sábado, 31 de maio de 2014

POLÍTICA: Procuradoria quer apurar gastos com o "Ceará sem Drogas"


O corregedor regional eleitoral do Ceará, desembargador Abelardo Benevides, determinou nesta sexta-feira (30) que o presidente da Assembleia Zezinho Albuquerque (Pros) apresente, no prazo de cinco dias, toda documentação referente à campanha “Ceará sem Drogas”. O evento, realizado pela Casa, é investigado por abuso de poder político e uso eleitoreiro.
Segundo denúncia da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), a campanha possui indícios de uso eleitoreiro para promover pré-candidatura de Zezinho ao governo. De acordo com o promotor Igor Pinheiro, do Grupo Auxiliar da Procuradoria Eleitoral, a ação busca analisar se o programa realmente busca debater o problema das drogas, ou se é apenas “casuísmo eleitoral”.


Com informações do O POVO Online

REGIONAL: Prefeito de Mucambo está entre os melhores do Brasil


O prefeito de Mucambo Wilebaldo Aguiar recebeu na tarde de sexta-feira (30/05) o troféu, dos 100 melhores Prefeitos e Prefeitas do Brasil, o evento realizado em Recife/PE no Hotel Golden Tulip Recife Palace. Pesquisa feita pela UBD - União Brasileira de Divulgação. 
A entrega da comenda foi realizada durante a 11ª edição do Encontro Nacional de Prefeitos Municipais, na Costa do Sauípe – Bahia, de 25 a 28 de maio. 

A premiação é concebida de acordo com os critérios de avaliação que contemplaram os principais pontos da administração pública municipal como gestão, educação, saúde, infraestrutura, assistência social e compromisso com metas assumidas.

 Referenciando a qualidade dos serviços prestados à população a pesquisa da UBD em 2013 considerou um total de 3.950 municípios e foi desenvolvido junto aos Ministérios públicos, site governamental, observância da Lei de responsabilidade Fiscal e indicadores estaduais, e pesquisa de opinião pública junto à população.


POLÍCIA: Bandidos botam família para correr e incendeia casa

A Polícia Militar de Sobral foi acionada na noite de sexta-feira, para atender uma ocorrência um pouco inusitada. Bandidos resolveram colocar uma família para correr e atearam fogo na casa. Vários objetos, a maioria eletrodomésticos, foram queimados. Uma das vítimas que estaria grávida, sofreu lesões pelo corpo e teve que ser encaminhada para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral. A PM tenta identificar os incendiários. O crime aconteceu por volta das 20h no bairro Padre Palhano.

POLÍCIA: PRF apreende joias em Sobral que eram transportadas por um casal


Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na noite de sexta-feira, 30, em Sobral,  joias que eram transportada de maneira ilegal em um fundo falso da caixa de som de um veículo. A apreensão foi realizada no km 222 da BR 222. 

De acordo com a PRF, a mercadoria sem nota fiscal foi encontrada em poder de Marília Ferreira de Souza, 37, e Antônio Emiliano Souza, 32, que foram levados para para a Secretaria da Fazenda (Sefaz)


A pena para crimes dessa natureza é de 2 a 5 anos de reclusão e multa. Segundo a Polícia, a dupla já responde por crime tributário.

CIDADE: Caco Barcelos em Sobral, para falar no "Ceará sem Drogas"

Foram poucos os que aproveitaram o tempo da tarde para ouvir as palavras de um dos mais experiente em reportagem investigativa do Brasil, jornalista Caco Barcelos. O evento organizado pela Asssembleia Legislativa do Ceará, aconteceu na tarde desta sexta-feira, no Centro de Convenções de Sobral. O calor do ambiente e a hora da partida dos ônibus que levaram os estudantes até local foram os principais motivos para esvaziar o auditório, montado na praça de alimentação do Centro de Convenções.





sexta-feira, 30 de maio de 2014

SOCIAL: Vai acontecer no Sobral Grill


REGIONAL: Solenidade na Câmara de Vereadores de Meruoca


Com a criação da Lei 770/10 de Autoria da vereadora Valdelídia Barros e sancionado pelo prefeito Antonio Fonteles a câmara municipal de Meruoca todos os anos homenageia uma categoria de trabalhadores do município. Nesta quinta-feira (29) foi a vez dos ACS (Agentes Comunitários de Saúde).  Na oportunidade a vereadora Valdelidia Barros autora do projeto ressaltou a importância dessa categoria que tanto serviço tem prestado a população.

