sábado, 5 de janeiro de 2013

CULTURA: Encontro de Bois e Reisados em Sobral

Foto: Divulgação
Terá início neste domingo, 6 de janeiro, o Encontro de Bois e Reisados de Sobral 2013. O evento, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo, será aberto no Boulevard do Arco, às 19h, com a apresentação do Grupo Boi Paz no Mundo.

O Encontro de Bois e Reisados terá apresentações em diversos locais da cidade e nos distritos de Sobral, até o dia 31 de janeiro. Foram selecionados 25 grupos de bois e reisados por meio de Edital de incentivo, publicado pela Prefeitura.

ACIDENTE: Novas informações sobre as vítimas

Segundo informações preliminares dadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), todos os passageiros da van vivem no Distrito Federal e haviam alugado o veículo para viajar até Sobral, no Ceará, para passar as festividades de fim de ano. Eles faziam a viagem de volta para casa.

ESPORTE: Crato perde na estreia para o Ferroviário

O Crato Esporte Clube, perdeu o jogo de estreia do campeonato Cearense 2013. A partida realizada na tarde deste sábado teve como adversário o Ferroviário e o jogo aconteceu no Estádio Presidente Vargas. O gol único da partida foi assinalado aos 27 minutos do segundo tempo numa jogada de linha de fundo que terminou na cabeça do zagueiro Gian. 
O time do Crato viaja agora para Sobral, onde na noite de terça-feira, vai enfrentar o Guarany que folga na rodada de abertura. 

Noutro jogo da comeptição, São Benedito e Horizonte termiram empatado em zero a zero.

Acidente com van e caminhão deixa 10 mortos; veja os nomes

O Instituto Médico Legal (IML) acaba de divulgar a lista de mortos e feridos no acidente na BR-316, próximo ao município de Monsenhor Gil, ocorrido nesta madrugada. A van transportava cerca de 20 pessoas. Na colisão 10 passageiros morreram e 12 ficaram feridas. O ponto de partida da viagem foi de Sobral (CE) e o destino era Brasília. Os mortos confirmados são:


Francisco Joel Pereira da Costa
Marcos Paulo Venâncio da Costa
Francisco de Assis da Silva 
Luciano Pereira da Silva
Evaldo Azevedo Souza
Outros três corpos também deram entrada no órgão, mas ainda não foram identificados. Trata-se do corpo de uma mulher e dois homens. O IML informou também a lista de passageiros encaminhados ao HUT. São eles:

Lucas Marcos Parente
Paulo Marcos da Silva
Gabriel Aguiar da Silva
Antônio Valdo da Silva
Leonardo Marcos Sabino
Wilke Duarte Sampaio Nascimento, 14 anos, morava no Ceará e estava indo para Brasília viver com a mãe    
Luan Douglas Marcos Sabino, 9 anos 
Antonio Pereira da Silva ,61 anos
Paulo Roberto Marques da Silva Nascimento, 15 anos
Claudiana Abadia Marques Oliveira
José de Milton Sobreira

OFERTA: Venda de livros do Segundo Ano - médio

Estou vendendo os livros adotados pelo Colégio Farias Brito, segundo ano médio, integral. Os livros bem conservados que tenho em mãos são: Matemática - volume 1 e 2, Paiva, editora - Moderna Plus; Biologia das Populações - Volume 3 - autores - Amabis e Martho - editora Moderna; Geografia - Brasil Sociedade e Espaço - Geografia do Brasil - autores José William vesentini, editora Ática; Filosofia - Temas de Filosofia - Volume Ún ico, autores Maria Lúcia de A. Aranha e Maria Helena P. Martins, editora Moderna; Sociologia - Introdução Médio/Volume único - autor - Pérsio Santos de Oliveira. Interessados entrar em contato pelo telefone - 3613 20 55 - celular Tim - 9902 6226, celular Oi - 8845 6226.

CHUVA: Na região Norte choveu em quase todos os municípios

Da janela do apartemento José Luis fez esta foto (Facebook)
As chuvas que banharam os municípios nesses primeiros dias do ano, foram consideradas intensas, em alguns deles. Os registros das chuvas ocorreram na quinta e sexta-feira. O terceiro maior aconteceu em Ibiapina, com 70mm, seguido por São Benedito, com 69,6 mm, e pelo município de Graça, com 69 mm. Ainda foram registrados 62mm em Santa Quitéria, 50 mm em Pacujá, e 43 mm em Ipu. No município de Guaraciaba do Norte (foto), na Serra da Ibiapaba, a Névoa trouxe de volta a imagem típica da região.

