sábado, 5 de setembro de 2020

Serão proibidas sacolas plásticas em todo estado do Ceará

(Trib. do Ceará) - A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALCE) aprovou o projeto de lei que proíbe a distribuição gratuita ou venda de sacolas plásticas em todos os estabelecimentos comerciais do estado. As empresas terão 18 meses para fazer a substituição por sacolas reutilizáveis.

Os autores da proposta, os deputados Evandro Leitão (PDT) e Marcos Sobreira (PDT), justificam que a medida poderá "evitar sérios problemas para as gerações futuras".

Caixa irá abrir 30 agências no Ceará neste sábado (5)


(Redação) - A Caixa vai abrir 30 agências no Ceará neste sábado, das 8h às 12h, para atendimento aos beneficiários do Auxílio Emergencial e do Saque Emergencial do FGTS. Os trabalhadores com nascimento entre janeiro e abril já poderão fazer o saque em espécie do FGTS e os beneficiários nascidos de janeiro a setembro poderão sacar em dinheiro o auxílio emergencial.
O banco reforça que todas as pessoas que procurarem atendimento durante o funcionamento das agências serão atendidas e que não preciso chegar antes do horário de abertura.

A partir deste sábado, 4 milhões de beneficiários do auxílio emergencial nascido em setembro poderão sacar o benefício nas máquinas de autoatendimento, nas unidades lotéricas e nos correspondentes Caixa Aqui, além de transferir valores para contas da Caixa ou de outros bancos.
Também a partir deste sábado (5), os trabalhadores nascidos em abril que tiveram o crédito de saque emergencial do FGTS e que não movimentaram a conta Poupança Social Digital ou que tenham saldo remanescente já poderão sacar o benefício em dinheiro ou transferir os valores.

As curtas do BLOG WILSON GOMES

1- O vereador/presidente da Câmara de Sobral, Carlos do Calisto apresentou uma indicação para que seja realizada a reforma e ampliação da praça da localidade de Maracajá, distrito de Jaibaras. Noutro pedido feito, saneamento básico nas ruas: Tupy e Manoel Oliveira Gomes, bairro Vereador José Maria Félix, distrito de Jaibaras.

2- Vereadora Alessandra Ponte, através da Câmara de Vereadores está solicitando saneamento básico nas travessas Joaquim Rodrigues Filho e travessa José Pierre, no bairro Cidade Dr. José Euclides Ferreira Gomes Júnior (antigo Terrenos Novos). Limpeza, capinagem e podagem das árvores, em torno da academia de saúde, localizada na rua Prefeito Jerônimo Prado, no bairro Dom José.

3- Johnson Vasconcelos, vereador do SD-Sobral está solicitando ao prefeito deste município a construção de um centro cultural na sede do distrito de Jordão. Johnson também faz outro pedido: instalação de  equipamentos de ginástica na praça da localidade de Trapiá, e, para localidade de Tanques a construção de uma parada de ônibus entre a entrada do sítio e a entrada do São Francisco, no distrito de Jordão.


sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Polícia investiga alimentos enterrados em escola de Itarema; carga seria de merenda escolar


(O Povo)  - Vários alimentos que seriam merenda escolar foram encontrados enterrados dentro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Aristides Andrade Sales, no município de Itarema, no interior do Ceará. Os produtos foram localizados após crianças que brincavam na quadra do colégio relatarem mau cheiro no local a vereadores do município. A Delegacia Municipal de Itarema investiga o caso.
De acordo com o vereador Carlos Jean (PSL), um dos alunos tinha uma chave do local e abriu para ele, outros parlamentares e cidadãos checarem a denúncia. Ao chegar ao local nesta quinta-feira, 3, foram desenterrados alimentos como carnes, polpas e diversos tipos de fruta. Boletim de Ocorrência (B.O.) foi registrado e também feita notificação ao Conselho Tutelar.

PROS e PSL poderão ter candidatura própria em Sobral

(Veríssimo Barroso) - Segundo informações contidas no blog do professor Veríssimo Barroso, o PROS de Sobral, liderado pelo suplente de senador Dr. Guimarães, deve anunciar a saída formal do grupo de oposição liderado pelo MDB, devendo levar com ele o PSL, que é comandado na cidade pelo vereador Cleiton Prado. Ainda segundo Veríssimo, as siglas articulavam a possibilidade de formar chapa para concorrer à prefeitura tendo o Dr. Guimarães ou seu irmão Domingues como cabeça de chapa. A decisão deve sair neste final de semana, quando os irmãos Guimarães devem desembarcar na Princesa do Norte para se reunir com os pré-candidatos a vereador e demais lideranças partidárias.

