sábado, 15 de julho de 2023

AUGUSTA BRITO É RELATORA DO PROJETO DE LEI QUE EXTINGUE CRIME DE VADIAGEM

O crime de vadiagem está previsto na Lei das Contravenções Penais desde 1941. O artigo 59 da Lei permite que pessoas em situação de rua, desempregados e pessoas embriagadas sejam detidas pela polícia e penalizadas com 15 dias a 3 meses de prisão.

A senadora Augusta Brito (PT-CE), é a relatora do Projeto de Lei 1212/21, de autoria do líder do PT no senado, Fabiano Contarato, que pede a revogação do artigo da Lei de Contravenções Penais.  O crime de vadiagem é definido como “entregar-se alguém habitualmente à ociosidade, sendo válido para o trabalho, sem ter renda que lhe assegure meios bastantes de subsistência, ou prover à própria subsistência mediante ocupação ilícita”.

Para o senador Fabiano Contarato, a lei “Tem, ainda, forte componente racista. A generalidade dos seus termos autoriza que estereótipos e preconceitos guiem e motivem a sua aplicação, razão pela qual era especialmente utilizada para perseguir sambistas negros durante as décadas de 40 e anos seguintes.

Augusta Brito, relatora do projeto, acredita que o Senado tem a oportunidade de corrigir um erro que não se adequa aos tempos atuais.  “A lei reflete uma perseguição histórica e institucional às camadas mais pobres e marginalizadas e já não cabe mais em um Brasil como o nosso” – afirma a senadora.

Limpeza Social

A história conta que em 1893, durante o governo de Floriano Peixoto, um decreto Legislativo autorizou a criação de um estabelecimento voltado para a correção, pelo trabalho, dos vadios, vagabundos e capoeiras que fossem encontrados pelas ruas do Rio de Janeiro, então Capital Federal. A partir deste decreto, uma Colônia Correcional foi instalada na Ilha Grande para abrigar os acusados de vadiagem.

Em 2009, foi sancionada a Lei nº 11.983, de 2009 que revogou o art. 60, que previa a contravenção penal de ‘mendicância’. Não se aproveitou, no entanto, aquela oportunidade para revogar também o art. 59, igualmente inadequado aos tempos atuais.

Hospital Regional Norte realiza laqueaduras por via umbilical após parto natural

À espera do segundo filho, a auxiliar de tesouraria Aline de Sousa Coelho, 36, desejava ter um parto vaginal, mas imaginava não ser possível. Isso porque ela pretendia fazer uma laqueadura, método contraceptivo que consiste em cortar ou amarrar as tubas uterinas, impossibilitando futuras gestações. Internada na Clínica Obstétrica do Hospital Regional Norte (HRN), unidade da Secretaria da Saúde (Sesa), administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), Aline foi orientada que poderia utilizar a técnica chamada de laqueadura tubária periumbilical no pós-parto vaginal.

“Havia decidido que seria cesárea [parto cirúrgico] por conta da laqueadura, mas eu queria mesmo o parto natural porque a recuperação é 100% melhor. Terminou o parto, já pode cuidar do bebê. Graças a Deus consegui fazer os dois: o parto normal e a laqueadura”, conta Coelho.

A paciente começou a ser acompanhada pela unidade básica de saúde em Sobral. Em virtude de uma diabetes gestacional, passou a fazer parte do pré-natal de alto risco da Policlínica e foi vinculada ao HRN. Aline relatou estar muito feliz com o atendimento recebido por ela e pelo filho Heitor, nascido no último dia 27 de junho. Um dia após o parto, Coelho passou pela laqueadura com uma raquianestesia. “É um procedimento rápido e seguro. A equipe me deixou muito tranquila”, diz.

Laqueadura

A laqueadura tubária periumbilical é um procedimento relativamente simples e possível de ser realizado no pós-parto vaginal. O HRN começou a realizar o procedimento em junho. A médica obstetra do HRN Eveline Valeriano explica que o útero da mulher, logo após o parto, está aumentado de volume e situado próximo ao umbigo, o que possibilita fácil acesso às tubas. “O parto vaginal tem menos risco de sangramento aumentado, infecção e evento anestésico. Ainda estabelece com mais facilidade a amamentação e para o bebê há menos taxa de desconforto respiratório”, ressalta Valeriano.

