sábado, 1 de dezembro de 2018

Agência do Banco do Brasil de Meruoca foi destruida neste sábado

Era por volta das 2h da manhã  deste sábado,  quando aproximadamente 15 homens invadiram a cidade de Meruoca e explodiram a agência do Banco do Brasil. Na fuga ainda levaram pessoas como refém e na bifurcação entre Meruoca-Alcântaras liberaram. 
Segundo os reféns os mesmos empreenderam fuga em direção a cidade de Alcântaras.Os criminosos roubaram o dinheiro dos caixas eletrônicos. Os assaltantes efetuaram vários disparos em via pública, dispararam aproximadamente 100 tiros.
As Polícias Civil e Militar estão realizando diligências na tentativa de prender os bandidos.

 

Ceará torna Lisca sócio-torcedor vitalício do clube

Por ter salvado o Ceará de dois rebaixamentos iminentes no Campeonato Brasileiro, um pela Série B, em 2015 e outro pela Série A, em 2018, o técnico Lisca tem o nome gravado na história do clube e na memória dos torcedores alvinegros. Nesta sexta-feira, 30, ele também garantiu registro permanente na lista de torcedores oficiais do clube.

O presidente do Ceará, Robinson de Castro, entregou ao treinador um cartão de sócio-torcedor vitalício, o que significa que mesmo quando deixar o comando técnico do Vovô, Lisca poderá voltar ao Castelão e assistir aos jogos do Alvinegro da arquibancada, como um torcedor comum, que o técnico já declarou ser em várias entrevistas.

“Agradeço muito. Sou suspeito para falar do Robinson, porque é um cara que sempre acreditou no meu trabalho. Foi o responsável pela minha vinda nas duas vezes, se não fosse ele eu não teria tido essa oportunidade. Tenho ele muito mais como amigo do que presidente”, disse Lisca.

A esposa e as duas filhas do treinador também ganharam carteirinhas de sócios. A de Lisca vinha com a alcunha “Doido” escrita. “Isso aqui não tem preço. Pode ter certeza que depois que eu sair, vou estar na arquibancada, torcendo”, garantiu o atual técnico do Vovô.

Questionado sobre permanência para a próxima temporada, o atual técnico do Vovô brincou: “Só não vou ficar se ele (Robinson) não quiser”. 

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Salmito reúne bancada do PDT e oficializa nome de Antonio Henrique como candidato

O PDT oficializou na noite desta quinta-feira (29) três nomes para a eleição da próxima Mesa Diretora da Câmara Municipal de Fortaleza, que ocorrerá na segunda-feira (3). Em reunião com o atual presidente do Legislativo de Fortaleza, o deputado estadual eleito Salmito, a bancada definiu o vereador Antonio Henrique como candidato à presidência, Adail Junior como primeiro vice-presidente e Zier Férrer como segundo secretário.
Pela manhã, Salmito e o prefeito Roberto Cláudio se reuniram no Paço Municipal, onde discutiram o processo da sucessão da Câmara Municipal. Roberto Cláudio participou do processo na condição de presidente municipal do PDT, a maior bancada do Legislativo de Fortaleza, com 11 cadeiras.
Após o anúncio da candidatura de Antonio Henrique, Salmito destacou a maturidade dos vereadores no processo sucessório da Casa e destacou a experiência do candidato à presidência para os próximos dois anos, quando Antonio Henrique já exerce seu terceiro mandato e recentemente conduziu a Regional III.
Já Antonio Henrique ressaltou a gestão Salmito, nos últimos quatro anos, diante do resgate da imagem da Câmara Municipal, por meio de um trabalho pautado na seriedade, no compromisso com a coisa pública e na promoção da cidadania.

Ceará em pauta: Deputado Moses se encontra com futura Ministra da Agricultura, em Brasília


Na manhã da última quarta-feira (28), o deputado federal Moses Rodrigues (MDB/CE) participou de um encontro com a deputada federal e futura Ministra da Agricultura, Tereza Cristina (DEM/MS), no Centro Cultura do Banco do Brasil, em Brasília, local onde a equipe de transição do novo presidente da República, Jair Bolsonaro, está trabalhando.

Durante o encontro, o parlamentar cearense tratou de pautas importantes para o desenvolvimento do Estado. “Foi uma conversa amistosa com a futura Ministra. Apresentei propostas sobre o enfrentamento à seca, que venho defendendo desde o início de meu mandato. Ela se mostrou atenta e sensível à causa. Ainda tratamos sobre investimentos que promovam a agricultura no país”, destacou Moses Rodrigues.

Após o encontro, Moses retornou para o Congresso Nacional onde participou de reuniões nas Comissões de Educação e Orçamento.

