sexta-feira, 14 de março de 2014

O PSB e Rede Sustentabilidade realizam encontro em Sobral

A direção estadual do PSB – Ceará, juntamente com a Rede Sustentabilidade, realizará, no dia 15 de março, o seu quarto encontro regional, desta vez na Região Norte do Estado. O evento acontece em Sobral, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a partir das 9h. Os primeiros três encontros foram realizados no Cariri (na cidade do Crato), na região Centro Sul do Estado (em Iguatu) e no Maciço de Baturité (em Baturité).
Os encontros têm como objetivo dar seqüência ao trabalho de reorganização da legenda no Ceará e ao planejamento para as eleições 2014. Participam filiados, dirigentes, apoiadores, integrantes dos segmentos sociais do partido (Juventude, Mulher, LGBT, Negros, Movimento Popular e Movimento Sindical) e pré-candidatos da legenda, além de lideranças políticas dos vários municípios onde foram criadas comissões provisórias do partido.
Além do presidente do partido no Ceará, Sergio Novais, estarão presentes a deputada estadual Eliane Novais (PSB/CE), a representante da Rede Sustentabilidade no Ceará, Geovana Cartaxo, a presidenta do PSB de Fortaleza, Nicolle Barbosa; o secretário geral do PSB/CE, Jadson Sarto e lideranças locais. Na ocasião será apresentada uma mensagem em vídeo do presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, e da fundadora da Rede Sustentabilidade, a ex-senadora Marina Silva.

As curtas do Blog Wilson Gomes

Um grupo de radialista e jornalista deverá deixar Sobral, no início da noite desta sexta-feira, rumo a cidade de Croatá, onde o PMDB, fará encontro regional. Parte deles já faz isso com frequência, Outros vão em busca da curiosidade para saber como acontece esses encontros que são bastante debatidos nos programas de rádios e na mídia estadual. O Senador Eunício Oliveira estará a frente de mais um encontro, que acontece neste sábado.


As atenções dos políticos de Sobral estarão voltados para a Cavalgada do Torto que acontece neste sábado. Na localidade de São José do Torto. Um dos "padrinhos" do evento é o vereador Itamar Ribeiro, presidente da CM. O ex-prefeito de Forquilha Edmundo Rodrigues, vai participar com uma grande caravana, a mesma que sempre lhe acompanha neste tipo de evento.


Diretores do Ceará Sporting Clube são impedidos de prestarem homenagem em Sobral

Com a presença do Presidente do Ceará Sporting Club, Evandro Leitão, o programa Show do Ivan Frota, prestaria homenagem ao clube da capital cearense, pela passagem dos 100 anos de sua fundação. Na programação determinado pelos diretores, um dos locais de comemoração seria em Sobral, no Becco do Cotovelo, no Programa Show do Ivan Frota, hoje, Corredor Nacional da Democracia, apresentado pelo comunicador Ivan Frota, que há mais de 10 anos comanda aos sábados, o programa que virou destaque nacional, pelos convidados que ali passaram: políticos, empresários, artistas de destaque nacional

Mas, infelizmente, uma meia dúzia de torcedores radicais e fanáticos do Guarany Sporting Clube está usando as redes sociais, no sentido de impedir que o evento aconteça em Sobral, mas precisamente no programa Show do Ivan Frota.

É sabedor de todos, que o comunicador Ivan Frota, é torcedor do Guarany Sporting Clube. O objetivo dele era mostrar à população local, em especial, aos torcedores do Guarany, as características e cultura local, e mostrar para o mundo que Sobral é uma cidade acolhedora e pacata.

É lamentável que esse evento não aconteça na terra do governador. Vai ser muito ruim pra cidade e para os torcedores do Ceará Sporting Clube, que aqui residem. 

Acidente nas imediações do IML de Sobral

Um acidente de trânsito foi registrado na manhã desta sexta-feira, nas imediações do IML de Sobral. segundo informações, a vítima desse acidente morreu no local. O fato foi registrado por volta das 6h. O acidente teria sido provocado por um trator, que estava sendo usado no trabalho de terraplanagem.

