sábado, 27 de março de 2021

CAMILO SANTANA PRORROGA DECRETO DE ISOLAMENTO SOCIAL RÍGIDO NO CEARÁ

 O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), prorrogou o decreto de isolamento social rígido até o dia 4 de abril, domingo de Páscoa. O atual decreto que está em vigor no Ceará vale até domingo, 28 de março. O gestor se reuniu com o comitê que delibera sobre o decreto estadual de enfrentamento à Covid-19.

Segundo Camilo, as regras permanecem as mesmas. Os dados de infectados e de óbitos por Covid já mostram um princípio de estabilidade, após o início do atual isolamento. Dessa forma, o gestor adianta que há possibilidade de abertura das atividades essenciais a partir do dia 5 de abril, caso os índices permaneçam apresentando queda.

sexta-feira, 26 de março de 2021

DEPUTADO MOSES RODRIGUES (MDB), RESSALTA VITÓRIA DA ESPOSA MAYARA RODRIGUES QUE VENCEU A LUTA CONTRA A COVID-19, AGRADECE CORRENTE DE ORAÇÕES

 


"Depois de 11 dias internada na Santa Casa de Misericórdia de Sobral minha esposa Mayara Rodrigues (@mayarar.r) venceu a luta contra a #COVID-19. Quero agradecer a Deus por ter dado força a minha família durante esse período difícil, aos amigos que se uniram em corrente de oração e enviaram boas energias, aos irmãos de nossa comunidade evangélica que oraram pela cura de minha esposa. Não posso deixar de agradecer à Diocese de Sobral, provedora da Santa Casa, em especial ao Bispo Dom Vasconcelos, por estar sempre em defesa dessa unidade de saúde que tanto representa para a região Norte do Estado, e também a todos os colaboradores do Hospital, em nome do Dr. Maycon e Dr. Klebson, que estão exercendo um excelente trabalho durante a pandemia. Muito obrigado!" 

SESC CEARÁ LEVA PROGRAMAÇÃO CULTURAL PARA SUPERMERCADOS E FARMÁCIAS INTERESSADOS

 


De acordo com o Decreto Estadual nº 33.980/2021, os músicos e humoristas cearenses estão autorizados a realizar apresentações culturais em supermercados, farmácias e afins. Para esses estabelecimentos que desejam unir esforços em prol da classe artística, além de levar uma programação segura e de qualidade aos clientes, o Sesc abre parceria para a realização de contratação de artistas credenciados pela instituição.    

As apresentações serão realizadas com, no máximo, dois artistas do credenciamento, seguindo os protocolos sanitários, como o uso de máscara e o distanciamento adequado para evitar aglomerações, dentre outros. Assim, podem participar músicos e humoristas em formato duo ou solo. Para os supermercados e farmácias que quiserem levar a programação do Sesc para os seus respectivos negócios, basta entrar em contato com o setor de cultura das unidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato, Sobral e Iguatu (e-mails no serviço abaixo) e solicitar as ações via ofício. 

 Vale destacar que ao Sesc caberá a indicação, contratação e produção de artista que se enquadre nas exigências do decreto, assim como o pagamento do cachê, cabendo aos estabelecimentos alinhar dia e hora, bem como as contrapartidas necessárias a apresentação. 

“O Sistema Fecomércio Ceará, através do Sesc, tem como maior missão cuidar e transformar a vida dos cearenses e nesse período não poderia ser diferente. Mesmo em momentos tão desafiadores, vamos seguir, por meio dessa parceria com os supermercados e farmácias, levando alegria, bem-estar e esperança. Tudo, claro, com segurança e todo o cuidado  que a população merece”, afirma Maurício Filizola, presidente do Sistema Fecomércio.  

