sábado, 9 de fevereiro de 2019

Jornalista é processado 59 vezes após publicação de reportagem sobre suposta fraude em Sobral (CE)


Após publicar em 13.set.2018 a série de reportagens Educação do Mal sobre supostas fraudes nas avaliações de educação em Sobral, o jornalista Wellington Macedo passou a ser alvo de 59 processos por danos morais no Juizado Especial Cível. As ações são movidas por diretores e diretoras de escolas do município e foram protocoladas em um intervalo de 7 dias (de 19.set.2018 a 27.set.2018). O advogado em todas as ações é Charles Antonio Ximenes de Paiva, servidor responsável pelos contratos e convênios da Secretaria de Educação de Sobral. 

O material, publicado no canal de Macedo no YouTube, traz entrevistas com estudantes e pais sobre o funcionamento do suposto esquema de fraudes do município. Os estudantes com bom desempenho escolar seriam previamente selecionados pela diretoria das escolas para realizar as provas, além de receberem treinamento para dar as respostas certas. O esquema de adulteração dos resultados funcionaria graças a uma articulação entre alunos, professores, gestão escolar e secretaria de Educação. 

Após a divulgação do material, outros veículos como a Folha de S. Paulo e revista Nova Escola também publicaram reportagens sobre o caso. 

Macedo afirma que o prefeito de Sobral Ivo Gomes (PDT-CE) teria obrigado os diretores e diretoras a entrar com as ações. Procurada por meio da assessoria de imprensa para esclarecer a alegação, a secretaria de Educação de Sobral não respondeu à reportagem. O advogado responsável pelos processos também não se pronunciou sobre um possível conflito de interesse em sua atuação nem sobre eventual orientação da prefeitura ou da secretaria para entrar com as ações.

O jornalista conseguiu que as audiências de conciliação de todas as 59 ações fossem agendadas para o mesmo dia e horário, 19.fev.2019 às 11h. Macedo vê os processos como "apenas parte das tentativas de intimidar o meu trabalho".

Outras ações têm a reportagem como alvo: o governador Camilo Santana (PT-CE), reeleito em 2018, e o então candidato ao Senado Cid Gomes (PDT-CE) pediram na Justiça a retirada de “Educação do Mal” do YouTube. O processo está em andamento. Durante a campanha eleitoral, a equipe de Santana teve o pedido para retirar a série do YouTube negado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. 

O secretário de educação de Sobral Francisco Herbert Lima Vasconcelos entrou com uma representação contra Macedo na Comissão de Ética dos Jornalistas do Ceará em 8.nov.2018. Segundo o presidente da Comissão, Salomão Filho, o processo tramita em sigilo de acordo com o regimento interno do órgão. "O que mais me preocupou foi a ousadia maliciosa de terem procurado o Sindicato dos Jornalistas do Ceará oferecendo uma denúncia mentirosa, cujo objetivo é o de provocar uma punição da entidade sobre mim", diz o jornalista.

Ele relata ainda coações: em 30.nov.2018, o jornalista registrou um Boletim de Ocorrência relatando ter sido ameaçado em frente à escola Mocinha Rodrigues ao se dirigir a casa da mãe de um dos alunos, próxima ao local. Macedo entrou com um pedido de proteção junto ao Ministério Público Federal em 12.dez.2018, solicitando sua inclusão no programa de proteção à testemunhas e autorização para a aquisição de uma arma de fogo. Procurado, o MPF informou que o pedido está sob sigilo.

A abertura de processos em massa contra jornalistas é frequente: foi utilizada contra o jornal Gazeta do Povo em 2016, após a publicação de reportagem sobre a remuneração de juízes e promotores do Paraná, contra o site Congresso em Foco em 2011, após a publicação de reportagem sobre supersalários no Senado, e contra a jornalista Elvira Lobato em 2008, por conta de reportagem sobre o patrimônio empresarial de dirigentes da Igreja Universal. 

A Abraji repudia o assédio judicial contra Wellington Macedo. A prática de mover dezenas de processos contra jornalistas em juizados de pequenas causas é uma estratégia de intimidação e, como tal, um atentado à liberdade de imprensa. Certa de que o Judiciário cearense seguirá decisões do STF e de outros tribunais em casos semelhantes, a Abraji espera que as ações sejam recusadas.

Diretoria da Abraji, 8 de fevereiro de 2019.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Totolec Interior - Regional de Sobral entrega mais um prêmio

Mais uma entrega o primeiro de fevereiro 2019. Luciana do Nascimento Freitas Morais. Rua Mãe Crispina, 60, bairro Padre Palhano, Sobral. Recebeu sua premiação do 2º prêmio do Totolec Interior e levou um cheque de R$5 mil reais. Vendedora Débora.
Tem mais 3 semanas. Segura este nunca mudou de nome este é Totolec. Este o sol brilha porque se trabalha com transparência.

