sábado, 6 de abril de 2019

Vereadora Alessandra Ponte tem encontro com Lia Ferreira Gomes

A Vereadora Alessandra Ponte (PDT) esteve na manhã da quinta-feira, dia 3, em reunião com a médica Lia Ferreira Gomes, Secretária Executiva de Cidadania e Direitos Humanos da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos do Estado do Ceará, para tratar de ideias e parcerias a respeito de melhorias e benefícios para vários bairros na cidade de Sobral. Foi discutido ainda projetos para uma moradia e qualidade de vida adequada para famílias mais carentes.

Vereador Júnior Balreira solicita uma praça para o Bairro Gerardo Cristino

Vereador Júnior Balreira indica com urgência, a construção de uma praça no terreno localizado na rua Maria Eneita Siqueira Portela no bairro cidade Gerardo Cristino de Menezes .
Devido ao fato do referido terreno se encontrar desocupado, servindo apenas para acúmulo de mato, lixo e lama, acarretando desta forma risco de proliferação de doenças, além de ser uma reivindicação antiga dos moradores o aproveitamento daquele espaço público, a construção da praça será em prol da comunidade servindo para a diversão das crianças e adolescentes que moram nas proximidades.

sexta-feira, 5 de abril de 2019

Para tentar superar a crise na saúde de Sobral UPA poderá entrar em funcionamento

O prefeito Ivo Gomes e o secretário da Saúde do Estado do Ceará, Carlos Sobrinho (Dr. Cabeto), visitaram, na manhã desta quinta-feira (04/04), as obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sobral. O secretário municipal da Saúde, Gerardo Cristino, também esteve presente. Ao longo do dia os gestores discutiram o financiamento e a inauguração da unidade, como forma de suprir a deficiência no atendimento à saúde do Município.
O equipamento, que terá capacidade para 6.750 atendimentos mensais, é o maior do segmento no Estado do Ceará e é caracterizado como unidade de Porte II, aquela que tem o mínimo de 11 leitos de observação, capacidade de atendimento médio de 250 pacientes por dia e população na área de abrangência de 100 a 200 mil habitantes.

 A UPA de Sobral foi construída com recursos municipal e federal, onde recebeu um investimento superior a R$ 3 milhões. Possui 14 leitos de observação (8 adultos, 4 pediátricos e 2 de isolamento) e três de urgência, além de outros 40 ambientes, entre consultórios, quartos, salas administrativas, almoxarifado, ambiente para esterilização e banheiros, totalizando 1.434,78 m2 de área construída. 



Em Sobral a população tem reclamada quase que diariamente nas emissoras de rádio a falta de medicamentos e de atendimento nos Centros de Saúde da Família do Município. O assunto já foi bastante discutido na Câmara de vereadores, sem nenhuma resposta de quando os problemas na saúde de Sobral serão resolvidos.




quinta-feira, 4 de abril de 2019

Hemoce lança aplicativo e nova campanha para doação de sangue

O Governo do Ceará, por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, Hemoce, iniciou na última terça-feira (2), na sede do hemocentro em Fortaleza, a nova campanha para doação de sangue.

A campanha visa reforçar a importância da doação sanguínea como uma atitude voluntária e regular. A abertura da programação teve a participação do cantor Waldonys, que participa voluntariamente das ações do Hemoce há seis anos.

Na ocasião foi lançado um aplicativo, o “DoeSangue”, que é uma nova ferramenta para captar, fidelizar e informar os doadores de sangue. Inicialmente, a ferramenta vai ser lançada para sistema Android e será interligada ao sistema de doação de sangue do Hemoce.

Campanha de agradecimento ao Dr. Oscar Rodrigues cresce na rede social


"Se não fosse esse cara, hoje estaríamos passando pelo pior momento da história do Guarany sem sombras de dúvidas. Ninguém quis pegar e investir na "bomba", "a furada" como o nosso clube estava sendo chamado por aí. Ele foi quem teve a audácia e coragem de dizer: EU ASSUMO! Gratidão @oscar.rodrigues.jr ,@unintaoficial , por tudo que fez por nós. O Guarany é detentor do primeiro título nacional de nosso estado, o maior Clube do interior também (contra fatos não há argumentos), um time como uma torcida que jamais abandonou o clube, muito pelo contrário, quando poucos acreditavam nós sempre chegávamos junto ao clube e íamos para a guerra. Não merecíamos passar pelas humilhações que estávamos passando, por todo descaso também. Nosso clube sempre mereceu respeito. Por isso, gratidão pelo o que fizeram por nós. Sei que isso é apenas o começo do que virá por aí e ainda desfrutaremos de muitas alegrias com o nosso time. 🙏🔴 BORA GUARÁ"

Bazar by Sandra Arcanjo no Shopping Sobral

Venha conferir esta grande promoção, nos dias 4, 5, e 6 de abril no Shopping Sobral.

