sábado, 28 de setembro de 2013

Prefeitura de Tejuçuoca cancela a 12ª edição da Feira Tejubode

(Ceara agora) A maior feira de ovinos e caprinos na região do Vale do Curu, o Tejubode edição 2013, foi cancelada por falta de repasses do Governo do Estado e por conta da escassez de água na cidade.
Entenda a notícia:
A 12ª edição do Tejubode seria realizada nos dias 26 a 28 de julho deste ano. Porém, o evento foi adiado por falta de verba, conforme informou o prefeito de Tejuçuoca, Valmar Bernardo, em uma rede social da internet e logo em seguida em pronunciamento oficial.
Com a mudança a feira seria realizada nos dias 11, 12 e 13 de outubro, no entanto, o evento precisou ser cancelado.

Irmãos “Ferreira Gomes” se vingam de Eduardo Campos, que também se vinga deles

(Inaldo Sampaio) - Os irmãos Cid e Ciro Gomes, que deixaram o PSB nesta sexta-feira, só vão anunciar na próxima terça, em Fortaleza, o seu destino partidário.
Eles examinam cinco alternativas, que são PDT, PCdoB, PV, PROS e PS (Partido da Solidariedade).
Embora não assumam isso publicamente, eles abandonaram o PSB para se vingar de Eduardo Campos, que barrou a candidatura de Ciro a presidente da República em 2010 para apoiar Dilma Rousseff.
O governador de Pernambuco, por sua vez, também conseguiu se vingar deles dizendo que houve um debate interno no PSB sobre a tese da candidatura própria e ambos foram perdedores.

“Nós fizemos uma disputa política no partido, vencemos e temos que saber ganhar. Mas também é importante que quem perde, saber perder. Se a gente não souber ganhar, termina não ganhando mais nunca. E se a gente não souber perder, acaba perdendo sempre”, disse o governador.

Qualificação profissional no Sindicato Calçadista

As curtas do Blog Wilson Gomes

Homem deu entrada na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, vítima de lesão a bala. Segundo informações, a vítima foi lesionada por um disparo feito por um policial que reagiu e investiu contra os PMs no momento da abordagem. Após receber atendimento médico foi encaminhado para Delegacia Civil. O caso foi registrado por volta das 4h deste sábado, em um dos bairros da cidade.

x.x.x

Um acidente com vítima fatal foi registrado pelo Polícia Rodoviária Federal, no KM 224, da BR 222, município de Sobral, na noite de sexta-feira, por volta das 19h. De acordo com as informações, a vítima pilotava uma motocicleta quando colidiu com um caminhão no trecho da rodovia que se encontra em obra. O Corpo de Bombeiros da cidade atendeu a ocorrência. O corpo ficou preso à ferragem.

Vídeo mostra o ataque ao Banco do Brasil de Meruoca



A ação do bando que atacou a agência do Banco do Brasil de Meruoca, região Norte do estado, foi gravada pelo circuito interno do banco.

PESSOA DESAPARECIDA EM SOBRAL


Familiares de Jaqueline Freitas estão a sua procura. Segundo os mesmo ela teria viajado com destino a cidade de Sobral. Desde a sua saída não manteve mais contato com a família. Qualquer notícia que possa levar a família manter contato com a pessoa desaparecida informar para o e-mail: cecilia.costa.cecilia@hotmail.com

Deputados do PT e PMDB também cortejam filiação de Cid e Ciro

Deputados do PT e do PMDB ofereceram nesta sexta-feira, 27, suas legendas como“abrigo” para o grupo político de Cid e Ciro Gomes, em fase de se desfiliar do PSB. “Sou uma pessoa muito obediente e disciplinada em relação ao meu partido. Por mim, já teria feito o convite, mas quem convida é a direção”, disse Camilo Santana (PT). Com a ação, chega a sete o número de legendas que "briga" pela filiação dos irmãos.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Curtas do Blog Wilson Gomes

A Polícia ainda não informou para a imprensa da região o resultado da operação pós-assalto a agência do Banco do Brasil, ocorrida na manhã desta sexta-feira, 27. Após o assalto o bando fugiu e na fuga acabou incendiando um dos carros, fechado o caminho da fuga.

Nesta tarde na cidade de Massapê, por volta das 14h homens armados assaltaram posto de combustível. na fuga em direção a cidade de Sobral, houve perseguição e um dos bandidos acabou detido. O carro com outros elementos não foi localizado.

Ainda na tarde de sexta-feira, a PM interceptou um carro, modelo Hylux, nas imediações da Rua Tubiba em Sobral. Elementos suspeitos eram acusados de tráfico de drogas. Nada foi encontrado.

O relógio não precisa mais da coluna

A foto postada pelo radialista-humorista Tupinambá Marques, mostra o quanto Sobral avançou no tempo. A coluna-da-hora, obelisco marco do desenvolvimento da cidade, não precisa mais de relógio. Com o avanço da tecnologia, basta olhar para o local onde antes existia um relógio, e em seguida olhar para a pessoa está mais próxima a você e perguntar para ele; Que horas são? - E ele com certeza vai lhe informar a hora. Coisas de uma Sobral que avança no tempo, sem se perder no tempo.

Coreaú realiza a sua primeira corrida de rua


A Prefeitura de Coreaú através da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer realizou no dia 24 de setembro, aniversário do Município de Coreaú, a I Corrida de Rua de Coreaú, em comemoração aos 143 anos de emancipação política.
Grande participação da sociedade e da equipe do comando do Tiro de Guerra de Sobral na organização. 
Foram Premiados os três primeiros lugares e medalha de participação para os dez primeiros colocados.

