Ignorar é a forma mais elegante de se defender da maldade. (Fernanda Estellit)

sábado, 18 de janeiro de 2020

EDUCAÇÃO: Fórum das Três protocola solicitação de audiência pública com Camilo Santana

O Fórum das Três, formado pelo SindiUVA, SindUECE e SindiURCA, protocolou, na tarde de segunda-feira (13), solicitação de audiência pública com o governador do estado, Camilo Santana, para discutir questões do interesse dos servidores das três instituições. Na pauta, o processo de ascensão, progressão e gratificação dos docentes, concurso público para professores efetivos, reajuste salarial em 2020 e o regime de previdência estadual.
A atual situação das instituições estaduais de educação superior, bem como a insegurança dos servidores com o novo regime previdenciário, requerem mobilização imediata da categoria, forma mais efetiva de pressão sobre o governo do estado para que as demandas sejam ouvidas e para que se possa garantir uma situação digna tanto para os servidores quanto para os estudantes.

CIDADE: Sobral tem chuva de 18 mm derruba teto do Detran

Em Sobral, a chuva registrada nesta sexta-feira (17) entre as 14h e 15h, derrubou parte do teto da sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e inundou diversos pontos da cidade. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, o município registrou chuva de 18 milímetros. 
Segundo informações do Detran, parte do forro da sala de atendimento cedeu pelas chuva. Cerca de 20 pessoas aguardavam atendimento, mas ninguém se feriu. Uma guarnição do Corpo de Bombeiros foi ao local e interditou parte da sede, para evitar choque elétrico. O atendimento na unidade foi suspenso durante a tarde desta sexta-feira (17).
A chuva alagou diversas ruas do Bairro Ibiapina, dificultando o trânsito. Ainda segundo a Funceme, a chuva em Sobral teve raios, devido a formação de nuvens do tipo cumulonimbus, que são bastante extensas. (Diário do Nordeste).

ESPORTE: 5ª rodada da 1ª Fase do Estadual pode definir mais classificados

A 5ª rodada da 1ª Fase do Campeonato Cearense promete grandes emoções e encaminhar a situação de 6 dos participantes, já que Barbalha e Guarany de Sobral, dois representantes do Interior, estão classificados para a 2ª Fase com 3 rodadas de antecedência.
Mas para os demais, Caucaia, Ferroviário, Atlético/CE e Pacajus, todos no G-6, e Horizonte e Floresta, integrando a zona de rebaixamento, vencer seus jogos se torna essencial para seus objetivos.
A rodada começa neste sábado, com Floresta x Pacajus (15h30 no Elzir Cabral), e Atlético x Guarany de Sobral (16h30 no Presidente Vargas, este com transmissão da TV Diário), e se completa amanhã, com Caucaia x Barbalha (16 horas no Raimundo de Oliveira) e Ferroviário x Horizonte (16 horas no Presidente Vargas, com transmissão da TV Verdes Mares).

POLÍTICA: Ex-deputada Mirian Sobreira bateu o martelo: vai trocar o PDT pelo PT, de olho na Eleição em Iguatu

A ex-deputada Mirian Sobreira bateu o martelo: vai sair do PDT e se filiar ao PT no próximo dia 23. A mudança vem sendo construída desde o ano passado. A demora se deu por conta de tratativas com o PDT. De olho na Prefeitura de Iguatu, o cenário promete ser disputado entre aliados: Mirian, Agenor Neto (MDB) e o prefeito Ednaldo Lavor (PSD). 
 
Com informações, Ponto Poder

José Guimarães é empossado como novo vice-presidente do PT nacional

O deputado federal José Guimarães acaba de ser empossado como vice-presidente do Diretório Nacional do PT. Guimarães está em São Paulo nesta sexta-feira (17) para encontro dos integrantes da legenda a nível nacional. Além dele, Sônia Braga, também do PT do Ceará, foi escolhida como secretária de organização do PT. (Ponto Poder).

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

POLÍCIA: Homem é preso dentro de carro brindado após perseguição policial


O motorista de um carro blindado que supostamente foi identificado como sendo um perito criminal lotado na secretaria de segurança do estado do ceará teria furado um bloqueio da Policia Rodoviária Federal e acabou sendo detido em uma das movimentadas avenidas da cidade de Sobral no inicio da noite
de ontem.
Após mais de cinco horas de negociações com os agentes de segurança, na noite desta quinta-feira (16), em Sobral, o homem identificado por Eder Mourão Sá, teria deixado o local da ocorrência em uma ambulância, sob escolta policial, logo após a rendição. 
As duas mulheres atingidas por ele foram levadas para atendimento médico na Santa Casa de Sobral. Ainda não foram repassadas informações sobre o estado de saúde das vítimas. 
Eder Mourão Sá começou a ser perseguido por volta das 17h40. Segundo a PRF, a perseguição começou quando os agentes receberam uma denúncia sobre um homem que estaria dirigindo um veículo blindado fazendo ultrapassagens proibidas na rodovia federal. 
Os agentes decidiram fazer o acompanhamento tático do veículo e, ao entrar na cidade de Sobral, deram ordem de parada, que não foi obedecida pelo condutor.
Na tentativa de continuar a fuga, o homem deu uma marcha à ré e colidiu com a viatura da PRF e com outros automóveis que estavam estacionados.

