sábado, 19 de janeiro de 2013

REGIONAL: Prefeito Antonio Martins nomea os novos secretários

O prefeito de Cariré, Antonio Martins já nomeou os novos secretários municipais. A pasta da Saúde será comandada pela enfermeira sanitarista Rita Luísa Braga Honorato, que também é especialista em Saúde Pública e Obstetrícia, além de estar cursando Vigilância Epidemiológica na Universidade Federal do Ceará (UFC). 

Nas demais secretarias foram escolhidos como titular da pasta: Agricultura - Francisco Chagas Castro (Chaguinha); Cultura - Regina Farias de Oliveira, Chefia de gabinete - Luciana Miranda; Educação - Virgínia Souza Aguiar (primeira-dama); Finanças - Águida Martins; Infraestrutura - Cícero Amâncio; Meio ambiente - Adauto Araújo; Trabalho e desenvolvimento Social - Cláudia Nascimento Gonçalves; Transportes - Jeferson Chaves.

As tirinhas sobralenses

1- Os amigos do diretor-presidente do SAAE de Sobral, não estão nada satisfeitos com impresa. Dizem que fizeram 'tempestade' em copo d'água do SAAE.

2- A Guarda Municipal e boa parte dos policiais militares que trabalharam no show da inauguração do HRN, sairam 'azul' de fome. Sem direito a lanche.

3- O presidente do PRB Oman Carneiro, assegurou ao blog Wilson Gomes, que o seu partido está sendo bastante prestigiado. A indicação de Laerti Cavalcante é prova disso.

4- A prefeitura cria uma equipe para recolher utensílios domésticos que irão para o lixo. De sofá velho a geladeira sem uso.

ÚLTIMA HORA: Acidente na estrada do Jordão

Um acidente de trânsito foi registrado na manhã deste sábado, por volta das 7h, na estrada que dá acesso a Serra do Jordão. O acidente deixou três pessoas feridas, entre elas uma em estado grave. As vítimas sem identificação foram encaminhadas para Santa Casa de Misericórdia de Sobral, em ambulâncias do Samu.

RETORNO: Show do Ivan Frota está de volta a Rádio Regional

Com o objetivo de disputar a audiência, o diretor da Rádio Regional, Jony Silva contratou vários profissionais como: Simon Nobre, Edval Filho, Domingos Sávio, Barroso Filho e Ivan Frota que renovou o seu contrato para comandar o seu tradicional programa que é líder de audiência das 9h30 às 11h, com muitas atrações de segunda-feira a sexta.

O Programa é uma marca na região Norte pelo sucesso de vários anos na radiofonia sobralense. A  programação constará de várias atrações e quem vai ganhar na realidade é o ouvinte. A partir de segunda-feira vai ao ar diariamente, sempre com informações abalizadas e com participação do ouvinte pelo telefone 3611-7888 e com entrevistas ao vivo.

Desejamos sucesso ao comunicador Ivan Frota, pela sua reestreia na Rádio Regional AM 1.320.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

LIBERADO: Tiago Saraiva ganha o direito de cursar Medicina em Sobral

O estudante Tiago Saraiva, 15 anos, foi autorizado pelo Conselho Estadual de Educação a cursar, a partir de julho deste ano, o curso de Medicina na Universidade Federal do Ceará, campus de Sobral. Tiago foi selecionado após fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no fim do ano passado, quando tinha apenas 14 anos e ainda cursava o primeiro ano do Ensino Médio.

Para conseguir a validação, Tiago fez dois dias de prova, por recomendação do Conselho de Educação e, segundo o diretor da sua escola, mostrou-se apto para receber o diploma de conclusão do Ensino Médio, aos 15 anos de idade. "Ele teve um desempenho excelente nas provas que foram aplicadas. Nossa preocupação agora é com o emocional. Vamos conversar com a família e prestar todo o apoio que ele necessite", enfatiza Carlos Dias.

O futuro acadêmico foi aprovado para iniciar no curso de Medicina no segundo período. Até lá, Tiago irá cursar o 2º ano do Ensino Médio, segundo Carlos Dias, a pedido dele mesmo. (Foto: Arquivo Pessoal/ Divugação).

LATROCÍNIO: Polícia prende um dos acusados do crime da van

A Polícia Militar de Sobral prendeu nesta tarde desta sexta-feira, o principal acusado de ter assassinado um metalúrgico na manhã deste dia. De acordo com as informações a vítima Antonio Alves do Nascimento, 62, foi morto dentro de uma van, no momento em que se preparava para pagar a passagem. os bandidos queriam o dinheiro da vítima que reagiu, sendo em seguida alvejado a bala. 

