sábado, 3 de agosto de 2013

Provas para Guardas-mirins será neste domingo

A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Cidadania e Segurança, agendou para domingo, 04 de agosto, às 08:00 horas da manhã, as provas de seleção para Guardas-mirins.
As provas serão realizadas no Colégio Jarbas Passarinho, no bairro do Junco e que mais de 530 candidatos concorrerão às 100 vagas destinadas aos adolescentes entre 14 a 17 anos, inscritos para a seleção. O secretário Dr. Pedro Aurélio Ferreira Aragão destaca a contribuição recebida aos jovens, e dentre os principais pontos destacam-se a colocação no mercado de trabalho, embasada na lei do menor aprendiz, o projeto pré-profisionalizante, com diversos cursos oferecidos aos guardas mirins  e a complementação educacional
Os candidatos deverão chegar ao local com uma hora de antecedência e devem portar, obrigatoriamente, o documento de inscrição.
Serviços
Prova de seleção para Guarda-mirim
Data: Domingo, 04 de agosto de 2013
Local: Escola Jarbas Passarinho
Horário: 08:00 da manhã (necessário chegar com uma hora de antecedência)
Obs.: O candidato deve portar o comprovante de inscrição e uma caneta de escrita azul ou preta

RUÍNAS:CFS do Terrenos Novos precisa de reformas




Quem não conhece o Centro de Saúde da Família dos Terrenos Novos, em Sobral precisa conhecer antes que se acabe. Sem receber os cuidados necessários por parte da administração municipal, o prédio está apresentando infiltrações e móveis quebrados são vistos pelos cantos das salas. A situação de abandono é notada logo na entrada com uma fachada imunda sem os devidos cuidados de higiene, deixa a entrada principal com aspectos de que por lá nada vai bem. A população pede que providências seja tomadas o mais rápido possível. Eles temem por uma interdição do prédio por parte dos órgãos fiscalizador aconteça.. 







Capacitação do Sindicato Calçadista


O presidente do Sindicato dos Calçadistas de Sobral, Raniere Araújo, recebeu a visita do Diretor Regional do Senai em  busca de parcerias para a implantação de novos cursos de capacitação no Centro de Treinamento do Sindicato. Além da gama de serviços que oferece aos seus associados  e dependentes ( 23.000), na área de saúde, tem intensificado o investimento na realização de cursos de capacitação para a categoria, contando atualmente com cerca de 700 alunos nos mais diversos cursos.   

As tirinhas da Câmara de Sobral

1- O vereador do PV, Sílvio Ávila, aceitou o convite e foi ao evento promovido pelos filiados do PT-Regional. Apesar de não afirmar, mas todos sabem que ele(Sílvio), está a um passo de trocar de legenda.

2- A Câmara de vereadores de Sobral, inicia o segundo período legislativo, nesta segunda-feira, 5. A sessão de reabertura, do ano 2013, será presidida pelo vereador Itamar Ribeiro.

3- Apesar de ser cobrado a sua presença, na reunião que aconteceu no distrito do Jaibaras, na noite de quinta-feira, o vereador Fredim, disse que de nada iria adiantar pois o prefeito não atende nem os pedidos aliados, imagine da oposição.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

NO AUXÍLIO: Guardas Municipais não atende a ocorrência

Pegou muito mal para uma patrulha da Guarda Civil Municipal, que foi acionada para prestar auxílio a senhora que foi assaltada, nas imediações da Câmara Municipal, na tarde desta sexta-feira. Uma pessoa que estava por lá ouviu quando um dos quarteto que estava dentro da viatura, pediu pra que ela chamasse o Ronda do Quarteirão. Depois querem fazer o serviço polícia! Ainda disseram para os barnabés que, o bandido fugiu na contramão, mesmo assim não era com eles. "Quem é Veveu verás!"

EM TEMPO: Gostaria de informar que me baseio em fatos. E quando me dirigia para o local fui informado por uma pessoa de grande credibilidade na cidade, que estava ao lado do radialista Bené Fernandes, que me narrou tal fato. Como nem sempre somos testemunhas ocular se baseamos em informações que nos são confidenciadas. Fico bem a vontade: se comentei algum equívoco peço desculpas. 

INSEGURANÇA; Bandido com barra de ferro toma moto de assalto em Sobral

Os assaltos na cidade de Sobral, continuam a todo momento. Nesta sexta-feira, por volta das 17h15, nas imediações da Câmara de Vereadores, um homem armado com uma barra de ferro tomou de uma senhora, uma bolsa com dinheiro, e a motocicleta da mesma. Sem capacete, e usando às vias na contramão, o bandido fugiu em dispara. Várias viaturas da PM foram deslocada para as imediações e começou uma verdadeira perseguição ao elemento, que fugiu em direção ao bairro Santo Antonio. A motocicleta segundo informações da vítima tem o número 7091. No mesmo instante uma outra moto era furtada do Centro da cidade.
No início da noite, duas jovens que se encontravam na praça da igreja São francisco tiveram os celulares roubados. Os assaltos aconteceram próximo a delegacia de polícia civil.

INSEGURANÇA: padaria é assaltada por elementos armados


Dois bandidos, um deles de arma em punho assaltaram uma padaria que fica situada na Boulevard do Arco. De acordo com a vítima, os elementos chegaram numa moto de cor preta, e um dos meliantes estava usando capacete na cor rosa. A dupla levou, um bloco de nota de vale gás, no valor de pouco mais de R$ 1 mil. Fugiram em direção ao bairro das pedrinhas. A vítima ainda informou a PM que um dos elementos tinha uma tatuagem em dos braços. O assalto  aconteceu por volta das 14h20. Até o fechamento desta matéria, nenhum suspeito havia sido detido. Noutro ponto da cidade, uma senhora foi vítima de assalto, elemento de características desconhecidas levou um aparelho celular.