Policiais dispararam tiros em direção aos pneus do veículo, o motorista no caso Eder mourão parou mas se recusava a sair do carro. O condutor do veículo foi socorrido para o hospital Santa Casa, sob escolta policial.
As ruas próximas ao Arco do Triunfo foram isoladas para o tráfego para que a negociação fosse realizada. 

Os policiais da PRF, que tiveram o carro danificado, deixaram a ocorrência, que foi assumida pela Polícia Militar e foi encerrada por volta das 23h00.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

CIDADE: Na gestão Ivo Nessa! Largo Padre Ibiapina é abandonado

O Largo Padre Ibiapina, localizado na rua Francisca Félix, está em total estado de abandono. A estátua do Padre Ibiapina está depredada, precisando urgente de uma reforma.
O abandono é geral no local: mato está tomando de conta do local, falta de iluminação pública, sujeira, bancos quebrados, estátua depredada, etc. O Largo foi inaugurado na gestão de do ex-prefeito Leônidas Cristino, em  28 de março de 2008. (Sobral 24 horas)

POLÍTICA: Vereadora Alessandra Ponte acompanha prefeito Ivo Gomes

A Vereadora Alessandra (PDT), esteve na tarde de terça-feira, 14, acompanhando o Prefeito Ivo Gomes e o Secretário dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social - Júlio Cesar, visitando as 14 casas que foram transformadas de taipa em alvenaria trazendo uma moradia digna para as família beneficiadas. 
As casas foram construídas através do Termo de Fomento 02/2018 celebrados entre a Prefeitura Municipal de Sobral e o Centro de Promoção Humana Padre Ibiapina, através do Padre Lucas.
  Outras 15 casas serão construídas no decorrer deste ano e assim se somarão 29 novas moradias.


POLÍTICA: Paulo Vasconcelos participa de inauguração em Aracatiaçu

De olho no seu retorno a Câmara de Vereadores, previsto para início de abril, onde deverá buscar a reeleição, o Secretário Paulo Vasconcelos voltou a sua base, digo: distrito de Aracatiaçu para participar do ato de inauguração da Areninha, que foi entregue na noite de terça-feira, pelo prefeito Ivo Gomes. 
A quem aposte que a reeleição de Paulo Vasconcelos é uma das mais fáceis, pelo bom desempenho que vem tendo na Secretaria de Serviços Públicos.

CIDADE: A Prefeitura de Sobral decide recuperar Ginásio Poliesportivo


A Prefeitura de Sobral iniciou as obras de reforma do Ginásio Poliesportivo Dr. Plínio Pompeu. Com o objetivo de promover e qualificar a experiência de acesso aos equipamentos públicos da cidade, a obra teve investimento total de R$ 158.461,29 e sua conclusão está prevista para o primeiro semestre de 2020.
A reforma contempla a requalificação dos banheiros e vestiários, troca do piso e da iluminação, pintura e a criação de uma sala exclusiva para tênis de mesa, um projeto realizado em parceria com a Federação dos Mesatenistas do Ceará (FMC).
Durante o período, as atividades realizadas no ginásio ficarão suspensas. (Rubens Lima).

EDUCAÇÃO: UNINTA e FNT Sobral estão com inscrições abertas para o Processo Seletivo Agendado 2020.1




O Centro Universitário Inta (UNINTA) e a Faculdade Novo Tempo de Sobral (FNT), instituições pertencentes a mantenedora Associação Igreja Adventista Missionária, tornaram público o edital do Processo Seletivo Unificado e Agendado 2020.1 para os cursos de graduação presencial.

O edital tem a disposição de 800 vagas para os cursos do UNINTA e 180 para a FNT. As inscrições para as primeiras provas estão abertas e se encerram em 15 de janeiro; a realização dos testes deverá acontecer entre os dias 20 à 23 do mesmo mês.

As inscrições para o segundo período de provas iniciará em 16 de janeiro e se encerrará em 05 de fevereiro; a realização dos testes deverá acontecer entre os dias 10 à 13 do mesmo mês.


quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

ESPORTE: Barbalha e Guarany não sairam do zero a zero


Terminou empatado o confronto entre os dois times de melhor campanha no Campeonato Cearese 2020. Apesar do time sobralense jogar com maior parte do tempo com um jogador a mais, pois o Barbalha teve um dos seus zagueiros expulsos. Os dois, Barbalha e Guarany somam 10 pontos. O Barbalha é líder pelo saldo de gols. 
O Guarany de Sobral está na vice-liderança. Na próxima rodada, Barbalha duela com o Caucaia, às 16 horas, no Estádio Raimundão. O Guarany de Sobral enfrenta o Atlético-CE no sábado, às 16h30, no Presidente Vargas. 

DÚVIDA?

DÚVIDA?