Secretário Pedro Aurélio participa de encontro no bairro Dom Expedito

Na tarde de quinta-feira, 27, a convite da Associação de Moradores do Bairro Dom Expedito, os secretários Pedro Aurélio Ferreira Aragão, da Secretaria da Cidadania e Segurança, e o Mário Parente, da Secretaria de Obras, participaram de um debate na sede da Associação de Moradores do Bairro Dom, Expedito.

Dentre os assuntos que nortearam o encontro, o tema da segurança e a limpeza do Rio Acaraú foram os principais destaques.  

A comunidade reconheceu os grandes benefícios que o desenvolvimento trouxe ao bairro, o mais antigo de Sobral, como a redução dos indicies de violência, a oferta de emprego, melhorias na urbanização e agora a limpeza do Rio Acaraú que a prefeitura vem realizando, uma das principais identidades dos moradores do bairro.

As tirinhas do Blog Wilson Gomes

1- O ex-deputado Oman Carneiro já anunciou que deixa o PRB. A saída de forma oficial acontece até segunda-feira, 30. Vai para o PP. Os vereadores Paulo Vasconcelos e Gegê Romão continuarão na sigla, PRB.

2- Vereador Fredim poderá pintar de pré-candidato a deputado estadual pelo PV. Caso se confirme o Dr. Guimarães como pré-candidato a deputado federal.

3- Os vereadores do PSB de Sobral, vão ter que aguardar um pouco mais sobre mudança de partido. No encontro em Fortaleza ,o governador Cid Gomes pediu cautela.

Primeiras imagens do ataque ao BB de Meruoca




O internauta Luis Júnior, publicou na sua página no facebook e outros internautas as primeiras imagens da explosão do Banco do Brasil da cidade de Meruoca. O ataque aconteceu por volta de 2h30 desta sexta-feira, A polícia de toda região está a procura do bando formado por cerca de 12 homens. A viatura da PM da cidade foi toda crivada a bala pelo grupo que invadiu o destacamento policial.




Banco da cidade de Meruoca é explodido por quadrilha de assaltante

Bandidos fortemente armados explodiram na manhã desta sexta-feira, uma agência bancária, na cidade de Meruoca, região Norte do Estado. O assalto aconteceu, por volta de 2h. Viatura da PM da cidade foi crivada a bala, e ficou inutilizada. Não há informação se ação alguém saiu ferido. Neste momento as estrada que dá acesso a cidade de Meruoca estão todas fechadas.o bando se dividiu em dois grupos e teria deixado a cidade, segundo informação de um morado em dos carros, modelo Corolla de cor preta. O Blog Wilson Gomes, está aguardando informações detalhadas.

ATUALIZANDO:
O3H30 - Moradores informaram para a Polícia que estão na caça aos bandidos, que um terceiro grupo teria fugido em uma caminhonete e duas motocicletas.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

As tirinhas do Blog Wilson Gomes

1- Os vereadores do PSB de Sobral, terra do governador Cid Gomes, seguiram para a Capital Cearense, na tarde desta quinta-feira, onde terão encontro com o governador. Tema: Sobre mudança da sigla.

2- Assessor do vereador Fredim do Jaibaras, Raimundo Edson, rebateu no programa de rádio da Tupinambá AM, críticas ao parlamentar.

3- Delegado dos radialistas Araújo Pachelle, reforma mais uma vez, que estará sempre em defesa dos profissionais da classe, doa em que doer. Como dizia o locutor do circo do He-Man 'É madeira de dar em doido'.

Ex-líderes de Luizianne rejeitam ida de Cid para o PT: "não somos partido de aluguel"

(O Povo)Os vereadores Guilherme Sampaio (PT) e Ronivaldo Maia (PT) rejeitaram nesta quinta-feira, 26, rumores de que os irmãos Cid e Ciro Gomes (PSB)poderiam trocar o PSB pelo PT nos próximos dias. Líder da prefeitaLuizianne Lins (PT) no Legislativo durante o primeiro mandato da petista, Guilherme disse que a legenda não é “partido de aluguel” para receber “quem fica mudando de legenda para se manter no poder”.

"O PT não é partido de aluguel para receber políticos que, de oito em oito anos, ficam mudando de legenda para se manter no poder. Essa postura, de ficar negociando e mudando de legenda às vésperas do prazo para filiações de quem vai concorrer, só demonstra a instabilidade de nossas organizações partidárias e reforça a necessidade de uma urgente reforma política", disse Guilherme, na tribuna da Câmara Municipal.

Município de Meruoca realiza encontro para discutir Plano de Saneamento Básico

A população do município de Meruoca esteve reunida na noite de quarta-feira, 25, para discutir juntamente com autoridades da cidade, o Plano de Saneamento Básico. Os encontros aconteceram nos distritos de Camilos, São Francisco e Palestina. Na ocasião o prefeito Aristides, ressaltou a importância dos encontros e destacou que em 2015 o município, que não tenha realizado esse tipo de plenárias, não receber recursos federais. Aristides disse para o público que em apenas 11% dos municípios do País está com o projeto concluído e no Nordeste apenas 5%. 

O próximo encontro acontece nesta quinta-feira, 26, na localidade de Anil e Sede do Município.