PASTANDO: Vacas e bois fazem a limpeza do rio Acaraú em Sobral


Quem faz diariamente a limpeza do Rio Acaraú, é uma manada. Como a política de revitalização de limpeza adotada pela Prefeitura de Sobral não avança, os animais colocados ali para pastar faz a festa, ou seja,  "enche o bucho". O Rio Acaraú, que nasce na Serra das Matas, um dos pontos mais altos da região. Saindo de Monsenhor Tabosa, em pleno sertão, percorre 320 quilômetros. Corta Sobral, uma das cidades mais importantes do Ceará, e também a mais responsável pela poluição do rio, pois é neste trecho que se encontra o maior número de esgotos sendo lançado dentro rio, o maior número de lavadeiras e o maior número de quantidade de lixo. Os aguapés, revela a olho nú o quanto a cidade de Sobral é responsável pela poluição do rio que banha 18 municípios e chega ao mar, em Acaraú. 

EXPLOSÃO: Agências bancárias de Monsenhor Tabosa são atacadas


Fotos:Monsenhortabosanews

Nesta manhã de sexta-feira, 2, as duas agências bancárias da cidade de Monsenhor Tabosa, foram dinamitadas. As ações aconteceram por volta de 1h, e, segundo informações, os ataques foram quase simultâneos sendo que a primeira explosão foi ouvido na agência do Banco Bradesco e em seguida se ouviu o som dos explosivos no Banco do Brasil. Houve ataque também ao posto policial da cidade, onde os PMs se sentiram intimidados e não tiveram como enfrentar a quadrilha. O número de bandidos aos ataques ainda não foi revelado. 


Diretor Técnico do SEBRAE do Ceará reconhece o sucesso da FENAIVA 2013




Como acontece todos os anos em Sobral, a XXVII FENAIVA, entre os dias 25 a 27 de julho, no Centro de Convenções fazendo parte dos 240 anos de emancipação política do município a FENAIVA este ano ultrapassou toda as expectativas em público, renovação, negócios e stands. E mais uma vez Sobral foi destaque no ramo de feiras e negócios.

O Diretor Técnico do SEBRAE – Ceará, Alcir Porto, salientou que sem uma equipe de profissionais não seria possível a realização deste evento e, hoje, faz parte do calendário dos grandes eventos do Ceará e do interior do Nordeste, tendo como Silvio Moreira, Articulador Regional e o Wellington Granjeiro, Analista Técnico.

“A equipe do SEBRAE como todo, hoje, ela tem necessariamente um preparo capaz de atender todas essas necessidades e promoção das pequenas empresas. Tanto o Silvio Moreira e Wellington Granjeiro são pessoas preparadas para atender grandes empresas de Sobral, que é uma das cidades importantes do interior do Ceará. Parabenizo toda a equipe do SEBRAE/Sobral pelo sucesso da Fenaiva 2013.”

REVELADO: Prefeito Aristides fala sobre exoneração de secretária


O prefeito de Meruoca Aristides, revelou os motivos que levou a tomar a decisão de exonerar do cargo de secretária da Educação, a professora Hérica (PRB). De acordo com o gestor além da política de demissão adotada pela titular da pasta, a ex-secretária, estava praticando perseguição política, demitindo pessoas ligadas sem nenhum motivo. “Eu não estava tendo mais tendo tranquilidade. A minha família também não estava mais tendo sossego com tantos funcionários procurando a gente para dar um basta nisso. A decisão foi demiti-la”, disse Arsitides.

Segundo o gestor a decisão de afastá-la do cargo, partiu dele (Aristides), e não de outras bases políticas, ou outras ligadas a sua gestão, se referindo ao governador Cid Gomes e ao deputado estadual Zezinho Albuquerque. Na tarde de quinta-feira, Aristides já assinava o ato de nomeação ao cargo de secretário interino, Crispim, que deverá permanecer no cargo até todos os problemas resolvido. O prefeito acredita que a saída da professora, não afetará a sua base aliada e que PRB continuará colaborando com sua administração. O blog Wilson Gomes recebeu a informação que todas as pessoas nomeadas pela ex-secretária, também foram exonerados. 

FUTURO: PT quer aliança que garanta palanque para Dilma Roussef



O líder do Partido dos Trabalhadores, na Câmara Federal José Guimarães (PT/CE), esteve em Sobral na tarde de quinta-feira, para participar de uma reunião organizada pelo PT-Regional. O encontro aconteceu no auditório da FETRAECE. Em entrevista o deputado elogiou a administração do prefeito petista Veveu Arruda, e garantiu que mais recursos federais deverão ser liberados para Sobral.

Sobre sucessão governamental, no Estado do Ceará José Guimarães defende a possibilidade de articulação política que garanta palanque para a presidenta Dilma Roussef no Estado. “Nós temos um compromisso inarredável aqui no Ceará, construir o palanque da Dilma. Quem apoiará a Dilma no estado, estará aliado com o PT. O governador Cid Gomes fala isso a todo o momento que vai apoiar a Dilma, por tanto estaremos com o candidato do governador Cid Gomes. Quem vai ser o candidato a governador? Pode ser do PMDB; PSD: PSB; PT. Nós não podemos brigar”, disse o deputado federal.


José Guimarães, ver como natural os números das pesquisas que apontam queda de confiança da presidenta Dilma e avalia que os números atingiram todos os políticos que estão no poder, e, alguns estão se sentindo acuados. “Doze anos de governo do PT. Nós patrocinamos muitas mudanças. Nós criamos programas importantes que mudou o comportamento de muitos brasileiros. E hoje essas pessoas querem melhorias na área da educação e na área de saúde”. Disse Guimarães.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

INSEGURANÇA: Armazém é alvo de assalto nesta quinta-feira

Mas um ponto comercial é alvo de assalto em Sobral. Na tarde desta quinta-feira, 1º, bandidos armados de revólver entraram num armazém especializado na venda de açucar no atacado e renderam o gerente, que foi obrigado entregar todo o dinheiro que encontrava no armazém, cerca de R$ 1.500,00. Os bandidos fugiram numa motocicleta que estava estacionada em frente ao prédio. O ponto comercial assaltado fica no centro da cidade, a uma distância de aproximadamente um quarteirão da sede do 3º BPM. Não há informações sobre pistas da dupla.

MAIS PRISÃO: Elemento é preso com moto roubada


Uma patrulha da Polícia Militar, tendo a frente o cabo Nascimento e o soldado Canuto, prendeu na tarde desta quinta-feira, um homem acusado de furto de motocicleta e outros objetos na manhã do mesmo dia. A prisão de Francisco Ferreira Chaves, que reside no bairro Vila Recanto 2, foi possível após os policiais obedecer uma determinação do coronel Gilvandro Oliveira, que orienta os policiais em serviço abordar qualquer pessoa tida como suspeita. 

