sábado, 25 de maio de 2019

Diretoria do Guarany Sporting Clube Uninta define metas para o segundo semestre de 2019


Na tarde de quinta-feira (23) a Diretoria do Guarany S.C UNINTA esteve reunida para definir metas do segundo semestre de 2019 e para a participação da Taça Fares Lopes. De acordo com o Diretor Administrativo rubro-negro, Tiago Dias Parente, dentre os objetivos traçados a inauguração da loja física do Cacique do Vale no Centro de Sobral, a confecção de um mascote oficial do clube para a Taça Fares Lopes e o programa sócio-torcedor estão entre as prioridades.

Já o Diretor Júlio Cesar Manso destacou que a reunião serviu para aumentar a interação entre as diretorias  e revelou que a direção bugrina segue sondando jogadores e trabalha para a realização de um amistoso comemorativo com um grande clube brasileiro, que estará relacionado as comemorações dos 81 anos do Guarany de Sobral. Além disso, o dirigente demonstrou otimismo com a peneirada do clube que será realizada durante os dias 25 e 30 de maio, e também no dia 1 de junho.    

Presente a reunião, o Diretor de Marketing do clube, Ary Cowboy, ressaltou que o Guarany trabalhará junto com a torcida para realizar uma ˜comemoração à altura do clube˜ no aniversário de 81 anos, que está previsto para ser celebrado no segundo semestre. Também estiveram presentes o Presidente do Clube, Mauro Fuzaro e os diretores Welington Vasconcelos, Thyago Donatto e Hermenegildo Neto.

Audiência Pública discute Reforma da Previdência em Viçosa do Ceará


Na manhã de sexta-feira, foi realizada audiência pública na Câmara Municipal de Viçosa do Ceará para discutir a Reforma da Previdência em tramitação no Congresso Nacional. A realização do evento é objeto de requerimento do vereador Daniel Lima, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Viçosa do Ceará, Movimento Ibiapabano de Mulheres e Federação Viçosense de Apoio às Entidades.
Representantes de entidades de trabalhadores a nível estadual como a FETRAECE, CUT, FETAMCE e SINDJUSTIÇA, também participaram da audiência pública.
Os vários oradores fizeram uma explanação objetiva das alterações propostas nos 14 artigos da Constituição Federal e dos 2 que serão criados, além das alterações e inclusão do artigo do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. O comparativo feito com o sistema previdenciário vigente é a conclusão clara de que a aprovação da proposta do jeito que está será altamente prejudicial à população mais pobre do Brasil.
Em sua fala, o vereador Daniel Lima conclamou a população a cobrar dos Deputados Federais que tiveram expressiva votação em Viçosa do Ceará uma posição contrária à aprovação da Reforma da Previdência e citou o nome dos 9 Deputados Federais cearenses que integram o bloco “Ceará acima de todos”, em apoio ao presidente Jair Bolsonaro, dentre eles o mais votado no município nas eleições de 2018, Moses Rodrigues.
O Deputado Federal Denis Bezerra, os Deputados Estaduais Queiroz Filho e Augusta Brito, a vice-prefeita de Viçosa do Ceará Elizabeth Gomes e o representante do Movimento Direita Viçosa do Ceará, Pastor Fábio Ribeiro, justificaram suas ausências e o Deputado Estadual Renato Roseno enviou uma representante à audiência pública.