 "Vinhemos aqui prestigiar as agentes de saúde, essa classe que merece todo nosso respeito pelo trabalho que vem fazendo em nosso município". Ressaltou prefeito Aristides.

Todos os agentes foram homenageados com um certificado da Câmara Municipal de Meruoca. Na referida Sessão presidida pelo presidente Carlos José, marcaram presença os ex-vereadores Pimenta, Valtinho, ex-presidente da câmara e hoje vice-prefeito Rubinho.

As tirinhas do Blog Wilson Gomes

1- A violência em Sobral, cresce e assusta. Na noite de quinta-feira, dois homicídios a bala, e uma motocicleta roubada na manhã desta sexta-feira. Na porta da DRPC, viatura Hylux só pega no "tranco". Ufffa!

2- Começou a briga política, em Taperuaba. Escreveu o vereador Sílvio Ávila: "Ela é a maior liderança política ou é o vereador eleito com poder de votar as matérias do nosso município? ...A justiça eleitoral diz que é o vereador eleito.

3- Vereador Gilmar Bastos, tem procurado junto ao presidente da Câmara para que a Casa do Povo, continue a transmitir via Rádio Tupinambá, às sessões da Câmara, bem como o repasse sem cortes à empresa que atende a imprensa.

POLÍTICA: Denúncias vêm de "partidos que não querem discutir com a sociedade", diz Eunício

O senador Eunício Oliveira (PMDB) disse estar “pasmo e indignado” com investigação da Polícia Federal realizada nesta quinta-feira, 29, na Câmara Municipal e sede do PMDB no Ceará. Classificando denúncia que motivou a ação como fruto de “arapongagem”, o senador insinuou que acusações viriam de"partidos que não querem ouvir a sociedade”.

“O PMDB não fez nada de errado, estava apenas ouvindo a sociedade. Existem partidos que não querem ouvir a sociedade, acham que ela não pode participar. Aí não querem que os outros ouçam”, disse o senador ao O POVO.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

CIDADE: Centro de Treinamento do Sindicato Calçadista forma a 1ª Turma de Brigada Avançada





POLÍCIA: Corpo de um homem encontrado crivado a bala

A Polícia Militar de Sobral, registrou na noite desta quinta-feira, um segundo crime de homicídio. O caso teria acontecido por volta das 19h, na estrada que acesso a localidade de Alegre, zona rural do município, o corpo de um homem caído ao solo. Ao lado corpo uma motocicleta. O corpo ainda não foi identificado e teria sido assassinado a tiros de revólver. A Polícia acredita que a vítima tenha sofrido uma tentativa de assalto, pelo fato de um dos tiros ter acertado o tanque do veículo de placa HXY 0183, da cidade de Morrinhos. O tiro que acertou a vítima atingiu as costas.

O corpo demorou ser resgatado por conta do único carro que atende o IML, ter ido a Serra da Ibiapaba, atender uma ocorrência de acidente fatal no trânsito.

POLÍCIA: Homem é alvejado com vários tiros em Sobral na noite de quinta-feira

Homem conhecido por "Barrão" foi morto com cerca de seis tiros de revólver na noite desta quinta-feira, no bairro Parque Silvana 1, em Sobral. O crime segundo testemunhas aconteceu em via pública, por volta das 19h50. Uma equipe do Samu, chegou ao local e tentou reanimar a vítima.

A polícia tenta identificar os autores do crime e de que forma foi praticado. A primeira informação seria um homem em uma bicicleta que após o delito fugiu. Curiosos cercavam o corpo até a chegada da polícia.