Nascimento morreu no local e o dinheiro foi levado pelo bandido que estava na companhia de um comparsa. As informações repassadas pelos passageiros levaram a PM a prender o acusado, que reside no bairro Terrenos Novos. A arma do crime foi apreendida em poder do acusado que confessou a autoria. Encaminhado a Delegacia de Polícia o preso disse o dinheiro foi entregue ao comparsa. Na DRPC, o homem foi autuado em flagrante por crime de latrocínio. O crime aconteceu por volta das 11h nas imediações da fábrica de Cimento neste município.

O metalúrgico Antônio Alves do Nascimento, era natural de Sobral, residia na Rua Pintor Lemos, bairro Santa Casa. Na tarde também desta sexta-feira, três homens armados de revólver praticaram assaltos contra um mercadinho que fica localizado em um bairro periféricos da cidade.

ESPORTE: Guarany busca reforços após goleada

O impacto da goleada de 6 a 1 sofrida para o Icasa foi imediato. A diretoria do Guarany de Sobral não demitiu o técnico Alencar Mota, como podia se supor, mas resolveu reforçar o elenco. Três jogadores foram contratados: o volante Mattos, o meia Abel Marinho e o atacante Fábio Saci desembarcam nesse final de semana na zona norte do Estado.
Mattos terminou o Campeonato Brasileiro Série C do ano passado no elenco rubronegro. O volante negociava a renovação de contrato, mas acerto demorou por conta de algumas propostas que não foram concretizadas.

Abel Marinho vai participar do Campeonato Cearense pela terceira vez. Em 2010, o jogador era titular do Crato no estadual e foi um dos destaques da equipe. No ano passado foi contratado pelo Crateús, além de ter ajudado o Maracanã no acesso para a Primeira Divisão. Com 28 anos, o meia acumula passagens por Grêmio, Noroeste, Ituano, Guarani de Campinas e uma temporada no futebol austríaco.

Fábio Saci teve rápida passagem no Crateús no Campeonato Cearense do ano passado. O atacante de 30 anos estava no Bangu e apareceu bem no futebol nordestino, atuando por equipes como Bahia, Vitória, Náutico e Santa Cruz. O jogador ficou famoso ao comemorar seus gols usando uma toca e imitando o personagem folclórico Saci Pererê.

HUMOR: "Só no Crato mesmo..."

 
 
(Nonato Albuquerque) - Mescla de Raimundinha e Skolástica, como ela própria se define, Luana de Castro é uma das personagens que gosto em meio a essa ruma de humoristas e piadistas que vivem de fazer rir.

Hoje, o caderno Vida & Arte de O Povo celebra os 20 anos dessa ideia que dá a Luciano Lopes, o ator que veste a personagem, a garantia do riso nosso de cada dia. Ele era ator de infantis e descobriu sua verve para o humor desde que se montou como Luana.

FESTA: Sobral comemora o aniversário do radialista Ivan Frota

Hoje, é dia de abraçar dia 18, o comunicador Ivan Frota, pela passagem do seu aniversário. A associação dos Amigos do Becco convida a todos para cantar os parabéns. Ivan Frota tem levado o nome de Sobral para o Brasil e o mundo, através da internet pelas rádios Tupinambá e Regional. Em seu programa aos sábados sempre apresenta grandes personalidades no ramo da política, artística, cultural e social. Parabéns ao nobre radialista que tanto nos alegra na manhã de sábado, no Becco do Cotovelo, o Corredor Nacional da Democracia.

OBS.: A Associação dos Amigos do Becco está convidando a todos para o dia 19, em seu programa Show do Ivan Frota, “A Voz do Becco”, a partir das 9h, no Becco, para cantar os parabéns ao Amigo de Fé, Ivan Frota. Compareça!

Agradece,
À Associação dos Amigos do Becco

QUALIDADE: Grupo de jovens se reune com vereador Rogério Arruda



O vereador Rogério Arruda esteve recentemente reunido com representantes das comunidades do Jordão com objetivo de atrair melhorias para a localidade. O grupo mostrou disposto a colaborar e ajudar no que for necessário para melhorar a qualidade de vida local. Entre as reivindicações apresentadas pela comunidade destaque para a recuperação da ambulância que estava parada por falta de pneus, e as obras da quadra esportivas que foram interrompidas sem que a comunidade fosse comunicada do motivo da paralisação. 

