sábado, 23 de novembro de 2013

Dupla de adolescentes é apreendida após praticar assalto a mão armada

Policiais Militares de Sobral efetuaram na tarde de sexta-feira, 22, a apreensão de dois adolescentes acusados da prática de assalto a mão armada. Segundo a vítima, o assalto aconteceu nas imediações, do Club Havaí, na cidade de Meruoca, por volta das 14h, quando tomaram de assalto uma moto Biz. A dupla estava armada e chegou a efetuar disparo da arma no local. 

Os bandidos fugiram em direção a cidade de Sobral. A PM fechou o cerco e conseguiu apreender os suspeitos na localidade de Bolqueirão. A dupla foi encaminhada para a Delegacia de Sobral, onde foi lavrado o auto de apreensão em flagrante. Participaram da operação os policiais do P.O.G. e Ronda do Quarteirão.

Presidenta Dilma anuncia investimentos no Ceará e agradece apoio de Eunício no Senado


A presidente Dilma Rousseff (PT) visitou o estado do Ceará nesta sexta-feira, 22, e anunciou diversos investimentos em áreas como  mobilidade urbana, saúde e educação. Em discurso durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço de construção da Linha Leste do Metrofor, a presidente agradeceu o apoio político do líder do PMDB no Senado, o cearense Eunício Oliveira.
A atuação de Eunício no Congresso Nacional foi preponderante para a aprovação de projetos de interesse do Governo Federal e de todos os brasileiros, no que foi ressaltada pela presidente Dilma. Foi do senador peemedebista a relatoria de matérias como a renegociação de dívidas dos agricultores prejudicados pela seca, bem como a emenda ao orçamento impositivo que vai gerar cerca e R$ 3,9 bilhões a mais para o custeio da saúde pública brasileira.
Eunício, inclusive, integrou a comitiva da presidente Dilma, que veio de Brasília, e chegou ao Ceará por volta das 10h30. O vice-prefeito de Fortaleza, Gaudêncio Lucena (PMDB), recepcionou o grupo na Base Aérea de Fortaleza. O primeiro compromisso foi uma visita às instalações da estação Xica da silva, do Metrofor, no Centro, onde também ocorreu a assinatura de serviço das obras da Linha Leste. O investimento neste setor será de R$ 3,4 bilhões.
Entre outras ações, a presidente Dilma fechou parceria do Governo Federal com a Prefeitura de Fortaleza para a construção de 86 creches, reforma de terminais de integração e construção de corredores exclusivos para o transporte coletivo. Ainda na solenidade, foi assinada ordem de serviço para a construção das reservas indígenas dos grupos que serão desalojados pela refinaria da Petrobras, no Pecém.
Em seguida, a presidente Dilma, Eunício e demais autoridades federais, estaduais e municipais seguiram para o município de Horizonte, onde inauguraram uma Unidade de Pronta Atendimento (UPA). Dilma anunciou na ocasião que o Ceará contará com 866 profissionais do programa Mais Médicos até março de 2014.(Blog Roberto Moreira)

Prefeito Helder Arcanjo e Governo do Estado entregam Sistema de abastecimento d'água

O Prefeito Helder Arcanjo, de Santana do Acaraú está convidando a população local para participar de uma solenidade, que acontecerá na tarde deste sábado, no Assentamento 29 de Maio de Santa Rita (Águas Belas). O evento marca a inauguração do Sistema de Abastecimento D´água da Associação de Pequenos Agricultores de Alvaçan/Goaibeiras e contará com a presença do Secretário de Desenvolvimento Agrário Nelson Martins.

Sobral vai comemorar Dia do Rio com muito estilo

Para comemorar o Dia Mundial do Rio, a Prefeitura de Sobral promoverá diversas competições esportivas e apresentações artísticas no Rio Acaraú, que recentemente passou uma grande limpeza. As atividades serão iniciadas no sábado, 23, às 14h, com um campeonato de Futebol e vôlei de areia. 

No domingo, a partir às 9h haverá competição de canoagem da Ponte José Euclides à Othon de Alencar. Às 11h, será realizada a final do campeonato de vôlei e futebol de areia. Meio-dia será iniciado o tradicional Show do Ivan Frota com apresentação de bandas locais. A atração, que fez grande sucesso no final da década de 90, está de volta após quase 15 anos, graças a uma iniciativa do prefeito Veveu Arruda. 

As areias do Rio Acaraú também receberão, às 15h, uma apresentação de MotoCross, num show de saltos e acrobacias. Às 16h, o piloto e músico Waldonys fará um show aéreo e salto de paraquedas. 

Para garantir a segurança dos participantes, o evento contará com equipes da Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, além do apoio da Secretaria de Saúde, Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, Secretaria de Obras e Secretaria de Esporte.

O Rio Acaraú passou por uma grande limpeza, iniciada em setembro, na qual foram retiradas cerca de 40 mil toneladas de resíduos sólidos e entulhos. Na limpeza foram utilizadas 20 máquinas e 30 homens com investimentos do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Infraestrutura e Departamento Estadual de Rodovia (DER).

PR de Meruoca realiza encontro municipal


O Partido da República de Meruoca, região Norte do Estado, realizou na noite de sexta-feira, seu primeiro encontro partidário municipal. O evento aconteceu nas dependências da sede da Câmara de Vereadores, e contou com a presença de várias lideranças políticas locais e estaduais e de um grande público, que lotou o auditório para conhecer de perto os novos integrantes da sigla PR.

Em Meruoca o PR, será comando de líder George Luis Bernardo Martins, que na abertura dos trabalhos, lembrou-se da última campanha municipal, onde os adversários do prefeito eleito teve que enfrentar muitas para vencer as barreiras. O presidente da CM da cidade, José Carlos Pimenta, também fez um discurso voltado para as eleições municipais, fez um relato do período em que passou frente do Executivo e justificou por que atualmente está filiado ao Partido da Solidariedade.