Bebê morre durante parto e família denuncia negligência médica, em Sobral

Um bebê morreu durante um parto normal prematuro no Hospital Municipal Dr. Pedro de Castro Marinho, em Irauçuba, na Região Norte do Estado, na última quarta-feira (22). A família da mãe da criança denunciou o hospital por negligência nesta quinta-feira (23), após parte do corpo do feto ser desmembrado.  
Depois da ocorrência no primeiro hospital, a mãe, de 18 anos, foi encaminha para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral, onde foi retirada a outra parte do bebê que ainda estava dentro da jovem. 
Em nota, a Santa Casa da Misericórdia informou que "ao ser atendida, identificou-se a cabeça fetal no canal vaginal da paciente. Foram realizados todos os atendimentos necessários (curetagem uterina) e a paciente está evoluindo bem".
Já o diretor clínico do Hospital de Irauçuba, Leonardo Fernandes, informou que apesar de não ser comum, o desmembramento "pode acontecer". "Não é relativamente comum, mas acontece. Está na literatura obstétrica", declarou.  
Alegações do Hospital 
O diretor do Hospital de Irauçuba relatou ainda, que a grávida estava com 23 semanas, cerca de cinco meses, e não seis meses como informou a família para a polícia. O período, conforme Leonardo Fernandes, é considerado "limite de abortamento e de um trabalho de parto prematuro extremo". 
Ainda segundo Fernandes, não foi auscultado batimentos cardíacos do bebê antes do parto. Ele não soube dizer se a mãe foi informada, naquele momento, que não havia sinais cardíacos.  
O diretor clínico ressaltou que, durante o parto, o médico precisou realizar uma "manobra padrão", porque o bebê estava invertido - ou seja, com os pés virados para a saída do útero, ao invés da cabeça. "Como já estava saindo, o tronco se desprendeu da vulva da mãe e a cabeça ficou presa. Ele foi fazer a manobra padrão. Pegar o tronco e jogar um pouquinho pra cima, para desprender. Quando ele fez isso, por ser feto muito frágil, pela idade gestacional, desprendeu do tronco", completou Fernandes. 
Família indignada 
Indignada com o ocorrido, a mãe da grávida registrou um boletim de ocorrência contra o Hospital de Irauçuba por negligência na quinta-feira (23). Na ocasião, ela informou que foi impedida de acompanhar o parto da filha e que o médico ordenou que ela esperasse na recepção. 
O diretor do hospital alegou, no entanto, não ter conhecimento sobre a proibição e disse que não é algo comum. A jovem mãe de 18 anos relatou que o pré-natal foi feito normalmente e que ainda iria a realizar a segunda ultrassom da gravidez, já que na primeira não foi possível identificar o sexo do bebê. 
Perícia 
A Perícia Forense (Pefoce) de Sobral foi até a Santa Casa para realizar a perícia no corpo do bebê. Ao se deparar apenas com uma parte do corpo, os peritos chamaram a polícia de Itapajé, responsável pela área de Irauçuba, para acompanhar o caso. Em seguida, o tronco do bebê foi solicitado e encaminhado para a sede da Pefoce em Sobral. 
O delegado titular de Itapajé, Thiago Rezende, disse que o caso será investigado a partir de segunda-feira (27).

Com informações, Diário do Nordeste

sexta-feira, 24 de maio de 2019

Guarany de Sobral fará peneira para os candidatos nascidos entre os anos de 1994 e 2001

A Diretoria do Guarany S.C/UNINTA informa que a partir de hoje (20/05) estão abertas as inscrições da ‘’Peneirada’’ do Cacique do Vale. As inscrições podem ser feitas na Avenida Dom José, nº1246, no horário comercial. A atividade é aberta para os candidatos nascidos entre os anos de 1994 e 2001.

No ato da inscrição o interessado deverá doar 01 kg de alimento não perecível, portar a Identidade (RG) original e xerox (frente e verso), além de um atestado médico liberando o atleta para atividades físicas. A Diretoria também informa que por dia serão aceitos o total de 100 (cem) inscritos para observação técnica. 

Sobral Shopping recebe campanha educativa sobre o Glaucoma


O Sobral Shopping recebe, nos dia 24, 25 e 26 de maio, uma campanha educacional sobre o Glaucoma. A ação é uma realização da Sociedade Cearense de Oftalmologia e acontecerá simultaneamente nos principais Shoppings Centers do Ceará.



O objetivo central da campanha é orientar a população sobre a doença, combater a atuação de falsos médicos e elevar a importância da realização de exames preventivos.



A ação acontece por meio de uma exposição áudio visual com vídeos explicativo e depoimentos de pacientes e familiares. Ao final, os visitantes respondem a um Quiz de quatro perguntas sobre os cuidados com a visão e a importância do médico oftalmologista.



Segundo o superintendente do Sobral Shopping, Paulo Teixeira, os Shoppings Centers precisam incentivar ações de cunho social que levem benefícios à população. “Parabenizamos a Sociedade Cearense de Oftalmologia pela iniciativa de levar para o sobralense conhecimento sobre um tema tão relevante como o glaucoma. O Sobral Shopping tem consciência de sua responsabilidade social com a cidade e acredita nessas relações como força para o bem, contribuindo para uma vida mais feliz para as pessoas e para um mundo melhor e mais justo.”, reforçou. (Colaborou:Assessoria de Imprensa - Sobral Shopping).

