sábado, 13 de outubro de 2012

Ex-candidata a vereadora Daniela envia mensagem

"Passando pelo face para falar um pouco da política e agradecer.......
Obrigada a Deus por me permitir muita força, saúde, paz, amor para concorrer ao cargo de Vereadora de Sobral, a minha família que durante esses meses ficaram sem mim por perto, filhos, marido, mãe, sogra, irmãos, sobrinhos, cunhadas, aos meus amigos que contribuiram com esses votos que tirei que não foram poucos........Não fui eleita, a minha legenda não atingiu o porcentual, tirei 519 votos honesto, de amigos e por conta de serviços sociais voltado para as pessoas que precisam...
Foto: Arquivo pessoal

Mas, a partir de hoje é que começo o trabalho na política, obrigada a cada um, estou muito feliz e orgulhosa, não precisei me corromper, não precisei comprar voto, não precisei prometer empregos, não precisei ameaçar pessoas porque dei emprego a alguém, não ganhei voto de pessoas que tinham que votar em mim porque precisam se manter em um cargo público e servindo mal as pessoas, espero que a partir de janeiro de 2013 sejamos bem representados pelos vereadores que estão eleitos, que não esqueçam o povo pra tirar os milhões gasto....
Dizem que o povo tem o representante que merece, pode ser, não sei........
Estou aqui FIRME E FORTE, cabeça erguida, sem dívidas,e o coração puro, estou disponível para meus eleitores, na próxima estarei de novo, obrigada..."

Ivan Frota estará no Becco neste sábado

O radialista Ivan Frota, volta ao Becco neste sábado para apresentar mais uma edição do programa "Ivan Frota no Becco". Na semana passada o programa deixou de ser apresentado em razão das eleições municipais. 

O programa é transmitido ao vivo pelas rádios Tupinambá e Regional. As pessoas que passeiam pelo Beco do Cotovelo, também podem apreciar  o que está sendo debatido. Caixas de sons montada ao lado do palco retransmitem o audio. O programa é uma referência na cidade.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

MP divulga balanço da operação em Sobral

O material apreendido foi tombado
Uma força tarefa do Ministério Público do Estado do Ceará realizou no dia 10 de outubro diligências para cumprimento de mandados de busca e apreensão emitidos nos autos de processo em tramitação junto na 1ª Vara Criminal. A operação envolveu oito promotores de Justiça e contou com o auxílio das Polícias Civil e Militar.

Licitações
O objetivo era apreender documentos e materiais referentes a processos licitatórios do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) que indicam a prática de crimes contra a administração pública, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, falsificação de documentos públicos e crimes previstos na Lei das Licitações.

Trabalho
Os promotores de Justiça Andre Luís Tabosa de Oliveira, Bismarck Soares Ribeiros, Carlos Augusto Tomaz Vasconcelos, Irapuan da Silva Dionizio Junior, Juliana Cronemberger de Negreiros Moura e Venusto da Silva Cardoso, atuaram na Ação Cautelar proposta a partir de Procedimento Administrativo instaurado pelo Núcleo de Tutela Coletiva da 7ª Unidade Regional, onde se apurou indícios da prática dos delitos acima mencionados por empresas que prestaram serviços ao SAAE nos anos de 2008 a 2011 em contratos com o Município de Sobral.

Documentos de uma das empresas AGT que foram apreendidos
Prefeitura
Em razão dos indícios e fraudes e desvios dos recursos púbicos os mandados foram expedidos para busca e apreensão nos setores de Licitação, Contabilidade e Financeiro da Prefeitura Municipal de Sobral, bem como no domicílio de pessoas físicas e jurídicas das titulares das empresas AGT Construções e Empreendimentos Ltda, C.A. Construções e Ferrovias Ltda e Benedito Basilio Madeira ME, além da sede do SAAE, já que desde janeiro de 2010 a Prefeitura Municipal realiza as licitações referentes ao SAAE.



