sexta-feira, 17 de março de 2023

Diretoria do Guarany de Sobral convoca torcedores para o jogo de sábado


A diretoria do Guarany de Sobral, está empolgada com a campanha da equipe na disputa pelo seu retorno a primeira divisão do campeonato cearense. E, por esse motivo, está convocando todos os torcedores do “Bugre Sobralense” para marcar presença no jogo que acontecerá no estádio do Junco, na tarde deste sábado, 18, que poderá garante a luta para a disputa de uma vaga no quadrangular final da competição da segunda divisão.

“Todo mundo no Juncão, no próximo sábado (18), apoiando o Bugrão em mais uma batalha no estadual. Jogaremos contra o Horizonte e precisamos do apoio da nação bugrina nas arquibancadas, torcendo por mais uma vitória em casa!”, destaca a diretoria do Guarany de Sobral, em sua página oficial nas redes sociais. O jogo será contra o time de Horizonte, que também sonha em voltar à primeira divisão.

quarta-feira, 15 de março de 2023

Prefeito Edinardo Filho realiza entrega de kits escolares nas escolas da rede municipal em Forquilha

 

Na manhã de terça-feira (14/03), o Prefeito Edinardo Filho, acompanhado da secretária de Educação, Bárbara Mendes e de profissionais da educação realizaram a entrega dos Kits Escolares para os alunos das Escolas Modelo, Diogo Alves de Loiola e Francisco Teotônio. O cronograma de entrega dos kits continua nas demais escolas da sede e zona rural do munícipio.

A entrega dos kits escolares é um compromisso da gestão municipal que visa manter o compromisso em desenvolver uma Educação de Qualidade, garantindo aos alunos melhores condições para desenvolver o aprendizado. Ao todo estão sendo entregues aproximadamente 4 mil kits desde o Infantil até o ensino fundamental II.

É uma grande conquista para os alunos do município e para suas famílias, que recebem gratuitamente todo material necessário para os estudos como: FARDAMENTO, MOCHILA, CADERNO, SQUEEZES, LÁPIS, BORRACHA, TESOURA, COLA, KIT GEOMÉTRICO, LÁPIS DE COR, GIZ DE CERA, MASSA MODELAR E CANETINHA HIDROGRÁFICA.

Com informações, Blog Lucas Oliveira.

ENEL CEARÁ REALIZA ATENDIMENTO ESPECIAL E TROCA DE LÂMPADAS EM SOBRAL

Em parceria com o Decon, a Enel Distribuição Ceará iniciou uma série de ações voltadas para a Semana do Consumidor no município de Sobral, com atendimento da unidade móvel e troca de lâmpadas para a comunidade.

Na loja móvel, os clientes podem acessar serviços como troca de titularidade, emissão de segunda via, parcelamento de contas com condições especiais, entre outros. Além disso, cada unidade consumidora poderá trocar lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por modelos com tecnologia LED.

Cada cliente Enel poderá substituir até 9 unidades. Com isso, o programa auxilia no uso correto e também na economia de energia. Para participar da troca de lâmpadas, o cliente deve apresentar a última conta de energia, podendo ser a versão física, digital ou foto. Os atendimentos acontecem neste dia 15, na Praça da Coluna da Hora, no Centro, das 8h às 14h; e na quinta-feira, 16, na Praça José Maria Felix, no distrito de Jaibaras, das 8h às 11h.

Camilo Santana defende "reajuste sustentável" do piso salarial dos professores


O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que é a favor do “reajuste sustentável” do piso salarial do magistério. Durante o discurso feito na 84ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos, no Hotel Royal Tulip, em Brasília, o ministro pontuou a importância do reajuste para a categoria 

“O professor é uma das profissões mais importantes. Só teremos uma educação de qualidade se tivermos professores bem remunerados, bem qualificados, bem informados, bem estimulados, para garantir um bom aprendizado às crianças e jovens desse país. É preciso todos nós sentarmos à mesa, é importante criarmos as condições para um reajuste sustentável (do piso salarial)”, declarou o ministro nesta segunda-feira, 13.

