sexta-feira, 16 de agosto de 2013

MORTE DE EMPRESÁRIO: Surge o segundo nome do envolvido

O pintor de paredes Francisco Tiafra de Sousa, 26 anos, "Bil" que reside no bairro do Junco, é o segundo nome que surge como pessoa envolvida na morte do empresário sobralense. Segundo apurou a polícia, seria ele o responsável pelo disparo do tiro que matou Antonio Helio. Após o crime, o acusado teria ido a Posto de Combustível e relatado o que teria feito, classificando como uma "grande besteira".

As informações que esclarece a participação de Bill , foram baseada no que relatou a justiça, o primeiro elemento preso, Francisco Angelino de Sousa Júnior o "Paulista". A polícia também já identificou a mulher que aparece na cena do crime, porém o nome está sendo mantido no sigilo.

De acordo com as investigações, a ação criminosa foi praticada por seis elementos e haviam apenas dois veículos na cena do crime no caso um veículo modelo Fox e a motocicleta modelo Biz, cor vermelha, que foi deixada no local pelos bandidos. 

No depoimento, Paulista declinou que os integrantes tomaram conhecimento que dentro da residência havia R$ 1,5 milhão reais, o que motivou a ação delituosa. Paulista afirmou que Tiafra atirou porque no momento da abordagem a vitima tentou reagir sacando uma arma de fogo.

EXPANSÃO: DLT inaugura loja no North Shopping Sobral



O North Shopping Sobral ganhou uma nova filial da DLT. A loja de número 17 foi inaugurada com grande estilo na noite de quinta-feira e com a presença de um grande público. Presente em quatro capitais (Fortaleza, Natal, Teresina e Salvador) a marca cearense de moda masculina passa por arrojado processo de expansão pelo interior nordestino, alcançando inicialmente, além de Sobral, Juazeiro do Norte e Parnaíba.

De acordo com o diretor da rede, Alexandre Magno foram investido na loja de Sobral, mais de R$ 500 mil. “A escolha por Sobral foi feita tendo como base o expressivo crescimento apresentado pelo município e sua importância e localização estratégica, facilitando a difusão da marca DLT pela região Norte do Estado”.

ELUCIDADO: Polícia revela que o crime contra empresário foi latrocínio

O delegado Herbert Ponte Silva, titular da 7ª Delegacia Regional de Polícia Civil, (DRPC), já adiantou, que as investigações sobre a morte do empresário apontam que o crime trata-se de um latrocínio (tentativa de assalto seguido de morte). Segundo o delegado tudo já está esclarecido com a identificação dos autores, que seria uma quadrilha com a participação de pelo menos seis pessoas. 

Herbert Ponte, disse que no momento não pode revelar os nomes de todos os envolvimentos, mas assegura que o principal suspeito “Paulista”, teve participação direta no crime. “Nós temos várias coisas, inclusive com a autoria identificada, vamos encaminhar os pedidos de prisão para que possamos em breve, prender os acusados”, disse Herbert Ponte, informando que o disparo foi efetuado por um adolescente.

O delegado adiantou que designou uma equipe para acompanhar de forma especial o caso e assegura que se trata de um crime de latrocínio, da maneira, como foi praticado e por conta da participação de outras pessoas. “No momento houve um tipo de reação por parte da vítima, o que levou o bandido efetuar o disparo que atingiu a vítima, que culminou com a morte do empresário”, disse Herbert acrescentado que “O Paulista, não assume a autoria do crime, mas os elementos encontrados na investigação aponta que ele (Paulista) teve participação”, disse o titular da DRPC.

Herbert Ponte Silva, disse que os veículos (carro e moto), já foram identificados e agora segue para a prisão dos demais integrantes. Parte da quadrilha é de Sobral, e outra seria de fora da cidade, mas todos com a passagens pela polícia.

FLAGRANTE: Princípio de incêndio no Shopping de Sobral



Na noite de quinta-feira, por volta das 20h, foi registrado no interior do North Shopping Sobral, um princípio de incêndio. O fogo visto por muita gente e flagrado pelas lentes da Câmara do blogueiro Ulysses Sousa. As chamas começaram em uma das luminárias do corredor principal do Shopping. Ao observar que todos os olhos estavam fixado em um único ponto, os seguranças ficaram alerta e também viram as chamas que de pronto pediram para que a energia que alimentava a rede fosse desligada, eliminando de imediato as chamas. Apesar do mal cheiro de queimado e da fumaça de se propagado rápidamente o sistema de incêndio não foi acionado.

POLÍCIA: Pai e filho são atropelados no Jaibaras

Francisco Andrade foi atropelado na porta de casa
Pai e filho foram atropelados por uma motocicleta pilotada por um homem aparentando está embriagado e drogado que acabou preso em flagrante. As vítimas Francisco Andrade, 48 (pai) e Lucas Andrade, 6 anos (filho) estavam sentados na calçada de sua casa que fica situada no distrito de Jaibaras, quando foram surpreendidos pelo veículo desgovernado.

