sábado, 8 de setembro de 2012

"Segurança é de responsabilidade do Prefeito

O Município é o local onde as pessoas moram, constituem suas famílias, seus negócios em suma, onde vivem, logo, é no Município que as coisas boas e ruins acontecem como as festas, comemorações, evento, turismo, lazer entre outras, todavia, é também no Município que ocorrem os crimes e a violência de toda natureza, trazemos como exemplo a matéria veiculada na Folha de São Paulo do dia 26/abril/2012 onde traz que “A VIOLÊNCIA CRESCE EM SP NO 1º TRIMESTRE” apontando “particularmente” o mês de março como o mais violento com aumento de 80% em relação ao mesmo mês do ano passado. Com efeito as consequências decorrentes dessa violência e criminalidade para a vida do Município que apontam maiores índices pode se dar na migração de cidadãos e comerciantes para outras cidades, a diminuição do turismo com diminuição de arrecadação de impostos e movimentação de serviços e o cidadão de bem preso em sua própria residência amedrontado.

A Constituição Federal de 1988 traz no artigo 144 que “a segurança pública é dever doEstado , direito e responsabilidade de todos...” ( grifo nosso ), logo, DEVER DO GOVERNO MUNICIPAL, e não do ESTADO-FEDERADO tão somente, sendo importante frisar que não se trata de policiamento, mas, de segurança, já que a Constituição não traz que “O POLICIAMENTO É DEVER DO ESTADO, mas que, A SEGURANÇA É DEVER DO ESTADO”, desta feita, SEGURANÇA e POLICIAMENTO NÃO SÃO A MESMA COISA. Segurança é GÊNERO do qual POLICIAMENTO é uma das ESPÉCIES, nesse sentido, iluminação pública, ações de fiscalização de toda natureza e controle do espaço público, poda de mato, terreno baldio entre outros versam sobre SEGURANÇA, sendo essas ações um DEVER DO GOVERNO MUNICIPAL para com o cidadão. Aliás, tratar com o Gênero Segurança Pública Municipal, e ter ela como DEVER, é antes de qualquer outra coisa, SE COLOCAR NA POSIÇÃO DE PREVENÇÃO, se adiantar a violência e criminalidade evitando sua concretude e os males indeléveis que trazem consigo na vida das vítimas que quase sempre desenvolvem síndrome do pânico entre outras doenças relacionadas a violência que experimentam, assim, não é raro a migração do cidadão para outra cidade em busca de SEGURANÇA, ou seja, de um MUNICÍPIO MAIS SEGURO.

Segundo estudos da ONG Fórum Brasileiro da Segurança Pública, em 2010 é de 15% do PIB, com 45,6 bilhões, e São Paulo continua a ser o Estado com maior volume destinado à segurança com recurso na casa dos 10 bilhões em 2009 e 13% de aumento de 2008, todavia, o aumento dos gastos com segurança pública dissociada e desalinhada de uma sistematização de SEGURANÇA PÚBLICA MUNICIPAL tem demonstrado como resultado em SP, apenas o aumento de 80% da violência, como mostra a Folha de São Paulo, no mês de março de 2012 em face do mesmo mês de março de 2010, e nada mais, e isso não dá somente em SP, mas, em todo Brasil, concluindo com esses dados que a política de Segurança Pública deve tomar novos rumos, em especial o debate e ações em SEGURANÇA PÚBLICA MUNICIPAL se afastando da compreensão equivocada de que o “dever é do Estado, elevando esse DEVER ao Estado-Membro,” ou seja, “não seria do Município” quando o ESTADO que trata a Constituição Federal no artigo 144 quer dizer ESTADO - POLÍTICO, FINANCEIRO e ADMINISTRATIVO INDEPENDENTE , que são, a UNIÃO, ESTADOS-MEMBROS, DISTRITO FEDERAL e MUNICÍPIOS. Até porque como disse Albert Einstein:“quem faz as mesmas coisas dia após dia não pode esperar resultados direferentes” .Cabe ao Chefe do Poder Executivo Municipal que recebe o mandato para servir o povo de sua cidade o dever de zelar pela Segurança Pública Municipal, sem prejuízo de Instituir a GUARDA MUNICIPAL, que são os PRINCIPAIS AGENTES DE SEGURANÇA DA CIDADE, e se apropriar das tecnologias e métodos avançados de gestão em segurança para garantir uma vida melhor a todos, ademais, onde tem SEGURANÇA tem PAZ, e o Município fica mais atraente.

