sábado, 7 de fevereiro de 2015

CRIANÇAS INTERNADAS NO HRN RECEBEM VISITA DE CONTADORES DE HISTÓRIAS

     O setor de Pediatria do Hospital Regional Norte, em Sobral, recebeu na quarta-feira, 4, uma visita para lá de divertida, Contadores de histórias. Acompanhada pelo Grupo de Humanização do HRN, a turma de contadores de histórias chamou a atenção de crianças e pais que, atentos, não perderam um só momento das aventuras literárias, apresentadas com brincadeiras, muita música, dança, mímica, declamação, e performances teatrais.
     Os doze integrantes foram formados pela Escola de Artes e Ofícios de Sobral (Instituto ECOA), dentro do Programa ECOAR, para formação de plateias e indústria criativa, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo, e Governo do Estado, com o objetivo de serem voluntários na contação de histórias à crianças, jovens, adultos e idosos hospitalizados. 

     Sob a coordenação da professora Josy Maria, o primeiro curso do Instituto, a formar turma na Arte de Contar Histórias, foi iniciado no mês de novembro, com duração de 120 horas. A ideia é levar alegria ao ambiente hospitalar, despertando na plateia a atenção para os contos e histórias do universo infantojuvenil. Escolas, bibliotecas, teatros, e outros espaços, também podem servir de palco para as apresentações, que podem chegar a uma hora.

MOSES RODRIGUES É FAVOR DE NOVA CPI DA PETROBRÁS E LEÔNIDAS É CONTRA

    Foi instalada na quinta-feira (05), na Câmara dos Deputados, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que vai investigar irregularidades e desvios da Petrobrás. Da bancada do Ceará, composta por 22 deputados somente seis apoiaram a abertura da investigação, entre eles: Moroni Torgan (DEM/CE), Moses Rodrigues (PPS/CE), André Figueiredo (PDT/CE), Danilo Forte (PMDB/CE), Genecias Noronha (SD/CE), Raimundo Gomes (PSDB/CE).
    "Eu defendo a transparência, a moralidade e a lisura no trato com a coisa pública. Por isso apoiei a abertura da CPI da Petrobrás para que seja dada a continuidade às investigações, e que os culpados pelos desvios e prejuízos da empresa sejam devidamente punidos e que o erário seja ressarcido”, afirmou Moses Rodrigues.
     O requerimento de CPI foi subscrito por 186 deputados, dos partidos: PSDB, DEM, PPS, PSB, PDT, PR, PMDB, PSD, PP e Solidariedade.


PC DO B VAI REALIZAR ENCONTRO EM SOBRAL NESTE SÁBADO

    Neste sábado, dia (7), as 8h, no Auditório do CDL (Rua Dr. João do Monte, 826, Centro/Sobral), os comunistas da região Norte participarão de mais uma etapa dos encontros regionais promovidos pelo PCdoB. O Encontro pretende estreitar o caminho entre a direção estadual e as direções municipais do partido, para compartilhar experiências, pactuar ações, debater política e ainda acolher novos filiados.

    Estão sendo aguardado a participação de representantes do Diretório Estadual, além dos dirigentes municipais do partido, filiados e convidados, participarão os prefeitos Heldinha, de Santana do Acaraú, e Gadyel, de São Benedito, vereadores e secretários de várias cidades da região.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

ANTES DE CAIR NA FOLIA PASSE NA P.S. AUTOCENTER


FREDIM E ROGÉRIO VISITAM O DETRAN DE SOBRAL

    Os vereadores Fredim (PV) e Rogério Arruda (PP), estiveram na sede regional do Detran de Sobral, onde foram recebidos pelo diretor do órgão Donizete Braga. O encontro aconteceu um dia depois do vereador Fredim, levantar na Tribuna do Plenário 5 de Julho, suspeita sob a liberação de um caminhão compactador de lixo, pertencente à Prefeitura deste município e que apreendido pela Polícia Rodoviária Federal após se envolver num acidente de trânsito.
     Fredim havia dito que o carro não passou por muito tempo no pátio do Detran o que para ele, deixou indícios de favorecimento. Durante a reunião Donizete mostrou todos os documentos e processo para liberação do veículo, bem como o período de cerca de sete dias, que ficou recolhido no Detran, pagando uma multa entre outras taxas de R$ 96,12.
     O veículo tipo caminhão de placas PML 9007, que pertence a prefeitura de Sobral foi apresentado como sendo proprietário o senhor José F. de Castro, mas na nota fiscal junto a Cequip o veículo foi comprado pela Prefeitura Municipal de Sobral.

