sábado, 2 de julho de 2016

Sábado é dia de feijoada da Revista Alternativa


A mais curta do Blog Wilson Gomes

1-Gasolina em Sobral aumentou 0,10 (dez centavos) nesta manhã de sábado. Quase todos eles estão vendendo a gasolina comum ao preço de R$ 4,10/litro.

Professores em greve vão a Coreaú para protestar

Um pequeno grupo de professores da região Norte do Estado foi até a cidade de Coreaú para protestar durante visita do governador Camilo Santana. Com cartazes nas mãos os profissionais da educação do Estado mostravam porque estavam ali, no meio da multidão. O governo Camilo Santana continuou a solenidades de inaugurações sem incidentes.


Ceará deve acertar com o volante Diego Felipe, ex-Joinville



Ceará já tem o substituto do volante Marino, que se desligou do clube e foi para o futebol turco. O Vovô está perto de anunciar a contratação do volante Diego Felipe, ex-Joinville.

Diego Felipe tem 27 anos e tem passagens por clubes como Criciúma, Bahia, Avaí. O jogador estava no Joinville, que ocupa a 18ª colocação na tabela. O novo reforço do Alvinegro está em Porangabuçu e deve ser anunciado pelo Vovô nos próximos dias.

Assim, o Ceará volta a ter quatro volantes - além de Diego Felipe, o clube conta com João Marcos, Baraka e Richardson - para o decorrer da temporada.

O próximo desafio do Ceará é tentar superar o Bahia, neste sábado, às 19h30min, no Castelão. O Vovô é o terceiro colocado e o Bahia ocupa a sétima colocação.

INTA na Comunidade vai estar em Lagoa Queimada


Delator cita o nome do Senador Eunício Oliveira



O ex-diretor de Relações Institucionais do Grupo Hypermarcas, Nelson Mello, afirmou, em delação premiada, que pagou, por meio de contratos fictícios, R$ 5 milhões em caixa dois para a campanha do senador Eunício Oliveira (PMDB), ao governo do Ceará em 2014. A defesa do Senador nega as denúncias. O pagamento teria ocorrido a pedido do lobista Milton Lyra, que foi alvo DCE busca e apreensão determinadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na sexta-feira, 1º, ao ser deflagrada uma nova fase da Operação Lava-Jato.
Em nota, Eunício afirma que “embora conheça socialmente o empresário Milton Lyra, nunca conversou com ele a respeito de campanhas”, acrescentando que “não é verdade, portanto, que tenha pedido qualquer contribuição para sua campanha de governador”.
O senador admite que, de fato, recebeu contribuição da Hypermarcas para a campanha, mas diz que a quantia foi devidamente registra no TSE. Declara ainda, estar “inteiramente à disposição das autoridades para os devidos esclarecimentos”.

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Deputado Leônidas Cristino faz homenagem aos humoristas cearenses e destaca Tupinambá Marques

"Um belo exemplo dessa realidade é o meu conterrâneo Tupinambá Marques, O Babá do Beco. Um extraordinário talento sobralense que, com Seu Bartolomeu, a Fabíola e o Deputado Alfonsão, seus principais personagens, além de realizar shows e apresentações nos teatros e palcos na Cidade, produz e apresenta no rádio sobralense, semanalmente, o programa Sábado de Todas as Maneiras, um verdadeiro espetáculo de graça e irreverência".

 
 
 
 
Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados,
O humor cearense é um estado de espírito que tem sido desenvolvido como característica da identidade de parte da população do Ceará. É um traço da cultura popular com expressão na literatura, na indústria cultural, nos meios de comunicação de massa e constitui um segmento importante da chamada economia criativa.

A história do povo que vive neste Estado com mais de 95% do território no semiárido, na luta contra as adversidades do clima e pela superação do quadro de pobreza e secas, fortaleceu a têmpera do homem. Mas sem perder o bom humor.

O riso, com seu poder terapêutico e libertador, evidencia a capacidade de superação para enfrentar as dificuldades da vida. O humor faz parte da atitude positiva de não se entregar ao comodismo da reclamação.

