sábado, 8 de julho de 2023

Grupo de RC diz ter sido surpreendido com acordo de troca no comando do PDT Ceará

 


Em Brasília, a cúpula do PDT bateu o martelo, na última quarta-feira, 5, para mudança no comando da legenda no Ceará, com a saída do deputado André Figueiredo (PDT) e a posse temporária do senador Cid Gomes (PDT). Nesse arranjo, no entanto, não houve espaço para consulta da ala pedetista aliada do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT).

Deputados ouvidos pelo O POVO avaliam que a mudança, a preço de hoje, não deve significar alterações drásticas no posicionamento dos parlamentares. Pelo tempo, até o momento, o grupo ligado a RC ainda não foi contatado por Cid para passar alguma orientação ou postura. A decisão foi tomada pela executiva nacional e não fez um processo consultivo aos parlamentares.

Dez deputados estaduais pedetistas ligados a Cid defendem que o partido oficializasse ser base do governador Elmano de Freitas (PT), enquanto três sustentam a posição que a legenda atue na independência, com opção de ser oposição. Um deles é o deputado Cláudio Pinho (PDT). A notícia do acordo só chegou ao Ceará quando já tinha sido fixado, relata. (O Povo).

sexta-feira, 7 de julho de 2023

Quadrilha que iria representar o Ceará no campeonato nacional desiste do concurso; saiba o motivo


A quadrilha junina Luar do Sertão de Sobral foi a grande Campeã do festival jangadeiro junino 2023, em Maracanaú, o título faria com que o grupo fosse a representante cearense no XVII Concursos Nacional de Quadrilhas Juninas da CONFEBRAQ, que acontece no dia 08 de julho na cidade de Canaã dos Carajas no estado do Pará.

Em nota a quadrilha informa que infelizmente não irá representar o estado do Ceará no XVII Concursos Nacional de Quadrilhas Juninas da CONFEBRAQ, por conta de não terem sido atendidos à solicitação de 01 (um) ÔNIBUS por parte do Governo do Estado do Ceará.

EM NOTA:

“A diretoria da JUNINA LUAR DO SERTÃO comunica que, infelizmente o grupo não poderá representar o nosso estado no XVII CONCURSO NACIONAL DE QUADRILHAS JUNINAS da CONFEBRAQ (Confederação Brasileira das Entidades e Quadrilhas Juninas) no dia 08 de julho em Canaã dos Carajás - Pará.

Cabendo elucidar o motivo que tornou inviável nossa participação neste grande evento:

- Não ter sido atendida à solicitação de 01 (um) ÔNIBUS por parte do Governo do Estado do Ceará;

Aproveitamos para agradecer a Prefeitura Municipal de Sobral que dispôs de 01 (um) ÔNIBUS.

Contudo, apenas 01 (um) ônibus não atende nossa demanda, haja visto que o grupo é formado por 85 componentes, sendo: 60 brincantes e elenco de casamento, 10 músicos, 10 membros de equipe de produção e 05 coordenadores.

Para atendimento pleno da nossa demanda, se fazem necessários 02 (dois) ônibus.

Diante disso e pelo que nos cabe, resta o pedimos desculpas a todos aqueles que confiam e aos que também admiram e apoiam o nosso trabalho.

Esperamos que em um futuro próximo possamos representar a cultura junina da cidade de Sobral, bem como do nosso Ceará.”

Ainda no ritmo das comemorações de Emancipação Política - Sobral 250 Anos

Deputado Leônidas Cristino:

Cinco de julho é um dia de alegria! Nessa data, festejamos o aniversário de Sobral. Nossa querida cidade comemora 250 anos. Um quarto de milênio rico de história, tradições, belezas, lutas e sonhos construídos e vividos – no passado e no presente – por um povo admirável que, irmanado por um modelo de formação e desenvolvimento social e econômico, torna nosso lugar cada vez mais especial e tem o nosso profundo respeito e admiração.

