal, tem o objetivo de garantir segurança, qualidade e conforto aos estudantes sobralenses.
    Os ônibus da marca Mercedes Benz têm capacidade para transportar 44 estudantes sentados mais o condutor e seguem o padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e contarão com motoristas fardados e identificados com crachá, para melhor identificação e segurança dos alunos. Os veículos também contam com dispositivo de acessibilidade, do tipo poltrona móvel (DPM), para garantir o embarque e desembarque de estudantes com deficiência ou com mobilidade reduzida.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

REGIONAL: Pavimentação de Santarém a Orós será inaugurada nesta sexta-feira


A pavimentação asfáltica dos 11,5 km que ligam o distrito de Santarém à sede do município de Orós será inaugurada nesta sexta-feira (3), às 17h, em evento com a presença do governador Camilo Santana. O trecho, denominado Rodovia Francisca Cândido Lopes, integra a CE-593 e contou com investimento de R$ 7,67 milhões, com verba do Tesouro do Estado e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A estrada passou por serviços de terraplanagem, drenagem, pavimentação, revestimento asfáltico, sinalização e proteção ambiental. A obra visa facilitar o deslocamento da população e ajudar a promover o desenvolvimento das comunidades da região Centro-Sul do Ceará.

POLÍTICA: Presidente do PT não vê possibilidade de aliança com PDT na disputa em Fortaleza


Para o PT de Fortaleza, não há no momento possibilidade de aliança com o PDT para as eleições deste ano em Fortaleza. “A gente não vê esse sentimento (de aliança) por parte do PDT. Quando tem dois partidos com candidatura fica mais difícil. Temos candidatura, é isso que podemos afirmar." Disse durante evento o presidente do PT Antônio Filho.


Regional: Cariré vai ganhar pavimentação da Avenida Roscy Aguiar


O município de Cariré, que é governado por Elmo Aguiar, vai continuar avançando em 2020. Dentre as obras, que estão sendo liberadas pelo secretário das Cidades do Estado Zezinho Albuquerque, destaca-se a primeira etapa da construção da Avenida Roscy Aguiar, que é uma avenida que vai ligar a entrada da CE-253 (Cariré/Groaíras) na bifurcação com a CE-183 (Cariré/Varjota), passando ao lado da fazenda do "Seu" Aderbal, a antiga "Estrada dos Cajueiros". A  Av. Roscy Aguiar terá 11 metros e meio de largura, será pavimentada  e receberá moderna iluminação em led

Notícias: As curtas do BLOG WILSON GOMES

1- Ainda falando de futebol este ano o Campeonato Cearense vai contar apenas com dois representantes do interior: Barbalha e Guarany de Sobral. Apesar de todos os esforços a estrutura física e financeira é bem inferior aos dois maiores da Capital. Com esforço das federações, tentam manter essa modalidade de disputa, mas existe uma expectativa que a CBF poderá por fim nos estaduais.

2- Com o recesso nas Câmaras municipais, os representantes municipais, buscam aproximação das famílias. Foi assim, registrados pelos vereadores nas redes sociais. Em Sobral, o início do ano legislativo começa na primeira segunda-feira de fevereiro, ou seja dia 3. Ano eleitoral a disputa poderá começar antes do previsto.

3- O Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras oferecerá novos cursos de Francês e Italiano, além dos já conhecidos cursos de Inglês, Espanhol e Informática Básica. São ofertadas 930 vagas nos cinco cursos e as inscrições serão realizadas, de 2 a 15 de janeiro, no endereço eletrônico http://selecao.sobral.ce.gov.br.
Os estudantes, gestores, professores e servidores da rede pública de ensino localizada em Sobral são isentos da taxa de inscrição e mensalidade.