POLÍTICA: Denúncia contra vereador sobralense deverá ser arquivada

A gravação entregue por uma eleitora a Câmara de Vereadores, parece que não vai surtir o efeito desejado. Os vereadores avaliam que caso houvesse interesse em denunciar o vereador por contra de voto, a gravação deveria ter sido encaminhada no início do mandato do parlamentar. Resta saber quem estaria por trás.

CIDADE: Chove em Sobral na noite desta quinta-feira

No início desta noite de quinta-feira, uma chuva banha a cidade de Sobral. Durante toda tarde houve precipitações de chuvas em vários municípios da região Norte do Estado. No município de Meruoca a população foi surpreendida com uma chuva que trouxe alegria por todo dia de quinta-feira.

ESPORTE: 1º Campeonato Fut 7 do Sindicato Calçadista de Sobral.


As curtas do Blog Wilson Gomes

O Presidente Valdenir Coelho protocolou, através de ofício, a solicitação formal junto ao Prefeito Municipal de Sobral, o pedido de doação de um terreno para construção do Centro de Formação Esportiva do Guarany.


O ex-candidato a prefeito de Sobral Dr. Guimarães passou por muitas reuniões firmar seu partido no campo da oposição nas eleições vindouras. 


O governador Cid Gomes destinou R$ 30 milhões para assistência estudantil nas universidades estaduais, Vale do Acaraú (UVA), Estadual do Ceará (Uece) e Regional do Cariri (Urca). Cada uma das instituições recebeu R$ 10 milhões.

REGIONAL: Justiça extingue processo contra ex-prefeita

A ex-prefeita de Bela Cruz, Maria Vanúsia de Sousa, foi inocentada pela Justiça Federal de Sobral da acusação de sonegação de contribuição previdenciária. O juiz Sérgio de Norões Milfont e o representante do Ministério Público acataram as alegações feitas pelos advogados da ex-prefeita, Leandro Vasques e Holanda Segundo.
De acordo com a denúncia, a acusada, na qualidade de prefeita de Bela Cruz, deixou de informar na GFIP - Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social, referentes ao período de janeiro de 1999 a julho de 2004, fatos geradores de contribuições previdenciárias e outras informações de interesse da Previdência Social, relativos a pagamentos efetuados a segurados empregados (efetivos e comissionados) e a prestadores de serviços sem vínculo empregatício com o Município, descumprindo obrigação prevista no art. 32, IV da Lei n° 8.212/91. Por conta disso, a Procuradoria da República ofereceu denúncia criminal contra a então prefeita.

Os advogados Leandro Vasques e Holanda Segundo sustentaram que não havia motivos para a ação penal, pois a ex-prefeita fora denunciada unicamente em razão do cargo que ocupava, sem qualquer demonstração que houvesse sido ela efetivamente a responsável pelos fatos narrados na denúncia. “A decisão demonstrou a maturidade da Magistratura e do Ministério Público que, entendendo as razões da defesa, extinguiram a ação”, afirmou Leandro Vasques.

ELEIÇÕES: Governador Cid ainda sonha aliança com o PMDB

O governador Cid Gomes (Pros) declarou ao Blog do Eliomar na noite de quarta-feira, 28, que pretende conversar com o senador Eunício Oliveira (PMDB) na tentativa de acordo para as eleições de outubro deste ano. 

Cid disse que "a esperança é a última que morre" após ser questionado sobre o provável fim da aliança com o PMDB. O chefe do executivo estadual esteve na Câmara Municipal de Fortaleza onde prestigiou a premiação do irmão, Ciro Gomes, agraciado com a medalha Boticário Ferreira. 

O governador disse ainda que está dentro da lei com relação aos prazos eleitorais e que só pretende lançar seu candidato entre os dias 10 e 30 de junho, conforme determina a lei eleitoral. 

POLÍTICA: Justiça considera legais os encontros do PMDB

O juiz auxiliar Paulo de Tarso Pires Nogueira indeferiu o pedido do Ministério Público Eleitoral que considerou ilegal os encontros regionais do PMDB. Na decisão, o juiz salienta que a legislação eleitoral permite que os partidos realizem encontros em recintos fechados, com o objetivo de aferir nomes para concorrerem ao pleito eleitoral. 