    Depois dos esclarecimentos sobre as condições do veículo, os vereadores Fredim e Rogério acompanhado do assessor William Tavares, visitaram as dependências do Detran, e viram de perto como funciona cada setor.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

IMAGEM DO EX-GOVERNADOR CID GOMES NAS REPARTIÇÕES PÚBLICAS




    A maioria dos órgãos públicos estadual ainda mantém na sua sala de recepção a foto do ex-governador Cid Gomes. Na sede regional do Detran de Sobral decoram a sala do diretor Donizete Braga, as imagens dos ex-governadores Ciro Gomes e Cid Gomes. Na Câmara de Sobral, o retrato já foi retirado, segundo informações repassadas ao Blog Wilson Gomes.

AS CURTAS DO BLOG WILSON GOMES

1- O deputado federal Moses Rodrigues tem ganhado espaço na imprensa local. As emissoras de rádio tem destacado, as ações deste novo parlamentar sobralense que já se torna referência. 

2- Os sobralenses comemoram deste a tarde de quarta-feira, a mudança no clima da região. A chuva se concentrou e chove sem parar por mais de 12 horas.

3- Adaldécio Linhares, tem procurado através de reunião e audiências com o prefeito Veveu e com diretor-presidente do SAAE Silvestre Gomes para tentar resolver o problema da falta d'água no Jordão.

FORQUILHA COMEMORA EMANCIPAÇÃO COM CAVALGADA E FORRÓ PÉ DE SERRA

    Para comemorar o aniversário de Emancipação do Município de Forquilha, o ex-prefeito e empresário Edmundo Rodrigues – Pit Bull organiza a realização da quarta edição da Cavalgada da Emancipação. A cavalgada tem concentração neste sábado, dia 7, no Bar do Itamar, na localidade de Várzea da Cobra. Às 14 horas terá início a cavalgada que deverá contar com a participação de cavalheiros e amazonas de toda região. A chegada ao final da tarde, será na Fazenda Sabonete e terá animação do sanfoneiro Doré do Acordeon, com sorteio de um Potra Manga Larga.
 

VEREADORES VÃO ATÉ O BONFIM VER SITUAÇÃO DOS MORADORES

   
    O Vereador Paulo Vasconcelos (PRB) relator da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias da Câmara de Sobral esteve na manhã de quarta-feira, 4, visitando a comunidade do distrito do Bonfim que sofre com ameaças de despejos. Paulo Vasconcelos acompanhava a comissão composta pelos vereadores, Gilmar Bastos – que Presidente a mesma comissão, Christianne Coelho e Gerardo Jovani – Gegê - (Membros), Rogério Arruda e Fredim.
     In loco os vereadores acompanharam o sofrimento dessas famílias e a violência dos seus direitos. Gilmar Bastos comentou: “Todos comprovaram a ação criminosa e truculenta da Empresa Santa Elisa LTDA que está desafiando a Justiça e o Poder Público Municipal”. 
    “A população é pacata e muito carente. Está aguardando pacificamente a posição do Juiz da 2ª Vara Dr. Henrique Lacerda de Vasconcelos sobre a questão. A última decisão foi favorável aos moradores,  mesmo assim estão sofrendo ameaças e violência por parte dos proprietários e contratados da empresa Santa Elisa LTDA”, disse Gilmar.


DEPUTADO MOSES RODRIGUES VOTA A FAVOR DE MAIS RECURSOS PARA O CEARÁ

     Na última terça-feira, 3, o deputado federal Moses Rodrigues (PPS-CE) votou a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 197/12), do Senado, que fixa novas regras para incidência do ICMS nas vendas de produtos pela internet ou por telefone.
       A matéria, aprovada com 388 votos na Câmara Federal, vai garantir que o estado de destino da mercadoria receba maior parcela do tributo e gradativamente passará a ser integral, isso se o consumidor final for pessoa física.
      O deputado Moses Rodrigues travou verdadeira batalha com os deputados do Estado de São Paulo, que era o principal beneficiado pela destinação do ICMS. De acordo com o parlamentar, a aprovação da matéria traz benefícios para o Estado do Ceará. “A partir das mudanças sugeridas, o Ceará passará a arrecadar mais, o que representa mais recursos para investimentos no Estado”, afirma o parlamentar. Devido às mudanças no texto, a matéria retornará ao Senado para nova votação.


