O município de Santana do Acaraú, vai receber recurso do Ministério da Saúde para a implantação no Hospital Municipal de uma Sala de Estabilização, que deverá servir para atender os casos de urgência e emergência. O recurso já foi publicado através da portaria número 2.499, de 23 de outubro de 2013.
A Sala de Estabilização é um equipamento estratégico para Rede de Atenção às Urgências (RUE), por se tratar de um ambiente para estabilização de pacientes críticos e/ou graves, com condições de garantir assistência 24 horas, vinculado a um equipamento de saúde, articulado e conectado aos outros níveis de atenção, para posterior encaminhamento à rede de atenção a saúde pela central de regulação das urgências.
Paciente crítico/grave é aquele que se encontra em risco iminente de perder a vida ou função de órgão/sistema do corpo humano, bem como aquele em frágil condição clínica decorrente de trauma ou outras condições relacionadas aos processos que requeiram cuidado imediato clínico, cirúrgico, gineco-obstétrico ou em saúde mental.
Negativo, quem vai implantar a sala de Estabilização É O MINISTÉRIO DA SAÚDE. A SECRETARIA SÓ VAI CEDER UMA SALA DO HOSPITAL. O RESTO É OBRIGAÇÃO DA FUNÇÃO.
ResponderExcluir