Assembleia aprova as contas do governador Camilo Santana de 2019

(Ponto Poder) -  A Assembleia Legislativa aprovou, em votação secreta, nesta quinta-feira (3), por 26 votos a favor e cinco contra, as contas do governador Camilo Santana (PT) de 2019. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) havia recomendado a aprovação das contas do Executivo Estadual, mas fez 51 ressalvas.

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

COMUNICADO À IMPRENSA DE SOBRAL


O caso de feminicídio de uma das nossas colaboradoras na saída do turno de trabalho nos causa enorme perplexidade e consternação. A violência contra a mulher é veementemente repudiada e combatida pela Grendene. Neste momento nosso foco é prestar assistência aos familiares da colaboradora. Paralelamente, colaborar com todos os esforços necessários para auxiliar as autoridades na apuração do caso.


Em Sobral: Partidos da situação e oposição já estão com datas marcadas para as convenções

(Célio Brito) - Foi dada a largada para a temporada de convenções partidárias para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores, onde serão homologadas as candidaturas para as eleições municipais deste ano. O evento político é considerado uma das etapas principais do processo eleitoral. 

A novidade é que pela primeira vez na história, os partidos poderão optar por realizar as convenções de forma hibrida, ou seja, presencialmente, mas com restrições no número de pessoas ou virtualmente. Tudo por causa das restrições ocasionada pela pandemia do novo coronavírus. 

Os dois blocos de partidos da situação e oposição que irão disputar os 142.091 votos de Sobral, um dos maiores colégios eleitorais do interior do estado, já definiram as datas das suas convenções. 

Nesta próxima sexta-feira (11), a partir das 19 horas, o bloco de partidos que compõem a situação fará sua convenção, de forma presencial, na quadra do Colégio Luciano Feijão. O grupo político que administra o município há seis mandatos seguidos, apostará na reeleição da atual dupla que comando o executivo: o prefeito Ivo Gomes (PDT) e a vice-prefeita, Christiane Coelho (PT), que contarão com pelo menos 10 partidos no arco de aliança, sendo o PDT, PSB, PT, PCdoB, PSD, PTB, PSDB, PP, PL e Cidadania. 

Já o bloco de partidos MDB, PSL, PROS e Republicanos que compõem a oposição fará sua convenção, na próxima terça-feira (15), às 17 horas. Mas o local e a modalidade da convenção ainda foram divulgadas. Os isso ocorre, devido ao fechamento das negociações para o pré-candidato a vice na chapa liderada pelo Chanceler das Faculdades UNINTA, Dr. Oscar Rodrigues (MDB), que aguarda o bater do martelo do Dr. Guimarães que é suplente do Senador Eduardo Girão, e deverá sacramentar seu irmão Dr. Domingues Guimarães na chapa. 


As convenções seguirão todas as regras previstas pela resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que começaram na segunda-feira, 31 de agosto, e vão até o próximo dia 16 de setembro. 

Oposição terá 4 partidos na coligação majoritária e cerca de 57 candidatos a vereador


(Rubens Lima) - Quatro partidos devem compor a chapa majoritária da oposição sobralense, que sonha junta pela cadeira de Ivo Gomes. MDB, que deverá indicar Oscar Rodrigues, terá ao seu lado PSL, PROS e Republicanos. Na eleição proporcional, o MDB é o mais forte e representativo, e deverá lançar 30 candidatos a vereador; O PSL deverá ter 17 candidatos, enquanto que o Republicanos tenta colocar 10 nomes na disputa pelos 142 mil eleitores aptos a votar na eleição de 15 de novembro.

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Crime de feminicídio registrado em Sobral nesta quarta-feira


(Wilson Gomes/Redação) - Um crime de feminicídio foi registrado em Sobral nesta manhã de quarta-feira por volta das 2h no estacionamento de uma fábrica de calçados aonde a vítima trabalhava.

