sábado, 28 de janeiro de 2017

Pesquisadores preveem agravamento da seca no Nordeste entre fevereiro e abril



A seca na Região Nordeste, que já dura cinco anos, deve se agravar ainda mais no período de fevereiro a abril, de acordo com a Previsão Climática Sazonal. O documento foi elaborado pelo Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal (GTPCS), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
As previsões indicam que neste ano haverá menos chuvas na região, causando preocupação com o quadro hídrico. Segundo o documento, a tendência é que os reservatórios do Nordeste não tenham recuperação significativa durante a estação chuvosa, uma vez que as precipitações devem ficar abaixo da média histórica.

Eunício nega ter recebido propina da Odebrecht



O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), favorito para a eleição à presidência do Senado no lugar de Renan Calheiros (PMDB-AL), negou neste sábado, 28, que tenha recebido propina da Odebrecht, em cuja lista apreendida pela operação Lava Jato, é identificado como "Índio". 
"Não sou investigado. Sei o que fiz e o que não fiz. Tenho tranquilidade em relação a qualquer citação [a meu nome na Lava Jato]. Porque as pessoas, numa hora dessas de desespero, falam e ninguém pode impedir", afirma Eunício em entrevista à Folha. 

Policial que trabalhava com o capitão Wagner é morto em Fortaleza



Um policial militar foi assassinado no início da noite desta sexta-feira, 27, no bairro Henrique Jorge. Informações preliminares recebidas pelo coronel Marden Oliveira, comandante do 17º Batalhão da PM, apontam que o cabo Arlindo Arlindo da Silva Vieira Filho teria reagido a um assalto e foi morto a tiros.
Buscas são realizadas na região, mas, até o momento, nenhum suspeito foi preso, conforme o coronel.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Reunião para os filiados da APCDEC em Sobral


Centros de Formação de Condutores tem reunião com o deputado Leônidas



Tendo em vista a reformulação do Código de Trânsito Brasileiro, representantes dos Centro de Formação de Condutores (CFCs) do interior do Ceará estiveram reunidos na última segunda-feira (23), em Fortaleza, com o deputado Federal, Leônidas Cristino.

Representantes de Sobral, Itapipoca e Crato estiveram no gabinete do parlamentar na capital tratando da PL 8085/2014 que vai reformular 161 artigos do Código de Trânsito Brasileiro.

Câmara de Sobral volta a comemorar aniversários de funcionários




 O presidente e vereador da Câmara de Sobral, Paulo Vasconcelos, está reativando as comemorações de aniversários dos vereadores, funcionários e servidores daquela Casa Legislativa. Na manhã de quinta-feira, como reinício, foi ofertado um coquetel para os aniversariantes do mês de janeiro, que inclui os vereadores Itamar Ribeiro e Adauto Arruda. Para o presidente, o momento é uma oportunidade para todos se conhecer melhor e torna um laço de amizade mais forte. Agora, a cada última quinta-feira de cada mês, será comemorando os aniversariantes do referido mês. Que venha fevereiro.

Vereadores de Coreaú tem reunião marcada para esta sexta-feira



Está marcada para manhã desta sexta-feira, às 9h, uma Sessão Extraordinária da Câmara Municipal de Coreaú que julgará as contas do prefeito Carlos Roner do exercício de 2010. Este Processo de nº 6525/11 veio com Parecer Prévio do TCM pela DESAPROVAÇÃO das contas por unanimidade dos conselheiros daquela Corte. 
A Câmara de Coreaú é composta por 9 vereadores sendo que quatro foram eleitos pela oposição, Caburé (PDT), João Godô (PRTB), Dr. Francimor (PPS) e Evaristo Neri (PDT).
Para modificar o parecer do TCM o prefeito precisará de 6 votos, por isso, está nas mãos destes quatro vereadores, se a corrução, a malversação do dinheiro público, o crime contra o erário vai prosperar em Coreaú. 