Qualquer interferência, segundo justificou, só caberia se o caso configurasse propaganda eleitoral antecipada, o que não foi provado na ação da Procuradoria Regional Eleitoral. Paulo de Tarso também negou o pedido para que o PMDB cancelasse os encontros.

REGIONAL: Prefeito Antônio Martins visita a passagem molhada de Tapuio



O prefeito Antônio Martins, na companhia do secretário municipal da Infraestrutura e Desenvolvimento, Cícero Amâncio, e do engenheiro civil Aquino Rufino, estiveram realizando uma visita de inspeção à passagem molhada sobre o leito do Rio Acaraú, no distrito de Tapuio. É que numa das partes laterais da referida passagem, houve a destruição de manilhas, por causa da erosão provocada pelas águas, o que vem dificultando o tráfego no local, principalmente de veículos maiores e pesados.

O prefeito Antônio Martins autorizou à Secretaria da Infraestrutura e Desenvolvimento de Cariré, para realizar o projeto para a restauração do trecho avariado, com a reposição de manilhas, no sentido de recuperar a passagem molhada de Tapuio, a qual liga aquele distrito com a localidade de Flores e o povoado de Jucá.


Com informações, Vicente J. Rodrigues.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

ELEIÇÃO: Base aliada do Governo do Estado volta a se reunir

Presidentes e representantes dos 22 partidos da base aliada do Governo do Estado voltam a se reunir nesta quinta-feira, às 14h, no Salão Iracema do Marina Park Hotel. 

É o primeiro de três encontros em que os aliados contarão com a ajuda de especialistas para debater os avanços da gestão atual e sugerir novas ideias. Assim será possível criar diretrizes para o projeto de governo desta aliança nas eleições de 2014. O debate desta quinta-feira será sobre educação e segurança pública. Os secretários de governo de cada pasta, Maurício Holanda e Servilho Paiva, foram convidados a expor o que já foi realizado nos respectivos setores e também o que está planejado para o futuro. 


Estarão presentes na reunião representantes do Democratas (DEM), Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido Ecológico Nacional (PEN), Partido Humanista da Solidariedade (PHS), Partido da Mobilização Nacional (PMN), Partido Progressista (PP), Partido Pátria Livre (PPL), Partido Popular Socialista (PPS), Partido Republicano da Ordem Social (PROS), Partido Republicano Progressista (PRP), Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), Partido Social Cristão (PSC), Partido Social Democrático (PSD), Partido Social Democrata Cristão (PSDC), Partido Social Liberal (PSL), Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Trabalhista do Brasil (PT do B), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Partido Trabalhista Cristão (PTC), Partido Trabalhista Nacional (PTN) e Solidariedade (SD).

Deu no Blog Sobral de Prima

"Suposta infração eleitoral ser apurada dentro da Câmara Municipal não é legal. A possível cassação do vereador do Partido Verde, Fredim do Jaibaras, requerida por uma senhora junto a Presidência da Casa, na manhã de hoje (28) não traz "um bom direito" para requerente. Não dá em nada essa história de cassação".

POLÍTICA: Deu no Blog do Eliomar de Lima

"O deputado federal Chico Lopes (PCdoB) lançou, nesta terça-feira, um alerta ao grupo do governador Cid Gomes (Pros) e aliados: é bom acelerar a definição do candidato, porque o senador Eunício Oliveira, pré-candidato do PMDB ao Governo, está ganhando terreno em várias regiões do Estado.
Chico Lopes disse ter conferido essa penetração do peemedebista, ao circular, por exemplo, pela Zona Norte. Nessa região, está Sobral, terra do governador Cid Gomes.

Dentro do seu estilo jocoso de comentar questões políticas, Chico Lopes chegou a afirmar: “É bom a gente caminhar mais ligeiro, porque o Eunício tá feito um satanás!” Ou seja, está penetrando com força no Interior".

REGIONAL: Morre mais uma vítima do acidente de Canindé

O tombamento de um ônibus da empresa Princesa dos Inhamuns, em Canindé, registrado no último dia 18, resultou na morte de mais uma pessoa que estava internada no Instituto Dr. José Frota (IJF). Segundo a unidade hospitalar, João Nunes da Silva morreu na madrugada de domingo, 25. Com mais essa vítima, sobe para 18 o número de mortos no maior acidente em rodovias do Ceará nos últimos 10 anos. 