Eliazer Rodella
Professor de Direito Constitucional e Administrativo,
Consultor em Segurança Pública Municipal,
Membro Consultor da Comissão de Segurança Pública da OAB/SP.
Artigo 1 - Publicado na Gazeta Penhense e no Jornal do Interior/UVESP (União dos Vereadores do Estado de São Paulo) - Maio de 2012.
Apoiado peloSubinspetor S.Santos - GMRIO
Gestor de Segurança Pública Municipal
Gestor de Recursos Humanos

Guarany vai para uma missão impossível

Sem vitória há sete jogos no Campeonato Brasileiro da Série C, o Guarany provavelmente terá mudanças para encarar o Paysandu. Recém-contratado, Pedro Balu deverá entrar no lugar do lateral-direito Bismarck, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. No meio, Jackie Chan seguirá comotitular, ao lado de Fabinho Romão, Alício e Marcinho. Quem também foi testado, mas ainda não está confirmado foi Danilo Pitbull.

Os atletas que não forem relacionados para o confronto de sábado, irão realizar um trabalho técnico no sábado, às 8 horas da manhã, no Estádio do Junco, sob o comando do auxiliar técnico Edson Luiz.

Sem água os Bombeiros de Sobral tem dificuldade para apagar fogo




Os homens do Corpo de Bombeiros de Sobral, sofreram muito para tentar apgar um incêndio que tomou de conta de vários pontos comerciais de um prédio situado as margens do Parque da Cidade, na noite desta sexta-feira e as primeiras horas de sábado.

Sem a estrutura necessária para apagar o fogo, no momento em que tudo parecia está sob o controle eis que a água acaba, e o hidrante que fica a 20 metros do local estava fechado e somente um funcionário da prefeitura de Sobral era quem tinha a autorização para abrir.

Os homens do Corpo de Bombeiros, ficaram por mais de 30 minutos de braços cruzados sem ter o que fazer, esperando uma carrada d'água para dar continuidade ao serviço. Tempo suficiente para que o fogo se alastrasse e a situação ficasse fora do controle. Está e a estrutura do Corpo de Bombeiros que o governador Cid Gomes escolheu para Sobral.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Vereador sofre atentado na cidade do Crato

Um policial militar e candidato a vereador do Crato sofreu uma tentativa de homicídio na noite desta quinta-feira (6), naquela cidade. Segundo o Comando de Policiamento do Interior (CPI), o crime ocorreu por volta das 21h, em um bar no bairro Caixa D´água. Duas pessoas foram baleadas.

De acordo com informações do CPI, o cabo da PM Roberto Pereira Anastácio estava bebendo com dois amigos no bar, quando um homem não identificado desceu de uma motocicleta, entrou no estabelecimento e atirou várias vezes em direção aos três.

Os disparos, no entanto, atingiram somente os dois amigos do policial, que foram baleados no braço e socorridos ao hospital, sem risco de morte. O acusado da tentativa de homicídio fugiu na mesma motocicleta que havia chegado, onde um comparsa o esperava.

Motivações

Até a manhã desta sexta-feira (7), nenhum suspeito havia sido preso. Sobre as motivações do crime, o CPI nada sabe informar até o momento. A polícia, no entanto, não descarta a possibilidade do crime estar relacionado com a política. O caso será investigado pela Delegacia do Crato.

O cabo Anastácio é candidato a vereador da cidade do Crato nas eleições deste ano, pelo Partido Trabalhista Nacional (PTN). Na região, ele é mais conhecido como “Bebeto”. Neste domingo (9), o policial militar, que é casado, vai completar 43 anos de idade. (Com informaçoes, Jangadeiro Online).

Tirinhas da área policial em Sobral

1 - Acidente de trânsito tira a vida de sobralense. O jovem Julus Alisson Balreira, 29 anos, morreu na noite desta quinta-feira. Era irmão do vereador do PMDB, Júnior Balreira.

