sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

AMIES celebra ano profícuo com jantar de confraternização em Brasília; Evento reuniu 300 convidados

 



Na noite desta quarta-feira, 29 de novembro, em Brasília, a Associação dos Mantenedores Independentes Educadores do Ensino Superior (AMIES) promoveu um jantar de confraternização com a presença de cerca de 300 convidados, entre associados, representantes de instituições e autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário. O evento foi idealizado pelo presidente da instituição, o Deputado Federal e Presidente da Comissão de Educação na Câmara, Moses Rodrigues (UNIÃO). 

A noite contou com solenidade em homenagem aos professores Antonio Veronezi (in memoriam) e Inácio de Barros foram homenageados. O momento contou também com honrarias de medalhas de mérito educacional, destinadas a personagens importantes que contribuíram para o desenvolvimento da Educação Superior no Brasil. 

Dentre os homenageados estão também: o Ministro da Educação, Camilo Santana; Ministro das Comunicações, Juscelino Filho; Vice-presidente do União Brasil, Antônio Rueda; Deputado Federal e associado, Átila Lira; Deputado Federal, Baleia Rossi; Assessor Jurídico, Esmeraldo Malheiros; Deputado Federal, Eunício Oliveira; Senador, Flávio Arns; Associados, Gervásio Meneses e Getúlio Moreira; Ibaneis Rocha (representado pela Secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Miridan Fraga); presidente do INEP, Manoel Palácios; Diretor do DAES, Ulysses Teixeira e para Marlene Salgado de Oliveira (in memoriam) representada por sua neta, Gabrielle Piaz Salgado de Oliveira. 

Em suas redes sociais, o parlamentar sobralense, Moses Rodrigues falou. “Como presidente da instituição, agradeço a todos que estiveram conosco, foi um momento marcante. Entendemos que a participação de autoridades de diversos segmentos é uma forma de renovar o compromisso com o crescimento da educação do nosso país. Esse compromisso não é apenas uma responsabilidade apenas do governo, mas de toda a sociedade, pois a educação é um investimento coletivo no futuro. Gratidão a todos”. Destacou.

 Conheça a AMIES 

Fundada em 19 de fevereiro de 2020, a Associação dos Mantenedores Independentes Educadores do Ensino Superior (AMIES) foi idealizada pelo educador Antonio Veronezi, a AMIES teve como primeiro presidente o professor Inácio de Barros Melo Neto. 

Atualmente, reúne mantenedoras independentes de instituições de ensino superior privadas tradicionais, e são verdadeiramente comprometidas com a educação superior de qualidade no país. 

A AMIES assumiu grandes compromissos: defender a educação superior de qualidade no Brasil, contribuir para melhorar a educação em todos os seus níveis e ainda estimular a pesquisa e a extensão para o desenvolvimento científico, tecnológico e para a inovação. 

Presidida atualmente pelo deputado federal Moses Rodrigues, a AMIES tem participado ativamente dos debates sobre a educação superior e os programas educacionais em diversas frentes, com estratégias de modernização e aprimoramento do marco regulatório do setor. 

A AMIES busca ultrapassar os interesses das instituições de ensino superior e promover o bem coletivo no campo educacional.

 Durante 2023, a AMIES participou das discussões sobre a reforma tributária, a modernização e simplificação da política regulatória, a ampliação dos programas de financiamento estudantil, a política de formação médica do Brasil, a atualização dos instrumentos de avaliação, a regulação dos cursos a distância, a política de formação de professores e a reformulação do ensino médio. 

Em 2024, a AMIES seguirá empenhada para apresentar propostas técnicas e relevantes para aprimorar as políticas públicas educacionais, com ética e responsabilidade social.

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Prefeito Ivo Gomes é convidado por entidades internacionais e participa da Cop-28 em Dubai

O prefeito de Sobral, Ivo Gomes, embarca, nesta quarta-feira (29/11), a convite da Michael Bloomberg Philantropies e do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), para Dubai, nos Emirados Árabes, onde participará da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-28). A presidente da Câmara Municipal de Sobral, vereadora Socorrinha Brasileiro, assume até o dia 8 de dezembro o comando do município, em razão de viagem internacional da vice-prefeita, Chistianne Coelho.

Essa é a primeira vez que o encontro das Nações Unidas reunirá, além dos 197 países, prefeitos e governos regionais para discutir e desenvolver soluções concretas para mitigar os efeitos do aquecimento global. Na oportunidade, o prefeito fará apresentação sobre o que Sobral vem fazendo para melhorar o meio ambiente urbano para cerca de 200 líderes mundiais.

