sexta-feira, 10 de março de 2023

PSDB DE SENADOR SÁ LANÇA PEDRO SAMPAIO COMO PRÉ-CANDIDATO À PREFEITO

 


A cidade de Senador Sá, na região Norte do Ceará, já se movimenta visando as eleições municipais, em que elegerá o novo prefeito, vice-prefeito e vereadores. E a oposição é quem vem puxando a corda para uma disputa acirradíssima. Almoços e encontros com a comunidade já estão sendo agenda e acontecendo para traçar planos de como será esta disputa nas eleições.

O PSDB, por exemplo, deverá apostar o nome do jovem empresário Pedro Sampaio, que inclusive teve seu nome lançado como pré-candidato para disputar a cadeira do Paço Municipal.

Seu nome já vinha sendo cogitado na comunidade e, agora, foi confirmado. Pedro Sampaio disse que a essência do partido o fez iniciar uma busca coletiva por uma verdadeira mudança para Senador Sá, envolvendo a formação de novas lideranças e pensando em um futuro mais promissor ao município de Senador Sá.

  “Meu posicionamento se intensifica, principalmente, quando busco ouvir a população”. Um claro exemplo foi às conversas que tive com munícipes, nas quais pude constatar demandas de cunho geral, como a questão da saúde.

O pré-candidato dos tucanos. Ele acredita que é preciso ouvir as comunidades, a população em geral, e lançar-se com objetivo de compreender as demandas e saná-las. “E isso, tenho visto que carece em nosso município, essa troca, entre população e ações políticas, a qual deve ser fortalecida”.

Na foto que ganha espaço nas redes sociais, ele Pedro Sampaio, aparece ladeado com os vereadores, tem um nome marcante na política local; Rui Aguiar que é ex-prefeito de Senador Sá. Também ilustram a foto – vereadora Zilma da Serrota e Neto do Salão.


II Exposição Fotográfica de Arquitetura e Urbanismo

 


Com o intuito de levar arte ao campus universitário, surge a II Exposição Fotográfica de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Inta (UNINTA), apresentando trabalhos realizados pelos estudantes da disciplina Oficina de Fotografia, ao longo do semestre 2022.2. Inspirada pelo Teatro São João, situado em Sobral, a exposição tem como temática "O Theatro Municipal: Uma Perspectiva Universitária". Sob a curadoria do Professor Me. Matheus Salvany, a mostra exibe 10 fotografias.

A exposição estará aberta ao público durante um mês, do dia 9 de março até o dia 9 de abril, e está hospedada no Bloco D do Centro Universitário Inta. Os visitantes terão a oportunidade de apreciar o trabalho dos estudantes e contemplar a beleza da arquitetura e do urbanismo através da fotografia. Além disso, a exposição também promove a interação entre a universidade e a comunidade local, contribuindo para a difusão da cultura, da memória e da arte na região.

Segundo o monitor da disciplina e estudante do curso, José Walex, a experiência de realizar a exposição foi muito especial. ``É gratificante ver as pessoas parando pra ver nossos trabalhos, além de todo o aprendizado sobre fotografia e arquitetura, duas linguagens artísticas que se complementam e dialogam muito bem´´, destacou.

Para o professor e curador da exposição, Me Matheus Salvany, o momento é o fechamento de um trabalho de seis meses da disciplina de Oficina de Fotografia. ``Após conhecermos a história da fotografia, sua evolução, técnicas e alguns artistas que trabalham a fotografia de arquitetura e urbanismo, o nosso último momento foi escolher um tema e realizar nossa exposição. Agradeço aos estudantes por acreditarem no potencial que possuem, a direção do equipamento público e todos do UNINTA que valorizam a expressão artística como aprendizado´´, colocou o docente.  

Prestes a completar 10 anos de atividades, o curso de Arquitetura e Urbanismo do UNINTA possui um projeto pedagógico que enfatiza a formação ampla e a concepção arquitetônica, compreendendo a Arquitetura como uma arte e obra construída, não se limitando apenas ao projeto.

Estudantes Autoras(es): Raquel Montenegro, Rebeca Aguiar Vieira,   Amanda Fontenelle, Vandrianni Carlos e José Walex.

