sábado, 20 de abril de 2019

Confira como vai funcionar o plano de segurança para o Clássico-Rei deste domingo

Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) divulgou neste sábado, 20, o plano operacional de segurança para Ceará e Fortaleza, partida que vale o título do Campeonato Cearense 2019. O jogo acontece amanhã, domingo, com início marcado para as 16 horas, na Arena Castelão. Para a partida, o efetivo contará com 671 profissionais da segurança pública, que atuarão dentro e na área externa da arena esportiva para garantir o deslocamento seguro dos torcedores até o estádio. O esquema compreende ainda a movimentação nos terminais de ônibus da Capital. Os portões do estádio serão abertos às 13 horas e o reforço empregado pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) vai contar com 618 agentes, divididos na área externa (193) e na área interna do estádio (425).
O policiais militares serão distribuídos nos terminais de ônibus e nas principais vias que dão acesso ao estádio. Composições da Força Tática, do Regimento de Polícia Montada (RPMont/Cavalaria), Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) e viaturas da área auxiliam no deslocamento de torcedores até a Arena Castelão. As torcidas serão escoltadas até o estádio pelo CPRaio e pelo CPChoque.
Dentro do estádio vai funcionar o posto avançado da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) para realização de flagrantes e atendimento cartorial. Além disso, o 16º Distrito Policial estará de plantão para reforçar o atendimento das ocorrências da partida. A unidade fica na Avenida Alberto Craveiro, no número 1670, a poucas quadras do estádio. Ao todo, 21 policiais civis irão atuar no domingo.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) vai dispor de 32 militares, uma viatura Auto Bomba Tanque (ABT), uma viatura de Salvamento e uma viatura de Resgate. As áreas próximas ao estádio serão monitoradas do alto pela aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), que vai realizar sobrevoos na região.

Com informações, O Povo.

sexta-feira, 19 de abril de 2019

Prefeito de Marco, Roger Aguiar, é eleito presidente do Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Acaraú


O Prefeito do Município de Marco, Roger Aguiar, foi eleito na manhã de quarta-feira, 17, presidente do Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Acaraú. Presentes estavam os prefeitos Roger Aguiar (Marco), Alexandre Gomes (Acaraú), Carlos Bruno (Morrinhos), Lindbergh Martins (Jijoca de Jericoacoara), Osmar Araújo (Bela Cruz), Glaydston Muniz (Vice-Prefeito de Cruz), e o Dr. Marco Gadelha, Secretário Executivo de Vigilância de Saúde da SESA. Ausente o prefeito de Itarema Elizeu Monteiro.

Roger foi eleito por unanimidade dos presentes, salvo os votos de Itarema, que não compareceu à referida assembleia. A vitória de Marco é inédita, já que nunca havia presidido o consórcio, desde a sua criação. Roger é filho do ex-deputado Rogério Aguiar, e aliado político dos deputados Duquinha e Aníbal Gomes, estando em seu primeiro mandato a frente da prefeitura de Marco.

Com informações, O Acaraú

Sete de 11 pontos de praia em Fortaleza estão impróprios para banho

Boletim divulgado na quarta-feira, 17, pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), mostra que neste feriadão de Páscoa apenas quatro pontos de praia estão próprios para banho em Fortaleza. Os impróprios somam sete. 
Os postos 18 (entre Espigão da Rui Barbosa e a rua José Vilar e o Espigão), 20 (entre o Aquário e o Espigão da rua João Cordeiro), 2 (entre os postos dos Bombeiros 07 e 08) e 23 (entre a avenida Philomeno Gomes e a rua Padre Mororó) são considerados próprios para banho. 
Já os postos 15 (entre a Volta da Jurema e a foz do riacho Maceió), 5 (entre a praça 31 de Março e o posto dos Bombeiros 4), 8 (entre os postos dos Bombeiros 1 e 2), 11 (farol), 29 (entre a Rua das Goiabeiras e a rua Lagoa do Abaeté), 30 (entre a foz do rio Ceará até a rua das Goiabeiras) e 31 (Barra do Ceará) são considerados impróprios.
Os postos não indicados para banho são classificados quando, em até 80% de um conjunto de amostras colhidas em cada uma das cinco semanas anteriores, no mesmo local, houver mais de 1 mil coliformes que toleram temperaturas acima de 40ºC por 100 ml da amostra.
Além disso, a água recebe essa classificação se conter em sua composição mais de 2,5 mil coliformes termotolerantes por 100 mL da amostra, ou quando existirem ocorrências que possam ocasionar risco à saúde do banhista, como presença de resíduos sólidos ou animais no entorno da área de banho.