Garoto de programa, empresário e lutador são presos com droga "Michael Douglas" e ecstasy

Três traficantes foram presos com 385 comprimidos de ecstasy e cristais de “MD”, substância conhecida como a “droga do amor” ou "Michael Douglas", em operação da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD). Dois dos suspeitos, um garoto de programa e um empresário, foram capturados em Fortaleza. O terceiro, um lutador amador, foi encontrado em Sobral. As prisões ocorreram nesta terça-feira (2) e na última sexta (29), e foram divulgadas nesta quarta-feira (3).
Apontado pela polícia como garoto de programa e fornecedor das drogas, Lucian Gurgel Pereira, 28 anos, desembarcou do Rio de Janeiro em Fortaleza. Ele foi capturado em um flat na Praia do Futuro. Com ele, a polícia apreendeu 50 comprimidos de ecstasy, além de substâncias líquidas que vão passar por avaliação, segundo a polícia. 

O segundo suspeito é um empresário identificado como Frederico Rabelo Fagundes, 35 anos, que buscou Lucian no aeroporto. A polícia seguiu com os dois suspeitos até um apartamento no bairro Cocó, onde foram apreendidas mais drogas, uma arma e outros materiais. 

De acordo com a polícia, o empresário apresentou um registro de posse de arma vencido e disse ser atirador esportivo. 

Nos dois endereços, os policiais apreenderam 385 comprimidos de ecstasy; 45 gramas de ecstasy esfarelado; sete gramas de haxixe; 3,5 gramas de maconha; 4 gramas de “MD”, “a droga do amor”; cerca de R$ 5 mil dólares; 300 bolivianos; pistola calibre 380; além de munição, carregadores de arma e substâncias usadas para o preparo de drogas sintéticas.
A prisão do lutador ocorreu em Sobral, na residência do suspeito no bairro Jerônimo Medeiros. Ele estava com 10 gramas de “MD”, além de cocaína e anabolizantes.
Os três foram autuados por tráfico de drogas. O garoto de programa e o empresário também vão responder por associação para o tráfico.

Fonte: Diário do Nordeste

Encosta desaba e destrói parte de casa após chuvas no Crato na madrugada desta quinta-feira (4)

Nesta madrugada, trecho de uma encosta desmoronou com as fortes chuvas na cidade do Crato (Região do Cariri) e atingiu uma casa. Uma mulher estava dentro da residência, mas saiu ilesa. Segundo a Prefeitura, escadaria que liga os bairros Centro e Seminário ficasse parcialmente destruída.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para realizar uma vistoria no local durante a manhã desta quinta. No local do deslizamento de terra, a fiação elétrica caiu e um poste está prestes a cair. 
Risco já havia sido identificado 
O secretário de Infraestrutura do Crato, José Muniz, afirmou que a prefeitura havia realizado um diagnóstico de risco de desabamento do barranco na última semana e que a Prefeitura já estava trabalhando para solucionar o problema.
"Estava do mesmo jeito ontem à noite. Isso aqui me surpreendeu, porque, quando retornei, estava um cenário de desastre parecido com o de 2011. Na chuva anterior, não tinha muito risco, mas agora sim", disse Muniz.


Com informações, DN e o Povo.

quarta-feira, 3 de abril de 2019

Por conta das fortes chuvas, cidades cearenses antecipam férias escolares

As chuvas trazem segurança hídrica e renovação na natureza, mas também algumas situações em que o homem precisa demonstrar seu espírito de adaptação e até mesmo algumas privações momentâneas. Nos últimos dias, inúmeros municípios do Ceará estão banhados fortemente pelas intensas chuvas, e resolveram antecipar as férias escolares de julho dos alunos da rede pública municipal de ensino, considerando as dificuldades que alunos e professores estão tendo na mobilidade e tráfego, impossibilitados de chegarem as unidades educacionais, principalmente nas zona rurais onde açudes, rios e riachos transbordaram avariando estradas e deixando várias localidades sem acesso.

Em várias Regiões do Estado, algumas cidades já suspenderam as aulas por conta das chuvas. A medida já está acontecendo nos municípios de Itarema, Baturité, Capistrano, Uruoca, Martinópole, Meruoca, Itapajé e Ocara. As previsões apontam que os meses de abril e maio serão de grandes chuvas em várias regiões do Ceará. (Armando Costa).