As curtas do Blog Wilson Gomes

 * Um dos políticos mais respeitado da cidade de Sobral, Luciano Linhares, está em visita a sua Terra Natal. Durante a estada, foi até a Casa do Povo onde ocupou mandato de vereador, prestigiar evento. Na noite de quarta-feira, 25, passeava pelo shopping, onde parou para tomar um café expresso com o empresário Mário Macedo.

x.x.x.

* E por falar em Shopping Sobral, a noite de quarta-feira foi de desfile, com apresentação das últimas coleções do mercado da moda. O evento que acontece na principal entrada do shopping, tem prosseguimento na noite desta quinta-feira. A primeira noite marcou apresentação, a coleção da loja Roupa & Cia.




Jornalista é ameaçado por prefeito e ex-prefeito de Santa Quitéria


(Portal Ceará Agora) - Uma notícia levada ao ar, na edição de segunda-feira, 23, do Jornal Alerta Geral, despertou a fúria do ex-prefeito Luciano Lobo e do seu filho Fabiano Lobo, atual prefeito do Município de Santa Quitéria (PMDB).
A notícia, narrada pelo correspondente Carlos Moreira, da Rádio FM 97.3, de Santa Quitéria, tem como base o Portal da Transparência, do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
De acordo com o TCM a Prefeitura de Santa Quitéria contratou a empresa Garra Construções, em processo de dispensa de licitação, e em pouco mais de 60 dias, liberou mais de R$ 1 milhão para recuperação de escolas.

A notícia relatava ainda que o Ministério Público Estadual e o Tribunal de Contas dos Municípios cobram explicações sobre as razões que levaram a Prefeitura a contratar a empresa com processo de dispensa de licitação.

O pai do prefeito Fabiano Lobo, Luciano Lobo, reagiu com truculência à informação e fez ameaças à direção do Jornal Alerta Geral.

As ameaças foram narradas à Assessoria Jurídica do Sistema - Ceará Agora de Comunicação, que fez a recomendação para, na terça-feira, 24, o documento do portal da transparência, com os dados sobre o processo de dispensa de licitação – entre a Prefeitura de Santa Quitéria e a Empresa Garra Construções, seja publicado neste Site.

Quanto ao prefeito de Santa Quitéria, Fabiano Lobo, os espaços sempre estiveram abertos e continuarão abertos para as suas explicações sobre a reforma das escolas e os recursos liberados para essas obras. Abaixo, você acompanha as informações no Portal da Transparência sobre a contratação da empresa responsável pela reforma da escola. Uma das escolas teve a queda da estrutura da quadra esportiva, e outra, o muro desabafou.

Mercadoria furtada em shopping é recuperada pela PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) da delegacia de Sobral conseguiu recuperar mercadorias que haviam sido furtadas de lojas de shopping de Fortaleza. De acordo os PRFs que fizeram a abordagem ao ônibus da Empresa Itapemirim, que fazia a linha Fortaleza/Belém. As mercadorias, peças de roupas, estavam em diversas malas e ainda com etiquetas. A apreensão das mercadorias aconteceu por volta das 18h30, numa abordagem de rotina. Três passageiros foram identificados como responsáveis pelas malas. 

Na ocasião as acusadas informaram aos PRFs, como teriam praticados os furtos. Foram detidas; A. B. M. 34 anos; L. M. M. S., 32; além da adolescente L. S. C. 17; todas naturais de Belém/PA. Os produtos furtados e as pessoas suspeitas foram encaminhadas para a sede da Delegacia de Polícia Civil de Sobral, onde deverão responder por crime de furto e corrupção de menor.

Prefeito de Fortaleza e presidente da AL-CE deixam PSB

(Agência Estado) - O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado José Albuquerque, entregaram, na tarde de quarta-feira, 25, o pedido de desfiliação ao PSB do grupo político liderado pelo governador Cid Gomes.
Roberto Cláudio e José Albuquerque abriram a reunião extraordinária da Executiva Nacional do PSB, em Brasília, na tarde desta quarta-feira (25) e não ficaram para o restante do encontro que tem como pauta principal o pedido de intervenção no diretório do Rio de Janeiro. O prefeito e o presidente da AL-CE entraram na reunião e formalizaram a desfiliação e saíram imediatamente.
Nesta quinta-feira, 26, os 'cidistas' se reúnem a partir das 19 horas, no Hotel Vila Galé, em Fortaleza, e não mais na sede do PSB, que eles já consideram ex-partido, para comunicar a situação as lideranças municipais. O grupo resolveu apoiar a tentativa de reeleição da presidente Dilma Rousseff em 2014 em detrimento da possível candidatura do presidente nacional do PSB, Eduardo Campos.
Roberto Cláudio disse que o grupo de Cid sai pela porta da frente do PSB e de uma forma amistosa. "Apresentamos nossa desfiliação de forma amistosa, pois vamos apoiar a reeleição de Dilma", disse o prefeito. Ele aproveitou para ironizar o convite feito pelo PSB para filiar a ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins. "Eu sucedi Luizianne em sua trágica gestão, principalmente pela incapacidade de promover mudanças. Normalmente, o julgamento político é feito nas eleições".

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Itamar Ribeiro, cadê o dinheiro da imprensa

O presidente da Câmara de Sobral, Itamar Ribeiro, tem que tomar uma decisão urgente e pagar a imprensa sobralense. Não se admite mais, os profissionais estarem reclamando que não aguenta mais ficar sem receber da Câmara o dinheiro que tem direito. 

Eles culpam Fredim do Jaibaras, que tem sido um "calo", nesta questão, não permitindo que a Câmara pague aos radialistas. A quem diga que são profissionais, são pais de famílias, que estão precisando do dinheiro da Casa do Povo. Cadê o delegado? pergunta-se!

