sábado, 14 de março de 2020

FOTO LEGENDA: Leônidas no distrito de Jaibaras, em Sobral

O deputado federal Leônidas Cristino, participou na noite de sexta-feira em Sobral, da inauguração, no distrito de Jaibaras, da nona Escola de Ensino Fundamental em Tempo Integral que recebeu o nome saudoso radialista e vereador vereador José Maria Felix. "Uma escola bem equipada e lindíssima. Valeu, prefeito Ivo Gomes". Comentou Leônidas.

Acordo entre lideranças pode confirmar pré-candidatura de Luizianne Lins à Prefeitura de Fortaleza

FOTO: DIVULGAÇÃO INTERNET
Luizianne Lins caminha para ser escolhida como a pré-candidata à Prefeitura de Fortaleza pelo PT. Articulação realizada pela ex-prefeita com os também deputados federais José Guimarães e José Airton deve garantir maioria para a sua escolha. Nem todos os líderes petistas concordam, mas a unidade do partido deve ser priorizada. (Ponto Poder).

Ceará cancela eventos e altera rotina por medo do coronavírus

Ainda que nenhum caso de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, tenha sido documentado no Ceará, medidas paliativas para evitar a transmissão local começaram a ser anunciadas ontem por órgãos, grupos religiosos e instituições de ensino. De restrição no funcionamento a cancelamento de programações, a recomendação se tornou pública no mesmo dia em que o Ministério da Saúde pediu a suspensão ou adiamento de eventos governamentais, artísticos, científicos ou comerciais com aglomeração de pessoas no País.
O último boletim divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) aponta que o Ceará investiga 37 casos suspeitos, sendo 28 somente na Capital. Os municípios de Caucaia, Aquiraz, Tamboril, Juazeiro do Norte e Quixadá seguem analisando um caso cada, enquanto Crato e Itapipoca, dois. Outros 67 pacientes já tiveram a suspeita descartada.
Apesar dos números ainda baixos em relação ao País, o estado de alerta no mundo repercute entre instituições no Ceará. A Defensoria Pública Geral divulgou instrução normativa para defensores, servidores, colaboradores e estagiários. Quem tiver voltado de localidades com manifestação confirmada de covid-19 entrará em regime de teletrabalho, isto é, através de internet, telefone e dos sistemas do órgão. Além do grupo, a medida contempla pessoas com mais de 60 anos, portadores de doenças crônicas ou em tratamento de imunodepressores ou quimioterápicos. Audiências poderão ser adiadas com exceção dos casos urgentes, como as de réu preso, infância e juventude, além de custódia. (Diário do Nordeste).

Chuva traz transtorno para os moradores do bairro Dom José

FOTO: SOBRAL 24 HORAS
A chuva registrada na tarde desta sexta-feira (13) em Sobral alagou várias ruas do bairro Dom José 2. A água invadiu casas e deixou várias residências alagadas, causando prejuízos aos moradores.
Segundo os moradores, a Prefeitura não realiza a limpeza dos esgotos e nem do riacho Mucambinho.

Moradores do Conjunto Nova Caiçara obrigados a conviver com a lama

 
FOTO: BLOG SINHÁ SABOIA
As águas da chuva que tem banhado a cidade de Sobral, está trazendo transtorno para os moradores da Quadra 01 do Bloco 09 do Novo Residencial Caiçara. É que desde o início da quadra invernosa, se formou um verdadeiro mar de lama.
As galerias pluviais estão entupidas causando inundação em alguns apartamentos daquele condomínio. Segundo um dos moradores já foi constatado casos de dengue devido o acumulo de água estacionada em alguns pontos.
A população afetada pede as devidas providências do município, pois já não dá mais pra suportar tanto sofrimento e descaso.

sexta-feira, 13 de março de 2020

Valdir Loiola surpreende ao abdicar de ser o vice de Guida Prado em Forquilha

FOTO: DIVULGAÇÃO INTERNET
Com nome já evidente como pré-candidato a vice prefeito na chapa de Guida Prado na disputa pela prefeitura de Forquilha nas eleições de outubro, Valdir Loiola surpreendeu os forquilhenses ao declarar publicamente que abdica de ser o indicado a postulação.
A decisão foi divulgada na página pessoal de Valdir (MDB) com ampla divulgação de seus partidários nas redes sociais. Na semana passada, Valdir já havia surpreendido os forquilhenses ao se filiar ao MDB, partido que não é alinhado ao projeto político do prefeito Gerlásio Loiola.
Nas rodas políticas de Forquilha e Sobral, Valdir Loiola quer mesmo é ser candidato a prefeito, e poderá ser, agora pelo seu novo partido. (Rubens Lima)