Corrida Trilha do Delta abre circuito de desafios da Assessoria Sprint Trainning


Ocorre no próximo domingo (26) a corrida Desafio Trilha do Delta, com concentração a partir das 5h30, na Rodovia CE 440, em frente ao condomínio Granville, em Sobral (CE). Os participantes irão competir em duas provas: 4km e 8km.

De acordo com Wladir Rodrigues, organizador do evento, “o Desafio Trilha do Delta marca a abertura do circuito de desafios da assessoria Sprint Training 2019”, que prevê mais duas provas este ano: Sobral - Groaíras e Sobral - Meruoca.

A largada para a prova dos 8km será às 6h30 em frente ao condomínio Granville. Já para o percurso dos 4km a largada será às 7 horas no restaurante Delta (estrada para Meruoca).

Staffs estarão presentes em todo o circuito para orientação dos participantes, que contarão com pontos de hidratação durante toda o percurso.

Entrega de Kits

Os kits serão entregues no sábado (25), a partir das 10 horas, na academia Smart Fit do Sobral Shopping, localizado na Avenida Monsenhor Aloísio Pinto, 300.

Premiação

Todos os participantes que completarem o percurso de 4km e 8km receberão medalha de participação. As medalhas foram confeccionadas em aço fundido e padronizadas com a logomarca do evento. (Colaborou:Marcos Mesquita)

Serviço

Desafio Trilha do Delta
Dia: 26 de maio (domingo)
Largada às 6h30 em frente ao condomínio Granville, para a prova dos 8km e; 7h no restaurante Delta, para a prova dos 4km.

Sobral participa de atividades no Dia do Desafio 2019


No dia 29 de maio, mais 3.000 cidades do continente americano participam da 25ª edição do Dia do Desafio, a maior campanha internacional de estímulo à prática de atividade física, realizada há 36 anos e organizada pelo Sesc São Paulo em toda a América. O Sesc Ceará, braço social do Sistema Fecomércio, é o organizador local e, em parceria com as prefeituras, cadastrou todas as 184 cidades cearenses no desafio de incentivar o maior número de pessoas a se exercitar no mesmo dia.
No Dia do Desafio, cada pessoa que registrar pelo telefone 0800.275.5250 a realização de quinze minutos de atividade física contribui para que sua cidade supere a desafiante. Desde caminhadas e alongamentos a exercícios de alta intensidade, qualquer movimentação física pode ser registrada. Na disputa, as cidades formam duplas e competem pelo maior número de participantes. As duplas se enfrentam no ranking até 2020 e tentam superar o percentual da população municipal a realizar atividade física. Em 2018, quatro cidades onde há unidades do Sesc venceram suas desafiantes (Fortaleza, Iguatu, Juazeiro e Crato).
Fortaleza superou Manaus com 1.542.734 participantes. Juazeiro do Norte venceu o município paulista de Santo André e registrou 204.750 participações. No Crato, 82.657 pessoas realizaram atividade física, superando a cidade venezuelana de Ocumare Del Tuy. Iguatu ganhou da cidade de Nanagua, também na Venezuela, com 73.882 competidores. A cidade de Sobral ficou em segundo lugar com 60.285 pessoas contra a cidade de Birigui (SP).
Neste ano, estas duplas se enfrentam pela segunda vez e preparam programação de atividade física e esportiva para incentivar a participação de mais pessoas. 

Programação Em 2019, o tema é do Dia do Desafio será “Quando você abraça o desafio, o bem estar abraça você”. Em Fortaleza; Juazeiro do Norte; Iguatu; Sobral; Crato; Aracati; Ibiapina; São Gonçalo do Amarante; Crateús e Quixeramobim, as unidades do Sesc realizam programação gratuita de atividades físicas e esportivas e promovem aulões de ginástica, caminhada, passeio ciclístico em ruas e praças das cidades e aulas laborais nas empresas do comércio.
Em Sobral, a Praça de Cuba será espaço de atividades das 7h da manhã às 18h da tarde. As aulas ministradas no local receberão no dia 29 de maio. Alongamento, ritmos e aeróbica são algumas das opções de atividade física gratuita que o Sesc* oferece ao público no município.

VEREADORES DE SOBRAL APROVAM LEI QUE OBRIGA O PREFEITO IVO A COBRAR "TAXA DO LIXO"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas notícias) -  A Câmara de Vereadores de Sobral aprovou o Projeto de Lei que obriga o prefeito Ivo Gomes, ...