INCÊNDIO: Fogo destroi loja no Centro de Sobral

Foto: SPN (Freelance)
Um incêndio de pequena proporções foi registrado na noite de sexta-feira, 4, pelo Corpo de Bombeiros de Sobral. A Ocorrência foi registrada em uma das lojas que fica no centro Comercial da cidade, mas precisamente na Rua Diogo Gomes. Não há informações detalhadas de como começou o incêndio. Mas pode está ligada a falta de energia que aconteceu no final da tarde desta sexta-feira.

COLISÃO: Veículo da SSPDS se envolve em acidente em Sobral

Um veículo pertencente a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará, uma caminionete, S10, cor branca, se envolveu num acidente na manhã deste sábado em Sobral, por volta das 5h. De acordo com as informações o veículo teria invadido uma casa, situado na Cohab 3 e derrubado o muro. O motorista do veículo não foi identificado pois fugiu do local, dirigindo o carro que segundo testemunhas foi visto no posto de combustível que fica nas imediações do supermercado Pinheiro, abandonado. O veículo teria sido localizado por policiais do Ronda do Quarteirão. Os estragos na residência; um muro caído e um portão amassado.

PARA REFLETIR: A FRASE DO DIA

"Aquele que quer ser tirano e não mata a Bruto e o que quer estabelecer um Estado livre e não mata os filhos de Bruto, só por breve tempo conservará sua obra."  ( Maquiavel).

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

ÚLTIMA HORA: Moradores de Sobral sofrem com a falta de energia

A falta de energia nesses primeiros dias de 2013, tem sido uma constante em Sobral. Na manhã de quinta-feira, o problema da falta de energia atingiu quase que por completo a área urbana de Sobral. Na tarde de  sexta-feira, foi a vez dos moradores do bairro Campo dos Velhos e Junco sentir pela falta de anergia. 

O problema que começou por volta das 17h, só foi resolvido depois de uma hora e meia. Operários da Coelce trabalharam em pontos estratégicos para resolver a falta de energia. Houve, segundo informações da populares, queda de cabo de aço, na Avenida do Contorno e Pericentral. Não houve registro de ocorrências graves.

INVERNO: Chuvas causam estragos em Sobral

As chuvas que banharam Sobral neste dois primeiros dias de janeiro, já começaram a apresentar estragos. O mais visível e também o mais preocupante surgiu nas imediações do Centro de Convenções, onde um boeiro estourou e água que transbordou acabou por invadir algumas casas que ficam nas imediações. A Guarda Civil esteve no local e providenciou o isolamento da área, para evitar possíveis acidentes por ser uma rua bastante movimentada. Não há previsões de quando será iniciada a obra de recuperação do trecho danificado.

ESPORTE: Jogadores estão deixando o Crato E. C.

Em meio a crise financeira que o Crato vem enfrentando, os meias Djalma e Jean, receberam propostas(Melhores que a do Azulão) do Baraúnas que é comandado por Filinto Holanda, ex-técnico do Azulão, e optaram por deixar a equipe cratense e acertar com o time potiguar.

A situação do Crato é bastante complicada, mais a perspectiva é de melhorar nos próximos dias. Os jogadores que nada tem haver com isso, se quer esperaram a poeira baixar e decidiram deixar o clube cratense o quanto antes.
O técnico Roni Araújo lamentou novamente sobre essas percas que a equipe vem tendo, mais afirmou que o elenco está bem, e tem condições de sair vencedor do jogo de estréia, contra o Ferroviário.

O comandante cratense usou mais uma vez a formação 3-5-2, com os seguintes jogadores, estes que provavelmente iniciam jogando: Jaime, Adriano, George e Da Silva; Janeudo, Ismael, Lincoln, Davi e Flavinho; Lamar e Paulinho Guerreiro. 

O elenco cratense embarcou nesta sexta-feira as 7:30 rumo a capital cearense, onde estréia sábado contra o Tubarão da Barra, às 16:00 no estádio Presidente Vargas.

DIVERSÃO: Mais uma grande noite para você


DECISÃO: Plenária do TRE marcada para o dia 21 deverá decidir sobre Meruoca.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não concluiu o levantamento, por estado, da quantidade de municípios onde o prefeito e o vice-prefeito não foram diplomados nem empossados porque novas eleições deverão ser realizadas para escolha dos governantes. Isso ocorreu nas cidades em que a quantidade de votos nulos foi superior a 50% dos votos válidos. o levantamento só acontecerá quando terminar o recesso eleitoral.


