sábado, 16 de abril de 2022

RELIGIÃO - Papa reza pela paz na Via-Sacra da Sexta-feira Santa no Coliseu de Roma


 O papa Francisco rezou nesta sexta-feira em Roma pela paz no mundo durante a Via-Sacra noturna ao redor do Coliseu Romano, marcada este ano pela guerra entre a Ucrânia e a Rússia.

"Senhor (...) desarma a mão armada do irmão que se levanta contra outro irmão, para que onde há ódio floresça a harmonia", pediu o papa no final da cerimônia.
O pontífice argentino chegou por volta das 21 horas locais (16h em Brasília) ao famoso monumento romano, onde milhares de pessoas, turistas e religiosos, a maioria deles com tochas, o esperavam.

Depois de suspensa por dois anos devido à pandemia de coronavírus, o papa argentino voltou a presidir a cerimônia, que costuma ser transmitida ao vivo pela televisão para muitos países.

Francisco, 85 anos, vestido de branco, assistiu ao tradicional rito do terraço palatino, sob um toldo instalado em frente ao imponente anfiteatro romano e não passou pelas 14 estações que marcam o Calvário de Cristo em sua crucificação.

A redação das meditações foi confiada a várias famílias, porque a Igreja Católica celebra o Ano da Família. Falaram sobre doenças, idosos, solidão, insegurança no trabalho, pais que adotam crianças.

O papa escutou atentamente as meditações que também falavam dos males que afligem o mundo hoje. A meditação preparada por duas mulheres da Ucrânia e da Rússia, convidadas a carregar a cruz na penúltima estação, causou polêmica na comunidade ucraniana e foi substituída por um longo silêncio.

"Diante da morte, o silêncio é mais eloquente que as palavras. Rezemos em silêncio e cada um reze em seu coração pela paz no mundo", pediu. 


Com informações, O Povo.

sexta-feira, 15 de abril de 2022

CIDADE - Santa Casa de Sobral passa a contar com novos leitos de UTI para atendimento à população da Região Norte


A Santa Casa de Misericórdia de Sobral passou a disponibilizar mais dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atendimento a pacientes da Região Norte do estado do Ceará. O novo serviço recebeu uma visita de órgãos fiscalizadores em dezembro de 2021 e no mês seguinte, em janeiro deste ano foi oficialmente credenciado pelo Ministério da Saúde.

O hospital disponibiliza 100% dos seus atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde, sendo referência em neurocirurgia, traumatologia, obstetrícia e oncologia. Agora, a Santa Casa conta com 30 leitos de UTI disponíveis. O novo serviço está localizado em ambiente climatizado e dispõe de uma gama de equipamentos essenciais para a manutenção da vida, como monitores multiparamétricos, respirador mecânico, máquinas de hemodiálise, equipamento de raio-x, colchão para prevenção de lesões de decúbito, equipamento de infusão controlada de dieta e medicamento, aparelhos para realizar eletrocardiograma e eletroencefalograma, equipamento de ultrassonografia, carro de emergência com desfibrilador, entre outros. 

POLÍTICA - Presidente do PSDB é retirado da campanha de Doria e diz que nunca fez questão do posto

 


O presidente do PSDB, Bruno Araújo, disse que nunca fez "questão" de exercer posto de coordenador-geral da pré-campanha do ex-governador João Doria à Presidência da República. "Ufa! Comando que nunca fiz questão de exercer. Aliás, ele sabe as circunstâncias em que e o porque 'aceitei' à época. Aliás, objetivo cumprido!", escreveu Araújo nesta sexta-feira, 15, em sua conta oficial do Twitter ao compartilhar notícia sobre a troca de comando da pré-campanha.

Mais cedo, a equipe de Doria comunicou a substituição de Araújo da coordenação pelo presidente-geral do partido em São Paulo Marco Vinholi. Em nota, o partido diz que Araújo, que é presidente nacional do PSDB, havia sido convidado por Doria para a função. Mas em recentes manifestações durante entrevistas e encontros empresariais, relativizou a candidatura de Doria - que venceu as prévias do partido em novembro. "Essa postura, considerada pouco agregadora, motivou a decisão", informa a nota.


Com informações, O Povo.

quarta-feira, 13 de abril de 2022

POPULAÇÃO DO PARQUE SANTO ANTÔNIO DENÚNCIA ESCURIDÃO


Moradores do Parque Santo Antônio utilizam o espaço na rede social para denunciar a escuridão existente a bastante dias e nenhuma providência é tomada por parte do poder público de Sobral.

