sábado, 6 de fevereiro de 2021

BARROSO FILHO ESTREIA SEGUNDA-FEIRA, 8, NA RÁDIO EDUCADORA DO NORDESTE

 


O comunicador da radiofonia sobralense, Barroso Filho, está de volta. Nesta segunda-feira, 8, estreia seu novo programa na Rádio Educadora do Nordeste. Conhecido pelo seu estilo crítico, Barroso Filho promete uma programação voltada para você que é ouvinte de rádio.

MPCE RECOMENDA EXONERAÇÃO DE GESTORES DE SANTANA DO ACARAÚ CONDENADOS POR ILÍCITOS ADMINISTRATIVOS

 

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por intermédio da Promotoria de Justiça de Santana do Acaraú, recomendou nessa quinta-feira (05/02) que o prefeito de Santana do Acaraú, Francisco das Chagas Mendes, exonere imediatamente a secretária de Educação do Município, Maria Requixelia de Maria, e o chefe de Gabinete da Prefeitura, José Maria Cavalcante Filho, condenados por ilícitos administrativos. Os dois gestores tiveram as prestações de contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas anteriores julgadas como irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a decisão do Tribunal transitou em julgado.

Na recomendação, a Promotoria expõe que o prefeito deve revogar as portarias que nomearam a secretária de Educação e o chefe de gabinete, a fim de cumprir integralmente o estabelecido pela Lei Orgânica do Município de Santana do Acaraú. De acordo com o artigo 47-A da Emenda à Lei Orgânica nº 01/2020, fica vedada a nomeação, para cargos em comissão e de confiança no âmbito dos órgãos da administração direta e indireta do Município, de pessoas condenadas em primeira e segunda instância, após o trânsito em julgado por órgão colegiado em razão de ilícitos civis, administrativos e/ou criminais. O prefeito tem prazo de 48 horas para responder ao MPCE. Caso a recomendação não seja atendida, a Promotoria adotará as providências cabíveis.

 

MINISTÉRIO PÚBLICO QUESTIONA CONTRATAÇÕES TEMPORÁRIAS REALIZADAS PELA PREFEITURA DE SOBRAL

 

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Sobral, recomendou nessa segunda-feira (01/02) que o Município de Sobral apresente justificativas nas próximas seleções para contratação temporária para preencher vagas para diversos cargos efetivos e mais destacadamente de professores.

O MP requer que a prefeitura mencione expressamente nos próximos editais, os pressupostos da temporariedade e excepcionalidade em contratações temporárias celebradas pela Prefeitura de Sobral, para evitar indícios de irregularidades e ofensa ao princípio do concurso público. A Promotoria compreende que tenha havido tempo suficiente para a reposição do quadro de pessoal, por meio da realização de um novo concurso público.

Segundo o promotor de Justiça, Alexandre Pinto Moreira, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Sobral, “Tal conduta fragiliza a legitimidade e legalidade das referidas contratações, que devem ser levadas a efeito apenas em último caso, sendo mister à Administração Pública priorizar o lançamento de concursos públicos e a convocação dos candidatos aprovados”. Salienta o membro do MPCE.

As providências adotadas pela Prefeitura devem ser comunicadas à Promotoria no prazo de 15 dias úteis. Cabe advertir que o não cumprimento da recomendação ensejará ajuizamento de ação civil pública. Além disso, a Promotoria requisitou que os futuros editais de seleção para contratações temporárias sejam encaminhados ao Ministério Público, com cópia em anexo da recomendação proposta pelo MP.

 

Com informações do MPCE

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

EX-SENADOR LUIZ PONTES RECEBE ALTA DA COVID-19 APÓS 56 DIAS DE INTERNAÇÃO

O presidente da Executiva Regional do PSDB, ex-senador Luiz Pontes, retornou, na noite dessa quarta-feira (03), para casa, após receber alta hospitalar da Covid-19. Foi uma longa jornada de 56 dias de internação. O ex-senador entrou no Hospital Monte Klinikum, em Fortaleza, no dia 8 de dezembro, após ser diagnosticado com a Covid-19.

 

AS CURTAS DO BLOG WILSON GOMES

1 - O vereador Aleandro Linhares (PDT) apresentou requerimento que solicita ao prefeito de Sobral a construção de uma praça com pista de skate no terreno localizado por trás da quadra de esportes, no distrito de Jordão. Outro requerimento do parlamentar que faz parte da bancada de situação; a construção de uma praça na localidade de São Matheus, Barro Alto, no distrito de Jordão. 