Curadoria: Prof  Me. Matheus Velasco Salvany

Serviço

Evento: II Exposição Fotográfica de Arquitetura e Urbanismo do UNINTA.

Dia: 9 de março até 9 de abril

Onde: Bloco C do UNINTA

Contatos: 85 9.9989.7764

quinta-feira, 9 de março de 2023

FIES 2023.1: FACULDADE 5 DE JULHO ANUNCIA VAGAS PARA FINANCIAMENTO PARA TODOS OS CURSOS


 A Faculdade 05 de Julho (F5) informa que todos os cursos da instituição poderão ser financiados através do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). As inscrições estarão disponíveis nos dias 07 a 10 de março na plataforma do MEC (acessounico.mec.gov.br/fies) e são válidas para o primeiro semestre de 2023.


Para concorrer a uma das 300 vagas ofertadas, o candidato deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em uma das edições a partir de 2010 e ter obtido nota igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos na média das provas, e não ter zerado a redação.

Os interessados devem comparecer a sede da F5 para realizar a sua inscrição e adesão ao FIES. Teremos uma equipe exclusiva de atendimento, entre os dias 07 a 10 de março, das 8 às 21h, no campus da F5. Essa equipe estará à disposição para prestar todas as orientações e lhe ajudar na inscrição no FIES de forma gratuita, presencial e online.

Mais informações ligue para um dos nossos consultores no WhatsApp (88) 99351-3970.

Confira a prévia do cronograma:

– Período de Inscrições: 07 a 10 de março.

– Resultado: 14 de março.

– Complementação da inscrição: 15 a 17 de março (período em que os candidatos pré-selecionados na modalidade fies complementam sua inscrição no site Fies Seleção).

– Lista de espera: 21 de março a 18 de Maio (período em que os candidatos não selecionados na chamada única poderão conferir sua eventual seleção na lista de espera. Os candidatos não selecionados na chamada única estarão automaticamente na lista. A complementação da inscrição deve ser feita em até 3 dias úteis após a pré-

terça-feira, 7 de março de 2023

FIES 2023.1: Financiamento Estudantil pode ser utilizado como forma de ingresso na graduação no UNINTA


Com o período de inscrições para o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) aberto nesta terça-feira, 07, o UNINTA anuncia que estão disponíveis vagas para todos os cursos de graduação. Os interessados devem acessar o site oficial fiesselecaoaluno.mec.gov.br para participar da seleção.

A Seleção do FIES é uma forma de ingressar no UNINTA. Uma vez que o candidato seja selecionado para a vaga, deve realizar os procedimentos de complementação dos documentos e firma do contrato bancário, estando a partir deste momento apto a realizar sua matrícula, sem necessidade de concorrer em outro processo seletivo, exceto medicina, que terá sua inscrição postergada para 2023.2.

No período compreendido de 07 a 10 de março, a instituição ainda oferece consultoria gratuita presencial para aqueles candidatos que possuem dúvidas sobre o financiamento ou estão com dificuldades técnicas para realizar o processo de adesão em casa. Basta comparecer ao Auditório Multifuncional do UNINTA, em Sobral, das 7h15min às 22h, até quinta-feira, e das 7h15min às 17h30min, na sexta-feira.

Podem concorrer às vagas os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em qualquer edição a partir de 2010, obtiveram no mínimo 450 pontos e não zeraram a redação.

 

Deputado Federal Moses Rodrigues se reúne pela primeira vez com Ministro da Educação após assumir presidência da AMIES


Nesta terça-feira (07/03), o Deputado Federal Moses Rodrigues participou de uma audiência, em Brasília, com o Ministro da Educação, Camilo Santana, para apresentar a nova Diretoria da Associação dos Mantenedores Independentes Educadores do Ensino Superior. 

O encontro é o primeiro realizado após Moses assumir a presidência da AMIES no final de fevereiro. “_Temos a intenção de estabelecer diálogo acerca do planejamento estratégico do MEC para políticas públicas de Educação Superior_”, destacou o parlamentar.

Segundo o novo presidente, ainda foram tratados temas como a reforma tributária e o impacto no setor de serviços. “_O papel da AMIES é colaborar com o MEC, principalmente, no que se refere à regulação, à supervisão e à avaliação de cursos superiores_”, finalizou.