Com informações, O Povo.

quinta-feira, 18 de abril de 2019

Estudante de Meruoca denuncia precariedade em ônibus universitários


Estudantes Universitários, da cidade de Meruoca estão denunciando as precárias condições que se encontra o ônibus alugado para transportar universitários, que vem tendo problemas mecânico. Em um dos casos relatados por estudante diz que o veículo foi parado pela Polícia que avisou ao motorista que havia fogo em baixo do veículo. “Na hora houve muita correria alunos foram empurrados e o por alguns segundos o pânico tomou conta de todos pois não havia uma saída de emergência. O motorista desceu rapidamente e pediu um extintor emprestado, pois no ônibus não tinha, então ele  apagou o fogo que vinha da parte de baixo do motor. Se ninguém tivesse avisado o fogo iria consumir o ônibus rapidamente por causa das poltronas e certamente muitos alunos ficariam feridos”,
Com a Palavra o chefe dos transportes de Meruoca para dar explicações. (Jorge Alves).

Ronda Escolar de Sobral visita sede da Secretaria Municipal da Segurança Pública de Forquilha


O Grupamento Ronda Escolar da Guarda Municipal de Sobral, na manhã desta quarta-feira (17), fez uma visita de cortesia à sede da Secretaria Municipal da Segurança Pública de Forquilha, para saudar o secretário Tenente Batista Sousa, pela criação da Guarda Civil Municipal, naquele município. Destacando o quanto a nova composição irão agregar na segurança pública do município e da região.
A visita ocorreu após a composição da Ronda Escolar, cumprirem uma ordem de serviço realizada no distrito de Aracatiaçu e na passagem pelo município de Forquilha, os subinspetores Flávio, Célio e Guarda Ricardo, aproveitaram para cumprimentar o secretário e conhecer o funcionamento da nova sede integrada de Segurança Pública, que abriga posto avançado da Polícia Civil, sede da Guarda Municipal e o destacamento da Polícia Militar de Forquilha.

Além de apresentar as instalações da secretaria, os diversos setores da corporação, sala de reuniões, alojamentos, gabinetes, viaturas da instituição, o secretário proporcionou um momento para saudação coletiva aos formandos do Curso de Formação da Guarda Municipal, que acontece em Forquilha.

FOTO LEGENDA: A cidade de Sobral tem lixo pelos quatro cantos

Situação lastimável dos moradores do bairro Alto da Brasília, ao lado do antigo banco de mudas. Moradores denunciam o acúmulo de lixo e lama, causando doenças e transtornos.

Coordenadoria dos Direitos Humanos debate em audiência a Semana dos Povos Ciganos

O coordenador dos Direitos Humanos da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas), Francisco Silva, e a gerente de Articulação da Coordenadoria, Priscila Oliveira, foram recebidos pela vereadora Alessandra Ponte, em audiência, para encaminhar a programação da I Semana Municipal dos Povos Ciganos.

O evento acontecerá na segunda quinzena de maio, por ocasião do Dia Municipal do Cigano, criado pela Lei 1628/2017, de autoria da parlamentar.

"É muito importante sensibilizar os vereadores e gestores municipais a respeito dos ciganos, um povo tradicional que trouxe contribuições para a cultura da nossa cidade e que precisa ser desmitificado enquanto etnia", afirma Francisco Silva.