Esporte: Campeonato Cearense. A mesmice desde 1996

De 1996 até hoje, somente Ceará e Fortaleza conquistaram o título de campeão cearense. Ceará campeão (1996, 1997,1998, 1999, 2002, 2006, 2011,2012, 2013, 2014, 2017 e 2018). Fortaleza campeão (2000, 2001, 2003,2004, 2005, 2007,2008, 2009, 2010, 2015, 2016 e 2019). Cada um conquistou 12 títulos.
Outra vez
Pelo andar da carruagem, mais uma vez Fortaleza e Ceará estão favoritos ao título deste ano que está começando. Por fora, o Ferroviário, que foi o último ganhador do título estadual, antes desses 24 anos em que Fortaleza e Ceará tomaram conta do espetáculo. (Tom Barros)

 

Política: Camilo passou o réveillon em Icapuí, debaixo de chuva

O governador Camilo Santana passou o réveillon na sua casa de praia no Icapuí. “Sete anos depois, na mesma praia, no nosso mesmo Ceará, e com o amor cada vez maior”, escreveu o governador, ao lado da família. 

No município de Icapuí, foram registrados 84mm de chuva, a terceira maior do Ceará na noite do réveillon. O governador está acompanhando a chegada do inverno por meio de um canal com a Funceme. (Roberto Moreira).

quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

Segurança: Ônibus colide com carro na estrada próximo à Sobral

Um policial militar do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas, o motorista de um ônibus e 3 passageiros ficaram feridos após colisão do veículo em que o policial dirigia com um ônibus de passageiros na manhã da terça-feira (31), na localidade de Lisieux, próximo a cidade de Sobral. 
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente aconteceu por volta de 5h30 da manhã, no Km 135 da CE-362. O motorista dormiu ao volante e colidiu de frente com o coletivo, que acabou saindo da pista e vindo a cair em um barranco.

Regional: Por causa da chuva festa da virada é cancelada

Intensa chuva que banhou a cidade de Várzea Alegre na noite desta terça-feira, 31, provocou o cancelamento da festa popular de virada de ano novo e do show pirotécnico. 
Em algumas ruas houve falta de energia elétrica e pontos de alagamento.
A festa seria realizada no entorno da Lagoa de São Raimundo Nonato, mas a chuva se estendeu por toda a noite. O espaço ficou alagado.

A Prefeitura de Várzea Alegre divulgou nota sobre o cancelamento dos festejos: 

“Por medida de segurança o Governo de Várzea Alegre informa o cancelamento da festa do Réveillon e do show pirotécnico da virada do ano devido à forte chuva que caiu sobre a cidade na noite desta terça-feira, 31 de dezembro de 2019. A chuva, com ventos fortes, molhou o palco, equipamentos e os fogos de artifícios foram danificados pela água o que compromete a segurança de profissionais e da população”.

Eleições: Defindo quem vai enfrentar Carlos Roner em Coreaú

A ex-prefeita de Coreaú, Érica Cristino deverá ser candidata a vice nas eleições municipais da cidade de Coreaú. Um acordo no último dia de 2019, coloca Edésio Sitonho como prefeito e ela (Érica) como vice. Juntos vão tentar derrotar Carlos Roner, que vem em busca da reeleição. Para os grupos aliados a junção  foi muito boa para os vereadores dos "cristinos".

Supermercados e lojas não funcionam; veja o que abre e o que fecha no dia 1º de janeiro de 2020

No feriado de Confraternização Universal, nesta quarta-feira, 1º, supermercados e lojas estarão fechados.

Um novo ano chegou e nesta quarta-feira, 1º de janeiro, é feriado de Confraternização Universal. Neste dia, o funcionamento de empresas e órgãos públicos em Fortaleza é diferenciado. 

Postos de gasolina: de acordo com o Sindipostos, os postos de gasolina estarão funcionando normalmente.
Bancos: Sindicato dos Bancários do Ceará afirmou que os atendimentos em agências não funcionarão.
Enel: durante o feriado, a Companhia manterá equipes trabalhando normalmente. As lojas físicas não funcionarão.
Defensoria Pública: desde o dia 20 de dezembro até 6 de janeiro, a Defensoria Pública funcionará em regime de plantão de urgências nas áreas criminal, cível/saúde, infância e juventude, novos ou em curso. No feriado do 1° não haverá atendimento.
Supermercados: de acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho, os supermercados não funcionarão.

terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Veja o que será permitido no Réveillon de Sobral

A programação do Réveillon de Sobral 2020 vai contar com Vanessa da Mata, Pé de Ouro e René Django. Fique atento às dicas que a Prefeitura preparou para você aproveitar bem a festa, que começa a partir das 21 horas desta terça-feira (31/12), no Boulevard do Arco.