De acordo com o IJF, João Nunes chegou ao hospital com o braço bastante infeccionado. O quadro de saúde da vítima piorou e ele sofreu uma infecção generalizada, que causou sua morte.

As curtas do Blog Wilson Gomes

1- Os profissionais de imprensa e os vereadores de Sobral, estão aguardando pronunciamento do presidente da CM, Itamar Ribeiro, sobre a 'quebradeira', daquela Casa Legislativa. A Câmara mais rica do interior do Ceará, de repente ficou pobre.

2- O vereador Gegê Romão está sendo elogiado, pela audiência pública, realizada na noite de terça-feira, em que levou ao plenário daquela casa, um dos ex-superintendente da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Ivá Monteiro.

3- O secretário da Educação de Sobral, Julio Cesar promete ir à Câmara de Vereadores explicar a compra de 204 mil quilos de bananas para a merenda escolar. A reunião está agendada para a terça-feira, dia 3. A revelação da compra foi feita pelo vereador Fredim do Jaibaras.

SAÚDE: Rombo na Santa Casa de Misericórdia de Sobral já ultrapassa os R$ 37 milhões


“Eles estão desfilando de hylux, bebendo uísque como se tivesse ganhado na mega-sena”. Frase dita pelo ex-superintendente da Santa Casa de Misericórdia de Sobral Ivá Monteiro, durante participação em audiência pública realizada na Câmara de Sobral, para definir a qualidade de vida vivida pelo ex-diretores do maior hospital filantrópico da região Norte do Estado. O ex-superintendente da Santa Casa aponta o dedo para pelos menos ex-cinco diretores da instituição que segundo o denunciante enriqueceram de forma ilícita, com dinheiro desviado da saúde de Sobral.

 A audiência para tentar explicar a situação financeira do hospital foi realizada na noite desta terça-feira na Câmara de Sobral, e contou com a presença do bispo diocesano Dom Odelir Magri, do padre Júnior, doutor Cristiano, entre outras autoridades convidadas. Os valores informados pelas pessoas interrogadas apontam para um valor a cima de R$ 30 milhões, mais os valores reais apurado pelo Blog Wilson Gomes já ultrapassa os R$ 37 milhões.

Durante a reunião, o principal personagem das denúncias Ivá Monteiro, não quis declinar nomes. “Não tenho imunidade, mas caso algum vereador queira dizer, os nomes estão aqui, fiquem a vontade”. Disse Ivá Monteiro. Para o bispo diocesano Dom Odelir Magri, a reunião foi muito importante, pois foi uma oportunidade de explicar a população como anda a situação da Santa Casa. “Apesar de não ainda estarmos com o relatório da auditória pronto, foi muita proveitoso esse encontro, pois serviu para esclarecer a população a real situação da Santa Casa de Misericórdia”, disse Odelir.


Um segundo capitulo dessas denúncias poderá surgir em breve. Os participantes da Mesa, que representavam a Diocese da Cidade colocaram em dúvida o relatório apresentado a imprensa pelo ex-provedor da Santa Casa, padre Zé Linhares. A nota divulgada recentemente pela imprensa inocenta  perante a Justiça o reverendo de todas as acusações que existiam contra ele quando diretor do hospital filantrópico da região.

terça-feira, 27 de maio de 2014

ELEIÇÃO: Presidente do Pros critica o comportamento dos vereadores de Sobral


"Passei a noite acordado". Essa foi frase dita pelo presidente do Pros de Sobral, Gerardo Cristino Filho durante entrevista ao radialista Izaias Nicolau, para demonstrar sua insatisfação pela antecipação da votação da Mesa Diretora. 

Na avaliação do médico Gerardo Cristino, a decisão é uma desqualificação a Casa do Povo. "O bom seria se deixasse o presidente (Itamar) que está aí  terminasse seu mandado. A antecipação nada contribui para a qualidade da Câmara de Sobral. É a única Câmara em que cinco é maior que nove", disse Gerardo Cristino se referindo ao número de vereadores dentro de cada partido.