Outras pessoas também tiveram oportunidade de se expressar, e dizer por que estavam presentes aquele encontro. Mas o discurso mais esperado da noite foi do ex-deputado e ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa – atualmente presidente de Honra do PR. O discurso de Roberto Pessoa foi contundente e recheado de críticas ao grupo político que atualmente governa o Estado, direcionado ao secretário de Saúde e irmão do governador, Ciro Gomes, que na avaliação do ex-prefeito de Maracanaú é “um doente e que está precisando de tratamento de saúde”.

Estiveram presentes ao Encontro: George Luiz, Carlos Pimenta, Roberto Pessoa, Francisco Moarcir de Paulo, vereadores e vice-prefeito de Alcântaras. Carlos Henrique (Secretário estadual do PR), Francisco Ésio (sec. de Administração de Maracanaú), Narcélio Moreira (Chefe de gabinete da deputada Fernanda Pessoa), entre outros convidados. Ao final teve um momento de solidariedade, quando uma criança que contraiu uma doença rara abraçou o ex-deputado Roberto Pessoa.





CONVITE MISSA DE 7º DIA DE MORTE

Os filhos; Tatá, Dadá, Baía, Conceição, Paulo, Nelson, Levi, Júnior e William, consternados com a morte de seus pais; Raimundo Tavares e Raimunilda, convidam todos os parentes e amigos para a missa de 7º dia, que será celebrada neste sábado, 23, às 17h, na Igreja de Santo Antônio (Aracatiaçu).
A Família antecipadamente, agradece a todos pelo ato de amor, solidariedade e fé cristã.

Caso de nepotismo: Nota de esclarecimento

Por conduto de sua Assessoria, a Secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza do Município de Sobral, Francisca Valdízia Bezerra Ribeiro, lamenta a informação equivocada prestada pela assessoria do Ministério Público do Ceará, através do Núcleo de Tutela Coletiva da 7ª Região,que a apontou como envolvida com nepotismo junto à Prefeitura Municipal de Sobral. Esclarece, por oportuno, que informou, a bem da verdade, sem subterfúgios e de forma transparente, que sua irmã Francisca Maria Bezerra Ribeiro contratada pelo IDETSF – Instituto de Desenvolvimento de Tecnologia em Saúde da Família, fora admita em 01 de dezembro do ano de 2011 no cargo de enfermeira do trabalho, evidenciando que não foi nomeada por esta Secretária, que assumiu a pasta em janeiro deste ano de 2013.
O presente esclarecimento tem o cunho de espancar o equívoco cometido na informação veiculada nos meios de comunicação, esclarecendo, ainda, que está à inteira disposição das autoridades para demonstrar em comprovação a verdade ora exposta.

Francisca Valdizia Bezerra Ribeiro

Daniele Fernandes
Coordenadora de Avaliação e Gestão da Informação
Sec. de Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza
Prefeitura Municipal de Sobral

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Governo do Estado vai entregar obras no Jaibaras

O Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, está convidando a população de Sobral e moradores das localidades de São Domingos/Jaibaras e Assentamento de Bom Sucesso, para participarem de solenidade de inaugurações dos Sistemas de Abastecimento D´água dessas duas localidades. As inaugurações acontecerão na manhã de sábado, 23. Em São Domingos, às 8h, e Bom Sucesso, às 10h30. Está confirmada a presença do Secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins.

Festa para o Rio Acaraú será neste final de semana

A Prefeitura de Sobral está organizando uma vasta programação para marcar a revitalização do Rio Acaraú. A programação começa neste sábado, a partir das 14 horas, com minicampeonatos de vôlei, futebol de areia, canoagem e MotoCross. A festa continua no domingo, a partir das 8h e terá uma grande show do Ivan Frota, ao meio-dia.

Segundo o chefe de gabinete do prefeito Veveu Arruda, Luciano Arruda Filho, o Rio Acaraú receberá uma grande festa popular que será completada com corrida de canoas e show aéreo com o piloto e músico Waldonys comemorando a 1ª etapa da limpeza do Rio Acaraú, que compreendeu na remoção da vegetação e mais de 4.000 carradas de lama de seu leito.

A prefeitura, através dos órgãos de segurança e proteção, criou um esquema especial de segurança que contará com a presença da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e Bombeiros Militar, além de outros órgãos.

Morador do bairro Pintor Lemos reclama da PM

Um morador do bairro Pintor lemos, que teve a casa invadida por policiais militares na noite de quinta-feira, demonstrava indignação, pela ação arbitrária de alguns policiais militares que estariam de plantão naquela noite. Segundo relato do morador, no programa Izaias Nicolau, está com uma casa em construção e a moto que havia sido furtada foi encontrada dentro de sua propriedade. Os policiais chegaram a levar o morador para a Delegacia para prestar depoimento, mas acabou sendo liberado por falta de delegado de plantão. Ele por várias vezes, disse que os policiais lhe trataram como se fosse marginal, e por tanto sendo responsável pelo roubo da moto. Pediu providências, ao comandante do 3º BPM, coronel Edder Sidney.

Câmara de Santana do Acaraú realiza noite cultural

O município de Santana do Acaraú será contemplado na noite desta sexta-feira, 22, de uma noite cultural. O evento está sendo organizado pela Câmara de Vereadores através do presidente da CM Ednardo Uchôa. O evento vai ser realizado a partir de 19h, em frente a sede do legislativo, com apresentação de grupo teatral, grupo de danças, reisados, repentistas, cantores. Pra fechar a noite cultural uma seresta e Clevilson e banda. “Será  muito importante a participação da população até para dá um maior incentivo a nossa cultura”, destacou Ednardo.

Copa do Nordeste: Guarany estreia fora de casa

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta quinta-feira (21), a tabela do jogos da primeira fase da Copa do Nordeste 2014. O campeonato tem estreia marcada para dia 18 de janeiro.

No Grupo D, o Guarany de Sobral estreia fora de casa no dia 18 de janeiro contra Sport/PE. O Cacique do Vale ainda terá como adversários o Náutico e o Botafogo-PB. Um dia depois, o Ceará joga diante de sua torcida, contra o CRB/AL, no Grupo C.  Na primeira fase, o Vozão ainda encara o CRB, Treze e o Potiguar. Os horários e locais das partidas ainda não foram definidos pela CBF.