A verve humorística transcende a opressão, supera inibições da sisudez, derruba hierarquias. É demonstração de vitalidade, inteligência e da esperança que dá sentido à vida.

Senhor Presidente,

O Ceará é um dos estados mais pobres do País, que nos últimos 10 anos exibe indicadores de crescimento acima da média nacional, assim como de superação da pobreza e miséria. Esse Estado é o berço de grandes humoristas no País. Talentos que foram gestados no circo, no palco, no rádio e TV locais, são exportados para a indústria cultural na Região Sudeste e ganham reconhecimento nacional.

Nome consagrado do humor cearense, Renato Aragão começou a carreira no rádio e TV em Fortaleza, mas encontrou projeção nacional com os parceiros Dedé, Mussum e Zacarias no programa Os Trapalhões. O quarteto, que lançou discos e filmes de sucesso, formou uma geração nutrida com o riso e alegria.

Outro fenômeno nacional é Chico Anysio, que depois de esgotar os horizontes para criação de humor no rádio, cinema e TV conquistou lugar de destaque no Rio de Janeiro, com programas inesquecíveis na televisão. Comparado a um Chaplin pela capacidade de criação de roteiros, construção de personagens, direção e desempenho no papel de ator e compositor, Chico Anysio deixou sua marca na história do humor brasileiro.

Tom Cavalcante passou pela escola do rádio e dos palcos na sua trajetória de sucesso, de humorista no Ceará, onde iniciou a carreira, ao reconhecimento nacional. Atuou com quadro no Chico Anysio Show, depois na Escolinha do Professor Raimundo, até conquistar o espaço de ter o seu programa de TV e investir numa carreira internacional em Hollywood.

Senhor Presidente,

O humor cearense está também nas telas de cinema e na Música Popular Brasileira. Falcão, com uma trajetória de cantor, compositor e apresentador no seu inconfundível estilo brega e humor irreverente, lançou uma dezena de CDs no mercado.

Falcão atuou no filme Cine Holliúdy, de Halder Gomes e com Edmilson Silva, longa-metragem falado no dialeto cearencês com legendas em português que teve bilheteria de mais de 500 mil espectadores. Também trabalha no filme o humorista Zé Modesto.

Filho do circo do interior do Ceará, desde menino em Itapipoca, e logo em todo Ceará, o palhaço Tiririca encantava plateias. Com o seu talento no rádio e o sucesso no mercado do CD de estreia, Tiririca conquistou o público nacional com quadros e programa da TV. O carinho do público em São Paulo lhe deu o mandato de deputado federal com expressiva votação, renovado no pleito passado.

Uma nova geração de humoristas cearenses leva adiante a missão de disseminar o riso e alegria. Nos roteiros turísticos do Brasil, a noite de Fortaleza com espetáculos de humor tem lugar assegurado.

O Teatro do Humor Cearense, em Fortaleza, é palco permanente para conhecer os novos talentos. O programa é garantia de boas risadas com shows stand up das atrações Manguaça, Bastiana e Arrochadinha, entre outros humoristas.

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados,

O humor cearense foi mostrado pela Rede Globo no Especial Humor no Ceará, com o espetáculo "Assando É Que Se Queima", gravado ao vivo no Theatro José de Alencar. O programa mostra a arte de Bené Barbosa, Ciro Santos, João Netto, Lailtinho Brega, Gil Soares, Edmilson Filho e Amadeu Maya.

Nomes como Meirinha, Rossiclea e Adamastor Pitaco e tantos outros engrandecem a galeria de craques do riso e da alegria que externam uma característica da alma do cearense. Mesmo no mau humor, como no caso do famoso Seu Lunga de Juazeiro do Norte, que não deixava passar uma oportunidade para o sarcasmo, o cearense encontra motivo de riso.

Considerado pai do humor cearense, o advogado e escritor Quintino Cunha, nascido em 1875, falecido em 1943, foi considerado pelo crítico literário Agripino Grieco o maior humorista brasileiro de todos os tempos. Seja nos tribunais, rodas literárias ou no dia a dia, Quintino Cunha, com suas anedotas de improviso conforme a ocasião, foi um precursor da irreverência bem-humorada do cearense.