GUARANY DE SOBRAL PERDE E SE COMPLICA NO CEARENSE

     O Guarany de Sobral, volta da cidade de Barbalha com mais uma derrota. O time de Sobral, foi aquela cidade enfrentar o Guarani de Juazeiro e terminou sendo derrotado pelo placar de 2x0. Com vitória do Leão do Mercado, o time sobralense que parou nos 7 pontos se sente ameaçado em perder vaga para o time de Juazeiro que chega a 6 pontos. O Guarany vai buscar recuperação no sábado, dia 7, quando enfrentará o Itapipoca, no Junco, às 17 horas.

DR. GUIMARÃES TEM ENCONTRO COM LIDERANÇAS POLÍTICAS E SE REFORÇA PARA 2016

     
   O Dr. Guimarãe (PV) de Sobral está se articulando fortemente para continuar na busca de melhores dias para a cidade de Sobral. Participou ativamente das eleições do ano passado e, logo no início do ano esteve nas solenidades de posse dos deputados cearenses (estadual e federal). Em Brasília foi a solenidade que marcou a volta do Senador Tasso Jereissati.

      A assessoria do futuro candidato a prefeito de Sobral, assegura que ele (Dr. Verdim) tem realizado encontros com lideranças comunitárias e políticas nos finais de semana. A vereadora Franquinha do Torto e se esposo Neto, tem acompanhado a liderança forte do PV nessas caminhadas.
     No momento em que aguardava a solenidade de posse do Senado Tasso, recebeu um abraço do senador do PMDB e ex-candidato ao governo do Ceará, Eunício Oliveira que também garante apoio a sua candidatura na terra dos "Ferreira Gomes".

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

GUARANY DE SOBRAL JOGA NA NOITE DESTA QUARTA-FEIRA EM BARBALHA

     O Guarany de Sobral já está em Juazeiro do Norte, onde na noite desta quarta-feira, enfrenta o Guarani local no estádio "Inaldão", em Barbalha. O time sobralense enfrenta alguns desfalques e que são dúvidas para o técnico Júnior Cearense, entre eles o meio campista Fernando Sobral e China. A vitória é muito importa para o rubro negro sobralense  que poderá lhe assegurar uma vaga na próxima fase. Situação idêntica busca o Leão do Mercado, que precisa vencer para continuar na luta por uma das vagas. O Jogo começa às 20h20 e terá cobertura direto de Barbalha da equipe esportiva da FM Paraíso/Regional. As outras emissoras alegam 'liseira' e falta de apoio da prefeitura para ir a Região Metropolitana do Cariri.

VEREADORES JÚNIOR BALREIRA E CHICO JOIA SE DESTACAM

      Na pauta da sessão de terça-feira, os vereadores Chico Joia e Júnior Balreira, foram os que mais se destacaram. Junior apresentou requerimento que solicitam: reforma e coberta da Quadra de Esportes Nagib Marques, no bairro da Cohab2; revestimento asfáltico para as Ruas São Sebastião e Lísia Pimentel e reforma da Praça Carlos Jereissati,  no bairro Sinhá Saboia. Os pedidos apresentados pelo vereador Chico Joia: Calçamento e asfalto para Rua Vicente Correia de Sá, bairro Padre Palhano e redutor de velocidade na Rua Mestre Assis Fernandes.