O grupo Novo Jordão, um grupo formado por jovens, também se mostrou interessado em ajudar o parlamentar nas suas ações na busca de melhorias para a Serra do Jordão.

DIVERSÃO: Conqueiros Fest apresenta suas primeiras atrações de 2013


O Coqueiros Fest traz como as primeiras atrações de 2013, três grandes bandas de forrós. Estarão juntas, neste sábado, 19, Mastruz com leite, Limão com mel e Magníficos, numa grande noite de forró das antigas. 

Adquira já seu ingresso e garanta sua presença em uma das mais belas festas promovida pelo Coqueiros Fest. Os ingressos estão à venda Na Farmácia o Rodolfo, GF Cosmésticos, Kallifon Lingerie, Lojas Conquiste e Bar o Valdecir.


quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

SAÚDE: Antes do show da Ivete em Sobral

(Sobral de Prima) - A saúde de Sobral para parecer modelo tem que melhorar muito. São inúmeros os casos de descasos. Na manhã desta quinta-feira (17) o Blog Sobral de Prima visitou uma jovem diabética que necessita de uma cirurgia de fatura de patela. Há quase um mês, Vaneska Araújo Rodrigues, de 34 anos, espera em cima de uma cama, em sua residência – Rua Pará (396) Bairro Sinhá Saboya - pela cirurgia que custa aproximadamente R$ 4 mil. A paciente relatou ao Blog que está temerosa com a demora, pois sente que com seu alto grau diabético, sua perna possa ser comprometida.
Alô Secretaria de Saúde de Sobral!!

CÂMARA: Vereador Zezão quer aumentar o número de assessores

O vereador e primeiro secretário da Câmara de Sobral José Crisóstomo (Zezão), está apresentando projeto, que altera o número de assessores naquela Casa do Povo. De acordo com o vereador do PSB Gilmar Bastos, overeador Zezão quer ampliar o número de assesores criando mais 21 cargos comissionados. 
Em sua página da relacioonamento Gilmar Bastos se justifica dizendo: "Chegou em meu gabinete às 12:43, o vereador Zezão com um Projeto de Lei que cria mais 21 vagas de assessores ( mais 1 para cada vereador). Me recusei assinar, e pedi ao Sr. 1º secretário que providencie com a contabilidade da Câmara um atestado assinado pelo funcionário do setor, contendo o impacto financeiro que a matéria vai causar".

POLÍTICA: Prefeito de Mucambo fala das dificuldades encontradas

Oliveira Domingos entrevista Wilebaldo, à direita
O prefeito eleito do município de Mucambo, Wilebaldo esteve no início da tarde desta quinta-feira, no Programa Tribuna e Plenário da Rádio Tupinambá. No início da entrevista falou dos problemas que tem encontrado no município. Falou do bloqueio das contas da prefeitura por conta de débito com INSS. Tem buscado junto ao TCM meios para tocar para frente a sua administração. Disse que o transporte universitário foi interrompido, por falta de pagamento, mas garante que dará atenção de forma privilegiada na área de educação e saúde.(Foto: Oliveira Domingos).

SHOW: Inauguração do HRN muda o comportamento da cidade

A Prefeitura de Sobral, em parceria com o Governo do Estado, preparou um amplo esquema de segurança para a inauguração do Hospital Regional Norte, que acontece amanhã, sexta-feira(18) a partir das 19h. O evento contará com show da cantora Ivete Sangalo, na Avenida Jonh Sanford, em frente ao Hospital. 

Para garantir a segurança dos sobralenses que participarão das festa, a partir da 17h, as proximidades do local do evento serão isoladas. E, a partir de meio dia, não será permitido estacionar na Avenida Jonh Sanford. Um efetivo de 300 homens da Polícia Militar (RAIO e Cavalaria), Guarda Civil, Detran e Coordenadoria do Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) trabalharão de forma integrada na segurança do show, no qual são esperadas cerca de 50 mil pessoas.

Não será permitida a entrada de qualquer objeto cortante ou perfurante, tais como, garrafas e copos de vidro. Em todos os pontos de acesso ao show haverá portal detector de metais e detectores manuais, com a presença de policiais militares e guardas municipais que farão a revista de todos que ingressarem na área do evento. Também fazem parte do esquema de segurança, homens do Juizado da Infância e Adolescência, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, SAMU, Polícia Rodoviária Estadual e Polícia Rodoviária Federal.