A final da Copa do Nordeste está marcada para o dia 9 de abril. Ao todo, 16 times brigam pelo título, que garante ao vencedor uma vaga na Copa Sulamericana.

Câmara de Sobral vai homenagear a imprensa


O presidente da Câmara de Sobral, Itamar Ribeiro, está confirmando para terça-feira, dia 26, a solenidade para homenagear os radialistas deste município. A solenidade para entrega de Menção Honrosa para homenagear os profissionais de imprensa atende a um projeto apresentado pelo vereador do PRB, Gegê Romão. Estão entre os homenageados, Clevis Oliveira e Araújo Pachelle, ambos comunicadores da Rádio Tupinambá.


Sítio São Francisco em Sobral vai ganhar mini-estádio

O vereador Rogério Arruda, adiantando que já se encontra em processo de licitação, a construção de um mini-estádio no sítio São Francisco. De acordo com o vereador Rogério Arruda, o projeto contempla de iluminação, arquibancadas, vestuários, cabines de rádios. O recurso para a construção do equipamento, vem através de emenda parlamentar do deputado federal padre Zé Linhares.

Vereador Gegê Romão tem oito parentes empregados na Prefeitura de Sobral

A ação civil pública, ajuizada e assinada pelos promotores de Justiça Francisco Roberto Caldas Nogueira Pinheiro, André Luis Tabosa de Oliveira, Carlos Augusto Tomaz Vasconcelos, Venusto da Silva Cardoso, Irapuan da Silva Dionízio Júnior e Juliana Cronemberger de Negreiros Moura, que apura prática de nepotismo no município de Sobral, identificou que vereadores do município também estão entre os beneficiados com o emprego entre parentes na Prefeitura de Sobral.

A relação encaminhada a Justiça aponta que o presidente da Câmara Municipal, Itamar Ribeiro, mantém seis parentes, entre irmã, filhas e sobrinhos, lotados na Prefeitura. O caso mais grave é do vereador Gegê Romão, que mantém contratado oito parentes. Adauto Arruda - quatro parentes; e Paulo Vasconcelos dois parentes. Também foi constatada a prática de nepotismo entre os vereadores Zezão (mãe); Júnior Balreira (esposa).

O MP requer a exoneração imediata dos cargos que caracterizam nepotismo, bem como o afastamento do prefeito de Sobral, Veveu Arruda e sua condenação por improbidade administrativa.

Secretários municipais de Sobral praticam o nepotismo

A ação civil pública, ajuizada pelo 7º Núcleo de Tutela Coletiva de Sobral do Ministério Público, contra o prefeito Veveu Arruda, aponta que a prática de nepotismo, também é praticada por  secretários municipais que mantêm seus parentes nos cargos em comissão, função de confiança ou terceirizados na Prefeitura de Sobral.

Os promotores encontraram  na relação enviada ao MPE, sete parentes ligados por grupo consanguíneos ao o secretário-adjunto de Obras, Francisco de Assis Parente Alves Junior; o superintendente da Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMMA), José Wilson Angelim, mantém  três parentes. As esposas dos secretário-adjunto de Conservação e Serviços Públicos, Eugênio Paccelli Sampaio Silveira, e do comandante da Guarda Civil Municipal, Jorge Vasconcelos Trindade, e do secretário-adjunto de Gestão, José Djalma Gomes respectivamente, também estão na lista de funcionários da Prefeitura de Sobral. O secretário de Gestão, José Maria de Souza Rosa, encontrou emprego para o filho; o secretário-adjunto de Urbanismo, Francisco Laerti Carneiro Cavalcante para dois irmãos; o e a secretária do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Francisca Valdízia Bezerra Ribeiro encontrou vaga para uma irmã.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Assessoria do vereador Gegê Romão - Nota de esclareciemento


A Assessoria do Vereador Gegê Romão vem a público prestar os seguintes esclarecimentos acerca da matéria relativa ao ajuizamento de ação de improbidade administrativa contra o Prefeito de Sobral, veiculada hoje, 21.11.2013, no site do Ministério Público do Ceará, a qual foi replicada em alguns blogs locais.

Na matéria, a Assessoria de Comunicação do MP cita que, em relação aos vereadores de Sobral, "o caso mais grave é do vereador Gegê Romão, que mantém contratado 8 parentes.".

Esclarecemos que a infeliz colocação leva em conta o total de agentes públicos com vínculo de parentesco junto ao parlamentar, informados em resposta à requisição por ofício do 7º Núcleo de Tutela Coletiva de Sobral, sem sequer ter o cuidado de verificar que destes, a maioria são servidores efetivos do Município e que ocupam funções de chefia alcançadas por méritos próprios e anteriores à sua investidura.

Demais disso, um, dentre os parentes, exonerou-se do serviço público municipal para assumir função efetiva junto ao Estado, outros dois ocupavam cargos comissionados anteriormente à investidura do parlamentar e apenas um, dentre os 8 parentes a que se refere à matéria, havia sido nomeado após sua posse como vereador, mas sem que o mesmo tenha qualquer influência na referida contratação.

Esclarecemos por fim que a Súmula Vinculante nº 13, do STF, não veda o exercício de cargo público por parente de agente político, notadamente em se tratando de cargo efetivo ou comissionado, com nomeação anterior à investidura no cargo, mas apenas a sua "nomeação em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada" em que se verificar, pela circunstância, que, caso contrário, ou seja, se não fosse parente, o mesmo não teria sido nomeado.

A Súmula veda, portanto, o uso da influência política, ainda que indireta e ainda que "mediante designações recíprocas" (o chamado nepotismo cruzado), em que, por certo, o agente político sugere, impõe ou, até mesmo, negocia favorecimentos, os quais são verdadeiramente contrários aos princípios da administração pública e incompatíveis com o texto constitucional.

Assim, assegura que nenhum dos parentes informados se enquadra em qualquer destas hipóteses, havendo prestado as informações, inclusive com detalhes acerca de funções e data de investidura, no mais lídimo respeito ao Ministério Público enquanto instituição e na certeza de que tais dados não seriam desvirtuados, como aconteceu na matéria.

