sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

REGIONAL: Fortes chuvas no Sertão trazem recarga para os açudes cearenses


A esperança é cinza. Pelo menos para o sertanejo, é essa a cor que mais lhe enche os olhos neste período de pré-estação (dezembro e janeiro) e estação chuvosa (fevereiro a maio). Cinza é a cor das nuvens carregadas, prestes a mandar água para o Sertão, assim como aconteceu, em abundância, entre as 7 horas de quarta-feira (8) e 7 horas de ontem (9). De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), 114 das 184 cidades cearenses foram banhadas pelas chuvas neste intervalo, beneficiando mais de 40 açudes do Estado. As principais precipitações estiveram concentradas no Sertão Central e Inhamuns.
O maior volume pluviométrico deste período foi verificado no município de Pedra Branca, com 172 milímetros. Este índice ultrapassou o acumulado observado entre os dias 27 e 28 de março de 2005 (150 mm), e se tornou a maior precipitação já registrada na história do Município - desde que a Funceme começou o monitoramento diário das chuvas, em 1973. 

Com informações, Diário do Nordeste.

POLÍTICA: Prefeito Ivo Gomes comenta sobre o caso de Granjeiro


 “Ô coisa antiga vice mandar matar prefeito. Do tempo do arco da velha”, disse Ivo Gomes (PDT), prefeito de Sobral, sobre Ticiano Tomé, atual prefeito de Granjeiro, e seu pai, Vicente Tomé, serem apontados pela Secretaria de Segurança Pública como principais suspeitos de mandar matar o antecessor, João Gregório Neto. (Ponto Poder).

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

SEGURANÇA: Protocolo de intenções sobre fluxo de armas apreendidas em Sobral é assinado



Com o objetivo de dar maior rapidez à destinação das armas de fogo apreendidas pelos agentes de segurança em Sobral, representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Polícias Civil e Militar e Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) assinaram, nesta quarta-feira (08/01), o protocolo de intenções que define o fluxo para o tratamento e destinação final de armas de fogo, munições e acessórios apreendidos no município. A solenidade, que ocorreu no Centro de Convenções, contou com a presença do prefeito Ivo Gomes e da vice-governadora Izolda Cela.
Atualmente, as armas apreendidas chegam às delegacias e são encaminhadas para a perícia, que é realizada pela Pefoce, em Fortaleza. Depois de periciado, o armamento volta para as delegacias onde aguarda a liberação do juiz e só então, é encaminhado para o Exército para ser destruído. O processo é o mesmo em todo o país.
Para dar mais celeridade ao procedimento, a ideia é eliminar a perícia nos casos em que ela é dispensável. Assim, as armas podem passar da Pefoce direto para o Exército. Com a implantação do novo fluxo, espera-se reduzir o tempo entre a apreensão e a destinação das armas, que hoje ocorre em um prazo superior a um ano, para 90 dias.

ESPORTE: Com dois gols de Ciel, Guarany bate o Ferroviário e cola no líder Barbalha


 No encerramento da segunda rodada do Campeonato Cearense, o Guarany de Sobral não deu chances para o Ferroviário no Junco na noite desta quarta-feira (8). Superior desde o início da partida, o Cacique do Vale venceu o Tubarão da Barra por 2 a 0, com dois gols de Ciel.
Com o resultado, o Guarany vai a seis pontos, mesma pontuação do líder Barbalha, que fica na frente pelo saldo de gols (7 a 3); já a equipe coral continua com um ponto e cai para o sexto lugar, uma posição acima da zona de rebaixamento. Ambos os times voltam a campo no próximo domingo (12), às 16 horas. O Cacique do Vale recebe o Pacajus no Junco, enquanto que o Ferroviário visita o Caucaia no Raimundão. (Globo Esporte)

EDUCAÇÃO: UNINTA: Programa de Mestrado em Biotecnologia prorroga inscrições para a seleção 2020.1


A coordenação do Programa de Mestrado em Biotecnologia do Centro Universitário Inta (UNINTA) informa que as inscrições para a seleção 2020.1 foram prorrogadas até o dia 28 de janeiro. São ofertadas 8 vagas.

De acordo com o edital, “poderão se inscrever candidatos que possuam cursos de graduação, reconhecidos pelo Ministério da Educação, em Bacharelado ou Licenciatura em Biotecnologia, Ciências Biológicas, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Química, Zootecnia e outros cursos que a comissão de seleção designada pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia considere relacionados ao programa”.

As regras para o envio da documentação devem ser consultadas no edital, bem como mais informações sobre o processo.

O candidatos egressos do UNINTA, a partir do semestre 2016.1, terão 100% de bolsa para cursar o mestrado, caso sejam aprovados na prova de seleção. Mais informações devem ser consultadas no edital.

Tem sido assim: Vereador discursa na tribuna, para um plenário vazio em Sobral

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) -  Tem sido bastante comum, o por que não dizer com muita frequência, na Câmara de Vereado...