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Inaugurada Central de Medidas Protetivas para assegurar acompanhamento de vítimas de violência doméstica


A Central de Monitoramento de Medidas Protetivas foi inaugurada nesta quinta-feira (29/11) com o objetivo de acompanhar a efetividade das medidas protetivas aplicadas pelo Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Fortaleza. A unidade foi instalada no anexo do Juizado, localizado na Casa da Mulher Brasileira, na Rua Teles de Souza, s/n – Couto Fernandes.
Segundo a titular do Juizado, juíza Rosa Mendonça, “a Central vai monitorar as medidas protetivas que são deferidas pelo Juizado da Mulher de Fortaleza. Inicialmente, nós vamos monitorar os três últimos meses, agosto, setembro e outubro, o que dá mais ou menos a quantidade de 1.400 processos”. A magistrada ressaltou que a unidade terá um grupo de estagiários de Psicologia, Serviço Social e Direito, que vai ligar para cada uma dessas vítimas e acompanhar a efetividade daquela medida”, destacou.
Durante solenidade, a juíza afirmou que esse era um projeto já pensado há quatro anos. “Agora, a pedido da desembargadora Lígia Andrade, foi possível colocar isso em prática. Então, nós estamos em uma primeira etapa desse projeto, que é o contato com as mulheres”, disse.
Promotora de Justiça, Roberta Coelho considerou que essa iniciativa é primordial. “O Juizado, na sua labuta diária, fica muito focado na questão dos processos, das denúncias, audiências, inviabilizando o controle das medidas protetivas. Hoje nós temos um entendimento de que o descumprimento da medida protetiva é crime, inclusive tipificado na própria Lei Maria da Penha, e é necessário que haja esse controle, pois ficou comprovado que muitos feminicídios foram praticados pelo descumprimento da medida”, explicou.
A delegada Danielle Mendonça, da Delegacia da Mulher, salientou que a Central facilitará também o trabalho da delegacia. “Será muito relevante para o deslinde dos inquéritos policiais porque nós vamos ter um retorno ágil e imediato do Juizado acerca daquela medida protetiva. Nós vamos ter o prazo, a data de quando o homem foi intimado da medida, saber se a mulher pediu revogação, ou se ainda quer manter. Porque isso muitas vezes partia da vítima, mas agora nós vamos ter essa informação mais agilmente.”
Também presente na ocasião, o coronel Fernando Albano, comandante de policiamento da Capital, ressaltou que “com esse monitoramento, nós vamos ter uma real visão de como estão essas medidas protetivas. A Polícia Militar vai continuar auxiliando o Poder Judiciário, ajudando essas mulheres que estão sob proteção, para que elas se sintam garantidas no seu direito de ir e vir. Isso é fundamental.”

Prefeitura de Sobral entrega o Papel da Casa para 278 famílias do bairro Dom José

A Prefeitura de Sobral, por meio da Unidade de Gerenciamento de Projetos de Regularização Fundiária Urbana e Rural (UGPRFUR) entrega, nesta quinta-feira (29/11), os documentos para 278 famílias do Residencial Parque Mucambinho, no bairro Dom José, com o objetivo de regularizar a posse dos imóveis.  
"A UGP de Regularização já concluiu o processo de posse 434 moradores do Novo Recanto e agora já vai entregar o papel da casa a mais 278 do Residencial Pe. José Linhares, de forma ágil, que torna o município hoje uma referência no processo de regularização fundiária", afirma Júlio César Alexandre, secretário dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social.

A UGPRFUR foi criada através do Decreto Municipal Nº 1892, de 14 de junho de 2017, com a proposta de apresentar diretrizes, acompanhar e avaliar a implantação das ações de regularização fundiária urbana e rural do município de Sobral. Até 2020, outros bairros serão beneficiados com o processo de regularização.

Prefeitura de Sobral envia nota de esclarecimento


NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Prefeitura de Sobral informa que são infundadas as especulações sobre uma proposta de lei de autoria do Executivo que teria como objetivo retirar direitos de servidores públicos da cidade.

Deputado Moses participa de indicação de novos ministros do governo Bolsonaro


Na tarde desta quarta-feira (28), atendendo a um convite do presidente eleito Jair Bolsonaro, o deputado federal Moses Rodrigues (MDB-CE) participou da indicação de novos três ministros. O anúncio ocorreu no Centro Cultural do Banco do Brasil, em Brasília, local onde a equipe de transição do novo presidente está trabalhando.

No primeiro momento, o presidente da República anunciou Gustavo Canuto como o novo Ministro de Desenvolvimento Regional. “O nome do novo ministro é bem recebido por nós, parlamentares que buscam recursos para o Nordeste, principalmente. Gustavo, atualmente, é secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional”, destacou Moses Rodrigues.

Após a indicação, o presidente anunciou o deputado federal Osmar Terra para comandar a pasta da Cidadania e Ação Social. “O Ministério responderá pela área social do governo federal e reunirá Desenvolvimento Social, Esporte e Cultura. O nome de Terra traz segurança, já que o colega esteve responsável pela pasta de Desenvolvimento Social”, lembra o parlamentar.