 Dr. Gerador foi bastante crítico. "A eleição da Câmara é para agradar apenas dois vereadores? Não é por aí. E a gente acompanha tudo calado. Está errado o papel da Câmara de Sobral. E é porque são pessoas amigas, mas são pessoas que não tem ombridade. Está na hora de fazer uma eleição que contribua para o município", completou o presidente do Pros - Gerardo Cristino, que também criticou que tudo é feito com apenas uma assinatura que é feita num papel. "Não precisa mais de eleição. Se assinatura já o bastava".

REGIONAL: Governador Cid Gomes vai estar em Itapipoca

O Governador Cid Gomes estará em Itapipoca nesta terça-feira (27) onde entregará 16.125 títulos de terra a agricultores de 13 municípios da Região Norte do Ceará e imediações. A solenidade acontece às 10 horas, na Escola Profissionalizante Rita Aguiar Barbosa. A ação faz parte do Programa de Regularização Fundiária do Ceará, o maior do Brasil e um dos maiores programas da América Latina. Ao todo já foram entregues 49.611 títulos de terra no Ceará. A partir desta terça-feira serão mais de 65 mil agricultores cearenses beneficiados.

Em Itapipoca serão beneficiados 4.799 agricultores. Também serão contemplados trabalhadores rurais dos municípios de Amontada (3.522), Cariré (910), Graça (1.832), Groaíras (396), Irauçuba (348), Mucambo (1.031), Pacujá (222), Reriutaba (1.081), Santa Quitéria (717), Santana do Acaraú (462), Tamboril (420) e Umirim (385).

ELEIÇÃO: PSD reúne lideranças mas não confirma apoio ao candidato de Cid



As principais lideranças do Partido Social Democrático - PSD estiveram reunidas na tarde desta segunda-feira (26) no auditório do Shopping Avenida para definir o posicionamento do partido para as eleições deste ano. Participaram do encontro mais de 70 lideranças do partido, entre elas 4 deputados estaduais, 1 deputado federal, 20 prefeitos, 4 vice-prefeitos, 12 vereadores, entre outros.

Na ocasião houve uma votação simbólica para escolher, caso o PSD decida se coligar com o PROS, qual seria o melhor nome para ser o candidato do Governador Cid Gomes no qual o partido poderia apoiar. O partido só definirá se irá apoiar o candidato do Governador quando ele apresentar quem será o seu candidato.

Ainda no Encontro foi realizado uma Resolução Nacional do PSD, onde ficou decidido que o partido deverá participar das eleições pleiteando uma vaga na majoritária, ou seja, ou tendo candidato para Governador, ou Vice-Governador ou Senador. Segundo o presidente do Partido Almicy Pinto, isso se dá devido à grandeza do PSD, que é o 3º maior partido do Brasil e o 2º do Ceará.




jornalismo@cearanews7.com.br

ELEIÇÃO: Vereadores votam modificação de Regimento para beneficiar Zezão


Os vereadores de Sobral, votaram na sessão e segunda-feira Projeto de Resolução que modifica os artigos que trata d eleição para escolha da Mesa de Diretora. Sem direito a discussão do projeto, os vereadores anularam qualquer possibilidade nesta legislatura de se formar uma segunda chapa para concorrer a eleição que ainda vale para setembro, mas que também poderá ser antecipada para junho, caso os vereadores mantenha votação favorável ao texto na segunda votação que deverá acontecer na próxima segunda-feira, 2.

Agora com a nova redação do Regimento Interno, a Chapa para concorrer a Mesa Diretora, deverá ser eclética e ser composta com no mínimo 50% dos partidos que compõe a Casa Legislativa. O vereador Hermenegildo se irritou na hora da votação e em protesto se retirou do plenário. "Não que eu fosse contrário ao projeto, mas gostaria de ter conhecimento do que estaria votando", disse Hermenegildo.

