sábado, 23 de maio de 2020

Núcleo de Prática Jurídicas intensifica atividades com Atendimentos Online


Entendendo a importância das práticas para a formação dos acadêmicos e buscando colaborar com a comunidade em momento de necessidade de distanciamento físico, o Núcleo de Práticas Jurídicas – NPJ do Centro Universitário Inta – UNINTA transporta para o meio online os seus atendimentos à população, iniciando esta prestação de serviços a partir da segunda-feira, 25 de maio.

O Núcleo oferece atendimentos gratuitos para a sociedade em geral, prestando consultas e encaminhando ações relacionadas ao Direito Civil, configurando-se como uma importante ferramenta de Responsabilidade Social. 

Adaptando sua atuação ao atual período de distanciamento social, o NPJ contemplou a possibilidade de mediações online, em ambiente virtual, oferecendo seus serviços, agora ampliados, por meio do Whatsapp (88) 9 9212-9780 ou pelo e-mail: 

npj@uninta.edu.br. As mediações utilizarão plataformas de telepresença. 

Os atendimentos à população sobralense e da região, com o apoio da Defensoria Pública, ocorrem com a participação dos professores do curso de Direito, que orientam seus alunos, como práticas de estágio. Estas orientações versam sobre o atendimento, principalmente nas áreas cíveis e de família, e possibilitam agregar conhecimento técnico científico de toda a comunidade acadêmica. 

O Gestor do Núcleo de Práticas Jurídicas – NPJ, Professor Dr. Fabiano Ribeiro Magalhães, destaca que, “o NPJ do UNINTA cumpre sua função social nesses dias de distanciamento social através da modalidade virtual de todos os serviços prestados presencialmente, realizando audiências por aplicativos como WhatsApp, Meet, Zoom entre outros. Estamos mantendo os atendimentos usuais com a comunidade em geral, desde ações judiciais a audiências de mediação de acordos”, conclui.


SAIBA MAIS SOBRE O NPJ 

O núcleo de Práticas Jurídicas – NPJ do Centro Universitário INTA – UNINTA é um ambiente acadêmico de preparação docente para as práticas profissionais, pelo que possui então uma série de serviços inovadores do que diz respeito à assistência jurídica à comunidade em geral, entre os quais Resolução de Conflitos, desde conflitos familiares a conflitos decorrentes de relação de consumo através do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSC, em convênio com o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará – TJCE e também realizamos atendimento em situações onde não seja possível o acordo, promovendo o protocolo de ações através de convênio com a Defensoria Pública do Estado do Ceará. 


Conheça os serviços: 

Investigação de paternidade; 
Usucapião; 
Retificação de Registros; 
Inventário;
Curatela;
Divórcio;
Partilha de Bens;
Pensão Alimentícia;
Herança;
Indenização;
Cobrança; entre outros.


SERVIÇO:

Núcleo de Práticas Jurídicas - NPJ
Horário: 08:00 às 12:00 horas e das 13:00 às 17:00 horas
Data: A partir do dia 25/05/2020
Contatos: (88) 99212-9780 - npj@uninta.edu.br

Segurança Pública: 1.500 policiais estão afastados com sintomas do coronavírus

No Ceará, 1.539 policiais estão afastados das funções com sintomas do coronavírus (síndrome gripal). Atualmente, são 1.339 policiais militares e aproximadamente 200 policiais civis em todo o estado.
O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, afirmou que, apesar do trabalho de distribuição de equipamentos de proteção individual, os policiais têm contato com as pessoas e por causa do descumprimento do decreto de ficar em casa, os agentes de segurança acabam em maior contato com as pessoas.
De acordo com André Costa, o fato da população não contribuir tem feito com que os agentes de segurança tenham contato com as pessoas nas ruas e que aconteça a redução de viaturas.  "Não é por redução de combustível, está regularizado, não é por blitz, pois equipes têm sido deslocadas em hora extra", afirma .

André Costa afirma que alguns índices estão piorando e outros melhorando, não especifica quais, mas afirma que a segurança pública também depende da participação da população. (Com informações de Domitilla Andrade)

Camilo alinha novas medidas de combate à Covid-19 com prefeitos



O interior do Ceará tem visto o avanço rápido de novos casos de Covid-19 pelos municípios. Das 184 cidades cearenses, apenas quatro ainda não tiveram casos confirmados da doença e a proporção de casos fora da Capital aumentou para 40% nesta semana.
Os números preocupam prefeitos cearenses, que estiveram reunidos nesta sexta-feira (22) com o governador Camilo Santana (PT) para tratar de medidas de enfrentamento à pandemia causada pelo novo coronavírus. No encontro, o governador reforçou a necessidade de intensificar as medidas de isolamento social, além de ter ressaltado a importância de ações na atenção primária da Saúde. O objetivo é diminuir o número de pacientes graves em decorrência da Covid-19, em um momento em que a capacidade dos leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) está quase esgotada em todo o Estado.
O governador quer também manter o diálogo com os municípios e, por meio de reuniões regionais a serem agendadas ainda, discutir com prefeitos problemas específicos de cada macrorregião do Ceará. (Diário do Nordeste).