Ainda durante a reunião, Bolsonaro anunciou o nome do deputado federal mineiro Marcelo Álvaro, como Ministro do Turismo. “Para mim, é uma satisfação participar do anúncio de três nomes que irão compor o novo governo. Nosso país precisa avançar, e neste momento, precisamos nos unir para que possamos promover o desenvolvimento do Brasil”, finalizou Moses Rodrigues.

O governador do Rio de Janeiro foi preso nesta quinta-feira

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, foi preso por volta das 5 horas desta quinta-feira (29), no Palácio Laranjeiras, residência oficial do chefe do estado. Ele foi alvo de uma operação realizada pela Polícia Federal e Ministério Público Federal que se baseou na delação premiada de Carlos Miranda, operador financeiro do ex-governador Sérgio Cabral, que também está preso. A informação foi divulgada há pouco pela TV Globo.

MST-CE denuncia casas destruídas, morte de animais e pessoas expulsas de acampamento em Santana do Acaraú

O Movimento Sem Teto (MST) denuncia o terceiro ato de invasão a acampamentos da organização em pouco menos de um mês no Ceará. O mais recente foi ao Acampamento 17 de Abril, em Santana do Acaraú, o qual foi alvo de “jagunços” na tarde desta quarta-feira, 28. Na ocasião, casas teriam sido destruídas e queimadas, animais morrido e cerca de 60 pessoas expulsas em uma “ação criminosa”.
  
De acordo com Gene Santos, coordenador estadual do MST, por volta das 15 horas, trabalhadores de fazendeiros da região chegaram acompanhados de policiais para expulsar os moradores. “Fomos surpreendidos, pois não houve nenhum aviso prévio. Uma ação de reintegração de posse de terra tem que ser seguida de uma série procedimentos, justamente para evitar possíveis traumas nas famílias”, relatou ao O POVO Online.
“Isso é errado, já que não foi cumprido nenhum protocolo para reintegração da posse. A polícia fez foi legitimar a ação ilegal dos jagunços”, criticou. Em Fortaleza, ele disse que uma equipe de militantes já estava a caminho do local para prestar auxílio a cerca de 60 pessoas que foram expulsas.
  
O coordenador explica também que o acampamento existia há quatro anos e que já havia processo de negociação com o Governo do Estado para a reintegração da terra. “Não tinha mais barracos, mas casas. Agora está tudo destruído”, comunicou, informando ainda que no local animais foram mortos e famílias expulsas.
  
O Acampamento 17 de Abril fica próximo à Fazenda Canafistula, uma área de restrito acesso a serviços telefônicos e de Internet.
 

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

TJCE suspende prazos processuais nesta quarta-feira por ocasião da eleição da OAB-CE


O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Gladyson Pontes, suspendeu os prazos processuais desta quarta-feira (28/11), por ocasião da eleição geral da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE).
Serão mantidas as audiências e sessões de julgamentos designadas para esta data, e sem prejuízo ao expediente forense e atendimento ao público. A medida consta na Portaria nº 2.298/2018, assinada e publicada no Diário da Justiça desta terça-feira (27/11), e considera o pedido requerido pela OAB-CE e a necessidade de adoção de medidas que permitam a participação dos advogados no pleito eleitoral.
Acesse aqui o documento na íntegra.

WORKSHOP - “A Cidade Somos Nós a Fazê-la - Fotografia documental e autoral”


A Escola de Artes recebe dias 28 e 29 de novembro, das 18h às 21h, o workshop “A Cidade Somos Nós a Fazê-la - Fotografia documental e autoral”, com o fotodocumentarista Luiz Baltar, da Escola de Fotógrafos Populares (RJ). O acesso é gratuito e o espaço está sujeito à lotação.

Dividido em 2 nódulos, o objetivo do curso é provocar uma reflexão sobre a potência da fotografia nas periferias, territórios pouco explorados pelos fotógrafos como lugares de construção da memória da cidade e expressão de mundos possíveis. Os ensaios e trabalhos dos participantes serão analisadas ao final dos módulos em um clima de troca de experiências e, sobretudo, de sentimentos.

O workshop é uma parceria entre a Diretoria de Formação e Criação Artística da ECOA e o Verbo VER Festival (Fortaleza).

SERVIÇO
Workshop “A Cidade Somos Nós a Fazê-la - Fotografia documental e autoral, com Luiz Baltar”

Data: 28 e 29 de novembro (quarta e quinta)
Local: Sala Multiuso da ECOA
Horário: 18h às 21h
Classificação: Livre
Acesso: Gratuito  

Tem sido assim: Vereador discursa na tribuna, para um plenário vazio em Sobral

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) -  Tem sido bastante comum, e porque não dizer com muita frequência, na Câmara de Vereador...