Subinspetor da Guarda Civil de Sobral tem morte cerebral após acidente

O subinspetor da Guarda Civil Municipal de Sobral Raimundo Nonato Veras, Subinspetor Nonato, teve morte cerebral anunciada pelos médicos da Santa Casa de Misericórdia de Sobral. O integrante da GCM, sofreu um acidente de trânsito na tarde de segunda-feira, 10, quando trafegava em uma motocicleta pela Rua Domingos Olímpio Centro de Sobral. De acordo com Célio Brito a informação foi repassada na tarde de quinta-feira. O Subinspetor Nonato, está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Casa, deste a última segunda-feira (10).
De acordo com a ocorrência da Polícia Militar, o acidente ocorreu próximo a Praça Coluna da Hora, quando o Sub Nonato teria tentado realizar uma conversão quando foi atingido por um automóvel Renault Duster que se evadiu do local.

Sexta-feira é dia de comprar na Feira do Aprazível


Faça como milhares de pessoas, compre na Feira de Aprazível. Uma grande variedade de produtos da mais alta qualidade estará a sua inteira disposição nesta sexta-feira.

 A feira tem atraído sacoleiras e comerciantes de toda região que visitam a feira em busca de produtos de qualidade e acabamento de primeira linha.

Eunício defende planejamento integrado para levar desenvolvimento ao interior

Ao realizar pronunciamento nesta quinta-feira, 13, o líder do PMDB, senador Eunício Oliveira defendeu que gestores de estados e cidades situadas em regiões fora dos eixos tradicionais de expansão, possam trabalhar de forma integrada para levar desenvolvimento ao interior.
Para ele, o aumento da oferta de trabalho nas pequenas e médias cidades, deve também ser acompanhado de planejamento e gestão para fortalecer a economia local e possibilitar que o desenvolvimento e seus benefícios possam chegar efetivamente para cada cidadão.  “Não basta crescer. É preciso que o desenvolvimento chegue aos beneficiários, que o povo possa dele usufruir na prática”, disse ao definir desenvolvimento como priorizar atenção em saúde, segurança pública, educação, infraestrutura, ordenamento urbano entre outras aéreas fundamentais para concretização dessa interiorização.
Eunício se referiu a números de pesquisas que indicam o elevado índice na geração de emprego nas cidades do interior dos estados como Ceará, Pará, Pernambuco, Bahia, entre outras, seguindo o mesmo padrão de crescimento dos grandes centros, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Com informações, Cearanews7.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Bandidos tomam moto de assalto e na fuga efetuam disparo de arma

Dois elementos tomaram de assalto uma moto e em seguida efetuaram disparos em via pública. O fato aconteceu por volta das 20h30, na Rua coronel José Silvestre, bairro Campo dos Velhos. Segundo testemunhas seriam dois elementos que tomaram de assalto a moto de um parente de um policial militar e em seguida fugiram em direção ao bairro da Coelce. 

A informação de que a moto seria uma Bros, placa OSB 4922. Várias viaturas fazem uma varredura nas imediações na tentativa de recuperar a motocicleta e prender os acusados, que segundo testemunhas um dos bandidos estaria de blusa vermelha. A vítima chegava em casa quando foi abordada pela dupla.

Ex-prefeito Carlos Roner é denunciado pelo MP do CE

O ex-prefeito do município de Coreaú, Carlos Roner Félix Albuquerque, gestor entre 2009 e 2012, é acusado pelo promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Francisco Osvando Muniz Lima Filho, por pagamentos e contratações irregulares durante a gestão. O promotor acusa Carlos Roner de realizar contratações temporárias irregulares ao longo do mandato, com número excessivo de cargos comissionados e desvirtuamento das funções e pelo atraso no pagamento de servidores e de contração irregular de despesas.

A primeira denúncia trata das contratações. O processo administrativo foi instaurado em 2013 pelo MP acompanhado de relatório doTribunal de Contas dos Municípios (TCM). Conforme as investigações, mais de 200 pessoas foram contratadas temporariamente na Prefeitura de Coreaú de forma irregular. Uma das principais irregularidades foi o fato de algumas delas terem cargos comissionados em funções típicas da administração pública, que são consideradas atividades-fins. Segundo o MP, o caso acontecia, por exemplo, para a contratação de assistentes sociais e agentes de saúde.

Com informações, Jornal O Povo.