Torneio de Futsal no Novo Recanto nesta sexta-feira

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel) e Estações Juventude, realiza, nesta sexta-feira (13/03), na Quadra Poliesportiva do bairro Novo Recanto, às 19 horas, um torneio de futsal.
Os interessados em participar do torneio devem ir até a Estação (Rua João Paulo II, 200, Novo Recanto) e entregar 2kg de alimento não-perecíveis no ato da inscrição.

A entrada é gratuita e aberta ao público.

Vereadores do MDB são convencidos a não ficar fora da disputa pela reeleição em Sobral


Depois de muito propagarem que não estariam na disputa eleitoral deste ano, os vereadores Zé Vital, Dr. Giu e Zezão Ibiapina, todos do MDB parecem que estão sendo convencido do contrário pelo seu chefe político, o deputado federal Moses Rodrigues.
Zé Vital, que queria ser candidato a prefeito, viu que, ou estaria na disputa para vereador ou estaria fora da política. Dr. Giu tentou que a candidatura fosse a de seu pai, o ex-vereador Wellington Vasconcelos, mas foi convencido de que tem hoje melhores chances; e Zezão, que chegou a lanças a esposa Micheline como pré-candidata pelo PSC, está correndo trecho em busca de reforço para a sua campanha, chegando até a declarar que iria se mudar para o Caracará.
O certo é que o MDB vê como cada vez mais remota a possibilidade de tomar a cadeira de Ivo Gomes, seja com Moses ou com seu pai, Oscar Rodrigues, e aposta na reeleição de sua base para continuar vivo na política sobralense. (Rubens Lima).

Interior do Ceará irá receber 150 leitos em hospitais regionais para o coronavírus

(Foto: JÚLIO CAESAR)
O titular da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), Carlos Roberto Martins, o Dr. Cabeto, afirmou nesta quinta-feira, 12, durante coletiva de imprensa que tratou do coronavírus no Estado, que a pasta solicitou credenciamento de mais 50 leitos de UTI e 100 leitos de internação em enfermarias para o Interior, em cada um dos hospitais regionais de Sobral, Quixeramobim e Juazeiro.
Em Fortaleza, hospitais particulares receberão 200 novos leitos de enfermaria e 30 lde UTI, previstos para começarem a funcionar em uma semana. "Estado está preparado para dirigir sua atenção para casos mais complexos e que precise de atenção em terapia intensiva", declarou Dr. Cabeto.
A partir da próxima terça-feira, 17, o Ceará passará a fazer a testagem para o coronavírus dentro do próprio Estado, no Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen). Foram solicitados 240 kits de testagem e outros 1.500 também serão pedidos. Atualmente só há coleta e testagem do quadro viral, que é enviado para outro estado dar o resultado.  
O secretário pontuou que ainda não há indicativo de cancelamento de aula em escolas públicas e nem de eventos públicos, porém recomenda que pessoas com sintomas e na faixa de risco evitem aglomerações em locais com mais de 100 pessoas.
Já são 20 casos suspeitos e 62 casos descartados no Estado, de acordo com boletim epidemiológico de hoje da Sesa.
com informações do repórter Matheus Facundo

PSD vai denunciar Leonardo Araújo por quebra de decoro no Conselho de Ética da Assembleia

FOTO: JOSÉ LEOMAR
O ex-vice-governador Domingos Filho, presidente estadual do PSD, afirmou que o partido vai apresentar na próxima semana uma representação contra o deputado Leonardo Araújo (MDB) junto ao Conselho de Ética da Assembleia. A denúncia é de quebra de decoro de Araújo por acusações, que Domingos classifica como “criminosas“, contra o seu grupo político.(Ponto Poder).

FOTO LEGENDA: Lixo nas ruas do bairro Renato Parente

Os moradores do bairro Renato Parente estão denunciando acúmulo de lixo em uma das vias que dá acesso a região. Na entrada do bairro, onde o lixo é despejado pelos próprios moradores, a um pedido de providências para que a Prefeitura faça a limpeza e coloque placas educativas.