TCE Ceará divulga relação de órgãos e entidades estaduais que serão fiscalizadas in loco este ano

Divulgados os órgãos e entidades estaduais que serão fiscalizados durante o ano de 2019 pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará. Destes, 18 foram selecionados por sorteio, durante expediente da sessão plenária desta terça-feira (2/4). Os demais foram selecionados exclusivamente pelo critério de risco.
As unidades administrativas do governo estadual que participaram do sorteio foram classificadas em quatro categorias (alta, média, baixa e mínima complexidade) definidas pela matriz de risco desenvolvida pela Secretaria de Controle Externo. Foram sorteadas cinco unidades estaduais da categoria alta complexidade, nove de média complexidade, três unidades de baixa e uma de mínima complexidade.
 
As 29 unidades estaduais a serem fiscalizadas in loco no decorrer deste ano são:
 
– Departamento Estadual de Rodovias
– Fundação Universidade Regional do Cariri
– Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior
– Secretaria de Turismo
– Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo
– Academia Estadual de Segurança Pública
– Companhia Administradora da Zona de Processamento de Exportação do Ceará
– Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico
– Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
– Fundação de Teleducação do Ceará
– PrevMilitar – Fundo Financeiro
– Procuradoria Geral de Justiça
– Secretaria de Planejamento e Gestão
– Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará
– Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará
– Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Estado do Ceará
– Fundo de Previdência Parlamentar
– Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Estado do Ceará
– Secretaria de Educação
– Fundo Estadual de Saúde
– Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará
– Polícia Militar
– Companhia de Água e Esgoto do Ceará
– Departamento Estadual de Trânsito do Ceará
– Secretaria de Administração Penitenciária
– Superintendência da Polícia Civil
– Companhia de Gás do Ceará
– Secretaria de Infraestrutura
– Secretaria de Cultura


Com informações, Roberto Moreira

Cid Gomes mostra preocupação com repasse de recursos públicos para creches privadas

Para o senador cearense Cid Gomes (PDT), a utilização de recursos públicos para instituições privadas é motivo de preocupação. Cid pediu vistas do projeto de lei nº 466/2018, de autoria do senador paulista José Serra (PSDB), na noite dessa terça-feira (2), que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, quando estados e municípios ficam autorizados a instituir programas de auxílio financeiro para realização de matrículas de crianças de 0 a 5 anos de idade em estabelecimentos de educação infantil da rede privada.
“Tenho um profundo compromisso com a educação pública e fico preocupado de que esse projeto não possa ser interpretado como um projeto que tira recursos da rede pública de educação para redes particulares. Portanto quero analisar melhor para dar meu voto com mais tranquilidade”, justificou o senador do Ceará, comprometendo-se a devolver a matéria nesta quarta-feira (3).

Com informações, Agência Senado

Ministra participa do lançamento do projeto Paisagens Rurais nesta quarta-feira


A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, participa nesta quarta-feira (3) do lançamento do Projeto Paisagens Rurais. O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação e pelo Serviço Florestal Brasileiro do ministério, em parceria com a Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Banco Mundial.
A iniciativa é voltada para a conservação e restauração ambiental e promoção de práticas agrícolas de baixa emissão de carbono em bacias selecionadas no Cerrado.


Serviço
Lançamento do Projeto Paisagens Rurais
Data: 03 de abril, quarta-feira
Horário: 10h30 horas
Local: Auditório da CNA
Endereço: SGAN Quadra 601 Módulo K, Asa Norte - Brasília – DF

Com informações, Imprensa Mapa

Leônidas Cristino discute Reforma da Previdência com representantes da Fenafisco


Na manhã da terça-feira (2), em Brasília, o deputado federal Leônidas Cristino se reuniu com representantes da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) para discussão da Reforma da Previdência. Na ocasião, os membros apresentaram propostas de Reforma alternativa que segue diretrizes como o incentivo ao crescimento de atividades econômicas; instrumentalização da execução fiscal da dívida ativa; aumento da fiscalização para a redução da sonegação e o fim das renúncias fiscais previdenciárias. (Rubens Lima).