Repudiando o descuido da Assessoria de Comunicação do MP do Ceará, reitera seu compromisso com o povo que o elegeu, ao passo que aguarda, no desenrolar processual, a prova de sua absoluta probidade enquanto agente político.

Assessoria do Vereador Gerardo Jovani Romão - Gegê Romão.

As curtas do Blog Wilson Gomes

Bola rolando

A Copa Sobral de Futebol chega a sua final na noite desta quinta-feira. Na disputa pelo 3º lugar estará em campo Santa Cruz (Bonfim) x Sobradinho (Dom expedito). A grande final será disputada pelas equipes de Flamengo (São Domingos) x Milam (Sumaré). A abertura da final está marcada as 18h30, e acontece no estádio do Junco.

Corra, antes que acabe

Os pedidos de isenção dos exames de seleção do Instituto Federal do Ceará (IFCE) encerram nesta sexta-feira (22/11). Esse é o primeiro processo seletivo unificado para os cursos técnicos da instituição, que oferta 2.929 vagas distribuídas nos 23 campi distribuídos no Estado, para 100 cursos.

Lojas oferecem armas de brinquedos como presente


O radialista Jacinto Pereira, postou no seu blog (http://blogdafolha.blogspot.com.br/), uma foto que segundo ele foi feita nas prateleiras das Lojas Americanas - filial de Sobral, que anuncia armas de brinquedo para dar de presentes as crianças. 

PRF apreende mais caminhões com madeira irregular

Dois veículos que transportava madeira ilegal, oriundos dos estados Maranhão e Pará, foram apreendidos por Policiais Rodoviários Federais do Posto da PRF em Sobral. A apreensão dos caminhões aconteceu na tarde de segunda-feira, 20. Segundo a PRF, foram confiscados 48,79 metros cúbicos de madeira com irregularidades no registro de Documento de Origem Florestal e Guia Florestal.

O primeiro caminhão transportava de forma irregular, 22,85 m³ e vinha do município de Buriticupu (MA) e tinha como destino a cidade de Catolé do Rocha (PB). O segundo veículo transportava 25,94m³ de madeira e vinha de Goianésia e tinha como destino a cidade cearense de Maracanaú.

MPE ingressa com uma ação civil contra prefeito de Sobral por crime de Nepotismo

O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio do 7º Núcleo de Tutela Coletiva de Sobral, ajuizou nesta quarta-feira, 20, uma ação civil pública de improbidade administrativa contra o prefeito de Sobral, José Clodoveu de Arruda Coelho Neto (Veveu Arruda), pela prática de nepotismo.

A ação é assinada pelos promotores de Justiça Francisco Roberto Caldas Nogueira Pinheiro, André Luis Tabosa de Oliveira, Carlos Augusto Tomaz Vasconcelos, Venusto da Silva Cardoso, Irapuan da Silva Dionízio Júnior e Juliana Cronemberger de Negreiros Moura. O MP requer a exoneração imediata dos cargos que caracterizam nepotismo, bem como o afastamento do prefeito de Sobral e sua condenação por improbidade administrativa.

Diante da denúncia de populares, foi expedido um ofício requisitório para o prefeito, o vice-prefeito, os secretários, os subsecretários, os vereadores e os demais dirigentes de entidades públicas para que informassem ao Parquet a existência de parentes lotados em órgãos públicos no cargo em comissão ou função de confiança, bem como terceirizados. Esse tipo de contratação ofende o disposto da Súmula Vinculante 13, do Supremo Tribunal Federal (STF), que veda a prática do nepotismo.

Segundo relatado na ação de improbidade nº 47566-33.2013.8.06.0167, ficou comprovado que o próprio Veveu Arruda mantinha uma irmã em cargo comissionado. Além disso, é o responsável, na condição de gestor público, por nomear e autorizar a permanência para cargo comissionado e terceirizado com relação de parentesco consanguíneos, em linha reta e por afinidade até terceiro grau, com secretários e vereadores da Câmara Municipal de Sobral.

Entre os secretários municipais que mantêm seus parentes nos cargos em comissão, função de confiança ou terceirizados na Prefeitura de Sobral, estão: o secretário-adjunto de Obras, Francisco de Assis Parente Alves Junior (7 parentes); o superintendente da Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMMA), José Wilson Angelim (3 parentes); o secretário-adjunto de Conservação e Serviços Públicos, Eugênio Paccelli Sampaio Silveira (esposa); o comandante da Guarda Civil Municipal, Jorge Vasconcelos Trindade (esposa); o secretário de Gestão, José Maria de Souza Rosa (filho); o secretário-adjunto de Urbanismo, Francisco Laerti Carneiro Cavalcante (2 irmãos); o secretário-adjunto de Gestão, José Djalma Gomes (esposa); e a secretária do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Francisca Valdízia Bezerra Ribeiro (irmã).

Em relação aos vereadores de Sobral, o presidente da Câmara Municipal, Itamar Ribeiro, mantém seis parentes, entre irmã, filhas e sobrinhos, lotados na Prefeitura. O caso mais grave é do vereador Gegê Romão, que mantém contratado 8 parentes. Também foi constatada a prática de nepotismo entre os vereadores Zezão (mãe); Júnior Balreira (esposa); Adauto Arruda (quatro parentes); e Paulo Vasconcelos (dois parentes).

A Promotoria de Justiça de Sobral continua a investigação para levantar outros casos de nepotismo e tem cobrado a realização de concurso público para dar amplo acesso à população aos cargos e empregos públicos. Segundo os promotores de Justiça que assinaram a ação, Meruoca, Alcântaras, Massapê e Senador Sá também estão no alvo das investigações de nepotismo.

Saiba mais
O Nepotismo é prática de contratação de parentes, sem concursos públicos, para ocupar cargos em comissão, função de confiança ou terceirizados na administração pública.
A Súmula Vinculante nº 13, do Supremo Tribunal Federal veda essa prática. Segundo a verbete, “a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da união, dos estados, do distrito federal e dos municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal”.

