sábado, 26 de agosto de 2017

Eunício quer oposição unida em apoio à sua candidatura ao Governo do Ceará

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB), voltou a afirmar, neste sábado (26), no encontro regional do PMDB em Massapê, que está preparado para ser o candidato da oposição ao Governo do Ceará, mas avisou que quer a oposição unida em torno do seu nome. “Se a população do Ceará quiser, se as oposições do Ceará se unirem e, logicamente, se o povo cearense quiser, eu estou preparado para disputar o Governo do Estado”.
Além de Eunício, o deputado estadual Capitão Wagner (PR), já anunciou ser o pré-candidato a disputar o Governo pelo PR, no entanto também disse estar disposto a dialogar com outros partidos e se candidatar a outras vagas, como deputado federal ou senador, a depender das resoluções entre a oposição.
Atualmente, a oposição no Ceará conta com PMDB, PSD, SD, PR, PROS e PSDB. Eunício demonstrou, durante o evento, o desejo por manter a união do grupo para chegar mais forte nas eleições. Lideranças de outros partidos também participam do encontro de hoje, que assumiu caráter de prévia para as Eleições 2018.

Neste domingo, Sobral recebe Ballet Kiev em apresentação inédita no Ceará



A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel) e da Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes (Ecoa), tem a honra de apresentar e oferecer o Ballet Kiev, que comemora seus 150 anos de fundação numa turnê brasileira, o “Tributo a Tchaikovsky”, com duas de suas obras mais populares e emblemáticas: “O Lago dos Cisnes” e “A Bela Adormecida”. O Ballet Kiev estará em Sobral neste domingo (27/08), às 18h, no Arco Nossa Senhora de Fátima.
                                                         
Ao todo, foram distribuídas 3.000 pulseiras de acesso ao evento, que puderam ser adquiridas pela população por meio de inscrição on-line e da doação de um brinquedo, que será doado para crianças atendidas por instituições filantrópicas.

Ballet Kiev

O Ballet Kiev, também conhecido como Ballet da Ópera Nacional da Ucrânia, é uma renomada companhia de balé da cidade de Kiev. Tem como sede e origem o Teatro de Ópera da Ucrânia, inaugurado em 1867, onde iniciou como um pequeno grupo de bailarinos que se apresentavam nas danças folclóricas e balés das óperas locais.

 
Serviço:
Dia: 27 de  Agosto (Domingo)
Horário: 18h
Local:  Arco de Nossa Senhora de Fátima
Classificação Etária: Livre
Entrada Franca

Ouvidoria do Poder Judiciário fará audiência pública em Sobral nesta quarta-feira



A Ouvidoria do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) vai promover, nesta quarta-feira (30/08), a partir das 9h, audiência pública na Comarca de Sobral. O encontro, que será presidido pela ouvidora do Judiciário cearense, desembargadora Maria Iraneide Moura Silva, pretende discutir mecanismos de aperfeiçoamento e fortalecimento dos serviços prestados pela Justiça.

De acordo com a magistrada, além dos canais de atendimento convencionais, o órgão irá debater presencialmente com integrantes da sociedade. “Nossa ideia é criar uma agenda positiva, reunindo os diversos representantes para solucionar as demandas apresentadas”, explicou.

Estarão presentes representantes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), do Ministério Público do Ceará (MPCE), da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil -Secção Ceará (OAB-CE), prefeitos, além de magistrados.

A audiência mobilizará os municípios que integram a 7ª Zona Judiciária, envolvendo 22 comarcas e cinco vinculadas: Acaraú, Amontada, Miraíma (vinculada), Barroquinha, Bela Cruz, Camocim, Cariré, Chaval, Coreaú, Moraújo (vinculada), Cruz, Forquilha, Granja, Martinópolis (vinculada), Groaíras, Irauçuba, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Massapê, Senador Sá (vinculada), Meruoca, Alcântaras (vinculada), Morrinhos, Santana do Acaraú, Sobral e Uruoca.

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Santa Casa de Misericórdia de Sobral fecha setor de atendimento por 48 horas

A direção da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, baixou uma portaria que foi encaminhado para o Secretário de Saúde do Município, dr. Gerardo Cristino Filho, e para Serviço Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) sobre o fechamento do setor de atendimento de urgência por um tempo de 48 horas. O documento enviando foi assinado pelo Diretor Administrativo, Zózimo Luis de Medeiros, Diretor Financeiros - Audízio de Almeida; e pelo padre Francisco Júnior Melo - Diretor Geral, que comunica a decisão. "A supracitada medida terá duração de 48 horas ou até que todos os pacientes atualmente internados sejam adequadamente assistidos, e responsavelmente regulados.

