sábado, 1 de outubro de 2016

MP Eleitoral atuará em regime de plantão neste domingo

Neste domingo, por ocasião do primeiro turno das Eleições Municipais 2016, o clima será de plantão para os promotores eleitorais. O coordenador eleitoral, promotor Emmanuel Girão, e o procurador Regional Eleitoral, Marcelo Mesquita Monte, atuarão no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), atendendo a todas as ocorrências do Estado. Na capital, os 13 promotores eleitorais ficarão de plantão nos cartórios eleitorais, atendendo os eleitores e acompanhando as ocorrências que venham a ser relatadas à Justiça Eleitoral, e também na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, acompanhando os trabalhos dos órgãos de segurança.
Em todo o Estado são 123 promotores eleitorais, um para cada Zona Eleitoral do Estado, e mais 78 promotores auxiliares, designados para atuar nos casos de Zonas que compreendem mais de uma cidade. Nesses locais, o titular ficará na sede da Zona Eleitoral e o auxiliar vai atuar no município vizinho. O plantão será encerrado no dia seguinte à votação, 3 de outubro.

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Assessora da primeira-dama do Ceará é presa com R$ 50 mil em dinheiro vivo

A um dia das eleições municipais, a Polícia Federal prendeu, em flagrante, na tarde desta sexta-feira (30/9) Ana Quitéria, assessora do gabinete da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, mulher do governador Camilo Santana. Quitéria estava com R$ 50 mil em maços de dinheiro em envelopes nominados. Além da assessora, outras duas pessoas foram detidas. 
Os três distribuíam o dinheiro com materiais de campanha do candidato à prefeitura de Barbalha Fernando Santana (PT). 
O petista foi secretário-adjunto do gabinete do governador Camilo Santana (PT) e é próximo do deputado José Guimarães (PT), cujo assessor foi flagrado em 2005 carregando dinheiro na cueca. 


Com informações do Estadão (Andreza Matais)

Vai começar a nova campanha do Sindicato Calçadista


VLT de Sobral se envolve em novo acidente na manhã desta sexta-feira

  Um novo acidente com o VLT de Sobral, foi registrado na manhã desta sexta-feira. De acordo com o Sobral 24 horas, o acidente envolveu uma Hylux que ficou parcialmente avariada. Não houve vítimas. A colisão foi por volta das 9h na passagem de nível da rua Antônio Felix Ibiapina.
 
 

 

IBOPE diz que Ivo e Moses estão tecnicamente empatados



Embora Ivo Gomes (PDT) tenha ganhado 3 pontos percentuais e Moses Rodrigues (PMDB), seu principal adversário tenha caído um ponto, o Ibope, no seu relatório diz que os dois ainda estão tecnicamente empatados. Ivo tem 43% contra 36% do candidato do PMDB Moses Rodrigues. 
Quando o IPOBE diz empate técnico, isto quer dizer que Ivo Gomes, na margem de erro poderá ter 39% e Moses na margem de erro para cima poderá está com 40% dos votos.

Pouco mais de 10 mil diz que Veveu é um ótimo prefeito



Os números do IBOPE revela números que coloca Veveu Arruda como um dos mais pessímos prefeitos de todos os tempos desde quando o instituto passou a avaliar a administração de quem estar no poder. Veveu foi avaliado atualmente como tendo uma péssima gestão com 36%, seguido de 13% de ruim. Apenas 3% dos moradores da cidade (pouco menos de 10 mil) diz que Veveu Arruda faz uma ótima administração. Veveu Arruda vai terminar seu mandado sem talvez cumprir, com as promessas de transformar a cidade num polo-metal mecânico, de criar o Vale do Silício, de atrair grandes indústrias para cidade, entre outros.
Veveu é tido pelos seus aliados como um político que não contribui para nada, em vez de ajudar acaba por atrapalhar e por esse motivo tenha sido afastado da campanha eleitoral deste ano.

Em Sobral, contratada pesquisa de origem duvidosa de instituto fraudulento

O Sistema Liberdade de Comunicação, em Fortaleza, contratou uma pesquisa de intenção de votos para a cidade de Sobral. A pesquisa, tem suspeita de origem fraudulenta, será realizada pelo IDHATA Instituto de Pesquisa e Inteligência de Marketing LTDA.