A arma usada para o crime foi faca tipo peixeira. A mulher que ainda não teve o nome revelado, ainda chegou a ser levada com vida para o Hospital Regional Norte onde morreu. O acusado ex-companheiro da vítima, Rodrigo Ricardo Mouta se encontra foragido.  


Show do Ivan Frota no Becco do Cotovelo tem data para a retomada

(Wilson Gomes/Redação) - Obedecendo as normas da Organização Mundial da Saúde e as orientações dos especialistas em saúde, o programa "Show do Ivan Frota no Becco do Cotovelo" estará de volta em janeiro de 2021. A informação foi feita ao BLOG WILSON GOMES, pelo comunicador Ivan Frota.

Segundo Ivan Frota, havia uma expectativa de voltar em outubro, mas por conta da aglomeração que o programa causa aos sábados no Becco do Cotovelo - Corredor Nacional da Democracia, não será possível.

O retorno do programa que conta com a apoio da Associação Amigos do Beco, está prevista para o dia 16 de janeiro de 2021. Apresentará uma nova roupagem e um novo formato com plataformas de transmissão também pelas redes sociais em diversos canais de entretenimento.  

Vereador Zé Vital defende a construção de um Centro de Artesanato para Sobral

(Wilson Gomes/Redação) - O vereador do MDB, Zé Vital, que tem tido uma avaliação excelente na opinião do sobralense, usou a tribuna da Câmara de Vereadores na última sessão do mês de agosto, noite do dia 31, para falar sobre a atuação do prefeito do Ivo Gomes: Educação, valorização do servidor público, emprego e renda, entre outros. Para o vereador Zé Vital, o prefeito Ivo Gomes seria muito melhor avaliado se transformasse o prédio Luzia Homem, que por décadas abrigou o Batalhão de Polícia Militar em um centro de artesanato. Para o vereador Zé Vital (assista ao vídeo), iria valorizar a área do Mercado Central, bastante castigada com as ações da pandemia contra o novo coronavírus.

terça-feira, 1 de setembro de 2020

Morador posta na internet: "Pensa que somos burros?"

(Wilson Gomes/Redação) - Um morador de Sobral não ficou nada satisfeito ao ver uma placa postada pela Prefeitura de Sobral (leia-se Ivo Gomes), que informa que neste período de pandemia é obrigatório uso de máscara - que cubra o nariz e a boca. No vídeo que circula nas redes sociais o internauta indaga ao prefeito Ivo Gomes "Pensa que somos burro?"

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Proprietário da Franciné Pizzaria está desiludido com a retomada das atividades

(Wilson Gomes/Redação) - Alguns comerciantes sobralenses, se perguntam: "Como arcar com as despesas, com atendimento reduzido?"
Um desses comerciantes é o Carlindo Soares, que herdou do pai, a habilidade no ramo de restaurante e pizzaria, Nome que identifica um dos point mais frequentados da cidade antes da pandemia: (Restaurante e Pizzaria Franciné). Numa tentativa de se manter no ramo veio o desabafo após a fiscalização da Prefeitura de Sobral. "Estou desiludido! (sexta feira) chega a fiscalização para ver os procedimentos de prevenção contra o covid! Muito educados e explicativos! Mais o fiscal de urbanismo pegou pesado! Mandou tirar imediatamente as mesas da rua! Expliquei q fiz o distanciamento correto! Mais não quis conversa! A vigilância tirou 50% e ele 25% das mesas! Mais os funcionários vão receber 100%! Perguntei si ele ia fazer isso em outros lugares! Disse q sim! Fui dar uma volta e não vi isso 😡! U q ele tem contra mim?".
O BLOG WILSON GOMES, tem recebido reclamações nesse sentido, mesmo antes da reabertura para atendimento presencial, que atender na porta do estabelecimento, em alguns casos era ignorado por fiscais da Vigilância Veterinária.

Com recursos do Governo Federal, prefeitura amplia a nova Escola da Saúde Pública

(Wilson Gomes/Redação) - Com recursos do Tesouro nacional - Governo Federal, a Prefeitura de Sobral está concluindo a obra de ampliação Nova Escola de Saúde Pública que ficando pronta irá prepará melhor os profissionais de saúde.