Com o elemento, os policiais encontraram uma moto, Fan, cor preta, e um aparelho celular Ipod que estava sendo rastreado e o sinal apontava que o aparelho estava ali por perto. Os objetos recuperados foram entregues a vítima e o acusado foi encaminhado para a Delegacia Civil. “Estamos aqui para ajudar no que for possível para acaba com essa bandidagem. E com o apoio do Coronel Gilvandro, estamos tendo êxito”, disse cabo Nascimento que agradeceu ao companheiro de farda Canuto, pela ajuda na prisão do acusado.

As tirinhas da imprensa sobralense

1- Profissionais da imprensa, que recebem até R$ 300,00 da Prefeitura de Sobral, que ensaiar qualquer tipo de crítica ao prefeito Veveu Arruda, tem a ajuda cortada. O aviso vem de pessoas ligadas ao prefeito Veveu. E não adianta chorar!

2- Mário Magalhães na narração e Wilson Gomes na reportagem, levarão até você as emoções de mais uma partida de futebol envolvendo o Guarany de Sobral. É domingo, em Caruaru.

3- Na próxima semana, o grande comunicador Oliveira Domingos vai ser submetido a tão esperada cirurgia. Deverá ficar uns dez dias sem dar uma palavra. Equanto isso, a sua competente equipe toca o Tribuna e Plenário.

4- Perguntou-se a vereadora do PT, Cristianne o que ela acha da minoria da imprensa que criticou a viagem da comissão à Juazeiro do Norte? A resposta: Ou não sei dizer sobre esses comentários! A viagem tem custos.

UFC de Sobral abre oito vagas para professores

A Universidade Federal do Ceará (UFC) lançou edital para seleção de professores junto ao Campus de Sobral. Estão sendo ofertadas oito vagas para os cursos de Engenharia da Computação: Matemática para Engenharia (1). Engenharia Elétrica: Sistemas de Energia (1) e Física para Engenharia (1).
A remuneração oferecida será de R$ 5.466,55 para a função de Professo Assistente A e de R$ 8.049,77 para o cargo de Professor Adjunto A.
Também há oportunidades para odontologia: Clínica Odontológica/ Periodontia/ Clínica Integrada (1) e Anatomia Geral, Anatomia Buco Maxilofacial e Clínica Integrada. Completa a relação o curso de Música: Prática Instrumental Sopros: Flauta Transversal e Flauta Doce (1) e Prática Instrumental Cordas Friccionadas Graves (Violoncelo e/ou Contrabaixo) (1).
Os interessados poderão se inscrever até 27 de agosto presencialmente ou por meio de procuração na secretaria do curso desejado. De acordo com o edital, as inscrições ocorrerão no horário de 8h às 11h e de 14h às 17h para os cursos de Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica e Odontologia; e no horário de 15 às 21 horas para o curso de Música.
Para as vagas de odontologia é requisito o candidato possuir título de Mestre. Para as demais vagas serão exigidos titulação de Doutor.
O concurso público será composto de prova didática, prova prática, prático-oral, e avaliação de títulos. Os testes serão aplicados conforme a área escolhida para a candidatura.
Mais informações na página da UFC na internet ou no telefone: (88) 3695.5703.
Confira o edital completo aqui.

As curtas do Blog Wilson Gomes

O chefe do gabinete da Prefeitura de Sobral, Luciano Arruda, inicia a sua caminhada rumo a uma futura candidatura a deputado estadual. Deverá aproveitar encontro do PT na região para pedir apoio a dois prefeitos da região: de Groaíras e Meruoca. 

X.X.X

O professor Crispim, vai ficar a frente da Secretaria da Educação de Meruoca, após a saída da professora Hérica, demitida do cargo. A volta às aulas só acontecerão na segunda-feira, 5. Quem também deixou de ser secretário, foi Rony Pereira, que era da saúde. A saída foi expontânea.

X.X.X

O ministro Leônidas Cristino vem a Sobral na próxima semana. Quer uma reunião com os vereadores do PSB e com o prefeito Veveu Arruda. Vai pedir um melhor tratamento para os edis, que reclamam estarem com a "barriga vazia". "Quem é Veveu Verás".

SOLUÇÃO: Prefeitura desapropria terras para construção do galpão dos feirantes

Foto: Divulgação
O prefeito Veveu Arruda, atendendo um apelo dos feirantes que negociam no distrito de Aprazível, resolver baixar um decreto, e desapropria terreno para a construção do Galpão dos Feirantes. O terreno ora ocupado pela a associação estava para ser vendido para terceiros.

 Caso isso viesse acontecer a Feira do Aprazível seria desativada e centenas de pais de famílias perderiam o direito de continuar no local negociando suas mercadorias. Acompanhe o teor do decreto, que os vereadores, tomarão conhecimento, somente depois do retorno do recesso, devendo por tanto votar a favor do decreto do Chefe do Executivo.

Declara de utilidade pública para fins de desapropriação o imóvel que indica, e dá outras providências. 

O PREFEITO MUNICIPAL DE SOBRAL, no uso de suas atribuições que lhe confere, considera de utilidade pública a abertura, conservação e melhoramento de vias ou
logradouros públicos; a execução de planos de urbanização; o parcelamento do solo, com ou sem edificação, para sua melhor utilização econômica, higiênica ou estética; a construção ou ampliação de distritos industriais, DECRETA:

Art. 1° - Fica declarado de utilidade pública para fins de desapropriação uma parte de terreno situado no Distrito de Aprazível, neste Município, com área de 20.967m² extremando-se: ao Norte, Sul e Oeste, com terras pertencentes ao Sr. Antônio Dorenildo Menezes de Azevedo, e ao Leste, com a BR -222. 

Art. 2° - O imóvel descrito e caracterizado no art. 1º deste decreto destina-se à construção do Galpão dos Feirantes e outros equipamentos públicos, no Distrito de Aprazível, neste Município. 