SESSÃO DA CÂMARA COMEÇA COM UM EMBATE ENTRE ZEZÃO E ROGÉRIO ARRUDA

     A sessão da Câmara de Vereadores de Sobral desta terça-feira, começou com uma discussão entre o presidente da Casa, Zezão e o vereador do PP Rogério Arruda. Tudo por conta de um pedido feito na sessão anterior para que o Projeto de Resolução 154/15 de autoria da Mesa Diretora, fosse encaminhado para a Comissão antes de seguir para discussão e votação. No entender do Presidente Zezão o Projeto poderia ser colocado para discussão naquela sessão, mas no entender do vereador Rogério o seu pedido teria que ser aceito e acabou sendo aceito.
     Os vereadores Gilmar Bastos (PROS), Fredim do Jaibaras (PV) e Christianne Coelho (PT) ocuparam a tribuna do Plenário 5 de Julho. Gilmar levou como tema, a situação dos moradores do Bonfim que continuam sob ameaças de despejo.
     Já o vereador Fredim, levou denúncia contra os carros da limpeza da cidade que continuam circulando sem placas indicativas e não entende porque o diretor do Detran de Sobral, Donizete Braga liberou um caminhão que havia sido apreendido pela PRF, sem a devida regularização do veículo. Também fez denúncias de uma funcionária que estaria recebendo benefícios salariais da Prefeitura de Sobral através de uma empresa prestadora de serviços, com documentos que comprou a prática do ato, que ele considerada de improbidade administrativa.

     A petista Christianne Coelho começou a tribuna parabenizando a Mesa Diretora. Fez defesa de uma denúncia levantada pelo vereador Gilmar Bastos sobre possíveis irregularidades na Secretaria da Educação onde mantém convênios com outras prefeituras da região. Debateu sobre o tema da violência onde demonstrou preocupação sobre os últimos casos de estupros ocorridos na cidade e pede providências por parte dos órgãos de segurança.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

'NÃO VOU FICAR RESPONDENDO EM FACEBOOK", DIZ JÚLIO CESAR

     "Não vou ficar respondendo em facebook", essa foi a frese dita pelo secretário da educação do Município de Sobral, Julio Cesar ao ser indagado pelo repórter Carlos Alberto Ritchelly sobre denúncia postada pelo vereador Gilmar Bastos ao pedir explicação sobre a situação de funcionários ligados à Secretária que estaria prestando serviço em outros municípios da região Norte. Júlio Cesar adiantou que "tudo está dentro da legalidade". Ele explica que quando um determinado município requisita um desses profissionais, é firmado um convênio entre as duas cidades de acordo com a lei. Para o radialista, Carlo Ricthelly, errou o vereador ao postar a informação sem antes checar a denúncia.

RUAS ALAGADAS APÓS CHUVA EM SOBRAL NA TARDE DE SEGUNDA-FEIRA

     A primeira chuva de 2015, em Sobral, ainda que fina, deixou ruas do Centro da cidade alagadas. No flagrante feito pelo fotógrafo J. Donato mostra o cruzamento das ruas Floriano Peixoto com Joaquim Ribeiro, Centro de Sobral, no final da tarde após a chuva que banhou este município na segunda-feira, 2.


CARTA ABERTA DO DEPUTADO FEDERAL MOSES RODRIGUES


O SOBE E DESCE DO BLOG WILSON GOMES

SOBE

Para o trabalho da equipe de limpeza da Prefeitura de Sobral, que atua nos distritos da cidade. Sob a coordenação do sobralense “Tabajara”, a equipe vem fazendo o que a população chama de pente fino, quando o assunto é retirada de entulho e lixo.

DESCE

Pegou mal para presidente da Câmara de Santana do Acaraú, Ednardo Uchoa Filho, que com uma voz de embriagado gravou um vídeo que mostra o radialista Domingos, também com sinais de embriaguês, avaliando a situação do Município.