Encontro do Comitê Estadual de Enfrentamento às Drogas será em Sobral

O Ministério Público do Estado(MPE),  realizará nesta quinta-feira, às 8h, em Sobral, encontro do Comitê Estadual de Enfrentamento às Drogas. O encontro ocorrerá no auditório Plutão, do Centro de Convenções Inácio Gomes Parente. Com o tema “Construindo ações intersetoriais e interdisciplinares”, o evento será aberto ao público em geral, além da participação de gestores municipais, profissionais das áreas de saúde, educação, segurança pública, associações e Organizações não governamentais. 

O diretor da Divisão de Proteção ao Estudante da Polícia Civil do Estado do Ceará, delegado Carlos Alberto Germano Camelo, apresentará, às 9h, o painel I: “A prevenção como valorização da vida”. Em seguida, às 9h45min, a terapeuta Ocupacional e Gestora da Dependência Química do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto, Sandra Maria Coelho Ribeiro, exporá o painel II, cujo tema é “Drogadição e Saúde Mental”. Às 10h30min, será explanado o painel III: “O papel da Segurança Pública no Enfrentamento às Drogas” pelo secretário executivo do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Ceará, major Edson Edálcio Aragão Silva. O último painel será às 11h15min, com o depoimento do vereador de Fortaleza, Paulo Diógenes. Ele discorrerá sobre “Drogas: possibilidade de recuperação”. 

No período da tarde, a partir das 14h, serão formados os grupos de trabalho nos quatro eixos, da seguinte forma: Grupo A – Prevenção; Grupo B – Tratamento; Grupo C – Reinserção Social; e Grupo D – Segurança Pública. A seguir, às 15h, será formalizada uma plenária com elaboração das conclusões e a indicação de boas práticas e fluxos de atendimento a serem adotados no âmbito do enfrentamento às drogas. (Site do MP-CE)

Cid deixa o PSB, mas não quer briga com Eduardo Campos

O governador do Ceará, Cid Gomes, está definitivamente fora do PSB e, consequentemente, do projeto presidencial de Eduardo Campos.
Ele acertou anteontem com o governador de Pernambuco o seu “desligamento amigável” do partido.
“Eu disse ao Eduardo: ou a gente fica ou a gente sai em paz”, disse o governador. Por solidariedade ao irmão, o ex-governador Ciro Gomes deverá acompanhá-lo.
Ambos não sabem ainda para onde irão, mas têm à sua disposição o PROS (Partido Republicano da Ordem Social) e o PS (Partido Solidariedade).
A dupla resolveu sair porque defende a reeleição da presidente Dilma Rousseff.
Cid obteve o compromisso de Eduardo de que o PSB não irá à Justiça para reclamar o mandato de ninguém.
“Eu acho que a hora de o PSB ter candidato próprio à Presidência da República não é agora. É 2018. Mas não sou quinta coluna. Não quero brigar com ninguém”, disse o governador cearense.

Fashion Time deve aquecer a economia de Sobral

É grande a expectativa para o início da primeira edição do Fashion Time. O evento, realizado pelo North Shopping Sobral, começa nesta quarta-feira, dia 25, e deve incrementar a economia do município de Sobral.  A expectativa dos organizadores é de que durante os dois dias de evento seja movimentado mais de meio milhão de reais, 20% a mais se comparado a outras datas como, por exemplo, dia das mães e dia dos namorados, importantes para comércio local.

O evento deve deslocar o fluxo econômico do município, ainda inserido no corredor comercial localizado no Centro da cidade. Lojistas que irão participar do Fashion Time apostam não somente em novas coleções, mas em preços e no contato com os clientes. Muitos afirmam que esses devem ser os principais atrativos do evento.

Na noite de abertura, Esplanada, Manotropo, Roupa & Cia, Riachuelo e Cher Man desfilam novas coleções e apresentam tendências para o Verão 2014. No dia 26, sobem à passarela as marcas Mimo Fashion, Nude Trend, Cârmes, Arezzo e Toli.  Os desfiles começam sempre às 18h30min e serão abertos ao público.

Estrutura
Para a primeira Edição da Fashion Time será construída uma passarela com 15 metros. A estrutura ainda conta com painel de LED como plano de fundo do palco que antecede a passarela e iluminação cênica totalmente projetada. O espaço ainda contará com uma área VIP para 250 convidados das lojas envolvidas no evento.

Produção
O Fashion Time é uma produção da Vila Models, empresa com 20 anos de experiência na realização de grandes eventos de moda, como o Fortaleza Fashion Week e outros eventos renomados na Paraíba e no Piauí.  

Grandes marcas
Riachuelo, Manotropo, Esplanada, Mimo Fashion, Roupa & Cia, Cher Man, Carmês, Toli, Nude Trend e Arezzo.

PUBLICIDADE: Resultado do Mastruz da Sorte - região Norte

Vereador não pode ter o nome citado em programa de rádio

O radialista Carlos Ritchelly não reconhece o Fredim do Jaibaras como vereador de Sobral. Na manhã desta quarta-feira, disse que viu apenas três vereadores na Tribuna na sessão de terça-feira. Apesar do Fredim ter usado a tribuna, o radialista disse que não ver ele como vereador. Se pronunciar o nome do vereador "Fredim" o radialista poderá perder na Prefeitura de Sobral. Esta deve ser a orientação do quinto andar.