Todos os ambulantes serão cadastrados pela Prefeitura no local do evento e receberão crachá de identificação. Os ônibus e vans que trarão pessoas de outras cidades deverão estacionar em área específica, em frente ao Estádio do Junco .

SEGURANÇA: Concurso para Guarda Mirim

A Secretaria da Cidadania e Segurança realizará no período de 21 a 25 de janeiro, as inscrições para o 18º concurso para Guarda Mirim, que dará oportunidade para mais 100 adolescentes com idade entre 14 e 17 anos, residentes em Sobral, e que estejam cursando, no mínimo, o 6º ano do Ensino Fundamental.

As inscrições serão realizadas no horário de 8h às 18h, no pátio externo da prefeitura. Os aprovados ganharão uma bolsa auxílio no valor de R$ 126,60, por um estágio de seis meses, cumprindo carga de 04 horas diárias, no turno aposto ao da escola.

Mais informações: 156 ou 3611.8810.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

INAUGURAÇÃO: "Coitadinha da Ivete facilitou..."

O Ministério Público de Contas do Ceará (MPC) quer impedir que o Governo do Estado pague o cachê da cantora Ivete Sangalo, nesta sexta-feira, 18, até que a justificativa de preço seja comprovada. A artista baiana foi contratada por R$ 650 mil para se apresentar na inauguração do Hospital Regional Norte (HRN).

O MPC analisou os esclarecimentos e a documentação apresentada e considerou que a justificativa de preço foi baseada em duas notas fiscais que, na opinião do Ministério Público, não serve como parâmetro dos valores praticados pelo mercado.

Assim, o MPC ingressou com petição, nesta terça-feira, 15, para que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) determine à Casa Civil que não pague o valor previsto até que a justificativa seja confirmada.

Uma das notas fiscais é relativa ao show de Réveillon de Fortaleza em 2012, período no qual os cachês ficam normalmente mais altos. A outra nota se refere a show na cidade de São Desidério (BA), realizado em 11 de fevereiro de 2012. O MPC questiona o fato de remeter a quase um ano atrás e cobra que a justificativa seja comprovada por três ou mais orçamentos recentes, que evidenciem que a proposta apresentada pela artista se assemelha aos preços praticados atualmente no mercado.

O Ministério Público ressalta que mesmo que as duas notas sejam consideradas válidas, decisões do Tribunal de Contas da União (TCU) e do próprio TCE indicam que devem ser apresentadas, no mínimo, três propostas para demonstrar a justificativa de preço.

Em função das férias coletivas do TCE, o MPC pediu que o assunto seja apreciado pelo presidente da Corte, Valdomiro Távora.

As informações são da assessoria de imprensa da Associação Cearense dos Magistrados

SERVIÇO: Rede Servpeças tem encontro nesta quarta-feira

Os filiados da Rede Servpeças de Sobral estão sendo convocados a comparecerem na tarde desta quarta-feira, as 15h no auditório da Escola Profissional Lysia Pimentel. Na oportunidade a Empresa Sorex associada a Rede Servpeças estará fazendo a doação de equipamentos digitais a escola para uso e estudos parte elétrica para os alunos.

O encontro deverá contar com a presença do presidente Ranieri Leitão,diretora Emília Dias,secretária Daniela Costa da STDE, Silvio Morreira e Magalhães Sebrae e provavelmente do prefeito Clodoveu Arruda, além dos professores da mecânica automotiva e alunos. 
 
Também haverá uma homenagem ao presidente Ranieri Leitão por parte dos alunos e associados da Rede Servpeças.
 
A noite as 19h no SEBRAE a primeira reunião de 2013, com o consultor Jorge Torres e consultores do Sebrae Silvio Morreira e Magalhães.
       