Leônidas Cristino participa de eventos na região Norte do Estado

O ex-ministro dos Portos, Leônidas Cristino, um dos nomes fortes do grupo político liderado pelos "Ferreira Gomes, ao governo do Estado, começa uma nova maratona pelo municípios da região Norte. Na programação a cumprir na noite de quinta-feira, participa de eventos ao lado do prefeito Veveu Arruda. Leônidas Cristino também deverá participar de outros dois eventos sociais, e sua presença na Cavalgada do Torto que acontecerá sábado, é tida como certa. O ex-prefeito de Sobral, não gosta de que o diga que ele será candidato a governo do Estado. "Estou pronto para disputar uma vaga na Câmara Federal". É a frase mais pronunciada por ele quando é entrevistado.

Gabinete do vereador Fredim tem porta arrombada

A Assessoria do vereador do PV de Sobral informado que o gabinete do parlamentar teve a porta a arrombada na manhã desta quinta-feira. Segundo informações documentos foram levados do gabinete, que fica no segundo piso do anexo da Casa do Povo. O fato já foi comunicado a Mesa Diretora. Uma nova fechadura, já foi providenciada. Ainda não se sabe qual o motivo do arrombamento, que aconteceu um dia apôs o vereador usar a tribuna do Plenário 5 de Julho para fazer novas denúncias contra a administração municipal.

Guarany de Sobral é o segundo colocado no hexagonal

O Guarany de Sobral voltou de Juazeiro do Norte, com uma importante e mais três pontos ganhos, que lhe deram a segunda colocação no hexagonal do Cearense. A vitória foi conquistada na noite de quarta-feira, 12, em cima do Icasa. O gol que deu ao time sobralense a vitória foi marcado na etapa complementar pelo atacante Thiago Furlan, que da intermediária bateu colocado, marcando o único gol da partida. 

A renda no estádio Romeirão somou pouco de mais de R$ 1.400, para o um público pagante de 499 torcedores. O Guarany de Sobral volta a jogar no domingo no estádio do Junco, contra o outro time de Juazeiro do Norte, Guarani.

Sindicato dos Servidores Municipais é recebido em audiência para negociar aumento salarial

(Colaborador/Gilvan Azevedo)O prefeito de Sobral, Veveu Arruda (PT), recebeu na terça-feira (11), representantes do Sindicato dos Servidores Municipais, no Gabinete Temporário no prédio da ECOA, para negociar a pauta coletiva da Campanha Salarial 2014 com o reajuste salarial para o funcionalismo. A categoria reivindica 12,6% de aumento.

Na oportunidade, o prefeito reafirmou ao sindicato, a manutenção da data-base da categoria em 1º de janeiro, entretanto os efeitos financeiros do reajuste serão retroativos a esse período.

Segundo o prefeito Veveu Arruda (PT), “Estamos analisando o quanto podemos conceder de reajuste para não impactarmos as finanças do município e não incorrermos em erro fiscal”. Ponderou o prefeito.
O próximo encontro será no dia 14 de março, quando apresentará sua contraproposta às reivindicações da categoria. Após esta data, será agendada uma assembleia geral com a categoria, para avaliarem a proposta feita pela administração.


Com informações assessoria de comunicação do Sindsems.

Vereador Edinardo Filho vence releição da Câmara de Vereadores

Deputado Rogério Aguiar, Gabriel e o presidente Edinardo Filho
Aconteceu  na quarta-feira, 12, sessão itinerante da Câmara Municipal de Santana do Acaraú, no distrito de Parapuí. Na oportunidade aconteceu a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2015/2016. Duas chapas foram apresentadas, ou seja, Edinardo Uchoa da situação e Ednardo do Sapó, oposição.  Na votação que foi em aberto, os oposicionistas ao prefeito Heldinha, votaram em Edinardo Uchoa, (06) votos, enquanto Edinardo do Sapó só teve o seu voto(01). Lembrando que dos 11 vereadores, não compareceram 4 vereadores da situação.

A nova mesa ficou composta da seguinte formação:
Presidente: Dr. Edinardo Filho
Vice-Presidente : Gabriel Arcanjo
1º Secretário: Eliésio do Rodeador
2º Secretária : Anita Amorim
1ª suplente : Maria José

2ª suplente : Raimunda Marques

Com informações do radialista Marcelo Marques.