Egressos de Serviço Social do UNINTA têm atuação de destaque no contexto da pandemia


No atual contexto da pandemia, governos estaduais, por meio de seus decretos, têm requisitado cada vez mais a atuação de assistentes sociais para a condução de suas políticas públicas em saúde, assistência e previdência.

No Ceará, principalmente em sua região Norte, destaca-se a participação de egressos do Centro Universitário Inta - UNINTA na linha de frente, atendendo a população em situação de vulnerabilidade social. A profissão, regulamentada desde 1993, se demonstra ainda mais necessária tendo em vista o contexto da COVID-19. 

Segundo a Coordenadora do curso de Serviço Social do UNINTA, Profa. Esp. Nayara Machado, "os assistentes sociais conhecem de perto as necessidades da população e o território em que vivem. De acordo com nossa Lei de Regulamentação da Profissão (Lei 8.662/1993) e com o Código de Ética Profissional, não podemos negar atendimento, mesmo numa situação de calamidade pública, em que nossas vidas também correm riscos". A docente reforça que é um dever ético continuar prestando auxílio à população brasileira. A educadora conhece bem a qualidade da formação do curso no UNINTA. Egressa da Instituição, frisa que desde o princípio, o curso de Serviço Social do Centro Universitário Inta – UNINTA tem procurado oferecer uma formação que prepara os futuros profissionais para os inúmeros desafios que a profissão enfrenta em seu cotidiano. Por ser uma profissão generalista, o acadêmico recebe todo embasamento teórico-metodológico que o prepara para atuar de forma competente e comprometida com as mais diferentes situações e atribuições, sempre com ética e compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população.

No atual contexto da pandemia, os assistentes sociais se perfilam como profissionais destacados para a convivência das sociedades. A coordenadora salienta que "diante de tantas incertezas e desafios, defendemos que nossa atuação profissional é fundamental, nesse momento, para que a população tenha acesso aos serviços de saúde, assistência e previdência social, além de benefícios eventuais que serão essenciais para a manutenção da vida dos mais vulneráveis". O compromisso dos egressos de Serviço Social do UNINTA é o de sempre lutar por uma sociedade mais justa e igualitária, sem recuar das suas defesas e das suas funções.

sexta-feira, 22 de maio de 2020

Hospital do Coração de Sobral promove semana de reunião para acompanhamento dos setores

Dando continuidade ao processo de Acreditação, o Hospital do Coração, unidade de saúde do Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral, promoveu, de 11 a 15 de maio, reuniões com coordenadores dos serviços e diretores da Instituição. Ministrado pela diretora de Enfermagem do Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Dra. Conceição Nunes, o encontro teve como objetivo promover uma discussão sobre os tópicos do Manual Brasileiro de Acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), no qual consta informações que estão sendo trabalhadas junto aos gestores da unidade hospitalar. O momento foi realizado respeitando todas as medidas de segurança no contexto da Covid-19.

A ação visa padronizar e monitorar os processos da Instituição e medir a eficácia das ações tomadas para atingir a qualidade e segurança, além de fazer com que a acreditação seja entendida com mais clareza e os objetivos sejam compreendidos por todos os profissionais do Hospital. Durante a semana, os serviços corporativos do Complexo também participaram de uma reunião, visto que a integração de setores também é importante no que diz respeito à capacidade dos tomadores de decisão de colaborarem entre si. Na tarde desta sexta-feira (15/05), as estratégias que serão trabalhadas durante o processo foram apresentadas para o diretor-geral do Complexo SCMS, Klebson Carvalho, e diretor técnico do Hospital do Coração, Dr. David Carneiro Neto.

Grendene – Mais um passo no cuidado com as pessoas.



Devido à prorrogação do Decreto Estadual do Ceará sobre isolamento social, a Grendene informa que as atividades de produção de calçados nas unidades de Crato, Fortaleza e Sobral permanecem suspensas até o dia 31 de maio.
O retorno às atividades passa a ser de 1º de junho de forma gradual, com horários reduzidos e turmas divididas em escalas.
A Grendene continua fazendo sua parte, acompanhando as orientações das autoridades bem como priorizando a saúde, segurança e manutenção dos empregos de seus colaboradores.


VEREADORES DE SOBRAL APROVAM LEI QUE OBRIGA O PREFEITO IVO A COBRAR "TAXA DO LIXO"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas notícias) -  A Câmara de Vereadores de Sobral aprovou o Projeto de Lei que obriga o prefeito Ivo Gomes, ...