Movimentos suspendem manifestação do dia 15 em Fortaleza para evitar proliferação de coronavírus

As manifestações de rua previstas para o próximo domingo (15), em Fortaleza, pró-Governo e contra o Congresso Nacional,  foram suspensas para evitar novas infecções pelo coronavírus. Por meio das redes sociais, Perpetua Aguiar, uma das líderes do movimento Conexão Patriota, principal organizador dos atos na Capital, informou que a decisão foi tomada após pedido do presidente Jair Bolsonaro.
"Sobre a manifestação, Bolsonaro pediu cautela, pediu que a gente adiasse, e como nós decidimos que vamos realmente adiar. Provavelmente iremos remarcar para daqui a um mês. Nós vamos alinhar com todo o Brasil para fazer novamente", destacou.
O conselheiro Nacional de Juventude do Governo Federal, Carmelo Neto, informou, nesta quinta-feira (12), que os organizadores do eventos já estão informando os apoiadores sobre a suspensão. (Diário do Nordeste).

quinta-feira, 12 de março de 2020

Prefeitura de Sobral e Defensoria Pública articulam ação de usucapião para 400 famílias do Complexo Mons Aloísio Pinto



A iniciativa de proporcionar o direito ao "papel da casa" através de uma ação envolvendo tantas famílias, é algo inédito no Estado do Ceará. A Prefeitura de Sobral e a Defensoria Pública do Ceará irão possibilitar o ingresso em ações de usucapião para  400 famílias do Complexo Mons Aloísio Pinto e após a conclusão das ações, poderão receber o documento de posse de propriedade (papel da casa) de seus imóveis. Estes imóveis foram entregues às famílias através de conjuntos habitacionais ainda não regularizados, e esta ação possibilitará uma grande regularização no bairro.
Para explicar os procedimentos para a aquisição dos documentos, a Unidade de Gerenciamento de Projetos de Regularização Fundiária Urbana e Rural (UGPRFUR) da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas) realizará reunião com as famílias. Neste momento, as famílias receberão as informações sobre como será dada entrada no processo.
Segundo o Coordenador da UGPRFUR, Antônio Aragão Pontes, "este tipo de iniciativa é inédita no estado do Ceará, pois já é comum fazer a entrega por usucapião de forma individual, mas será a primeira vez que uma comunidade inteira receberá o benefício de ser contemplada com uma ação desta grandeza". papel da casa através de usucapião. O usucapião é um direito adquirido sobre um bem imóvel, após determinado tempo de uso. Ainda segundo Aragão, a parceria com a Defensoria Pública do Ceará é essencial para a realização deste serviço à comunidade.

Agenor Neto ainda na “peleja” para sair do MDB e se filiar ao PSB



O deputado Agenor Neto ainda está na “peleja” para sair do MDB e se filiar ao PSB. Ele é pré-candidato à Prefeitura de Iguatu. A mudança já está acertada faz um tempo com o presidente estadual do PSB, Denis Bezerra. O problema é que o ex-senador Eunício Oliveira, presidente do MDB no Ceará, ainda não liberou a sua saída e ele não sabe se liberará. (Ponto Poder).

Ceará recebe o Vitória no jogo de ida pela 3ª Fase da Copa do Brasil

FOTO: KID JUNIOR
Depois de sobreviver duas fases da Copa do Brasil apenas em jogo único fora de casa, com direito a gramados ruins, erros de arbitragem contra e classificação nos pênaltis, o Ceará chega para a 3ª Fase da Copa do Brasil em um cenário muito mais favorável, condizente com a grandiosidade da competição. Agora, na atual fase, o formato volta a ser em dois jogos, ou seja, um verdadeiro mata-mata, com o Vovô enfrentando um adversário conhecido em um clássico nordestino: o Vitória. Se o Vozão passar do Rubro-Negro baiano faturará R$ 2 milhões.
E após sorteio, o Ceará inicia o confronto nesta quinta-feira às 19h15, jogando no Castelão e definindo sua classificação no Barradão, no dia 18. Pelo regulamento, os gols marcados fora de casa não são mais critério de desempate, portanto, se na soma dos dois jogos o placar terminar igual, com dois empates ou uma vitória de cada lado pela mesma diferença de gols, a vaga será definida nos pênaltis.
Esse detalhe no regulamento pode tornar os dois jogos mais abertos, sem o medo excessivo do mandante em sofrer gols e complicar uma classificação. Por isso, para o Ceará, o importante é abrir uma vantagem, mesmo que mínima para jogar pelo empate no Barradão. (Diário do Nordeste).