A secretaria judiciária do Tribunal Regional Eleitoral cearense, por causa do recesso também não dispõe de um levantamento atualizado dos recursos eleitorais, em registro de candidatura, que aguardam uma decisão definitiva do TSE. Quanto ao número de prefeituras que estão sendo exercidas pelo presidente da Câmara, o que se tem de conhecimento é que somente em Meruoca o prefeito e o vice-prefeito não foram diplomados. Isso levará o municipio a relaizar nova eleição, com data ainda para ser marcada.

O cargo de prefeito está sendo ocupado pelo presidente da Câmara Municipal de Meruoca, Carlos José Magalhães. O juiz eleitoral do Município diplomou apenas os candidatos a vereador e comunicou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a necessidade de um novo pleito para prefeito. A data desse pleito ainda deverá ser definida, assim como algumas normas e os prazos que serão fixados mediante resolução, aprovada pelo pleno. Embora o recesso termine no próximo dia 6, a primeira sessão plenária do TRE, neste ano, está marcada para o próximo dia 21.

Na avaliação do procurador regional eleitoral, Márcio Torres, ainda não está descartada a possibilidade de um novo pleito para prefeito em outros municípios cearenses, mas é preciso aguardar os julgamentos dos recursos. Ele esclarece que, em Meruoca, haverá uma nova eleição para prefeito porque a quantidade de votos nulos foi superior a 50% dos votos válidos.

Isso ocorreu porque o candidato mais votado para prefeito teve o pedido de registro da candidatura indeferido e, dessa maneira, todos os votos que obteve durante as eleições de outubro último foram considerados nulos pela Justiça Eleitoral.

IMPRENSA: Natércia Rocha para o IOM

O prefeito Veveu Arruda deverá nomear para o cargo de Assessor de Comunicação e Editora-chefe da Imprensa Oficial do Município, a jornalista Natercia Rocha, que por muito tempo foi funcionária do Jornal Diário do Nordeste e que atualmete ocupa função no Jornal editado pelas Faculdades INTAS. Natercia passará a ocupar cargo até então preenchido pelo jornalista Fábio Melo.

SAÚDE: Agentes de saúde esperam por valorização



Quem esteve presente na posse do prefeito Veveu Arruda na tarde da terça-feira, 1º, na Câmara de Sobral, foram os agentes de saúde do município. Motivados pelas mudanças que acontecerão na área de saúde, os agentes esperam ser mais valorizados, pelo trabalho que desempenham ao lado das famílias sobralenses. Na foto um grupo de agentes da saúde, ladeado pela representante da Casa dos Conselhos de Sobral, Glória.

PARA REFLETIR: A FRASE DO DIA


"Todos os Estados bem governados e todos os príncipes inteligentes tiveram cuidado de não reduzir a nobreza ao desespero, nem o povo ao descontentamento." (Maquiavel).

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

UMA IMAGEM: fui buscar no facebook


CLIMA: chove em Sobral e municípios da região Norte

Uma chuva no início da noite desta quinta-feira, 3, banha Sobral e alguns municípios da região Norte, para alegria do homem do campo. Não informações de ocorrências grave até este momento. A chuva deu uma parada por volta das 19h. O dia foi de céu nublado com pancadas de chuvas isoladas. Por volta de 10h da manhã já havia chovido em alguns locais da cidade.

SECRETARIADO: Henrique para chefia de gabinete

O fisioterapeuta Herinque Linhares, cogitado pelo Blog Wilson Gomes, para a Secretaria de Saúde, foi convidado para ocupar o cargo de Chefe de Gabinete do vice-prefeito Carlos Hilton, que está sendo montado na nova administração do prefeito Veveu Arruda. Em contato com o blog, o profissional da saúde disse ter aceito o convite e irá portanto ocupar a função.

POLÍTICA: Veveu Arruda explica os seis meses



O prefeito Veveu Arruda deu declarações no programa Tribuna e Plenário da Rádio Tupinambá, por que pediu seis meses para arrumar a casa. Segundo o gestor do Município de Sobral, é o tempo necessário para que os novos secretários se adaptem a nova realidade política administrativa da cidade. “Precisamos economizar, até mesmo no café se for preciso. Por isso precisamos estar convencido que temos que viver essa realidade de gastar menos”, disse Veveu Arruda.
Outra revelação importante feita pelo prefeito petista está na saúde. Segundo Veveu todos os 48 Centros da Saúde da Família em funcionamento no município estão com equipes completa, inclusive com um médico em cada uma delas. “Isso só foi possível, por que demos um aumento de 48%, nos seus salários”, disse Veveu Arruda, que prometeu uma fiscalização para saber como estão funcionando os centros de saúdes, espalhados na sede e nos distritos.