2 - O vereador Ajaz Cardoso, na primeira sessão do ano, solicitou através de requerimento aprovado na Casa do Povo, a implantação de asfalto para a rua Conselheiro José Júlio, bairro Centro, ao lado da UFC – campus Mucambinho, até o cruzamento com a rua Chile, bairro Tamarindo. É de autoria do mesmo vereador o pedido para a instalação de um parque infantil na praça Mauro Hélio de Moura, no bairro Tamarindo. 

3 - Johnson Lima, vereador do MDB de Sobral vem solicitar através de requerimento a construção do calçamento da ladeira até o bar do Paulão, na localidade de Santa Luzia, no distrito de Baracho. Está sendo ao prefeito Ivo Gomes a construção de uma passagem molhada passando em frente a casa do Sr. Raimundo Joaquim, na localidade do sítio Tanques, no distrito de Jordão.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

DERROTA PARA O CORINTHIANS DEIXA SONHO DA LIBERTADORES DISTANTE PARA O CEARÁ

Um sonho antes visto como praticamente impossível se transformou em palpável e próximo, mas voltou a ficar bem distante. A luta do Ceará em conseguir uma inédita e histórica classificação para a Taça Libertadores complicou de vez após a derrota por 2 a 1 para o corinthians, na noite desta quarta-feira (3), na Neo Química Arena.

A lamentação do torcedor alvinegro se dá pelo fato que uma vitória no confronto direto garantiria muita força ao Vovô na luta para ficar no G-8.

Ao contrário disso, viu o adversário assumir a 8ª colocação e abrir três pontos de vantagem (com um jogo a menos). Com os outros resultados na rodada, o Ceará se manteve com 45 pontos e ainda perdeu três posições, caindo para o 12º lugar na tabela. Mesmo assim, o Vovô segue firme para assegurar a vaga na Sul-Americana.


A BANCADA DE OPOSIÇÃO DE VEREADORES NA OPINÃO DE OLIVEIRA DOMINGOS


A oposição da Câmara de Sobral perdeu Jr. Balreira, Zé Vital, Zezão e Adauto Arruda. Os jovens; Mário Vitor é Zé Vitor vão trabalhar pra esquentar as coisas. Já deram o recado. Micheline com os "conselhos" de Zezão, Fransquinha do Torto e Johnson mais Chico Jóia, vão fazer barulho sim. No comando destes lados antagônicos está Vicente de Paulo Albuquerque, que é de opinião que a Casa do Povo sobralense, é para respirar um ar mais saudável de paz entre situacionistas e opositores.

CAMILO NEGOCIA COM ASSEMBLEIA FUNCIONAMENTO REMOTO DO PARLAMENTO


O governador Camilo Santana recebeu a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Evandro Leitão, que, no encontro, informou o empenho do parlamento em apoiar medidas restritivas e políticas públicas para atender comunidades. 

Os parlamentares estão estudando o formato de funcionamento da Assembleia, nos próximos meses, com o aumento de casos de Covid 19. É opinião de Evandro Leitão seguir os protocolos de isolamento social decretados pelo governador Camilo. Em resumo: a Assembleia Legislativa deve funcionar de forma remota, com votações virtuais.


Com informações, Blog do Roberto Moreira

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

PREFEITURA DE SOBRAL ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA INGRESSO NO SISTEMA MUNICIPAL DE SAÚDE

 


A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Saúde, está com inscrições abertas para processo seletivo para formação de cadastro de reserva de profissionais para atuarem no sistema municipal de saúde. Serão selecionados profissionais para as categorias de Médico Generalista, Cirurgião Dentista, Técnico em Enfermagem, Auxiliar em Saúde Bucal e Técnico em Saúde Bucal.

As inscrições devem ser feitas apenas online e vão de 2 a 5 de fevereiro de 2021 (acessar os respectivos editais para todas as informações – links no final da matéria). As contratações ocorrerão mediante necessidade do sistema de saúde e se darão através de contrato administrativo, por tempo determinado de até 12 meses, prazo este que pode ser renovado por igual período a critério da administração pública e nos termos da legislação vigente.

Cronograma do processo seletivo:

De 2 a 5 de fevereiro – Inscrições (somente por e-mail)

Dia 8 de fevereiro – Divulgação dos resultados

Dia 9 de fevereiro – Interposição de recursos

Dia 10 de fevereiro – Resultado dos recursos e resultado final das inscrições

De 11 a 17 de fevereiro – Avaliação curricular

Dia 18 de fevereiro – Resultado da avaliação

Dia 19 de fevereiro – Interposição de recursos

Dia 22 de fevereiro – Resultado dos recursos e resultado final

Maiores informações acesse https://saude.sobral.ce.gov.br/editais

 

PREFEITO IVO GOMES ABRIU O ANO LEGISLATIVO COM BALANÇO E METAS DE SUA GESTÃO

Nesta terça-feira, (02/02), teve a abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Sobral, e tradicionalmente o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, abriu os trabalhos com a leitura da mensagem anual, com ênfase para as ações de enfrentamento à Covid-19.