VEVEU VAI A CÂMARA DE SOBRAL E PARTICIPA DE SOLENIDADE DE ABERTURA

     O prefeito Veveu Arruda, participou na tarde e noite de segunda-feira, da solenidade de abertura do ano letivo da Câmara de Vereadores. Com alguns minutos de atraso por conta do cerimonial, Veveu ao lado do presidente da Câmara José Crisóstomo e de representante da Justiça, participou do hasteamento das bandeiras. No plenário 5 de Julho, o prefeito de Sobral fez um discurso de pouco mais de uma hora de duração. Falou de vários projetos e sua determinação e vontade de fazer cumprir o desafio – erradicar a pobreza no município que administra. Falou dos investimentos na área da educação, destacando a ensino em tempo integral e creches para crianças com idade entre de zero a três anos de vida.
     Na área de mobilidade urbana, traçou detalhes sobre a implantação do Sistema de Transportes Coletivo, das obras no Centro Histórico e da operacionalidade do VLT, que continua em fase experimental. Mas Veveu deixou um alerta: “2015 vai ser um ano difícil, tanto na questão da falta de chuva, algo em torno de 65% abaixo da média e na falta de dinheiro, com redução nos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM)”, destacou o gestor do Município.
     Ao Blog Wilson Gomes, Veveu disse que ainda não implantou o Sistema de Transporte Urbano por falta de dinheiro. “Falta dinheiro para a compra dos midi-ônibus. Até pensei em implantar por área, exemplo, Parque Silvana 1 e 2, Alto Brasília, Expectativa e Colinas”. Disse Veveu.

     Encerrando o seu discurso deixou claro que o Município vai continuar com a política de valorização salarial, principalmente para os professores, que deverá pagar salários a cima do piso estadual e federal.
     A solenidade foi prestigiada por vários secretários municipais, imprensa e o público em geral.





segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

RENASCER VAI MOVIMENTAR SOBRAL NO CARNAVAL

     A Comunidade Católica Shalom em Sobral realiza, de 15 a 17 de fevereiro, a 2ª edição do Renascer, evento de carnaval que este ano acontecerá no Centro Esportivo Tia Edite (Campo dos Velhos), com entrada gratuita.
     Formações, louvor e muita alegria farão parte do evento, que contará com a presença da missionária Josefa Alves, da Comunidade Católica Shalom. Josefa estudou na Faculdade de Teologia de Lugano, na Suíça, e atualmente mora em Aquiraz, no Ceará. Ela é autora do livro de ficção “Teshuvá – O retorno de Lisa”,lançado em outubro do ano passado pela editora Shalom.
     As crianças também têm espaço garantido no retiro. O Renascer Kids diverte os pequenos e mostra o amor de Deus na linguagem da galerinha. Além disso, há o Espaço da Misericórdia com atendimento de confissões e aconselhamento. O 2° Renascer também traz novidades na sua programação, entre elas, uma noite festiva temática no segundo dia do evento.
Na região, o evento também acontece simultaneamente em outras cidades: Massapê, Cariré e Forquilha. Alcântaras e Coreaú são municípios que recebem o Renascer pela primeira vez.

Em Sobral, o retiro é realizado na quadra do Centro Esportivo Tia Edite, no bairro Campo dos Velhos, com início pela manhã às 8h e pela tarde às 14h, sempre encerrando com a Santa Missa.

MÉDICA SOFRE VIOLÊNCIA SEXUAL EM SOBRAL


A Polícia Civil de Sobral abriu procedimento para investigar mais um caso de estupro na cidade. Segundo a vítima, uma médica obstetrícia, estava saindo da festa Aviões do forró, quando ao chegar no local onde estava seu carro, acabou sendo abordado pelo bandido. O bandido estaria armado e obrigou a mesma entrar no carro e em seguida levou para um local desconhecido onde praticou o ato sexual, abandonando-a em seguida e levando o carro da vítima. A Polícia Civil adianta que já tem pista.

INTA INAUGURA NOVAS ESTRUTURAS NESTE MÊS DE FEVEREIRO

     As Faculdades INTA realizam a conclusão de mais uma etapa da ampliação de suas instalações para atender cada vez melhor aos seus estudantes e colaboradores. As novas e modernas estruturas ampliam o conforto e segurança.
     Para todos os acadêmicos, calouros e veteranos, o INTA vai entregar novas salas de aula, mais laboratórios e novos espaços para enriquecer a troca de experiências entre docentes, discentes e colaboradores.
     Segundo o Engenheiro Civil responsável pela obra, Francisco de Paula Stevanato, as equipes da GORJ Construtora trabalharam com afinco: “Nossos colaboradores se dedicaram ao máximo para cumprir o prazo e entregar aos estudantes essas instalações modernas que irão facilitar muito o aprendizado”, destacou Stevanato.
     Na continuidade do prédio Sede II, que possui mais de 13 mil metros quadrados, serão instalados os novos laboratórios morfofuncionais, no subsolo; mais sete salas de aula e coordenações de cursos funcionarão no térreo; outras 13 salas de aula, coordenações e laboratórios irão atender nossos acadêmicos no primeiro andar; mais 13 salas de aulas e laboratórios estarão disponíveis no segundo andar; ateliês, mais seis salas de aula e laboratórios completam a nova estrutura no terceiro andar. Serão 39 novas salas de aula, climatizadas e com modernos equipamentos de apoio a professores e estudantes.
     E os investimentos não param! Está em fase de conclusão um novo e mais amplo auditório para receber aos mais diversos eventos realizados na Faculdade, além de uma nova Biblioteca, tudo isso para oferecer aos acadêmicos novas experiências e acesso ao que há de mais moderno para sua formação. Além da entrega do novo prédio, o INTA mantém a parceria com o Palmeiras Country Club de Sobral, onde são desenvolvidas atividades do Curso de Educação Física.

