sábado, 24 de outubro de 2015

EXPOSIÇÃO VIVER COMUNIDADE SERÁ ABERTA AO PÚBLICO NESTA SEGUNDA-FEIRA

No dia 26 de outubro (segunda-feira) às 17h30 na sede da Sociedade de Apoio à Família Sobralense à Rua Francisquinha Frota, 55, Bairro Dom José - Sobral, será realizada a Exposição Viver Comunidade, produto do Projeto Olhares em Foco e que conta com 70 fotografias feitas por 11 adolescentes e jovens residentes do Bairro Dom José e atendidos pela SAFS.
A exposição tem o propósito de dar visibilidade ao bairro, marcado pela violência e pela falta de políticas públicas, como todo bairro de periferia. Sob o olhar de quem vive na comunidade, pretende-se gerar uma discussão subjetiva acerca de quem somos, onde vivemos, com quem vivemos e como vivemos, nossas raízes, nossos vizinhos, nossa família.


Exposição Viver Comunidade
26 de Outubro
17h30
SAFS
Rua Francisquinha Frota, 55, Bairro Dom José Sobral


SEMINÁRIO DE LIBERDADE RELIGIOSA NESTE SÁBADO


A Igreja Mórmom de sobral vai realizar neste sábado o 1º Seminário de Liberdade Religiosa, e contará com a presença de várias denominações religiosas, bem como políticos, sociedade civil e órgãos do governo. Presença confirmada dos palestrantes: Deputado Federal Moses Rodrigues, Presidente da OAB subseção Sobral advogado José Inácio, e líder religioso. 
Objetivo do Seminário é promover uma discussão ampla e organizada sobre o tema "Liberdade religiosa, na busca pelo direito de adoração". o evento vai acontecer na Igreja Mórmom do bairro do Junco ao lado do estádio Municipal.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ PRESTARÁ HOMENAGEM AO GOVERNADOR CAMILO SANTANA

Na programação comemorativa ao 47º aniversário de fundação, a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) fará a outorga do título de Doutor Honoris Causa ao governador Camilo Sobreira de Santana e à professora Maria Norma Maia Soares (Post Mortem).
A solenidade será nesta sexta-feira , 23, às 19hs, no auditório do Centro de Ciências da Saúde, no campus do Derby, em Sobral. Contará com a presença de autoridades civis, militares, eclesiásticas e convidadas.

A homenagem à professora e escritora Maria Norma Maia Soares foi aprovada pelo Conselho Universitário, no dia 30 de julho deste ano.

JUIZ MANDA SITE TIRAR DO AR REPORTAGEM SOBRE TRABALHO ANÁLOGO À ESCRAVIDÃO

A empresa Morro Verde Participações conseguiu na Justiça censurar o site Repórter Brasil. De acordo com as informações, a decisão é de responsabilidade do juiz Argemiro de Azevedo Dutra, da 2ª Vara Cível e Comercial da Comarca de Salvador. Ele ordenou que o portal excluísse o nome da empresa sob pena de multa diária de R$ 50 mil. As reportagens que citam a Morro Verde falam sobre resgate de trabalhadores em condições análogas à escravidão.
Segundo as informações, o site Repórter Brasil já está recorrendo da decisão "por considerar que garantir a transparência sobre atos do Estado brasileiro é uma ação de interesse público". Ao falar sobre o caso, o site explica que a censura aconteceu porque o governo brasileiro ainda não reestabeleceu o cadastro de empregadores flagrados com mão de obra escrava, regulada por portaria interministerial específica.

"Até agora, a Repórter Brasil, entre outras instituições e profissionais de imprensa, solicitou duas vezes essa relação, obtendo-a e divulgando-a em março e setembro deste ano. Esta última engloba casos em que houve confirmação da autuação entre maio de 2013 e maio de 2015, e contém 421 nomes de pessoas físicas e jurídicas. A sociedade brasileira e o setor empresarial têm o direito a ter acesso às informações sobre os flagrantes confirmados por trabalho análogo ao de escravo realizados pelo governo", afirma a reportagem do site.