 A solenidade teve início às 17hs, no plenário 5 de julho, com a prestação de contas do prefeito que destacou os avanços obtidos ao longo do seu primeiro mandato e apontou metas para 2021, sobretudo no que se refere à reforma administrativa, saúde fiscal do município, educação, saúde, empregabilidade e ações de infraestrutura.


Com informações, Célio Brito

 

VEREADORA FRANQUINHA DO POVO SE DESTACA NA PRIMEIRA SESSÃO ORDINÁRIA

 


A um ditado popular que diz que: "Costume de casa vai à praça", e foi colocado em prática na noite de terça-feira, 2, na primeira sessão ordinária do ano da Câmara de Vereadores de Sobral. Como dizia os mais velhos; mesmo sem ser 'letrada' a vereadora do MDB Fransquinha do Povo, não deixou por menos ao se dirigir a palavra ao prefeito Ivo Gomes sempre de forma educada e cortês. Ao contrário do que se ouve de parlamentares com acento na cadeira de uma faculdade. Usou e abusou do tratamento Vossa Excelência!

Em tempo: Solicitou uma nova ambulância para São José do Torto.

LOCKDOWN EM COREAÚ É DETERMINADO PELA PREFEITURA E VAI ATÉ O DIA 11

A Prefeitura de Coreaú, determinou a adoção de medidas de isolamento social rígidas após aumento dos casos de confirmações de pacientes infectados com o novo coronavírus no último mês de janeiro. O endurecimento nas regras e decisão de fechar estabelecimentos comerciais de serviços não-essenciais foi informado por meio de decreto municipal.

Conforme decreto publicado pela Prefeitura nessa segunda-feira (1º), o 'lockdown' está previsto para durar até o próximo dia 11 de fevereiro. O isolamento rígido é voltado para todo o município, no entanto, há determinações ainda mais específicas para o distrito de Araquém, com intuito de evitar disseminação da Covid-19 no restante da cidade.

Na determinação do isolamento social rígido em Araquém está prevista a proibição da circulação de pessoas em espaços e vias públicas com a ressalva de situações, como: deslocamento para atendimento médico, para o trabalho e para serviços de entrega. Para o restante da cidade foi feita recomendação de suspender a circulação da população.

Em Coreaú estão proibidos eventos de qualquer natureza que causem aglomeração de pessoas e aulas presenciais nas escolas públicas e privadas. De acordo com a Prefeitura, em nenhuma localidade da cidade está autorizado o funcionamento de bares e restaurantes, academias, templos, igrejas, salões de beleza e barbearias.

Nos estabelecimentos de serviços essenciais fica autorizada a entrada de apenas um membro da família, com uso obrigatório da máscara individual de proteção e respeitando o distanciamento mínimo.

"Fica determinada a realização de blitz sanitária, para orientar e conscientizar os transeuntes, condutores e passageiros, tanto da sede quanto dos distritos, acerca da prevenção da Covid-19", segundo trecho do decreto.

Ainda de acordo com a Prefeitura de Coreaú, o descumprimento do decreto sujeita o infrator à responsabilização cível, administrativa e criminal. Proprietários de estabelecimentos devem ser advertidos por escrito e, caso exista reincidência, pode ser multado e o estabelecimento interditado por sete dias. A multa é de até R$ 75 mil, por dia. 


Com informações, Diário do Nordeste

VEREADORA MICHELINE IBIAPINA REIVINDICA AO PREFEITO IVO ÁGUA PARA COMUNIDADE DE CARACARÁ

 


Conhecedora dos problemas da comunidade de Caracará, que deverá representá-la na Câmara de Sobral a vereadora recém-chegada Micheline Ibiapina (MDB) deu o recardo direitinho na abertura dos trabalhos legislativo, na noite desta terça-feira, 2, que foi prestigiada pelo prefeito Ivo Gomes. Cobrou do gestor sobralense abastecimento d'água para diversas localidades no entorno do distrito, como exemplo; Picada, Alegre, Sabonete e Carnaúbas. Ivo Gomes ouviu atentamente a vereadora e se prontificou em breve, após a conclusão de estudo técnico, a construção de uma adutora para a região.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

EX-PREFEITO DO CRATO MOACIR SIQUEIRA ESTÁ HOSPITALIZADO

 


O ex-prefeito do Crato, empresário Moacir Soares de Siqueira, sentiu uma indisposição nesta segunda-feira pela manhã e seus filhos o internaram na Unidade de Tratamento Intensivo-UTI do Hospital São Miguel, de nossa cidade.