Depois de ser identificado o piloto atropelador, foi detido por policiais militares e encaminhado para a Delegacia Regional de Polícia Civil, onde deverá ser autuado em flagrante. De acordo com testemunhas, o acusado já se envolveu em várias ocorrências policiais na região. Numa delas invadiu o Posto de saúde local a procura de um elemento e, acabou por destruir tudo dentro do posto. Numa outra investida, ocorrida na tarde de quinta-feira, invadiu a casa de morador da redondeza e provocou o maior terror.

As vítimas desse acidente, ocorrido na tarde de quinta-feira, sofreram escoriações pelo corpo. Francisco Andrade está com suspeita de ter fraturado o tornozelo e seu filho sofreu um corte na cabeça.


INVESTIGAÇÃO: Polícia diz que as investigações avançam no crime do empresário


As polícias Civil e Militar, continuam trabalhando na tentativa de desvendar a morte do empresário Antônio Hélio de Carvalho, ocorrido na noite de segunda-feira. Depois de analisar as imagens e observar que um veiculo modelo TR4, estaria na cena do crime, a polícia na manhã desta quinta-feira recebeu a informação que o veículo pertence a um funcionário de uma agência bancária. Segundo o proprietário que se apresentou espontaneamente na Delegacia Civil, disse que no momento em que acontecia o crime passava pelo local e temendo ser vítima, teve que dar marcha ré e fugir por uma outra rua, em alta velocidade. 

O depoimento do motorista, foi colhido pelo delegado municipal Fernando Vito, que está a frente das investigações. A polícia também está a procura de uma mulher loura, que foi flagrada pelas imagens do circuito externo com uma arma na mão e correndo em direção ao empresário, que é surpreendido com o disparo na cabeça, pelo homem que acompanhava a mulher. Na fuga, a loura teria deixado cair a arma antes de embarcar num veículo, que também estava no local dando cobertura. De acordo com as informações repassadas ao Blog Wilson Gomes, o caso já está solucionado e todos os envolvidos já foram identificados. O delegado Herbert Ponte Silva, deverá prestar entrevista nas emissoras de rádio locais, confirmando essa informação.


quinta-feira, 15 de agosto de 2013

PLANTÃO: Governador Cid Gomes está em Sobral


O governador Cid Gomes, está na Região Norte do Estado. Ele (Cid), a primeira-dama e o filho, desembarcaram no aeroporto de Sobral na tarde desta quinta-feira, 15, e em seguida embarcaram num carro com destino a Serra da Meruoca. Cid Gomes, chegou sem avisar,  desceu no aeroporto sem os olofotes e sem o assédio a imprensa. Um morador da cidade, se aproximou do governador e perguntou se ele tava sabendo dos últimos acontecimentos da cidade; disse que sim, e em seguida entrou no carro. Cid Gomes deverá ficar na sua casa de campo até a tarde desta sexta-feira.

COMUNICADO: Corpo de empresário será enterrado nesta quinta-feira

A família do empresário Antonio Hélio de Carvalho, morto a tiros de revólver na porta de sua casa, informa que o sepultamento acontecerá nesta manhã de quinta-feira, 15, após missa de corpo presente que será celebrada na Igreja São Francisco. O enterro acontecerá no Cemitério São José, Centro da cidade.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

DIREITO DE RESPOSTA (sobre a publicação do descontentamento: secretaria da cidadania e segurança esta dividida)

Sobre a matéria acima postada. Eu, Edinaldo Castro, guarda civil municipal, venho através deste comentário, esclarecer a população sobralense e ao blogueiro Wilson Gomes; a verdade sobre as falsas  informações que este anônimo, medroso, mentiroso e desinformado ser postou neste veículo virtual de comunicação.