2- Também no Sinhá Saboia, um adolescente de 16 anos, foi executado por homens armados com arma de fogo. Segundo a PM mais de 10 tiros foram disparados contra o Jovem, Francisco das Chagas do Nascimento.

3- O Ronda do Quarteirão de Sobral deverá ganhar em breve um novo comandante. Em Juazeiro do Norte, já é tido como certa a vinda do Tenente Guedes, que atualmente comanda na Terra do Padre Cícero.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Sem credencial não entra

Os responsáveis pela organização do debate político que será realizado pela NordesTV, chamando ateção dos profissionais da imprensa - radialistas - jornalistas - blogueiros - entre outros, para agilizar o pedido de credenciamento para assistir ao debate.

Sem credenciamento não terá acesso, ao local do debata e o prazo se vence em breve. Maiores informações procurar a portaria da emissora, já que não informaram como deve ser feito para se credenciar.

Político vive mesmo de promessas

O vereador Júnior Balreira (PMDB) e que busca a reeleição na Câmara de Sobral, reclamou na sessão de segunda-feira, que tem muito candidatos prometendo o que não poderá cumprir. E citou como exemplo as vagas destinadas as assessorias da Casa do Povo. Como cada vereador só terá a partir da próxima legislatura, direito apenas a seis assessores, tem candidato que já dividiu para mais de 20 o número de vagas. Segundo Zé Vytal muitos deles vai chegar "quebrado", na Câmara de Sobral após as eleições.

Estão esquecendo de Sobral

"A cidade de Sobral continua suja e maltratada". Essa é afirmação de muitos sobralenses que constantemente flagram áreas “nobres” com muito lixo pela cidade.
A imagem de um internauta: Lixo no Centro de Convenções. (Sobral de Prima).

Aumenta o número de sobralenses em busca de água potável

As comunidades sobralenses continuam sofrendo com a falta d'água. A cada dia que passa surge um novo pedido para que o carro-pipa da defesa civil, atenda a mais uma comunidade. Na tarde de quarta-feira, moradores de duaslocalidades, uma delas na região do distrito de Jaibaras pedia abastecimento. Os veículos que faz o abastecimento sobem diariamente a Serra do Jordão na tentativa de amenizar o sofrimento daquele povo.

Tirinhas da área policial de Sobral

1- O blog Wilson Gomes recebe a informação que o Ronda do Quarteirão de Sobral tem novo comandante. Tenente Guedes vindo de Juazeiro do Norte.

2- O sargento Lindon Johnson não comanda mais o policiamento de Santana do Acaraú. Vai agora comandar o policiamento de Alcântaras. Durou apenas cinco dias.

3- Unidades de segurança e instituições escolares se preparando para o desfile cívico do Dia da Independência.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Preço deste celular anima qualquer consumidor


Estava pesquisando o preço de um aparelho celular quando me deparei com este anuncio. Veja o preço deste celular. Você vai aproveitar ou não a promoção?




Secretaria dos Portos dá início à quinta obra para a Copa

Leônidas Cristino, ministro dos Portos, anunciou a assinatura da Ordem de Serviço para a construção e adequação para alinhamento do cais de Outeirinhos, no Porto de Santos. Essa obra faz parte do PAC-Copa (Programa de Aceleração do Crescimento), no valor de R$ 287,2 milhões, investidos por meio da SEP (Secretaria de Portos).

Esse início abrange a execução da primeira fase do empreendimento, dividida em quatro trechos (1,2,3 e 4) em uma extensão de 780 metros, do cais da Marinha até o Terminal de Passageiros. De acordo com a SEP, a conclusão deverá acontecer em 16 meses. O novo espaço permitirá a atracação simultânea de até seis navios de cruzeiros, disponibilizando 15,4 mil leitos de alta qualidade a bordo dessas embarcações.

A construção e adequação para alinhamento do cais de Outeirinhos é uma das iniciativas importantes para o desenvolvimento do Porto de Santos, principalmente no setor de atendimento a passageiros. Os serviços serão realizados pelo Consórcio Serveng/Constremac/Constran e estão divididos em duas fases, com um total de sete trechos e com execução estrategicamente prevista para não comprometer a operacionalidade nessa área.