Recebeu e não entregou
As fraudes investigadas revelaram que, muito embora as empresas tenham recebido milhões de reais pela suposta execução dos contratos públicos, os indícios demonstram que não cumpriam ou não realizavam as obras ou serviços públicos para os quais se obrigaram.
A operação começou às 6 horas da última quarta-feira (10), no Distrito de Jaibaras, onde funcionaria a sede da AGT Construções, e nos bairros das Pedrinhas e Junco, onde estariam sediadas as empresas Benedito Basílio Madeira ME e CA Construções e Ferrovias Ltda, respectivamente.
Carimbos das empresas encontrados na Prefeitura
Fraude?
Já na sede da Prefeitura Municipal de Sobral, no Setor Financeiro da Prefeitura, onde se expedem os pagamentos, foram encontrados dez carimbos de empresas vencedoras das licitações, principalmente de construtoras, bem como dezenas de recibos em branco, já carimbados e assinados por várias empresas privadas que participaram de diversas licitações, fato este que será objeto de profunda investigação.
Dentre os materiais apreendidos, estão documentos relacionados com licitações, material financeiro e contábil das empresas envolvidas e de outras empresas, recibos e notas fiscais em branco, além dos HDs de computadores.
Investigação
Chamou atenção da equipe que numa única empresa foram apreendidos dezenas de carimbos de outras pessoas jurídicas concorrentes nas licitações municipais. Todo material será analisado pelos técnicos do Núcleo de Apoio Técnico do Ministério Público do Estado do Ceará (NAT), pelo Tribunal de Contas do Município, demais órgão Públicos e pelos promotores de Justiça que atuam no feito.
E ainda
A operação contou também com o apoio dos delegados da Polícia Civil dr. José Vieira Junior, dra. Rosa e dr. Leonardo, e da Polícia Militar, que realizaram as apreensões acompanhados dos promotores de Justiça e de quatro técnicos do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), atendendo ao acordo de Cooperação Técnica entre MP e TCM. Após a análise do material e conclusão do procedimento em curso no Núcleo de Tutela, serão propostas as competentes ações de improbidade e ações penais contra os envolvidos.

Ex-candidato a vereador Camilo Motos envia mensagem aos sobralenses

Camilo Motos, foi candidato a vereador

Sinto-me bastante honrado e ao mesmo tempo feliz em ter participado pela primeira vez de uma eleição como candidato. O momento é de agradecimento, não só pela votação que obtive, mas pela confiança a mim depositado. Aos que optaram pelo nome de Camilo Motos para vereador, não foram por acaso, foram por acreditar em nosso projeto de campanha. Os mesmo agradecimentos é estendido aos que se empenharam na divulgação da nossa campanha, aos irmãos evangélicos, que com muita fé incentivaram a participar desse pleito, numa esperança de renovação da nossa Câmara de Vereadores. 

Fica aqui os meus mais sinceros agradecimentos. A Luta por uma vida mais digna e fraterna vai continuar, pois essa foi apenas uma fase da nossa vida. Acreditem, nunca deixe de sonhar, pois as boas coisas da vida ainda estão por vir.


Um forte abraço,
Camilo Motos, 

Prefeito Eliésio Fonteles organiza festa da vitória

Eliésio Fonteles, prefeito de Alcântaras
O prefeito reeleito do município de Alcântaras, Eliesio Fonteles organiza para esta sexta-feira, 12, a festa da vitória. A programação começa com uma missa em Ação de graças e logo em seguinte festa para o povão animada por bandas de forró. 

A missa acontece na Igreja Matriz. O prefeito Eliésio Fonteles ao lado de correligionários e vereadores eleotos, deverá discursar durante o evento organizado para acontecer em praça pública.

Tirinhas da política sobralense

1- Um dos candidatos que mais tem festejado a votação que obteve nas urnas, é "Neguim do Bec". Com uma campanha limpa, conseguiu boa votação, mas não foi eleito.

2- Muita gente do meio político ainda sem entender o que levou os promotores a fazer uma varredura na prefeitura. É a tal licitação!

3- O trabalho de investigação em Sobral poderá se estender a outros municípios por conta das empresas com suposto envolvimento.

4- O vereador Zezão está sempre atualizando o seu blog com notícias sobre o desempenho das eleições em Sobral. Está Curioso? ou não?

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Tirinhas da imprensa sobralense

1- Bené Fernandes está em novo horário na Paraíso FM. Agora está comunicando todas as tardes. Em breve, caso aceite convite, entrará no Tribuna e Plenário.

2- A Rádio Caiçara ainda comemora com muito orgulho a vitória de seu comunicador Gegê Romão nas urnas.

3- O repórter João Martins, anda um pouco sumido do meio radiofônico. Em Sobral a sua ausência é reclamada quase que diariamente.

4- Carlos Alberto Ricthelle está com toda garra, no programa "Em dia com a política", as suas reportagens são sempre bem informativa.

Vaumirtes Freire escreve no Facebook


Vaumirtes Freire, escritor e poeta
A justiça eleitoral exige a maior burocracia de candidatos, no entanto ainda deixa pessoas com candidaturas indeferidas ser candidatas. Era para ser definido tudo dois meses antes das eleições e nada mudar mais. Ou é candidato ou não. Esse tipo de postura do STJ só prejudica a democracia, lesa a consciência do nosso povo tão leigo das leis que nem "eles" juízes do
supremo conseguem entender imagine um simples mortal.