Em áudio vazado recentemente, uma das sócias da empresa, Denise Almeida Ribeiro Silva, revela como é possível manipular a pesquisa dentro das regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Denise revela que vai manipular os questionários para que sejam aceitos pelo TSE para registro e divulgação.

Histórico de fraudes

Várias cidades do interior do Estado, com candidatos apoiados pela família Ferreira Gomes, contrataram o mesmo instituto para realizar pesquisas. Nesta terça-feira (27), a Justiça Eleitoral de Mucambo, decidiu barrar a realização e divulgação de pesquisa realizada no município sobre a responsabilidade do IDHATA. A referida empresa é composta pelos mesmo sócios da Exacta Instituto de Pesquisa e Consultoria LTDA, que foi encerrada após seu envolvimento em fraudes de pesquisas eleitorais.

Mototaxistas de Sobral declaram apoio a Moses


A tarde desta quinta-feira (29) foi marcada por uma grande festa nas ruas do centro de Sobral. As principais estrelas da festa foram os mototaxistas sobralenses que declararam apoio ao candidato a prefeito Moses Rodrigues.

O candidato realizou uma reunião com os mototaxistas onde apresentou o Programa de Governo e propostas voltadas para os profissionais, que estão esquecidos pela atual gestão. Moses se comprometeu que, como prefeito, vai intensificar a fiscalização de motoqueiros que cobram para transportar passageiros de forma irregular, lutar pela redução dos impostos para facilitar a compra de novas motos para os profissionais da categoria, e a troca anual das batas e capacetes enquadrados dentro das normas do INMETRO.

Após o encontro, os mototaxistas saíram em passeata acompanhados de Moses e Sidcley. O movimento tomou conta das ruas em uma grande onda de renovação e esperança.

Eleições 2016: candidato para ser diplomado precisa estar com registro aprovado


Os candidatos das Eleições Municipais 2016 que concorrerem neste domingo (2) com o registro indeferido e que tenham ingressado com recurso não terão seus votos computados, salvo se houver decisão final pelo deferimento de seus registros. Isso significa que, mesmo que tenham recebido votação suficiente para serem eleitos, somente terão seus votos contabilizados e poderão ser diplomados se tiverem seus registros aprovados pela Justiça Eleitoral.
Conforme jurisprudência consolidada do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não se computam para a legenda os votos dados aos candidatos com os registros indeferidos à data da eleição, ainda que a decisão no processo de registro só transite em julgado após o pleito. Apesar de não serem contabilizados, os votos dos candidatos nessa situação ficarão armazenados separadamente e poderão ser consultados por eleitores e demais interessados.
Se após o pleito o juízo eleitoral proferir decisão pelo deferimento dos registros desses candidatos, os votos recebidos por eles passarão a ser computados. Dessa forma, na hipótese de o concorrente ter obtido votação suficiente para ser eleito, ele deverá ser diplomado pela Justiça Eleitoral. A diplomação dos candidatos eleitos deverá ocorrer até o dia 19 de dezembro.
Caso a decisão seja pelo indeferimento do registro, os votos recebidos serão anulados pela Justiça Eleitoral, em conformidade com o parágrafo 3º do artigo 175 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965). O dispositivo estabelece que: “Serão nulos, para todos os efeitos, os votos dados a candidatos inelegíveis ou não registrados”.
Votos nulos X votos anulados
Os votos anulados pela Justiça Eleitoral em consequência de decisão final pelo indeferimento de registro de candidatura podem acarretar novas eleições na seguinte situação: se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do estado nas eleições federais e estaduais ou do município nas eleições municipais. Nestes casos, deverão ser julgadas prejudicadas as demais votações e o respectivo tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 a 40 dias.
A regra está prevista no artigo 224 do Código Eleitoral, que sofreu algumas mudanças com a Reforma Eleitoral de 2015 (Lei nº 13.165). Uma das alterações está prevista no parágrafo 3º do dispositivo, segundo o qual deverão ser realizadas novas eleições sempre que houver, independentemente do número de votos anulados e após o trânsito em julgado, “decisão da Justiça Eleitoral que importe o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário”.
No caso de serem realizadas novas eleições, elas deverão ser: indiretas [escolha do representante pelo respectivo Poder Legislativo], se a vaga do cargo surgir a menos de seis meses do final do mandato; ou diretas, nos demais casos.
Já os votos nulos são consequência da digitação, pelo eleitor, de um número que não corresponda a nenhum dos candidatos registrados naquela eleição. Em resumo, são votos considerados não válidos, assim como os votos em branco, e, por isso, não são computados para nenhum candidato. Cabe ressaltar que apenas os votos válidos são contabilizados.
Fonte: TSE