De acordo com Camilo, o reajuste também será feito em outros setores da área educacional, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da educação (FNDE).“Fizemos reajuste na merenda escolar, sabemos que isso é apenas uma ajuda para os prefeitos, para garantir uma alimentação de qualidade nas nossas escolas, porque sem alimentação de qualidade, não há educação de qualidade, não há escola de qualidade. Nós sabemos que em muitas cidades a única alimentação que a criança faz é quando vai à escola”, explicou. (O Povo).

Deputado estadual Sérgio Aguiar se manifesta sobre investigação eleitoral que envolve seu mandato

 


"Considerando os fatos noticiados na imprensa cearense acerca de ação investigatória eleitoral, destaco que o Ministério Público Eleitoral com atuação na Justiça Eleitoral do Ceará é o autor da ação manejada em face do Deputado e de três prefeitos e, portanto, o MPE atua no feito como parte, e, nessa condição, é comum reiterar nas alegações finais o seu pedido inicial de condenação que foi o que de fato ocorreu em 12 de março de 2023.

Registro que apresentei contestação aos termos da ação, quando fui cientificado, apresentando prova firme durante a instrução que se contrapõem ao que foi alegado pelo MPE, porquanto não restou nenhuma ilicitude na conduta atribuída aos gestores investigados e da qual supostamente teria sido beneficiário.
Nessa perspectiva, e a teor do que está colacionado nos autos, a expectativa é pela IMPROCEDÊNCIA INTEGRAL da ação considerando a ausência de provas carreadas pela parte autora, bem como diante da assentada jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral, inclusive em casos recentes, em que afastou qualquer viabilidade de ações como a que ora se cuida e que se utilizam de fatos, pretéritos, ao período eleitoral e atentam contra o regular exercício do mandato parlamentar, que foi a mim conferido por quase 100 mil cearenses.
Confiando em Deus, sempre!"

Tribuna Popular Na Câmara de Sobral celebra 180 anos do distrito de Aracatiaçu


 A Câmara de Vereadores de Sobral, abriu o Plenário 5 de Julho, na sessão de terça-feira, 14, para uma Tribuna Popular, em comemoração aos 180 anos de criação do distrito de Aracatiaçu. Durante o discurso professor Jose Carlos Carneiro Cavalcante, mais conhecido por “Kalu”, que durou 25 minutos destacou a chegada dos primeiros moradores da localidade, fatos pitorescos e lendários, o desenvolvimento político e econômico, entre outros de Aracatiaçu que na linguagem tupy guarany, se diz "Terra dos Ventos Fortes".

“Hoje recebemos na Câmara Municipal de Sobral, no plenário 5 de julho o professor Kalu para fazer uso da tribuna, (tribuna popular) quero agradecer também alguns moradores do nosso distrito que se fizeram presentes para prestigiar. A tribuna popular faz parte de uma semana com programações para festejar os 180 anos do nosso distrito. Destacou o vereador Cumpady Bony

Mercado Público de Sobral sem acesso pela Diogo Gomes

 


Os comerciantes e permissionários do Mercado Público, foram informados pela equipe responsável pela reforma do prédio, que um dos portões de acesso ao primeiro piso, foi fechado temporariamente. O portão ao qual os comerciantes, fica na rua Cel. Diogo Gomes, ao lado de uma farmácia. Por conta disso o acesso ao interior do Mercado está acontecendo pela Viriato de Medeiros e Desembargador Moreira da Rocha. 

A Prefeitura de Sobral realiza uma obra de reforma do Mercado Central que deverá durar cerca de 180 dias. A previsão da liberação do portão aconteça até o final de semana.

Denúncia de que a Prefeitura de Sobral está apagando marca de produto em estabelecimento comercial


 Um comerciante, morador da cidade de Sobral, está denunciando nas redes sociais, que uma equipe da Prefeitura de Sobral, chegou em seu estabelecimento com tinta e pincel, para retirar de sua parede, a propaganda da marca de uma aguardente de cana, que fabricada no Ceará. Na narrativa, o comerciante, que não foi identificado, diz que a equipe alega, que o produto que é comercializado internacionalmente, não estaria contribuindo com impostos para o o município, em termo de exploração publicitária.

Apesar da denúncia de forma isolada a Prefeitura de Sobral, ainda não se manifestou sobre o ocorrido.