Prefeitura de Sobral vai obrigar donos de trailer que estão nas praças fazer a remoção todos os dias

 


Um projeto de Lei, de autoria do Prefeito Ivo Gomes, e aprovado em primeira votação pelos vereadores sobralense, com rejeição da bancada de oposição, poderá obrigar os donos de Trailer, a fazer a remoção do veículo todos os dias após o expediente. A lei que deverá ser aprovada de forma definitiva na sessão de terça-feira, e, caso o dono do trailer, não faça a remoção do transportes todos os dias, sofrerá punição com multas de até R$ 1 mil. 

O vereador Junior Balreira (MDB), relembra que as praças de Sobral, eram bastantes movimentadas diuturnamente, e com retirada das tradicionais bancas de revistas, os espaços públicos se tornaram "fantasma", sem vida noturna. "Imagine as pessoas que pediram ligação de luz para o trailer, como farão", destacou Júnior Balreira.  

Vereador Tiago Ramos reclama da carga tributária cobrada pela Prefeitura de Sobral

 


O vereador do MDB de Sobral, Tiago Ramos, esteve discursando na Tribuna do Plenário 5 de Julho, na sessão de segunda-feira, 6, e reclamou sobre o grande número de taxas e impostos que é cobrado pela Prefeitura de Sobral, em todos os setores. O discurso do vereador Tiago Ramos, durou mais de 35 minutos.

Durante o pronunciamento, Tiago Ramos, lembrou que Sobral passa por um terceiro Lockdown ao avaliar a decisão tomada pela prefeitura, para acomodar os permissionários do Mercado Público, que por motivo de segurança, fechou as ruas por completo ou parcial em torno do Mercado Público. Para o edil sobralense, em vez de colaborar, está colocando dificuldades para os permissionários.

Outro ponto destacado pelo vereador, mas de maneira vitoriosa, foi a retirada de um projeto de lei, que determinava a cobrança de taxa para os donos de terrenos que mesmo sem edificação teriam que pagar pela iluminação pública. O projeto de autoria do Executivo, segundo Tiago Ramos, foi retirado da pauta de votação após manifestação de forma negativa por parte da população.

segunda-feira, 6 de março de 2023

I Encontro Sobralense de Doação de Órgãos da Santa Casa de Sobral reúne gestores de saúde e marca reestruturação da OPO


O I Encontro Sobralense de Doação de Órgãos da Santa Casa de Misericórdia de Sobral reuniu, nesta terça-feira (28/02), profissionais da saúde e gestores da Região Norte no auditório do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) para discussão sobre a reestruturação da Organização de Procura de Órgãos (OPO) que estará atuando na unidade de saúde.

Na ocasião, a Santa Casa prestou uma homenagem à empresa Guanabara que disponibiliza sua frota de transportes para ações que incentivam e colaboram com a doação de órgãos e tecidos na Região Norte do estado do Ceará. Receberam a homenagem o gerente de operações da filial de Sobral, Francisco das Chagas da Silva Leite e a gerente do terminal rodoviário Sobral, Kássia Parente.

Em seguida as palestras voltadas para a temática da doação de órgãos e tecidos foram conduzidas pelo médico intensivista e coordenador da OPO da Santa Casa, Dr. Francisco Olon Leite Júnior; pela enfermeira Rosa Ester Fontenele Chaves Ribeiro e pela coordenadora da Central Estadual de Transplantes do Ceará, Eliana Régia Barbosa de Almeida.

Estiveram presentes o diretor técnico da Santa Casa, Dr. Maycon Fellipe; a diretora de enfermagem, Dra. Fabiara Parente; o diretor do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE), Dr. Julio Cesar Chagas e Cavalcante; e os enfermeiros da OPO, Thiago Ribeiro e Antônio Neto. Ao final do evento, foram apresentados os novos membros da OPO.



Faculdade F5 lança campanha de Vestibular trazendo estudantes como protagonistas e ofertando descontos e condições especiais!

 (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - A Faculdade 05 de Julho (F5) está com inscrições abertas para o Vestibular do 2º semestre...