sábado, 20 de outubro de 2018

Vereador Rogério é desafiado pelo procurador do município Aleandro Linhares

Em entrevista no programa Tribuna e Plenário, com Oliveira Domingos, na tarde de sexta-feira, ao ser entrevistado pelo repórter J. Silva  o Procurador do Município Aleandro Linhares falou sobre a cobrança da taxa de iluminação na zona rural.Durante a entrevista o Aleandro Linhares  ''meteu a chibata'' nos vereadores Zezão e Rogério Arruda. ''Ele (Zezão), faz coro para que o Rogério Arruda seja o presidente da câmara, que pra mim será um desastre''. Disse Aleandro Linhares, acrescentando que ''a primeira coisa que perguntaria para o Rogério, era porque o carneiro defeca redondinho? pois é, não entende nem de cocô, vai entender de lei''. Disse Aleandro.

TSE abre investigações sobre Bolsonaro e compra de mensagens no WhatsApp

O ministro Jorge Mussi, corregedor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aceitou denúncia do PT e abriu uma ação para investigar suposta compra de pacotes de disparos de mensagens no WhatsApp com conteúdos anti-PT, realizadas por empresário que apoiam a candidatura de Jair Bolsonaro (PSL). De acordo com a Folha de S. Paulo, a ação foi aberta na noite desta sexta-feira, 19.
Também foram solicitadas medidas cautelares, mas o ministro negou esse pedido aos advogados do PT. A defesa do partido queria que houvesse quebra de sigilo e busca e apreensão imediatos.

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

As curtas do BLOG WILSON GOMES

Os moradores do distritos de Jaibaras, estão preocupados com a situação de abandono que se encontra o distrito, mesmo após o resultados das urnas que foram favoráveis aos candidatos apoiados pelos aliados do prefeito Ivo Gomes. Sem segurança, prova disso são os constantes assaltos que vem acontecendo naquela região.


O vereador Zezão (MDB) está culpando a Prefeitura pela cobrança de forma indevida a taxa de iluminação pública na zona rural de Sobral foi a Prefeitura de Sobral. "Mesmo sem a presença de representantes da Prefeitura, do MP e do Sindicato Rural, realizamos audiência pública onde ficou esclarecido de onde partiu a ordem de cobrar essa tarifa dos integrantes da classe rural", destacou o vereador.

Na segunda-feira (15), o PT de Meruoca, se reuniu para fazer uma avaliação das eleições no município. Segundo o líder político João Coutinho foi a primeira reunião após campanha para agradecer o apoio e a força recebida pelo grupo que trabalhou na campanha."Foi um resultado excelente apesar de termos feito uma campanha sem recursos financeiro", destacou Coutinho.



Governo do Ceará recebe dois novos helicópteros para a Ciopaer nesta sexta-feira (19)

A frota de aeronaves da segurança pública do Ceará passa a ocupar o terceiro lugar do Brasil em número de equipamentos com a entrega, na manhã desta sexta-feira (19), de dois novos helicópteros para a Coordenadoria Integrada de Operações Aereas (Ciopaer).
A solenidade de entrega ocorre a partir das 9h30, no Hangar da Ciopaer, na area operacional do Aeroporto Internacional Pinto Martins.
Adquiridos junto à Airbus e fabricados pela Helibras, os dois helicópteros multimissão de modelo H135 são os primeiros no mundo em configuração policial e reforçarão a segurança pública do Ceará.
Participam do momento o governador Camilo Santana; o presidente da Helibras e Head of Country da Airbus no Brasil, Richard Marelli; e o diretor do Centro de Entregas da Airbus na Alemanha, Amaury Bastos. 

Com informações, Roberto Moreira.

Fernando Haddad participa de "Caminhada pela Democracia" em Fortaleza neste sábado, 20


O Diretório Estadual da sigla no Ceará divulgou nesta quinta-feira, 18, a programação do evento, intitulado como o "Dia Nacional da Virada".
A partir das 8 horas, apoiadores do candidato farão uma caminhada, que terá concentração na Praça da bandeira, em Fortaleza. O ato terá encerramento na Praça do Ferreira. Em seguida, Fernando Haddad irá para a região do Cariri, onde realiza ato no Crato a partir das 15 horas.  
Além do presidenciável, o evento contará com a participação da candidata a vice-presidente, Manuela Dávila (PCdoB), Guilherme Boulos (Psol) que declarou apoio so candidato no segundo turno e o governador do estado reeleito, Bamilo Santana. 
José Guimarães (PT), deputado federal reeleito e coordenador da campanha do presidenciável no Ceará, disse ao O POVO Online que diversos atos em "defesa da democracia" serão realizados no País neste sábado, 20. O parlamentar, acrescenta que a meta é que Haddad conquiste 70% dos votos válidos no Estado.