TCM entregará primeiros relatórios de municípios em emergência

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) vai fornecer ao Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), na próxima segunda-feira (30/1), relatórios das seis primeiras inspeções realizadas na operação especial que visa acompanhar a decretação de emergência em municípios. O objetivo do compartilhamento de informações é possibilitar a atuação do MPCE na esfera judicial.
A entrega dos documentos ocorrerá na sede do TCM, às 9h, e deve ser feita pelo presidente do Tribunal, conselheiro Domingos Filho, à procuradora de Justiça e coordenadora da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), Vanja Fontenele, e promotores de Justiça. Os relatórios são referentes aos municípios visitados de 16 a 18/1 (Ibicuitinga, Pedra Branca e Santa Quitéria) e de 18 a 20/1 (Groaíras, Palhano e Tururu).

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Presidente da CM Paulo Vasconcelos foi conhecer a produção da Fábrica Grendene

O presidente da Câmara de Vereadores de Sobral foi convidado para conhecer de perto a maior fábrica de calçados do Ceará - Grendene. A convite de um dos principais diretores Nelson Rossi, Paulo Vasconcelos acompanhado esposa, filhos e de assessores de seu gabinete, fez 'turnê' por todo complexo de produção da fábrica

Ubajara tem biblioteca compartilhada feita com uma geladeira reutilizada



Um objeto tem chamado à atenção das pessoas que passam na praça do relógio de Ubajara. Trata-se de uma biblioteca compartilhada feita com uma geladeira reutilizada. O projeto batizado de ‘Geloteca do Raimundo’ foi inaugurado nessa quarta-feira (25).
A proposta foi idealizada pelo Ubajarense Nicollas José. Segundo ele, o objetivo do projeto é incentivar a leitura mesmo durante a rotina do dia-a-dia.

Sobral Net inaugura nova loja no Nort Shopping Sobral



Com 21 anos de atuação no Mercado Sobralense, oferecendo o serviço de internet domiciliar, a Sobral Net entregou a população deste município e a sua clientela da Zona Norte, uma moderna loja de serviço e atendimento no Nort Shopping Sobral, a solenidade na noite de quarta-feira, contou com a presença de convidados ilustres e assinantes que foram conhecer de perto a nova loja, com a nova marca da empresa que marca esta nova fase da Sobral Net.

Quem paga IPTU: o locador ou o locatário?



Ano novo, novas esperanças, novas metas e consequentemente novos boletos, novas contas e novas despesas, dentre elas o IPTU (imposto territorial urbano), tributo este de competência municipal, tendo como base de cálculo o valor venal do imóvel urbano, conforme estabelecido pelos art. 32 e 33 ambos do Cód. Tributário Nacional.
Via de regra, o carnê do IPTU chega já nos primeiros meses do ano nas residências, mas a grande questão é quem deve realizar o pagamento deste: O proprietário ou o locatário?

24 municípios não pagaram aos seus servidores. Meruoca é um deles



A Federação dos servidores de prefeituras do Ceará (Fetamce) divulgou nesta quarta-feira, 25, nota que aponta o não pagamento dos salários de dezembro para algumas categorias do serviço público de 24 municípios. Segundo o órgão, há ainda cinco cidades que não quitaram completamente o 13º salário do ano passado.
Segundo a Fetamce, na maioria das gestões o problema não atinge todos os servidores, mas sim algumas categorias. Em Quixadá, por exemplo, apenas servidores da Secretaria Municipal de Saúde ainda aguardam o pagamento. Dados foram levantados entre 20 e 25 de janeiro deste ano.
A presidente da Fetamce, Enedina Soares, recomendou aos sindicatos municipais que denunciem problemas ao Judiciário local. “Independe de quem seja a responsabilidade, dos atuais ou antigos gestores, nós temos que cobrar os nossos direitos. Cabe ao município cumprir com o seu dever e prover os trabalhadores com os salários devidos”, diz.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Sobre cortes nas gratificações prefeito estuda revogar Decreto



A Prefeitura de Sobral, por meio da Chefia do Gabinete do Prefeito, esclarece que a suspensão de gratificações publicada no Impresso Oficial do Município (Decreto nº 1815 de 20/01/2017) tem o objetivo de reorganizar o quadro funcional do Executivo Municipal, dentro da proposta de otimização dos recursos públicos da atual gestão, garantindo segurança jurídica aos servidores do município.