O Ministério Público alerta que a contratação via processo seletivo simplificado também é prática de nepotismo, uma vez que burla o princípio do concurso público e cria uma prática escusa nas contratações, constituindo, inclusive, crime previsto no art.311-A, do Código Penal.
O Ministério Público pede que a população denuncie a prática de Nepotismo.

As denúncias podem ser feitas diretamente no Núcleo de Tutela Coletiva de Sobral.

Endereço: rua Vila Soares, nº 1064 - Bairro Campo dos Velhos. Cep: 62030-150. Telefone: (88) 3613 1315 e 3613 1307.

O Próximo encontro do PMDB será na cidade do Crato

De Sobral para o Brasil


A matéria produzida pela Verdes Mares de Televisão que mostra uma sequência de assaltos a Postos de Combustíveis na cidade, foi para nos telejornais da Rede Globo. Na manhã desta quinta-feira, o telejornal Bom dia Brasil, mostrou as imagens captadas por câmeras de segurança dos postos de combustíveis que flagraram o momento em que suspeitos armados assaltam vários clientes. Numa delas mostra a ação os suspeitos levando dinheiro e mercadorias.

Assista a matéria produzida pela TV Verdes Mares clicando, aqui.

Alunos da rede pública participam da criação e produção de filmes de animação

Nesta 6ª edição do “A Escola Vai ao Cinema” a novidade ficou por conta da instalação do Núcleo de Animação em Sobral (CE), sediado na sede da Brinquedoteca, que nos próximos dias 22 (sexta) e 23 (sábado) realizará uma oficina com foco na linguagem audiovisual ministrada pelo professor de cinema, Telmo Carvalho. 

Câmara derrota CPMF da saúde

A bancada da Saúde na Câmara, PMDB e PSDB se uniram para derrotar projeto do PT que criaria a Contribuição Social para a Saúde, imposto similar à extinta CPMF. A CSS geraria R$ 29 bilhões a mais por ano para o setor . Sob o lema “mais saúde, menos impostos”, tucanos e peemedebistas, muitos ligados às santas casas, isolaram PT e PCdoB, favoráveis ao imposto. 

Centro Cultural Dom José entrega comenda Repórter Revelação 2013


O Centro Cultural Dom José irá prestar homenagem ao repórter/radialista Carlos Alberto Ritchelly com a comenda "Repórter revelação de 2013". A solenidade para entrega da comenda será sábado, às 10h, no Beco do Cotovelo, durante apresentação do programa Ivan Frota no Becco.

Carlos Alberto, 37 anos, trabalha na Rádio Tupinambá AM, onde apresenta ao lado do radialista Araújo Pachlle o programa "Em dia com a política", de segunda-feira a sexta-feira, das 6h as 7h30.

Chegadinha bancária: homens levam malote de distribuidora


Dois homens armados de revólveres praticaram assalto contra o funcionários de uma distribuidora de bebidas, e levaram um malote contendo a quantia de R$ 60 mil. O assalto aconteceu por volta de meio-dia, próximo ao centro da cidade, no momento em que a vítima se dirigia para fazer um depósito bancário. A polícia está a procura da dupla. 


quarta-feira, 20 de novembro de 2013

As tirinhas do Blog Wilson Gomes

1- Prefeito Veveu Arruda deverá mudar seu gabinete para o prédio do Ecoa. A mudança deverá acontecer na próxima semana. 

2- O vereador Gegê, demonstrou durante discurso na Câmara de Sobral, que não está nada satisfeito com a administração municipal. Segundo ele há muita demora, no atendimento aos pedidos que são feitos em benefícios a população.

3- O vereador Rogério Arruda, está sempre em reuniu com as comunidades da Serra do Rosário, e do Jordão. O vereador quer conhecer de perto a realidade de cada morador.

Prefeito de Meruoca está em Brasília e visita deputados e senadores

O Prefeito de Meruoca Manuel Costa Gomes (Aristides) e o Secretário de Infra-Estrutura, Daltony Trajano (Daltim), estão desde segunda-feira(18), em Brasília, visitando deputados e senadores, para garantir emendas individuais para o município. De acordo com Aristides, Meruoca tem várias obras cadastradas no SISCOM, e na última semana de novembro, serão distribuídas emendas parlamentares. “Nossa viagem para Brasília é garantir verbas dos deputados que foram votados em nosso município, para que possamos ter recursos para trabalhar em prol da coletividade. Vamos visitar o senador José Pimentel Barroso, deputados federais José Guimarães e João Ananias”. Finalizou o Prefeito Aristides.

O Secretário de Infra-Estrutura, Daltony Trajano, visitará o deputado federal, João Ananias, que se comprometeu e distribuir emendas voltadas para a saúde, beneficiando a população.

Câmara Municipal de Santana do Acaraú vai realizar noite cultural

A Câmara Municipal de Santana do Acaraú, em parceria com o Grupo Teatral Face a Face, convida toda população para participar da Noite Cultural, que se realizará dia 22 de novembro na sede do Poder Legislativo Municipal a partir da sete horas da noite, onde terá a participação de movimentos culturais da nossa cidade como: Reisado, danças, repente, peças teatrais e muito mais. Na ocasião será entregue a Medalha Isaís Tomás, bem como os Títulos de Cidadãos Santanenses. Venha conferir!

As curtas do Blog Wilson Gomes

Troféu de lata

A Câmara de Vereadores de Sobral, esqueceu de convidar para solenidade a classe dos radialistas os homenageados, O evento estava marcado para a noite de terça-feira. Como os homenageados foram esquecidos, a solenidade especial foi suspensa. O radialista Carlos Ritchelly, mandou nota "zero", para Mesa Diretora, que culpa o vereador Gegê Romão, que culpou o secretário Zezão, que disse que não tinha culpa...

Festa das Flores

O Lions Clube de Sobral Princesa do Norte, estará realizando o 1º FESTIVAL DE FLORES E PLANTAS ORNAMENTAIS. O evento acontecerá, na Praça de Cuba, em dois dias; 22/11 - sexta à noite - das 18h às 22h, e 23/11 - sábado de manhã - das 08h às 12h.