 

SERVIÇO: Programação cultural Sesc em supermercados, farmácias e afins 

Quando: Durante o período estabelecido pelo decreto 

Contatos para parcerias:  

Fortaleza: Cleudivan dos Santos Noronha - culturasescfortaleza@sesc-ce.com.br   

Juazeiro: Cicero Sergio Magalhães Tavares - smagalhaes@sesc-ce.com.br   

Crato: Raflesia Custodio Dias Bezerra - rcbezerra@sesc-ce.com.br   

Sobral: Luciana dos Santos Gomes - lucianagomes@sesc-ce.com.br   

Iguatu: Yuri Guedes De Lavor - ylavor@sesc-ce.com.br   

CEARÁ ESTÁ ENTRANDO EM FASE DE ESTABILIZAÇÃO DA COVID-19


O secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto, avaliou que os 13 dias de isolamento social rígido em todo o Ceará já mostram a redução do número de atendimentos em Unidades de Pronto Atendimentos (Upas) e de pacientes com Covid-19 que estão à espera de leitos.  

A declaração foi dada em entrevista ao Sistema Verdes Mares, na noite desta quinta-feira (25). O lockdown foi decretado no último dia 5 de março somente em Fortaleza. 

Após a escalada de casos da doença e internações, que pressionam os sistemas de saúde, a medida foi ampliada a passou a valer em todo o Estado desde o último dia 13. Na Capital, as restrições ocorrem há 20 dias.  

O decreto atual tem vigência até o próximo dia 28. O secretário avaliou que o endurecimento do isolamento social “tem surtido efeito”.  


Com informações. Diário do Nordeste.

quinta-feira, 25 de março de 2021

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA FAL É AUTORIZADO COM NOTA MÁXIMA PELO MEC


 A excelência de ensino da Faculdade Alencarina (FAL) mais uma vez foi afirmada com a nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). Nesta terça-feira (23), o curso de Engenharia Civil foi autorizado pelo órgão federal após alcançar o conceito 5. Com o resultado, a graduação se coloca como a melhor avaliada, dentre instituições públicas e privadas, na região norte do estado do Ceará.

O rígido processo de avaliação consiste em examinar a instituição pela organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura do curso, onde são considerados diversos critérios individuais para composição de nota.

Dentro dos critérios avaliados estão as políticas institucionais de ensino, pesquisa e extensão, o número de docentes com dedicação integral, o convênio com unidades de estágios, a adequação das salas de aula, o acesso dos estudantes a laboratórios específicos e multidisciplinares, além de bibliotecas.

Segundo a diretora geral da FAL, a Profa. Nayara Machado Melo Ponte, a conquista da nota 5 pelo MEC, é resultado do trabalho sistemático que tem sido desenvolvido para oferecer um ensino de qualidade e tornar a FAL uma das melhores instituições de ensino superior da região noroeste do estado do Ceará. “Investimos muito, de forma planejada, na capacitação de professores e dos nossos alunos, além da estrutura física. Nossa cidade tornou-se um polo regional de educação, e um curso de Engenharia Civil vem para agregar este desenvolvimento, lançando no mercado de trabalho mais profissionais da área com formação qualificada”, destacou.

Para o coordenador do curso de Engenharia Civil, Prof. Me. Roberto Pimentel Holanda, “essa nota reflete o empenho de toda uma equipe envolvida plenamente em todo o processo, e, principalmente, a um colegiado dinâmico, multidisciplinar e competente que contribuiu brilhantemente para uma avaliação de excelência”, relatou.

O Curso de Engenharia Civil da FAL tem como objetivo formar profissionais generalistas, humanistas, críticos e reflexivos, capacitados a absorver e desenvolver novas tecnologias, de modo que atenda a demanda da sociedade, comprometidos com a qualidade de vida e com o ambiente natural e urbano, capazes de realizar integralmente as atividades e atribuições profissionais do Engenheiro Civil do século XXI com ética, responsabilidade social e ambiental, considerando ainda, uma visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

PARÓQUIA SÃO JOSÉ DO SUMARÉ - CAMPANHA PÃO NOSSO DE CADA DIA

 


_“Senhor dai pão a quem tem fome, e fome de justiça a quem tem pão.”_

Somos todos convidados nesse período difícil da pandemia nos solidarizarmos com os mais necessitados. Em nosso território paroquial são várias as famílias que nesse momento estão desprovidos de renda e de alimento.