PSB fará encontro na cidade de Sobral

A direção estadual do PSB/CE vai realizar o 4° Encontro Regional do partido na cidade de Sobral. A reorganização do partido no Estado e um projeto político para o Ceará nas eleições de 2014 serão temas do debate dos seus filiados na Região Norte. 
Os organizadores de encontro aguardam as presenças do Presidente do PSB Ceará, Sérgio Novais, da Presidente do PSB de Fortaleza e pré-candidata ao governo,  Nicollle Barbosa, da deputada Eliane Novais e da representante da Rede no Ceará, Geovana Cartaxo.
O Encontro acontece no sábado, dia 15, às 9h, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Vai começar as mudanças na emissoras de rádios

As primeiras autorizações para migração de emissoras da faixa AM para a FM deverão ser anunciadas em agosto, e a previsão é que até o fim do ano algumas estações comecem a operar nessa faixa.  A portaria que define as regras para a migração das emissoras AM para a faixa FM e a forma como os processos vão ser analisados pelo governo foi assinada ontem (12) pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. O texto deve ser publicado na edição de hoje (13) do Diário Oficial da União.
Bernardo destacou que a medida vai revitalizar as rádios AM e representa o atendimento de uma antiga reivindicação dos radiodifusores. "Nós achamos que isso vai ser um avanço extraordinário. A rádio AM tem uma qualidade de sinal inferior e, migrando para FM, ela vai ter uma audiência melhor, um interesse maior da audiência, e com certeza vai fortalecer a rádio do ponto de vista comercial e financeiro", disse o ministro.
A migração dos canais foi autorizada em novembro do ano passado pela presidenta Dilma Rousseff. O objetivo da medida é permitir a continuidade da operação dessas emissoras na nova faixa, já que o sinal das estações AM vem caindo em qualidade devido ao crescimento das cidades, além de não ser acessível em dispositivos como celulares e tablets.
De acordo com a portaria, o Ministério das Comunicações vai organizar sessões públicas em cada estado, para que os radiodifusores peçam a migração por meio de um formulário. Mesmo as entidades que já protocolaram no ministério algum pedido de mudança devem aguardar a data da sessão e fazer o pedido novamente. Depois das sessões públicas, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai analisar se há espaço para a migração de todas as emissoras interessadas em cada município.
O Ministério das Comunicações também vai analisar a documentação técnica e jurídica das emissoras, que deverão pagar a diferença entre o valor da outorga e assinar os contratos com a União. A migração da faixa não altera o prazo de vigência da outorga original, assim como não extingue registros anteriores em nome da emissora. Após a migração, a faixa antiga é devolvida à União.
O ministro também assinou uma segunda portaria implantando o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que vai permitir que os radiodifusores façam pela internet o registro, alterações, e consulta dos processos do setor. O sistema deve começar a funcionar em 28 de abril.
(Informações da Agência Brasil)

Acompanhe a programação do II Coreaú Rosa

quarta-feira, 12 de março de 2014

Acompanhe a programação do II Coreaú Rosa

As curtas do Blog Wilson Gomes

O vereador Chico Jóia, apresentou requerimento que dispõe sobre autorização de Sobral realizar convênio com a Caixa Econômica Federal para financiar aos servidores de cargos efetivos, ativo e inativos, bem como pensionistas, linhas de crédito imobiliário em condições para facilitar o acesso à casa própria.

A vereadora do PT de Sobral, Cristianne Coelho apresentou Projeto de Lei que proíbe o ingresso ou permanência de pessoas utilizando capacetes ou qualquer outro tipo de cobertura que oculte a face nos estabelecimentos comerciais, público e privados.

Galdêncio, vereador do Pros de Sobral, indica a limpeza na Vila dos Anjos, na localidade de Bonfim. O pedido foi apresentado na sessão de segunda-feira e segue agora para a Secretaria de Conservação e Serviço Públicos.

Guarany vai enfrentar o Icasa no Romeirão

O Guarany de Sobral faz um jogo importante na noite desta quarta-feira no estádio O Romeirão, em Juazeiro do Norte, o time da Princesa do Norte, que enfrenta o Icasa, vai em busca de sua segunda vitória no certame Cearense. No sábado último o Cacique do Vale venceu de goelada o Horizonte por 5x1 e o Icasa empatou no clássico Cariri, em 1x1, com o Guarani. O time sobralense quer garantir a sua participação na Série D do Brasileiro deste ano.