Art. 3° - Fica a Procuradoria Geral do Município autorizada a proceder, por via amigável ou judicial, mediante prévia avaliação, a desapropriação prevista neste Decreto.

Art. 4° - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em  contrário. 

ATÉ QUANDO: Moradores de importante avenida em Sobral não suportam mais

Foto: Edmilson Nascimento

Um dos problemas mais difíceis de se resolver na cidade de Sobral, é o do sistema de drenagem das águas poluídas da Avenida Frederico Gomes, bairro da antiga Cofeco. Á água fétida jorra há mais de seis anos sem que nenhuma medida ou providência seja adotada para solucionar o problema, apesar dos milhares de apelos feitos pelos moradores. Na administração atual a situação ficou ainda mais complicada, por conta da recuperação da camada asfáltica naquela artéria. 

Os moradores bastante incomodados com a situação ameaçam cortar a rua e abrir por conta própria uma vala, para ver se dar um basta nesta situação. A noite os moradores dizem que o mau cheiro da água podre incomoda muito, e muitos deles têm dificuldade de dormir. 

No local não existe um sistema drenagem. Ás águas imundas correm para um terreno baldio e ali se acumula, causando assim a proliferação de ratos e insetos nocivos à saúde pública.

LANÇAMENTO: "Procurando as pegadas de Jesus"



Foi bastante prestigiado, na noite de quarta-feira, 31, o lançamento do livro “Procurando as pegadas de Jesus”, de autoria do padre João Batista Frota. O lançamento aconteceu na Casa da Cultura de Sobral. O livro conta a um trecho da trajetória da vida do escritor, quando esteve peregrinando por Jerusalém. 

Na abertura da solenidade o padre Gonçalo Gomes que fez a apresentação da obra literária, disse que recomendava a todos adquirir o livro e ler, sobretudo para quem pretende conhecer Israel. “Padre João vai lendo o evangelho de acordo com cada situação vivida, por isso recomendo que leiam o livro, que chega a sua segunda edição”, disse 
Gonçalo.

Padre João Batista agradeceu a presença de todos e lembrou que publicação do livro foi possível, graças a colaboração da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). "Sem o apoio da UVA, o lançamento não estaria acontecendo. Agradeço de forma especial ao ex-reitor professor Teodoro Soares". disse padre João Batista.
    

FORA: Professora Hérica não é mais secretária de educação

Foto: Arquivo pessoal (Facebook)
A Herik Zednik (professora Hérica) não é mais a secretária de educação do município de Meruoca. A professora que assumiu, a pouco mais de um mês na nova gestão do prefeito Aristides, foi demitida na noite de quarta-feira, 31, após reunião entre membros de partidos políticos e base aliada do atual gestor. O motivo não foi revelado, mas tudo leva a crer que foram as últimas decisões tomadas pela ex-secretária que resolveu demitir um grande número de funcionários, numa política de fazer uma "faxina", na secretaria. O prefeito Aristides deverá se manifestar durante esta quinta-feira, sobre a demissão da professora que é ligada ao PRB, e quem será nomeado para o cargo.

quarta-feira, 31 de julho de 2013

NA FRENTE: Eunício Oliveira lidera as pesquisas no rádio


Os programas políticos são comuns nas emissoras de rádio do Ceará. A grade das emissoras que costumam pontuar muito pouco no Ibope é formada por programas políticos. Nas últimas 24 horas, a pergunta é: qual o melhor nome para governar o Ceará? Eunício vence todas as enquetes com o eleitor votando ao vivo, por telefone. No programa do jornalista Renato Abreu, na Ceará Rádio Clube, o placar foi: Eunício Oliveira, 16 e Mauro Filho 2. Os outros nomes colocados não foram votados, nem receberam votação espontânea. (Blog Roberto Moreira)

DIREITO: Uma resposta ao que foi postado


Em resposta à reportagem do Sindicato dos Servidores Público sobre as horas extras concedidas, informo que na verdade, por conta de redução do efetivo (tanto que estamos divulgando edital para contratação 100 novos guardas) e da jornada 12 horas de Trabalho por 36 de descanso, seja da guarda ou dos agente de trânsito, houve a necessidade de se conceder horas extras para cobrir os diversos eventos ocorrido na cidade, tais como o Festival de Quadrilhas, Aniversário de Sobral, Parada Gay, Expornorte, entre tanto outros de menor porte. 

E não foi concedido a um "grupo seleto" e sim 112 guardas e agentes de trânsito no mês de junho deste ano ou cerca 70% do efetivo.

A concessão é autorizada pelo chefes imediatos mediante a necessidade e assinado pelo servidor beneficiado que obviamente depende de sua aceitação, no caso da Guarda, o seu comandante, CTTU seu iretor, Defesa Civil, o coordenador, e   a Coordenadoria de Cidadania, a sua coordenadora. 

Reafirmo que todos os atos legalmente obrigado à publicação são feitos pelo setor competente do município. 
Doravante nós reforçaremos esta publicação via boletim interno. As horas extraordinárias é direito do Servidor publico, prevista no Estatuto dos Servidores Municipais e é uma conquista recente na GCMS e CTTU.


Pedro Aurelio Ferreira Aragão -    Secretário da Cidadania e Segurança da Prefeitura de Sobral 

ZELO: Água suja corre a céu aberto próximo ao Parque da Cidade


A lama corre a céu aberto, por uma das ruas, que fica no entorno do Parque da Cidade, área nobre da cidade. Apesar da prefeitura ter feito o trabalho de limpeza da artéria, não teve o zelo de reparar o esgoto estourado que corre pelo leito da rua. As pessoas que trafegam pelo trecho, dizem que só tomaram conhecimento da água suja correndo pela rua após o trabalho de retirada do capim, uma vez que a situação ficou visível. Agora eles esperam que o reparo ao esgoto estourado, não demore tanto quanto foi o roço do capim, uma revindicação bastante antiga dos moradores que residem do lado oposto da rua, por onda  água suja ganhou destaque e que sofrem com a onda de muriçocas que invadiu as suas moradas.