Para os parlamentares que votaram a favor, essa foi mais uma vitória do vereador do PP Zezão, que disputa a vaga de presidente para o segundo biênio legislativo. Mesmo que a eleição aconteça em setembro, não haverá como se compor uma outra chapa. O Pros partido de maior bancada na Câmara de Sobral, saiu mais uma vez derrotado.

CIDADE: Sobral vai comprar mais de 204 mil quilos de bananas para a merenda escolar


O vereador do PV de Sobral Fredim do Jaibaras levou a tribuna do Plenário 5 de Julho na sessão desta segunda-feira uma informação que vai dar o que falar. A prefeitura de Sobral através da Secretaria da Educação está comprando através de uma licitação cerca de 204 toneladas de bananas, ou seja, 204 mil quilos da fruta tropical. 

Segundo o vereador Fredim são mais de três milhões e 600 mil unidades, que deverão vir de uma empresa da cidade de Tianguá. A fruta faz parte de um dos lotes do cardápio da merenda escolar do município. A licitação PP060/14, foi vencida pela empresa Francisco G. Rufino, que entregará por um periodo de quatro meses frutas e verduras destinadas à alimentação dos alunos dos Programa dos Programas PNAE (Fundamental), PNAP (Pré-Escola), PNAC (Creche de 0 a 3 anos), EJA(Educação de Jovens e Adultos), AEE. De acordo com as especificações e quantitativos previstos no anexo I do Edital.

No primeiro lote serão entregues, como exemplo, 204.012 quilos de banana,  de 1ª qualidade, tamanho médio (60g) em pencas, com grau de maturação suporte manipulação, transporte e a conservação em condições adequadas até o consumo; 

7.176 quilos de Cheiro verde de 1ª qualidade, contendo proporções iguais de coentro e cebolinhas; maço cor verde escuro, isenta de sinais de apodrecimentos. 

6.448 Kg de goiaba, cor vermelha, 1º qualidade, fresca, com aspecto, cor, cheiro e sabor próprio, superfície lisa, em estágio de amadurecimento adequado para consumo, polpa firme e intacta, sem danos físicos oriundos do manuseio e transporte. 

149.856 unidades de Maçã nacional, produto procedente de planta sadia, Destinado ao consumo “in natura”, devendo se Apresentar fresca, ter atingido o grau ideal no Tamanho, aroma, cor e sabor próprios da variedades, apresentar grau de maturação tal que lhe permita suportar a manipulação, o transporte e a conservação em condições adequadas para o consumo mediato e imediato. Não estarem danificadas por quaisquer lesões de origem física, mecânica ou por insetos e doenças que afetem suas características. Não conter substância terrosa, sujidades, produtos químicos ou corpos estranhos aderentes à superfície da casca, estarem isentos de umidade externa anormal, aroma e sabor estranhos. Tamanho médio e uniforme. 

As informações sobre outros produtos que deverão se distribuídos na merenda escolar do município de Sobral podem ser conferido no link - (aqui).




segunda-feira, 26 de maio de 2014

CIDADE: 50% das emissoras AMs não retransmitem o "Café com o Prefeito Veveu"

Metade das emissoras não retransmitiram o programa semanal "Café com o Prefeito Veveu". Das quatro emissoras AMs, apenas duas colocaram no ar o programa que vai ao ar às segunda-feira, sempre às 7h. No programa deste dia 26 de maio, abordou o tema educação, com destaque para o prêmio " Escola Nota 10" e os novos Centros de Educação Infantil. O Ministro da Educação, Henrique Paim, que participou da inauguração do CEI da Vila União, fez elogios aos rumos da educação pública em Sobral.Na semana passada o blog Wilson Gomes, divulgou a valor de cada contrato e os gasto que a Prefeitura detem para exibir o programa radiofônico.

Prefeito Veveu Arruda vai entregar mais um CEI

O Prefeito Veveu Arruda (PT) entrega o Centro de Educação Infantil (CEI) “Jean Torez Trindade Neto”, na Cohab II. O CEI da Cohab II fica próximo ao Conjunto Habitacional Jatobá e será inaugurado, terça (27), às 19h, com show da Turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo e Banda Reite.
Este é o 6º de 19 Centros de Educação Infantil que serão construídos no Município. Com investimentos de R$ 417.265,51, ele atenderá 100 crianças de 2 a 5 anos. O equipamento foi construído em parceria com o Governo do Estado do Ceará com recursos do Programa de Apoio às Reformas Sociais do Ceará (PROARES II), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e contrapartida da Prefeitura.