Sucessão em Fortaleza acirra disputa entre governistas e opositores

O ano de 2020 será marcado pela polarização política com as eleições municipais.
Em meio a um clima de indefinições, as forças de situação e oposição no Estado precisam fazer movimentos certeiros nas peças do tabuleiro para manter territórios e conquistar novos espaços. Fortaleza é o epicentro da disputa e servirá de teste para o grupo político comandado pelo PDT dos irmãos Ferreira Gomes. O projeto de manter o Paço Municipal é o grande desafio, num cenário de polarização ideológica.
Ainda não há como prever a influência no pleito eleitoral do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), representante do campo de direita e, portanto, opositor do grupo governista no Ceará, ligados ao espectro de centro-esquerda. Embora o desempenho de Bolsonaro no Nordeste, tenha sido ruim em 2018, se 2020 trouxer bons resultados na economia, como avaliam especialistas, os candidatos apoiados pelo governo federal podem ganhar fôlego na corrida eleitoral de 2020.
Do outro lado do espectro ideológico, existe outro personagem cuja participação política no ano eleitoral também é pouco definida: o ex-presidente Lula (PT). O partido pretender investir na Região e a participação de lideranças nacionais poderá ser decisiva.
Aliados no Estado, PT e PDT, dependendo das estratégias, podem estar em palanques diferentes, novamente. As divergências no Ceará entre as duas siglas, principalmente nas eleições de Fortaleza, sempre são momentos de turbulências. O governador Camilo Santana, maior liderança do PT no Ceará, tem que conciliar interesses do partido e do grupo político.
Camilo defende a manutenção da parceria política na Capital, bem diferente do que as alas mais ideológicas do seu partido querem. O grupo governista terminou o ano sem dar pistas de quem será o candidato à sucessão do prefeito Roberto Cláudio, enquanto isso o PT já se movimenta.
A deputada federal Luizianne Lins, ex-prefeita de Fortaleza por dois mandatos, desponta como o nome do partido, mas não é unanimidade. Outras lideranças como o presidente do PT de Fortaleza, vereador Guilherme Sampaio, são apontadas por quem acha que a sigla, desgastada com os escândalos de corrupção, merece um "frescor".
Apesar dos conflitos de interesse, o sociólogo Emanuel Freitas, professor de Teoria Política da Universidade Estadual do Ceará (Uece), acredita que o governador conseguirá administrá-los. "Desde que o Cid assumiu o Governo do Estado sempre houve dois PTs: um mais militante e outro mais próximo dos Ferreira Gomes. Em 2016, o Camilo não fez campanha para a Luizianne, vamos ter repetição disso. O Camilo tem consciência de que ele se tornou governador por mais obra e graça dos Ferreira Gomes do que do PT".
Oposição
Se um confronto entre os Ferreira Gomes e o PT vai se repetir ou não em 2020, não se sabe. Mas o que já está desenhada é a disputa com o deputado federal, Capitão Wagner (Pros). Candidato derrotado nas eleições municipais de 2016, desde que Wagner foi eleito para a Câmara Federal, no ano passado, ele se movimenta como pré-candidato a prefeito de Fortaleza. O parlamentar anunciou apoio de três partidos pequenos e promete a adesão de siglas maiores no início do ano.
Em pesquisas internas, Wagner aparece na frente de prováveis adversários. Não é à toa. Ele tem o recall da última eleição municipal e foi campeão de votos na disputa para a Câmara Federal.

Com informações, Diário do Nordeste.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Danilo Forte diz que governo federal vai investir na volta do plantio de algodão no Cariri

O diretor do Agronordeste, no Ministério da Agricultura, ex-deputado Danilo Forte, esteve reunido com técnicos da Embrapa e do Banco do Nordeste, onde foi discutido o plano de ação para retomada do plantio de algodão no Cariri.
O ex-deputado Danilo Forte tem trabalhado o Agronordeste em parceria com deputados, prefeitos e órgãos do governo, como a Embrapa. “O mais importante é o engajamento de todos. A ministra Teresa Cristina tem dado todo suporte”, disse Danilo Forte.