E não é apenas nos grandes centros urbanos e nas grandes redes de televisão do País que essa verve artística ganha reconhecimento e tem presença continuada. Excelentes artistas desenvolvem a sua arte do humor nas cidades do interior cearense, onde residem.

Um belo exemplo dessa realidade é o meu conterrâneo Tupinambá Marques, O Babá do Beco. Um extraordinário talento sobralense que, com Seu Bartolomeu, a Fabíola e o Deputado Alfonsão, seus principais personagens, além de realizar shows e apresentações nos teatros e palcos na Cidade, produz e apresenta no rádio sobralense, semanalmente, o programa Sábado de Todas as Maneiras, um verdadeiro espetáculo de graça e irreverência.

Aliás, Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, foi das cidades interioranas que emergiram muitos dos artistas do humor cearense, que ganharam expressão e reconhecimento regional e nacional.

Apenas como registro, para lembrar alguns dos nossos humoristas que referenciamos neste pronunciamento, o Chico Anísio, era filho de Maranguape, o Renato Aragão, de Sobral, o Tiririca, de Itapipoca, o Falcão, de Pereiro, João Neto, o Zé Modesto, de Mauriti, o que mostra a riqueza criativa das nossas cidades.

Muito obrigado!
Leônidas Cristino 

Deputado Federal (PDT - CE).

Na visita do governador Camilo à Coreaú, carro da Prefeitura entre os oficiais

Na solenidade em que marcou a visita do governador Camilo Santana, a cidade de Coreaú, onde na tarde de quinta-feira, 30, foi inaugurar uma estrada, um hospital, um posto do Detran e a rodoviária, além da entrega de títulos de terra, entre os carros oficiais da Casa Civil, eis que aparece sem explicação um veículo com o logomarca da Prefeitura de Sobral, conforme mostra foto postada no Blog Wilson Gomes.

Após 2 anos sem reajuste benefício do Bolsa Família terá aumento de 12,5%



Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, o último reajuste do Bolsa Família foi em 1º de maio de 2014. Diante desta realidade o presidente em exercício Michel Temer e o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, anunciaram nesta quarta-feira (29) um reajuste médio de 12,5% nos benefícios do Bolsa Família.  
Conforme a assessoria do ministério, cerca de 14 milhões de famílias recebem atualmente o Bolsa Família, no Brasil. Atualmente, no município de Sobral, o total de 31,96% da população sobralense é beneficiária do Programa Bolsa Família. Ainda de acordo com a pasta, o pagamento médio do programa é de R$ 164 mensais por família.

Em tom conciliador o presidente Temer disse que com a ação o governo não "desmoraliza" o passado e dá prosseguimento a programas que, na opinião dele, são "exitosos". Segundo o presidente em exercício, o Brasil precisa atualmente do Bolsa Família, mas o ideal é os beneficiários possam ter um emprego para não depender mais do programa.

"O primeiro direito social é o direito ao emprego e  temos que trabalhar ativamente para que ao longo do período possamos reduzir o número de desempregados. E, ao mesmo tempo, não podemos descuidar dos temas sociais, sempre muito urgentes no nosso país, que são o tema da educação e da pobreza absoluta", afirmou Temer.
.
Além do reajuste de 12,5%, que começa a ser pago a partir do dia 17 de julho, o decreto assinado por Temer prevê também aumento da linha de extrema pobreza, que passa de R$ 77 para R$ 85. Também aumenta a linha de pobreza, que sobe de R$ 154 para R$ 170.

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Pré-candidatos à prefeitos de Alcantaras em ritmo de campanha


A pré-candidata prefeita de Alcântaras, Cleuvilândia Menezes e seu companheiro de chapa, João Lira estiveram participando dos festejos de Lanchinha. Na oportunidade, a comunidade fez questão de abraça-los e demonstrar que estão com eles na nova fase de desenvolvimento que vai chegar ao município alcantarense.
Entre os candidatos em disputa à Prefeitura da cidade ainda contam com os nomes do atual Vice-prefeito Joaquim Ximenes (PDT), como candidato a prefeito e o vice-prefeito Joaquim Benício (PT). Charlys Menezes (PSOL), entra como terceira via, sem chapa completa ainda definida.