IMPRENSA: Fábio Melo comunica sua saída

O jornalista Fábio Melo, comunica a sua saída da Imprensa Oficial do Município de Sobral. Em nota: "Comunico que, a partir de hoje, 16 de janeiro, não mais respondo pela Imprensa Oficial do Município de Sobral (IOM) e pela Assessoria de Comunicação desta Prefeitura. A todos que colaboraram, direta ou indiretamente, com o nosso trabalho, aos amigos e colegas de trabalhos, meus sinceros agradecimentos. Obrigado". (Fábio de Melo Magalhães)

POLÍTICA: Ex-prefeito diz que Gerlásio não paga a folha porque não quer

Em contato telefônico com o site www.oliveiradomingos.com, o ex-prefeito de Forquilha Edmundo Rodrigues Jr, disse que não estão falando a verdade sobre a situação financeira do município de Forquilha. "O que foi retido foi 250 mil do INSS, portanto "como ele não pode pagar a folha" frisou. Segundo o ex-alcaide forquilhense" estão querendo tapar o sol com a peneira", e continuou:"o município está adimplente, tem todas as certidões regularizadas emendou. Conforme Edmundo Jr, o décimo terceiro salário foi pago bem como a folha de dezembro. "E ficou dinheiro para pagar a folha da saúde, ficou faltando apenas menos de um terço porque não tinha dinheiro". Para Edmundo Rodrigues Jr., o que o gestor Gerlásio Loiola está querendo com o decreto baixado agora há pouco é comprar sem licitação. "O povo de Forquilha está sendo enganado" concluiu.

CULTURA: Presidentes das Escolas de Samba em reunião

Após uma reunião com os presidentes das Escoolas de samba de Sobral ,ficou definido o valor do repasse financeiro para cada agremiação e a ordem dos defiles do Carnaval de rua deste ano. Estiveram presentes a reunião os presidentes das escolas de samba; Acadêmicos do Bairro do Dom Expedito, Unidos da Vila União, Unidos das Pedrinhas, Estação Primeira do Sinhá Sabóia, Império dos Terrenos novos e Mocidade Independente Do Alto da Brasília.

A Prefeitura Municipal de Sobral manterá um valor estimulado no valor  referente de R$ 12 mil para escola. também ficou definido a premiação:1° Lugar - 10 mil; 2° Lugar - 5 mil; 3° Lugar - 3 mil. A ordem dos desfiles - Segunda-feira: Império dos Terrenos novos; Unidos da Vila União; Unidos das Pedrinhas. Terça - Feira: Unidos do Alto do Cristo; Mocidade Independente do Alto da Brasilia; Estação Primeira do Sinhá Sabóia;Acadêmicos do Dom Expedito.

ESPORTE: Icasa massacra o Bugre no Romeirão

(Diário do Nordeste) - Jogando no Romeirão, o Icasa fez valer seu mando de campo e goleou com a facilidade o Guarany de Sobral, por 6 a 1, na noite de terça-feira, pela quarta rodada do Campeonato Cearense 2013.
O atacante Chapinha, com dois gols, foi o destaque da equipe icasiana. O camisa 10 agora é o artilheiro do time na competição, com três gols. O zagueiro Luiz Otávio também teve uma boa atuação, com um tento e uma assistência. 
om apenas um gol na competição e amargando a vice-lanterna, o Icasa veio para o jogo procurando mostrar o bom futebol, apresentado na reta final da Série C Campeonato Brasileiro, quando conseguiu o acesso para a Série B nacional.

Com a vitória, afastam-se, temporariamente, os rumores de demissão do técnico Francisco Diá. Enquanto o clube pulou da oitava posição para a terceira, o Guarany de Sobral caiu de terceiro para sexto.
Os próximos compromissos da duas equipes estão agendados para o fim de semana. No sábado, 19, o Icasa visita o São Benedito, no Tarcisão. Já no domingo, 20, o Guarany recebe o Maracanã no Junco.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

PARCERIA: Sindicato Calçadista em destaque

Raniere, atual presidente do órgão
O blog Wilson Gomes fechou uma parceria com o Sindicato Calçadista de Sobral. Durante este periodo estaremos divulgando aqui os eventos e os serviços prestados por essa entidade, orgulho do povo sobralense, principalmente os empregados no setor calçadistas, que encontram no sindicato um centro de atividades que oferece os melhores serviço na área da saúde, lazer e entretetimento.

Rio Acaraú, em Sobral-CE - Flagrante de esgoto sendo jogado dentro do Ri...

CÂMARA: Vereadora do PV pede explicações ao SAAE de Sobral

Assunto: Requisição de Informações e providências a serem tomadas pelo SSAE de Sobral.

A presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Sobral, vereadora Francisca Ribeiro Azevedo Aguiar (Fransquinha do Torto), no uso de suas atribuições legais e na forma do regimento interno e Constituição Federal em especial no art. 5°. Inciso XIV e XXXIII e de Lei. 12.527/2011, vem com o devido respeito e acatamento REQUISITAR DO SAAE DE SOBRAL informações a respeito do fornecimento de água aos consumidores de Sobral, onde se observou que a água recebida apresenta alteração na coloração e de odor, causando reações alérgicas em algumas pessoas.
 
Assim, requisita informações quanto aos motivos e as responsabilidades quanto ao fornecimento inadequado da água aos consumidores de Sobral, apontando quais os problemas e as providências que foram adotadas por esta autarquia quanto à solução dos problemas sofrido por todos os consumidores.
Solicita ainda que os consumidores não sejam penalizados pelo fornecimento inadequado da água, razão pela qual pede que sejam os mesmos dispensados do seu pagamento referente ao mês de janeiro de 2013.
 
Requer também informações quanto às características da água atualmente fornecidas aos consumidores de Sobral, ressaltando se a mesma está própria para consumo, ou seja, não contenha substâncias dissolvidas ou substâncias em suspensão prejudiciais à saúde, devendo ser encaminhado à Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Sobral, os resultados de exames aferidos na água fornecida aos consumidores.
 
Referido pedido de informações devem ser prestados no prazo legal sob pena de responsabilidade funcional e encaminhamento da presente ao Ministério Público Estadual, com o fim de apurar suposto cometimento de improbidade administrativa, sem prejuízo das demais sanções legais cabíveis.
 
Nestes termos,
Francisca Ribeiro Azevedo Aguiar
Fransquinha do Torto – Partido Verde
Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor de Sobral

SAÚDE: primeiro caso de dengue de 2013 em Sobral

A comerciária Zuila Muniz (Zuila Construções), escreveu na sua página de relacionamento (facebook) que o seu marido está com dengue. Segundo Zuila Muniz os resultados apresentados pela médica que fez o atendimento constatou que o paciente estaria com dengue e seria  o primeiro caso deste ano em Sobral. 
Ela acredita que o foco está numa piscina que fica ao lado de sua casa, e que segundo ela teria sido abandonada cheia por mais de quatro meses. Zuila Pergunta: Como devo proceder para queseja feita uma vistoria? Ela está preocupada com a aúde dos filhos.

REGIONAL: Mesa Diretora da Câmara de Cariré


(Vicente J. Rodrigues) - A nova mesa diretora da Câmara Municipal de Cariré para o biênio 2013-2014, a qual foi eleita no dia 1º de janeiro, por unanimidade, ficou assim constituída: Presidente - Doriedes Honório de Sousa (PRB); vice-presidente - José Ozir Moreira Alves (PRB); primeiro secretário - Robson Ribeiro de Aguiar (PRB); segunda secretária - Maria Lucy Ximenes de Almeida (PRB).

Vale destacar que essa nova Mesa foi eleita como chapa única e em eleição direta, com 11 votos a favor e nenhum contra. A mesma pertence ao grupo político do prefeito Antônio Martins (PRB

MUDANÇAS: Prefeito Veveu começa a indicar segundo escalão

Médico Geison Lira
O prefeito Veveu Arruda começou o ciclo de mudanças no chamado segundo escalão da Prefeitura de Sobral.  A Usina de Asfalto tem novo chefe operacional. Sabino Patrocínio Filho, chega para substituir Osmany Parente. Na administração do Mercado Central teve mudança e passa agora a ser administrado pelo coordenador de campanha Marcos Antonio Madeira. O prefeito Veveu Arruda também fez mudança na Escola Saúde da Família. a enfermeira Maria do Socorro A. Dias deixou o cargo e em seu lugar foi nomeado o médico Geison Lira.




segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Capacitação: Mototaxistas precisam de curso para exercer a profissão

A partir do dia 2 de fevereiro, passa a ser obrigatório para mototaxistas, motofretistas e motoboys de todo o país, um curso de específico para exercer a profissão. em sobral 80% dos mototaxistas estão capacitados. A Autoescola Bom Jesus, é a única na região Norte do estado credenciada para qualificar esses profissionais. Uma outra instituição é o Sest/Senat, que fica na BR 222, em Sobral. (Reportagem veiculada pela TV Jangadeiro).