Acidente no Centro da cidade

Um ônibus da empresa Guanabara, que fazia a linha Massapê/Fortaleza, se envolveu num acidente de trânsito, na manhã desta quarta-feira, no centro da cidade de Sobral. O acidente foi uma colisão, nas imediações do Mercado Central. As vítimas ocupantes de uma moto, sofreu escoriações leves. Atendidos no local e liberados em seguida. O ônibus seguiu viagem.


Prefeitura vai agir contra donos de bares que ocupam as ruas com mesas e cadeiras

(Armando Costa)Uma acertada ação da Secretaria de Urbanismo de Sobral deve contrariar bares e restaurantes que há muito tempo dominam calçadas e ruas (o espaço público) com mesas e cadeiras. A contrariedade já é presente nos comerciantes afetados, que cobrarão o reparo (a retirada das vias públicas) para todos indistintamente. 
Em tempo: A continuação do errado sempre gerará polêmica quando da aplicação do correto.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Padre Zé Linhares é criticado na Câmara de Sobral


A Câmara de Vereadores de Sobral teve sessão movimentada na noite de segunda-feira, com quatro vereadores usando a tribuna; Gilmar Bastos, Zezão, Júnior Balreira e Cristianne Coelho. Zezão levou como tema a presença de menores no Carnabral consumindo bebida alcoólica, na presença de autoridades. Apesar da proibição da lei, os menores tiveram a liberdade de circular pelos corredores de folia desacompanhado dos pais ou responsáveis. Júnior Balreira, demonstrou preocupação com o período de estiagem e a chegada do inverno, onde de forma antecipada o vereador do PMDB pediu a recuperação das estradas vicinais, para facilitar o transporte de alunos.

Júnior Balreira, disse que apesar de ser filiado ao PMDB, revelou que votou e apoiou o deputado Padre Zé Linhares, e que fez com a promessa de que o padre devolveria em emenda parlamentar, mas que isso não aconteceu. A denúncia do vereador acabou mexendo com outros vereadores. Paulão classificou como traição o comportamento do deputado federal do PP, padre Zé Linhares. Carlos do Calisto, disse que apesar de ser amigo do ex-candidato Oman Carneiro, preferiu votar no reverendo e que também não foi reconhecido, e lamenta ver o deputado padre Zé Linhares, destinar verba apenas para os vereadores do seu partido.

Cristianne começou seu discurso, falando sobre a nova sinalização do trânsito de Sobral, mas terminou logo a sua tribuna motivada pelo esvaziamento do recinto. Se demorasse um pouquinho mais, não tinha para quem discursar.

Bandidos tentam assaltar ônibus na BR 222, próximo a cidade de Frecheirinha

Um ônibus, que fazia o transporte de passageiros de Tianguá para Fortaleza, na noite de segunda-feira, 18, sofreu uma tentativa de assalto, na BR 222, a altura da cidade de Frecheirinha. De acordo com informações repassadas ao Blog Wilson Gomes, os supostos bandidos estariam em dois carros de passeio, que tentaram interceptar o coletivo. O motorista teve que fazer uma manobra arriscada impedindo que um dos veículos suspeito fizesse a ultrapassagem. Antes de chegar a localidade de Aprazível, os bandidos retornaram. O caso foi comunicado a Polícia de Sobral, que fez diligências no trecho percorrido pelo ônibus.

Carnabral quando acaba deixa os organizadores felizes


Foto: Clevis Oliveira
A cidade de Sobral é mesmo uma mãe para os filhos que promovem o Carnabral. Deixa explorar o espaço público, ajuda na estrutura, de graça trabalha os agentes da Guarda Civil, os lanches para o pessoal da segurança é uma cortesia, a limpeza vem pelos garis que eram humilhados pelas cooperativa e a doação de verba em forma de patrocínio. Tudo em troca de um camarote, que ficou praticamente vazio. Tudo numa demonstração que a cidade tem cultura e diversão. Teve muita gente que apanhou, mais apanhou dos seguranças que batem sem piedade, sob os olhos de muitos policiais militares que estavam de serviços no evento. A imprensa, sobrou para Adonias, que mesmo fora de serviço teve o crachá arrancado dos peitos porque estaria bebendo. Que para Adonias os seguranças foram violentos.

Convite Missa de 7º dia - José Maria Balbino Silva

A família de José Maria Balbino Silva convida para Missa da Esperança (7º Dia) que será no dia 19 (terça-feira), às 18h30, na Igreja do Rosário. Antecipadamente a família agradece por mais este ato de fé, amizade e caridade cristã.

As tirinhas da área policial de Sobral

1- Para não fugir da rotina, mas uma motocicleta foi tomada de assalto na noite de segunda-feira, 18, nas imediações do Cirão. Segundo informações da vítima, era uma moto Fan, cor vermelha, NQQ 3325, que foi levada por dois elementos que estavam em uma outra motocicleta. A PM foi informada, por volta das 21h, mas até o fechamento da matéria não havia localizado o veículo.

2- A TV Verdes Mares levou para o conhecimento da população do Estado do Ceará, como anda a onda de violência nos postos de combustíveis da cidade. As imagens chocaram quem assistiu em dois momentos nos telejornais, pela forma violenta. O coronel Edder Sidney, não se pronunciou sobre a reportagem.

3- No bairro Terrenos Novos, uma pessoa de nome "Tita", foi atingida com um tiro de revólver no pé. O fato foi registrado na tarde de segunda-feira, 18. A vítima foi levada para Santa Casa de Misericórdia de Sobral, por uma ambulância do SAMU.

Três caminhões que transportavam madeiras são parados pela PRF em Sobral


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) do posto de fiscalização da cidade de Sobral, efetuou nas últimas horas a apreensão de três caminhões que transportavam de forma irregular madeiras oriundas da região do Pará. A abordagem foi feita num trabalho de vistoria que vem sendo feita com frequência, no KM 222, da BR 222, nos veículos que cruzam a rodovia com destino a capital Cearense vindo principalmente de outros Estados. 