Com informações, assessoria da PMS

Dois policiais militares sofreram um acidente na CE-085

Dois policiais militares sofreram um acidente na CE-085, na entrada do município de Acaraú, por volta do meio-dia da terça-feira, 16. 
O major Fred Rafael, comandante da companhia de Acaraú, fraturou a mão em dois locais e o cabo saiu com escoriações na mão e na perna.  A viatura colidiu em uma Hilux que fazia uma conversão.
Conforme O Povo Online apurou, o motorista da Hilux, ao fazer a manobra, não aguardou os carros passarem e os policiais não conseguiram parar a viatura a tempo de evitar a colisão. 
O motorista da Hilux e o passageiro também saíram com lesões leves. 
Um Boletim de Ocorrência (B.O) foi registrado contra o motorista da Hilux e o caso será apurado.

Agentes de saúde do Ceará terão reajuste de 23% no piso salarial

Os 6.893 agentes comunitários de saúde com vínculo estadual passam a contar com um novo piso salarial, no valor de R$ 1.250,00, o que representa um aumento de 23%. O reajuste foi sancionado pelo governador Camilo Santana, na manhã desta quarta-feira (17), em solenidade no Palácio da Abolição, em Fortaleza. A mensagem enviada pelo Governo do Ceará no final de março para deliberação da Assembleia Legislativa foi aprovada por unanimidade no último dia 4 de abril pelos deputados estaduais.

O governador disse que, garantir esse reajuste aos profissionais, é uma maneira de agradecer pelo trabalho realizado dia a dia nos diversos lares cearenses pela categoria. “O agente comunitário de saúde do Ceará tem um simbolismo muito forte, porque foi aqui no estado que nasceu o Programa de Saúde da Família (PSF). O que nós fizemos foi garantir a continuidade do pagamento do piso salarial nacional, compromisso que assumi e pago desde 2015. É um reconhecimento ao trabalho dos agentes comunitários de saúde do Ceará. Eu sempre digo que o agente de saúde cria uma relação com as famílias. Ele é um pouco de psicólogo, educador, enfermeiro, médico. Ele convive e conhece a realidade da família”, disse Camilo Santana. 
O governador garantiu ainda que, enquanto estiver à frente do Governo do Ceará, o Estado vai pagar o piso nacional para a categoria.

terça-feira, 16 de abril de 2019

Câmara recebe denúncia contra o vereador Romário Araújo

A Câmara Municipal de Sobral realizou na noite desta segunda-feira (15) a sua 17ª Sessão Ordinária. A Sessão foi presidida pelo vereador/presidente Carlos do Calisto e secretariada pelo vereador Cleiton Prado.
Na pauta desta Sessão, foi apresentado e lido uma denúncia em desfavor do Vereador Romário Araújo (SD) de Autoria do Sr. Álvaro Silva Lucas Linhares. Os Vereadores Tiago Ramos e José Crisóstomo (Zezão) fizeram uso da Tribuna durante essa Sessão. (Bené Fernandes).

E as chuvas na região Norte do Ceará

Glória a São José! A quadra invernosa de 2019 já passou da metade, as chuvas lavam o Acaraú, enchem os açudes e desnudam as súplicas sobralenses. Entretanto, os tempos são outros. A chuva, que até poucos anos se fazia morada do divino, hoje leva a culpa de tudo. Coitada da chuva. 

Segundo o pessoal da gestão do Prefeito Ivo Gomes, a culpa do esburacado asfalto que cobre nossas ruas é da chuva. Também é culpa da chuva o lixo que boia pelos planaltos, o que se acumula nos campos e o que desce pelas ladeiras dos altos. Veja bem, até a queda do muro do Juncão foi culpa da chuva. O lamentável acidente com o ônibus escolar, o Sheriff alagar e o povo das áreas de risco perder o sono, tudo isso é culpa da pobre da chuva. 

Sabe outra culpa que levou a chuva? Da coloração da água que chega nas casas. Pessoal do SAAE lançou foi uma nota pra oficializar a culpa. Não tô dizendo que os tempos são outros? Contudo, independente disso, eu que não falo mal da chuva. De jeito nenhum, aprendi no interior do Ceará, que seu eu falar mal da chuva, eu corro o risco é de pegar uma carreira. Prefiro correr na esteira. Mas temos que reconhecer, a chuva escapou de uma culpa. 