Os moradores informam que as árvores estão grande e com isso facilita as ações dos bandidos , portanto , seria interessante o poder público através do departamento de iluminação tomar as devidas providências.


Com informações, Sobral na Mídia

 

 

Prefeitura de Sobral notifica 13 estabelecimentos comerciais no bairro Renato Parente por descarte irregular de lixo

 


Atendendo denúncias sobre o descarte irregular de resíduos sólidos, os fiscais da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA) e da Prefeitura de Sobral realizaram uma fiscalização nos estabelecimentos comerciais na Praça do bairro Renato Parente, na noite de quinta-feira (08/04). Na ocasião, foram notificados 13 estabelecimentos.

A ação conjunta foi realizada por servidores da AMA, da Secretaria do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma) e da Vigilância Sanitária com o apoio da Guarda Civil Municipal de Sobral (GCMS).

Os agentes também promoveram ações de conscientização dos proprietários dos food truck sobre o descarte correto dos resíduos sólidos produzidos pelos estabelecimentos, conforme a Lei Municipal nº 1.789, que estabelece as diretrizes da Política Ambiental de Resíduos Sólidos de Sobral.

 

 

terça-feira, 12 de abril de 2022

Piso salarial: Deputado Federal Moses Rodrigues se reúne com representantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Ceará


Nesta segunda-feira, 11, o Deputado Federal Moses Rodrigues participou de uma reunião com representantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRVM-CE). O encontro aconteceu em Sobral e contou com a presença do Presidente do CRVM-CE, Atualpa Soares Jr. 

Durante a reunião, os representantes do Conselho trataram sobre o piso salarial da categoria. “_Esse é o nosso primeiro encontro. Foram apresentadas algumas demandas que já são pauta nacional. Solicitei uma consultoria para analisar a viabilidade de um Projeto de Lei que atenda as questões referentes ao Piso Salarial_”, destacou o parlamentar.

O grupo ainda deve voltar a se reunir com o parlamentar antes da pauta começar a tramitar na Câmara. Também estiveram presentes na reunião os médicos veterinários Gabriel Mota, Hiran Jr, Adriano Saboya e Robério Pinto.

COM DESCONTOS PARA EGRESSOS E MATRÍCULA GRÁTIS, UNINTA ANUNCIA CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA INGRESSO EM ESPECIALIZAÇÃO DE ESTÉTICA E COSMETOLOGIA


A Pós-graduação Presencial do Centro Universitário Inta (UNINTA) oferece diferentes condições especiais para ingresso de novos estudantes para a terceira turma de especialização em Estética e Cosmetologia. As matrículas são gratuitas e as aulas já iniciam neste final de semana, nos dias 09 e 10 de abril. Estudantes egressos do UNINTA têm condições especiais.

O curso é multidisciplinar e abrange várias áreas da saúde como: Biólogos, Biomédicos, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Farmacêuticos e Fonoaudiólogos.

Fisioterapeuta na área de Dermato Funcional e Coordenadora da Clínica de Estética do UNINTA, Professora Dra. Maria dos Prazeres Cardoso, explicou sobre a metodologia do curso. “Todos os alunos serão credenciados a trabalhar nessa especialidade. Ela abrange a área da estética, onde especificamente não vai estudar apenas os cosméticos, mas também, as técnicas faciais, corporais e pós-cirúrgicas, todas associadas aos estudos dos cosméticos, sendo algo multidisciplinar e não específica de apenas uma área”. Afirmou.

“Estamos oferecendo a todos os profissionais sobralenses e da região norte do estado do Ceará a oportunidade de enriquecer o currículo nesse campo. O curso será ministrado professores mestres e doutores, com práticas na Clínica de Estética do UNINTA”. Destacou a Coordenadora de Implantação de Cursos de Pós-graduação Presencial, Prof. Ma. Rafaele Aragão dos Santos.

Os interessados sobre a especialização, podem entrar em contato através dos números: (88) 9.9960.0124 ou 3112-3500. 

Faça sua inscrição: https://uninta.digital/fale-conosco-pos-graduacao-uninta/

Faculdade F5 lança campanha de Vestibular trazendo estudantes como protagonistas e ofertando descontos e condições especiais!

 (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - A Faculdade 05 de Julho (F5) está com inscrições abertas para o Vestibular do 2º semestre...