 Este cidadão que não tem coragem de se identificar, fala que existe uma briga interna entre dois grupos dentro da Secretaria da Segurança do município, um supostamente liderado pelo Insp. Ribamar e o outro pelo Insp. Jorge. Bom, primeiro esclareço que a Secretaria é um corpo só, administrado por variados setores com funções próprias, mas que juntos trabalham por um mesmo objetivo, que é a boa prestação de serviços a população sobralense. Tanto é verdade, que o Insp. Ribamar cuida da parte da cidadania dentro da pasta e o Insp. Jorge é o atual comandante da Guarda Civil, ambos trabalhando em plena harmonia sobre as orientações do Senhor Secretário da Segurança, Dr. Pedro Aurélio Ferreira Aragão. Segundo. Quando queremos informar bem as pessoas, usamos informações concretas e verdadeiras e não fofocas baseadas em comentários infundados sobre determinado assunto. Então, dizer que comenta-se que o Insp. Jorge não se sente a vontade com o Secretário, Dr. Pedro, é algo muito estranho e até mesmo engraçado. Porque nunca se viu o citado Inspetor se reclamando perante a tropa em nossas reuniões periódicas de formaturas, ou mesmo em qualquer outro momento ou lugar. Pelo contrário, sempre o vemos tecendo elogios e demonstrando publicamente sua boa relação de amizade, estima e consideração pelo Secretário. E outra, fico até com pena da pessoa que escreveu estas infundadas bobagens, pois afirmar que eu chancelo junto com o secretário as ações do Inspetor Ribamar dentro da instituição é um calunia irresponsável. Eu sou simplesmente um guarda, que com muito orgulho fui candidato a vereador, representando não só a minha categoria, mas com todos os servidores municipais e toda a população de Sobral. Sou um democrata e até não entendi o que este ardiloso e covarde que insiste no anonimato, maldosamente quis supor ao citar minha luta política por melhorias para o povo de minha cidade. Quando presidente da Associação dos Guardas Municipais e Agentes de Trânsito – AGMATS, lutei e consegui com meus irmãos de farda, melhorias para o serviço e qualidade de vida dos guardas municipais, como o TAP – Termo de Audiência Pública celebrado entre a atual gestão, que inclui o Secretário e o Comandante da Guarda; Ministério Público Estadual e AGMATS. Este documento garantiu melhores escalas, condições de trabalho aos guardas municipais, a execução de uma cerimônia de formatura mensal e acordo sobre o pagamento de horas extras. Terceiro. Não há 200 profissionais descontentes com a administração atual da Secretaria, pelo contrário, com a nova gestão nunca se viu na história da GCMS tantas melhorias. Como exemplo citamos o pagamento de horas-extras trabalhadas nos eventos, como Expornorte, Fenaíva, Festival de Quadrilhas e blitz quando solicitadas, a 112 guardas municipais nos meses de junho e julho, coisa que antes não acontecia. Só isto já é o suficiente para demonstrar mais uma vez a desinformação desta pessoa que quer com essas palavras criar a confusão. Convido a população sobralense e o blogueiro Wilson Gomes, a  verificar a veracidade dos fatos, indo a Secretaria da Segurança ou mesmo ouvindo a maioria do efetivo da Guarda para tirar suas conclusões. Quarto. Fico muito triste, ao ver de novo, a tentativa infeliz da pessoa que tenta aqui comunicar mais fofocas de uma forma tão grosseira e infantil, ao usar de novo os termos de que disse uma pessoa ligada a Secretaria e Guarda Municipal. Quer dizer, novamente usa aqui uma informação sem credibilidade, pois se ouviu deveria dizer de quem ouviu, e não querer criar fantasias e boatos que tentam passar uma mentira por verdade. O aludido projeto que o cidadão mascarado reclama como iniciativa e digno de todo crédito para o Insp. Jorge, que já foi Titular da Secretaria da segurança, na verdade, foi de iniciativa e autoria do Coronel Mendonça, que durante sua permanência como secretário em período anterior ao inspetor, encaminhou junto ao Ministério da Justiça todas as documentações necessárias para que o citado projeto fosse aprovado e posteriormente executado na atual gestão do Dr. Pedro Aurélio. Ressalto ainda, que o Coronel, fez tudo isso com a ajuda de membros da guarda, como Gda Edinaldo, Gda Pompéia, Ex-Gda Ferreira e outros mais, o que demonstra o compromisso e contribuição minha e dos demais participantes da GCMS, que vivem lutando em grupo para a melhoria de todos da instituição.  Creditar méritos ou glórias a uma pessoa é de fato uma ideia que propaga o individualismo, coisa que hoje é algo que foi extinto no meio de nós. Estou aqui usufruindo do meio direito de resposta como me garante a constituição, haja vista que meu nome foi citado pelo irresponsável que escreveu aqui infundadas declarações em anonimato. 

Estou a disposição de todos. 

Edinaldo Castro Teixeira. 

Guarda de 2ª classe

QUALIDADE: Centro de Capacitação do Sindicato Calçadista pioneiro no curso de costura industrial

O presidente do Sindicato Calçadista, Raniere Araújo tem investido maciçamente em inovações no tocante a capacitação dos associados e dependentes do Sindicato Calçadistas, através do moderno CTC, ( Centro de Treinamento e Capacitação ) a entidade tem promovido cursos de capacitação para toda categoria e seus dependentes, atualmente com 23.000, possibilitando cada vez mais a inserção no mercado de trabalho. Atualmente cerca de 600 alunos frenquenta os mais diversos cursos oferecidos pela entidade em parceria com o instituto EXECUTIVO, com destaque para os cursos de Costura Industrial  e Mecânica de Motos.