Fonte: Guia Marítimo

O debate e o desempenho de cada candidato

O blog Wilson Gomes acompanhou na íntegra o debate promovido pelos universitários da Universidade Estadual do Vale do Acaraú e pode constatar o ponto fraco de cada um deles. Desde da chegada até o termino do debate, os quatro principais erros cometidos por cada um deles. A posição para avaliação foi utilizada por ordem alfabética.

*Dr. Guimarães (Não compareceu).

MARCO PRADO:

1- Levou à mesa um livro que conta a história do avô. Desnecessário para aquele momento.

2- Juntamente com o livro muitas folha de papel com texto longos. Não utilizadas durante o debate.

3- Deixou de responder algumas perguntas importantes para o momento. Demonstrando insegurança.

4- A todo instantes se preocupava com os candidatos a sua volta. O que o fazia fugir do tema central.


OSVALDO AGUIAR:

1- Foi buscar numa empresa privada, no Guarany Sporting Club, uma solução para tentar resolver a falta de incentivo para o esporte escolar.

2- ex-militante do PT e hoje no Psol, criticou os que trocam de partidos. Mesmo falando de sua trajetória na política.

3- Tem dificuldade em apresentar proposta nas outras áreas que não estão ligadas a área do campo.

4- Atacou os candidatos como forma de fugir das perguntas ou apresentar propostas.

VEVEU ARRUDA:

1- Levou para o debate, secretários municipais e funcionários da Prefeitura, como uma forma de se sentir em casa.

2- Como fosse defender uma causa no tribunal, também levou um grande volume de papel.

3- Deixou transparecer que não tem força para administrar Sobral sozinho. Terá que contar sempre com a ajuda do governador e da Presidente da República.

4- Para tentar conseguir a confiança da população anunciou que estará assinando uma ordem de serviço que irá beneficiar a cidade. Não pode.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

agenda do candidato do PSDB - Sobral



Bate-boca entre Hermenegildo e João Alberto na sessão da Câmara

O clima ficou acirrado entre o presidente da CM joão Alberto e o ex-presidente Hermenegildo Souza, tudo por conta da votação de moção de repúldio, contra o funcionário da Prefeitura de Sobral, Everardo Soares. Hermenegildo juntamente com Luciano Feijão, Adaldécio Linhares, votou contra a nota de repúldio o que gerou um descontentamento por parte do vereador Zé Vytal, que votou a favor da molção. Após a votação Zé Vytal disse que tem lutado para moralizar a casa, e que não entende alguns vereadores votar contra o projeto. Hermenegildo pediu para explicar o seu voto, e não foi aceito pelo presidente. A decisão foi o bastante para iniciar um bate-boca entre os dois vereadores. "Você não é dono da Câmara!, você não passa de um besta!", disse Hermenegildo enquanto deixava o plenário.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Guarany fica no empate diante do Santa Cruz

O Guarany/CE mostrou que é mesmo um calo no sapato do San­ta Cruz. Na tarde de on­tem, no Estádio do Junco, as duas equipes empataram por 1x1 com gols de Marcinho, pelos donos da casa, e Dênis Marques. Mesmo sem fazer uma grande atuação e continuar sem vitórias longe do Arruda, o Mais Querido permanece na terceira colocação, com 14 pontos. Já o Guarasol não teve motivos para comemorar com o empate e se mantém na lanterna do Grupo A, com cinco pontos.

O forte calor em Sobral prejudicou os minutos iniciais da partida. Com pouca objetividade e produtividade, as duas equipes procuraram tocar a bola e forçar faltas próxima à área. (Folha de Pernambuco)

Câmara de Vereadores tem reunião nesta segunda-feira

A Câmara de Vereadores de Sobral volta a se reunir nesta segunda-feira, para mais uma sessão ordinária. A sessão será presidida pelo vereador/presidente João Alberto. A reunião da Câmara começa as 17h.



Agenda do candidato do PSol - Sobral


Agenda do Candidato a Prefeito do PSOL 50 - Prof. Osvaldo Aguiar


9h - Renovação das inserções nas rádios.