Vamos repartir o pão para quem tem fome!

Faça sua doação para esta campanha.

UNINTA REFORÇA REDE DE ASSISTÊNCIA HOSPITALAR CONTRA A COVID-19 EM SOBRAL

 


Buscando contribuir de maneira direta e efetiva no combate ao coronavírus, diante do cenário atual, o Centro Universitário Inta (UNINTA) preparou 44 pessoas nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia e Serviço Social, entre preceptores, acadêmicos internos no último ano de formação e supervisores de estágios, para atuar na assistência às vítimas da Covid-19, no município de Sobral. 

Todos os participantes passaram a integrar as equipes multiprofissionais do Hospital de Campanha Francisco Alves e do Hospital Dr. Estevam da Ponte. Para atuar na linha de frente, foram tomadas todas as providências de biossegurança necessárias, desde a vacinação, a capacitação nos protocolos, a distribuição de equipamentos de proteção individuais (EPIs), além da supervisão direta de um profissional da área. 

A iniciativa conta com o apoio e deferimento do Magnífico Reitor do UNINTA, Prof. Daniel Rontgen Melo Rodrigues, por solicitação da Secretaria Municipal de Saúde de Sobral e da Diretoria da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Saboia. A ação é organizada pela Diretora do Centro de Ciências da Saúde, Profa. Dra. Michelle Alves; pela Diretora de Estágios, Profa. Me. Claudênia Aguiar; em parceria com as coordenações dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Serviço Social; e pela Faculdade Alencarina (FAL), através da Profa. Me. Cláudia Costa. 

A Profa. Michelle Alves comenta que há previsão de novos cursos para contribuir com a ação já na próxima semana, como é o caso da Medicina, além da colaboração em outros equipamentos de saúde e assistência hospitalar. Ela ressalta ainda que “o que temos de melhor, estamos oferecendo à sociedade, nossa ciência, nossa força e nossa fé, que esta situação irá mudar”, finalizou. 

Os estudantes, já próximos de concretizar sua formação, receberam a iniciativa com satisfação, como é o caso de Danilo Santos, no 10º semestre de Fisioterapia. “Quando a professora Patrícia mandou a notícia no grupo de estágios, eu de primeira me dei por pronto, recebi total apoio de minha família. Sempre foi minha vontade estar atuando dentro do hospital juntamente com a equipe multidisciplinar. Está sendo uma experiência incrível, momentos de muitos aprendizados que serão levados ao longo da vida profissional. Estar atuando nesse campo, nessa batalha, está sendo muito satisfatório. Eu me senti realizado em meu primeiro plantão, a confirmação do que eu escolhi para minha vida, ajudar pessoas”, relata.

 A estudante de Enfermagem Ana Flávia Silva dos Santos também vê a sua participação como uma experiência para o engrandecimento acadêmico. “Ter a oportunidade de contribuir para o serviço, sabendo que estou favorecendo a saúde pública do meu estado e do meu país numa situação tão delicada, me motiva mais ainda para lutar nessa batalha. Tenho certeza que serei uma profissional melhor por estar inserida nessa ação. Fico muito feliz em ser útil e juntar esforços para que logo, logo saiamos disso tudo.” 