Isso é um absurdo. Deixar um cidade votar num candidato, que a própria justiça sabe que não irá assumir se caso seja eleito. Ora, porque então deixar que isso aconteça. Alguns pode até dizer: "Quem perde é o candidato." Ledo engano, quem perde é o município. É como se deixasse uma pessoa com 100% de deficiência visual se inscrever para ser guarda de um condomínio, ou motorista de ônibus, policial, enfim, ele não poderia assumir nunca a função, mas isso não acontece porque antes tem os pre-requisitos que o elimina no ato da inscrição. Então por que isso não acontece com os candidatos? Elimina-o antes de ser candidato e pronto.

Agora fica chovendo eliminar, é um entra e sai, um assume e não assume (até parece que o único objetivo é esse) se se preocupar com a cidade e o povo humilde que é usado em sua paixão política.

Tá na hora de acabar com isso, mudar essa lei. Parar de fazer o povo de besta e muitas das vezes o revoltar por ver a sua escolha não poder assumir o que ele acha de direito. Tudo isso por que a justiça (eleitoral) demora a ser justa...justamente quando mais se precisa.
( Vaumirtes Freire)

Ex-candidato Dr. Guimarães envia mensagem ao povo de Sobral

Dr. Guimarães, filiado ao PV

Sinto-me honrado por ter merecido a confiança de quase 44.000 sobralenses. São pessoas que vislumbraram no nosso projeto politico-administrativo uma forma democrática de convivência entre o Poder e o Povo, sem perseguição, sem privilégio a pequenos grupos em detrimento da maioria. Ficou patente que nossa terra está cansada de políticos arrogantes, prepotentes e sem compromisso com a missão de servir ao povo. Penso nas milhares de pessoas, na sede e nos distritos, que queriam votar conosco mas foram intimidadas de várias maneiras.

Em nome da liberdade e em defesa do direito de viver numa sociedade plural, sem algemas ou forca, vou continuar lutando, com toda minha energia, para restabelecer em nossa terra o convívio respeitoso, independentemente da opção politica que se faça.

Um forte abraço,
Guimarães

Prefeito de Cariré Antonio Martins participa de entrevista

Prefeito Antonio Martins, releito em 2012
  O Prefeito reeleito, pelo município de Cariré, Antonio Martins, recebe na tarde desta quinta-feira, a equipe de repórteres do programa Tribuna e Pelnário, da Rádio Tupinambá. O prefeito ao lados dos vereadores eleitos e do povo da cidade a oportunidade, de agradecer e falar sobre o pleito deste ano no município.
Antônio Rufino Martins (PRB), reeleito prefeito municipal de Cariré para mais um quadriênio (2013-2016),  conseguiu fazer a maioria da nova bancada da Câmara Municipal de Cariré, também para o quadriênio 2013-2016, com um total de 8 (oito) vereadores: Nery Neto, Robson Pessoa, Doriedes,  Eduardo Brito, Dr. Guarani Martins, Márcio Clay, Lucy Ximenes e Ozir.

Já os partidos de oposição (PSDB/PDT), conseguiram eleger apenas 3 (três) vereadores: Márcio Brito, Benjamim Arruda e Pinheiro.
Colabourou com as informações, Vicente J. Rodrigues. 

Carlo do Calisto organiza a festa da vitória

Carlo do Calisto vereador de Sobral
O vereador eleito em primeiro lugar no município de Sobral, Carlo do Calisto, estará realizando na noite desta quinta-feira, 11, uma grande festa no distrito de Jaibaras. A festa é uma forma de agradecimento pela votação e a vitória que obteve nessa eleição. 

Uma carreata havia sido programada, mas segundo informações foi supensa para evitar qualquer tipo de incidente. A festa terá animação de uma bandade forró e começará por volta das 19h. 

Na cidade de groaíras a festa vitória também já tem data para acontecer, será na noite desta sexta-feira, e será animadapela banda Forró Misturado. O município elegeu para comandar os destino do município nos próximos quatro anos Adail.

Sobral recebe programação do Cine Ecologia

O Cine Ecologia estará na noite desta quinta-feira, no Parque da Cidade, com uma mostra de filmes com temática ambientais feitas por estudantes de escolas públicas de todo o Estado. Ao todo são 24 escolas participantes, cada uma com turmas de 20 alunos. O Cine Ecologia é iniciativa da Coelce com realização da Quitanda das Artes.