Segundo o inspetor Andrade, o trabalho de abordagem é voltado exclusivamente para combater os crimes ambientais. "A PRF tem se preocupado com crimes dessa natureza dentro do contexto dos trabalhos da da própria PRF. A gente só consegue flagrar esse crime num estado bem avançado, pois os mesmo acontece lá dentro da floresta", disse  Andrade, adiantando que as cargas depois de vistoriadas e encontradas as irregularidades são encaminhadas para a sede do IBAMA em Sobral, que ficará responsável pela continuidade na fiscalização. "Se não houver irregularidade no tocante os veículos eles serão liberados. Mas adianto que as multas aplicadas atingem todos: quem vende, quem transporta e quem compra", informou o policial.




segunda-feira, 18 de novembro de 2013

As curtas do Blog Wilson Gomes

Mais assalto em Sobral

Uma criança que trafegava pela Avenida Dom José, imediações da Praça Quirino Rodrigues, por volta das 15h, foi abordada por um elemento que trafegava em uma bicicleta, que acabou roubando seu aparelho celular. De pronto, agentes da Guarda Civil, saíram a procura do elemento que acabaram por aborda-lo, um suspeito nas imediações da Ponte Othon de Alencar, que se encontrava com o aparelho celular.

Esquema de segurança no Carnabral

O trabalho de segurança montado pela Polícia Militar para o período do Carnabral funcionou bem. Conseguiu diminuir o número de ocorrências. Plano que deveria ser implantado no dia a dia, para uma cidade que está violenta, exemplo de Sobral, com assaltos a todo momento.

Que bom seria

Para quem se deparou com a presença de policiais no Centro de Sobral, na manhã desta segunda-feira, torcia para que todos os dias, tivesse uma agência bancária para inaugurar. Só assim eles permaneciam no Centro da cidade por mais tempo.

Governador Cid Gomes participa de inauguração cercado de grades

O governador Cid Gomes, participou de um evento na cidade de Sobral cercado de grades e seguranças por todas a ruas próximas. O evento a inauguração de uma nova agência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), que ocorreu na manhã desta segunda-feira, 18. 
As ruas de acesso ao prédio do BNB, situado na Rua Domingos Olímpio, centro da cidade, foram protegidas e cercadas por grades, policiais militares e homens da Casa Civil; viaturas, agentes da Guarda Civil, viaturas da CGM. Logo cedo, por voltas das 5h esses acessos já estavam fechados. O motivo era para evitar qualquer tipo de manifestações que viesse a prejudicar o ato de inauguração. Quem chegava para participar da solenidade era revistado, até mesmo os profissionais de imprensa passava pelo mesmo critério de revista.
O governador Cid Gomes, chegou na hora marcada, acompanhado do prefeito Veveu Arruda. Foi logo cumprimentando o público presente. Posou para fotografias e depois foi para o palanque montado em frente ao banco. Depois dos discursos, em que ao fundo se ouvia gritos de um grupo de estudantes da UVA que denunciava a falta de aulas naquela unidade de ensino, as autoridades e convidados foram conhecer a nova agência que passa a tender ao público de toda região Norte do Estado.





As tirinhas da política sobralense

1- Escreveu Ivo F. Gomes - "Começou de novo a competição no facebook. Quem é o mais ladrão! PT ou PSDB. Será q nós outros temos q aguentar isso pra sempre???? Armaria....nam.... Coisa insuportável!"

2- Câmara Municipal se prepara para mais uma sessão nesta segunda-feira. A sessão será presidida pelo vereador Itamar Ribeiro.

3- Governador Cid Gomes, vai participar da inauguração de mais uma agência do Banco do Nordeste em Sobral, a solenidade está marcada para às 10h desta segunda-feira. a nova agência fica na Rua Domingos Olímpio.

Secretaria de Saúde da Santana do Acaraú vai implantar Sala de Estabilização


O município de Santana do Acaraú, vai receber recurso do Ministério da Saúde para a implantação no Hospital Municipal de uma Sala de Estabilização, que deverá servir para atender os casos de urgência e emergência. O recurso já foi publicado através da portaria número 2.499, de 23 de outubro de 2013. 

A Sala de Estabilização é um equipamento estratégico para Rede de Atenção às Urgências (RUE), por se tratar de um ambiente para estabilização de pacientes críticos e/ou graves, com condições de garantir assistência 24 horas, vinculado a um equipamento de saúde, articulado e conectado aos outros níveis de atenção, para posterior encaminhamento à rede de atenção a saúde pela central de regulação das urgências. 

Paciente crítico/grave é aquele que se encontra em risco iminente de perder a vida ou função de órgão/sistema do corpo humano, bem como aquele em frágil condição clínica decorrente de trauma ou outras condições relacionadas aos processos que requeiram cuidado imediato clínico, cirúrgico, gineco-obstétrico ou em saúde mental. 

As curtas do Blog Wilson Gomes

Sem café com o prefeito

A Rádio Tupinambá de Sobral, não retransmitiu como de costume, às segunda-feiras, o programa "Café com o prefeito Veveu", que ao final do programa fez um convite aos estudantes a participar do Enem, que transcorreu dias 26 e 27 de outubro. Vixe!. O programa "Em dia com a política" seguiu normalmente enquanto as demais emissoras, retransmitia o programa normalmente.

Sem manutenção

Uma falha na parte elétrica das ruas centrais da cidade deixou vários semáforos desativados neste final de semana pelas ruas de Sobral. Como não existia uma equipe de plantão, o serviço de reparo só foi executado nesta segunda-feira.


Cicero Lúcio recebe ameaças de morte em Juazeiro do Norte


O repórter policial Cicero Lúcio que diariamente apresenta o programa ROTA, na TV Verdes Vales de Juazeiro do Norte, Região Metropolitana do Cariri, diz está recebendo ameaças de morte. O caso já foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Juazeiro. As ameaças são enviadas através de mensagens via celular para o radialista e apresentador de TV. Cícero Lúcio não conseguiu identificar de onde está partindo as ameaças. Uma das mensagens diz:  "VC TA QUERENDO FAZER 1 MEDIAZINHA  NA TV NE? EU SEI DE SUA ROTINA DIARIA, E FICA BEM FACIM PRA TE MATAR VAGABUNDO!".