PRAÇA DA SÉ: Os bancos de cimentos vão embelezar a praça



 A Praça da Sé de Sobral, um do mais belos cartões postais da cidade, começa a receber os primeiros bancos, da mais modernas reformas que se tem notícia. Com uma obra avaliada em mais R$ 1,1 milhão, o novo e projeto arquitetônico, embelezará a praça, construída, sobre lajotas e pedra tosca, de bancos feitos de cimento armados. Os acentos foram construídos com cimento, concreto e ferro. 


Como forma de melhor acomodação os novos acentos não terão enconsto para não encarecer a obra, que deverá ser entregue em dezembro deste ano por ocasião da festa da padroeira da cidade. Nossa Senhora da Conceição. A Igreja também está sendo reformada, e deverá custar aos cofres do Tesouro Nacional algo em torno de de R$ 1,2 milhão no restauro da catedral numa parceria da Prefeitura de Sobral e Ministério das Cidades.


Essa reforma se dar pelo fato da Igreja ser tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)





SUSPEITO: PM prende o principal suspeito da morte de empresário sobralense


A Polícia Militar, apresentou a imprensa o principal suspeito de ter matado o empresário do ramo de estivas e cereais, Antônio Hélio. Trata-se, de homem identificado apenas por "Paulista", que já responde há dois assaltos no Estado de São Paulo. Com a prisão do principal acusado, a polícia tenta identificar os outros envolvidos. O empresário foi baleado na noite de terça-feira, quando chegava em casa, por volta de 22h30, numa possível tentativa de assalto. Levado para Santa Casa de Misericórdia de Sobral, faleceu por volta das 2h45, desta quarta-feira.

SAÚDE: A população de Sobral continua reclamando a falta de medicamento

Um morador do centro da cidade de Sobral, reclamando que desde o mês de março deste ano, peregrina pelos postos de saúde de Sobral, a procura de medicamentos controlados, e não encontra os medicamentos necessários para o tratamento de saúde. 
Como forma de manter a doença controlada está sendo obrigado a comprar parte da medicação, enquanto que a outra parte é fornecida pela farmácia popular. Ele não entende como um município, do tamanho de Sobral que arrecada tanto com impostos não consegue manter os medicamentos necessário ao alcance da população. A reclamação foi feita dentro do programa Izaias Nicolau, na Rádio Paraíso.

PEÇA PRA SAIR: Vereador do PV vai a tribuna e pede para aliado deixar o partido

O vereador do PV, Fredim usou a tribuna da Câmara de Sobral, e levou ao conhecimento dos vereadores e do público presente duas denúncias, contra a administração do prefeito da cidade, Veveu Arruda. a primeira delas, mostrava a indignação de uma moradora da zona rural, que foi inserida no programa de doação e construção de banheiro residência, e desde 2012, ano eleitoral espera pela obra, que segundo a denunciante ficou apenas nas paredes. A matéria, veiculada no Blog Sinhá Saboia, foi postada no Youtube (veja a matéria). 

senhora Maria das Dores Sousa Costa, moradora da localidade denominada ''Olho D'água do Pajé'' - Aracatiaçu, sendo que o banheiro da sua casa, começara e não concluíram, disse ainda, que a empresa responsável é de um cidadão que atende por Expedito, que foi candidato a vereador nas últimas eleições.

Numa segunda matéria, mostra o descaso de uma obra, que a prefeitura iniciou e nunca concluiu. A obra fica situada na sede do distrito de Jaibaras. Como a obra nunca foi finalizada, que seria para coletar águas dos esgotos domésticos, a água corre para p açude Jaibaras que abastece a cidade.

Mas o ponto maior da discussão foi quando o vereador Fredim cedeu, parte de sua tribuna ao vereador Sílvio Ávila que também é do mesmo partido. Em vez de entrar na discussão, Sílvio Ávila preferiu fazer uma defesa em prol do prefeito Veveu Arruda, o que deixou indignado Fredim, que pediu para que Sílvio Ávila, deixe o partido para se sentir mais a vontade na hora de defender o prefeito Veveu Arruda. 

terça-feira, 13 de agosto de 2013

VIOLÊNCIA: Empresário é baleado em Sobral após sofrer tentativa de assalto e morre



O empresário do ramo de estivas e cerais, Antonio Hélio, foi alvejado a bala, na noite de terça-feira, 13, por volta das 22h. De acordo com as primeiras informações o empresário foi abordado por dois elementos que se encontravam numa moto Biz, cor vermelha, que após o crime, provavelmente uma tentativa de assalto, fugiram do local, a pé. A Polícia, ao ser informado do crime, seguiu em perseguição, e um dos elementos, suspeito acabou sendo detido. 