Nesse tempo, nossa terra cresceu, experimentou transformações, abriu caminhos para o progresso e expandiu os horizontes para o seu povo. Como cidadão, deputado federal seu representante e, especialmente, na condição de ex-prefeito por dois mandatos, eu tenho imensa honra e prazer de participar como sujeito histórico dessa evolução crescente que faz da cidade tradutora da nossa própria identidade uma referência nacional.

Nesse momento de celebração, renovo o compromisso de continuar trabalhando por novas conquistas para a prosperidade e bem-estar da nossa gente e o desenvolvimento sustentado da nosso município que a um só tempo cresce e encanta, cria oportunidades e faz sonhar.

Parabéns

Sobral!

O legado que se deixa nesta terra, colhemos hoje, em Sobral, como uma dádiva, tudo que foi plantado com amor a esta cidade em dois séculos e meio. O que edifica uma comunidade, a família e o nosso lar, é a união em torno dos ideais de prosperidade, da partilha do bem comum a todos. É a visão compartilhada de futuro, uma direção a seguir com os esforços mais sinceros e a consciência que nos fortalece na fé, no amor e no trabalho.

O povo de Sobral tem sabido fazer escolhas e definir o caminho para crescer. Ao longo dos anos, podemos somar vitórias. O patrimônio de uma história de vida é o conhecimento, a experiência, o aprendizado.

Soubemos extrair, do compromisso com os mais humildes, a coragem para enfrentar os desafios da desigualdade social, para apresentar soluções e construir caminhos coletivos para superá-los. Este momento é uma oportunidade para refletirmos sobre a grandeza do município e reconhecermos as suas conquistas. 

Parabéns!

Sobral 250 anos!!!

Leônidas Cristino

Deputado Federal

Em Tamboril, população tem voz ativa no Plano Plurianual (PPA) Participativo 2024-2027


O Sertão dos Crateús foi palco para o oitavo encontro do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2024-2027, nesta quinta-feira (6). Com o município de Tamboril como cidade-sede, a população de toda a região teve a oportunidade de repassar demandas e diretrizes para o Governo do Ceará. O evento contou com as participações da vice-governadora Jade Romero; da secretária de Planejamento e Gestão, Sandra Machado; do prefeito de Tamboril, Marcelo Mota; entre outras autoridades.

Jade Romero ressaltou a importância de estar em sintonia com as reivindicações do povo cearense. “Sempre costumo dizer que, quando a gente escuta mais, acertamos mais. Estamos aqui com o objetivo justamente para ouvir o que a população tem para nos dizer. Assim poderemos priorizar os nossos esforços e recursos para as demandas do povo”, disse.

Sandra Machado salientou o papel de vez e voz da população dentro do PPA. “Para que tenhamos um Ceará forte, nós precisamos de municípios fortes. Também para isso que estamos aqui. Aqui vocês podem decidir o futuro de vocês”, explicou.

O PPA do Sertão dos Crateús ouviu demandas de cearenses que vieram de 12 cidades até Tamboril. A região também abrange os municípios de Santa Quitéria, Hidrolândia, Ipueiras, Nova Russas, Catunda, Monsenhor Tabosa, Ararendá, Poranga, Ipaporanga, Crateús, Independência e Novo Oriente.

Prefeitura de Sobral inaugura novo Centro de Saúde da Família nesta sexta-feira (07/07)

A Prefeitura de Sobral, por meio das secretarias da Saúde e da Infraestrutura (Seinfra), inaugura, nesta sexta-feira (07/07), às 18h, o novo Centro de Saúde da Família (CSF), localizado no Centro. A unidade foi instalada no imóvel onde funcionou o cartório do Tabelião Pedro Mendes Carneiro.

O nome do equipamento é uma homenagem do município ao clínico geral e infectologista Jurandir Carvalho. O profissional, que faleceu em outubro de 2021, contribuiu significativamente para a saúde de Sobral.

O CSF do Centro atenderá 4.839 sobralenses e contará com duas equipes de Saúde da Família, além de uma equipe de Saúde Bucal.

