sábado, 26 de novembro de 2016

Prefeitura promoverá ‘Histórias na Praça’ na Coluna da Hora neste sábado (26)



A Secretaria da Educação promoverá, neste sábado (26), uma ação denominada ‘Histórias na Praça’. A partir das 9h, na Coluna da Hora, os alunos das escolas municipais de Sobral participantes do Projeto ‘Eu Sou Cidadão - Amigos da Leitura’ farão apresentações de contação de histórias, cantigas e brincadeiras infantis.
Como parte da política de incentivo à leitura do Município, a ação visa mobilizar e sensibilizar pessoas que circulam no espaço público para apreciarem histórias que moram nos livros e na nossa imaginação das crianças. Em Sobral, os Amigos da Leitura são capacitados em diversas habilidades artísticas e literárias para incentivar o prazer da leitura junto à rede escolar e comunitária, além de fomentar a discussão das temáticas abordadas na coleção do acervo literário ‘Eu Sou Cidadão’.

Além das publicações e atividades de incentivo à leitura, o projeto Eu Sou Cidadão promove campanhas educativas no município com a participação dos Amigos da Leitura para chamar a atenção da população sobre temáticas do cotidiano, levando-os a pensar e agir como atores sociais a respeito de questões como preservação ambiental, consumo consciente, democracia, entre outros temas.

O Projeto Eu Sou Cidadão é uma realização da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE) em parceria com a Fundação Demócrito Rocha e o apoio do Governo do Estado do Ceará, o Banco do Nordeste, a União dos Dirigentes de Educação – UNDIME-CE, a Associação dos Municípios e Prefeitos do Ceará - APRECE e o Selo UNICEF – Município Aprovado.

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Coordenadoria Trânsito leva prejuízo para comerciantes da rua Joaquim Lopes


O desejo dos comerciantes de Sobral em destaque da rua Joaquim Lopes, Centro da cidade, é que Ivo Gomes assuma logo a Prefeitura, para evitar o pior. Esses comerciantes estão se sentindo prejudicados após a Coordenadoria de Trânsito decidir por pintar o meio fio com uma tinta amarela, impedindo assim o estacionamento e parada dos clientes que até então iam ao local fazer compras. Sem consulta prévia, a faixa foi pintada impedindo o estacionamento numa tentativa de evitar congestionamento o que não está acontecendo. Agora os comerciantes esperam que o prefeito Ivo Gomes, assuma a prefeitura para transformar a rua em mão única, e deixar livre a faixa de estacionamento.

Apenas um médico presta atendimento na Unidade Mista



A Unidade Mista, do bairro da Cohab 1, está funcionando precariamente. Com um objetivo de economizar até R$ 500 mil, a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal segue penalizando a saúde do povo de Sobral e realizando demissões. Um dos setores mais atingido foi Unidade Mista que funciona no bairro Cohab I, dos médicos que tinha, resta apenas um, que atende no geral crianças. Além da redução dos médicos, com apenas um atendendo, o prédio passa por sérias complicações.

O presidente da CM de Sobral será do PDT

Não resta mais dúvida que o nome do futuro presidente da Câmara de Sobral, sairá do PDT. Depois que o prefeito eleito Ivo Gomes, conseguiu a adesão do candidato eleito pela coligação de Dr. Guimarães, Cleiton Prado, ficou fácil indicar o nome. Na disputa estão Paulo Vasconcelos (ausente na reunião da bancada); Itamar Ribeiro e Carlo do Calisto, Aleandro Linhares, Joaquim Feijão e Professor Júlio Cesar.
 

Câmara de Meruoca tem sessão suspensa



A Câmara Municipal de Meruoca cancelou a Sessão Ordinária, marcada para às 18h, desta quinta-feira, 24, por motivo de desabamento de parte do teto de Centro de Eventos.
A sede da Câmara de Meruoca fica no local onde o teto desabou e por medida de segurança a presidência resolveu suspender as atividades marcadas para a data.

Em nota a presidente Carla Mara esclarece:  “Por meio deste comunicar que a Sessão Ordinária prevista para às 18h foi cancelada por motivos de segurança, tendo em vista o desabamento do teto do complexo turístico onde a câmara fica situada. Comunicamos ainda que só voltaremos ao funcionamento quando o prédio for liberado pelo engenheiro responsável."



Sérgio Aguiar desafia Cid e Ciro ao reunir deputados estaduais para confirmar que não desiste





O 1º Secretário Sergio Aguiar contabilizou, nesta quinta-feira (24), 18 votos fechados com sua candidatura à presidência da Assembleia Legislativa. O número deve crescer e permitir sua vitória com 25 votos no dia 1º de dezembro. Todo esse otimismo foi repassado durante almoço ocorrido entre Sérgio e o bloco dos quatro partidos - PSD, PEN, PCdoB e PMB- que está fechado com sua candidatura. 

No encontro, Sérgio Aguiar fez questão de esclarecer que recebeu sinal verde lá atrás - antes de se lançar na disputa - tanto de Cid quanto de Ciro Gomes como também do governador Camilo Santana. "Agora, não tenho mais como recuar. Vou até o fim", sob aplauso dos presentes.

Todos os deputados presentes se comprometeram a ir com Sérgio até o fim independente das pressões do governador Camilo e de Cid. Também vão se engajar para virar votos dentro da Assembleia.

Com informações, Ceará News 7

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

TCM inicia fiscalização em Baturité e Quixeramobim



A operação especial do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) que fiscaliza a transição de governo em prefeituras chegou na quarta-feira (23) aos municípios de Baturité e Quixeramobim. A equipe de trabalho do TCM, com a parceria de promotores de Justiça do Ministério Público Estadual (MPCE), busca levantar informações sobre diversos aspectos das administrações, inclusive sobre procedimentos adotados para possibilitar a continuidade dos serviços públicos.

Com as inspeções iniciadas neste dia, a operação encerrará a semana com 31 municípios fiscalizados. Relatórios sobre 23 deles já foram concluídos e compartilhados com o MPCE para a adoção de medidas judiciais nos casos cabíveis.

Um conjunto de critérios foi utilizado para selecionar os municípios em fiscalização, como informações sobre possíveis suspensões de serviços públicos; elevado endividamento e projeção de gastos sem lastro financeiro; descumprimento ao limite de gastos com pessoal; mensagens recebidas pela Ouvidoria do TCM, solicitações do MPCE, dentre outros.

De acordo com o presidente do TCM, conselheiro Francisco Aguiar, “é durante as inspeções que se obtêm informações não disponíveis no Tribunal, que servirão para esclarecer questões levantadas previamente. Ao final desse trabalho, se constatada a ocorrência de fatos irregulares, são instaurados processos para apurar a situação”.

No TCM, esses processos podem resultar na aplicação de multas, determinação de devolução aos cofres públicos ou desaprovação de contas.

Principais situações apontadas nos 23 relatórios concluídos:

– Pagamento por serviços não prestados;
– Contratação de pessoal apesar de ultrapassado o limite de despesas com pessoal (previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF);
– Paralisação de serviços públicos nas áreas da saúde e educação;
– Apropriação irregular de consignações dos servidores públicos (previdenciárias e empréstimos bancários);
– Atraso salarial;
– Endividamento elevado.

VEREADORES DE SOBRAL APROVAM LEI QUE OBRIGA O PREFEITO IVO A COBRAR "TAXA DO LIXO"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas notícias) -  A Câmara de Vereadores de Sobral aprovou o Projeto de Lei que obriga o prefeito Ivo Gomes, ...