Além dos filmes produzidos, estarão em exibição filmes cedidos pela Mostra de Núcleo de Cinema de Animação (Mostra Nuca). As cidades contempladas são Fortaleza, Canindé, Sobral, Itapipoca, Iguatu, Juazeiro do Norte e Limoeiro do Norte.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Diretor Presidente do SAAE envia nota ao Blog



NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE) vem a público informar que a ação liderada pelo Ministério Público Estadual na manhã do dia 10 de outubro diz respeito ao cumprimento do mandado de busca e apreensão expedido pelo Juiz da 1ª Vara Criminal desta Comarca de Sobral, que investiga possíveis atos Ilícitos praticados por sócios de três empresas atuantes na região, com a suposta participação de dois ex-dirigentes do SAAE.
Esclarece que mesmo antes da emissão da ordem de busca e apreensão, o SAAE-Sobral adotou todas as providências no sentido de colaborar integralmente com as investigações feitas pelo Ministério Público Estadual, enviando documentos que, inclusive, instruem a ação ora mencionada, bem como disponibilizando integralmente seus arquivos e dependências a fim de que os poderes constituídos possam coletar os dados de que precisar, justo por entender que a clareza e a publicidade são elementos indissociáveis de uma gestão responsável e comprometida com a ética e a moralidade pública.
O SAAE-Sobral deseja que todos os fatos sejam devidamente apurados e responsabilizados os eventuais envolvidos na forma da Lei.

Sobral, 10 de outubro de 2012.

LUIS FERNANDO VIANA COELHO
Diretor Presidente do SAAE

Assessoria da Prefeitura envia nota ao Blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO


A Prefeitura Municipal de Sobral, por meio da Procuradoria Geral do Município e da Secretaria da Gestão, diante de diligências realizadas neste dia 10 de outubro de 2012 em ação movida pelo Ministério Público Estadual, vem a público esclarecer o que segue.

A ação do Ministério Público Estadual (Processo nº 39722-66.2012.8.06.0167 – 1ª Vara Criminal de Sobral) não é contra a Prefeitura Municipal de Sobral nem contra nenhum de seus servidores.

As diligências realizadas hoje buscam apurar eventuais ilícitos praticados por sócios de três empresas, com a suposta participação de dois ex-dirigentes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE, exonerados no início do ano.

 A Prefeitura Municipal de Sobral tem todo interesse na apuração dos fatos, identificação de possíveis responsáveis e, se for o caso, na punição dos mesmos. A par disso, continuará colaborando com as investigações, adotando todas as medidas necessárias ao esclarecimento dos fatos, primando pela legalidade, moralidade e interesse público.

Sobral-CE, 10 de outubro de 2012.



José Menescal de Andrade Júnior
Procurador-Geral do Município

José Anastácio de Lima
Secretário da Gestão

Pesquisador Maurício Antônio Lopes é o novo presidente da Embrapa

O engenheiro agrônomo Maurício Antônio Lopes foi indicado pelo Ministro Mendes Ribeiro para ser é o novo presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A nomeação dele foi publicada nesta quarta-feira, 10 de outubro, no Diário Oficial da União (DOU).

Pesquisador da Embrapa desde 1989, ele ocupava o cargo de diretor-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa. Também atuou como pesquisador em genética e melhoramento de plantas, líder do programa de melhoramento de milho e chefe de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas/MG); gestor do Núcleo Temático de Recursos Genéticos, chefe de Pesquisa & Desenvolvimento e articulador internacional da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF); chefe do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa (Brasília-DF); coordenador responsável pela implantação do Labex Coreia, programa de cooperação internacional da Embrapa na Ásia, em Suwon, República da Coreia; além de membro do Conselho Científico da Fundação Agropolis, Montpellier, França.

Mineiro de Bom Despacho (MG), Maurício Antônio Lopes é formado pela Universidade Federal de Viçosa/MG, tem mestrado em Genética pela Purdue University (EUA), doutorado em Genética Molecular pela University of Arizona (EUA) e pós-doutorado pelo Departamento de Agricultura da FAO-ONU (Roma-Itália). Atuou como pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, como gerente de agricultura da Kieppe Agropecuária/BA e como gerente de território da Purina Alimentos Ltda – RJ.

Quando formulou o convite, o Ministro Mendes Ribeiro recomendou ao novo Presidente que, em conjunto com seus diretores e os funcionários da Embrapa, intensifique as ações necessárias ao fortalecimento da Empresa, inclusive no plano internacional, como instituição geradora de tecnologia, assim como no apoio ao desenvolvimento das propriedades e dos produtores rurais brasileiros.