Coronavírus: Deputado Moses Rodrigues participa de reunião de urgência com Ministros da Saúde e da Economia, em Brasília

FOTO: DIVULGAÇÃO INTERNET


Na noite desta quarta-feira (11), o Deputado Federal Moses Rodrigues (MDB-CE) participou de uma reunião de emergência convocada pelos Ministros da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e da Economia, Paulo Guedes, no Congresso Nacional, em Brasília. Reunindo ainda os Presidentes do Senado, David Alcolumbre, e da Câmara, Rodrigo Maia, o encontro também contou com a presença do Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

“Vínhamos de uma votação importante, onde derrubamos o veto do Presidente Bolsonaro, e ampliamos o limite de renda para acesso ao BPC, quando fomos convocados para essa reunião de emergência. O assunto é sério e precisa de nossa atenção”, disse Moses Rodrigues.

Até o final da noite de quarta-feira, no Brasil,  são 52 casos confirmados do novo coronavírus. Segundo o painel do Ministério da Saúde, São Paulo é o estado com mais casos e soma ao todo 30 pacientes com a Covid-19. Na sequência, aparecem Rio de Janeiro (13), Bahia (2), Rio Grande do Sul (2), Distrito Federal (2), Alagoas (1), Minas Gerais (1) e Espírito Santo (1).

quarta-feira, 11 de março de 2020

Dr. Júnior Balreira chama a atenção do Ivo Gomes na tribuna da CM

O vereador Dr. Júnior Balreira (MDB) de Sobral usou a tribuna da Câmara de Vereadores para denunciar o descaso do prefeito Ivo Gomes e a falta de segurança nas estradas que ligam a sede do Município a localidade de Alto da Rolinha.
 Além de se mostrar "incomodado" com os paraquedistas que estão querendo aparecer neste tempo de campanha eleitoral, em cima de obras que ele fez pedido através de requerimentos na CM, se reprotou: "Mas o povo sabe a verdade"

Deputado Moses Rodrigues conquista mais R$ 2 milhões para cidade de Viçosa do Ceará

Nesta segunda -feira (09), a Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano publicou a ordem bancária de R$ 2.082.172,82 para o município de Viçosa do Ceará. O valor, garantido pelo Deputado Federal Moses Rodrigues (MDB) e pelo Senador Eunício Oliveira (MDB), é referente a mais uma parcela do recurso que será destinado à pavimentação asfáltica das sedes dos distritos de Viçosa do Ceará e do trecho que liga os distritos de Quatiguaba ao Sítio Santa Bárbara.
“A solicitação feita pelo Prefeito Zé Firmino atende a uma antiga demanda dos moradores de Viçosa do Ceará. As obras, além de proporcionarem melhoria na qualidade de vida da população das localidades, devem promover um incremento na economia, a partir do melhor escoamento da produção agrícola”, destaca Moses Rodrigues.

bandidos armados levam terror ao bairro Renato Parente

FOTO: DIVULGAÇÃO

Moradores do bairro Renato Parente foram surpreendidos com uma imagem postada na rede social que mostra a ação de quatro homens armados, praticando assalto em uma residência neste bairro, na tarde de terça-feira, 10, por volta  das 16h20. Os bandidos estavam encapuzados e portavam armas de grosso calibre. Após invadir a residência e render o proprietários levaram dinheiro, celulares, joias e outros pertences. Logo após o roubo, os assaltantes fugiram a pé em direção ao residencial Nova Caiçara.
OUTROS: No bairro da Expectativa o alvo de uma dupla, que ocupava uma moto, foi os agentes de endemias. Os agentes estavam trabalhando, quando foram abordados e roubados por um casal armado de revólver em motocicleta Honda Fan de cor preta. Os assaltantes levaram três celulares e dinheiro das vítimas. Na margem Esquerda do Rio Acaraú, pelo menos duas ações de criminosos foram registrados. Por volta das 19h20 um jovem foi abordado e roubado por um homem a pé armado de revólver. Por volta das 20h30 uma mulher foi vítima de roubo praticado por um homem armado de revólver. O ladrão que estava a pé roubou o celular e a bolsa da vítima. No centro da cidade, às 07h00, uma mulher foi abordada e roubada por dois elementos armados de revólver em uma motocicleta. Os criminosos roubaram uma bolsa com vários pertences da vítima. 
Já início da manhã desta quarta-feira, uma moto foi tomada de assalto. A vítima foi o Sr. Ivan Estevão Alves, conhecido por “Campina”, que é o atual presidente da Liga Sobralense de Futebol. Levaram a Moto de Bros Preta – placa ORO – 7378, além do seu celular.