Moses Rodrigues vai ao Ministério da Justiça e discute situação de Sobral

O deputado federal Moses Rodrigues (PMDB) participou em Brasília de uma reunião no Ministério da Justiça. O encontro foi agendado após a crescente onda de criminalidade no Estado do Ceará e município de Sobral.
Durante a reunião, o deputado solicitou do ministro atenção especial a cidade de Sobral devido a possível entrada de facções no maior município da região Noroeste do Estado. Segundo o parlamentar, o reforço na segurança pública representa qualidade de vida para a população. “Sobral é um lugar bom de se viver. E não sou eu apenas que falo isso, são os sobralenses e todos que adotaram Sobral como sua cidade. Nossa terra acolhe pessoas de diversos municípios do país, por isso entendo que a violência não pode impor regras”, destacou Moses.

Ainda no encontro, o deputado sobralense tratou sobre a valorização da Guarda Municipal como instrumento fortalecedor da segurança pública e cobrou a instalação de uma Delegacia da Polícia Federal na cidade, com o objetivo de reduzir a entrada de drogas no município. “Desde o ano passado batalhamos pela instalação de uma unidade no município. Sobral é referência hoje por mais de 50 municípios. A chegada de uma polícia especializada seria um forte instrumento para reduzir os altos índices de criminalidade”, finalizou o parlamentar sobralense.

Calendário Eleitoral para o dia 30 de junho

Data a partir da qual é vedado às emissoras de rádio e de televisão transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato, sob pena, no caso de sua escolha na convenção partidária, de imposição da multa prevista no § 2º do art. 45 da Lei nº 9.504/1997 e de cancelamento do registro da candidatura do beneficiário (Lei nº 9.504/1997, art. 45, § 1º).

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Veveu culpou os adversários políticos aos movimentos que aterrorizaram Sobral




Sobrou para os políticos de oposição da cidade a avaliação do prefeito Veveu Arruda, aos últimos acontecimentos de movimento pacificador que espelhou pela cidade de Sobral nesses dois dias.

Ao desembarcar no aeroporto da cidade vindo de Fortaleza, acompanhado dos secretários de governo de Estado; da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social coronel Lauro Carlos de Araújo Prado (Secretário adjunto) e do Delegado-geral: Raimundo de Souza Andrade Júnior, por volta das 23h, foram recebido por um grupo de jornalista que já o esperava no aeroporto. Veveu o primeiro a se pronunciar detalhou os planos elaborados em reunião com o governador Camilo Santana e, em seguida, elogiou o trabalho das Polícias Militar e Civil em tentar contornar a situação. Mas, Veveu não deixou por menos e culpou as reuniões políticas que aconteceram no Residencial Nova Caiçara, por políticos e militantes partidários contrários a sua administração em criar o fato. “Tentaram ao longo do tempo levar para o residencial Nova Caiçara uma imagem negativa que não é verdadeira (...). Na minha opinião há algo mais por trás disso. Porquê? Qual o objetivo disso?” indagou Veveu Arruda.

Já o secretário Adjunto coronel PM Lauro Prado não acredita em pacificação. Para ele a inimizade entre as pessoas de grupos diferentes é de pessoas, ou seja pessoal. “Você não tem essa história de pacificação. A inimizade é entre pessoas, é ocupação de espaços. É um querendo dominar o território do outro”, disse Lauro Prado.

Após o desembarque o grupo seguiu para a Delegacia de Polícia Civil, onde conheceu de perto a realidade da estrutura física do local.

VEREADORES DE SOBRAL APROVAM LEI QUE OBRIGA O PREFEITO IVO A COBRAR "TAXA DO LIXO"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas notícias) -  A Câmara de Vereadores de Sobral aprovou o Projeto de Lei que obriga o prefeito Ivo Gomes, ...