 Vlademir de Jesus, técnico do Guarany deverá contar com retorno do lateral esquerdo Zeca, que ficou de fora do jogo contra o Horizonte por estar machucado. No seu lugar atuou de forma improvisada o L.D. Ivonaldo. O jogo começa às 20h20, e será transmitido pelas emissoras de rádios locais.

terça-feira, 11 de março de 2014

Grupo Ferreira Gomes começa a se afastar do prefeito Veveu Arruda

A crescente rejeição do governo Veveu Arruda (PT) começa a afastar até mesmo o responsável principal da estada dele na cadeira mais importante do município berço dos Ferreira Gomes. O deputado sobralense Ivo Gomes (Pros) apareceu sozinho no Desfile das Escolas de Samba, na terça-feira de Carnaval de Sobral e tem se mantido afastado de eventos na cidade. Um grupo de amigos dos FGs já aconselha os "maninhos" a retirada de Veveu  Arruda (PT) antes que seja tarde demais e o projeto afunde. Veveu  é homem sério, honesto, um grande tribuno - daria um ótimo deputado, mas para o executivo está provado que o gestor não tem aptidão. A escolha de Ivo Gomes (Pros) endossada pelos irmãos Cid e Ciro não foi a melhor. As urnas de outubro falarão.

Com informações, Sobral de Prima.

Oficial: STJD arquiva denúncia do Icasa por prescrição

Agora é oficial. Depois de receber o parecer da procuradoria, o presidente do STJD Flávio Sveiter não acatou a denúncia do Icasa contra o Figueirense. No despacho, a alegativa é de prescrição e a presidência do órgão definiu pelo arquivamento. O departamento jurídico alviverde foi intimado nesta segunda-feira da decisão e já registrou recurso.
O advogado Osvaldo Sestário está em Juazeiro do Norte, onde se reuniu com dirigentes do Icasa. No encontro, foi definida a estratégia para o recurso. “No nosso entendimento, o parecer da CBF aponta para o prazo a partir da descoberta do fato, mas o tribunal entende que não, nós discordamos e estamos entrando com um recurso”, explicou.
Na denúncia, o Icasa acusa o Figueirense de ter escalado o volante Luan de maneira irregular. O jogador teria entrado contra o América Mineiro, pelo Campeonato Brasileiro Série B, com um contrato ativo com o Metropolitano. O jogo aconteceu dia 28 de maio, pela segunda rodada da competição.

O petista Jacinto Pereira escreve: "Eu e Veveu"

"Veveu já pediu meu voto em algumas escolhas internas do PT e eu lhe dei o meu apoio. Votei nele para vereador uma vez e para deputado estadual também. Disse também, que toda vez que ele fosse candidato a cargo legislativo, eu votaria nele, pois ele é ótimo como legislador, bom de tribuna.   Para cargo executivo eu cheguei a dizer para ele que não votaria, porquê ele era desorganizado. Depois que ele foi escolhido para gerir Sobral como prefeito, eu lhe disse que ia torcer para que  fizesse uma boa gestão, pois seria muito ruim para muitos petistas que não estão na gestão, pagarem o preço por uma administração que não correspondesse às expectativas dos sobralenses. Isto me preocupava naquele momento, por que  tem muitos petistas que não estão na administração, mas quando viesse a cobrança, não haveria distinção na hora das criticas. Pois não é que já aconteceu! Já fui criticado por que também sou filiado ao PT, mesmo não estando na “Administração Veveu”. Disseram na minha cara: “Esse teu PT não tá com nada”, vocês não dão conta de governar Sobral,  esta cidade está um caos”. Mais uma vez eu peço: Veveu, faça  uma boa administração, pois não quero ser cobrado outra vez. Queria que você provasse que eu estava errado quando disse que era desorganizado para um cargo executivo."

Acompanhe a programação do II Coreaú Rosa

Polícia está a procura de dois homens que efetuaram disparo na Rua da Lama

A Polícia está procura de dois elementos que estariam em uma motocicleta que na noite de segunda-feira, 10, efetuaram disparo de arma em fogo, na Rua da Lama, periferia de Sobral. De acordo com testemunhas cerca de seis tiros foram efetuados pela dupla que tentavam acerta possíveis integrantes de uma gangue. Ninguém ficou ferido. O fato foi registrado por volta das 21h30.

 Nas imediações do açude do Cachoeiro, a denúncia era de que dois homens estariam rondado a localidade em atitude suspeita. A PM foi até o local. No Terreno Novos um homem conhecido por "Piriguete" teria sido visto armado, nas imediações da Rua Airton Sena. O suspeito já bastante conhecido da PM.