terça-feira, 10 de março de 2020

UNINTA - NOTA DE ESCLARECIMENTO

Centro Universitário Inta - UNINTA esclarece, para todos os efeitos junto à sociedade, que NÃO oferece cursos de Graduação ou Pós-Graduação em dissonância com os dispositivos da legislação educacional, seja na modalidade presencial ou na modalidade a distância, agindo sempre de acordo com o Decreto nº 9057, de 25 de maio de 2017, dispositivo legal de regulamentação do ensino a distância. 

Deste modo, esclarece que todos os cursos ofertados pela instituição, sem exceção, têm autorização de funcionamento junto ao Ministério da Educação (MEC), órgão que anteriormente credenciou a modalidade EaD do Centro Universitário Inta com nota máxima, segundo a Portaria MEC nº 392, de 06 de maio de 2014, publicada em Diário Oficial da União, repetindo o feito em seu recredenciamento, em 20 de setembro de 2019, também com nota máxima, aguardando publicação no D.O.U.

A instituição assegura que a situação ocorrida junto ao polo parceiro, de Várzea Alegre - CE, não afeta as atividades do Centro Universitário Inta, nem em sua oferta presencial, nem nos cursos a distância atualmente oferecidos em seus mais 150 polos credenciados pelo MEC, em sua quase totalidade administrados por parceiros locais não vinculados à mantenedora, distribuídos em todo o território nacional e na Flórida, Estados Unidos.

Em respeito aos seus mais de 30 mil alunos e dezenas de parceiros, nas modalidades presencial e a distância, informa, por fim, que a situação referenciada na determinação do juízo da 16ª Vara Federal, da Justiça Federal no Ceará (JFCE), em Juazeiro do Norte, encontra-se em apuração por auditoria interna para que sejam tomadas todas as medidas administrativas e judiciais cabíveis, com todo apoio às instituições competentes, não descartando a possibilidade de descredenciamento do parceiro ou sua responsabilização legal, caso comprovada de sua parte algum ato em desacordo com a legislação vigente ou regimento da Instituição de Ensino Superior. 

Centro Universitário Inta - UNINTA.

Mãe procura por filha que foi adotada por família em Sobral

FOTO: DIVULGAÇÃO BLOG SINHÁ SABOIA
''Olá, meu nome é Maria do Amparo Carlos do Nascimento, tenho 56 anos. Quando eu tinha mais ou menos 16 anos de idade (mais ou menos de ano de 1980-84) tive uma filha na Santa Casa de Misericórdia de Sobral de um famoso locutor da época. Naquela época trabalhava em casa de família, minha mãe que morava no interior não aceitou e disse que eu não iria cria-la e infelizmente por falta de recursos e a não aceitação da minha mãe acabei dando minha filha ainda na maternidade, ela nasceu com pé torto congênito. Desde então me arrependo, e hoje já com 56 anos tenho um sonho: CONHECER MINHA FILHA. Não sei o nome dela, nem por onde ela anda, ou se ainda se encontra viva mais venho por meio a este texto pedir que todos compartilhem, aliais hoje em dia quem é adotado sabe e pode ser que a mãe adotiva da minha filha tenha dito à ela.

Então, meu apelo é: Me ajudem a compartilhar para conseguir encontrar. Moro em Mocambo de Marco. Qualquer informação entrar em contato: (88) 98120-2403”.

Com informações, Blog Sinhá Saboia.

Tem sido assim: Vereador discursa na tribuna, para um plenário vazio em Sobral

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) -  Tem sido bastante comum, o por que não dizer com muita frequência, na Câmara de Vereado...