Zé Vital faz discurso na tribuna da Câmara de Vereadores de Sobral


O vereador Zé Vital, discursou na tribuna da Câmara de Vereadores na sessão de terça-feira, 2, e começou defendendo de que a reforma da Previdência que tramita em Brasília, se faz necessário, uma vez que o País está 'quebrado', e não tem mais dinheiro para pagar os grandes salários dos aposentados. Durante o seu pronunciamento, o vereador que faz parte da bancada de oposição ao prefeito Ivo Gomes, questionou o silêncio da Mesa Diretora, sobre o episódio em que envolve o vereador daquela casa Romário Araújo que foi denunciado pela polícia e pelo Ministério Público por crimes que poderá levá-lo a 36 anos de prisão. "Aqui não acontece nada com esse vereador que está manchando a imagem da Câmara até lá em Fortaleza, ninguém faz nada. Aqui ele não comparece e não dar nenhuma satisfação" disse Zé Vital.
O vereador chegou a solicitar diretamente ao presidente da CM, Carlos do Calisto a permissão para a entrada de funcionários antes das 8h, para aqueles que chegam cedo e ficam do lado de fora no sol de Sobral.
Outro tema questionado pelo vereador é a forma obscura que o prefeito Ivo Gomes tem tratado quando questionados sobre  valores arrecadados por multas aplicadas no Centro de Sobral. "Se os FGs são tão honestos como dizem, porque a Câmara tem medo e autorizar Ivo revelar quanto o município arrecada?" indagou Zé Vital.

___________________________________
PUBLICIDADE
 
 

Ceará registra aporte de 140 milhões de metros cúbicos nesta terça-feira

O aumento de volume armazenado nos açudes do Ceará foi de 74,8 milhões de metros cúbicos nesta terça-feira, 2. Ao todo, 87 açudes registraram aporte. Considerando estimativa do volume evaporado e o volume liberado, o aporte foi de 139,6 milhões de metros cúbicos. O volume permitiu que o açude Nova Floresta, em Jaguaribe, deixasse de estar seco, registrando 4,7 mil m³.
A bacia de Acaraú foi a que marcou o maior volume. Ao todo, foram 53 milhões de metros cúbicos a mais de volume de água. O açude de Araras, em Varjota, foi o que teve o maior aumento, com 17 milhões de metros cúbicos. Em seguida, Acaraú Mirim, em Massapê, com 14,4 milhões de metros cúbicos.
Destacam-se ainda: Edson Queiroz, em Santa Quitéria, com 5,4 milhões m³; Ayres de Sousa, em Sobral, com 4,2 milhões m³; Forquilha, açude que tem o mesmo nome da cidade, com 2,8 milhões m³.
Estão sangrando: Acaraú Mirim (Massapê), Angicos (Coreaú), Barragem do Batalhão (Crateús), Batente (Ocara), Caldeirões (Saboeiro), Cauhipe (Caucaia), Cocó (Fortaleza), Diamantino II (Marco), Gameleira (Itapipoca), Gangorra (Granja), Gavião (Itaitinga), Germinal (Palmácia), Gomes (Mauriti), Itapajé (Itapajé), Itapebussu (Maranguape), Itaúna (Granja), Jenipapo (Meuroca), Maranguapinho (Maranguape), Missi (Miraíma), Poço Verde (Itapipoca), Quandú (Itapipoca), S. Pedro Timbaúba (Miraíma), São José I (Boa Viagem), São Vicente (Santana do Acaraú), Sobral (Sobral), Tijuquinha (Baturité), Tucunduba (Senaor Sá), Valério (Altaneira) e Várzea da Volta (Moraújo).

terça-feira, 2 de abril de 2019

Tuppeware faz cobrança e não revela detalhes

"Estou sendo importunado pela empresa Tupperware que vende produtos por catalogo. No início deste ano minha vida virou um inferno por conta dessa empresa, que vive a cobrar, sem dar explicações como surgiu meu cadastro de devedores da CIRANDA - TUPPERWARE, deixando transparecer que essa empresa não tem compromisso com suas vendas. Desde já não autorizo qualquer pessoa desse planeta Terra a comprar nessa empresa usando meu nome, nem usando meu CPF. Nem tampouco a Tupperware está autorizada e me vender seus produtos."

Assinado:
JOSÉ WILSON DO NASCIMENTO

As curtas do BLOG WILSON GOMES

1- O vereador Paulo Vasconcelos apreseta Projeto de Lei Municipal que institui a campanha “Abril Verde” no município de Sobral, e dá outras providências. O projeto foi lido na sessão de segunda-feira e segue agora para as comissões.


2- Dr. Júnior Balreira, vereador de Sobral, está solicitando com urgência, colocar um parque infantil e academia de saúde na praça já existente entre a rua Itália, com rua Campo Grande, na Várzea Grande, Dom Expedito. Outra solicitação feita pelo Vereador pede com urgência, revestimento asfáltico para a rua Santa Rita de Cássia, na COHAB II.