Santana do Acaraú implanta a 11ª equipe de saúde da família


O prefeito de Santana do Acaraú, Heldinha Arcanjo tem investido na área de saúde, com a contratação de novos médicos para as equipes da saúde da família, e a compra de novas ambulâncias. O município conta atualmente com dez equipes de saúde de bucal e se prepara para implantar a décima primeira equipe do PSF. 

De acordo com a secretária da saúde, Edilúcia Arcanjo (foto), o município está no aguardo do cadastramento junto ao Ministério da Saúde para possa colocar em pleno funcionamento esta nova equipe.

CGU deverá vistoriar obra da Vila Olímpica de Sobral

A Prefeitura de Sobral vai ter que se explicar para a Controladoria Geral da União (CGU), de que forma aplicou os recursos destinados a construção da Vila Olímpica da cidade. O pedido para que aconteça uma vistoria na obra foi apresentada na sessão de terça-feira, 24, na Câmara de vereadores, pelo vereador da base aliada e vice-líder do prefeito Veveu Arruda, Gilmar Bastos, a aprovado por todos os vereadores presentes à sessão. 

O projeto para a construção de uma Vila Olímpica em Sobral, cuja obra foi iniciada há sete anos e até hoje não terminou,  já consumiu mais de R$ 6 milhões. A Vila está com 82% da obra concluída e envolve verbas municipal, estadual e federal. A maior parte, R$ 2,6 milhões, é proveniente de emendas ao Orçamento feitas por congressistas.

Durante a gestão de Leônidas Cristino (2005-2010) foram construídos dois pequenos prédios com salas de aula, duas piscinas, uma plataforma para salto e arquibancadas. O piso para a pista de atletismo também foi comprado por R$ 1,1 milhão. Comprado com dispensa de licitação, é o mesmo usado nas pistas dos Jogos Pan Americanos de 2007.
O juiz Jorge Di Ciero Miranda no ano de 2011, chegou a questionar a construção da Vila Olímpica: “É uma obra sem justificativa, sem transparência nem respeito ao cronograma.”
Uma das empresas responsáveis pelo projeto, a Tecnocon Tecnologia em Construções Ltda., doou R$ 51 mil para a campanha de Leônidas Cristino à reeleição em 2008. Em três anos, recebeu R$ 21,6 milhões da prefeitura.

Prefeitura de Sobral contrata mais não reconhece direito trabalhistas

A Prefeitura de Sobral vai continuar com a política de contratar funcionários sem assinar a carteira. Utilizando o método de teste seletivo, a Secretaria do Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza, pratica o vício de colocar jovens para trabalhar sem assinar a carteira e esses seguem sem ter como comprovar sua experiência de trabalho, conforme edital 011/2013 e 012/2013, publicado recentemente. 

Os trabalhadores, quando deixam a função são obrigados a entrar com uma ação na Justiça do trabalho para reaver seus direitos trabalhistas.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Santana do Acaraú vai Conferência Nacional de Cultura


A delegação de Santana do Acaraú participou da III Conferência Estadual de Cultura em Fortaleza. Os delegados escolhidos para representar Santana do Acaraú foram: Vanderlei Silva, Beltron Alves, Henrique Marques, Davi Hallyson, Edmilson Lira, Arlene Farias.

Pela primeira vez o município de Santana do Acaraú conseguiu uma vaga disputadíssima para a Conferência Nacional de Cultura que acontecerá em Brasília no mês de novembro.
Para representar a região do Vale do Acaraú, foram escolhidos três delegados são eles: (Lita Ribeiro/Sobral, Marcelo/Cariré e Beltron Alves/Santana do Acarau).

Após a escolha um dos delegados do Vale do Acaraú, Beltron Alves fez agradecimento especial em sua rede social. “Obrigado meu Deus por mais essa conquista, obrigado aos colegas delegados Vanderlei Silva, Henrique Marques, Davi Halysom, Edmilson Lira e Arlene Farias. Obrigado secretário da Cultura Albeci Filho, Prefeito Heldinha Arcanjo, secretária da Assistência Social  - Ana Gláucia da Silva Medeiros, secretário do Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente Roberto Barreto. Agradeço em especial os delegados das cidades do Vale do Acaraú que confiaram o voto em minha pessoa. Iremos com muita força e determinação”. Disse.

Revista Isto É destaca matéria do 'homem sobralense' de R$ 40 milhões

(IstoÉ)O PSB do Ceará está em silêncio desde a prisão do empresário Fabrício Viana Rodrigues, ex-assessor do governador Cid Gomes. Ele é acusado de chefiar esquema de cooperativas de fachada que fraudou mais de R$ 49 milhões em contratos com a Prefeitura de Sobral, cidade natal do governador cearense. O Ministério Público denuncia repasses de R$ 1,2 milhão para a conta pessoal de Fabrício Viana Rodrigues.

SETE VIDAS 
Não é a primeira vez que Fabrício Rodrigues ganha as manchetes. Em 2006, ele era um dos passageiros do helicóptero da campanha de Cid Gomes que sofreu uma queda. O acidente nunca foi devidamente esclarecido.



Dinheiro público em Sobral paga faculdades particulares

(Armando Costa) - O Prefeito de Sobral Veveu Arruda (PT) tem que rever urgentemente atitudes de auxiliares imediatos - primeiro escalão. Inúmeros servidores do SAAE de Sobral estão sendo bancados em Faculdades Particulares, com o pagamento via dinheiro público. Para exemplificar, estamos trazendo uma conduta antiga, agora praticada pelo Presidência do SAAE Sobral, Silvestre Coelho. 