Incêndio de grandes proporções atinge área próxima a residências e granja em Santa Quitéria




(Diário do Nordeste) - O Corpo de Bombeiros Militares do Ceará (CBMCE) combate um incêndio de grandes proporções que está destruindo uma área de vegetação no município de Santa Quitéria, na região do Sertão Central e Inhamuns. O incêndio foi confirmado pelo comandante do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (3º BBM), tenente-coronel Antônio de Sousa Júnior.
 O comandante revelou que o incêndio é “provavelmente criminoso” e que próximo ao local há residências e uma granja. Devido à falta de iluminação, a previsão do comandante é que o fogo seja debelado apenas na manhã desta segunda-feira (31), e ainda não é possível saber a dimensão dos estragos causados pelas chamas.
 O comandante revelou que o incêndio teve início no último sábado (29), mas o fogo conseguiu ser controlado temporariamente. No entanto, as chamas reiniciaram favorecidas ainda devido às condições climáticas dessa época do ano, como altas temperaturas, fortes ventos e baixa umidade relativa do ar.

domingo, 30 de agosto de 2020

Comício é realizado na cidade de Massapê por grupo ligado ao ex-senador Luiz Pontes

(Armando Costa/Sobral de Prima) - No momento em que órgãos de saúde do mundo inteiro ainda pedem cautela e que todos continuem firmes a evitar aglomerações, porque ainda há margem elevada nos riscos de propagação do Coronavírus; no momento em que o Ceará deu exemplo ao empreender todos os esforços no enfrentamento da pandemia, e ainda nem bem saímos desse quadro muito complicado que é a contaminação da Covid-19; no momento em que ainda vemos com tristeza e luto sonhos e vidas que foram ceifadas por
causa de uma doença de elevadíssimo contágio e sem cura ou solução; onde lideranças de vários credos e siglas partidárias, por um momento, estiveram unidas numa mesma voz, para se preservar a vida, e citamos Sobral, porque é a cidade que presta o maior socorro em termos de equipamentos hospitalares aos municípios vizinhos, vem de um ex-senador, o péssimo exemplo, ou melhor dizendo, a prática de um verdadeiro atentado contra a saúde da população massapeense e das pessoas que integram toda essa região.

Fato é que, nesse final de semana, o ex-senador, Luiz Pontes (PSDB), que tenta emplacar seu filho, Ozires Pontes (PSDB) como candidato a prefeito em Massapê, desrespeitou gravemente todos os protocolos orientados pelos órgãos máximos em Saúde e afrontou brutalmente a própria Justiça Eleitoral, ao promover e realizar aglomeração de pessoas, com a disposição de paredões de som, distribuição de bebida alcoólica e culminar o evento em verdadeiro comício (fora de época), inclusive, com a oratória de discursos eleitoreiros.




Hermenegildo vai disputar vaga na Câmara de Sobral

(Wilson Gomes/Redação) - Um dos nomes fortes da política sobralense, pessoa respeitada em todas as classes sociais, Hermenegildo Sousa Neto deverá concorrer mais uma vez a uma das cadeiras da Câmara de Sobral. 
Com larga experiência na Casa do Povo, onde já foi presidente, Hermenegildo vem no grupo de oposição ao prefeito Ivo Gomes. Hermenegildo Sousa Neto é filiado ao MDB, partido do deputado Moses Rodrigues e do Reitor da UNINTA Oscar Rodrigues.

Profissionais da imprensa se encontram no Becco do Cotovelo

(Wilson Gomes/Redação) - Ainda não é como antes, mas já deu para matar a saudade. Na manhã deste sábado, J. Carlos, Wilson Gomes, Viana Farias Luiz Siqueira, Isac (Jangadeiro) e Guilherme Constâncio, tiveram um encontro na Lanchonete Sobral. Obedecendo as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS), como distanciamento e uso de máscara, o bate papo foi adocicado com uma cerveja estupidamente gelada que só tem na Lanchonete Sobral. 
Antes deste registro fotográfico, já haviam passado por lá; Clevis Oliveira, Araújo Pachelle, Frank Oliveira, Genaldo Azevedo e Pepeu Gomes.

Em boa fase, Ceará recebe o Itabaiana-SE almejando classificação na Copa do Nordeste

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Vivendo ótimo momento na temporada, o Ceará, chega com a confiança elevada para tentar c...