INAUGURAÇÃO: Agenda da Ivete continua em aberto

Na agenda da cantora baiana Ivete Sangalo, a data 18 de janeiro, dia da provável inauguração do Hospital Regional Norte (HRN), ainda continua em aberto. A cantora teve seu nome cogitado pelo prefeito Veveu Arruda, como atração musical para a inauguração do maior hospital público do estado do Ceará, mas até o momento ainda não foi confirmada a sua presença.


SECRETARIADO: Eugênio vai cuidar dos bens públicos

O ex-secretário de Esporte e Juventude Eugênio Parcele, que na foto aparece ao lado de Valderir Arcanjo e Paulo Vasconcelos, deverá ir para a secretária de Segurança e Cidadania. deverá ser convocado para ocupar o cargo de coordenador de preservação do bem público, que tem a função de secretário-adjunto. Segundo informações repassada ao Blog Wilson Gomes, o convite já foi feito e aceito, faltando tão somente torná-lo público. A ocupação está ligada ao zelo e preservação dos bens públicos, que também é função da Guarda Civil.

EM TEMPO:


Na verdade Eugênio, vai mesmo cuidar o bens público, mas como secretário-adjunto de uma das novas secretarias de foram criadas - a de Serviços Públicos - que tem como secratário titular Mário César Lima Parente, Engenheiro Cívil, que coordenava os projetos especiais da PMS. Apesar de está filiado ao PRB, a exemplo de Laerti Cavalcante a indicação não tem nada a haver com cota de partido. A indicação está relacionada a competência profissional.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

ÚLTIMA HORA: Crime de morte na Cadeia de Senador Sá

Um crime de morte foi registrado pela polícia, no interior da Cadeia Pública de Senador Sá, na tarde desta quarta-feira. O blog Wilson Gomes está aguardando mais detalhes.

ÚLTIMA HORA: Adolescente morre após colisão no trânsito

Um acidente de trânsito foi registrado no início da tarde desta quarta-feira, 2, na estrada que liga Coreaú a Moraújo. De acordo com as primeiras informações uma adolescente de 13 anos, teve a motocicleta que era pilotada por outra pessoa colhida por um caminhão próximo a cidade de Coreaú. A adolescente de iniciais F. E. P. M. seguia viagem na garupa da moto quando perdeu o controle após colhidir com o caminhão e teve morte no local. O caso será investigado pela Delegacia de Polícia de Sobral.

ANO NOVO: Edmundo Rodrigues reúne amigos na virada do Ano




Uma das mais belas festas de Fim de Ano aconteceu na casa do empresário e líder político de Forquilha, Edmundo Rodrigues (Pitbull). O último dia do Ano de 2012 ficará marcado para sempre na memória das pessoas que lá estiveram para comemorar a chegada de 2013. A meia-noite, uma queima de fogos, deu um colorido diferente à festa. Familiares do ex-prefeito de Forquilha, vereadores e ex-vereadores e convidados se abraçaram num momento de muita emoção e calor humano.

POLÍCIA: Acidentes de trânsitos movimentaram o plantão



Acidentes de trânsitos marcaram o primeiro dia do ano, em Sobral. O primeiro deles e o mais grave aconteceu nas proximidades do distrito de Taperuaba, onde duas pessoas perderam a vida e uma outra ficou gravemente ferida. De acordo com as informações da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o motorista que provocou ao acidente estaria embriagado e não apresentou carteira de habilitação para dirigir. 

 As vítimas que eram conduzidas em uma motocicleta, Wuyrlon Gomes e Margarete Pereira França, quando foram colhidas pelo carro que era guiado tipo Voyage de placa HUG-9585 - Fortaleza, conduzido por Manoel Jerônimo Fontenele, que levava como passageiro Antônio Aloísio Duarte Fontenele, que sofreram escoriações sendo levados para o Hospital Santa Casa.

Na mesma região de Taperuaba, um motoqueiro, perdeu a vida após cair do veículo em movimento. O acidente aconteceu por volta das 6h.

Num outro acidente registrado na subida da serra da Meruoca por pouco não acabou em tragédia. Um carro Gol veio a capotar, quando descia a serra. O motorista que viajava sozinho nada sofreu.

Tem sido assim: Vereador discursa na tribuna, para um plenário vazio em Sobral

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) -  Tem sido bastante comum, e porque não dizer com muita frequência, na Câmara de Vereador...