CADA DIA PIOR: Sobral se prepara para mobilização contra a falta de segurança


Comerciantes do Centro da cidade preparam mobilização devido ao alto índice de assaltos. O mês de julho tem sido o mais violento do ano. Só na rede de postos de Combustível São Domingos foram quatro assaltos nesse mês. Marcada para o dia dez de agosto, a manifestação consiste em colocar uma faixa preta na fachada dos comércios e casas simbolizando o luto pela segurança.

A mobilização começou pelas redes sociais. Encabeçada pelo veterinário e empresário Ildefonso Cavalcante, a adesão foi rápida. Ele é proprietário do Pet Shop e Clínica Veterinária Bichinhos de Estimação, que foi arrombada dia 22. Conta que esse foi o primeiro arrombamento, mas o local já havia sido assaltado três vezes. Na mesma noite do arrombamento, a loja Skyler, que fica ao lado, também foi alvo da ação dos bandidos. O empresário afirma que a sensação é de completa insegurança.

A adesão da campanha tem sido tanta que comerciantes de outros municípios têm entrado em contato para pegar mais informações. "Semana passada chegaram dois homens num restaurante, sentaram-se à mesa e anunciaram um assalto, levando tudo dos clientes. Minha família já foi alvo de assaltos menores, em que levaram itens como relógio e celulares", conta. Apenas com os cinco postos de combustível, ele gasta mensalmente entre 20 e 30 mil reais em segurança privada. "É um custo muito alto para quem paga tantos impostos", afirma o empresário.

De acordo com o Secretário de Cidadania e Segurança de Sobral, Pedro Aurélio Ferreira Aragão, infelizmente julho foi o mês mais violento do ano na cidade. Em menos de dez dias foram registrados quatro homicídios. Para conter essa onda, ocorreram reuniões do prefeito Veveu Arruda com o Comandante da Polícia Militar do Estado, Werisleik Matias e o Delegado Geral da Polícia Civil, Carlos Dantas.

Somente neste ano, foram gastos no incremento da segurança pública uma média de R$ 1,5 milhão, o que inclui a compra de armas de choque ´spark´ para a Guarda Municipal.

Com informações, Diário do Nordeste

As tirinhas diárias dos assaltantes sobralenses

1- Dupla rouba supermercado, leva dinheiro e um revólver. Os assalto aconteceu na manhã desta terça-feira. Um dos bandidos bastante conhecido da PM estava envolvido. Acabou preso.

2- E o velho "conto do baludo", continua acontecendo. A vítima desta vez foi uma senhora que havia sacado R$ 6 mil, em um banco de empréstimo consignado. O golpista fugiu, levando o dinheiro e documentos.

3- Três elementos de bicicleta, movida a gasolina azul, assaltaram uma mercearia no bairro Campo dos Velhos. Levaram da vítima R$ 150. Fugiram e a PM ainda está a procura.

DINHEIRO PÚBLICO: Indício de farra nos pagamento de horas extras na Prefeitura de Sobral

O prefeito de Sobral,  Veveu Arruda (PT), afirmou na manhã desta sexta-feira (26), em audiência com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sobral (SINDSMES), que busca no diálogo ainda atender parte das reivindicações dos trabalhadores da Guarda Municipal. Já que havia se comprometido em março passado na ocasião do reajuste de salário.

"Todos os esforços estão dedicados à possibilidade de atender as reivindicações, todavia avalia que a redução dos repasses constitucionais como FPM, ICMS, impossibilita maior comprometimento com custeio e folha de pagamento”. Justifica o prefeito.

Para o presidente do Sindsems, Célio Brito, “Um acréscimo de aproximadamente 12,02%  mês na folha de pagamento da Guarda Municipal é capaz de atender a pauta dos trabalhadores. Com o pagamento do adicional noturno, abertura de vagas no plano de carreira e elevação das gratificações de curso do PCCR, não quebra prefeitura nenhuma. Aliás, motiva em 100% os trabalhadores”. Defende o sindicalista.

“O prefeito resiste em atender a pauta dos trabalhadores da Guarda Municipal, com as reivindicações que pode gerar um acréscimo de aproximadamente 12,02% mês na folha de pagamento da categoria. Entretanto, destina por mês em horas extras e gratificações por serviço relevantes (DAS) a mesma média levantada e que inviabiliza o atendimento das reivindicações coletivas e podem estar sendo usadas como subterfúgio para complementar salário e vencimentos de um grupo seleto de servidores na secretaria. Já que o pagamento de horas extras obedece a uma regularidade suspeita, ou seja, quase sempre os depósitos têm o mesmo valor de 40hs extras mês para as mesmas pessoas que trabalham na mesma grade de escala de serviço que a maioria dos servidores da secretaria”. Disparou o sindicalista em seu relatório.

Isso não significa que haja irregularidades, apenas gera indício de incorporação dos valores nos salários de alguns servidores em detrimento ao restante da corporação. “O sindicato sempre irá defender o direito dos servidores que realizam horas extras e que devam receber por elas”. Agravante é a não publicações desses atos que contraria a Lei nº 12.527/2011 de Acesso a Informação Pública. 

No entanto, o prefeito se surpreendeu ao ficar sabendo da existência dessas concessões que foram questionadas na audiência e prometeu apurar as denúncias para futuro esclarecimento. Novo encontro que será agendado para a conclusão das negociações que ficou estabelecido à apresentação de um estudo de impacto financeiro que deverá nortear os acordos.

Com informações da assessoria de comunicação do Sindsems.

terça-feira, 30 de julho de 2013

AÇÃO: PRF de Sobral apreende madeira irregular


Durante uma fiscalização de rotina, na noite de segunda-feira, 29, por volta  das 21h30, na BR 222 km 222, um veículo Volvo foi parado e o motorista foi abordado por policiais rodoviários federais (4ª Delegacia PRF em Sobral). O veículo modelo FH 440 6X27, que tracionava semirreboque SR/GUERRA ambos placas do Pará, carregado com madeira serrada (andiroba e muiracatiara-rajada),oriunda do Pará, com destino a Fortaleza/CE.

Na abordagem feita foi constatada na documentação apresentada uma diferença de 11,415 m³ na carga transportada, ou seja, o condutor apresentou documentação fiscal para transporte de 31,006 m3 de madeira; porém, juntamente com estes mesmos documentos foi encontrado CARTA DE FRETE correspondente ao frete de uma carga 42,421 m³ de madeira serrada. Realizada a cubagem da carga verificou-se um volume bruto de 49,776 m³.