Serviço:

Caminhada pela democracia em Fortaleza
Onde: Concentração na Praça da Bandeira, Rua Senador Pompeu, 1666 - Centro
Horário: a partir das 8 horas

Ato pela democracia na região do Cariri
Horário: a partir das 15 horas

Pesquisa Datafolha: Bolsonaro 59% x 41% Haddad

O instituto Datafolha publicou na noite desta quinta, 18 de outubro (18/10), resultado da pesquisa de candidatos a presidente deste segundo turno das Eleições 2018.  

Votos válidos: 
Jair Bolsonaro (PSL): 59%
Fernando Haddad (PT): 41% 
 
A divulgação da pesquisa foi feita durante o Jornal Nacional, na TV Globo. Este é o segundo levantamento do Datafolha neste segundo turno das Eleições 2018, no intuito de estimar as intenções de voto aos candidatos Bolsonaro e Haddad, em disputa à Presidência do Brasil.
Neste questionário, o Datafolha mediu ainda a opinião dos entrevistados sobre a chance de haver uma ditadura no País, bem como as impressões sobre o regime militar entre 1964 e 1985.
A amostra prevista é de 9.128 entrevistas. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR-07528/2018.

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Casa pega fogo no Renato Parente e família vê tudo ser destruído

Uma casa, no bairro Renato Parente foi consumida pelo fogo, no início da tarde desta quinta-feira, por volta das 14h. De acordo com vizinhos, o mau cheiro  de queimado despertou a curiosidade e ao observar notaram que estava vindo da casa 1881 da rua Maria da Conceição. 
O Corpo de Bombeiros foi chamado e em 40 minutos conseguiu controlar a situação. Um curto circuito, pode ter iniciado o incêndio. Na casa mora um casal e uma criança de 5 anos, que não estavam no lar na hora do sinistro. Vendo que a família perdeu tudo moradores do bairro iniciaram uma campanha para a ajudar a família. qualquer donativos, como alimentos e roupas bem como utensílios domésticos estão sendo arrecadados para amenizar o sofrimento. O morador trabalhar em um órgão do Estado. 



Senadores aprovam MP que estrutura o Ministério da Segurança e vai viabilizar Centro de Inteligência


O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (17), a medida provisória (MP) 840/2018, que estrutura o Ministério da Segurança Pública. A votação hoje confirma o compromisso feito pelo presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), que recebeu o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, e o governador do Ceará, Camilo Santana, mais cedo no gabinete da presidência.

Para Eunício, a aprovação da MP significa uma resposta imediata à sociedade na apresentação de soluções de combate à violência no país. Ao criar a estrutura do Ministério, o ministro Jungmann argumentou que a medida garantirá a continuidade de ações já em andamento e viabilizará o funcionamento do Sistema Único de Segurança Pública. O Susp vai integrar os órgãos de Segurança Pública, como as polícias civis, militares e Federal, as secretarias de Segurança e as guardas municipais para atuarem de forma cooperativa, sistêmica e harmônica.
“A Medida Provisória 840, ela é, de fato, aquela que permite a continuidade do Ministério da Segurança, ou seja, toda a estrutura do Ministério está nesta medida provisória”, disse Jungmann.

Ainda no encontro com o presidente do Senado e o governador, Jungmann confirmou que o processo de instalação do Centro Integrado de Inteligência será iniciado após o período eleitoral. 

"Eu vim aqui confirmar que, vencido o defeso eleitoral, os senhores sabem que, no período eleitoral (...) nós estaremos, de fato, implantando no Ceará, o primeiro centro regional integrado de inteligência, que é fundamental para o combate ao crime organizado. E nós escolhemos o Ceará exatamente porque vem desenvolvendo o governador um trabalho voltado para inteligência e que tem dado resultados e que tem sido um exemplo para outros estados. E, por isso mesmo, é que nós estamos levando esse centro para lá”, disse.

O Ministério Público também requer o afastamento do atual secretário de Ação Social de São Benedito


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através do promotor de Justiça da Comarca de São Benedito, Oigrésio Mores, ajuizou, no dia 9, uma Ação Civil Pública com pedido de tutela antecipada contra aquele município representado pelo prefeito, Gadyel Gonçalves de Aguiar Paula, a fim de que seja determinado, no prazo de 90 dias, melhorias urgentes na infraestrutura do Conselho Tutelar daquela cidade. Além disso, o município deve realizar, com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), pelo menos, uma capacitação anual com os conselheiros tutelares, objetivando aperfeiçoar o atendimento.
O Ministério Público também requer o afastamento do atual secretário de Ação Social do município, Francisco das Chagas Brito Costa, haja vista o caráter negligente e omissivo com que ele vem se posicionando no cargo. De acordo com o que pede a ação, o município deverá manter um espaço adequado para a sede do Conselho Tutelar (imóvel que tenha, pelo menos, uma sala para recepção, três salas reservadas – uma para de atendimento individualizado, uma para reunião dos conselheiros e uma para os serviços administrativos, um banheiro e uma cozinha), seja por meio de aquisição, seja por locação, bem como sua manutenção.
O Conselho Tutelar precisa ter mobiliário permanente com cinco armários com portas e fechaduras, sete mesas com gaveteiro, cadeiras para atendentes e atendidos, seis mesas para computadores, aparelhos de ar-condicionado e/ou ventiladores para todos os ambientes, água, luz, telefone fixo e móvel, sendo um para cada conselheiro, internet banda larga, computadores, impressora, câmera fotográfica, fax, escâner e outros equipamentos que se fizerem necessários.