Deputada Augusta Brito propõe a criação da Casa da Mulher Cearense



Com o objetivo de acolher e de orientar mulheres vítimas de violência doméstica e familiar no Ceará, tramita na Assembleia Legislativa um projeto de indicação que institui a Casa da Mulher Cearense nas macrorregiões de planejamento do Estado. De acordo com a deputada Augusta Brito (PCdoB), que apresentou a proposta, a ideia é alinhar a política estadual à política nacional de enfrentamento à violência contra a mulher.

Agora é oficial: Dr. Silva na folha da Câmara

O radialista e comunicador Dr. Silva (O Internacional) vai representar o vereador Itamar Ribeiro, em assuntos relacionados entre o Legislativo e Executivo. A nomeação já foi assinada pelo presidente da Câmara de Vereadores Paulo Vasconcelos. Dr. Silva que ocupar cadeira de destaque no gabinete do vereador Itamar Ribeiro, passando a ocupar o cargo de Assessor da Liderança do Governo Municipal, conforme o Ato de Nomeação - 008/2017.


UVA tem vagas para professores substitutos e temporários



A Fundação Universidade Vale do Acaraú (UVA) tem seis vagas abertas para professores substitutos e temporários, através de processo seletivo. Três delas são para o curso de Pedagogia e as outras três para as disciplinas de Cálculo, Geometria Analítica e Álgebra Linear do curso de Matemática.
 A carga horária é de 40 horas semanais, com remuneração base de R$ 1.668,82. No entanto, professores com titulação podem receber até R$ 4.768,03.

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Sobral Net vai inaugurar loja no Shopping Sobral

Nesta quarta-feira, 25, às 19h, será inaugurada no North Shopping Sobral a nova loja da Sobral Net. A Sobral Net Service oferecerá serviços de informática, gráfica rápida e também será agente bancário da Caixa Econômica Federal.
“Com uma estrutura moderna e confortável, a nova sede foi planejada e construída para disponibilizar aos clientes o que há de melhor em atendimento e satisfação” ressalta o diretor geral da empresa, Mário Macedo.

A nova loja está situada no corredor da loja Le Biscuit.
Vamos lá!!!

As curtas do BLOG WILSON GOMES

1- Os primeiros sortudos a acertar com Ivo Gomes, para assessoria de Imprensa; Rui Silva e Professor Veríssimo Barroso. Por conta disso, tem gente do rádio que se tornou leitor diário do Impresso Oficial do Município.

2- Para evitar quaisquer queda de braços com a turma do Sindicato dos servidores municipais a Prefeitura, diz que as gratificações irão voltar depois de identificar quem recebia e não trabahava. Vixe! É Ivo Nessa!

3- Arrombaram a sala da Guarda Municipal do residencial Nova Caiçara e de lá levaram tudo que podia. Armas não letal, bebedouro e os spray de pimenta. Coitado dos Guardas Civis. É Ivo nessa!

Entidade apresenta seguro de vida de jornalistas para jornalistas



A Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) apresentou um novo sistema de seguros de vida para profissionais da mídia. Depois de negociar com empresas seguradoras de todo o mundo, a entidade colaborou com a IOMA Insurance e com a Lloyd’s de Londres, ajudando a criar o Insurance for Journalists.
Essa modalidade de seguro tem preços mais baixos em relação aos do mercado e cobertura para todos os trabalhadores de mídia sem restrição, em qualquer parte do mundo – incluindo zonas de guerra.

Deputado Moses mantém agenda na capital para tratar da Região Norte



Nesta terça-feira (24), o Deputado Federal Moses Rodrigues (PMDB/CE) participou de uma visita ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Acompanhado por vereadores do bloco de oposição da Câmara de Sobral, o grupo foi recebido pelo presidente do TCM, Domingos Filho.

Onda de violência crescente em Sobral preocupa



A violência está deixando preocupada os moradores da cidade de Sobral. Somente nos últimos dias aumentaram os casos de assaltos à mão armada, arrastões em comercio e restaurante, ataque à postos de combustíveis. Crime de morte e de lesão corporal também aconteceram nos últimos dias. A população está pedindo com urgência uma ação mais enérgica por parte das autoridades da segurança pública.

Tem sido assim: Vereador discursa na tribuna, para um plenário vazio em Sobral

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) -  Tem sido bastante comum, e porque não dizer com muita frequência, na Câmara de Vereador...