Socorrinha Brasileiro será homenageada pelo Corpo de Bombeiros do Ceará

 


A presidente da Câmara de Sobral, Socorrinha Brasileiro, recebeu no Legislativo Municipal, Cel. Roberto Morais, comandante do Corpo de Bombeiros- Batalhão de Sobral, que lhe veio dar a notícia de que ela (Socorrinha) será homenageada pela corporação, nos 50 anos de fundação da instituição cearense.

Usando as redes sociais, a presidente Socorrinha Brasileiro, deixou os seus agradecimentos. "Recebendo o amigo Cel. Moraes do Corpo de Bombeiros com muita honra, e ao mesmo tempo agradecer pelo convite e por ser Homenageada pelos 50 Anos da Corporação.

segunda-feira, 13 de março de 2023

Ministério Público Eleitoral se manifesta a favor da cassação do Dep Sérgio Aguiar e prefeitos de Camocim, Barroquinha e Martinópole

 


A Procuradoria Regional Eleitoral requereu a inelegibilidade de prefeitos cearenses e deputado estadual Sérgio Aguiar (PDT) por abuso de poder político e econômico, durante as eleições de 2022. O parecer é do procurador Samuel Miranda Arruda.

Na ação, são citados Maria Elizabete Magalhães (prefeita de Camocim), Jaime Veras (prefeito de Barroquinha), Francisco Ediberto (prefeito de Martinópole), além de Sérgio Aguiar.

“Conforme a inicial (Id 19407509), no ano eleitoral de 2022, Maria Elizabete Magalhães (Prefeita do Município de Camocim), Jaime Veras Silva Filho (Prefeito do Município de Barroquinha) e Francisco Ediberto de Souza (Prefeito do Município de Martinópole) transformaram a publicidade institucional dos seus respectivos Municípios em um explícito sistema de marketing pessoal do candidato investigado – Sérgio de Araújo Lima Aguiar (candidato reeleito a Deputado Estadual) -, o que se evidencia por uma ostensiva exaltação em postagens publicadas nas páginas oficiais das Prefeituras e em materiais de mídia produzidos à custa do erário, com o claro escopo de promoção pessoal do parlamentar ora investigado, que também tem naquelas localidades suas bases políticas”, destaca um trecho do documento.

“Além disso, o investigado apropriou-se de programas sociais, de inaugurações e de recursos públicos para autopromoção, desviando a finalidade precípua dos programas concebidos. Ademais, o candidato praticou reiteradamente, com o auxílio dos demais promovidos, as condutas vedadas a agentes públicos estipuladas pelo art. 73, IV e VI, “b”, § 10 da Lei nº 9.504/97, evidenciando o abuso de poder. Tudo isso, especialmente quando considerado em conjunto, consoante os remansosos precedentes do Tribunal Superior Eleitoral, importa em lesão à normalidade e à legitimidade do pleito”, ressalta a síntese fática.

Em seu parecer, o procurador versa:

“Ante o exposto, a Procuradoria Regional Eleitoral requer a procedência da presente Ação de Investigação Judicial Eleitoral, com a aplicação da sanção de inelegibilidade para as eleições a se realizarem nos oito anos subsequentes à eleição em que se verificaram os abusos acima narrados, além da cassação do registro ou diploma do candidato, nos termos do art. 22, inciso XIV, da LC n.º 64/90.”


Cidade de Varjota vai debater a violência contra a mulher

 


A vice-prefeita da cidade de Varjota,  Alessandra Araújo está organizando um evento para debater os casos de violência contra a mulher. O encontro vai acontecer no próximo dia 20,  no Varjota Eventos e será ministrado pela Senadora da República Augusta Brito, que, irá relatar sua experiência à frente da Procuradoria Da Mulher na Assembleia Legislativa do Ceará.

“Um momento de extrema importância para se difundir as metodologias apoiadas a prevenção de inúmeras crimes, podendo citar: assédio sexual, moral, violência física e psicológica.” Destaca a vice-prefeita Alessandra Araújo.

Na ocasião será lançado um movimento inovador de capacitação para agentes públicos independente do posicionamento político. O encontro terá início às 17h.

 

Faculdade F5 lança campanha de Vestibular trazendo estudantes como protagonistas e ofertando descontos e condições especiais!

 (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - A Faculdade 05 de Julho (F5) está com inscrições abertas para o Vestibular do 2º semestre...