Os alunos do 3º
ano do ensino fundamental da rede pública municipal de Sobral participam, de 21
e 24 de novembro, da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), promovida pelo
Ministério da Educação para avaliar a aprendizagem dos estudantes de todo o
Brasil. Em Sobral, cerca de 2.210 alunos farão os testes, que avaliam as
habilidade de leitura, escrita e matemática.
Na última edição da ANA, Sobral obteve excelente resultado na avaliação da habilidade de Leitura (97%), superior à média cearense (85%), nordestina (65%) e nacional (78%); na avaliação da Escrita mais de 81% dos alunos das escolas de Sobral alcançaram os melhores patamares da avaliação, enquanto a média nordestina foi 47%; e na prova de Matemática, 77% dos alunos sobralenses demonstraram nível adequado de aprendizagem, percentual bem superior à média do Ceará (48%), do Nordeste (26%) e do Brasil (43%).
A avaliação é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e faz parte das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), inspirado no Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), criado em Sobral. O objetivo da avaliação é realizar um diagnóstico do sistema educacional brasileiro e de fatores associados ao desempenho de estudantes.
Na última edição da ANA, Sobral obteve excelente resultado na avaliação da habilidade de Leitura (97%), superior à média cearense (85%), nordestina (65%) e nacional (78%); na avaliação da Escrita mais de 81% dos alunos das escolas de Sobral alcançaram os melhores patamares da avaliação, enquanto a média nordestina foi 47%; e na prova de Matemática, 77% dos alunos sobralenses demonstraram nível adequado de aprendizagem, percentual bem superior à média do Ceará (48%), do Nordeste (26%) e do Brasil (43%).
A avaliação é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e faz parte das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), inspirado no Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), criado em Sobral. O objetivo da avaliação é realizar um diagnóstico do sistema educacional brasileiro e de fatores associados ao desempenho de estudantes.
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