No último piti radiofônico do Prefeito, a responsabilidade pelo caos na Saúde de Sobral foi para a gestão da Santa Casa de Misericórdia. Disse que com o dinheiro repassado a centenária instituição, a culpa da dificultosa situação é pura falta de competência e profissionalismo da atual gestão. Graças a Deus, dessa vez, a culpa não foi da chuva e alguém deve aparecer para resolver a questão.

Matheus Salvany,Jornalista e Professor Universitário

segunda-feira, 15 de abril de 2019

Garanta já uma Páscoa de valor!

Garanta já uma Páscoa de valor!
A vitória tem um doce sabor...Vem pro Totolec Interior!
Quem quer ganhar R$ 40 mil reais só no primeiro prêmio? No segundo prêmio tem mais R$ 10 mil reais pra você! No Giro da Sorte são sete prêmios de R$ 4 mil reais! Compre já o seu! Custa só 5 reais! Totolec Interior. Pra você ter a vida que sempre sonhou.

Prefeito apresenta novo sistema de estoque de medicamentos para gerentes de postos de saúde

O prefeito Ivo Gomes se reuniu, na manhã de quinta-feira (11), na Unidade de Vigilância em Zoonoses, com todos os 36 gerentes dos Centros de Saúde da Família de Sobral para apresentar um novo sistema de estoque de medicamentos que está sendo implantado na rede municipal. A nova ferramenta vai possibilitar que todos os postos tenham acesso a um estoque geral, ação que vai evitar a falta de remédios para a população.

Antes, o controle das farmácias dos postos de saúde era feito manualmente, o que dificultava trocas e agilidade na entrega dos medicamentos.

"O sistema nos provou o que eu já percebia: hoje não falta remédio em Sobral. O que vem acontecendo é uma má distribuição dentro dos postos de saúde. Por exemplo, há postos que têm muitas quantidades de dipirona, enquanto em outros não há um comprimido sequer. Percebendo isso, encomendei esse sistema, que vai impedir excesso de medicamentos em alguns lugares e falta em outros", explicou o prefeito, garantindo que até junho deste ano o problema deverá estar resolvido.

Ivo Gomes acompanhará pessoalmente o sistema, todos os dias.


Com informações da Assessoria PMS

domingo, 14 de abril de 2019

Descaso na CE 363 na cidade de Massapê, região Norte do Estado

Descaso total para com os usuários da CE 363, Rodovia Estadual que liga o município de Massapê a Camocim.
Moradores plantaram uma bananeira na cratera para chamar atenção das autoridades. O trecho está intransitável, causando prejuízos e transtornos aos transeuntes e moradores.
Imagem foram registradas na manhã deste domingo (14).
 
Com informações, Sobral 24 Horas

Chove em 52 municípios cearenses entre sábado e este domingo, 14

Choveu em 52 municípios cearenses entre as 7 horas de ontem até a manhã deste domingo, 14. O maior registro de chuva até o momento foi em Acaraú, no Litoral Norte, com 70 milímetros (mm). Paracuru, no Litoral de Pecém, vem sem seguida, com 61 mm. 
No Litoral de Fortaleza, o maior registro de chuva foi em Pindoretama, com 37 mm. A Capital, que amanheceu com chuva intensa, registra 36,3 mm até o momento.
Os dados são parciais e foram atualizados às 9h30min pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
No restante deste domingo, a Funceme prevê céu nublado com eventos de chuva no centro-norte. No sul, nebulosidade variável com eventos de chuva. Para segunda-feira, 15, a previsão é de nebulosidade variável com eventos de chuva no litoral, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba. Nas demais regiões, chuvas isoladas.


Com informações, O Povo.

VEREADORES DE SOBRAL APROVAM LEI QUE OBRIGA O PREFEITO IVO A COBRAR "TAXA DO LIXO"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas notícias) -  A Câmara de Vereadores de Sobral aprovou o Projeto de Lei que obriga o prefeito Ivo Gomes, ...