O condutor quando questionado sobre o volume de sua carga, afirmou se tratar de 42 m3 de madeira serrada. Diante dos fatos o veículo foi encaminhado ao IBAMA, em Sobral/CE para procedimentos pertinentes.

OSTENSIVA: Prefeito Veveu melhora a segurança na cidade

A população de Sobral está parabenizando o prefeito Veveu Arruda, por ter cumprindo a promessa de colocar mais policiamento nas ruas da cidade. A ação faz parte de uma das novas medidas de seguranças, apresentada pelo gestor do Município no seu programa de rádio semanal, na segunda-feira, 29. A ação está sendo considerada inédita, uma vez que nem o governador do Estado, nem  as autoridades ligadas a segurança haviam conseguido. O reforço policial deverá permanecer na cidade até a chegada de novos policiais, ou quem sabe, até o final do ano. 

Outra novidade que a população passar a contar a partir desta semana e que também deverá permanecer nas ruas do Centro por um longo período, são as duplas de policiamento andando a pé. O centro da cidade e os bairros onde o índice de violência é considerado altíssimo, passa a ter diuturnamente, equipes do COTAR, RAIO, P.O.G.




Outra medida adotada pelo prefeito municipal Veveu Arruda, foi a instalação de uma Delegacia Civil Municipal que passou a funcionar no bairro Derby. Uma reivindicação antiga dos moradores da cidade, que agora não precisa mais esperar por ações do governo do estado Cid Gomes, neste sentido. Outra investida na segurança, ainda não oficial é a troca de comando no 3º BPM. A saída do coronel Gilvandro Oliveira é tida como certa. No seu lugar deverá assumir o tenente-coronel Claudio Mendonça que atualmente está a frente do BPTur.

Veveu Arruda, irá aumentar ainda mais o serviço de segurança, e a partir de setembro a Guarda Civil Municipal contará com três novas viaturas 4x4, seis motocicletas e um ônibus, além de rádios de comunicação e a instalação de novas câmeras de videomonitoramento.

PUBLICIDADE: Resultado do Mastruz da Sorte - Região Norte

O Mastruz da Sorte - Região Norte, informando o resultado da última extração do seu título de capitalização.

OPORTUNIDADE: Aberta as inscrições para concurso do SAAE de Sobral


Começam nesta terça-feira, 30 de julho, a partir das 10h, as inscrições paro concurso público para provimento de 80 vagas no Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral. Além das 80 vagas também será formado cadastro de reserva para os níveis superior, médio, fundamental completo e incompleto. As inscrições serão feitas através do sitehttp://concursos.acep.org.br/concursosaae2013/, até às 23h59 do dia 26 de agosto.

Após o preenchimento da Ficha de Inscrição, será gerado boleto bancário, no valor de R$ 100,00 (cem reais), para cada cargo de nível superior; R$ 80,00 (oitenta reais), para cada cargo de nível médio; R$ 60,00 (sessenta reais), para cada cargo de nível fundamental completo e R$ 50,00 (cinquenta reais), para cada cargo de nível fundamental incompleto, o qual deverá ser pago em qualquer agência bancária, até o dia 27 de agosto. As provas escritas serão aplicadas no dia 13 de outubro, com 4 horas de duração das 13h às 17h.

As vagas são para advogado (1 vaga), assistente social (1 vaga), engenheiro eletricista (1 vaga), engenheiro químico ou químico (1 vaga) e tecnólogo em saneamento ambiental (1 vaga). Já quem tem o curso técnico em Química pode se candidatar ao cargo de técnico em análise química (1 vaga). Para o nível fundamental, serão ofertadas 41 vagas para assistente de operação e 33 vagas para auxiliar de serviços gerais. Os salários variam de R$ 895,16 a R$ 3.269,94.

Edital completo: http://bit.ly/12Yh6gK

As tirinhas da imprensa sobralense

1- É bom lembrar ao repórter Magela Galvão, que a Carteira Nacional de Habilitação Popular só atende a categoria A. Uma pauta antes é sempre bom.

2- As equipes esportivas de Sobral irão para Carauaru/Pernambuco, acompanhar o jogo do Guarany. A viagem está marcada para às 4h de sábado.

3-  Uma pergunta: Quando será mesmo que a Rádio Regional vai voltar ao ar. prometeram para Julho e até agora nada. E o novo transmissor, chega quando?

FALTA AÇÃO: Lagoa contaminada é problema no Terrenos Novos

Os moradores do bairro Terrenos Novos em Sobral, espera que ações do prefeito Veveu Arruda, possa resolver os problemas do bairro como a falta de saneamento básico e a coleta de lixo. Uma lagoa totalmente contaminada que poderia ser construída no local uma área de lazer, é exemplo de descaso da Prefeitura com o bairro. O cartão do desprezo está próximo ao maior e mais moderno hospital do estado do Ceará, o Hospital Regional Norte. A lagoa que serve como depósito de lixo e que recebe água de esgotos de várias casas do bairro, já foi alvo de diversas reportagens, em rádio, jornal e televisão, mas parece que ninguém toma conhecimento da real situação. Agora com o período de estiagem, os moradores sofrem com a invasão de muriçocas.

ÀS ESCURAS: Boulevard do Arco sem luz

Quem transitava pelo Centro da cidade, na noite de segunda-feira, 29, ficou surpreso ao se deparar com a Boulevard do Arco totalmente às escuras. Em toda sua extensão o sistema de iluminação estava desativado. Para garantir a segurança, duas viaturas da Polícia Militar permaneceram no local, na duas extremidades, para evitar qualquer tipo de roubo. A prefeitura não se manifestou a respeito da interrupção de energia naquele logradouro público.

As tirinhas diárias dos assaltantes sobralenses

1- Na tarde de segunda-feira, dois elementos armados, assaltaram uma lanchonete no bairro do Sumaré. após o delito fugiram a pé. A PM saiu a procura da dupla.

2- Nas proximidades dos CRAS, do bairro Padre Palhano, elemento com arma em punho tomou celular de uma senhora. Fato registrado pela Polícia por volta das 19h. Ninguém foi preso.