A assistência social também é parte imprescindível na luta contra o coronavírus. É o que lembra a estudante Ana Isaura Souza. “Pra mim, está sendo além de uma experiência incrível, também um aprendizado sem igual, que mostra a importância do serviço social nesse momento de pandemia. Além de ser pouco citado, o assistente social faz um trabalho de suma importância para o desenvolvimento dos trabalhos na linha de frente no enfrentamento ao vírus, que vem devastando vidas. E o estágio em um hospital de campanha nesse momento é muito válido e gratificante. Eu como aluna do serviço social sinto-me lisonjeada em fazer parte dessa história”, conclui.

quarta-feira, 24 de março de 2021

GROAÍRAS: EQUIPES DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE, PERCORREM ÁREA RURAL PARA VACINAR IDOSOS CONTRA A COVID-19

  


O prefeito da cidade de Groaíras, Adail Melo, vem dando todo apoio às equipes da Secretaria da Saúde, as quais realizam busca ativa de idosos no entorno da zona rural da cidade; o objetivo é vacinar.

Uma equipe de vacinação foi as localidades do Capim, Boa Vista, Juá, Angicos e demais adjacências. “Nossos profissionais buscando a prevenção através da vacinação, indo até mesmo no roçado, passando passagem de cercas, para chegar às residências. É muito prazeroso fazermos todo este esforço, para imunizar nossos idosos, neste momento que estamos passando com esta pandemia, e depois de vermos todos alegres após de serem vacinados",  disse umas das profissionais da saúde.


 


Com informações, Via Facebook.

IRMÃOS FERREIRA GOMES VOLTAM A CRITICAR O PRESIDENTE JAIR BOLSONARO

 


A vida do Presidente da República, Jair Bolsonaro, não está nada boa para os irmãos Ferreira Gomes; Ciro, Cid e Ivo. Na noite de terça-feira, após o pronunciamento do Presidente, começou a circular nas redes sociais um pequeno vídeo que mostra o presidenciável Ciro Gomes, participando de um panelaço em forma de protesto contra as ações do Governo Federal na pandemia do novo coronavírus. 

Já o senador Cid Gomes, foi as redes sociais e escreveu no seu twitter: "O Brasil vacinou 6% da população. E no dia em que 3.158 brasileiros morreram pela covid, Bolsonaro tem a cara de pau de afirmar que sempre defendeu a vacinação. Mentiu e, a contragosto, tentou demonstrar um sentimento de pesar em relação às vítimas. É perverso e incompetente".

Durante o todo dia de terça-feira, Ivo Gomes foi bombardeado nas redes sociais, por internautas que o criticavam em esconder que o dinheiro gasto no tratamento da Covid-19 no município de Sobral tenha vindo do Governo Federal.

Entre a segunda-feira, 22, e terça-feira, 23, Sobral registrou mas 15 mortes por covid-19, saltando de 405, para 420 mortes. Os casos confirmados no mesmo período subiu para 177 novos casos de covid-19 confirmados.



RESPONSABILIDADE SOCIAL: FAL DISPONIBILIZA EQUIPAMENTOS PARA ATENDIMENTO AOS PACIENTES COM COVID-19 NO HOSPITAL REGIONAL DE SOBRAL (HRN)

 


Faculdade Alencarina de Sobral (FAL) no cumprimento de sua função social e em solidariedade a toda população cearense em tempos de pandemia, disponibilizou através de empréstimo, diversos equipamentos de seus laboratórios de práticas clínicas buscando contribuir na melhoria da assistência prestada aos pacientes com Covid-19 no Hospital Regional Norte (HRN).

“Sentimo-nos muito honrados em disponibilizar nossos equipamentos para o atendimento aos pacientes com Covid-19 no HRN. Nosso maior interesse é cumprir nossa missão institucional de contribuir para o desenvolvimento local, regional e nacional, na perspectiva da construção de uma sociedade mais justa e democrática”, destacou a Diretora Geral da FAL, Nayara Machado Melo Ponte.