No Portal da Transparência o pagamento da Faculdade de Direito na Faculdade Luciano Feijão (FLF), do servidor  Antonio Carlos Sá, servidor esse, que é autor de várias denuncias contra administração. Por questão de justiça e transparência é válido dizer que além de Carlos Sá, muitos outros servidores são beneficiados com pagamentos de mensalidades em Instituições Superiores Privadas.

Barcos e máquinas que fazem a limpeza do rio Acaraú

A prefeitura de Sobral deverá em breve se explicar como pretende gastar os R$ 200 mil que estão orçados na limpeza do rio Acaraú. Em matéria publicada no blog Sobral de Prima diz que: "(...) Nesta fase estão sendo utilizados 2 barcos que auxiliam na limpeza nas áreas com maior volume de água, além de uma equipe de 23 homens.  Entrando no 16º dia de serviço,  cerca de 23 máquinas, entre tratores, retroescavadeiras, caçambas, pás carregadoras e motoniveladoras, seguem com o serviço de remoção dos resíduos sólidos de cerca de 1.500 metros do leito do Rio. A ação foi orçada em cerca de R$ 200 mil...". 

O certo é que a maioria dos equipamentos, incluindo os dois barcos, um deles do Corpo de Bombeiros e outro da Cogerh, e máquinas está ligado a órgãos do Estado, e não a empresa particular. Quer conferir basta dar uma olhada na obra, indo até o rio Acaraú.

As tirinhas da Câmara de Vereadores de Sobral

1- O vereador Chico Jóia, PP, de Sobral, quer que a prefeitura der uma atenção maior a margem esquerda do Rio Acaraú. Por falta de água a grama está secando.

2- Cristianne Coelho (PT) apresentou requerimento que solicita um policiamento mais rígido na bairro Santa Casa, para tentar coibir, a onda crescente de violência.

3- Aprovado na redação final, o Projeto de autoria do vereador Hermenegildo Souza Neto (PSB), que autoriza a abertura do comércio aos domingos.

Presidente Raniere Araújo recebe homenagem




Raniere Araújo é homenageado no seu aniversário no Becco do Cotovelo e recebe o Troféu imprensa.


Palestra: Vai acontecer em Sobral

Médicos cubanos irão trabalhar em Santana do Acaraú

Foi apresentada a população do município de Santana do Acaraú, os novos médicos recém-contratados. Os médicos cubanos, Israel Gomez Torres e Ismany Hernandez Toledo, irão atuar nas unidades de saúde das localidades de Pistola e Baixa Fria. Os médicos foram apresentados de forma oficial durante encontro do PC do B, que aconteceu no domingo na Câmara de Vereadores.

O prefeito Heldinha Arcanjo informou que o Município adquiriu com recursos próprio, oriundo do Tesouro do Município duas ambulâncias. A primeira será entregue ainda esta semana, e no próximo mês, a segunda ambulância. "A velha ambulância que estava a serviço da população, desde a administração do ex-prefeito Totonho", disse.

BR 222 será fechada no trecho entre os kms 108 ao 112

A BR 222, próximo a cidade de Itapajé terá o trânsito interrompido, nesta terça-feira, no horário  das 11h30, às 12h30, no trecho entre os Kms 108 ao 112, na chamada Curva da Morte, em continuidade aos serviços de melhoramento e restauração/reabilitação da citada rodovia, executado pelo consórcio Getal-Gel-Marquise. A Polícia Rodoviária Federal foi informada e fará o monitoramento do tráfego.

Nos dias sem trabalhos de remoção de rochas, os cuidados também sevem ser mantidos, tendo vista à movimentação intensa de trabalho e de equipamentos próximo a pista.
Os trabalhos de remoção de rochas por detonação de explosivos são avisados com antecedências.

Prefeitura de Sobral será obrigada a fornecer relação dos taxistas da cidade

O vereador do PP, Rogério Arruda, apresentou requerimento em que solicita ao município que apresente a relação de todos os taxistas que atuam na cidade, com o nome completo, data da inclusão no sistema, e de que forma trabalha. O pedido do vereador foi aprovado por unanimidade na sessão de segunda-feira, 23. O vereador do PP, também apresentou requerimento e que foi aprovado, onde solicita da Prefeitura de Sobral, a liberação de forma gratuita, ônibus para transporte de familiares que não tem condições financeira de sepultar um ente querido e que foi assistido pela Prefeitura.

Sobral e a velha política da perseguição

Afastada todas as possibilidades de que Veveu Arruda (PT), é prefeito de todos os sobralenses é que o que passou na eleição não se aplica na sua gestão. Salvo engano. Com os últimos episódios ocorrido na cidade e que o Blog Wilson Gomes tomou conhecimento para não dizer se tornou vítima. A primeira delas, aconteceu com a minha esposa, que estava estagiando no Centro de Referência do distrito de Jaibaras. Por conta de uma denúncia feita aqui a no blog que o local não dispõe de equipamento necessário para o bom funcionamento de citando, como exemplo, a falta de uma geladeira. Agora veio o que o blog já se esperava, a desclassificação do filho do blogueiro Saymon Lukas, do sistema de Cadastro Único do Bolsa Família. 

E assim a cidade avança para o aumento de pessoas que passa a viver na linha de extrema pobreza, pois a cidade não oferece oportunidades para jovens ingressar no mercado de trabalho, a não ser a Fábrica de Calçados Grendene, que se instalou na cidade há mais de 20 anos, e de lá para cá não se tem notícia de outra empresa no porte da Grendene que se manifestou interesse em explorar a mão-de-obra local. 