"Lúcio, meu filho não será candidato a nada". Diz Luciando Feijão



Em conversa com o radialista Oliveira Domingos o ex-vereador Luciano Feijão, pai de Lúcio Feijão, desmente qualquer notícia que se comenta sobre uma possível candidatura e deputado. “Eu não sei de onde saiu essa conversa. O Lúcio vai tomar conta das suas três livrarias. Eu não vou botar na política tudo o que nós construímos em cinquenta anos de luta”, comenta.
Oliveira Domingos, comentou: ‘Do alto de quem foi vereador por nove mandatos, elegeu mais dois edis, respeitado no meio empresarial Luciano Feijão recebeu a coluna para um bate papo informal. Feliz pelo momento vivido por sua instituição de educação a política faz parte sim do seu cotidiano, pois o filho Joaquim é vereador. E o outro “rebento” tem também intenções políticas. A resposta do Luciano Feijão foi incisiva: “O Lúcio, meu filho não será candidato a nada".

Heitor Férrer entra com ação por improbidade contra governador Camilo Santana

O deputado Heitor Férrer (PSB) entrou com ação no Ministério Público do Estado (MPCE) e no Tribunal de Contas do Estado (TCE) contra o governador Camilo Santana (PT) por crime de improbidade. O governador, segundo o parlamentar, descumpre a Constituição estadual ao não exonerar do cargo de secretário adjunto da Sesporte o ex-prefeito de Mombaça, José Wilame Barreto Alencar.
O secretário teve seus direitos políticos suspensos por atos de improbidade, estando impedido assim de assumir cargos públicos por oito anos, conforme determinam as Constituições Federal e do Estado, bem como a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar Federal nº 135), e a emenda constitucional 74, de autoria de Heitor Férrer.
Em junho passado, a Assembleia aprovou o requerimento em que Heitor Férrer solicitou que Governo do Estado fosse oficiado para que exonerasse o secretário. Para ele, como não foram tomadas as providências, a ação contra o governador é justificável.

Texto: Roberto Moreira.

Mudança na cobrança do Funrural pode ser promulgada semana que vem, diz Eunício

O presidente do Senado, Eunício Oliveira, disse na quinta-feira, 24, que deve promulgar na próxima semana o projeto de resolução que suspende a cobrança do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural). A proposta foi aprovada na quarta-feira, 23, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Caso não haja recurso pelos próximos cinco dias, fica disponível para ser promulgada.

Se durante esse prazo for apresentado ao presidente da Casa recurso assinado por pelo menos nove senadores para apreciação em plenário, a matéria será encaminhada para lá. “Não havendo recurso e a matéria estando aprovada, não há como não sancionar”, disse o presidente do Senado.

A proposta, apresentada pela senadora Kátia Abreu (PMDB-TO), invalida trechos da Lei de Seguridade Social relativos à contribuição para o fundo, considerados inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2010 e 2011.

Zezinho Albuquerque deve vir de vice-governador em 2018

O deputado Zezinho Albuquerque, presidente da Assembleia, já está trabalhando em dois flancos políticos: ocupar uma das vagas de senador pelo PDT ou emplacar na vice do governador Camilo Santana (PT).
Não é à toa que circula o Interior e vem ampliando espaços no cenário. Nesta sexta-feira, por exemplo, ele vai puxar, no auditório do legislativo estadual, encontro dos presidente de Assembleias do Nordeste.
 
 
(Fonte: Blog Eliomar de Lima)

Deputado Leônidas usa a Tribuna da Câmara Federal e fala sobre Sobral

Usado a tribuna da Câmara Federal, o deputado Leônidas Cristino, enalteceu o progresso da cidade de Sobral.
Confira o seu discurso.
 “A minha cidade de Sobral, na zona Norte do Ceará, registrou um progresso vertiginoso nos últimos anos. Graças à implantação de políticas públicas adotadas pela administração municipal desde 1997, tem sido referência para o Brasil em diversas áreas.
Na educação, por exemplo, a Cidade lidera no País o ranking do Índice de Educação Básica (IDEB) desde 2015, com média de 8,8. Recentemente, uma pesquisa realizada pelo Centro de Liderança Pública, com apoio do Instituto Península, Fundação Roberto Marinho e Fundação Lemann, revelou que Sobral é o município que oferece as melhores oportunidades de educação para crianças e adolescentes no País.