(Com informações MP)

Eunício cumpre compromisso e consegue derrubar veto para garantir aumento do piso salarial dos agentes de saúde e endemias


Compromisso honrado. Assim comemorou o presidente do Congresso Nacional Eunício Oliveira (MDB-CE) ao conduzir a sessão que derrubou o veto parcial (VET) 32/2018, que impedia o aumento do piso salarial dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.  

A matéria, que se tornou compromisso de campanha do senador com a categoria até mesmo antes do período eleitoral, será encaminhada à promulgação. 

“Esse foi um compromisso assumido e que me deixa muito feliz em honrar. Esses profissionais são fundamentais para a melhoria da saúde básica daqueles que mais precisam”, comemorou Eunício. 

 A presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, Ilda Angélica, agradeceu ao empenho de Eunício para garantir a palavra empenhada à categoria. “Quero fazer um agradecimento muito justo ao senador Eunício Oliveira, cumpriu a sua palavra como homem público honrado e a Confederação quer aqui fazer esse agradecimento especial”, reconheceu Ilda.  

Com a derrubada do veto, a remuneração mínima da categoria será de R$ 1250 em 2019, R$ 1400 em 2020, e R$ 1550 em 2021. A partir de 2022, o piso será reajustado, anualmente, pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O valor atual é de R$ 1014.

TJCE inaugura na próxima quarta-feira novas varas em Sobral e amplia acesso do cidadão à Justiça


A Comarca de Sobral (Região Norte do Estado) ganhará duas novas unidades judiciárias, ampliando e facilitando o acesso do cidadão aos serviços do Judiciário estadual. A instalação será feita, na próxima quarta-feira (24/10), pela Presidência do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).
A primeira ação ocorrerá às 9h, com a inauguração da 2ª Vara de Família e Sucessões, no Fórum Dr. José Saboya de Albuquerque, localizado na av. Monsenhor Aloísio Pinto, 1300. Logo em seguida, às 10h, haverá a instalação da Vara da Infância e da Juventude, que funcionará no Centro Universitário Instituto Superior de Teologia Aplicada (Uninta), na rua Cel. Antonio Rodrigues Magalhães, 359, bairro Dom Expedito.
Às 11h, o TJCE realiza a inauguração da nova sede do Juizado Especial Cível e Criminal (JECC), na Faculdade Luciano Feijão (rua Antônio Rodrigues Magalhães, 400, bairro Dom Expedito, prédio contíguo ao Núcleo de Prática Jurídica), onde disponibilizará todo o atendimento ao cidadão. Antes, o JECC possuía um Anexo na referida instituição de ensino.
Na avaliação do presidente do TJCE, desembargador Gladyson Pontes, as novas unidades garantem a ampliação dos serviços, além de facilitar o acesso, por meio da descentralização dos locais de funcionamento, permitindo maior intercâmbio com a sociedade, incluindo o ambiente acadêmico. Também cria juízo exclusivo para analisar casos envolvendo crianças e adolescentes, como destituição do poder familiar, adoção e medidas socioeducativas aplicadas a jovens em conflito com a lei.

COMARCA DE SOBRAL
Com as duas novas estruturas, Sobral passa a ter nove varas (três Cíveis, duas de Família e Sucessões, uma da Infância e da Juventude e três Criminais) e um JECC. Pertencente à Entrância Final (classificação das comarcas de grande porte), a Princesa do Norte possui mais de 206 mil habitantes, conforme previsão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

NOVA ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA
O aumento de unidades é resultado da nova Organização Judiciária do Ceará, de iniciativa do Tribunal. A lei foi aprovada pela Assembleia e sancionada pelo governador Camilo Santana. A legislação permitiu criar 18 varas e um Juizado em 16 comarcas com grande volume processual.

Já ocorreram inaugurações em Ocara (Vara Única), Itaitinga (2ª Vara), Horizonte (2ª), Canindé (3ª) e Caucaia (2º JECC). A ampliação contemplará ainda Maracanaú (duas novas varas), Juazeiro do Norte (duas novas unidades), Iguatu (4ª Vara), Russas (3ª), Icó (2ª), Trairi (2ª), Viçosa do Ceará (2ª), Beberibe (2ª), São Gonçalo do Amarante (2ª) e Acaraú (2ª).

Tem sido assim: Vereador discursa na tribuna, para um plenário vazio em Sobral

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) -  Tem sido bastante comum, e porque não dizer com muita frequência, na Câmara de Vereador...