VEREADOR PAULO VASCONCELOS PEDE ESCLARECIMENTO AO MP SOBRE GREVE DOS BANCÁROS

O vereador do PRB de Sobral, Paulo Vasconcelos encaminhou ofício a Promotora de Justiça do Estado, Juliana Cronembergue, solicitando providências sobre a Greve dos Bancários em Sobral. O vereador disse no documento que após provocação em tribuna do Vereador Júnior Balreira, na sessão de terça-feira, vem solicitar providências legais no sentido de apurar os transtornos que vem causando a todos os sobralenses, a falta de envelopes para depósitos, e o atendimento de forma privilegiadas a um determinado grupo de pessoas.
 

GOVERNADOR CAMILO SANTANA VAI COMANDAR A SOLENIDADE DESTE SÁBADO EM SOBRAL


O governador Camilo Santana dá continuidade ao reforço na descentralização das atividades especializadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), neste sábado (24), às 9h30min., em Sobral, com a implantação do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), que passará a atuar na Região Norte. Em seguida, às 11 horas, haverá a solenidade de inauguração da base da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS, também em Sobral. Uma das aeronaves da Ciopaer ficará fixa na região. Para viabilizar as atividades do BPRaio na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12), que está inserida no Interior Norte, o batalhão recebeu 32 motos e duas viaturas novas. Todo o equipamento de proteção individual (EPI), como coletes e armamento dos policiais já está disponível.
As bases da Ciopaer e do BPRaio em Sobral funcionarão no mesmo endereço. A reforma do imóvel que passa a abrigá-las foi concluída, remodelando o antigo prédio que era usado como um hangar particular, no Aeroporto Virgílio Távora. O prédio conta agora com uma recepção e uma sala administrativa para o BPRaio e outra para a Ciopaer, além de outras quatro salas multiuso para a unidade aérea, além de uma sala para uso do Governo do Estado e um hangar com capacidade para duas aeronaves. Além das melhorias implementadas na edificação, a área externa recebeu nova cerca de proteção, novos portões de acesso e pavimentação asfáltica.

ZÉ VITAL CHAMA A ATENÇÃO PARA O ABANDONO DAS PRAÇAS DE SOBRAL RECÉM-INAUGURADAS

O ex-vereador de Sobral Zé Vital, atento aos problemas da cidade de Sobral, chama a atenção do Poder Público para a conservação de dois importantes logradouros públicos recém-inaugurados pelo Governo do Estado, a Praça do Patrocínio e Praça do Bosques. A recuperação dessas duas praças custou caro ao estado e o que se ver é tudo está morrendo por falta de cuidado da Prefeitura", observa Zé Vital. 
 Se os cuidado necessários, como exemplo a aguação de devida as plantas estão todas secando e a grama que foi plantada não existem mais. A reforma de três recente praças em Sobral o Estado investiu cerca de R$ 4 milhões oriundos de empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O programa prevê também reforma da Praça Manoel Artur da Frota (da Várzea), já autorizada pelo governador, e a readequação dos passeios e da pavimentação do Sítio Histórico, do Projeto Sobral Novo Centro.
Praça do Patrocínio em Sobral


Praça do Bosque em Sobral

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

GOVERNADOR DO CEARÁ ESTARÁ NO PROGRAMA SHOW DO IVAN FROTA, NESTE SÁBADO




O programa Show do Ivan Frota, a Voz do Becco e Associação Amigos do Becco estarão comemorando neste sábado, 24, às 9h da manhã, o aniversário dos 173 anos do Becco do Cotovelo – Corredor Nacional da Democracia. Na oportunidade receberá o Superintendente do Detran – CE, o sobralense Igor Vasconcelos. Essa comenda foi sugerida pelo ex-deputado e poeta do Becco, César Barreto, pelo empenho em favor da nossa região e aprovado pela Associação dos Amigos do Becco.
Neste mesmo dia, o programa receberá a presença ilustre do governador do Ceará, Camilo Santana, que fará parte da programação do aniversário do Becco do Cotovelo.

SOLENIDADE DE ENTREGA DE BPRAIO E CIOPAER SERÁ SÁBADO, DIA 24



O governador Camilo Santana, a vice-governadora Izolda Cela e prefeito Veveu Arruda vão entregar de forma oficial a primeira equipe do BPRaio de Sobral e da Coordenadoria de Operações Integradas Aéreas (Ciopaer). A solenidade que vai acontecer com uma apresentação na Praça da Coluna da Hora está marcada para a manhã de sábado, dia 24. As imagens dos equipamentos estão divulgadas no facebook do Chefe de Gabinete Luciano Arruda.



