quarta-feira, 31 de julho de 2013

CADA DIA PIOR: Sobral se prepara para mobilização contra a falta de segurança


Comerciantes do Centro da cidade preparam mobilização devido ao alto índice de assaltos. O mês de julho tem sido o mais violento do ano. Só na rede de postos de Combustível São Domingos foram quatro assaltos nesse mês. Marcada para o dia dez de agosto, a manifestação consiste em colocar uma faixa preta na fachada dos comércios e casas simbolizando o luto pela segurança.

A mobilização começou pelas redes sociais. Encabeçada pelo veterinário e empresário Ildefonso Cavalcante, a adesão foi rápida. Ele é proprietário do Pet Shop e Clínica Veterinária Bichinhos de Estimação, que foi arrombada dia 22. Conta que esse foi o primeiro arrombamento, mas o local já havia sido assaltado três vezes. Na mesma noite do arrombamento, a loja Skyler, que fica ao lado, também foi alvo da ação dos bandidos. O empresário afirma que a sensação é de completa insegurança.

A adesão da campanha tem sido tanta que comerciantes de outros municípios têm entrado em contato para pegar mais informações. "Semana passada chegaram dois homens num restaurante, sentaram-se à mesa e anunciaram um assalto, levando tudo dos clientes. Minha família já foi alvo de assaltos menores, em que levaram itens como relógio e celulares", conta. Apenas com os cinco postos de combustível, ele gasta mensalmente entre 20 e 30 mil reais em segurança privada. "É um custo muito alto para quem paga tantos impostos", afirma o empresário.

De acordo com o Secretário de Cidadania e Segurança de Sobral, Pedro Aurélio Ferreira Aragão, infelizmente julho foi o mês mais violento do ano na cidade. Em menos de dez dias foram registrados quatro homicídios. Para conter essa onda, ocorreram reuniões do prefeito Veveu Arruda com o Comandante da Polícia Militar do Estado, Werisleik Matias e o Delegado Geral da Polícia Civil, Carlos Dantas.

Somente neste ano, foram gastos no incremento da segurança pública uma média de R$ 1,5 milhão, o que inclui a compra de armas de choque ´spark´ para a Guarda Municipal.

Com informações, Diário do Nordeste

Um comentário:

  1. Se a Guarda não trabalha na Segurança, porque a Prefeitura fez estes gastos? O Prefeito VEVEU tá inseguro.

    ResponderExcluir

Faculdade F5 lança campanha de Vestibular trazendo estudantes como protagonistas e ofertando descontos e condições especiais!

 (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - A Faculdade 05 de Julho (F5) está com inscrições abertas para o Vestibular do 2º semestre...