Vídeo mostra os documentos apreendidos em Sobral

 

Todas as pastas com documentos apreendidos na operação realizada pelo Ministério Público Estadual, na manhã desta quarta-feira, já estão sendo analizadas. Os documentos foram apreendidos nos escritórios das empresas envolvidas nas licitações, na casa de um dos sócios e no prédio da Prefeitura de Sobral.

Polícia e promotoria fazem buscas e apreensões na prefeitura de Sobral



Promotores públicos estaduais estiveram por toda manhã desta quarta-feira, no prédio do Paço Municipal de Sobral. Acompanhados de policiais civis e militares, os promotores Juliana Cronemberg, Bismarck Soares Rodrigues e André Tabosa, com mandados de busca e apreensão foram diretos ao quarto andar onde se concentram as Secretaria de finanças, Tesouraria e Procuradoria do Município. 

O alvo a ser investigado, segundo informações, está relacionado a licitações e contratos feitos por uma das autarquias municipais, no caso a de Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE), onde há indícios de fraudes, em contratos firmados nos últimos anos pelo SAAE e durante a gestão do então presidente do órgão Edson Silva.

As empresas ligadas diretamente aos contratos também estão sendo alvo de investigações e pelo menos três, entre elas, a AGT Construções e a C.A. Construções e Ferrovias, receberam a visita de fiscais do órgão. Uma delas que funciona no distrito de Jaibaras, havia faturado mais de R$ 2 milhões em obras.

Os promotores deixaram o prédio municipal por volta das 11h, levando computadores, papeis e outros documentos. Ao serem  abordados pela imprensa, nenhum dos promotores quiseram falar sobre o assuntos.


As denúncias contra o SAAE de Sobral chegou à Câmara de Sobral, mas os vereadores votaram contra a abertura de uma Comissão Processante que deveria investigar o caso. O Projeto foi rejeitado, antes mesmo de chegar ao plenário. Deveria constar de pelo menos quatro assinaturas, mas apenas três dos vereadores, aceitaram as denúncias, contra a autarquia municipal.

Tirinhas da imprensa sobralense

1- Começa as eleições para deputados em Sobral. Os primeiros nomes: Marco Prado, Zé Vytal e Dr. Guimarães.

2- Começa as eleições para o novo presidente da Câmara. Os primeiros da lista: José Crisóstomo (Zezão) e Itamar Ribeiro.

3- Adaldécio Linhares, que nas eleições obteve quase 3 mil votos, assegura que já entrou na Justiça para ter direito aos votos computados.

4- O candidato a vereador Neguim do Bec, foi o mais votado no Parque Silvana. Obteve 330 votos. O segundo colocado Tiago Ramos ficou com 196

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Carlos Calisto detona Paulão durante entrevista

Carlos do Calisto, durante entrevista (foto: facebook)
 O vereador eleito para o primeiro mandato, Carlo do Calisto, detonou na Rádio Tupinambá o vereador Paulão. Disse que apesar de ter sempre uma expressiva votação na localidade de Ipueirinhas, nada fez para melhorar a vida daqueles moradores. As críticas feitas pelo novo parlamentar, aconteceram durante entrevista concedida ao radialista Oliveira Domingos. 

Dono de uma expressiva votação, que garantiu primeiro lugar no ranking, Carlos do Calisto, agradeceu aos eleitores que confiaram na sua candidatura. Disse que caso seja, permitido irá às sessões da Câmara de gibão de couro, roupa típica do vaqueiro nordestino utilizada para proteger-se quando encontra-se em corrida nas matas tentando dominar um animal



Marco Prado e Luciano Feijão na Tribuna

Gilmar Basto à esquerda ao lado do Luciano Feijão. Facebook
Dois dos 12 vereadores atuais que não estarão na Câmara em 2013, estiveram na tribuna do Plenário 5 de Julho, para agradecer aos eleitores que apostaram nas suas mensagens. Marco Prado que participou do pleito concorrendo ao cargo de Prefeito, e Luciano Feijão. Marco Prado, disse que continua na política, devendo retornar como candidato a deputado. 

O outro que esteve em discurso na sessão de segunda-feira, foi Luciano Feijão, que não particpou do pleito como candidato, e sim como apoiador a candidatura do seu assessor e radialista Gilmar Bastos. Luciano, disse que foi bastante perseguido, principalmente pelos boatos, que apontava que o vereador estaria comprando votos. Luciano Feijão, relembrou os fatos queimpediram desseparticipar do pleito como candidato.

VEREADORES DE SOBRAL APROVAM LEI QUE OBRIGA O PREFEITO IVO A COBRAR "TAXA DO LIXO"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas notícias) -  A Câmara de Vereadores de Sobral aprovou o Projeto de Lei que obriga o prefeito Ivo Gomes, ...