3- Dois homens, um armado de facão e outro de revólver praticaram assalto nas imediações da Agência dos Correios, na noite de segunda-feira. Levaram celular e dinheiro.

4- A motocicleta que foi tomada de assalto na manhã de segunda-feira, nas imediações do Diplomata Motel é recuperada pela polícia.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

PLANTÃO: Policial Militar é alvejado a bala acidentalmente

Um policial militar lotado no Batalhão de Sobral, deu entrada na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, com um ferimento a bala no fêmur. De acordo com informações, o policial é o cabo Mauro que se acidentou com a própria arma na tarde desta segunda-feira. Não há informações detalhadas sobre como a arma disparou acidentalmente. O policial deverá ser submetido a uma cirurgia, nesta noite de segunda-feira.

VISITA: Vereador Gilmar Bastos fala sobre viagem ao Cariri

O vereador do PSB de Sobral, Gilmar Bastos comentou no programa "Nos bastidores da política", sobre a viagem que fez a cidade de Juazeiro do Norte, em que foi conhecer de perto o funcionamento do Hospital Regional do Cariri. Disse que decidiu viajar na companhia de Gegê Romão, juntamente com seus assessores,
Gegê Romão também viajou ao Juazeiro
pelo fato dos dois ter participado de uma audiência na Capital. Fez a viagem em carro próprio, e, que somente a vereadora Cristianne Coelho viajou de avião. 


"Os demais vereadores que faz parte da comissão foram comunicado: Paulão informou que não gosta de viajar de avião; Paulo Vasconcelos teria ido ao Cariri uma semana antes, e que não pretendia voltar; Júnior Balreira, está acompanhando uma pessoa de sua família que se encontra doente em Fortaleza; Galdêncio não se manifestou sobre a viagem e fiquei surpreso pela entrevista concedida ao repórter Carlos Ritchelly, deixando evidências que tem alguém da imprensa querendo atrapalhar sua vida parlamentar". Disse Gilmar Bastos.

REUNIÃO: Coordenadora do Decon de Sobral tem encontro com a imprensa


A Promotora de Justiça, Juliana Cronemberguer de Negreiros Moura, coordenadora do Decon de Sobral deverá se reunir com a imprensa sobralense, para debate sobre os processos que envolve a Eletromil. O encontro está marcado para o auditório do Fórum Dr. José Sabóia, às 10h, desta terça-feira. O encontro é aberto a imprensa, mas outras pessoas que se sentem lesadas com a chamada "compra premiada", também poderão participar da reunião.

As tirinhas da Câmara de Sobral

1- Teve vereador que tentou audiência com o prefeito Veveu Arruda, na semana que passou. Com paciência, esperou... esperou... e foi atendido. Mas não conseguiu o que queria.

2- Vereador Galdêncio, se manifestou a respeito da viagem a Juazeiro do Norte. Demonstrando indignação, disse que não entende porque ficou de fora.

3- Vereador Paulo Vasconcelos foi quem deu boas vindas aos novos cidadãos sobralenses. A sessão aconteceu na noite de sexta-feira e foi presidida pelo vereador Itamar Ribeiro.


As tirinhas diárias dos assaltantes sobralenses

1- Frentistas do Posto São Domingos, situado no bairro Dom Expedito, foram vítimas de assalto na noite de domingo, 28. Os bandidos bastante violentos, levaram todo o dinheiro.

2- Teve assalto também contra frentistas do posto que fica na saída de Sobral para Massapê. Os bandidos estavam numa moto Fan, preta. Fugiram levando todo dinheiro.

3- Na manhã desta segunda-feira, 29, mais uma moto é tomada de assalto. O fato aconteceu nas imediações do Diplomata Motel. Os bandidos estavam armados. Polícia procura os assaltantes.

ESPORTE: Ypiranga vence e complica a vida do Guarany

O Ypiranga venceu o Central de Caruaru e assumiu o segundo lugar da chave A3, do Brasileiro - série D. o time do Ypiranga, soma agora 7 pontos ganhos. O Guarany de Sobral que folgou na tabela, está na quarta posição, e faz um jogo de seis pontos no domingo, 3, contra o Central. A derrota do time sobralense poderá distanciar a chance de passar para a próxima fase.

domingo, 28 de julho de 2013

SOBRAL VIOLENTA: Crime de lesão a faca

Mais uma pessoa agoniza entre a vida e a morte por conta da violência urbana na cidade de Sobral. Na noite deste domingo, 28, a PM atendeu uma ocorrência onde uma pessoa foi lesionada a faca em meio a uma bebedeira. Ainda com vida, foi atendido por uma ambulância do SAMU, que constatou que a mesma foi atingida no peito direito. O caso aconteceu por volta das 20h30, e seria morador do bairro Alto do Cristo.

ESPORTE: Tiradentes vence mais uma no Brasileiro

O Tiradentes segue avassalador na Série D. O Tigre da PM manteve o 100% de aproveitamento como mandante e venceu mais uma. A vítima dessa vez foi o Potiguar, derrotado por 3x0 na tarde deste domingo (28), no estádio Presidente Vargas. 

Com o resultado, o time cearense se consolidou ainda mais na liderança, chegando aos 13 pontos, abrindo seis em relação ao segundo colocado, o Ypiranga-PE. A equipe comandada por Danilo Augusto está muito próxima de garantir a classificação para a próxima fase.

Os gols da vitória do Tiradentes foram marcados no 2º tempo. Manoelzinho abriu o placar aos 4 minutos. Índio, aos 21 minutos, ampliou. E o atacante Ribinha, de pênalti, aos 32 minutos, fechou o marcador.

O Tigre da PM folga na próxima rodada e só volta a campo no dia 11 de agosto, às 16h, contra Ypiranga, fora de casa, no estádio Otávio Limeira.

SOBRAL VIOLENTA: Mais um crime de morte foi registrado


Nesta manhã de domingo, 28, a polícia de Sobral registrou mais um crime de morte na cidade de Sobral. A vítima foi alveja com vários tiros de revólver quando passava pela Avenida Ermírio de Moraes, bairro da Coelce, por volta das 2h. A vítima identificada apenas pela acunha de 'Gaiache', foi levada com vida para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral, porém não resistiu aos ferimentos e veio a ôbito. O caso será investigado pela Delegacia Regional de Sobral. Não pistas ainda que identifique o(s) autor(es).