A Saúde Pública de Sobral foi considerada a quarta melhor no País e a primeira colocada nas regiões Norte e Nordeste no Ranking da Urban System do Brasil, divulgado em julho. O estudo leva em conta número de leitos por habitantes, número de leitos de UTI, relação de médico por habitantes e cobertura populacional das equipes do Programa de Saúde da Família.
No segmento econômico, como fruto dos resultados positivos nessas áreas básicas, Sobral também é destaque. Ainda em julho foi colocada em primeiro lugar no Brasil e segundo lugar nas Américas e apresenta a melhor relação custo-eficácia para receber investimentos, de acordo com a revista britânica Financial Times.
Faço menção a essas políticas, para saudar outra iniciativa vitoriosa da administração municipal e que é referência. Refiro-me à instituição Guarda Municipal de Sobral que, ao comemorar duas décadas de criação, narra uma notável trajetória de evolução desde a formação da sua primeira turma, em julho de 1997. Foi devido ao seu elevado desempenho que muitos outros empreendimentos públicos tornaram-se viáveis e bem-sucedidos. É o caso, por exemplo, da municipalização do trânsito que, implantada um ano depois, em agosto de 1998, fez de Sobral a primeira cidade do interior do Ceará a assumir a responsabilidade pela gestão do trânsito local e que também se tornou modelo para outras cidades.
Nessa perspectiva de avanços e desenvolvimento, a Câmara Municipal de Sobral aprovou este mês projeto de lei, proposto pelo prefeito Ivo Gomes, que aperfeiçoa o Plano de Cargos e Carreiras da Guarda Civil Municipal. A medida introduz importantes benefícios para a corporação com a promoção de todo efetivo.

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Dr. Oscar Rodrigues faz convocação para encontro regional do PMDB em Mas...

O presidente do PMDB em Sobral, Oscar Rodrigues, anunciou, nesta quinta-feira (24), o encontro regional do partido, que será realizado no próximo sábado (26), no Centro Educacional Cenecista Massapeense. No evento, serão discutidos o abastecimento de água no Ceará, a segurança pública e a interiorização do ensino superior.

Ivo esquece alianças com PT, ataca Lula e leva resposta de cunhada de Veveu



O prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT), segue à risca os ensinamentos dos irmãos Cid e Ciro e Gomes (PDT), e usou, nesta quarta-feira (23), as redes sociais para criticar o ex-presidente Lula (PT), que subiu no palanque com o senador Renan Calheiros (PMDB) durante a caravana que realiza pelo Nordeste.
“Lula tá mesmo preocupado com a corrupção? Olha com quem, depois de tudo, ele já tá agarrado. Os amigos petistas dirão: ele é corrupto, mas é amigo. Deixa ele”, postou Ivo, esquecendo que Cid Gomes foi ministro no governo Dilma Rousseff (PT) e Ciro foi ministro de Lula. Além disso, Ivo foi eleito com apoio de Veveu Arruda (PT), ex-prefeito de Sobral com quem ainda mantém aliança.
Mas a falta de coerência não passou batida. Claudine Aguiar, cunhada de Veveu não deixou barato: “Sinceramente, Ivo… tentando entender essa sua agressividade toda ao se referir ao Partido dos Trabalhadores. Até porque existe uma coligação em Sobral”. O questionamento ganhou o apoio de outros usuários da rede.
Em resposta, Ivo se destemperou, chamou quem o criticava de “petistas fanáticos” e afirmou que Lula apoiou a candidatura de presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB), ao Governo do Ceará em 2014, aderindo à chamada “pós-verdade”.
Em 2014, Lula, para manter o apoio do PMDB à reeleição de Dilma, não apoiou nenhum candidato ao Governo do Ceará, nem Eunício nem o governador Camilo Santana (PT).
Confira:

Com informações, Cearanews7.

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Ainda sobre a homenagem da Câmara de Vereadores aos Militares do Ceará



Na segunda-feira a Câmara de Vereadores de Sobral realizou mais uma sessão ordinárias. O ponto alto da noite foi, sem dúvida, a sessão especial onde vários profissionais da segurança pública da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros foram homenageados.
A sessão proposta pelo também militar, vereador Sargento Ailton, serviu para parabenizar a todos os que fazem a segurança pública do Estado: "Essas pessoas são mais do que merecedoras desta homenagem. Na verdade, todos eles, os que estão aqui e os que neste momento estão nas ruas garantindo segurança a cada cidadão, merecem todo o nosso respeito e gratidão. Como militar eu posso afirmar que, muitas das vezes, damos segurança às pessoas, deixando de cuidar das nossas próprias famílias e de nós mesmos, quando nos arriscamos no enfrentamento direto à violência. Portanto, me sinto muito feliz em poder proporcionar este momento aqui na Câmara Municipal de Sobral e poder, junto com os meus colegas vereadores, homenagear a todos estes heróis da segurança", comentou o vereador Sargento Ailton.
Estava prevista a vinda do deputado federal Cabo Sabino mas, por conta de outros eventos previamente agendados, ele não pôde comparecer, mas fez questão de gravar um vídeo e enviar aos profissionais da segurança público do Ceará, em especial, aos de Sobral e Região Norte.

VEREADORES DE SOBRAL APROVAM LEI QUE OBRIGA O PREFEITO IVO A COBRAR "TAXA DO LIXO"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas notícias) -  A Câmara de Vereadores de Sobral aprovou o Projeto de Lei que obriga o prefeito Ivo Gomes, ...