sábado, 17 de dezembro de 2022

MEDICINA UNINTA | Campus Itapipoca oferta 05 bolsas integrais para iniciar na carreira médica

 


O Centro Universitário Inta (UNINTA) torna público o edital de seleção para o preenchimento de 05 (cinco) vagas com bolsas integrais para o curso de Medicina Campus Itapipoca. As inscrições estão abertas e devem durar até o dia 14 de fevereiro de 2023 pelo link uninta.vc/bolsasitapipoca

As vagas são exclusivas para pessoas que tenham concluído o ensino médio em escola pública, que sejam nascidos e residentes nos municípios que compõem a Microregional de Saúde de Itapipoca e atendam as demais condições do Edital. Com o objetivo de democratizar o acesso ao ensino superior das comunidades indígenas e quilombolas, estes também estão contemplados entre as vagas da seleção.

Para se inscrever, o interessado deverá ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a partir da edição de 2010 com média maior que 650 (seiscentos e cinquenta) pontos e nota na prova de redação superior a 600 (seiscentos) pontos.

A Diretora de Carreiras da Saúde, Profa. Dra. Michelle Alves comentou o objetivo da abertura das bolsas. “Essa oportunidade que estamos disponibilizando para a comunidade faz parte do compromisso social da instituição com o seu entorno. Um dos objetivos do curso de Medicina do UNINTA Itapipoca é também o desenvolvimento social da comunidade na qual estamos inseridos. Estas bolsas garantem que pessoas em certa situação de vulnerabilidade social tenham a chance de adentrar em um curso superior médico e transformar suas realidades. Espero que muitas pessoas possam participar e que as vagas sejam todas preenchidas”.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Diretora da Santa Casa de Sobral participa de audiência pública na Câmara Municipal

 


A diretora interventora da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Regina Carvalho, participou nesta segunda-feira (12/12), de uma audiência pública na Câmara Municipal para prestar esclarecimentos à população sobre a intervenção da Prefeitura de Sobral e as ações desenvolvidas durante esses dois meses visando atender com qualidade os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante a audiência pública, a gestora realizou uma apresentação do diagnóstico situacional que foi realizado na unidade hospitalar. De acordo com a diretora, no momento da intervenção o hospital encontrava-se com equipamentos sucateados e sem manutenção há mais de dois anos, acumulando dívidas com a companhia de energia e banco, além da falta de medicamentos, insumos e insegurança assistencial, a qual os pacientes eram submetidos.

A nova gestão propôs a criação de um plano de ação, no qual as três propostas essenciais e prioritárias para os próximos meses serão a habilitação da traumatologia em alta complexidade, o restabelecimento do serviço de oncologia e o desenvolvimento de uma gestão hospitalar que pratique o controle de custos a partir da análise de indicadores assistenciais. “O principal ator de uma unidade hospitalar é o paciente. É ele que demanda leitos, medicamentos e profissionais. Por isso iremos implementar o cuidado centrado no paciente, no qual há uma integração entre todos os serviços, análise de custos, resolutividade e menos desperdício de recursos. Assim podemos melhorar a jornada do paciente e obter um retorno sustentável”, destacou a diretora interventora, Regina Carvalho.

Na ocasião, a diretora ressaltou a tentativa da elaboração do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para assegurar os direitos trabalhistas dos empregados da Santa Casa e informou que as medidas judiciais foram tomadas para que o décimo terceiro dos funcionários seja pago integralmente.

Participaram também da audiência pública, a secretária da saúde de Sobral, Letícia Reichel; o secretário do planejamento e gestão da Prefeitura de Sobral, Ramon Carvalho; o defensor público do estado do Ceará, Rafael Piaia; e vereadores municipais. (Sobral Online).

Alto do Cristo recebe iluminação especial em alusão à campanha Dezembro Vermelho

 

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Sesep), implantou, nesta segunda-feira (12/12), iluminação especial na estátua do Alto do Cristo, em alusão à campanha Dezembro Vermelho.

A campanha marca uma mobilização nacional na luta contra o vírus HIV – a Aids e outras IST, chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas.

A Secretaria da Saúde está realizando, durante este mês, ações alusivas ao Dezembro Vermelho, com seminários, ações educativas, salas de espera e momentos com a população acerca da prevenção e tratamento para as ISTs.

As cores em vermelho da estátua do Cristo permanecem até o final deste mês de dezembro.

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

População de Sobral reclama a falta de opção para estacionar no Centro de Sobral

 


Apesar das mudanças, feitas recentemente no tráfego de veículos nas ruas do centro da cidade, ainda não foram suficientes para agradar a todos. 

As reclamações seguem para as tradicionais faixas amarelas, que se estendem por quase todas as ruas. "Hoje você que tem carro ou moto, só pode parar no centro da cidade, só se for praticamente nos semáforos, porque onde você olha, só dá faixa amarela", comentou o radialista e humorista Tupinambá Marques, em sua página social na rede social.

Em outro trecho Tupinambá, diz que "Não pode parar nem para embarque e nem desembarque, que já chegam os fotógrafos. Algo tem que ser revisto pelos que fazem o trânsito de nossa cidade. Que cobrem a zona azul, mas que deixem pelo menos as pessoas daqui e de fora, terem a opção de pelo menos, de poder parar para subir ou descer uma pessoa, pode ser táxi, uber ou moto táxi, nas inúmeras faixas amarelas no centro de Sobral".


Vereador Paulão faz discurso de agradecimento e despedida na CM de Sobral

 


O vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Sobral, Vicente de Paulo - Paulão (PDT), usou a tribuna do Plenário 5 de Julho, na sessão de segunda-feira, 12, para fazer um discurso de agradecimento e ao mesmo tempo de despedida , pelo apoio em esteve dirigindo aquela Casa Legislativa.

Paulão chega ao fim do seu mandado mantendo a harmonia dentro da Câmara, entre todos os vereadores, servidores e colaboradores. Fez questão de fazer referência a cada um dos parlamentares, destacando suas qualidades e seus desafios para levar a melhor qualidade de vida para as comunidades sobralenses.

A Câmara de Vereadores de Sobral passará a ser presidida a partir de janeiro de 2023, pela vereadora Socorrinha Brasileiro, primeira mulher a dirigir a parlamento legislativo.

Faculdade F5 lança campanha de Vestibular trazendo estudantes como protagonistas e ofertando descontos e condições especiais!

 (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - A Faculdade 05 de Julho (F5) está com inscrições abertas para o Vestibular do 2º semestre...