Com todas as despesas de deslocamento e hospedagem pagas pelas entidades que convidaram o prefeito, Ivo Gomes mostrará as experiências locais, como a criação de parques urbanos, a exemplo do Pajeú, Lagoa da Fazenda, Evangelina Sabóia, José Euclides e Parque da Estação.

Além disso, ele discorrerá sobre as soluções baseadas na natureza, com a experiência de sucesso dos jardins biofiltrantes, sobre os corredores verdes implantados nos últimos 4 anos, sobre a despoluição dos recursos hídricos e sobre a expansão da malha cicloviária.

“Foi uma grande coincidência e um prestígio, claro, ter sido convidado para participar de um evento tão importante como esse por duas entidades reconhecidas mundialmente. Os consultores da CAF sempre ficam impressionados com o que Sobral consegue fazer com toda a limitação de recursos financeiros que temos. Somos um município pobre, num estado pobre, que conseguimos criar soluções eficientes para o meio ambiente. Esse é mais um orgulho para Sobral”, explicou o prefeito.

terça-feira, 28 de novembro de 2023

Sargento é morto por tiro acidental ao evitar linchamento de suspeito de estupro no Ceará


Um sargento da Polícia Militar do Ceará morreu atingido por um tiro na cabeça disparado acidentalmente por um soldado durante a prisão de um suspeito de estupro na cidade de São Bendito, no interior do Ceará, na noite desta segunda-feira (27).

Os agentes tentavam evitar que a população linchasse um suspeito de estupro quando o 1º sargento da Polícia Militar Roberto da Silva Almeida, de 50 anos, foi atingido.

Conforme policiais militares que participaram da ocorrência, Roberto da Silva e outros agentes foram chamados para cumprir um mandado de prisão em aberto contra Francisco Denys Moraes dos Santos, de 30 anos, suspeito de ter atacado pelo menos quatro mulheres na região.

Após a captura, a população tentou linchar Francisco Denys, mas foi contida pelos militares, que colocaram o homem no carro da corporação. Na saída do local, um soldado foi em pé no estribo, parte lateral do lado de fora do veículo, com a arma em punho.

Ainda segundo o relatório da ocorrência, no trajeto para a Delegacia Regional de Tianguá, o soldado se desequilibrou quando o veículo passou por uma lombada e a arma dele disparou, atingindo o sargento Almeida, que estava no interior da viatura.

O sargento foi socorrido para a Upa de São Benedito, mas não resistiu ao ferimento e morreu na unidade.

O soldado que fez o disparo foi levado para a Delegacia Regional de Tianguá, onde prestou depoimento. A arma dele foi recolhida. Já o preso, Francisco Denys, ficou recolhido na delegacia de Tianguá. (G1/CE).

segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Uma mulher sobralense assumirá a Prefeitura pela primeira vez na história

Ser prefeito da sua cidade é um sonho para muitos cidadãos, especialmente os que militam na política. Tem um ditado que diz que quem planta o bem, colherá o bem, e esse se aplica muito perfeitamente a professora Maria do Socorro Brasileiro Magalhães. Anos a fio dedicada em ver sua comunidade crescer e se desenvolver foram o caminho para que chegasse a Câmara Municipal. Ali, seu trabalho de articulação e de agregação lhe deram, sem ela esperar, a presidência do Legislativo. Agora a vida lhe presenteará com a oportunidade de ser a segunda mulher a ocupar o cargo de prefeita de Sobral, após ser a primeira mulher a assumir a presidência da Câmara nos 250 anos de Sobral.

O prefeito Ivo Gomes está de malas prontas para ir a Dubai, nos Emirados Árabes, falar sobre a vitoriosa educação sobralense atendendo a convite de organismos internacionais que reconhecem o valoroso trabalho feito pelos educadores da Princesa do Norte. A vice prefeita Christianne Coelho irá a Portugal cumprir papel semelhante de divulgar nossa educação em terras lusitanas. E a “guerreira taperuabense” vai comandar o executivo municipal.

Nesse ínterim, o vice presidente da CMS, Ajax Cardozo, assume o comando do legislativo.

Faculdade F5 lança campanha de Vestibular trazendo estudantes como protagonistas e ofertando descontos e condições especiais!

 (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - A Faculdade 05 de Julho (F5) está com inscrições abertas para o Vestibular do 2º semestre...