     Para o Diretor-Presidente das Faculdades INTA, Dr. Oscar Rodrigues Júnior, o investimento em novas instalações reforça o compromisso da Instituição em ofertar uma Educação Superior de qualidade: “Essas novas instalações ampliarão as oportunidades de aprendizado para nossos acadêmicos. Estamos investindo alto para garantir uma formação de excelência para todos”, finaliza.

MOSES RODRIGUES TOMA POSSE COMO DEPUTADO FEDERAL

     Neste domingo, 01, o empresário Moses Rodrigues tomou posse como Deputado Federal, em Brasília. No Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara, a sessão preparatória de posse dos 513 deputados eleitos para o mandato de quatro anos na 55ª legislatura (2015-2019), foi presidida pelo Deputado Federal reeleito Miro Teixeira, parlamentar mais idoso entre os com maior número de mandatos.
      Durante a sessão, Moses Rodrigues confirmou o compromisso de “defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.
      Essa é a primeira vez que Moses Rodrigues assume um mandato na Câmara Federal. Em 2014, foi eleito Deputado Federal pelo Partido Popular Socialista (PPS), com mais 147 mil votos (147.044 votos), ocupando a 7ª maior votação no Ceará. 


domingo, 1 de fevereiro de 2015

LEIA NA ÍNTEGRA A MATÉRIA DA REVISTA ÉPOCA QUE FALA SOBRE "A EMPRESA DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO RECEBEU TRATAMENTO PRIVILEGIADO DO BANCO DO NORDESTE"

Em 18 de novembro de 2013, o então governador do Ceará e atual ministro da Educação Cid Gomes Fortaleza rumo a Sobral para participar da inauguração da segunda agência do Banco do Nordeste, BNB, em sua cidade natal. No palanque da foto acima, improvisado em frente à nova agência, Cid elogiou a política de juros baixos do banco. “Se a gente não tiver crédito e um crédito bom, um crédito barato, um crédito que estimule quem está começando, de nada vai adiantar o saber fazer ou a boa vontade. É aí que entra o Banco do Nordeste. É aí que entra essa segunda nova agência aqui em Sobral”, disse. Tão logo terminou a cerimônia, Cid comentou com alguns dirigentes do banco que ele poderia largar a política depois de deixar o governo estadual. Disse que queria se tornar um empreendedor. Precisava pensar no futuro. Sem delongas, Cid correu ao guichê da gerente do banco recém-inaugurado. Queria informações sobre linhas de crédito, taxas de juros e prazo de pagamento de empréstimos – e confirmar se tudo o que falara no discurso minutos antes era verdade mesmo. Começava ali a aventura de Cid rumo ao empreendedorismo.
Dois meses depois, Cid pediu ao BNB mais informações sobre as condições de empréstimos. Sem pestanejar, no dia 21 de janeiro, a gerente do banco em Sobral, a mesma que atendeu Cid solicitamente na cerimônia de inauguração da agência, transmitiu por e-mail ao superintendente do banco no Ceará, João Robério Messias, informações sobre um pedido de financiamento para a construção de galpões numa região remota de Sobral. A gerente cobrava celeridade do chefe para dar pronta resposta ao cliente. Messias logo mostrou a eficiência do BNB. No dia seguinte, encaminhou as informações do pedido a dois diretores do banco. Num e-mail, Messias fez questão de frisar: “Esse pleito é de empresa no nome do governador Cid Gomes, que iniciou negociação esta semana” (leia o e-mail). Não precisava dizer mais nada. O BNB, banco do governo federal voltado para financiar o desenvolvimento do Nordeste, estava pronto para financiar a empresa do governador Cid.
O governador ficou animado. Não estava fácil empreender em Sobral. Cid finalmente arranjara uma serventia para um terreno que comprara em 1996 – e estava abandonado. Em 2013, já mandara asfaltar uma estrada que dava acesso ao lote. Nada de buracos e curvas acentuadas. A estrada ficou um tapete, bem sinalizada. O dinheiro para a obra? Veio do governo do Estado, então administrado por Cid Gomes. Foram quase R$ 2 milhões para pavimentar os 2 quilômetros da estrada.
Tudo caminhava bem, mas Cid esbarrou num problema que pôs em risco seu sucesso no mundo dos negócios. Não havia previsão no zoneamento de Sobral para que seu terreno pudesse abrigar o empreendimento pretendido. Cid, então, teve de apelar ao Conselho Municipal do Plano Diretor, ligado à administração de Veveu Arruda, do PT, prefeito de Sobral e seu antigo aliado. Veveu, marido da atual vice-governadora, também comparecera à festa de inauguração da segunda agência de Sobral. A despeito da contestação de um integrante do conselho, que questionou a legalidade do projeto de Cid ser discutido por aquele órgão, o obstáculo do governador foi superado rapidamente. Poucos dias depois, Cid recebeu a licença para tocar o empreendimento.