SERVIÇO: Sobral Shopping terá amplo estacionamento de veículos

O Sobral Shopping trará um mix de produtos e serviços para a população da cidade, e oferecerá comodidade aos clientes que buscarão compras e entretenimento no local. O estacionamento disponibilizará 915 vagas em área totalmente coberta e segura para os visitantes. Ele seguirá as regras de acessibilidade destinadas aos idosos e pessoas com necessidades especiais. Os elevadores e escadas rolantes facilitarão o acesso ao shopping.

Além disso, o espaço contará com um lava-jato para veículos, que proporcionará conforto para os clientes fazerem suas compras, enquanto o seu carro é lavado por profissionais qualificados. No estacionamento, também haverá um boliche para os visitantes encontrarem os amigos e a família, e ainda, degustarem petiscos e bebidas.

Faltam dois meses para a inauguração, e a construção segue em ritmo constante. As operações confirmadas avançam na execução das obras. O Sobral Shopping abre as portas para o público em 14 de março deste ano. A cidade é a quarta economia do estado e ganhará seu primeiro shopping center que impulsionará o crescimento do comércio varejista.

Sobre o Sobral Shopping - O empreendimento terá 160 lojas (05 âncoras, 02 megalojas, 05 salas de cinema, 01 operação de boliche, 14 operações da praça de alimentação) e 01 estacionamento com 915 vagas. A área bruta locável é de 17.756,55 m². O projeto engloba 01 torre comercial e 01 hotel, para atender a população flutuante de 10 mil pessoas que passa pela cidade.

SANEAMENTO: Sem esgoto água de hospital vai parar na rua

(Sobral Agora) -É lamentável o descaso da Santa Casa de Misericórdia de Sobral que por descuido, uo incompetência, insiste em jogar água no meio da rua, que acumulada tem causado muito transtorno para população que transita pelas ruas Cel. Albuquerque e Major Franco, nas imediações do Hemoce, no bairro Santa Casa.

Não se sabe que tipo de água é esta que está sendo jogada na via pública, e isso deixa ainda mais preocupados os moradores do local, que temem que seja água servida ou vinda do necrotério, que fica exatamente por trás deste muro. A Prefeitura precisa intervir de forma enérgica para solucionar este problema, e a direção do Hospital evitar que ‘coisas’ como esta aconteçam.

CONVOCAÇÃO: Mensagem do Executivo chega este mês

Uma mensagem do Poder Executivo Sobralense deverá chegar na Câmara de Vereadores até o final do mês, o que irá obrigar o presidente Itamar Ribeiro a fazer uma convocação extraordinária. A mensagem a ser votada, trata-se da reforma administrativa que profeito Veveu Arruda pretende fazer nesse novo mandato que se inicia. A data prevista é 28 deste mês.

 


REGIONAL: Prefeito Antônio Martins tem encontro com educadores

O prefeito de Cariré Antonio Martins participou na última sexta-feira, 11, na sede da  Secretaria da Educação de Cariré, de uma reunião com coordenadores e diretores das escolas da rede municipal de ensino. O objetivo do encontro o primeiro do ano foi realizar a apresentação do calendário letivo de 2013 e do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), as orientações sobre EDUCASENSO/SISP e explanações sobre a rota do transporte escolar. 
 
Na ocasião, também houve a Acolhida, com apresentação do vídeo "Conquistando o Impossível".
 
O prefeito Antônio Rufino Martins esteve presente à reunião, quando fez um breve pronunciamento, para solicitar mais empenho por parte dos coordenadores e diretores das escolas da rede municipal de ensino, no sentido de melhorar cada vez mais os índices do Ensino Infantil e Fundamental e, consequentemente, a obtenção de um ensino de qualidade para nossas crianças, jovens e adultos. (Com informações: Vicente J. Rodrigues).

SELO VERDE: Sobral planta para depois recolher

Veja porque Sobral é Cidade Selo Verde. Aqui as árvores são derrubadas para dar lugar ao progresso. Plantamos para depois derrubar. Futuramente outras árvores serão derrubadas.

ESPORTE: Guarasol empata com Guaraju

Na tarde deste domingo (13) no estádio do Romeirão, na cidade de Juazeiro do Norte, aconteceu o duelo dos guaranis. O Guarani de Juazeiro, em busca da liderança, enfrentou o Guarany de Sobral. Apesar de lances de perigo e quatro bolas no travessão, a partida acabou em 0 a 0.
 
Com o resultado o Guarani (J) chegou aos sete pontos e manteve a liderança da competição, com dois pontos a mais do que o Ferroviário, segundo colocado. Já o Guarany de Sobral divide a terceira colocação com o Horizonte, com quatro pontos conquistados.
 