Nordeste: Prepare o guarda-chuva porque janeiro e fevereiro será de muita chuva e pouco calor, diz Climatempo


 Mais chuva sobre o Nordeste no verão 2019/2020. Muitas áreas de instabilidade se formam sobre a Região em janeiro e em fevereiro, e chove de forma constante. Os volumes serão significativos e o total acumulado poderá ficar bem acima da média.
Neste verão, a situação da temperatura da água do Atlântico Sul vai fazer com que as frentes frias se desloquem mais lentamente pela costa do Sul e do Sudeste ajudando a aumentar o potencial de chuva sobre o continente.


Confira abaixo um pouco do resumo de como será os meses de janeiro, fevereiro e março no Nordeste:

Janeiro
Muita chuva e menos calor do que a média em todo o Nordeste brasileiro.

Fevereiro
Menos chuva do que em janeiro, mas ainda acima da média em todas as áreas, e com temperatura abaixo do normal.

A formação de ZCAS provoca chuva contínua na Bahia em fevereiro. Na parte norte da Região, a atuação da ZCIT é bem evidente, especialmente em fevereiro.

Março
Em março, a chuva diminui em todas as áreas, mas o sul da Bahia ainda tem volumes acima da média com a permanência de uma frente fria na região.

Tecnicamente, o Climatempo informa que o verão 2019/2020 será com uma situação de neutralidade no Pacífico Equatorial

Com Vanessa da Mata como atração principal, Réveillon de Sobral 2020 deve 30 mil pessoas no Boulevard do Arco

A cantora Vanessa da Mata é a atração principal do Réveillon de Sobral 2020, que será realizado nesta terça-feira (31/12), a partir das 21 horas, no Boulevard do Arco. O evento contará com um esquema especial de segurança, com 140 agentes, para receber o público estimado em 30 mil pessoas.
Vanessa da Mata apresentará seu sétimo álbum de estúdio: Quando Deixamos Nossos Beijos na Esquina. É claro que os grandes hits que fizeram da artista uma das maiores estrelas do mercado fonográfico brasileiro não poderiam ficar de fora. Ela promete embalar o público com canções, como “Ai, Ai, Ai,”; “Amado”; “Caixinha de Música”; “Gente Feliz”; “Boa Sorte/Good Luck”; “Não Me Deixe Só”; “Ainda Bem” e muitas outras.
A festa é democrática e abre espaço para outros ritmos, como o forró da Banda Pé de Ouro, além do som diversificado do artista local René Django e Banda. A programação é gratuita. (Marcos Mesquita).

domingo, 29 de dezembro de 2019

Regina Célia Carvalho é anunciada como nova secretária da Saúde de Sobral

O prefeito Ivo Gomes anunciou, na manhã deste sábado (28/12), o nome da nova secretária da Saúde de Sobral. Regina Célia Carvalho, 49 anos, é enfermeira, especialista em Gestão de Serviço de Saúde pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), e possui mestrado em Enfermagem e doutorado em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Servidora de carreira da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), a nova titular assume a pasta no próximo dia primeiro, substituindo o doutor Gerardo Cristino.
Atualmente, Regina Célia ocupa o cargo de coordenadora da Vigilância do Sistema de Saúde de Sobral.
De acordo com o prefeito, a nova secretária terá o desafio de melhorar ainda mais os indicadores da Saúde do município, “legado da competente e comprometida gestão” do doutor Gerardo Cristino, a quem o prefeito agradeceu pelo privilégio de ter trabalhado durante os três primeiros anos de sua gestão.

VEREADORES DE SOBRAL APROVAM LEI QUE OBRIGA O PREFEITO IVO A COBRAR "TAXA DO LIXO"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas notícias) -  A Câmara de Vereadores de Sobral aprovou o Projeto de Lei que obriga o prefeito Ivo Gomes, ...