Com informações, Blog da PMS

As tirinhas do Blog Wilson Gomes

1- O vereador Adaldécio Linhares afirma para quem quiser saber que está lutando para resolver seu problema na Justiça. E tudo está no rumo certo, ou seja, caminha a seu favor.

2- Os vereadores que assinaram o apoio a chapa do vereador Zezão, estão firme e forte. Garantem que vão repetir a votação, na próxima semana. O projeto de antecipação das eleições será aprovado.

3- Luciano Arruda, garantiu ao repórter Carlos Torres, que não vai interferir na eleição da Casa do Povo. Apoia Zezão por ser vereador da base aliada. Vou torcer!

ELEIÇÕES:PTN realiza encontro para confirmar a pré-candidatura de Zé Vytal



O Partido Trabalhista Nacional (PTN), realizou na manhã de sábado, um encontro em Sobral para confirmar a pré-candidatura, do ex-vereador Zé Vytal a deputado estadual. O encontro aconteceu nas dependências da Câmara de Vereadores e foi bastante corrido. Prova disso foi a presença dos vereadores/amigos: Paulo Vasconcelos (presidente do PRB); Júnior Balreira (Pres. PMDB); Sílvio Ávila (PROS); Fredim do Jaibaras (PV); Dr. Wellington Vasconcelos (PSD); Erasmo (vereador de Coreaú). 

O presidente regional do PTN Toinho do Chapéu, veio ver de perto a força do pré-candidato em Sobral e confirmou que ele (Zé Vytal) já tem legenda garantida. Quem também fez questão de estar presente foi o ex-presidente da Câmara de Sobral, Dr. João Alberto, que relembrou os tempos em que esteve naquela Casa, e o sofrimento em que hora vive os vereadores, por conta da falta de compromisso do prefeito Veveu Arruda com os pedidos dos feitos pelos representantes do povo em benefícios das comunidades carentes. 





domingo, 25 de maio de 2014

REGIONAL: Número de mortes em Canindé caiu para 17

Caiu para 17 o número de mortos do maior acidentes em rodovias do Ceará nos últimos 10 anos, ocorrido no último domingo, 18, no quilômetro 304 da BR-020, em Canindé. Exames de DNA revelaram que parte de um corpo que se encontrava na Perícia Forense do Ceará (Pefoce) pertencia a uma mulher de 68 anos que havia sido sepultada em Canindé.

"Nós fizemos o exame de DNA em todos o restos mortais e ficou comprovado que o segmento inferior que tinha aqui era o da mesma mulher que havia sido enterrada em Canindé. Agora, está tudo concluído. Foram 17 mortos", disse nesta sexta-feira, 23, o perito-geral da Pefoce, Maximiano Chaves.

As tirinhas do Blog Wilson Gomes

1- Manhã deste domingo, bandidos armados assaltam mais um posto de combustíveis em Sobral. De acordo com a vítima, os elementos conseguiram levar a quantia de R$ 100,00. A polícia está a procura dos assaltantes.


2- Nas imediações do Cemitério São José, homens ocupando um veículo, cor vermelha, placas não anotadas, efetuaram disparo de arma em via pública. Segundo testemunhas ninguém foi ferido.


3- Na manhã de sábado, a PM prendeu mais uma pessoa acusada de tráfico de drogas. A prisão aconteceu no bairro Terrenos Novos. Ana Thamires da Silva de 26 anos, estava com uma quantia de droga e dinheiro quando foi abordada, ela ainda tentou fugir.

VEREADORES DE SOBRAL APROVAM LEI QUE OBRIGA O PREFEITO IVO A COBRAR "TAXA DO LIXO"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas notícias) -  A Câmara de Vereadores de Sobral aprovou o Projeto de Lei que obriga o prefeito Ivo Gomes, ...