Na próxima rodada o Guaraju encara o Crato, na terça-feira (15), às 20h15, no estádio Agenorzão, em Iguatu. No mesmo dia e horário a equipe do Guarasol volta a campo no estádio Romeirão, mas desta vez para encarar o Icasa, em partida transmitida ao vivo pela TV Diário.

SAÚDE: UTI Pediátrica da Santa Casa começará a funcionar a partir desta segunda-feira, 14

 
Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, a Secretaria da Saúde do Município de Sobral e a Santa Casa de Misericórdia confirmam a abertura e o funcionamento, nesta segunda-feira, 14 de janeiro, da UTI Pediátrica da Santa Casa, conforme anunciado em nota oficial, divulgada no dia 21 de dezembro de 2012. 
 
Foram contratados 33 técnicos em enfermagem e 05 enfermeiros, além de uma equipe de 08 médicos pediatras e da equipe de serviços gerais, que irá compor o quadro de profissionais que irão trabalhar em uma escala de revezamento a cada 24 horas.
 
Fruto do esforço coletivo da Prefeitura, do Governo do Estado e da Diocese de Sobral, com o indispensável apoio do Ministério da Saúde, o funcionamento da UTI Pediátrica servirá aos municípios da macroregião de Sobral, que integra 55 municípios, com uma população de 1 milhão e 600 mil pessoas.

TRÂNSITO: Avenida será interditada em Sobral por 45 dias

A Secretaria da Cidadania e Segurança, através da Coordenadoria de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), comunica aos motoristas e motociclistas que a partir desta segunda-feira, 14, seguindo até o dia 28 de fevereiro, a Avenida José Euclides Ferreira Gomes, no bairro Expectativa, no trecho entre o ‘giradouro da Grendene’ até o cruzamento com a rua Maria Alice Barreto, estará parcialmente interditada para continuidade das obras de alargamento da referida avenida. A previsão de execução dos serviços será de 45 dias.
Neste sentido, a CTTU alerta aos motoristas e motociclistas, que haverá desvio pelas ruas Francisco das Chagas Barreto, João Duarte Carvalho e Maria Alice Barreto, para carros de passeio, nos sentidos giradouro - Massapé. Já para ônibus e caminhões o desvio será pelas avenidas Pimentel Gomes e Paulo Sanford.
De acordo com o engenheiro de trânsito do órgão, Agesilau Araujo, em todas estas interdições a CTTU estará dando todo o suporte necessário quanto ao controle do fluxo de veículos, com o efetivo de agentes de trânsito, afim de que os serviços sejam executados dentro da normalidade.

domingo, 13 de janeiro de 2013

TREINAMENTO: Corpo de Bombeiro Militar ministra curso de prevenção e combate a incêndio

(José Donato) - O Corpo de Bombeiro Militar realizou na manhã desta quinta-feira (10), no pátio do quartel de Sobral, instrução de prevenção e combate a incêndio, para os alunos do curso de Formação Profissional da Guarda Civil Municipal.

Na Instrução os alunos tiveram experiências prática usando extintores, manuseio de gás de cozinha, material operacional, escada magirus e nas viaturas de combate a incêndio.

A Instrução faz parte do curso de formação, que acontece na sede da Ciops. Os 44 candidatos estão sendo submetidos a 800 horas/aula, com formação teórica de 640 horas e, prática de 160 horas. O curso de formação acontece até o dia 10 de março.

ESPORTE: Guarany vai enfrentar o Guarani de Juazeiro

O Guarany de Sobral entra em campo na tarde deste domingo para enfrentar o Guarani de Juazeiro, em jogo válido pelo Campeonato Cearense 2013. O jogo acontece às 16h no estádio Romeirão em Juazeiro do Norte. O Guarany de Sobral que venceu na estreia o Crato por 1 a zero, espera conseguir a segunda vitória e a primeira fora de seus domínios. Já o time juazeirense quer manter a série de vitórias. Após o jogo deste domingo o time sobralense permanecerá na Região Metropolitana do Cariri, e na terça-feira, voltará a campo para enfrentar o Icasa.

VEREADORES DE SOBRAL APROVAM LEI QUE OBRIGA O PREFEITO IVO A COBRAR "TAXA DO LIXO"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas notícias) -  A Câmara de Vereadores de Sobral aprovou o Projeto de Lei que obriga o prefeito Ivo Gomes, ...