Segundo a médica, a realização do procedimento depende principalmente de a paciente ter termo de consentimento preenchido e assinado 60 dias antes do parto, atendendo aos novos critérios da lei 14.446 (paciente com mais de 21 anos ou acima de 18 anos e 2 filhos). Também são avaliadas as condições clínicas maternas, a disponibilidade de um corpo clínico capacitado e também a estrutura assistencial da própria maternidade. “A paciente precisa sinalizar o desejo no pré-natal, para que o termo esteja preenchido e assinado no tempo necessário pela legislação. E para isso ela precisa conhecer todos os métodos e após estar bem informada, decidir se a laqueadura é o que melhor a atende”, define a médica.


quinta-feira, 13 de julho de 2023

RADIALISTA DE SOBRAL ADEMIR SOUSA TEM 70% DO CORPO QUEIMADO APÓS INCÊNDIO



Três pessoas, radialista Ademir Sousa, esposa e uma criança, ficaram feridas, durante a tarde desta quarta-feira (12), após um incêndio em uma casa, localizada na rua Santa Edwiges, no bairro Cohab II, em Sobral. 

De acordo com informações de vizinhos, o incêndio aconteceu na residência do radialista Ademir Sousa, que por muito tampo atuou como repórter esportivo, acompanhando os jogos do Guarany de Sobral.

Ele, a esposa e uma criança estavam em casa quando houve um vazamento de gás, seguido de um incêndio. A cozinha do imóvel rapidamente ficou tomada pelas chamas, que destruíram diversos eletrodomésticos e deixaram os moradores feridos. 

Duas das vítimas foram socorridas para o Hospital Santa Casa. Já a criança foi socorrida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas. De acordo com a Santa Casa, Ademir e a esposa, identificada como Ana Célia de Sousa, foram atendidos e aguardam transferência para uma unidade hospitalar de Fortaleza. Ademir teve 70% do corpo queimado pelas chamas. 

O Corpo de Bombeiros foi acionado para o local e conseguiu apagar o incêndio.

Deputada Dra. Silvana denuncia suposto caso de vilipêndio em Uruoca

 


A deputada estadual, Dra. Silvana (PL), utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE), para denunciar um caso de desrespeito à fé cristã, ocorrido em Uruoca, na região norte do Ceará.

Em postagem na sua rede social, a deputada informou que as cenas foram gravadas do lado de fora da Assembleia de Deus Templo Central, onde mostra um homem dançando enquanto segurava as grades do portão de entrada da igreja.

Isso não ficará impune, visto que, como representante do povo cristão desse estado, estou indo pessoalmente me encontrar com o Secretário de Segurança Pública do Ceará para solicitar providências... Vilipêndio a fé é crime e o destino para quem o comete é cadeia", escreveu a deputada na publicação. (SPN).

segunda-feira, 10 de julho de 2023

Motoqueiro morre após ser atingido por linha de pipa com cerol

 

Um motoqueiro morreu após ser atingido no pescoço por uma linha de pipa com cerol na tarde deste domingo, 9. O acidente aconteceu na BR-116, altura do quilômetro 13, já no bairro Messejana.

Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, mas o motociclista veio a óbito ainda dentro da ambulância.

O nome da vítima não foi divulgado.

Imagens registradas por transeuntes mostram o motoqueiro sendo socorrido em uma calçada e uma grande quantidade de sangue ao seu redor. Um dos vídeos ainda mostra a pipa presa à fiação.

A Polícia Civil deve abrir inquérito para investigar o caso. (O Povo).

Faculdade F5 lança campanha de Vestibular trazendo estudantes como protagonistas e ofertando descontos e condições especiais!

 (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - A Faculdade 05 de Julho (F5) está com inscrições abertas para o Vestibular do 2º semestre...