 Em breve estaremos revelando a situação do município, nesta faixa etária de extrema pobreza, onde a secretária nomeada para cuidar desse setor não consegue amenizar a situação e população cada dia crescer, numa demonstração que algo está errado na política do prefeito veveu Arruda.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Distrito do Jordão completa 78 anos de fundação


O distrito do Jordão, Município de Sobral comemora neste mês de setembro 78 anos de fundação. Para marcar a data, uma série de atividades, cultural, esportiva e social, foi realizada e contou o apoio do público local. A programação alusiva a criação do distrito foi realizada no final de semana último. Teve cavalgada, apresentação de maracatu, entre outras atrações como apresentação de grupo de músicas. O Grupo "Metheoros" fez show no dia 21, na praça da Igreja do Jordão. 

Os cavaleiros da Serra do Rosário também participaram do evento. O lider comuniotário Audino Lopes, escreveu no facebook: "Que os filhos desta TERRA possam ajudar muito no desenvolvimento desta serra. Parabéns Jordão, parabéns Serra do Rosário!"

Águas servidas do Mercado de Sobral são jogadas na via pública



(Rubens Lima) - A Secretaria de Saúde de Sobral, através da Coordenadoria de Vigilância Sanitária, precisa agir urgentemente e chamar a atenção da administração do Mercado Público Chagas Barreto, com relação ao sistema de LIMPEZA que é feita naquele espaço público.

Na última sexta feira (20), o radialista e blogueiro Bené Fernandes, flagrou as imagens acima que mostram o modo nada apropriado de se fazer a limpeza de um mercado, ainda mais da área destinada a comercialização de carnes, peixes e aves.

Após jogar água no chão e fazer a varredura da SUJEIRA, a água servida é jogada pelos “homens da Limpeza Pública do Mercado, no meio da RUA, numa falta de respeito total aos transeuntes que passam por alí, sem contar que isso é um afronto à SAÚDE PÚBLICA da nossa cidade. Isso responde em parte porque temos tantas muriçocas em Sobral.”

Essa situação é constrangedor para quem trabalha nos comércios da Rua Diogo Gomes ou para quem precisa passar pela calçada do Mercado.

No texto escrito em seu blog, Bené Fernandes diz esperar que os PUXA SACOS não vejam isso como crítica e sim como uma forma de contribuir para melhorar a saúde de todos nós e corrigir um MAL EXEMPLO dado pela administração do MERCADO PÚBLICO de Sobral.

Como cobrar a colaboração do povo na limpeza pública fazendo desse jeito?



Projeto "Morcegos em Ação", deverá ser implantado em Sobral


A deficiência visual é vista como uma das deficiências mais graves. Muitas vezes, familiares com deficiência visual sofrem rejeição ou super-proteção. Muitas famílias escondem crianças cegas em casa e negam o acesso ao estudo e o contato social. Não é comum vermos pessoas cegas andando sozinha pela cidade usando a bengala branca, símbolo da liberdade das pessoas cegas. No entanto, quando lhes é possibilitado o devido acesso à educação e ao convívio social desde cedo, estas pessoas conseguem desenvolver-se normalmente e serem inseridos na sociedade com igualdade de oportunidades, constituindo família e chegando a ocupar posições estratégicas no desenvolvimento da sociedade. No mundo todo, tem muitas pessoas com deficiência visual levando uma vida normal como advogados, professores, programadores de computador e funcionários de todas as áreas.

Mas para que tudo isto seja possível, não basta apenas boa vontade. É preciso oferecer apoio e orientação especializada a estes indivíduos, e, principalmente, a suas famílias para que não precisem envergonhar-se de mostrar um filho despreparado, e tenham um dia, o orgulho de que estes filhos ou parentes, consigam desenvolver-se até mais do que eles. É necessário mudar a vida de nossos deficientes visuais e desconstruir o mito do "coitadinho”, criando oportunidades para a autonomia, o desenvolvimento e a participação de pessoas com deficiência visual em todas as áreas da sociedade.

Neste sentido, a professora alemã Anja Pfaffenzeller, cega desde o nascimento, veio para Sobral com o intuito de abrir uma escola preparatória para cegos, trazendo sua experiência de trabalho e estudo, em vários países do mundo como Áustria e Itália, sendo o mais recente, um curso de gestão de projetos inclusivos com um ano de duração na Índia, para preparar-se para o desenvolvimento deste projeto ambicioso que pretende levar os cegos de nosso estado a elevados níveis de conhecimento, autonomia e 
inclusão internacional.

Com o projeto intitulado MORCEGOS EM AÇÃO, já atende crianças e adolescentes com deficiência visual em casa ou nas escolas e colabora com o município dando capacitação de professores. Para um trabalho mais eficiente, Anja pretende abrir sua escola preparatória no início de 2014. O objetivo da escola preparatória é mudar a vida de pessoas com deficiência visual e a percepção sobre elas. Seu propósito é o 
de educar crianças com deficiência visual com os métodos necessários para uma vida independente e a inclusão na escola, na família e na sociedade. Junto com as crianças, vamos aos poucos demonstrar que uma deficiência visual não é incapacidade. Nosso sonho é o de que um dia, possamos ver muitas bengalas brancas andando pela cidade.