3- A ampliação da rua Professora Francisca Rocha, ligando a rua Francisco Jacinto, no bairro Cidade Doutor José Euclides Ferreira Gomes Júnior (antigo Terrenos Novos), de autoria da vereadora Alessandra Ponte, foi votado e aprovado na sessão de terça-feira. Outro pedido aprovado, saneamento para rua Professora Francisca Rocha, no bairro Cidade Doutor José Euclides Ferreira Gomes Júnior (antigo Terrenos Novos).

Vai acontecer nesta manhã de terça-feira


Bando ataca agência bancária na cidade do Graça

Um bando de homens fortemente armado atacou nesta manhã de terça-feira, uma agência bancária na cidade de Graça, região Norte do Estado. De acordo com as primeiras informações, o bando sitiou a cidade, levando grande pânico aos moradores da cidade. Polícia Militar de várias cidades no entorno da cidade do Graça, estão na caça da quadrilha.


 ___________________________________

PUBLICIDADE:

MPE sob venda e consumo de bebidas alcoólicas no entorno dos estádios

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudtor), expediu recomendação, na segunda-feira (01/04), ao Município de Fortaleza, determinando a fiscalização do entorno das praças esportivas da Capital a fim de coibir a venda de bebidas alcoólicas.
Na recomendação, o MPCE também requer ao Município o ordenamento da atividade dos vendedores ambulantes, de forma que estejam cadastrados, identificados e em espaço adequado. Ante a proximidade de grandes confrontos no entorno dos estádios Arena Castelão e Presidente Vargas, o Nudtor recomenda urgência na adoção de tais medidas, devendo a recomendação ser acatada no prazo máximo de 30 dias.
De acordo com o coordenador do Nudtor, promotor de Justiça Edvando França, o artigo 8º da Lei Municipal nº 9.477, de 09 de abril de 2009, estabelece que “fica proibida a venda e o consumo de bebidas alcoólicas, em dias de jogos, no entorno dos estádios de futebol e ginásios esportivos localizados no Município de Fortaleza”.
O membro do MPCE destaca, ainda, que o artigo 13 da Lei nº 10.671/2003 (Estatuto do Torcedor), aborda que é direito básico do torcedor a segurança, destacando não ser permitido o acesso e permanência do torcedor no recinto esportivo portando bebidas ou substâncias proibidas ou suscetíveis de gerar ou possibilitar a prática de atos de violência.
 _______________________________________
PUBLICIDADE:

segunda-feira, 1 de abril de 2019

Sobral e a Mentira



Neste dia da mentira o Jornalista e Professor Universitário Matheus Salvany nos envia um artigo. Na pauta, a saúde de Sobral.


Nesta manhã tive de ir ao posto de saúde. Sofri um leve acidente e precisei reparar a coroa de um dente. Coisa pouca.  Desta forma, fui até ao PSF do Tamarindo, que fica no Centro da cidade. Para minha surpresa, a situação está pior do que eu imaginava. Segundo os profissionais que ali estavam e que por sinal me atenderam muito bem, das duas equipes médicas existentes, uma estava sem médico. Já a outra equipe, o médico entrou de férias na ultima semana e desde então o posto encontra-se sem a oferta do profissional e dos serviços. Desta forma, atualmente o posto não tem médico.   



Contudo, o que mais me chamou a atenção foi à situação do maltratado lugar. O mofo toma conta das infiltradas paredes, a sala de curativos está com o teto prontinho para ceder e o chão é um campo minado de baldes que aparam as quedas d´águas oriundas do forro escurecido pela ausência de manutenção. Sobre os materiais, precisei do esparadrapo para o curativo, as enfermeiras se perguntavam se já havia chegado. Desde quinta-feira estavam sem. Retornei ao trabalho e preocupado com o que vi conversei com alguns colaboradores sobre a situação. Segundo os mesmos, a regra da realidade é esta.



Entretanto, também me chama a atenção que em recente entrevista o Prefeito Ivo Gomes afirmava que tudo isso é uma mentira. Na nossa querida Sobral não falta médico, não falta insumos e a saúde de Sobral nunca esteve tão bem. Isso me feriu e como um homem de humanas, na dor, a poesia me acalenta. Veio-me a cabeça um verso do sobralense Belchior. ``Pra que mentir de fingidor das dores tão reais?´´. Logo hoje, no dia da mentira.



Matheus Salvany

Jornalista e Professor

VEREADORES DE SOBRAL APROVAM LEI QUE OBRIGA O PREFEITO IVO A COBRAR "TAXA DO LIXO"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas notícias) -  A Câmara de Vereadores de Sobral aprovou o Projeto de Lei que obriga o prefeito Ivo Gomes, ...