Deputado Leônidas Cristino participa de reunião da Coema

 

Na quinta-feira, 7, no auditório da SEMACE, em Fortaleza, a segurança das barragens no Ceará foi tema de reunião ordinária do COEMA. 
O deputado federal Leônidas Cristino(PDT/CE) esteve presente e informou que a Câmara vai elaborar lei que tenha consistência para resolver o problema da segurança de barragens.
Também participaram representantes do DNOCS, COGERH, SRH e CREA

Caso que envolve vereador Romário é publicado no Diário do Nordeste


O Jornal Diário do Nordeste, publicou em sua página eletrônica, na manhã de quinta-feira, o caso em que envolve o  vereador de Sobral, Romário Araújo de Sousa, conhecido por Conselheiro Romário (Solidariedade), que é investigado por estelionato e apropriação indébita.

De acordo com a matéria a Polícia instaurou um inquérito em que o político é envolvido de prometer emprego público em troca de participação em um curso. O caso ganhou repercussão na cidadã após o vereador Tiago Ramos leva-lo à Câmara, na abertura dos trabalhos legislativos, segunda-feira, dia 4, que colhe mais provas e aguarda o resultado da investigação policial.

Uma das vítimas, Daiane Paiva investiu em depósito bancário R$ 900 para a realização de um curso preparatório para o exercício da função. Depois disso, não conseguiu nem emprego nem contato com o vereador.

Depois que ela fez o depósito, conforme a vítima, o vereador passou o contato do instituto onde o curso seria feito, mas nunca conseguiu sequer participar das aulas. Ela chegou a ser ressarcida. “A pessoa que conversava comigo, uma mulher por nome Paula, sempre por meio de texto ou áudio, não apresentava nenhuma prova real da seriedade da matrícula. O Romário também passou a não atender às minhas ligações. Eu tive a confirmação que tudo poderia ser mentira, pelas redes sociais. Mesmo tendo recebido o dinheiro de volta, eu busquei a Delegacia Civil e fiz um Boletim de Ocorrência”.

Camilo Santana poderá se filiar ao DEM de Rodrigo Maia

No encontro do DEM, que aconteceu em Fortaleza, nesta quinta-feira, serviu não apenas para avaliar com lideranças partidárias a situação da sigla no Estado, mas, para renovar o convite de que o DEM está de portas abertas para receber o governador Camilo Santana, caso resolva deixar o PT.   
O presidente da Câmara Federal, antes do encontro do Camilo, foi recebido pelo presidente do Democratas do Ceará, Chiquinho Feitosa, para um almoço, em seu apartamento em Fortaleza. Com Chiquinho estavam o deputado estadual João Jaime e o advogado e empresário Caio Rocha.



quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Prefeitura de Sobral realiza 1º Campanha de Adoção de Cães e Gatos neste sábado (9)

A Prefeitura de Sobral, por meio da Gerência de Bem-Estar Animal da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA) e com o apoio da Clínica Vet Pet, realiza, neste sábado (9), a 1º Campanha de Adoção de Cães e Gatos. O evento acontece no estacionamento da clínica (Rua Cel. Diogo Gomes, 1205, Centro), a partir das 9 horas.
Serão disponibilizados, de forma gratuita, testes de calazar, vacinação antirrábica e cirurgia de esterilização. A campanha tem como objetivo fomentar a guarda responsável de cães e gatos, de forma a evitar o abandono e prática de maus-tratos a estes animais.

Alessandra Ponte apresenta requerimentos para atender moradores do Sumaré e Novo Recanto

Atenta aos problemas que modificam a vida dos moradores do bairro Sumaré e do Novo Recanto, a vereadora Alessandra Ponta (PDT), apresentou requerimentos que foi aprovado na Câmara de vereadores em solicita a Prefeitura a implantação de um sistema de escoamento de águas pluviais na rua Tubiba, ao lado da BR 222. Alessandra Ponte também está solicitando pavimentação asfáltica para avenida Pimentel Gomes, no bairro Novo Recanto, atendendo uma reivindicação antiga dos moradores desta localidade.
 

Sobral sediará Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência


A Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em Sobral será realizada de 27 a 30 de março, no Centro de Convenções. Pesquisadores de todo o Brasil irão debater sobre “Educação Básica de Qualidade: currículo, carreira e gestão escolar”. O evento faz parte das comemorações pelo centenário do eclipse com o qual foi possível comprovar a Teoria da Relatividade de Albert Einstein em 1919.
A programação contará com conferências e mesas-redondas, além da realização de uma feira de ciências para os estudantes da rede municipal, organizada pela Prefeitura de Sobral em parceria com as escolas locais. Os interessados poderão se inscrever por meio de formulário online. 
As comemorações dos 100 anos da comprovação da Teoria da Relatividade começaram em maio de 2018, durante o Ano Municipal das Ciências, com uma programação diversificada com palestras, exposições, cursos de astronomia, entre outros. Com o fenômeno, Sobral entrou para cenário mundial como palco da comprovação da teoria que revolucionou a ciência moderna, derrubando ideias fundamentais da física clássica ao mostrar que o espaço não era absoluto e o tempo não corria de modo uniforme, mas eram grandezas relativas, que dependiam do observador. 

VEREADORES DE SOBRAL APROVAM LEI QUE OBRIGA O PREFEITO IVO A COBRAR "TAXA DO LIXO"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas notícias) -  A Câmara de Vereadores de Sobral aprovou o Projeto de Lei que obriga o prefeito Ivo Gomes, ...