Você que quer conhecer um pouco mais sobre este projeto, ou que conhece famílias de pessoas cegas ou com baixa visão, ou mesmo pessoas que gostariam de participar colaborando com este projeto, seja com um trabalho voluntário ou com algum tipo de doação, ajude-nos a divulgar esta iniciativa. Para que você possa entrar em contato com a Anja, pode escrever um e-mail para anja.aloa@gmail.com ou ligar para os telefones: Tim (88) 9910-8799 ou Claro: (88) 9270-0423; ou então adicioná-la ao facebook buscando pelo seu nome: Anja Pfaffenzeller.

Encontro do PC do B de Santana do Acaraú foi bastante prestigiado


A sede da Câmara de Vereadores de Santana do Acaraú ficou pequena diante do grande público que compareceu para participar e prestigiar o encontro do PC do B. O evento foi abrilhantado pelo deputado federal João Ananias, prefeito Heldinha Arcanjo, ex-prefeito Totonho e pelo presidente da CM Edinardo Filho, que foi conduzido ao cargo de presidente municipal da sigla; principais filiados do partido, entre outras autoridades da cidade. Durante a reunião, o deputado federal João Ananias, fez uma prestação de contas e através de um impresso detalhou os últimos recursos que conseguiu para o município. 

O prefeito Heldinha justificou o motivo de se encontrar ausente da cidade. "São os problemas que se acumularam da administração anterior, e as negociações tem que acontecer com a nossa presença. Tive que acionar a Justiça para garantir que o ex-gestor devolva a verba que não aplicada de forma correta", disse Heldinha. 

O presidente da CM Edinardo Filho, disse que aquele momento era de grande alegria ao ter seu nome mantido no cargo de presidente do PC do B. Durante o evento de domingo, 22, a secretária de Saúde, apresentou os dois novos médicos cubanos, contratados para atuar no programa de assistência á família.





"Guarany de Sobral é time pega e leva"

"É lamentável a situação em que se encontra o Guarany de Sobral. É um time de pega e leva". Essas foram as palavras usadas pelos radialistas Araújo Pechelle e Magela Galvão, para denunciar a situação em que se encontra o Guarany, que viajou no domingo para Maranguape, no mesmo dia do jogo, numa demonstração que o time só funciona profissionalmente, nas mãos do desportista e vice-presidente Veras, que desde o seu afastamento, o time sobralense perdeu o estilo de profissional. 

Apesar da prefeitura ter repassado ao Bugre Sobralense, mais de R$ 600 mil, a diretoria não pagou os últimos salários e o elenco reclama que há mais de 60 dias estão com os vencimentos em atraso. Veras pretende voltar para mostrar quer tratamento deve se dar a um time profissional que este ano foi vice-campeão cearense.

Partido Verde inaugura sede em Sobral

O Partido Verde - PV, inaugurou na manhã do sábado, 21, o seu mais novo espaço democrático. A nova sede do partido, está situado na rua Jornalista Deolindo Barreto, Centro. É um amplo espaço, que deverá ser explorado pelos vereadores e filiados. Os vereadores Fredim do Jaibaras, Sílvio Ávila e Fransquinha do Torto, prestigiaram a solenidade de inauguração. o presidente do PV - Doutor Guimarães, ex-candidato a prefeito de sobral, agradeceu a presença e disse que a sede irá fortalecer ainda mais o partido, que luta para que o município tenha uma administração transparente, sem envolvimento em denúncia.





Duas pessoas morrem na estrada que dá acesso a Serra da Meruoca

Duas pessoas perderam a vida num acidente de trânsito registrado na noite de domingo, 22, na estrada que liga Sobral à Serra da Meruoca. Foram vítimas fatais, o vigilante Aurélio Carolino Bezerra, 48 anos, que residia no bairro Terrenos e o pedreiro José Edson Rodrigues Fernandes Júnior. De acordo com testemunhas as motos que eram conduzidas pelas vítimas se chocaram frontalmente. O vigilante morreu local. O pedreiro chegou a ser levado ao hospital em cima de um tábua, e dentro de uma viatura da PM, mas faleceu ao dar entrada na Santa Casa de Misericórdia de Sobral. O acidente aconteceu por volta das 20h.


domingo, 22 de setembro de 2013

Ceará vence Boa Esporte em Varginha e põe fim a jejum de vitórias fora de casa

Depois de 1 ano sem vencer fora de casa, o Ceará voltou a triunfar longe de seus domínios. O Vovô venceu o Boa Esporte por 2x1 na tarde deste sábado (21) no Estádio Melão, em Varginha, e agora ocupa a 8ª colocação na tabela de classificação. Mota Léo Gamalho marcaram os gols para o time cearense, enquanto Luis Paulo descontou para os donos da casa.

Crime homicídio a bala é registrado em Sobral



A Polícia Militar de Sobral registrou na manhã deste domingo, um crime de homicídio a bala no bairro Terrenos Novos. De acordo com as informações o rapaz estava em casa, na Avenida Tomaz Aragão, quando dois homens, chegaram em sua porta e chamaram pelo seu nome. Ao atender foi alvejado com dois tiros e tombou sem vida. A polícia já o identificou os acusados e agora está a procura. O caso pode estar ligado a briga de gangues. O crime aconteceu por volta das 3h. 



No bairro do Sumaré por voltas das 5h um crime de lesão corporal a faca foi registrado. A vítima foi levada para Santa Casa e não corre risco de morte.

Tem sido assim: Vereador discursa na tribuna, para um plenário vazio em Sobral

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) -  Tem sido bastante comum, e porque não dizer com muita frequência, na Câmara de Vereador...