Moacir Siqueira está sendo submetido a testes para analisar se o seu caso tem algo a ver com covid19. Os cratenses estão acompanhando com especial atenção o estado de saúde de seu querido ex-prefeito.

Moacir chegou ao posto de prefeito cratense com o falecimento na metade do mandato do titular do cargo Raimundo Bezerra. Tentou a reeleição, mas foi vencido à época pelo também ex-prefeito Walter Peixoto. (Tribuna Livre Cariri).

 

IDILVAN ALENCAR NÃO ACREDITA EM CÂMARA SUBMISSA AO PLANALTO, APÓS ELEIÇÃO DE ARTHUR LIRA

O deputado federal Idilvan Alencar (PDT), que votou contra o candidato eleito Arthur Lira (PP-AL), patrocinado pela presidência, argumenta que a vitória de Lira não significa uma Câmara subserviente ao Planalto em todas as pautas. “A eleição do Lira não significa que a oposição não vai estar vigilante, cobrando. O processo vai estar só começando”, diz. (Ponto Poder).

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

IVO GOMES DECIDE ANTECIPAR ENVIO DA REFORMA ADMINISTRATIVA A CÂMARA DE VEREADORES


O Prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT), anunciou que resolveu antecipar uma proposta de reforma administrativa e que enviará o Projeto de Lei à Câmara Municipal, já no retorno das atividades parlamentares previsto para esta terça-feira, 2.

A medida deverá incluir o novo organograma administrativo, mudança de secretarias, programa de refinanciamento de dívidas (RefiSol), contingenciamento da máquina pública e custeio. 

Além do grande ponto em questão, os itens que poderá afetar a estrutura da grande massa dos servidores públicos. 

As discussões sobre a reforma administrativa, serão conduzidas pela Secretária das Finanças, Socorro Oliveira e o Procurador Geral do Município, Rodrigo Araújo, que farão sistematicamente reuniões temáticas com os titulares de todas as pastas da prefeitura. 

A matéria deverá movimentar o parlamento municipal, com a promessa de uma bancada de oposição que planejam “desmiuçar” qualquer projeto de autoria do executivo que possa afetar a população e os direitos dos servidores.

Além da representação sindical dos servidores que deverá buscar discutir melhor a matéria. (Célio Brito).

 

FORQUILHA TERÁ PROGRAMA DE CASTRAÇÃO SOLIDÁRIA DE CÃES E GATOS


Visando a diminuição de animais errantes, o bem-estar animal e a saúde coletiva da cidade de Forquilha, o prefeito Edinardo Filho, Juntamente com o Secretário de Desenvolvimento Rural, Vidal Gomes, receberam a visita do diretor do hospital veterinário UNINTA Dr. Allyson Rodrigues, para o fechamento da parceria de criação do projeto “Castração Solidária de Cães e Gatos Forquilha”.

A Castração é gratuita e beneficiará os animais machos e fêmeas a partir dos 8 meses de idade. As inscrições terão início no dia 02 de fevereiro, na Secretaria de Desenvolvimento Rural e o projeto terá início nos dias 20 e 21 do mesmo mês.

GANHADORES DO TOTOLEC - REGIONAL DE SOBRAL

 


Totolec Show - 

Matheus e Katarina. Cidade de Caucaia. Ganhou Rodada R$ 1 mil reais. Vendedora Pamela. 

Antonio. Cidade de Miraíma. Ganhou Rodada R$ 1 mil reais. Vendedor Zezinho.

 

Totolec Interior 

João Alexandre. Cidade de Sobral - Mocinha Mendes, Vassouras - Taperuaba. Ganhou Rodada - Vendedora Bianca. 

Bruno Alves Filho. Cidade de Sobral, bairro do Junco. Ganhou Rodada - Vendedora Pâmela. 

Jose Anselmo França. Cidade de Forquilha – Trapiá – Zona Rural. Ganhou Rodada - Vendedor Expedito. 

Francisco Janine da Silva Loiola. Cidade de Sobral – bairro Pedrinhas. Ganhou Rodada - Vendedora Vanessa. 

Miguel Arcanjo. Cidade de Sobral – Bairro Terrenos Novos. Ganhou Rodada - Vendedora Lucilene. 

Amilton Noah. Cidade de Sobral – Olho D’Águado Pajé. Ganhou Rodada - Vendedora Regina Paiva. 

Neila e Fabrício. Cidade de Sobral – Bairro Novo Caiçara. Ganhou Rodada - Vendedora Rafaela

Faculdade F5 lança campanha de Vestibular trazendo estudantes como protagonistas e ofertando descontos e condições especiais!

 (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - A Faculdade 05 de Julho (F5) está com inscrições abertas para o Vestibular do 2º semestre...