quinta-feira, 13 de abril de 2023

AUTORIDADES MUNICIPAIS IGNORAM A SITUAÇÃO DOS MORADORES DE RUAS NO BECCO DO COTOVELO

 


Atualmente o Becco do Cotovelo virou ponto de morada e alojamento para pessoas vulneráveis. A imagem é desta semana, mas a situação é antiga e ignorada por muitos que diariamente cruzam o Becco do Cotovelo, Cartão postal da cidade e também pela gestão municipal. Sem falar que essa situação não é exclusividade só do Becco do Cotovelo. Praça de Cuba a situação é idêntica e talvez até mais preocupante, pelo fato de servir também como local para asseio corporal, com banhos sendo registrados todas as manhãs. No Becco, além de dormir praticamente por toda manhã, ainda eles fazem suas necessidades fisiológicas, deixando uma fedentina insuportável nas portas das lojas.

O mais interessante é que à Prefeitura de Sobral tem à secretaria do Desenvolvimento Social e Combate a Extrema Pobreza, que na prática deveria ajudar pessoas que vivem nesta situação, mas a realidade é totalmente outra.


Fonte de inspiração: Correio Sobralense

DOUTORADO EM REDE PPGBIOTEC: UNINTA REALIZA AULA INAUGURAL NESTA QUINTA-FEIRA, 13 DE ABRIL


Nesta quinta-feira, 13 de abril, o Doutorado do Programa Profissional de Pós-Graduação em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal (PPGBiotec) iniciará suas atividades com aula magna no Auditório Central Oscar Spíndola Rodrigues. O momento também contemplará o Mestrado em Saúde Humana e Animal.

O Programa Profissional de Pós-Graduação em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal (PPGBiotec) é recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com Conceito 4. O programa é o único no país e se dá em regime de associação entre a Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Centro Universitário CESMAC e o Centro Universitário Inta (UNINTA).

No total, foram ofertadas 40 vagas para Mestrado e 20 vagas para Doutorado. O processo de seleção contou com diversas etapas, como avaliação do Pré-projeto de pesquisa (critério eliminatório), Curriculum Vitae (critério classificatório) e entrevista (critério eliminatório).

Deputado Federal Moses Rodrigues preside audiência com Ministro da Educação


Na manhã desta quarta-feira (12), membros da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, receberam o ministro da Educação, Camilo Santana, para falar sobre o plano de atuação e as prioridades da pasta.

“Foram colocados em pauta alguns requerimentos e aprovados na Comissão, entre eles, esclarecimentos do ministro sobre a continuidade das escolas cívico-militares, criadas no governo passado”, pontuou o Deputado Federal Moses Rodrigues, Presidente da Comissão de Educação.
Em sua fala, Moses ainda questionou o Ministro sobre as mais de 2600 obras paradas entre os anos 2012 e 2021, já que 30% delas são de responsabilidade da pasta. “Precisamos retomar a construção de equipamentos educacionais, para fortalecer políticas de desenvolvimento de nosso país”, destacou Moses Rodrigues.
A audiência na Comissão de Educação ainda contou com a participação da Secretária Executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela.



quarta-feira, 12 de abril de 2023

Socorrinha Brasileiro (PDT) consegue uma nova ambulância UTI móvel para o distrito de Taperuaba.

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entregou ao Centro de Saúde da Família - Leda Prado I, em Taperuaba a nova ambulância UTI móvel. A entrega atende uma solicitação da Presidente da Câmara de Vereadores Socorrinha Brasileiro (PDT). A ambulância tipo UTI móvel vem reforçar o atendimento do distrito de Taperuaba e região.

Como se trata do distrito mais distante da sede do município o veículo que outrora era utilizado pelo CSF - Leda Prado I apresentava inúmeros problemas, e em algumas ocasiões se encontrava baixado na oficia por conta de problemas mecânicos, agora o distrito de Taperuaba conta com novo veículos que atenderá toda a comunidade local. "Fica o agradecimento ao Prefeito Ivo Gomes e a Secretária de Saúde (SMS),  Letícia Reichel, pela sensibilidade em atender as demandas do distrito de Taperuaba e região." Destacou Socorrinha Brasileiro.