A unidade possui recepção, cinco salas de consultório médico e de enfermagem, consultório odontológico, farmácia, gerência, salas de sinais vitais, atividades coletivas, vacina, consultório na rua, entre outras. Foram investidos mais de R$ 2,3 milhões na construção do equipamento, com recursos do Tesouro.

terça-feira, 4 de julho de 2023

Executiva nacional humilha Cid e mantém controle do PDT nas mãos de André Figueiredo


 A executiva nacional do PDT aprovou, por 7 votos a zero, e duas abstenções, a intervenção do partido no Ceará e avocou para si a gestão do PDT cearense para Brasília. A reunião, realizada nesta segunda-feira (3), na sede nacional do partido, na Capital Federal.

A aprovação da intervenção foi vista como uma resposta às movimentações do senador Cid Gomes (PDT) para assumir a presidência estadual da legenda, substituindo André Figueiredo (PDT). Com a decisão tomada nesta segunda, o encontro do diretório estadual do partido, que aconteceria nesta sexta-feira (7), está cancelado.

A reunião teve um clima tenso. Cid ouviu calado um discurso virulento do irmão, Ciro Gomes (PDT), que participou da reunião de forma virtual, onde o ex-presidenciável voltou a repetir que foi traído pelo senador, classificando a atitude como uma “facada nas costas”.

Em tempo

A Cid Gomes só restou deixar o PDT e se filiar ao Podemos ou ao PSB. Não há mais espaços no PDT. Ciro Gomes entende assim.

Em tempo II

Cid Gomes perdeu. Ciro Gomes não quer mais conversa com o irmão. Acabou essa história de oligarquia Ferreira Gomes.

Em tempo III

André Figueiredo é o homem forte do PDT cearense. Prefeitos podem se desfiliar. Deputados federais e estaduais não terão vida fácil. Se saírem, perdem os mandatos.

cn7

segunda-feira, 3 de julho de 2023

Santa Casa de Sobral recebe visita de pesquisadora do projeto nacional de telemedicina desenvolvido na instituição


A Santa Casa de Misericórdia de Sobral está participando do projeto Qualificação da Assistência em Terapia Intensiva Pediátrica por Telemedicina (TELEUTIP). A iniciativa é desenvolvida por meio de uma parceria entre a Associação Hospitalar Moinhos de Vento (AHMV) de Porto Alegre (RS), e o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

Nos dias 21 e 22 de junho, a Santa Casa recebeu a visita da pesquisadora do Hospital Moinho dos Ventos, Maria Eulália Vinadé. O objetivo era averiguar como o projeto tem sido recebido pelos profissionais e como tem impactado na melhoria da assistência ao paciente. Na ocasião, ela participou dos rounds diários que acontecem na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica e conversou com a diretora-geral da Santa Casa, Regina Carvalho, que ressaltou o compromisso da instituição com o projeto.
"Estamos vivenciando um momento de muito trabalho e reestruturação no hospital, onde às vezes não temos recursos humanos suficiente para conciliar as atividades, mas temos uma equipe engajada e que tem conseguido desenvolver o projeto de maneira eficiente", pontuou a diretora.

O projeto está sendo gerenciado pelo Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) e visa aproximar, com o uso da telemedicina, o médico intensivista e toda a equipe multidisciplinar do Moinhos de Vento dos profissionais da UTI Pediátrica da Santa Casa. Além de ser uma oportunidade para troca de conhecimentos, melhoria na qualificação dos profissionais e melhoria na assistência ao paciente, os resultados deste trabalho irão proporcionar evidências científicas importantes sobre a telemedicina em UTIPs do SUS e assim apresentar aos profissionais da saúde, população em geral e instituições de saúde o impacto de forma consistente do uso desta tecnologia.

Faculdade F5 lança campanha de Vestibular trazendo estudantes como protagonistas e ofertando descontos e condições especiais!

 (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - A Faculdade 05 de Julho (F5) está com inscrições abertas para o Vestibular do 2º semestre...