Gilmar Bastos preocupado com a situação em que se encontra o Bonfim

O vereador Gilmar Bastos está mesmo preocupado com a situação em que estão vivendo os moradores do distrito do Bonfim, município de Sobral por conta de uma decisão de reintegração de posse. O vereador criticou bastante a ação do PM, policias do Cotar que foram truculentos quando acompanhavam o advogado do 'donos das terras', em que obrigava os moradores assinar um documento de ordem judicial. 

Gilmar promete que vai defender os moradores prejudicados. O assunto foi tema do discurso do vereador na Casa do Povo na sessão de Segunda-feira, 10.

Vereador Paulão critica obras intermináveis em Sobral

O vereador do PDS, de Sobral, Vicente de Paulo Albuquerque (Paulão) também aproveitou a sessão de segunda-feira, 10, para criticar a atual situação em que se encontra o município de Sobral. Entre os assuntos debatidos pelo vereador, as intermináveis obras de internalização da fiação do Centro Histórico de Sobral, e do Metrô de Sobral (VLT), que apesar da promessa de que a obra está pronta ainda falta muito o que ainda ser definido e citou exemplo, umas residências no bairro Campo dos Velhos, bem próximas a Estação Coração de Jesus, que aguarda decisão de como ficará a situação, uma vez que sofreram modificações pela construção do estação que deixou a via mais estreita, impedido a colocação de carros nas respectivas garagens. 

Paulão também não poupou críticas as obras de 'cavar' buracos no centro da cidade, que a cada dia deixa mais caótico o trânsito e prejudica o deslocamento das pessoas. "Não se tem uma placa de sinalização que informe que a frente tem uma obra. Nos finais de semana e a noite os operários não trabalham. Isso é um absurdo", disse Paulão.
Mas a passagem do vereador pela tribuna foi só de reclamação também houve elogios para os presidentes dos Grêmios Recreativos que com toda dificuldade ainda consegue fazer o carnaval de Sobral.

IML de Sobral usa faca doada por construtora para abrir cadáver


O antigo Instituto de Medicina Legal (IML) atualmente batizado de Perícia Forense, situado na região de Sobral, vive na idade da pedra, ou para a população da região Norte, está ainda na época em que funcionava numa antiga garagem e que a luz que "alumiava", vinha do poste que ficava na calçada de frente. De lá para cá são mais de 10 anos e o que mudou  foi apenas a estrutura física. 

A situação ficou evidente depois da tribuna do vereador do PRB de Sobral Gegê Romão, que na sessão de segunda-feira, mostrou que os instrumentos: tesouras velhas, serra manual com lâminas reaproveitáveis e facas, tipo peixeira que são doadas por funcionários de uma construtora que fica nas imediações da Perícia Forense, estão sendo usados para a realização de autópsias nos corpos que dão entrada naquela unidade. 

A denúncia vai muito mais além. Os ralos dos esgotos não tem mais as tampas protetoras, as portas estão fora dos lugares, várias lâmpadas estão queimadas e o equipamento de Raios-X, instalado há mais de seis anos nunca foi utilizado. "Os projeteis são procurados a olho nu. Quando não encontrados os corpos são enterrados assim mesmo", revelou um dos funcionários do órgão, que assegura que a situação é do conhecimento do governador Cid Gomes, do deputado licenciado Ivo Gomes e do diretor da Faculdade de Medicina Gerardo Cristino Filho. "A verba que a gente recebia de R$ 1.500,00 foi cortada em outubro do ano passado. Água sanitária e papel higiênico se a gente quiser usar tem que comprar", informava o funcionário.

Os vereadores ficaram estarrecidos com a denúncia de descaso do IML de Sobral. Para o vereador Zezão (PP), cortar um cadáver sem as mínimas condições de necrópsias é crime. A vereadora do PV, Fransquinha do Torto, também ficou impressionada do situação e pediu providências urgentes.

Leia o Blog Wilson Gomes publicou em 21 de setembro de 2004.