O empresário estava chegando em casa quando foi abordado, nas imediações do bairro Campo dos velhos. Os elementos ainda adentraram dentro de casa, e após obrigar o empresário deitar no chão, efetuaram os disparos. A bala teria atingido a vítima na cabeça, e foi levada para o Hospital Santa Casa de Misericórdia de Sobral, e seu estado de saúde era considerado bastante grave, acabou por falecer na manhã desta quarta-feira. A polícia investiga a participação de outros elementos que estaria numa Pajero, de cor branca, e um outro veículo que havia sido tomado de assalto que cedo do dia foram vistos no local. apesar de toda segurança montada pelo prefeito Veveu Arruda, com policiamento espalhados em toda cidade, com a presença de COTAR, P.O.G.,  F.T.A., RAIO, e mais de R$ 1 milhão de investimento na Guarda Civil, não teve como evitar que o empresário fosse mais uma e pela última vez vítima de assalto.

GEGÊ: Hospitais de Sobral continuam voltando pacientes graves

(Armando Costa)Repudiando a posição de alguns vereadores que estavam na Casa, mas se ausentaram do Plenário no momento de sua Tribuna, na sessão de segunda-feira, 12, o vereador Gegê Romão (PRB) voltou a levantar a temática que está se tornando corriqueira no município de Sobral, que é a onda dos hospitais “voltarem da porta” pacientes ainda que graves.

 
Desta vez foi um cidadão que passou de quinta-feira entrando pelo final de semana, sangrando e percorrendo os Hospitais e Unidades de Saúde (Santa Casa; Hospital Regional Norte; Unidade Mista e por fim Hospital Dr. Estevam) tendo encontrado nesse último atendimento para exames. Ainda segundo informações do vereador, o paciente ao ser medicado por um profissional, no Dr. Estevam, ao recorrer um Posto de Saúde não encontrou remédio, e somente após uma intervenção do prefeito Veveu Arruda (PT) que acionou a Secretaria Mônica Lima (Saúde) foi que o paciente conseguiu se hospitalizar na Santa Casa, sendo diagnosticado com Dengue Hemorrágica.

 “Será que foi mais um caso de Dengue Hemorrágica (?) pois esse paciente que graças a Deus escapou, mora próximo ao garoto Davi que não teve a mesma sorte e veio a óbito após percorre vários hospitais em nossa cidade”, esbravejou o vereador em tom de indignação.

As tirinhas da Câmara de Sobral

1- O vereador Doutor Estevão, encarnou o espirito do ex-vereador Rodolfo Basílio. Pediu o Ministro de Estado, envie para Sobral a Força Nacional de Segurança, para auxiliar na segurança do município. Faltar apresentar as unidades pacificadoras.

2- Carlos Calisto, na expectativa que o prefeito Veveu Arruda, cumpra com a promessa e contrate os Agentes Comunitários, também chamados de "Prefeitinhos".

3- Vereador Chico Jóia, pediu adicional de 40% para o agentes de edemias do município. Seria uma forma de incentivo pelo risco de vida que são submetidos.

GROAÍRAS: bandidos praticam assaltos contra Casa Lotérica


Na tarde de segunda-feira, por volta das 15h50, quatro homens com arma em punho praticaram assaltos contra funcionários e clientes da Casa Lotérica Nossa Senhora do rosário, situada na cidade de Groaíras. Segundo testemunhas os bandidos chegaram em duas motocicletas, uma Honda Bross, cor vermelha, e outra de cor preta. Os bandidos bastante violentos já desceram das motocicletas com arma em punho e com capacetes na cabeça. O valor levado pelo quarteto não foi anunciado. 

A polícia após ser acionada fez diligências por várias localidades da região, mas até o fechamento desta matéria, nenhum suspeito havia sido localizado. Esta é a segunda vez que a loteria é assaltada num intervalo de um ano.


segunda-feira, 12 de agosto de 2013

GUARANY: Pensando em reforços a diretoria promete contratações

Em meio as mudanças que acontecem dentro da diretoria do Guarany com o afastamento do seu presidente Valdenir Coelho, a diretoria anuncia a contratação de reforços; Breno - zagueiro (Araponga), Diego Capela (Remo), Erivelton (ABC/RN) e Anderson Rosa (Rio Branco). O time que não trabalhou nesta segunda-feira, volta aos preparativos nesta terça-feira, visando o próximo compromisso. A saída de Valdenir Coelho é tida como certa, uma vez que o presidente deverá ser submetido uma intervenção cirúrgica.


ALTERNATIVA: Nova edição nas bancas


Já está em circulação a 14ª edição da Revista Alternativa, produzida pelo empreendedor Marques Araújo, que a cada nova edição tem procurado apresentar um mix do que de melhor acontece em Sobral e região com reportagens e fotos especiais. Neste mês a Revista traz na capa uma homenagem pela passagem do Papa Francisco pelo Brasil, , além de coberturas dos principais eventos de Sobral e região.