Fazer compras no Supermercado Lagoa esta se tornando um perigo

As pessoas que costumam fazer compras no Supermercado Lagoa, em Sobral, tem que ter muito cuidado ao deixar aquele estabelecimento, pois o número de roubo contra pessoas que deixam o estabelecimento com compras nas mãos está aumentando. Na manhã de sábado, uma cliente daquele supermercado, teve as comprar roubadas antes de chegar ao estacionamento. Como a gerência do supermercado, diz que não pode tomar nenhuma providência, é bom evitar fazer compras neste tipo de estabelecimento, ou quem sabe, acionar a justiça, caso você seja vítima de uma ação criminosa desse tipo.

Copa do Nordeste começa dia 19 de janeiro

Na Copa do Nordeste do ano que vem, cada clube vai receber R$ 330 mil por participação –que serão pagas em três parcelas, de dezembro a fevereiro-, e mais R$ 160 mil se avançar para as quartas de final, R$ 160 mil para a semifinal e mais R$ 600 mil se for campeão, totalizando quase R$ 1,5 milhão caso consiga o título, incrementando ainda as receitas com bilheterias.
São clubes fundadores do Nordestão
O América-RN, Confiança, Botafogo-PB, Ceará, CSA, CRB, Náutico, Bahia, Vitória, Santa Cruz e Treze. Os outros  participantes não fundadores receberão R$ 247.500 mil por participação. São eles: Potiguar, Guarany de Sobral, Vitória da Conquista, Sergipe e Sport.

Além disso, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), responsável pela competição ao lado da Liga do Nordeste, vai pagar o transporte de ônibus para a viagem de uma delegação para até 600 km, e acima dessa distância disponibilizará as passagens aéreas. Além disso, cada clube terá duas diárias pagas para até 25 integrantes quando tiver um jogo fora de casa.

domingo, 17 de novembro de 2013

As curtas do Blog Wilson Gomes

Moto roubada

Uma mulher que trafegava pela Avenida John Sanford, bairro do Junco em Sobral, teve a moto tomada de assalto, por três homens armados. O assalto aconteceu no início da noite deste domingo quando a vítima, uma senhora, parou o veículo no sinal vermelho. Os bandidos fugiram em direção ao bairro Terrenos Novo. Segundo testemunhas a vítima saiu em perseguição em um carro particular, não há informações se a moto, modelo Fan, preta, foi recuperada.

Morte no asfalto

Uma pessoa foi atropelada e morta na tarde deste domingo, na rodovia estadual que liga Sobral a Massapê. De acordo com as informações o atropelamento ocorreu, próximo a entrada do Parque de Exposição. O corpo da vítima foi recolhido, ao IML pelo rabecão.

PRF de Sobral prende jovem que pilotava moto adulterada

Durante uma fiscalização de rotina, os policiais rodoviários federais do Posto de Sobral, efetuaram a prisão do jovem Diones Rocha do Nascimento, 22 anos, que trafega com uma moto Biz, de cor vermelha, com placa adulterada. O jovem acabou sendo preso e encaminhado para Delegacia de Polícia Civil e veículo foi apreendido. o caso aconteceu na tarde de sábado.

Show do Ivan Frota no Rio Acaraú

As curtas do Blog Wilson Gomes

Na janela
O recém criado PROS, que abrigou o governador Cid Gomes, quando este deixou o PSB, está vendendo o nome do ex-ministro Ciro Gomes para ocupar o Ministério da Saúde na reforma ministerial do próximo mês. Eles apostam que a presidente Dilma gosta do estilo dele e que Ciro não vai deixar a peteca cair e sustentar o programa Mais Médicos.
Pedido de socorro
O líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira, foi ao ex-presidente Lula, em São Paulo. Candidato ao governo do Ceará, pediu a Lula que faça uma ponte com o governador Cid Gomes (PROS), que tem sua preferência, a secretária Izolda Coelho.
(*) Do colunista Ilimar Franco

Pai do Dr. Guimarães será enterrado em Forquilha

Será enterrado nesta manhã de domingo, 17, o corpo do senhor Otávio Guimarães Machado, pai do ex-candidato a prefeito e deputado estadual Dr. Guimarães. Otaviano Guimarães faleceu na manhã de sábado, e seu corpo está sendo velado no Funária São Francisco, de onde seguirá em cortejo para a cidade vizinha, nesta manhã por volta das 7h30.

Sport vence e tira o Ceará do G-4

O Sport fez a festa dos torcedores que lotaram a Ilha do Retiro na tarde deste sábado (16). A equipe pernambucana venceu por 2 a 0 o Paraná Clube, somou 59 pontos, ficou em 3º lugar na tabela e termina a rodada no G-4 da Série B do Campeonato Brasileiro. 

Por outro lado, a vitória do rubro-negro tirou do grupo de acesso o Ceará, agora quinto lugar, também com 59 pontos. Além de colocar a decisão para as duas últimas vagas restantes para o acesso à Série A, visto que Palmeiras e Chapecoense já estão classificados, para as duas rodadas finais da competição.

Na briga por um lugar na elite do futebol brasileiro estão Ceará, Icasa e Sport. As três equipes nordestinas estão com 59 pontos na tabela. Ocupam o quinto, o quarto e o terceiro lugar, respectivamente. A partir de agora, só a vitória interessa às equipes, qualquer tropeço de um dos três clubes pode resultar no adeus para a vaga na Série A.

Crime de morte a golpes de faca registrado em Sobral

Na manhã deste domingo por volta de 2h a Polícia Militar registrou na Rua Bastita, Parque Silvana, periferia da cidade um homicídio a faca. A vítima ainda sem identificação tombou sem vida no local do crime. Policiais do Ronda do Quarteirão tenta identificar os autores desse crime de morte.

VEREADORES DE SOBRAL APROVAM LEI QUE OBRIGA O PREFEITO IVO A COBRAR "TAXA DO LIXO"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas notícias) -  A Câmara de Vereadores de Sobral aprovou o Projeto de Lei que obriga o prefeito Ivo Gomes, ...