No último dia 21, o prédio onde funcionava o Instituto Médico Legal de Sobral foi interditado por determinação da justiça. A partir de agora todos as perícias de cadáveres serão feitas no Instituto Médico Legal Dr. Walter Porto, em Fortaleza. A decisão foi tomada pelo juiz da 1ª Vara da Comarca de Sobral Auro Lemos Peixoto Silva, em resposta a uma ação civil pública, proposta pelo Ministério Público, apresentada pelos promotores Alexandre de Oliveira Alcântara, Alexandre Pinto Moreira, André Araújo Barbosa, Carlos Augusto Tomaz Vasconcelos e Rosina Lúcia Frota Aragão. 

O local funcionava em péssimas condições, totalmente sem estrutura, a luz foi cortada há meses e as perícias vinham sendo realizadas no próprio rabecão. Muitas vezes o corpo ficava exposto a multidão de curiosos a espera de um legista.
A justiça estabeleceu ainda o pagamento de uma multa diária no valor de R$ 2 mil, em caso de descumprimento.


segunda-feira, 10 de março de 2014

Dia da Mulher - Sindicato Calçadista



O segundo domingo de março foi dedicado a mulher, no Sindicato Calçadista de Sobral. Depois de uma manhã de lazer nas águas do Parque Áquatico, as mulheres presentes foram homenageadas com a distribuição de vários brindes. Na entrada, uma rosa era entregue como forma de reconhecimento e pela luta diária. Uma faixa foi fixada pela diretoria, com uma frase dedicatória. O sorteio foi comandado pelos diretores; Raniere, Muniz, Constâncio e Timbalada.



Presidente da OAB-CE anuncia apoio a candidatura do senador Eunício Oliveira

O senador Eunício Oliveira na sua caminhada para viabilizar sua candidatura na coligação PROS-PT-PMDB e PCdoB, recebeu uma adesão de peso: a do presidente da OAB Ceará, Waldetário Monteiro. “Ele foi na minha casa anunciar a adesão ao meu nome e disse que poderia divulgar”, declarou Eunício antes de embarcar para Brasília no início da noite. Waldetário é filiado ao PROS e é considerado o mais popular presidente da OAB dos últimos anos, dividindo a popularidade com Paulo Quezado e Candido Albuquerque.

Movimentação policial na noite de domingo em Sobral

A Polícia Militar se concentrou nas imediações do Bairro Dom José, para atender ocorrências de disparo de arma de fogo. Entre as 18h e 20h a PM circulou diversas ruas do bairro a procura de elementos que estariam armados e praticando disparos. Nada foi encontrado. No distrito do Bonfim a ocorrência registrada na noite de domingo foi o furto de uma ovelha, pratica por dois elementos em uma motocicleta preta. 

A Polícia também efetuou abordagem no elemento bastante conhecido no submundo do crime. Mário Cesar Mendes das Chagas, mais conhecido por "Pirambu", se encontrava nas imediações do Mercado Central, promovendo desordem. Apesar de uma intensa ficha criminal, nada impedia do mesmo está em liberdade.

Na serra da Ibiapaba, na descida da BR 222, que dá acesso a cidade de Tianguá, um capotamento com vítima fatal foi registrado na noite de domingo. Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Perícia estiveram no local no resgate ao corpo, que até o fechamento da matéria ainda não havia sido identificado.

Radialista Salmito Campos dar entrada no Hospital do Coração

O Secretario de Cultura da Cidade de Mucambo, Salmito de Almeida Campos, 57 anos, deu entrada na noite desta sexta-feira, 07, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) - Hospital do Coração em Sobral, vítima de complicações cardíacas. Salmito Campos, também e professor e radialista, onde apresenta nas manhãs de sábados na Rádio Educadora do Nordeste o seu “Programa Educação e Cidadania”.

Depois de retornar com familiares de um evento social passou sentir uma imensa falta de ar, palpitações e sintoma bastante desagradável de náusea e vômitos, ainda na madrugada de sexta-feira, rapidamente foi levado para o hospital para cuidados médicos.

Segundo o boletim médico ele foi internado para alcançar um quadro de estabilidade no quadro clínico e garantir o controle da sua pressão arterial. Após a realização de exames especializados deverá permanecer em observação ou até mesmo passar por uma intervenção cirúrgica.

Nos próximos dias o radialista deverá ser transferido para um leito de observação e poderá receber visitas de amigos e familiares.

Com informações do jornalista Célio Brito.

domingo, 9 de março de 2014

As curtas do Blog Wilson Gomes

O prefeito de Meruoca, Aristides, esteve reunido com secretários municipais, no sábado, dia 8, no prédio da Prefeitura. A reunião segundo o próprio prefeito foi para avaliar o andamento dos últimos projetos em execução no município.

