sábado, 11 de julho de 2020

Campanha a prefeito em Sobral deverá focar a covid-19

Há quem aposte que o prefeito Ivo Gomes, que será candidato a reeleição a prefeito de Sobral, buscará a garantia da vitória naqueles que foram curados pela covid-19. Na internet as notícias relacionadas ao tema, começam a ganhar destaques.

Sobral entra na fase de transição na próxima semana

O funcionamento das barracas de praia está liberado em Fortaleza a partir da próxima segunda-feira (13). A liberação virá no novo decreto de reabertura da economia que será publicado neste sábado (11) no Diário Oficial do Estado (DOE).
A decisão foi tomada por comitê coordenado pelo governador Camilo Santana (PT) e pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT). O decreto terá validade até o dia 20 de julho. A flexibilização é parte dos esforços de retomada da economia cearense e combate à pandemia de covid-19.
Outro item que teve liberação para voltar é o futebol. Partidas do Campeonato Cearense  têm permissão para ocorrer a partir da próxima segunda-feira, na Capital e Região Metropolitana. Os jogos ocorrem com portões fechados e com uso de máscara sempre que possível.
Já na região Norte, cujo principal município é Sobral, os índices dão sinais de quedas, permitindo que os municípios entrem na fase de transição para a próxima fase de flexibilização.

Bolsonaro anuncia Milton Ribeiro como novo ministro da Educação


O presidente Jair Bolsonaro anunciou, nesta sexta-feira (10), a indicação do professor Milton Ribeiro para ministro da Educação. Ribeiro é doutor em educação pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e graduado em direito e teologia. Desde maio do ano passado, integra a Comissão de Ética da Presidência da República. O decreto de nomeação foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União.
O cargo estava vago desde a semana passada, quando a nomeação de Carlos Alberto Decotelli foi revogada, sem que ele tivesse tomado posse, depois de uma série de inconsistências curriculares terem vindo à tona. 
Ribeiro é o quarto ministro da Educação do governo Bolsonaro. Em declarações recentes, o presidente disse que estava buscando um nome de perfil "conciliador" para a função. 
Milton Ribeiro tem uma trajetória ligada à Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde foi reitor em exercício, vice-reitor e superintendente da pós-graduação lato sensu. Ele também fez parte do conselho deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie e da Comissão de Ética e Compliance da mesma instituição. 

sexta-feira, 10 de julho de 2020

MPCE apura transparência em licitações realizadas em Sobral durante a pandemia

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) fez uma recomendação ao município de Sobral para que a Cidade, por meio dos secretários, promova a disponibilidade na publicação de documentos de licitação e dispensas de licitações realizadas durante a pandemia do novo coronavírus no Portal da Transparência do Município. De acordo com Ofício, os Secretários têm até 15 dias para apresentar à Promotoria de Justiça de Sobral quais as providências adotadas em meio à solicitação.

A recomendação é voltada, especificamente, para os secretários de Direitos Humanos e Habitação Social; de Cultura, Juventude, Esporte e Lazer; de Trabalho e Desenvolvimento Econômico; de Serviços Públicos e à Secretaria Municipal de Saúde da região.

O MPCE constatou que, o município de Sobral relacionou 118 contratos para o enfrentamento do coronavírus e, destes, 32 são oriundos de procedimentos cujas integralidades de documentos não estão disponíveis para serem consultados na internet, em seu Portal da Transparência. 

A partir da recomendação enviada, o Portal da Transparência deverá constar, de forma discriminada, os valores orçamentários e de execução de despesas; nomes dos contratados, com os números de suas inscrições na Receita Federal; os prazos contratuais, com objetos e quantidades contratadas, bem como os valores individualizados contratados e os números dos respectivos processos de contratação ou aquisição. A aba deverá ainda possuir uma identidade visual que torne as informações acessíveis à população.


Com informações, O Povo.

Bolsonaro promete anúncio de novo ministro da Educação nesta sexta, 10

O presidente Jair Bolsonaro deve anunciar o novo ministro da Educação nesta sexta-feira, 10. O cargo está vago desde a semana passada, quando a nomeação de Carlos Alberto Decotelli foi revogada, sem que ele tivesse tomado posse, depois de uma série de  inconsistências curriculares terem vindo à tona. O perfil desejado pelo presidente é de uma pessoa "conciliadora" e que "promova o diálogo".   

Chance remota de aliança entre PT e PDT no 1° turno em Fortaleza

Em reportagem publicada pelo Diário do Nordeste, na terça-feira, 7, a repórter Letícia Lima relatou que ouviu de petistas graduados que o PT e a própria deputada Luizianne estariam dispostos a dialogar com o governador e que Luizianne poderia até retirar a pré-candidatura se o indicado à cabeça de chapa fosse Nelson Martins e, em torno dele, fosse lançada uma frente de esquerda.

No mesmo dia, em entrevista, a própria pré-candidata confirmou a possibilidade e agitou o jogo da sucessão na Capital. Só mesmo para movimentar o noticiário.

Ao preço de hoje, seria impensável o PDT, pelas condições e a própria conjuntura política, abrir mão de um projeto seu para ingressar em outro nas condições propostas. Os envolvidos - políticos experientes - sabem que essa hipótese é remota para não dizer nula.


Com informações, Diário do Nordeste.

 

Tem sido assim: Vereador discursa na tribuna, para um plenário vazio em Sobral

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) -  Tem sido bastante comum, e porque não dizer com muita frequência, na Câmara de Vereador...