A Revista Alternativa pode ser adquirida por apenas R$ 10,00 na banca do Felizardo, no Becco do Cotovelo; nos Postos São Domingos, na Farmácia O Lima, na Livraria Nobel, na Max Livros e na revistaria da rodoviária. Pedidos em domicílio ligue (88) 3611.7306 ou 9226.1065

Hospital Regional de Sobral receberá R$ 35,7 milhões do MS

(Diário do Nordeste) - Envolto em polêmicas desde sua inauguração em janeiro deste ano, o Hospital Regional Norte de Sobral irá receber R$ 35,7 milhões de recursos do Fundo Nacional de Saúde, do Governo Federal. O repasse foi oficializado em portaria publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (9). A verba será repassada em 12 parcelas para o Fundo Estadual de Saúde, que fará o repasse para a unidade hospitalar. Os recursos poderão ser aplicados na manutenção dos serviços, incluindo internações e atendimento ambulatorial. 
Segundo o  Ministério da Saúde (MS), antes da aprovação do repasse, o assunto foi discutido e pactuado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), formado por representantes do Estado do Ceará e de municípios. Em nota, o secretário de Atenção à Saúde (SAS), Helvécio Magalhães, disse que o recurso "vai favorecer a melhoria do atendimento humanizado prestado à população nessa importante unidade hospitalar de Sobral”.
O Hospital Regional Norte de Sobral é considerada pelo MS a maior unidade de saúde do interior da Região Nordeste, com 57,8 mil metros quadrados de área construída, 382 leitos e capacidade para realizar até 1,3 mil internações por mês.

As tirinhas da imprensa sobralense

1- Monsenhor Assis Rocha, volta a comandar o programa da Rádio Tupinambá que tem a marca do deputado estadual Teodoro Soares. Monsenhor Assis, será um tipo "olheiro".

2- No meio radiofônico, não se fala noutra coisa: Quando é que chega o novo transmissor da Rádio Regional? - a responta: de amanhã pra depois...

3- Foram poucos os profissionais do rádio que acompanharam o prefeito Veveu Arruda, em mais uma plenária. Apenas três radialistas no Jordão. O discurso é o mesmo.



UM COMUNICADO DE MORTE

O radialista Carlos Ritchelly, comunicando a morte de seu irmão, Raimundo Clerton Ferreira da Silva, ocorrido na noite de domingo, por volta das 23h. O velório acontecerá no parque Jardim Eterno, BR 222 e o sepultamento ainda não tem horário definido. Clerton trabalhava como vigilante, no INSS, e contava com 46 anos.

FORA DE SERVIÇO: Viatura da CPMA está quebrada

Os policiais da Companhia de Policiamento do Meio Ambiente (CPMA) de Sobral, estão sem viatura. A viatura foi retirada de circulação após sofrer um abalroamento, e, segundo informações preliminares deverá ficar fora de serviço por um longo período, algo em torno de dois meses.



DESCONTENTAMENTO: Secretaria de Cidadania e Segurança está dividida

Uma briga interna dentro da Secretaria de Cidadania e Segurança está desgastando a Guarda Civil Municipal. De acordo com as informações repassadas ao Blog Wilson Gomes, o grupo se dividiu em dois, e um deles, apoia o Inspetor Jorge Trindade e outro dar apoio ao Inspetor Ribamar Fontenele Filho.

Comenta-se dentro da instituição que apesar de ter se dedicado a campanha política do atual prefeito, Jorge Trindade, não se sente a vontade com o secretário Pedro Aurélio Aragão, ao contrário do Inspetor Ribamar que tem ligação com o secretário por laços familiares. Atualmente está numa posição estratégica dentro da secretaria, chancelada pelo atual secretário e pelo presidente da Associação dos Guardas Municipais, o senhor Edinaldo, que foi candidato a vereador pelo PV na última eleição.

Uma das últimas investida que pós mais fogo no paiol, foi o afastamento do motorista que era ligado ao Inspetor Jorge que teria sido substituído por determinação do secretário, sem comunicação prévia. Segundo relato sempre que os inspetores Jorge e Ribamar se encontram gera conflitos. “O que nos deixa indignados é que estas pessoas são contra a administração municipal, nunca contribuíram com a instituição e com a categoria e agora querem mandar nesta instituição. Somos 200 profissionais e pedimos que conduzam este descontentamento de parte do efetivo à população e principalmente as autoridades. Queremos transparências e uma decisão coesa”, disse uma das pessoas ligada a secretaria e a Guarda Municipal e que faz uma observação: “Deve ser creditado ao inspetor Jorge o sucesso do projeto de reestruturação da guarda municipal com investimento de quase um R$ 1 milhão de reais, na compra de carros, motos, micro-ônibus, equipamentos e materiais. E na implantação do novo sistema de vídeo monitoramento que foi iniciado durante a gestão do inspetor Jorge quando secretário.

domingo, 11 de agosto de 2013

ESPORTE: Guarany vence mais não convence



O Guarany de Sobral venceu o Potiguar por 2 a 1, mas não convenceu aos quase 800 torcedores que foram ao estádio do Junco, na tarde deste domingo, que mesmo o Potiguar jogando com um homem a menos, ainda se apresentou melhor. Agora com nove pontos na competição, o Guarany vai jogar contra o Tiradentes, no sábado, no estádio Presidente Vargas, com a obrigação de vencer novamente. 