No final de maio do ano passado, superadas as burocracias, Cid se tornou sócio do engenheiro Ricardo Sérgio Farias – amigo antigo dos tempos do colégio primário – na empresa Corte Oito Gestão e Empreendimento. No mês seguinte, a Corte Oito pediu oficialmente o empréstimo ao BNB. Em agosto, veio a boa notícia para Cid e seu sócio. O BNB aprovara um pedido de R$ 1,3 milhão para que a Corte Oito erguesse os galpões e os alugasse. E o melhor: juros de 6,5% ao ano, abaixo do valor de mercado – como é normal num banco de fomento. E com a primeira parcela de pagamento da dívida só em março de 2016. As parcelas também são a perder de vista. Se tudo correr bem, Cid só acabará de pagar o empréstimo em 2023. ÉPOCA perguntou ao presidente do BNB, Nelson de Souza, se ele considerava normal um governador pedir dinheiro emprestado a um banco público. Ele titubeou e disse: “Prefiro não responder a essa questão... Mas não é proibido”. O superintendente do BNB no Ceará, João Robério Messias, que estava na festa de inauguração da segunda agência em Sobral, é mais cordato com políticos. “Como se trata de uma operação do governador do Estado, eu acompanhei de perto até a sua concretização. Ele não teve privilégio. Eu acompanho todas as operações do banco. Mas você há de convir da representatividade da pessoa. É uma empresa do governador do Estado”, disse. “Não existe nenhum problema. É relacionamento.”

Chegara o momento de a empresa de Cid receber o dinheiro, aplicar no projeto e lucrar com o retorno do investimento. No caso, com o aluguel do galpão. Cid e seu sócio já tinham acertado o aluguel meses antes, em janeiro de 2014, para a Cervejaria Petrópolis, fabricante da cerveja Itaipava. A despeito de o terreno de Cid ficar numa área isolada e pouco urbanizada, a Itaipava preferiu alugar seu galpão a se instalar no distrito industrial, localidade atendida por infraestrutura de qualidade, onde outras grandes empresas ficam. A Itaipava ainda topou pagar R$ 36 mil todos os meses para a empresa de Cid. 

Há cerca de 60 dias, a Itaipava assumiu o galpão e o pintou com as cores da cervejaria. Só não começou ainda a pagar o aluguel por reclamar de alguns problemas na obra, principalmente no acabamento.

Texto e reportagem Murilo Ramos


VEREADORES DE SOBRAL APROVAM LEI QUE OBRIGA O PREFEITO IVO A COBRAR "TAXA DO LIXO"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas notícias) -  A Câmara de Vereadores de Sobral aprovou o Projeto de Lei que obriga o prefeito Ivo Gomes, ...