Os vereadores Rogério Arruda e Fredim do Jaibaras, têm se tornados fiéis torcedores do Guarany de Sobral. Seguindo o exemplo do edil Paulo Vasconcelos não perde um só jogo do Bugre e ainda vibram com os gols.

Mulher que matou a mãe no Rio de Janeiro é presa em Itarema

Um casal, foragido do Estado do Rio de Janeiro foi preso, em Itarema, região Norte do estado, durante uma ação da Polícia Civil e Polícia Militar, destacada na Área Integrada de Segurança (AIS) 17, ocorrida no último domingo. Os dois são suspeitos de terem matado a mãe da mulher presa e tentado ocultar seu cadáver enterrando a mulher sob a pia da cozinha e jogando concreto por cima da cova. O caso aconteceu na cidade de Santa Cruz.
Samile Pinto Fonseca, 39, foi achada em uma lanchonete, no Centro da Cidade. No momento em que foi abordada pelos policiais ela tentou negar que fosse a pessoa por quem eles estavam procurando. Depois de ser reconhecida, Samile acabou dizendo que matou Sônia Maria Pinto da Fonseca, 62.
Ela levou a Polícia até a localidade de Várzea do Lagamar, onde seu companheiro, Fábio de Oliveira Furtado, 18, estava. O jovem estava na casa que o casal alugou para viver.
Os dois foram conduzidos à Delegacia Regional de Acaraú, onde foram ouvidos e recambiados para a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em Fortaleza. O diretor da Especializada, delegado Luiz Carlos Dantas, comunicou ao diretor da Divisão de Homicídios do Rio de Janeiro, que a prisão foi efetuada.
O delegado carioca Rivaldo Barbosa está concluindo os procedimentos legais para providenciar a ida dos suspeitos do homicídio para seu Estado de origem. O crime teria acontecido porque Sônia, não aceitava o relacionamento da filha única com um homem 21 anos mais jovem.

Centro de Sobral virou "Tábua de pirolito"

As pessoas que trefegam pelo Centro da Cidade de Sobral, não conseguem mais conviver com tanta buraqueira. A cada dia que passa, surge uma nova equipe para abrir mais um, dois, três... buracos na infinita obra de internalização da fiação do Centro Histórico. Neste sábado o aborrecimento maior foi causado pela falta de sinalização em um dos cruzamentos nas proximidades da área bancária. 

Como não havia nenhuma placa indicando que o trecho estaria em obra, os motoristas entravam num 'beco sem saída', e eram obrigados fazer manobras arriscadas para retornar a rua de acesso mais próxima. Isso acabou ocasionando um grande engarrafamento e muito desentendimento entre ia e quem voltava. E para piorar a situação o controle do tráfego era feito por flanelinhas que atuam nas imediações da Casa do Cidadão e do Contribuinte, numa demonstração de que Agentes de Trânsito não existe mais numa secretaria comandada por Pedro Aurélio, que já demonstra falência total. Há quem diga que a obras, ou seja, a buraqueira tem validade por mais cinco anos. (Foto: Sobraldeprima).


O Guarany de Sobral fritou o "Galo do Tabuleiro"


Em partida válida neste sábado, 8, pelo Cearense e em tarde inspirada o Guarany de Sobral fez bonito e venceu de goleada o Horizonte pelo placar de 5x1. Destaque da partida foi o garoto de 17 anos, nascido na zona rural da cidade de Alcântaras Tininho que marcou os dois primeiros gols da goleada. 

Com um ataque mais veloz, e com meio campo de toque de bola aprimorado, o Guarany de Sobral foi tomando conta do jogo e aos poucos foi marcando os gols de defiram os gols da partida, 3x0 no primeiro tempo e 2x1 no segundo tempo. Completaram para o Guarany de Sobral, Reinaldo em duas oportunidade e Gugu que entrou no segundo tempo, fechou o placar de 5x1. Apesar do atacante Reinaldo ter deixado o campo sentindo dores não preocupa. O jogador deverá atuar diante do Icasa, na próxima quarta-feira, no estádio Romeirão.

Tem sido assim: Vereador discursa na tribuna, para um plenário vazio em Sobral

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) -  Tem sido bastante comum, e porque não dizer com muita frequência, na Câmara de Vereador...