O primeiro gol da partida foi assinalado pelo estreante Zé Wiliam, que aos 12 minutos recebeu um passe perfeito do atacante Cassaco e, entre a defesa do Potiguar conseguiu chutar em direção ao gol a marcar, para o Bugre Sobralense. Apesar do gol o time de Sobral, não jogava o futebol esperado e irritava os torcedores que queria ver um time mais aguerrido. 

Veio o segundo tempo e com ele as primeiras modificações. O técnico Oliveira Canindé, atendeu ao torcedor e colocou em campo o meia-campista Fernando que entrou no lugar de Preto. A modificação deu mais velocidade ao time. A saída do goleiro Eliardo foi necessária. O arqueiro voltou a campo reclamando contusão e não conseguiu permanecer obrigando Oliveira colocar Marcelo Silva. 

O time visitante teve um jogador expulso, Max, aos 14 minutos da etapa completar. O Guarany tentou tirar proveito e aos 16 minutos, Alberto bateu falta com perfeição, no canto esquerdo do goleiro Alan, ampliando o placar para 2 a 0. O time visitante ainda teve a chance de marcar e aos 46, no apagar das luzes, Thiago Messias marcou. Placar final 2 x 1. A renda somou R$ 6.810, para um público pagante de 778 torcedores. 

No outro jogo da mesma chave o Tiradentes venceu pelo escore mínimo o Ypiranga, e agora soma 16 pontos. O Ypiranga continua com 10 pontos, em segundo lugar. O Central de Caruaru, que folgou na rodada continua na terceira posição com 9 pontos e o Guarany na quarta, também com 9 pontos.

Diap traz Eunício como um dos parlamentares mais influentes do congresso

Mais uma vez o nome do Senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) integra a seleta lista do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), que aponta os 100 políticos mais influentes do Brasil. Esta é 6ª vez em que o parlamentar é reconhecido pelo Instituto.

A publicação do DIAP, que está em sua 20º edição, intitulada “Os Cabeças do Congresso Nacional 2013”, e aponta os parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais, pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades como, capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, saber, senso de oportunidade, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.

Eunício, que é líder do PMDB e da maioria, destaca-se na pesquisa pelo critério “articulação”, que segundo relatório do DIAP, “são parlamentares com excelente trânsito nas diversas correntes políticas, cuja facilidade de interpretar o pensamento da maioria os credencia a ordenar e criar as condições para o consenso”. O cearense tem coordenado, com frequência, debates e entendimento entre governo e parlamentares, sobre questões importantes para o País como na relatoria da “MP da Seca”, que trouxe melhores condições para renegociação de dívidas agrícolas.

A publicação impressa será lançada na primeira quinzena de agosto. Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 61 são deputados e 39 são senadores. O PMDB está entre as bancadas com maior número de parlamentares que integram a lista, somando 16 parlamentares.

ESTACIONAMENTO: Viatura da polícia flagrada dentro do Shopping



Internauta escreve para o Blog Wilson Gomes, para denunciar que na manhã do dia 6, (terça-feira) por volta de meio-dia, uma viatura da polícia se encontrava estacionada dentro do North Shopping Sobral. A viatura, de placas NQY 2969. "No meu humilde entendimento, polícia e viatura devem estar nas ruas dando segurança a nós, os contribuintes e não parada dentro de estacionamentos internos de shopping's. O interessante é que, segundo o vigilante do shopping, há mais de três horas a viatura encontrava se estacionada no local e que segundo ele mesmo, talvez os policiais estariam fazendo compras. Pode uma coisa destas?", escreve o internauta.

Repórter fotográfico é preso após fazer imagens da fachada de delegacia

(Escrito por Jacqueline Patrocinio)Mais um caso de abuso de autoridade contra profissionais da imprensa foi registrado nessa quarta-feira, 7, em Belo Horizonte. O repórter fotográfico João Miranda, do jornal Estado de Minas, foi detido após registrar imagens da fachada da Superintendência Administrativa de Transporte da Polícia Civil, sob a alegação de que estaria invadindo a área de segurança.