 

terça-feira, 23 de março de 2021

PREFEITO DE SENADOR SÁ É ACUSADO DE FECHAR ESTRADA COM CARRADA DE BARRO E ENTULHO

 


O prefeito da cidade de Senador Sá, região Norte do Ceará, Bel Junior (PP), está sendo acusado por moradores da localidade de Serrota, um dos mais importante distrito da cidade de fechar a estrada com uma carrada de barro e entulho. No vídeo postado nas redes sociais mostra a indignação de uma moradora, com a atitude tomada pelo prefeito Bel Júnior 

MANGA VERDE COMO MERENDA ESCOLAR PARA CRIANÇA DE 4 ANOS É DISTRIBUIDA NAS ESCOLAS DE SOBRAL


A mãe de uma aluna, de 4 anos, que estuda numa escola mantida pelo Município de Sobral ficou indignada ao receber as primeiras frutas que lhe foram entregues para ajudar na alimentação de sua filha de apenas quatro anos. Uma porção de manga verde. "Sei que não e culpa da escola, ela lá só recebe, mas não acho que isso é certo. Com a gente que precisa tanto. Esse negócio das cesta básica é muito 'mimimi'. Eu liguei na semana passada e até agora nada  hoje tá 6 dias que tô isolada com suspeita de covid  sou mãe solteira. No dia que eu trabalho eu tenho dinheiro  mais agora a situação tá difícil"
A Prefeitura de Sobral jura que está ajudando a manter o povo sem fome nesse período de pandemia e lockdown.

É bom lembrar que o povo quer o Ivo, pois ele já mostrou o seu valor!
 

DE CAMPANHA A EQUIPAMENTO PERMANENTE. EM SP CONSTRUÇÃO DE HOSPITAL CHAMA ATENÇÃO POR BAIXO CUSTO E EFICIÊNCIA


A pandemia da Covid-19 evidenciou o lado mais frágil do sistema de saúde brasileiro. Na semana em que o país atinge a triste marca de 300 mil mortos, governos estaduais e municipais correm contra o tempo e buscam alternativas para desafogar a fila crescente por leitos, sejam de enfermarias ou de UTIs. Em boa parte dos municípios brasileiros hospitais de campanha estão sendo novamente levantados, revelando mais que a falta de planejamento, a má utilização dos recursos públicos. 

Em São José dos Campos, interior de São Paulo, uma unidade hospitalar chamou a atenção dos moradores. Uma obra que deveria ser construída para auxiliar a rede local ganhou forma em 36 dias, em uma estrutura referência para outros equipamentos, e com um grande diferencial: o baixo custo. O Hospital, que foi construído do zero e que se tornou a obra hospitalar definitiva mais rápida do Brasil, vem atraindo o interesse de parlamentares, dentre eles, o cearense Moses Rodrigues, que pretende visitar a unidade em abril. 

“A construção do Hospital de Retaguarda de São José dos Campos deve ser visto com bons olhos pelo Ministério da Saúde e pelo executivo estadual e municipais. Trata-se de uma obra que não é um anexo ou uma ampliação. Estamos falando da construir uma unidade da estaca zero”, destacou o deputado federal. 

O hospital foi construído utilizando 67 módulos. Distribuídos em dois pavimentos, a unidade está localizada em um terreno de 3.100 m², sendo 1.554 m² de área construída. A obra recebeu apoio da iniciativa privada. “Desde o ano passado a arrecadação dos municípios caíram devido à pandemia. Para construir o hospital, São José dos Campos buscou parceria com empresas que assumiram quase dois terços do valor final da obra”, finalizou. 

O Hospital de Retaguarda teve custo estimado de R$ 12,9 milhões. A Prefeitura investiu R$ 4,5 milhões de recursos próprios.

BOLSONARO GARANTE MAIS 45 UTI’s PARA SOBRAL E PREFEITO O ACUSA DE GENOCIDA

O irmão de Ciro Gomes, Ivo Gomes, atual prefeito de Sobral, uma das cidades com o maior número de infectados e mortos por COVID-19 no Ceará, vai receber mais de R$ 2 milhões de reais para ofertar mais 45 leitos de Unidades de Terapias Intensivas (UTI’s), e ainda acusa o presidente Bolsonaro de genocídio. 
Em 2020 o governo federal destinou mais de 30 milhões de reais para o município que não adotou o protocolo de tratamento precoce, deixou faltar medicamentos nos postos de saúde, mandava os pacientes pra casa e os orientava retornar quando tivessem sentindo falta de ar e ainda proíbe os médicos de receitarem os medicamentos adotados pela rede particular. É na rede particular onde tem o menor índice de óbitos segundo pesquisas já divulgadas pela imprensa.