CARRO ARRASTADO APÓS COLISÃO COM O VLT EM SOBRAL


Um carro foi atingido por um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), na avenida do bairro COHAB 3, em Sobral, enquanto tentava passar por cima da linha do trem, mesmo com o aviso de proximidade do trem em funcionamento. O automóvel teve a lateral totalmente destruída. O acidente ocorreu na noite desta terça-feira, 11. Ninguém ficou ferido.

Em nota, a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, esclarece que a sinalização no local, indicando a proximidade do VLT, estava funcionando normalmente no momento da colisão. O abalroamento foi causado pela não observação e respeito à sinalização.

terça-feira, 11 de abril de 2023

Vereador Cumpady Bony registra a chegada de ambulância


O vereador Cumpady Bony, abriu as suas páginas sociais para comemorar a chegada de uma nova ambulância para o distrito de Aracatiaçu. “Nosso distrito será contemplado com uma ambulância nova, que coisa maravilhosa poder contar com uma gestão de compromisso e sempre preocupada com as necessidades da população!” escreveu o vereador Cumpady Bony, acrescentando: “Agradecer ao nosso prefeito Ivo Gomes a nossa secretária de saúde, Letícia."

Açude Araras atinge a sua cota e começa a sangrar


Depois de três anos, a região Norte do Ceará volta a festejar a sangria do açude Paulo Sarasate (Araras), em Varjota. Após dias de contagem regressiva e muita expectativa, o quarto maior reservatório do Ceará atingiu a sua capacidade máxima na noite desta segunda-feira (10/04). A informação foi confirmada pela Prefeitura Municipal e a água já começa a escorrer aos poucos pelo escama-peixe.

A movimentação de curiosos no distrito de Sangradouro foi intensa durante a Semana Santa e também pelo dia de hoje, quando se movimentavam os 2 cm restantes para transbordar. Os internautas que também acompanharam e até madrugaram ao vivo, aguardavam ansiosos por este momento.

A última vez que ele havia sangrado se deu em 23 de abril de 2020, durante a pandemia, sendo a 21ª vez desde a sua inauguração em 1958.

Com capacidade para armazenar até 859 milhões de m³ de água, está sobre o leito do rio Acaraú, entre Varjota, Pires Ferreira, Hidrolândia e Santa Quitéria; é responsável pelo abastecimento de cinco cidades, além da irrigação de milhares de hectares e da criação de peixes.

segunda-feira, 10 de abril de 2023

Quarto maior reservatório do Ceará, Açude Araras começa a sangrar


O quarto maior reservatório hídrico do Ceará, o açude Paulo Sarasate, mais conhecido como Araras, começou a sangrar na noite deste domingo de Páscoa, 9. Localizado em Varjota, a 262 quilômetros de Fortaleza, o açude tem capacidade para armazenar até 859 milhões de metros cúbicos de água. A barragem havia vertido pela última vez há quase três anos, no dia 23 de abril de 2020.

Imagens enviadas ao O POVO mostram o momento exato em que as águas do reservatório começaram a verter sobre o chamado "meio-fio da sangria", local onde tradicionalmente os moradores se reúnem para assistir ao transbordo. 

Com a sangria de Araras, subiu para 62 o número de açudes cearenses que excederam o limite da capacidade após as últimas chuvas registradas no Estado. Outros nove reservatórios estão na iminência de transbordar, com níveis acima de 90%, segundo informa o Portal Hidrológico do Ceará, gerenciado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Por outro lado, 37 açudes operam com menos de 30% da capacidade.

 

domingo, 9 de abril de 2023

Fortaleza busca empate com Ceará e é pentacampeão cearense

 


Fortaleza sagrou-se pentacampeão do Campeonato Cearense. O Tricolor empatou com o rival Ceará por 2 a 2, neste domingo, 8, diante de mais de 50 mil pessoas na Arena Castelão. Os gols leoninos foram marcados por Lucero e Calebe. Erick e Janderson anotaram os tentos alvinegros. O clube do Pici havia vencido a partida de ida por 2 a 1.

Esta é a primeira vez nos 104 anos do clube que o Leão conquista o Estadual cinco vezes consecutivas. O escrete vermelho-azul-e-branco chegou ao 46º título, ultrapassando o Alvinegro do Porangabuçu e assumindo a hegemonia no Estado.

Faculdade F5 lança campanha de Vestibular trazendo estudantes como protagonistas e ofertando descontos e condições especiais!

 (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - A Faculdade 05 de Julho (F5) está com inscrições abertas para o Vestibular do 2º semestre...