O fotógrafo relatou que estava cobrindo as manifestações na Câmara dos Vereadores, a cerca de 100 metros da unidade da Polícia Civil, quando percebeu a movimentação de muitas viaturas. “Resolvi fazer uns cliques. Mesmo estando afastado, fui abordado pelo chefe de departamento de transporte da Polícia Civil, Architon Zadra Filho. Ele agiu com truculência, puxou meu braço e me encaminhou para delegacia”, conta ao Comunique-se.
Por quase uma hora, Miranda foi observado por outro policial em uma sala da delegacia. “Tentei argumentar com ele, mas foi impossível. Ele não pediu minha identificação, não perguntou para qual veículo trabalhava, nada. Apenas me colocou sentado e mandou que deixasse meu equipamento na mesa”, diz.
A repórter Alessandra Mello, da editoria de política do jornal, presenciou o momento da detenção e entrou em contato com o veículo. Segundo Miranda, a liberação só aconteceu após telefonemas de superiores. Impedido de trabalhar, ele buscará seus direitos. “Vou registrar a ação na corregedoria. Estou estudando com meu advogado as medidas que devo tomar”.
Em nota, a Polícia Civil afirmou que o delegado Architon Zadra Filho deverá prestar esclarecimentos sobre o caso, mas que classificou o episódio como “um mal-entendido”. “A instituição informa, em primeiro lugar, que respeita a liberdade de imprensa como direito inalienável da sociedade brasileira”.

MOTEL: Baiano é assaltado no portão de um motel


Duas ocorrências em motéis da cidade foram registradas pela polícia de Sobral, neste final de semana. A primeira delas, um baiano, que saiu com uma garota de programa, e ao tentar deixar o motel foi assaltado pelo companheiro da garota que a seguiu até o motel numa bicicleta. Na delegacia a vítima contou que o casal lhe roubou a quantia de R$ 1 mil. Noutro caso registrado na manhã deste domingo, uma briga entre um casal deixou lesionada a faca uma pessoa. O caso foi registrado por policiais do Ronda do Quarteirão.

ESPORTE: Guarany de Sobral joga no Junco neste domingo


(Diário do Nordeste) - O Guarany de Sobral recebe hoje o lanterna do Grupo A3 da Série D do Campeonato Brasileiro, Potiguar (RN), às 16h, no Junco. Ainda sem poder contar com o atacante Luiz Carlos, machucado, o clube cearense busca a segunda vitória na competição.


O Bugre tem seis pontos na competição em cinco jogos. As atenções da equipe também estarão voltadas para a partida entre Ypiranga (PE) e Tiradentes. A torcida do clube de Sobral será por uma derrota dos pernambucanos, que têm dez pontos. Com uma vitória, o Guarany encostaria na vice-liderança do grupo.

O Potiguar é o atual campeão de seu estado, mas passa por uma fase ruim. Na lanterna, com apenas um ponto ganho, o time já dispensou oito jogadores.

FELIZ DIA DOS PAIS

Comandante do 3º BPM de reúne com lideranças comunitárias


O comandante do 3º Batalhão da Paz, Tenente Coronel Gilvandro Oliveira, recebeu na manhã de sexta-feira (09/08) na sede do 3º BPM, as lideranças comunitárias dos diversos bairros em uma reunião para tratar sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade de Sobral e ouvir as sugestões e em conjunto traçar novas estratégias de policiamento tanto nos bairros como centro da cidade.
Durante a reunião, os lideres comunitários declararam o apoio ao Ten. Cel.  Gilvandro, reconhecendo seu trabalho que diuturnamente vem desempenhando desde quando assumiu o comando do 3º BPM e que não tem medido esforços juntamente com seus comandados para garantir a tranqüilidade e a paz da sociedade sobralense e toda zona norte do estado do Ceará.
Na ocasião, o comandante do 3º Batalhão informou sobre o reforço do policiamento existente no centro da cidade, bem como nos bairros, através do policiamento a pé nos corredores comerciais e a realização de blitz integrada com os demais órgãos de segurança pública de Sobral, tendo como objetivo a redução das ocorrências e o combate a criminalidade.

O presidente do Conselho Central de Defesa Social, o Sr. José Arteiro Ferreira estará convocando nos próximos dias uma grande reunião com as lideranças comunitárias de todos os bairros de Sobral, com a presença do atual Coordenador geral dos Conselhos de todo o estado do Ceará, Cel. PM Willian Alves Rocha, para a revitalização dos conselhos já existentes e a criação dos Conselhos Comunitários de Defesa Social nos bairros onde não existem tais entidades. Sendo que, o objetivo dos Conselhos Comunitários de Defesa Social é o trabalho em conjunto com a sociedade e os órgãos de segurança em prol do bem estar social da terra de Dom José.

Tem sido assim: Vereador discursa na tribuna, para um plenário vazio em Sobral

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) -  Tem sido bastante comum, o por que não dizer com muita frequência, na Câmara de Vereado...