Na tarde deste domingo, um homem foi atingido com vários golpes de faca, nas imediações da Estação de Tratamento do Saae, do bairro do Sumaré, após sofrer tentativa de assalto. A vítima foi levada para Santa Casa, por uma ambulância do SAMU. Os bandidos, dois homens vestidos de roupas preta, fugiram, sem levar nada vítima que é vendedor ambulante e se dirigia para o estádio do junco.

NOVIDADE: Novas cédulas de R$ 2,00 e R$ 5,00 entram em circulação segunda-feira

Começam a circular segunda-feira (29) as novas cédulas de R$ 2 e R$ 5 da segunda família do real. 

De acordo com comunicado divulgado neste sábado (26) pelo Banco Central, as notas trazem elementos adicionais de segurança, como a marca d'água e o número escondido, já presentes nas notas de R$ 50 e R$ 100 e de R$ 10 e R$ 20, lançadas respectivamente em 2010 e 2012.
As novas cédulas encerram o ciclo de substituições iniciado pela autoridade monetária em 2010. Naquele ano, foram divulgadas imagens dos seis novos modelos. As cédulas da segunda família do real trazem o valor da nota no canto superior direito.
A substituição das cédulas antigas pelas novas no dia a dia dos brasileiros será gradual, conforme as primeiras forem tiradas de circulação em função do desgaste natural.

SEGURANÇA: Poderia ter sido diferente

(O Povo) - Tem razão o governador Cid Gomes (PSB) quando diz que nunca se investiu tanto em segurança pública quanto na atual gestão. O investimento foi feito em todas as áreas, em quantias vistosas, que em tese deveriam ter modificado índices pavorosos de homicídios, roubos, tráfico de drogas. Mas, algo deu errado no caminho que o Executivo escolheu seguir. Alguns equívocos de concepção e falhas em projetos estratégicos travaram a diminuição do problema – que não apenas persiste como mostra sinais de agravamento.
Uma das possíveis origens do fracasso está justamente no projeto que havia sido pensado para provocar um salto de qualidade na segurança: o Ronda do Quarteirão. “A ideia de uma policia comunitária, que dialogava, que tinha uma função educativa, aos poucos foi se perdendo. Virou algo apenas ostensivo. Quando a polícia está integrada ao bairro, ela tem potencial de inteligência, consegue se antecipar ao crime. Mas, a fragilidade na formação dos soldados e na gestão do programa apareceu de forma dramática”, avalia a antropóloga Jânia Aquino, uma das organizadoras do livro Violências e dilemas civilizatórios: as práticas de punição e extermínio.
O grosso do investimento no Ronda foi destinado à compra de viaturas e equipamentos e ao aumento do efetivo para cobertura do Interior. Após episódios que expuseram falhas no treinamento dos policiais, o Governo aumentou a carga horária da formação. Até hoje, no entanto, a eficiência do programa é questionada.

NOTA : Em resposta ao que foi postado

Referente à reclamação feita no Blog Wilson Gomes Sobral sobre corte no fornecimento de energia na Casa do Cidadão e na Casa do Contribuinte, em Sobral, a Coelce informa que equipes da companhia estiveram no local e verificaram que a falta de energia no local se deu por conta de defeitos internos nas instalações do prédio, que queimaram dois fusíveis. As equipes da companhia restabeleceram o fornecimento de energia para que funcionários de uma empresa contratada pela Casa do Cidadão pudessem detectar o defeito nas instalações.

Gerência de Comunicação – Coelce
Assessoria de Imprensa
(85) 3453.4883 / 3453.4822 / 9993.9553 

DECISÃO: Justiça interdita empresas envolvidas em “compra premiada”


A Justiça determinou a interdição das empresas “Eletrofácil – Comércio de Eletrodomésticos Ltda.” e “Eletromil – Comércio de Utilidades do Lar Ltda.” pela prática de “compra premiada”. A decisão foi assinada no último dia 11, pelo juiz Henrique Lacerda de Vasconcelos, e atende uma ação civil pública proposta pelo Núcleo de Atendimento ao Consumidor de Sobral (Decon/Sobral).

A “compra premiada” consiste na compra e venda parcelada com entrega futura, em que o consumidor paga mensalmente valor fixo e, ao ser sorteado, recebe o produto e fica exonerado das parcelas futuras. O contrato tem como objeto a formação de um grupo de consumidores que visa à aquisição de um determinado produto (moto, geladeira, fogão, etc).
Com a decisão judicial, as empresas ficam proibidas de realizar propagandas de seus negócios e firmar novos contratos com os consumidores. O descumprimento gera multa de R$ 50 mil por contrato realizado. Foi decretada também a indisponibilidade de todos os bens e a quebra do sigilo fiscal e bancário das empresas e seus sócios. Eletrofácil e Eletromil têm unidades nos municípios de Sobral, Camocim, Itapipoca e Cruz.


Segundo a promotora de Justiça Juliana Cronemberguer de Negreiros Moura, coordenadora do Decon de Sobral, a “compra premiada” pode configurar crime contra a economia popular, por se tratar de pirâmide financeira, como já advertiu a Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Justiça, ao analisar situação semelhante nos estados do Maranhão e Pará. “O Decon/Ce já tinha, administrativamente, mandado fechar essas empresas”, acrescenta. Ela ressalta que o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) está fazendo um levantamento de todas as empresas que realizam “compra premiada” no Ceará. Em seguida, deve ser marcada uma audiência para discutir quais medidas serão tomadas.

JORDÃO: Sem sinal da internet


O furto do equipamento, também deixou sem o serviço gratuito, as localidades de Taperuaba, Bilheira, Aracatiaçu, Patos e Caracará. Um novo equipamento será comprado.

VEREADORES DE SOBRAL APROVAM LEI QUE OBRIGA O PREFEITO IVO A COBRAR "TAXA DO LIXO"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas notícias) -  A Câmara de Vereadores de Sobral aprovou o Projeto de Lei que obriga o prefeito Ivo Gomes, ...