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Pesquisa IBOPE aponta Ivo Gomes na frente em Sobral



O Ibope divulga através da TV Verdes Mares, mais uma rodada de pesquisa para a cidade de Sobral. Os números divulgados nesta noite de quinta-feira revelam que se as eleições fossem disputadas através de números de pesquisa o candidato eleito seria Ivo Gomes com 43% dos votos válidos, seguido de Moses Rodrigues com 36% e Guimarães aparece com 11%. Josy Vasconcelos tem apenas 1%.



Sem critério rua asfaltada no bairro Renato Parente beneficia dono de restaurante

Uma rua com poucas casas, Orgedina Gomes, ganhou novo pavimento, agora às vésperas das eleições municipais, foi asfaltada. Quem ver a obra feita pela prefeitura acredita que o asfalto foi feito para beneficiar o dono de um restaurante recém-instalado no bairro. Pessoas que moram na rua dizem que não foram ouvidos se queriam ou não via asfaltada. Com resposta a Prefeitura de Sobral e a secretaria competente.

Pesquisa para prefeito de Viçosa do Ceará não será divulgada



A Juíza Cleiriane Lima Frota, que está respondendo pela Justiça Eleitoral da cidade de Viçosa do Ceará, foi alerta para impedir a divulgação de uma pesquisa de intenção de votos para prefeito desta cidade. Em pedido representado pela Coligação Trabalho com ética e lealdade, impede a divulgação da pesquisa que teria sido feita pela empresa Adhemar Barros Fernandes.

Em dos argumentos apresentado diz que a “empresa deliberadamente, através da internet, divulgou a forma antecipada as localidades em que iria realizar a coleta mostragem, prejudicando sobremaneira a lisura da pesquisa”.

Tem pesquisa encomenda para Sobral para o dia da votação

O IDHATA INSTITUTO DE PESQUISA E INTELIGENCIA DE MARKETING LTDA - ME / IDHATA PESQUISA, foi contratada pelo SISTEMA LIBERDADE DE COMUNICACAO LTDA para realizar uma pesquisa a chamada 'boca de urna' para a Prefeitura de Sobral. Os números de mais uma pesquisa para este município será apresentada no dia da votação 2 de outubro.

Candidato a vereador de Mucambo é detido acusado de compra de voto



O candidato a vereador da cidade de Mucambo, Antônio Elton Fernandes, foi detido no final da tarde de quarta-feira, 28, suspeito de pratica o crime eleitoral de compra de voto. No carro em era conduzido pelo candidato a vereador que tenta a reeleição foi encontrado R$ 2 mil em espécie e em cédulas de pequeno valor, e um caderno tipo agenda com possíveis anotações de eleitores beneficiados com a compra de voto. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil e o inquérito será encaminhado para a Comarca de Pacujá, responsável pela apuração dos crimes eleitorais da cidade de Mucambo. De acordo com os policiais militares que atenderam a ocorrências, disseram para o Blog WILSON GOMES, que a abordagem foi feita na estrada que dá acesso a localidade de Poço Verde, área de atuação do candidato. A cidade de Mucambo tem sido um dos municípios da região com maior registro de ocorrências, devido a disputa acirrada.

VEREADORES DE SOBRAL APROVAM LEI QUE OBRIGA O PREFEITO IVO A COBRAR "TAXA DO LIXO"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas notícias) -  A Câmara de Vereadores de Sobral aprovou o Projeto de Lei que obriga o prefeito Ivo Gomes, ...