19h - Reunião do coletivo de campanha, planejamento da agenda da semana - Local: Comitê do PSOL
Av. John Sanford, 266.



domingo, 2 de setembro de 2012

Publicado no blog Sobral em revista

Postagem faltou com a verdade com seus leitores

"O Sr. Francisco José Alves Guimarães, conhecida pela boa gente de Sobral por Dr. Guimarães, candidato pelo partido verde ao cargo de prefeito, vem, respaldado pela decisão que lhe concedeu o direito de resposta em face das notícias veiculadas neste blog, informar aos leitores desta mídia que repudia toda e qualquer forma de campanha eleitoral que não esteja pautada pelo compromisso com a verdade e a honestidade.
A Campanha do Partido Verde prega uma disputa limpa, transparente, na qual os candidatos, seus correligionários, simpatizantes e eleitores devem se tratar com hombridade, devendo ser prontamente defenestrada qualquer conduta que não esteja coadunada com o digno propósito de representar o povo dessa comuna.
Tais premissas se sustentam na convicção de que a central da boataria é patrocinada por aqueles que desejam a manutenção de um projeto de poder e para lograrem seus desígnios promoverão toda sorte de invenções.
A Justiça e a Verdade, embora com alguma demora, tomaram posição no fronte de nossa árdua batalha.
O Tribunal Regional Eleitoral, reconhecendo haver decidido contrariamente a decisão de uma instância superior, reconheceu o equívoco e deu provimento ao recurso do Dr. Guimarães, concedendo-lhe o registro de candidatura a prefeito, de forma a franquear-lhe a participação, livre e desimpedida, no pleito eleitoral que se avisinha.
Assim, não corresponde à verdade a matéria veiculada neste blog de que o TRE-CE teria mantido o indeferimento da candidatura de Dr. Guimarães.
A referida postagem sustenta-se unicamente no status do registro veiculado no sistema “DivugaCand 2012”, programa digital, responsável pela divulgação das candidaturas registradas em todos os municípios do Brasil.
O editor do blog desdenha do atraso com a qual as informações são atualizadas nos sistemas gerido pelo TRE, ignorando as demais informações colhidas do próprio programa de divulgação, com o único propósito de desconstruir o ânimo produzido pela decisão no seio da campanha do candidato do PV". (Via Sobral em Revista).

De Sobral à Fazenda Caiçara

A falta de um delegado de plantão na Delegacia Regional de Sobral tem provocado um acúmulo de corpos no IML da cidade. Segundo informações, na manhã deste domingo, pelo menos quatro corpos estão sem serem liberados por falta de um delegado para liberar as guias de exame cadáverico.
Esta é uma cena que os políticos da cidade ignoram conhecer: a falta de estrutura nos órgãos de segurança da cidade, como se tudo estive entregue as vacas que pastam nos lixos da cidade como se fosse cachorro louco. São as vacas da Fazenda Caiçara que estão de volta.

Edição do jornal O povo não chega ao interior

Não vou ter o prazer de folhear e ler o jornal O Povo edição deste domingo, recebo a informação que o informativo não circulará mais pelo interior do Ceará. A venda avulsa já havia sido suspensa, e agora atinge os assinantes. Para mim uma surpresa pois a notícia chegou não através da direção do jornal e sim de um gazeteiro que vendia o jornal nos cruzamentos das ruas da cidade de Sobral. Não gosto de ler na Internet, é muito incomodo.

Acidente na BR 222 na manhã deste domingo

Um acidente de trânsito com vítima fatal, foi registrado pela Polícia rodoviária Federal, na BR 222, próximo a cidade de forquilha. De acordo com as informações o acidente aconteceu por volta das 4h, deste domingo, próximo a localidade de Cachoeira dos Louretos, e envolveu um carro e uma moto. o condutor da motocicleta morreu no local. o corpo foi retirado do local por uma equipe do IML de Sobral. O choque entre os dois veículos aconteceu frontalmente.

Tem sido assim: Vereador discursa na tribuna, para um plenário vazio em Sobral

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) -  Tem sido bastante comum, e porque não dizer com muita frequência, na Câmara de Vereador...