 

Com informações, Wellington Macedo.

segunda-feira, 22 de março de 2021

PT APREENSIVO COM REVÉS JUDICIAL QUE TORNE LULA INELEGÍVEL

 


Desde a semana passada, aumentou consideravelmente o medo entre petistas que alguma decisão reverta a elegibilidade de Lula. Dois fatos aumentaram essa preocupação: a decisão que manteve o bloqueio dos bens do ex-presidente e a fala de Bolsonaro para um apoiador, na porta do Alvorada, dizendo que Lula não ficará elegível.


Com informações, Época.

domingo, 21 de março de 2021

MINISTÉRIO DA SAÚDE DESTINA R$ 2 MILHÕES DE REAIS PARA A AMPLIAÇÃO DE U.T.I.s NA CIDADE DE SOBRAL

 

Duas portarias publicadas na sexta-feira, 19, em edição extra do Diário Oficial da União liberam 2,7 mil leitos de UTI em 22 estados. Todas as UTIs são exclusivas para pacientes graves de Covid-19. De acordo com a Agência Nacional e informações colhidas pelo jornal O Povo os novos leitos serão assim distribuídos: HOSPITAL DR. FRANCISCO ALVES (MUNICIPAL): 15 leitos — R$ 720.000,00 e HOSPITAL REGIONAL NORTE (ESTADUAL): 30 leitos — R$ 1.440.000,00. 

A Portaria nº 501/21 autoriza a instalação de 1.499 leitos de UTI adulto em mais de 70 municípios nos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal. O recurso de custeio para essas unidades será de R$ 71,9 milhões mensais. A autorização é a nova modalidade de apoio financeiro dado pelo Ministério da Saúde, que substituiu a habilitação de leitos. O governo federal arca com parte das despesas, mas agora o pagamento não é mais antecipado e sim mensal. 

O pedido de autorização para o custeio dos leitos covid-19 é feito pelas secretarias estaduais e municipais de saúde, que garantem a estrutura necessária para o funcionamento dessas unidades. De acordo com o Ministério da Saúde, entre os aspectos observados nas solicitações de autorização estão a curva epidemiológica do coronavírus na região, a estrutura para manutenção e funcionamento da unidade intensiva e corpo clínico para atuação em UTI.


Com informações, Kleber Teixeira

ELEIÇÃO DO SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE SOBRAL SERÁ DIA 16 DE ABRIL

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sobral (Sindsems), lançou nesta quinta-feira (dia 18 de março), edital de convocação para a eleição que escolherá a próxima gestão do sindicato para o quadriênio 2021/2024.

O prazo para inscrição de chapas, teve início nesta quinta-feira, dia 18 de março e segue até o dia 01 abril, (15 dias contados da data da publicação do edital). A secretaria do Sindsems ficará aberta das 08h às 14h, em horário corrido, de segunda à sexta, na sede do Sindsems, situado à rua Cel. José Silvestre, 586 no centro de Sobral, para recebimento das inscrições de chapas.

A data da eleição é 16 de abril, das 08h às 17h, porém, este ano ocorrerá de forma remota e virtual em decorrência da pandemia, que tem mostrado aumento de casos de covid-19 em Sobral e todo o Ceará. Uma empresa de tecnologia da informação foi contratada para desenvolvimento da plataforma “online” que será usada como instrumento de votação.

 

Discursos na tribuna da Câmara de Vereadores de Sobral, estão saindo "insosso"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Em ano de campanha eleitoral, e com a vontade de chamar a atenção dos eleitores e da pop...