DR. GUIMARÃES PARTICIPA DO ENCERRAMENTO DA FESTA DE NOSSA SENHORA APARECIDA



A convite do líder comunitário do Parque Silvana 1, Valmir Moura, e de sua filha, a pré-candidata à vereadora, a jovem advogada Luana Magalhães, quem esteve prestigiando o o leilão realizado pelos párocos da Igreja de Nossa Senhora da Aparecida, foi o pré-candidato à prefeito de Sobral, dr. Guimarães que permaneceu durante todo o evento ouvindo os moradores acerca de suas queixas no bairro, como falta de segurança, saúde, e políticas públicas de acesso á comunidade.
 “Estive neste leilão que marcou o final dos festejos da Igreja de Nossa Senhora Aparecida. Isso sem falar que o leilão teve uma causa justa. Ou seja, toda arrecadação será revestidas em melhorias da Igreja e será ainda aplicada na própria comunidade. Isso, sem falar que conversamos com o povo, que é o que gosto de fazer. Recebemos, assim como em outras localidades e bairros que já visitamos, diversas reclamações e apelos. O povo está sofrendo com tantos descasos e algo precisa ser feito para mudar esta situação. Me coloquei, assim como tenho sempre feito, a inteira disposição dos sobralenses para ajudar nesta mudança”, disse Dr. Guimarães. 

Dra. Luana Magalhães, pré-candidata pelo PSDB ao legislativo sobralense, disse que a cada ano, toda a família se reúne neste festejo religioso do bairro que já é uma tradição. Dr. Guimarães arrematou diversas prendas e ofertou a vários amigos e lideranças ali presentes.  


BOMBEIROS, IBAMA E CIOPAER NO COMBATE A INCÊNDIO NO PARQUE NACIONAL DE UBAJARA



Equipes de combates a incêndios na zona Norte do estado estão mobilizadas para debelar todo e qualquer foco de fogo, nas matas e floresta da região e Serra da Ibiapaba. Na última ação uma verdadeira operação foi montada para extinguir todos os fogos de incêndio no Parque Nacional de Ubajara, na Serra da Ibiapaba. Nas ações realizadas nos últimos dias vários, Bombeiros Militares, voluntários, brigadistas do IBAMA e Ciopaer.
Enquanto os Bombeiros e brigadistas atuavam estrategicamente no combate por terra aos focos de incêndio, a Aeronave Fênix 07 realizava o resfriamento das áreas afetadas, sendo realizados 15 lançamentos de jatos d’água, sendo cada um deles com 910 litros - lançados o total de 13.650 litros, contribuindo de forma fundamental para o sucesso dos trabalhos.
Sob o comando do capitão BM Roberto Moraes atuaram na operação coronel Gurgel e Heraldo; Núcleo de Bombeiros do Interior, Tenente Coronel Nildson, como também aos 30 Bombeiros Militares oriundos da capital e os 15 Bombeiros sediados em Sobral.

AS CURTAS DO BLOG WILSON GOMES



 PROJETO DE CHICO JOIA
O vereador Chico Joia apresenta projeto dispõe sobre a venda de bebida alcoólica em postos de combustíveis e lojas de conveniências. O projeto já foi lido em plenário e segue para as comissões onde em breve será apreciado e colocado para votação.

 REQUERIMENTO DE KAKÁ LINHARES
Kaká Linhares, vereador do Pros, está solicitando através de requerimento aprovado na Câmara a recuperação de toda camada asfáltica da rua Padre Osvaldo Chaves, bairro Cidade José Euclides Ferreira Gomes.

POLICIAIS NO BECCO
A líder do prefeito, Crhistianne Coelho está solicitando ao comando do Batalhão a disponibilidade de dois policiais para o Becco do Cotovelo em horário comercial, para coibir assaltos e pequenos furtos.

VEREADORES DE SOBRAL APROVAM LEI QUE OBRIGA O PREFEITO IVO A COBRAR "TAXA DO LIXO"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas notícias) -  A Câmara de Vereadores de Sobral aprovou o Projeto de Lei que obriga o prefeito Ivo Gomes, ...